Catanduvas - Três casos de dengue são confirmados no município

Na tarde desta terça dia 07, a Secretaria de Saúde de Catanduvas emitiu um novo boletim da dengue no município, onde foi divulgado a confirmação de 3 casos da doença, após resultados dos exames enviados ao LACEN.

 

Agora o município soma 43 casos notificados, sendo 3 casos confirmados em Catanduvas, 1 caso importado, 10 casos descartados e 29 casos suspeitos que ainda aguardam o resultado dos exames enviados ao LACEN, vale lembrar que o Laboratório Central do Estado do Paraná leva um prazo de até 15 dias para emitir os resultados dos exames.

 

Secretário de Saúde Ademar Burckhardt solicitou e reforçou o pedido a toda a população que neste período de isolamento social que a maior parte do tempo a população está em casa, que limpem seus quintais e também verifiquem os arredores de suas casas para eliminar qualquer criadouro do mosquito da dengue e não deixe reservatórios com água parada, pois no estado do Paraná já são mais de 102 mil casos de dengue confirmados, e o número de óbitos aumentou para 78 pessoas. E infelizmente hoje confirmamos 3 casos de dengue em nosso município.

 

 

 

Hashtag:
Superlua Rosa: fenômeno vai acontecer na noite desta terça

A maior superlua do ano, conhecida como Superlua Rosa, começa na noite desta terça dia 07. O fenômeno, que dura até a próxima quinta, marca a coincidência da Lua Cheia com o instante em que ela está mais próxima da Terra. O satélite estará maior e mais brilhante para quem observar o céu.

 

Apesar do termo, cunhado nos Estados Unidos, a cor da lua não se altera durante o período. Como esta época marca o início da primavera no hemisfério Norte, é comum o surgimento de uma planta com a flor rosada, fato que inspirou o nome.

 

“Para nós do hemisfério Sul, esse termo não faz o menor sentido. Acabamos importando esses nomes sem muita lógica. O mesmo acontece na Lua do Caçador, em novembro, que era época em que caçavam e estocavam carne para o inverno lá no hemisfério Norte”, explica o astrofísico Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP).

 

O baixo índice de poluição do ar durante a quarentena, em razão do novo coronavírus, não melhora a visibilidade da lua. Mesmo com a pureza atmosférica, apenas as condições meteorológicas interferem na observação. “A poluição que diminuiu foi a de gases, como poeira e fumaça. Faz diferença para a saúde, mas não para a observação astronômica feita de casa”, diz Costa.

 

As condições ideais para aproveitar a superlua desta terça, portanto, incluem um céu limpo, sem nuvens. Com o tempo nublado em São Paulo, existe o risco de o fenômeno nem dar as caras na capital paulista. Para quem quer muito observá-lo, porém, vale ficar “de plantão” em casa à noite. De acordo com o astrofísico da USP, pode aparecer uma “janelinha” no céu a qualquer momento.

 

Caso a superlua não venha à tona, é possível apreciá-la online. Um observatório virtual transmite o fenômeno ao vivo no YouTube. Confira:

 

Clique aqui 

 

 

(Com CGN)

Hashtag:
Rio Bonito - Prefeito Ademir Fagundes agradece a parceria entre os municípios membros da Assiscop para reabertura da UTI

O Prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) comenta sobre o aporte financeiro que Rio Bonito do Iguaçu está repassando para auxiliar na abertura da UTI no Instituto São José em Laranjeiras do Sul, em parceria com os demais municípios membros da Assiscop e faz agradecimentos a todos os envolvidos.

 

Link do vídeo no Facebook:

 

https://www.facebook.com/riobonitodo.iguacupr/videos/835902263582100/

 

 

 

Campo Bonito - Administração realiza recolhimento de entulhos

Na segunda dia 06 e terça dia 07, a administração através da equipe da secretaria de urbanismo realizou uma grande ação de recolhimento de entulhos, campanha que foi divulgada através do radio e das redes sociais correspondida com êxito pela população.


Foram recolhidos mais de uma tonelada de lixos, com o intuito de deixar os lotes limpos e organizados e com isso também favorecer a não proliferação do mosquito da dengue “AEDES AEGYPTI”.

 

O prefeito Toninho disse que cidade limpa é sinônimo de cidade saudável, ações iguais a essa são importantes e o nosso perímetro urbano sempre tem uma atenção especial da equipe do setor de obras e urbanismo, os quais tem realizado um ótimo serviço, que nos deixa satisfeitos e os nossos munícipes mais tranqüilo quanto a dengue, que é uma prioridade da nossa administração, pois os avanços da doença no estado é preocupante.

 

O secretário de Administração Jandir Gregolon também falou da realização do trabalho do setor de urbanismo e agradeceu aos residentes que sempre que são convocados correspondem e mais uma vez foi feito em excelente serviço porque cada um fez a sua parte.

 

 

 

Hashtag:
Dicas da Cooperativa Sicredi para economizar durante a pandemia

Atualmente, 45% dos brasileiros não fazem controle do orçamento familiar e metade deles aprenderam sozinhos sobre como administrar as finanças, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O estudo mostra ainda que oito em cada dez inadimplentes sofrem com impacto emocional negativo por conta das finanças. A ansiedade foi o sentimento negativo mais citado no levantamento, atingindo 63% dos entrevistados, enquanto 43% apresentaram alterações no sono.

 

E esses números podem ser ainda maiores em meio à crise do coronavírus. Garantir e organizar o orçamento familiar tem sido uma das grandes preocupações das famílias brasileiras durante esse período de isolamento. Empresas e indústrias (grandes e pequenas) e trabalhadores (autônomos ou assalariados), todos de alguma forma já estão sentindo o impacto da covid-19 também no bolso. Mas, como o momento é de cautela, seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde tem sido importante no combate ao vírus. Portanto, existe como seguir as recomendações e ao mesmo tempo economizar.

 

Para a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França, é importante ter na ponta do lápis todos os rendimentos e gastos, para fazer um planejamento financeiro e estabelecer metas a curto e longo prazo. “Esses dados podem ser analisados em um momento de crise como esse, para guiar as tomadas de decisão, o que é essencial para assumir o controle das finanças e não depender da sorte”, destaca.

 

Por isso, elencamos cinco dicas importantes que podem ajudar a organizar a vida financeira durante esse período:

 

Dica 1 - Anote seus gastos e faça planilhas para planejar sua vida financeira

É muito importante anotar todo o valor que entra e todo o valor que gastar por um serviço ou produto, diariamente. Neste momento de crise é preciso separar os gastos que são supérfluos daqueles que são essenciais. Este processo irá simplificar na hora de cortar o que é desnecessário, e isso pode ser feito em planilhas de papel ou por aplicativos. Anote então as despesas que não podem ser cortadas: aluguel, condomínio, mensalidades de serviços contratados, como colégio, por exemplo, financiamento do carro etc. Há, ainda, as despesas que não podem ficar de fora, mas que, se preciso, são passíveis de redução, como conta de luz, gás e telefone e compras no supermercado. Já as despesas que podem ser cortadas na crise: gastos relacionados ao estilo de vida, como lazer, restaurantes e compras.

 

Dica 2 – Renegocie dívidas e contratos

Esse é um momento muito complicado e é possível tentar renegociar dívidas ou rever contratos, como de aluguel ou financiamento da casa para reduzir o impacto no orçamento familiar neste primeiro momento. Se estiver sem dinheiro ou atrasado com pagamentos deste tipo, a sugestão é procurar a imobiliária ou o banco para buscar uma solução conjunta. Isso também serve para contas de luz, telefone e água e mensalidade escolar. Em situação de desemprego, é importante lembrar de pagar primeiramente as contas que incidem juros elevados, como cheque especial e cartão de crédito.

“Entendemos que a situação atual pode impactar as finanças pessoais e das empresas. Por isso, as instituições financeiras estão dispostas a analisar caso a caso, como o tempo de conta aberta, o histórico de adimplência, para ajudar as pessoas da melhor forma possível”, explica a gerente.

 

Dica 3 – Corte gastos desnecessários

Esse é o momento de fazer escolhas, portanto, evite compras por impulso que podem piorar ainda mais a situação. Essa é a hora de avaliar se existem coisas que você poderia abrir mão neste momento mais delicado. Por exemplo: reduzir compras por impulso na internet; renegociar contratos de telefone e TV; plataformas de streaming; entre outros.

 

Dica 4 – Cozinhe em casa

Como está todo mundo em quarentena, dentro de suas casas, essa opção é uma das melhores para reduzir gastos com alimentação. Aproveite o momento para cozinhar mais em casa. Ou tente escolher restaurantes que realizam promoções. Faça uma organização do que vai cozinhar na semana e procure nos supermercados itens com preços melhores, fazendo substituições inteligentes. Cozinhar em casa neste período pode reduzir em até 20% o valor gasto com alimentação.

 

Dica 5 – Venda e troca

Se neste período a grana estiver curta e você tem itens parados em casa que poderiam ser trocados ou vendidos, aproveite o momento. Você pode vender peças que não usa mais, como roupas, sapatos, eletrônicos etc.

O Sicredi desenvolveu um aplicativo, chamado Sicredi Conecta, que permite que associados da instituição financeira anunciem e vendam produtos e serviços entre si. Mais de 10 mil usuários já utilizam a plataforma. Desenvolvido pela startup Hallo, a ferramenta tem sido usada não apenas como uma maneira de manter a operação de empresas em andamento, mas também por pessoas que querem adquirir e comercializar produtos e serviços sem sair de casa, de forma segura e por meio das facilidades de pagamento oferecidas pelo Sicredi.

 

“Queremos beneficiar associados e a comunidade local que precisam continuar gerando renda neste período. Por meio do aplicativo, conectamos pequenos e médios negócios aos seus clientes potenciais, fazendo a economia girar, sem sair de casa”, explica Adriana.

 

Para a gerente de negócios, o momento pede também uma reorganização financeira, para controlar os gastos já previstos e cuidar para não fazer novas dívidas. “É importante rever o que de fato é importante para a família, para que situação financeira não impacte em despesas mais importantes como educação e saúde, por exemplo. A falta de gerenciamento, em casos mais graves, pode inclusive mudar o estilo de vida familiar”, finaliza Adriana.

 

Sobre o Sicredi

 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

 

 

Hashtag:
Quedas - Araupel doa ventilador pulmonar para o Hospital Cristo Rei

Para reforçar o atendimento diante da pandemia do novo coronavírus, a Araupel doou um ventilador pulmonar ao Hospital Cristo Rei, de Quedas do Iguaçu. O equipamento é essencial para pacientes que não conseguem respirar sozinhos, complicação que pode ser causada pela Covid-19.

 

O aparelho foi entregue à instituição por Itamar Antônio Signori, gerente da planta de Quedas do Iguaçu. "Esse é um momento em que devemos fortalecer nosso espírito de união, responsabilidade e solidariedade. Todos devemos fazer nossa parte para enfrentar esse desafio global e auxiliar nossa comunidade para superá-lo da melhor forma", destaca o diretor executivo da empresa, Norton Fabris.

 

A fábrica, em linha com as recomendações das autoridades municipais e estaduais e do Ministério da Saúde, vem tomando uma série de medidas contra a disseminação da doença. Entre elas, a adoção do trabalho remoto quando isso é possível, afastamento dos colaboradores dos grupos de risco, reforço na higienização e campanha de vacinação contra a gripe — que foi disponibilizada também para dependentes diretos dos funcionários cadastrados na empresa.

 

 

 

Catanduvas - Comércio volta a funcionar de forma gradativa a partir desta terça dia 07

O comércio em Catanduvas irá voltar a funcionar a partir de amanhã (terça-feira), de forma gradativa desde que mantidas as medidas preventivas para evitar a disseminação do COVID-19.

 

Na tarde desta segunda dia 06, através do DECRETO Nº 58/2020, o Prefeito Professor Moisés aprovou o plano de ação para retomada gradual das atividades dos estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços.

 

Os serviços e atividades essenciais, bem como, demais atividades não abrangidas pela vedação do artigo primeiro do DECRETO Nº 58/2020, poderão funcionar desde que observadas as disposições do Plano de Contingência do Comércio e demais Atividades.

 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO QUE SERÃO OBSERVADAS

 

a)-fornecer espaço para lavagem adequada das mãos e, na ausência ou fornecer álcool em gel;
b)-fornecer lenços de papel, papel-toalha e lixeira para os trabalhadores e o público em geral;
c)-orientar para cobrir o rosto quando tossir ou espirrar;
d)-permitir e organizar os processos de trabalho para a realização de teletrabalho (ou home office);
e)-reorganizar escalas de trabalho com vistas a reduzir o número de trabalhadores em setores onde ocorre acúmulo ou aproximação de pessoas, inclusive adotando sistemas de rodízio ou sistema de escala de revezamento de turnos, modulando jornadas, entradas, saídas e horários de refeições ou café, de modo a evitar - de todas as maneiras - contatos e aglomerações de trabalhadores;
f)-proibir a utilização, pelos trabalhadores, de equipamentos dos colegas de trabalho, como fones, aparelhos de telefone, mesas (e fornecer estes materiais para cada trabalhador);
g)- realizar a limpeza e a desinfecção das superfícies de trabalho;
h)-fixar nas dependências do estabelecimento cartazes orientando os colaboradores e público em geral sobre as boas práticas de higiene, como forma de prevenção da transmissão do vírus;
i)-dispensar do trabalho colaboradores que se incluam nos grupos de risco, na forma indicada pelas autoridades de saúde;
j)-cancelamento de reuniões internas, clientes e fornecedores;
k)-proibir aglomeração de colaboradores e público em geral nas dependências da empresa;
l)-denúncias e orientações: 45.9-8406-0383 (24 horas), 45.3234-8580 (horário comercial), 45.3234-8585 (período noturno, feriados e finais de semana);
m)-demais medidas previstas no Plano de Contingência.

 

ATIVIDADES SUSPENSAS

 

Adicionalmente as medidas previstas no Decreto Municipal nº 47 de 30 de março de 2020, ora ratificado, ficam suspensas as atividades e o atendimento presencial ao público, no âmbito territorial do Município de Catanduvas, relativos a:

 

I – Clubes, associações recreativas e similares, jogos e competições esportivas;
II – Casas de eventos, piscinas e feiras livres;
III – Atividades realizadas em igrejas, sociedades, centros e similares (missas, cultos, confissões, reuniões e etc), exceto para a transmissão via internet;
IV - Festas de qualquer natureza (baladas, casamentos, formaturas, aniversários e demais confraternizações);
V – Atividades ao ar livre em praças e centros esportivos que impliquem aglomeração de pessoas, cavalgadas e trilhas – quer de bicicleta, quer de moto ou a pé, mesmo em meio a natureza;
VI – Cursos presenciais;
VII – Casas noturnas e boates.

 

Ressaltando que as medidas previstas no DECRETO Nº 58/2020, poderão ser reavaliadas a qualquer tempo de acordo com a evolução da pandemia, bem como no comportamento da sociedade e dos comerciantes, em geral.

 

Link de acesso ao DECRETO Nº 58/2020:


http://www.controlemunicipal.com.br/…/diario/publicacao.php…

 

 

Por Assessoria

 

 

 

Hashtag:
Quedas - Prefeito decreta reabertura do comércio com restrições a igrejas e entretenimento

O prefeito Anelso Ubialli através do Decreto nº 719/2020 divulgado na tarde desta segunda-feira,6, revogou os artigos 6º, 7º e 8º do Decreto municipal e dispõe sobre estratégias para a retomada das atividades econômicas com manutenção de ações de prevenção da Pandemia do Coronavírus (Covid-19) conforme diretrizes.

 

Assim fica mantida a prática do isolamento social, como forma de evitar a transmissão comunitária do Coronavírus, não havendo nenhum caso confirmado no município.

 

O decreto reafirma que pessoas com idade igual ou superior a 70 anos, crianças de 0 a 12 anos, imunossuprimidos independente da idade, portadores de doenças crônicas e gestantes e lactantes não devem sair de casa.

 

Ficam suspensas, pelo prazo de 15 (quinze) dias corridos, a partir desta terça-feira, 7, podendo ser prorrogado, o funcionamento dos seguintes estabelecimentos e atividades:

 

a) Bares, casas noturnas, pubs, louges, tabacarias, boates e similares;

b) Clubes, associações recreativas e afins;

c) Áreas comuns, playgrounds, salões de festas, canchas de bocha e piscinas

com acesso ao público;

d) Cultos e atividades religiosas que envolvam aglomeração de pessoas;

e) Quadras poliesportivas, parquinhos.

f) Praia Artificial Municipal (Prainha);

g) Festas de qualquer natureza (baladas, casamentos, formaturas, aniversários

e demais confraternizações;

h) Feiras Livres;

Caso haja descumprimento do disposto nesse Decreto. O Comitê formado pelos seguintes órgãos:

a) Secretaria Mun. de Indústria e Comércio;

b) Secretaria Mun. de Saúde;

c) Vigilância Sanitária;

d) Defesa Civil;

e) Polícias Militar e Civil;

f) Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu – ACIQI.

 

Pode inserir o desobediente no Art. 12 que expõe que o descumprimento às determinações deste Decreto, bem como às normas estabelecidas para o combate ao Coronavírus poderá configurar crime de desobediência (artigo 330 do Código Penal) ou ainda crime contra a saúde pública (artigo 268 do Código Penal), sem prejuízo das sanções administrativas e legais cabíveis. Além do estabelecido no Art. 9º, do Decreto Municipal nº 711/2020, de 23/03/2020.

6º – Em hipótese alguma será permitida a aglomeração de pessoas nos estabelecimentos em funcionamento, cabendo ao proprietário e/ou responsável adotar as medidas para dispersão das pessoas, como medida para evitar tal conduta,

fixando faixas de distanciamento.

§ 7º – Fica vedado a utilização de mostruário de produtos fora do estabelecimento, utilizando o passeio público.

Art. 5º. – Restaurantes e lanchonetes poderão atender ao público, a partir do dia 07/04/2020, de segunda a sábado, incluindo feriados, no máximo até as 20 horas, cumprindo obrigatoriamente com os seguintes requisitos, sob pena de fechamento compulsório:

I – lotação de 30% (trinta por cento) da capacidade do local;

II – reduzir número de mesas e manter distanciamento mínimo de 3 (três) metros entre cada mesa;

III – suspender a utilização do sistema de buffet (self servisse), adotando práticas de servir aos clientes sem estes terem acesso aos utensílios de uso coletivo.

 


Um dos principais mercados de Quedas terá de se adequar a situação de aglomeração
Mas pelo visto a Comissão de Fiscalização terá trabalho. Nos mercados e alguns bancos a aglomeração de pessoas, especialmente do chamado Grupo de Risco onde não raras vezes eram maioria. Bares e lanchonetes também prometem ser uma questão delicada do Decreto, sendo que terão de cumprir as normas.


A Caixa Econômica Federal está controlando a entrada conforme a recomendação do Decreto

 

As autoridades ainda não se pronunciaram sobre algumas situações específicas. (Com Jornal Expoente)

 

 

 

Ibema - Adelar Arrosi autoriza licitação para revitalizar hospital municipal

Inaugurado em junho de 2000, o Hospital Municipal Felícia Sanson Arrosi é a maior estrutura de saúde pública de Ibema. Com a sucessão de administrações, o hospital não recebeu a atenção que devia, o que obrigou Adelar Arrosi ao reassumir o município para sua terceira gestão, estabelecer um planejamento sob a contingência de recursos, para reerguer o hospital pouco a pouco, pois sua situação era bem diferente daquela de 20 anos atrás.

 

Dentro do planejado, atento a isso e reconhecendo a importância da unidade para o atendimento da comunidade, o prefeito Adelar Arrosi (PSDB) acaba de autorizar a abertura de licitação para a completa revitalização e algumas adequações sob novas exigências ao espaço.

 

Desde que assumiu para seu terceiro mandato, em janeiro de 2017, Adelar Arrosi investe firme na reestruturação da cidade, dos prédios públicos e da frota, total dos investimentos dessa gestão já chegam a casa de 20 milhões, pois ao assumir sua terceira gestão encontrou a cidade aos pedaços, "jogada as moscas" como acorreu ao assumir em 1997, enfatiza o prefeito.

 

Pois é chegada a hora do prédio do hospital. O Interior do Hospital vem recebendo investimentos desde o primeiro dia dessa gestão, de 2017 até aqui R$ 400 mil já foram destinados à compra de novos equipamentos.

 

Entre eles estão: camas hospitalar elétricas, desfibrilador externo automático, ventilador pulmonar, eletrocardiógrafo, oxímetros, aspirador de secreção, bomba de infusão, doppler sonar, lupa eletrônica, monitor fetal, eletrocautério, aparelho móvel de oxímetria, colorímetro, monitor cardíaco, mesas, cadeiras, impressoras, computadores, uniformes para todos os profissionais, geladeiras, enxoval completo, colchões hospitalares, seladoras, entre outros, bem como toda a manutenção constante dos equipamentos que Adelar Arrosi adquiriu em 2000 para sua inauguração e inicio das atividades.

 

A administração pública de Ibema também investe permanentemente em EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para todos os profissionais de saúde, medicamentos, (com validade em dia) farmácia sempre bem abastecida, realização de treinamento para área de limpeza, na compra de produtos mais eficazes para higienização, contenção e controle de infecções, aquisição de uniformes para todos os profissionais de saúde, instalação de coifas e exaustores, melhorias na iluminação do hospital com a troca de lâmpadas e recentemente treinamento para os profissionais voltado à contenção do contágio do coronavírus.



Vinte anos, uma marca de Adelar.

 

Oficialmente inaugurado no dia 9 de junho de 2000, o Hospital Municipal Felícia Sanson Arrosi virou logo depois de entregue referência em atendimentos de saúde para municípios do mesmo porte. A estrutura moderna e equipada com o que havia de melhor em tecnologia para a época promoveu um salto na qualidade dos atendimentos à comunidade local.

 

Naquele ano, o secretário de Estado da Saúde era Armando Raggio e o governador, Jaime Lerner. O prefeito Adelar Arrosi, que construiu e junto com Raggio, entregou o hospital, garante que a revitalização faz com que ele continue ao melhor de sua forma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Laranjeiras - UFFS - Campus realiza doações de EPIs

Buscando auxiliar as instituições de saúde pública neste momento de combate ao novo coronavírus (COVID-19), a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul realizou nos últimos dias doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

 

Ao todo foram entregues 7.936 pares de luvas e 1.150 unidades de máscaras, os materiais que seriam utilizados nos laboratórios, nas aulas e atividades de pesquisa, com a suspensão do calendário acadêmico, ficariam guardados em estoque. Desta forma, considerando a necessidade emergencial demandada pelas instituições de saúde, foi sugerida a doação. Os pedidos foram encaminhados e aprovados pela Reitoria da UFFS, o que permitiu a rápida entrega aos solicitantes.


Os EPIs foram entregues ao Centro Médico Hospitalar São Lucas e para a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Marquinho-PR. O diretor do Campus, Martinho Machado Junior, enfatiza que a “UFFS vem contribuindo com o que é possível neste momento tão importante pelo qual a sociedade está passando, principalmente no apoio aos EPIs aos agentes de saúde”.

 

A equipe do Centro Médico Hospitalar São Lucas, e a direção, Fabiano Popia, agradeceram a UFFS pelo apoio e também a todos os servidores e alunos que estão realizando doações individuais, destacaram que “o apoio neste momento é essencial para o combate ao COVID-19”.

 

O prefeito do município de Marquinho, Luiz Cezar Baptistel, também agradeceu, “a UFFS é uma instituição muito importante para nossa região, solicitamos a doação e fomos atendidos rapidamente, agradecemos ao gesto”.

 

Os hospitais também têm recebido doações individuais da Comunidade Acadêmica. Vários servidores e alunos da UFFS estão mobilizados neste momento, realizando ações de apoio ao combate ao COVID-19.

 

 

 

Programa que financia salários de pequenas e médias empresas entra em operação

O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a concessão de empréstimos do Programa Emergencial de Suporte a Empregos, informou nesta segunda-feira (6) o Banco Central. Com isso, o programa entra em operação e as empresas poderão buscar os recursos nas instituições financeiras.

 

A linha de crédito de R$ 40 bilhões, destinada a pequenas e médias empresas, foi criada por medida provisória e tem por objetivo ajudá-las a pagar os salários de seus funcionários pelo período de dois meses, visa aliviar a pressão financeira sobre pessoas e empresas durante a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.

 

Do valor total, a União, por meio do Tesouro Nacional, aportará até R$ 34 bilhões no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que atuará como agente financeiro do governo. Seguindo a proporcionalidade, as instituições financeiras aportarão até R$ 6 bilhões no programa.

 

De acordo com o BC:

 

- o financiamento estará disponível para empresas com faturamento entre R$ 360 mil e R$ 10 milhões por ano;
- o dinheiro será exclusivo para folha de pagamento;
- a empresa terá 6 meses de carência e 36 meses para pagar o empréstimo;
- os juros serão de 3,75% ao ano.

 


Segundo o governo, a previsão é que sejam beneficiadas pela medida 1,4 milhão de pequenas e médias empresas do país, num total de 12,2 milhões de pessoas.

 

As instituições financeiras participantes poderão conceder operações de crédito no âmbito do programa até 30 de junho de 2020.

 

O crédito se restringirá ao pagamento de salários na parcela dos salários até o valor de dois salários-mínimos. As empresas beneficiárias, em contrapartida, não poderão demitir sem justa causa empregados por até 60 dias depois do recebimento do crédito.

 

Para assegurar a destinação dos recursos aos trabalhadores, o BC informou que as empresas beneficiadas deverão ter as folhas de pagamento processadas pelas instituições financeiras participantes.

 

Também devem se comprometer a prestar "informações verídicas" e a "não utilizar os recursos para finalidades distintas do pagamento de seus empregados". "Os recursos tomados serão depositados diretamente nas contas dos funcionários", acrescentou.

Hashtag:
WhatsApp limita reenvio de mensagens a 1 destinatário por vez em meio à crise do novo coronavírus

O WhatsApp informou nesta terça dia 07, que adotou novas medidas para evitar o compartilhamento de informações falsas pela plataforma em meio à pandemia do novo coronavírus. Agora uma mensagem que não foi criada pela pessoa que irá reenviá-la só poderá ser encaminhada para um destinatário por vez.

 

Por meio de nota divulgada em seu site, o aplicativo informou que também passará a usar a sinalização de setas duplas para indicar que a mensagem recebida não foi criada por quem a enviou.

 

"Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp. Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez", diz comunicado.

 

Segundo o WhatsApp, não é ruim que os usuários encaminhem informações úteis, vídeos divertidos, pensamentos ou orações. "Entretanto, temos visto um aumento significante na quantidade de mensagens encaminhadas que, de acordo com nossos usuários, podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas."

 

Redução do limite de reenvio em 2019


Em janeiro de 2019, o WhatsApp já tinha decidido mudar as regras de encaminhamento de mensagens. Na ocasião, caiu para cinco o total de destinatários por vez que poderiam receber uma mensagem encaminhada por alguém que a recebeu de outra pessoa.

 

"No ano passado, quando criamos o limite de encaminhamento para conter a disseminação de notícias falsas, ajudamos a diminuir em 25% o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo", diz a nota. (Com G1)

 

 

 

Hashtag:
INSS antecipa pagamento de um salário mínimo de auxílio-doença

O Diário Oficial da União traz portaria que disciplina a antecipação de um salário mínimo mensal ao requerente de auxílio-doença ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

Segundo a portaria, a antecipação será devida a partir da data de início do benefício e terá duração máxima de três meses.

 

Enquanto perdurar o regime de plantão reduzido de atendimento nas agências da Previdência Social, os requerimentos de auxílio-doença poderão ser comprovados com atestado médico.

 

Para requerer o auxílio-doença, o cidadão deve anexar o atestado ao requerimento por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Será necessário apresentar declaração de responsabilidade pelo documento. O atestado deverá estar legível e sem rasuras; conter a assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do conselho de classe; conter as informações sobre a doença ou Classificação Internacional de Doenças (CID); e conter o prazo estimado de repouso necessário.

 

"A emissão ou a apresentação de atestado falso ou que contenha informação falsa configura crime de falsidade documental e sujeitará os responsáveis às sanções penais e ao ressarcimento dos valores indevidamente recebidos", diz a portaria.

 

Prorrogação

 

O beneficiário poderá requerer a prorrogação da antecipação do auxílio-doença, com base no prazo de afastamento da atividade informado no atestado médico anterior ou mediante apresentação de novo atestado médico.

 

O beneficiário será submetido à realização de perícia, após o término do regime de plantão reduzido de atendimento nas agências da Previdência Social: quando o período de afastamento da atividade, incluídos os pedidos de prorrogação, ultrapassar o prazo máximo de três meses; para fins de conversão da antecipação em concessão definitiva do auxílio-doença; quando não for possível conceder a antecipação do auxílio-doença com base no atestado médico por falta de cumprimento dos requisitos exigidos. (Com Agência Brasil)

 

 

 

Hashtag:
No Paraná, 121 pacientes já se recuperaram da Covid-19

Dados preliminares da Secretaria de Estado da Saúde mostram que 121 pacientes que contraíram a Covid-19 já estão recuperados no Paraná, um quarto dos 466 casos confirmados no Estado até segunda-feira (06). São 68 pessoas de Curitiba e 53 de outros municípios. Eles testaram positivo para o novo coronavírus, mas não apresentam mais os sintomas da doença.

 

São considerados recuperados aqueles pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) ou por algum outro laboratório credenciado, receberam tratamento adequado aos sintomas e agora já não apresentam os sinais da doença.

 

A Secretaria da Saúde trabalha com um prazo de pelo menos 14 dias entre o início e o fim dos sintomas para confirmar a recuperação. "Temos um número alto de pessoas recuperadas e uma baixa letalidade em consequência da Covid-19 no Paraná. É um problema grave, mas a maioria das pessoas que tem os sintomas se recupera", afirma a diretora de Atenção e Vigilância da Secretaria da Saúde, Maria Goretti Lopes.

 

"As medidas adotadas pelo Governo do Estado, como o isolamento social e o reforço nos equipamentos de saúde, são fundamentais para manter o coronavírus sob controle no Estado", diz.

 

O mais recente boletim do coronavírus, divulgado na tarde desta segunda-feira (6) pela Secretaria da Saúde, trazia 466 casos confirmados, 4.867 descartados e 156 em investigação no Paraná, e 14 óbitos.

 

Foram confirmados casos em 55 municípios. Curitiba é o que tem maior número, com 175 pessoas diagnosticadas, seguida de Londrina, com 48 casos, Cascavel (36), Foz do Iguaçu (25) e Maringá (23).

 

ACOMPANHAMENTO - Com a confirmação do diagnóstico, os pacientes recebem o acompanhamento das equipes das secretarias municipais e dos coordenadores de Vigilância Epidemiológica das 22 Regionais de Saúde do Paraná.

 

Além de acompanhar a evolução dos sintomas e os cuidados dos pacientes, inclusive com relação ao isolamento domiciliar, são eles os responsáveis pelo levantamento dos dados. Em Curitiba, a própria prefeitura faz o controle das pessoas recuperadas.

 

"Em um primeiro momento, o Estado priorizou a organização da coleta de amostras e a rotina de análise e processamento do Lacen para garantir a testagem da população, além da ampliação dos leitos hospitalares", explica Maria Goretti.

 

"Agora, com este processo já encaminhado, podemos nos debruçar sobre os dados dos pacientes, fazer o acompanhamento de sua recuperação e ter em mãos as informações atualizadas", destaca. (Com AEN)

 

 

 

Hashtag:
Caixa lança site e aplicativo para solicitar auxílio emergencial de R$ 600

A Caixa Econômica Federal disponibilizou nesta terça dia 07, o site e o aplicativo por meio do qual informais, autônomos e MEIs podem solicitar o auxílio emergencial de R$ 600. A Caixa detalha como serão feitos os pagamentos na manhã desta terça dia 07.

 

Clique aqui para acessar pelo site: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio


Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio

 

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple): https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331

 

O benefício será pago a trabalhadores informais, autônomos e MEIs.

 

Auxílio emergencial: quem terá direito e como vai funcionar a ajuda de R$ 600 para trabalhadores informais


Será preciso se enquadrar em uma das condições abaixo:

Ser titular de pessoa jurídica (Micro Empreendedor Individual, ou MEI);

Estar inscrito Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal até o último dia dia 20 de março;

Cumprir o requisito de renda média (renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, e de até 3 salários mínimos por família) até 20 de março de 2020;

Ser contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social.

 

Além disso, todos os beneficiários deverão:

Ter mais de 18 anos de idade;
Ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50);
Ter renda mensal até 3 salários mínimos (R$ 3.135) por família;
Não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.


A mulher que for mãe e chefe de família, e estiver dentro dos demais critérios, poderá receber R$ 1,2 mil (duas cotas) por mês.


Na renda familiar, serão considerados todos os rendimentos obtidos por todos os membros que moram na mesma residência, exceto o dinheiro do Bolsa Família. (Com G1)

 

 

 

Virmond - Município confirma primeiro caso de dengue

O caso é importado, isso quer dizer que o paciente esteve em alguma outra cidade e foi picado pelo mosquito transmissor.

 

Segundo o Secretário de Saúde Daniel Waczak, "no município de Virmond mesmo com a seca, diversas larvas e mosquitos Aedes Aegypti foram encontradas, mas até então, não estão contaminados", afirmou.

 

Daniel explica que "a partir do momento que um mosquito da dengue não contaminado picar o paciente contaminado, o problema começa a acontecer e aí sim pode virar uma epidemia no município, pois os outros mosquitos contaminados podem transmitir para outras pessoas", detalhou.

 

Segundo o secretário, "a pessoa que teve o caso confirmado já encontra-se em casa se recuperando. Todo cuidado de isolamento e monitoramento está sendo realizado pela equipe da Secretaria de Saúde", afirmou.

 

Daniel destaca que a Vigilância Sanitária está diretamente realizando o trabalho de combate ao mosquito da dengue, mas se as pessoas não colaborarem e não limpar os seus próprios lotes, algo mais grave ainda como a própria morte de pacientes infectados poderá acontecer.

 

 

 

Hashtag:
PRE de Iporã apreende mais de meia tonelada de maconha e recupera veículo roubado

Nesta segunda dia 06, durante patrulhamento pela rodovia PR - 323, a equipe policial cruzou com um veículo em alta velocidade, gerando suspeita, sendo que de imediato retornaram com a viatura, no intuito de realizar a abordagem, acionando os sinais sonoros e luminosos.

 

O condutor não acatou a ordem de parada, vindo a empreender fuga, a equipe então iniciou o acompanhamento tático e, próximo do Distrito de Cedro, o condutor abandonou o veículo a margem esquerda da rodovia, com a porta do motorista aberta e com a chave na ignição, sendo um veículo FORD/ECOSPORT, de cor cinza.

(Foto : PRE). 

Após vistoria no interior do veículo, foi constatado que o mesmo transportava 22 fardos, totalizando 496 kg de maconha e um saco contendo 59 pacotes a vácuo, totalizando 12,700 kg de uma substancia conhecida como “Skank”, sendo considerada uma droga de alto poder aquisitivo, podendo chegar a custar aproximadamente 40.000 mil reais o kg.

 

Somada toda quantidade apreendida, 508,700 kg, a droga pode ser avaliada em mais de R$ 1.000.000,00.

 

Após consulta realizada no sistema, através do  chassi do veículo foi constatado que o mesmo havia sido roubado na cidade de Maringá  em data de 04 de janeiro de 2020, e que estava com placas clonadas.

 

A equipe fez rondas nas proximidades do local, mas não obteve êxito em localizar o suposto condutor do veículo. (Com PRE). 

Candói - Pavimentação asfáltica em frente a Coamo é aprovada pela Caixa Econômica Federal

As vendas nos supermercados brasileiros aumentaram 15,8% em fevereiro em comparação ao mesmo mês do ano passado. O resultado já está deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em relação a janeiro, a alta foi de 4,61%. No acumulado do ano até fevereiro, comparado ao mesmo período do ano passado, o setor registrou alta de 10,35%. Os dados, divulgados hoje (6), são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

 

"O autosserviço [vendas em supermercados] iniciou 2020 com um dos maiores resultados dos últimos 9 anos, 5,11%, e em fevereiro continuou bem positivo, registrando 4,61% de crescimento. Desde 2012 que não registrávamos um número tão bom para o mês. O resultado também foi influenciado pelo carnaval, que em 2019 foi no início de março", destacou o presidente da Abras, João Sanzovo Neto.

 

Coronavírus

 

O setor supermercadista ainda não tem um balanço sobre o aumento das vendas após o início das quarentenas no país. De acordo com a Abras, o mês de março foi atípico, com número de clientes acima da média entre 14 e 21 de março. O movimento nos supermercados, no entanto, tem se normalizado, segundo a entidade.

 

O crescimento no número de casos da doença e o isolamento social orientado pelo Ministério da Saúde e seguido por governadores de diversos estados impulsionou a população nas compras de abastecimento. Recebemos um número de clientes acima da média de 14 a 21 de março. A maioria com o objetivo de estocar comidas para ficar mais tempo em casa. Isso deverá refletir nos resultados do mês, que serão divulgados no Índice Nacional de Vendas de abril?, ressaltou Sanzovo.

 

Segundo a Abras, com exceção de alguns produtos específicos, como o álcool gel, os supermercados têm se mantido abastecidos.

 

 

 

Vendas em supermercados sobem 15,8% em fevereiro

As vendas nos supermercados brasileiros aumentaram 15,8% em fevereiro em comparação ao mesmo mês do ano passado. O resultado já está deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em relação a janeiro, a alta foi de 4,61%. No acumulado do ano até fevereiro, comparado ao mesmo período do ano passado, o setor registrou alta de 10,35%. Os dados, divulgados hoje (6), são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

 

"O autosserviço [vendas em supermercados] iniciou 2020 com um dos maiores resultados dos últimos 9 anos, 5,11%, e em fevereiro continuou bem positivo, registrando 4,61% de crescimento. Desde 2012 que não registrávamos um número tão bom para o mês. O resultado também foi influenciado pelo carnaval, que em 2019 foi no início de março", destacou o presidente da Abras, João Sanzovo Neto.

 

Coronavírus

 

O setor supermercadista ainda não tem um balanço sobre o aumento das vendas após o início das quarentenas no país. De acordo com a Abras, o mês de março foi atípico, com número de clientes acima da média entre 14 e 21 de março. O movimento nos supermercados, no entanto, tem se normalizado, segundo a entidade.

 

O crescimento no número de casos da doença e o isolamento social orientado pelo Ministério da Saúde e seguido por governadores de diversos estados impulsionou a população nas compras de abastecimento. Recebemos um número de clientes acima da média de 14 a 21 de março. A maioria com o objetivo de estocar comidas para ficar mais tempo em casa. Isso deverá refletir nos resultados do mês, que serão divulgados no Índice Nacional de Vendas de abril?, ressaltou Sanzovo.

 

Segundo a Abras, com exceção de alguns produtos específicos, como o álcool gel, os supermercados têm se mantido abastecidos. (Com Agência Brasil)