Paraná começa a partir do dia 21 de outubro, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Desta vez, além da opção de fazer o cadastro presencial, os pais também poderão fazer as matrículas pela internet.
Aproximadamente um milhão de estudantes devem estudar na rede estadual do Paraná no ano que vem, conforme a Seed.
É preciso apresentar um número de celular e CPF do estudante para fazer a matrícula online. Na plataforma, depois de preencher os dados, os pais poderão optar por dar continuidade na mesma escola ou escolher outra instituição.
O prazo final para as matrículas termina no dia 1º de novembro. O resultado do processo para os pedidos será divulgado no dia 2 de dezembro.
O aplicativo 190 PR, plataforma da Polícia Militar pioneira no Brasil em possibilitar o acionamento de emergência sem ligação telefônica, já possui 17,3 mil usuários em todo o Paraná. A Polícia Militar recebeu 6.584 solicitações, todas atendidas com orientações ou com despacho de uma viatura para o local da ocorrência.
O balanço de um ano mostra ainda que o aplicativo já está presente em 117 municípios do Estado e, em breve, vai alcançar todas as regiões do Paraná. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Comando da PM.
Desde que o aplicativo começou a funcionar, em outubro de 2018, houve 3.930 acionamentos somente na Capital. A Região Metropolitana concentrou 1.838 demandas, principalmente em Colombo (359), Araucária (335), Almirante Tamandaré (252) e Pinhais (229).
Os casos de perturbação de sossego, que empenham grande parte da atenção da PM, foram os que mais demandaram atendimento pelo aplicativo, com 5.163 acionamentos.
Abordagem de pessoas suspeitas (255), infrações de trânsito (219) e lesão corporal - violência doméstica (186) também foram as naturezas criminais que mais solicitaram a PM pelo aplicativo.
O balanço confirma a eficiência e a confiança na população ao saber que receberá o atendimento de maneira célere. A média de ligações ao 190 caiu aproximadamente 13% em Curitiba e Londrina após a implantação do 190 PR. Segundo o capitão Claudio Prus, integrante do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), as pessoas têm optado pelo aplicativo cada vez mais.
A praticidade de acionamento e a expectativa de que o atendimento será mais efetivo deram mais credibilidade à ferramenta. "O aplicativo fornece transparência e controle sobre as informações da ocorrência. O cidadão tem contato constante com o policial durante todo o atendimento por meio de um chat diretamente no aplicativo", explicou o capitão.
O diferencial, conforme explicou Prus, é que o gerenciamento do atendimento é totalmente transparente, desde o momento do acionamento até o tempo de chegada da viatura policial no local da ocorrência. ?A pessoa tem na palma da mão o histórico de tudo o que ela precisou da Polícia Militar, todas as informações e arquivos de mídia ficam armazenados e podem ser futuramente utilizados como materialidade para outras situações?, disse.
Criado por meio de uma parceria entre a PM e a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), o aplicativo foi pioneiro em acionamentos de emergência, sem a necessidade de ligação telefônica ao 190 para solicitar atendimento.
A ferramenta contou com contribuições de técnicos e especialistas, integrantes da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e da Diretoria de Pessoal da Corporação.
Preliminarmente, em outubro do ano passado, o aplicativo foi lançado para usuários do Android e, em fevereiro deste ano, foi disponibilizado para o sistema IOS, ambos gratuitamente.
A novidade arrastou milhares de pessoas que tinham curiosidade em conhecer o aplicativo. Em um ano, foram feitos 39.943 downloads nas duas plataformas, permanecendo 17.319 usuários ativos.
Dentre os desafios da implantação do sistema no interior do Estado, o maior foi a adaptação para o funcionamento em locais distantes. Foram feitos ajustes e melhorias que aperfeiçoaram a ferramenta para que pudesse funcionar com qualidade mesmo em regiões mais remotas.
INCLUSÃO
A ferramenta foi idealizada para facilitar o contato entre a Polícia Militar e a população, e, segundo o capitão Prus, incluindo pessoas com limitações físicas e não conseguem pedir atendimento por telefone. O aplicativo atende 289 pessoas com alguma limitação auditiva ou sonora. ?O aplicativo é acessível tanto para surdos quanto para mudos, e a interação é dinâmica e rápida, para que o usuário possa ser atendido de maneira eficiente?, disse o capitão.
Mesmo com o sucesso, por se tratar de um sistema em constante atualização, outras funcionalidades deverão ser acrescentadas em breve. Uma delas é a possibilidade do solicitante encaminhar áudios durante o cadastro da ocorrência.
TROTES
A eficiência do aplicativo é comprovada com a contabilização de que houve apenas dois trotes em um ano de existência do aplicativo. ?O mais importante é que em ambos os casos, os infratores foram identificados pelo Governo Digital, e encaminhados para a Polícia Civil por falsa comunicação de crime. Isso nos deu credibilidade ainda maior, pois sabemos quem é o solicitante, que é real e, assim, o atendimento se torna mais consistente, afirmou. (Com AEN-PR)
Na quarta dia 09, Matinhos recebeu uma visita inusitada de um animal que não costuma aparecer com muita frequência no Litoral do Paraná: um pinguim.
O pinguim fez a festa para moradores e turistas no Bairro Flórida, e ficou um bom tempo na areia, pegando um solzinho.
Pesquisadores do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná foram acionados e resgataram o animal.
Ele foi encaminhado para receber cuidados dos veterinários e deve ser devolvido ao mar assim que estiver em condições de saúde. (Com Rede Massa)
Os paranaenses têm mais um canal para acessar a Ouvidora Geral da Saúde do Estado, a partir desta semana: o WhatsApp. O uso de aplicativo esteve em teste desde abril, em Curitiba, só para a área de medicamentos. Agora está disponível para todas as demandas, qualquer assunto, e em todo o Paraná. O número é (41) 3330-4414.
“A inovação permeia todo o Governo do Estado nesta gestão e na área da saúde inovar é uma busca diária para melhorar e desenvolver os nossos serviços”, diz o secretário Beto Preto. “A novidade que temos é o uso do WhatsApp como canal para registro na Ouvidoria Geral de Saúde. Como tenho a experiência na função de ouvidor, estou certo de que a pessoa com o celular, com o WhatsApp em funcionamento, tem a saúde do Paraná nas mãos também”, afirma ele.
Além do aplicativo, os registros podem ser realizados pessoalmente na Secretaria de Estado da Saúde, via carta, telefone ou, ainda, por meio do formulário disponível no site da Secretaria. Independente do canal de registro, todos os atendimentos da Ouvidoria passam pelo mesmo fluxo, o tratamento da informação é a mesma. A equipe da Ouvidoria registra a manifestação, categoriza, faz a triagem do assunto e, quando necessário, encaminha para a área específica.
MANIFESTAÇÕES
As manifestações podem ser de elogio, sugestão, solicitação, reclamação e denúncia. Cada um dos tipos de manifestações tem um fluxo e prazo de retorno ao cidadão. O retorno será realizado em até 30 dias, porque em algumas situações as demandas são encaminhadas às áreas específicas citadas na manifestação.
A notificação pode ser anônima, sem identificação alguma. Mas somente será aceita caso esteja escrita de forma bastante clara, explicando o fato, com endereço, nomes dos envolvidos e, de preferência, com envio de documentos comprobatórios. Caso contrário a manifestação será arquivada.
O ouvidor Geral da Saúde no Paraná, Yohhan Garcia de Souza, acredita que o setor é uma possibilidade de aproximar o cidadão da gestão da saúde. “Nós entendemos a ouvidoria como uma ponte que liga o cidadão à gestão. Ou seja, o objetivo maior da ouvidoria é a participação do cidadão na gerência dos serviços do SUS no Estado”, diz ele. “Por isso, a manifestação volta para o cidadão como forma de política pública, ou beneficio claro e direto para a população.”
BALANÇO
Em 2018 o total de manifestações ultrapassou 30 mil. Neste ano, até o mês de agosto, a Ouvidoria já teinha 25 mil registros. “Prevemos que em 2019 vamos aumentar em 20% o número de manifestações. E isso demonstra que as pessoas estão conhecendo o serviço da nossa área e buscando mais informações”, comenta Souza.
A maioria das manifestações da ouvidoria se refere a informações sobre medicamentos que estão fora da lista que o Estado disponibiliza, são os chamados medicamentos não padronizados. Em segundo lugar estão as reclamações, depois denúncias, elogios e sugestões.
RECONHECIMENTO
Uma enfermeira de um dos hospitais da rede estadual teve seu trabalho reconhecido por uma paciente, que manifestou à Ouvidoria o bom atendimento recebido por parte da servidora. A Ouvidoria Geral enviou à enfermeira um certificado de elogio. Esse reconhecimento, disse a servidora, teve impacto muito positivo na sua vida, foi uma motivação, contribuindo até mesmo para tirá-la de um estado de depressão. Esse é um exemplo das manifestações registradas pela Ouvidoria, que existe desde 2011 na Secretaria da Saúde.
“Além do reconhecimento de um serviço bem- feito, essa gratidão por meio do certificado ajuda muito quem o recebe”, frisa o secretário Beto Preto. Primeiro Ouvidor do Sistema Único da Saúde (SUS), Beto Preto tem a convicção de que a ouvidoria é uma ferramenta fundamental e importante para uma boa gestão em saúde. “Entendo que esse é um canal direto entre a população usuária de qualquer serviço de saúde e o governo executivo. É por meio da ouvidoria que temos a visão das necessidades e complexidades de pacientes.”
A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná tem registro de 113.062 mil manifestações nos oito anos de funcionamento. Inicialmente o serviço foi oferecido na sede da Secretaria da Saúde em Curitiba. Atualmente todos os 399 municípios possuem um setor de ouvidoria e outras 125 localizadas em outras instituições – regionais de saúde, hospitais estaduais, consórcios intermunicipais de saúde. (Com AEN)
No sábado, dia 12 de outubro, celebra-se o feriado de Nossa Senhora Aparecida e a concessionária Ecocataratas prevê que aproximadamente 127 mil veículos irão circular na BR 277 - entre Foz do Iguaçu e Guarapuava - entre a sexta-feira (11) e o domingo (13).
O dia de movimento mais intenso será na sexta-feira (11), com aumento previsto de 12,6%, se comparado a dias normais, ou seja, sem feriado.
"O aumento do fluxo de veículos na rodovia exige maior atenção dos motoristas. É fundamental respeitar os limites de velocidade, manter uma distância segura do veículo à sua frente e ultrapassar apenas em locais permitidos. Com atitudes simples, é possível fazer uma viagem tranquila e segura", orienta o gerente de atendimento ao usuário da Ecocataratas, Marcelo Belão.
Em relação às obras executadas na rodovia a concessionária informa que na sexta-feira (11) e domingo (13) não serão executadas obras nas pistas.
Por Assessoria
O Governo do Paraná e a Renault do Brasil lançaram nesta quarta dia 09, no Palácio Iguaçu, o programa itinerante Cinema na Praça, que propõe levar a exibição de filmes para cidades pequenas que não possuem cinemas de rua ou em centros comerciais. Uma carreta com um grande painel de LED vai percorrer 30 municípios entre os dias 12 de outubro e 15 de dezembro. As sessões acontecerão sempre nas praças entre sexta-feira e domingo, às 19h, cada uma com 400 cadeiras.
O filme escolhido para este ano é “Hotel Transilvânia”, produção infantil de classificação livre. O enredo conta a história de Conde Drácula e amigos monstros no aniversário de 118 anos de sua filha. Drácula é o proprietário do Hotel Transilvânia, espaço luxuoso de cinco estrelas onde as criaturas do universo fantástico se refugiam para se esconder dos seres humanos.
O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, elogiou o projeto e a oportunidade que ele traz para as crianças de se interessarem pelo cinema. “Dar às crianças desde cedo a chance de se interessarem pelo cinema, pela arte, pela cultura, é uma coisa maravilhosa. A arte faz o ser humano crescer interiormente, se desenvolver, ampliar seus horizontes e aumentar a criatividade”, disse o secretário.
A estudante Cailane, de 15 anos, que estava presente na inauguração disse ter achado interessante a iniciativa, especialmente para as crianças que não tem condições de ir ao cinema. “Achei bem interessante, porque algumas crianças não tem a oportunidade de ir no cinema e agora terá essa opção de graça”, afirmou ela.
A estreia será no próximo sábado (12), no Dia das Crianças, na cidade de Marumbi, região Norte do Estado. A carreta chegará na cidade no dia anterior à exibição do filme e ficará parada em um ponto definido pela administração municipal. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado e tem também o intuito de promover a economia local com o comércio de doces, salgados e refrigerantes.
O governador Ratinho Junior destaca que apenas 60 das 399 cidades do Paraná possuem cinemas e que o programa pretende levar cultura e entretenimento para cidadãos desses municípios menores. “Esse é um programa de integração. Nós queremos que as cidades se movimentem e recebam de braços abertos a carreta do cinema. As sessões serão gratuitas e têm intuito de criar uma programação lúdica para famílias de todo o Estado”, afirma.
Ratinho também conta que o projeto possibilitará que as crianças participem da exibição com vídeos gravados pelo celular contando a história de sua cidade. “A ideia é fazer com que as crianças mais que assistam o filme, mas também participem desse momento do cinema. Elas vão poder fazer vídeos com o celular contanto a história da sua cidade e entrevistar os pioneiras da região, antes do filme ser exibido”, revelou o governador.
O Cinema na Praça deve ser ampliado para mais cidades a partir do ano que vem. Também apoiam o projeto o Instituto Renault e Motion Picture Association – MPA.
Programação:
MARUMBI
12 de outubro
BOM SUCESSO
13 de outubro
KALORÉ
18 de outubro
BORRAZÓPOLIS
19 de outubro
NOVO ITACOLOMI
20 de outubro
CRUZMALTINA
25 de outubro
MAUÁ DA SERRA
26 de outubro
FAXINAL
27 de outubro
CORUMBATAÍ DO SUL
1° de novembro
BARBOSA FERRAZ
2 de novembro
SÃO JOÃO DO IVAÍ
3 de novembro
JARDIM ALEGRE
8 de novembro
MANOEL RIBAS
9 de novembro
CÂNDIDO DE ABREU
10 de novembro
PALMITAL
15 de novembro
MARQUINHO
16 de novembro
GOIOXIM
17 de novembro
RESERVA
22 de novembro
VENTANIA
23 de novembro
CURIÚVA
24 de novembro
SANTANA DO ITARARÉ
29 de novembro
(Com Banda B)














-PortalCantu-22-11-2025_large.png)
-PortalCantu-22-11-2025_large.png)
-PortalCantu-22-11-2025_large.png)
-PortalCantu-22-11-2025_large.png)
-PortalCantu-22-11-2025_large.png)
-PortalCantu-22-11-2025_large.png)
-PortalCantu-22-11-2025_large.png)
-PortalCantu-22-11-2025_large.png)







