Na data de hoje (08/12/2025), o Grupo de Diligências Especiais (GDE) da 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul da Polícia Civil do Paraná (PCPR) deu fiel cumprimento ao mandado de busca e apreensão domiciliar, expedido pela Vara Criminal de Laranjeiras do Sul, em desfavor de um influencer digital, um homem de 45 anos, que ameaçou de morte o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, bem como seus familiares.
Ressalte-se que a ameaça foi proferida por meio das redes sociais, durante transmissão ao vivo, fato que demonstra tamanha gravidade, uma vez que o investigado afirmou que mataria o prefeito e toda sua linhagem biológica, inclusive crianças.
Cabe mencionar que o vídeo com as ameaças foi postado sem restrição de acesso, de modo que alcançou um número elevado de pessoas, haja vista o investigado possuir quase 15 mil seguidores em uma das redes sociais (Facebook).
Vale informar que as ameaças foram proferidas nas mesmas redes sociais que o suspeito utiliza para angariar fundos supostamente para ajudar as vítimas do tornado ocorrido em Rio Bonito do Iguaçu/PR.
Nesse sentido, ao tomar conhecimento das ameças, as vítimas procuraram a Delegacia de Polícia, solicitando as medidas cabíveis. Assim, a autoridade policial representou pela expedição de mandado de busca e apreensão em desfavor do investigado, com o intuito de apreender dispositivos móveis (utilizados na prática dos delitos), além de outros eventuais objetos ilícitos.
Dessa forma, o presente mandado foi fielmente cumprido nesta data, na cidade de Toledo/PR, ocasião em que o suspeito teve o telefone celular apreendido, bem como um simulacro de arma de fogo, tipo revólver.
Por fim, a PCPR esclarece que as investigações continuam para qualificar e identificar os supostos comparsas que o investigado disse, durante a live, que supostamente lhe dariam apoio para a prática dos delitos acima
Por - PCPR
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União o registro da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan.

O registro do imunizante já havia sido anunciado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no fim de novembro. A intenção da pasta é começar a aplicação das doses em 2026, de forma gratuita, via Sistema Único de Saúde (SUS).
Em nota, a Anvisa informou que a publicação oficializa a conclusão do processo regulatório e permite a produção e a comercialização do imunizante — que será ofertado exclusivamente pela rede pública.
“O registro é um marco para o enfrentamento da dengue no Brasil. A vacina passou por todas as etapas de análise técnica e regulatória previstas na legislação sanitária, garantindo sua segurança, qualidade e eficácia”, destacou a agência.
O comunicado cita ainda que a vacina é tetravalente e combate os quatro sorotipos da dengue, além de ser aplicada em dose única. “Essa é a primeira vacina contra a dengue a ser produzida por um laboratório nacional”, completou a Anvisa.
A nota ressalta que, mesmo com o registro do imunizante, o Instituto Butantan deve dar continuidade aos estudos adicionais da vacina e realizar o monitoramento ativo de seu uso pela população em geral.
“A tecnologia utilizada pelo novo imunizante é a de vírus vivo atenuado, que é segura e já empregada em diversas outras vacinas em uso no Brasil e no mundo”, destacou a agência.
A indicação da dose aprovada pela Anvisa é para pessoas na faixa etária de 12 a 59 anos, perfil que, segundo a nota, ainda pode ser ampliado no futuro, a depender de novos estudos.
Em novembro, o Instituto Butantan informou que já havia 1 milhão de unidades da vacina prontas para distribuição. A estimativa do Butantan é ter disponível mais de 30 milhões de doses em meados de 2026.
Entenda
A Butantan-DV é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo. A vacina foi desenvolvida pelo Instituto do Butantan a partir de uma parceria articulada pelo Ministério da Saúde com a empresa chinesa WuXi Vaccines.
A nova dose utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, já utilizada em outros imunizantes em uso no Brasil e no mundo, como a vacina tríplice viral, a vacina contra a febre amarela, a vacina contra a poliomielite e algumas vacinas contra a gripe.
De acordo com a avaliação técnica da Anvisa, a Butantan-DV apresentou eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática na população de 12 a 59 anos. Isso significa que, em 74% dos casos, a doença foi evitada por conta da vacina.
A dose também demonstrou 89% de proteção contra formas graves da doença e contra formas de dengue com sinais de alarme, conforme publicação na The Lancet Infectious Diseases.
Por - Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (8) o encerramento da sala de situação, criada em outubro, para monitorar casos de intoxicação por metanol.A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Em nota, a pasta informou que o último caso confirmado foi registrado em 26 de novembro de 2025 e era relativo a uma pessoa que apresentou os primeiros sintomas no dia 23 do mesmo mês.
“Com a redução expressiva de novos casos e óbitos, o ministério considera que um cenário de estabilidade epidemiológica está consolidado”, destacou o comunicado.
Ainda de acordo com a pasta, todos os estados contam atualmente com estoque garantido de antídotos e maior capacidade de realizar diagnósticos.
“Agora, a assistência e o acompanhamento voltam ao fluxo rotineiro da vigilância de intoxicações exógenas, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)”.
Entenda
A sala de situação foi instalada no dia 1º outubro, poucos dias após o surgimento dos casos iniciais de intoxicação por metanol.
O primeiro aviso sobre o surto de intoxicações foi feito no dia 26 de setembro, por meio do Sistema de Alerta Rápido da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A sala de situação reuniu representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entre outros.
Também participaram os ministérios da Agricultura e Pecuária e da Justiça e Segurança Pública, responsáveis por ações de controle e investigação.
Números
Ao longo do chamado período de monitoramento ampliado, o Ministério da Saúde repassou aos estados insumos clínicos considerados essenciais para o atendimento de intoxicações por metanol, incluindo 1.500 ampolas de fomepizol e 4.806 unidades de etanol.
A distribuição, segundo a pasta, priorizou áreas com maior número de casos e circulação de bebidas adulteradas. “O Ministério da Saúde garantiu ainda estoque estratégico de 2,6 mil ampolas de antídoto aos estados”.
Entre 26 de setembro e 5 de dezembro de 2025, foram registradas 890 notificações relacionadas à intoxicação por metanol. Desse total de casos, 73 foram confirmados; 29 permanecem como suspeitos e ainda estão sendo analisados; e 788 foram descartados por não haver indício de metanol.
Os estados mais afetados foram São Paulo (578 casos notificados; 50 confirmados); Pernambuco (109 casos notificados; oito confirmados); Paraná (seis confirmados); Mato Grosso (seis confirmados); Bahia (dois confirmados); e Rio Grande do Sul (um confirmado).
Foram confirmados, ao todo, 22 óbitos por intoxicação por metanol, sendo 10 em São Paulo; três no Paraná; cinco em Pernambuco; um na Bahia e três em Mato Grosso. Outros nove óbitos seguem em investigação (cinco em São Paulo, três em Pernambuco e um em Alagoas). Mais de 20 notificações de óbitos foram descartadas após análise.
Por - Agência Brasil
O filme brasileiro O Agente Secreto vai concorrer ao Globo de Ouro 2026 nas categorias Melhor Filme de Drama, Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, e seu protagonista, o ator Wagner Moura, também foi indicado na categoria de Melhor Ator. As indicações ao prêmio foram divulgadas nesta segunda-feira (8).

O filme dirigido por Kleber Mendonça Filho foi bastante elogiado pela crítica nacional e internacional e foi muito bem recebido nos festivais por onde passou nos últimos meses. A atuação de Wagner Moura também é destaque, com vários especialistas afirmando que tanto o longa quanto o ator devem estar entre os indicados ao Oscar 2026.
Concorrência
Na categoria Melhor Filme de Drama, O Agente Secreto enfrentará as produções Frankenstein, Hamnet: A Vida de Hamlet, It Was Just An Accident, Valor Sentimental e Pecadores.
Em Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, o longa brasileiro encara It Was Just An Accident (França), No Other Choice (Coreia do Sul), Sentimental Value (Noruega), Sirãt (Espanha) e A Voz de Hind Rajab (Tunísia).
Já Wagner Moura tem como concorrentes os atores Joe Edgerton (Train Dreams), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Sinners) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).
Em janeiro deste ano, Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro 2025 como Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação em Ainda Estou Aqui.
Por - Ag~encia Brasil
As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a valer esta semana, logo após a publicação da resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito que dispensou, por exemplo, as aulas de autoescola obrigatórias para poder obter o documento. 

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou à Agência Brasil que a resolução com novas regras será publicada nesta semana no Diário Oficial da União (DOU), com validade imediata. A expectativa é que a publicação ocorra nesta terça-feira (9), após cerimônia no Palácio no Planalto para lançar o novo aplicativo para celular CNH do Brasil.
O aplicativo deve viabilizar a obtenção da CNH sem necessidade de passar por uma autoescola, disponibilizando o material para que os pretendentes a condutor estudem as regras de trânsito. Quem quiser ainda poderá fazer aulas teóricas e práticas em uma autoescola.
Segundo o Ministério dos Transportes, as medidas podem reduzir em até 80% o custo total da CNH.
Veja as principais mudanças:
Abertura do processo
- Poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Aulas teóricas
- O Ministério dos Transportes irá disponibilizar todo o conteúdo teórico online gratuitamente.
- Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.
Aulas práticas
- A exigência de aulas práticas passará das atuais 20 horas-aula para duas horas.
- O candidato poderá escolher entre: autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas.
- Será permitido uso de carro próprio para as aulas práticas
Provas
- Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda é obrigado a fazer as provas teórica e prática para obter a CNH.
- Outras etapas obrigatórias como coleta biométrica e exame médico devem ser feitas presencialmente no Detran.
Instrutores
- Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente.
- A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.
Por - Agência Brasil
O período de férias e de folgas de fim de ano chama a atenção com relação a viagens envolvendo crianças e adolescentes. O Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo do Estado, reforça o alerta da Polícia Federal sobre documentação necessária para não prejudicar passeios em família.
As indicações valem tanto para quem virá fazer turismo pelo Paraná e para os vão visitar outros lugares nesta época do ano. São regras que variam conforme o tipo de viagem: se é nacional ou internacional; se a criança ou o adolescente está com ambos os responsáveis; se está viajando com terceiros; entre outros.
“Nosso compromisso é com a boa prestação de serviços e com a segurança, seja de quem está visitando o Paraná ou saindo daqui para conhecer outros destinos. O Estado está recebendo cada vez mais turistas do Brasil e exterior ao longo do ano, por isso é importante esclarecer situações que podem atrapalhar o lazer das pessoas”, afirma Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
Em alguns casos, são necessárias autorizações que buscam proteger os direitos e a segurança dos viajantes, garantindo um turismo seguro e responsável. Jovens acompanhados dos dois responsáveis legais não precisam de autorização para viagens dentro e fora do Brasil. Já os acompanhados de apenas um responsável legal, precisam de autorização do outro apenas para viagens internacionais.
Porém, crianças e adolescentes viajando pelo Brasil ou para outros países, sozinhas, com parentes ou acompanhadas de terceiros sem vínculo legal, é necessária autorização por escrito com firma reconhecida. A Polícia Federal explica que os modelos de autorização estão disponíveis no site da instituição e podem ser feitos com firma reconhecida em cartório.
Nos casos em que o menor está sem documento ou sob dúvida da guarda, é necessária uma decisão judicial, o que pode causar transtornos. “Prezamos pela receptividade, qualidade dos nossos serviços, ofertados pelos empresários do turismo, mas também é preciso que o turista não tenha decepções pela falta de documentação”, destaca Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná.
HOSPEDAGEM – Outro alerta importante é feito pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Paraná (SEHA). De acordo com a instituição, é bastante comum ter casos como turistas sem documentos; pessoas com cópias não autenticadas dos documentos e até sem nenhuma documentação de crianças e menores de idade.
Os documentos aceitos na rede hoteleira são originais, ou cópias autenticadas em cartório, do RG ou Carteira Nacional de Identidade (CIN) e passaporte. No caso de crianças recém-nascidas, é aceita a certidão de nascimento original ou cópia autenticada. Para hospedagens com pets e animais de estimação, também é necessária documentação como a carteira de vacinação, por exemplo, para medidas de segurança sanitária.
“Importante ressaltar que aqueles hotéis ou meios de hospedagem que não solicitam a documentação necessária prevista em lei despertam um alerta com relação à segurança das crianças e adolescentes. É preciso dizer que essas medidas são importantes para não facilitar crimes de diversas naturezas envolvendo esse público vulnerável. Fazemos a promoção do turismo seguro no Paraná e, por isso, abraçamos essa campanha informando e ressaltando a importância da documentação necessária”, afirma Cortes.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, não existe um prazo de validade expresso no RG (por lei, ele vale até 2032), mas hotéis podem acabar recusando documentos muito antigos.
No caso da Carteira de Identidade Nacional (CIN) – emitida desde 2023, substituindo o RG – a validade é de cinco anos do documento para crianças e de dez anos para documentos de maiores de idade. O CIN pode ser recusado em hotéis caso seu prazo de validade tenha expirado. Quando se trata de menores de 16 anos desacompanhados de pais ou responsáveis legais, é preciso uma autorização por escrito e autenticada para estadias.
Quem virá ao Paraná para ficar por um período considerável, é importante ter ao menos uma cópia autenticada de outros registros, como Certidão de Casamento ou de Nascimento, que podem ajudar em casos de perda de documentos.
Por - AEN
Uma área de baixa pressão que segue da Argentina e do Paraguai na direção do Rio Grande do Sul se intensifica e dará origem, nesta segunda-feira (08), a um ciclone extratropical. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), mesmo não alcançando o Paraná, o ciclone mudará as condições do tempo no Estado, favorecendo a ocorrência de tempestades em várias regiões paranaenses até quarta-feira (10).
O feito pelo Simepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil aponta que, nesta segunda-feira, o risco é alto nas regiões Oeste, Noroeste e no oeste da região Norte (próximo a Maringá), para para chuva pontualmente intensa em curto espaço de tempo e tempestades localizadas, acompanhadas de rajadas de vento em superfície e precipitação de granizo.
O risco é baixo no Leste, e moderado nas outras regiões do Estado, que poderão registrar pancadas de chuva localmente intensas durante a tarde (principalmente no Norte, Campos Gerais e Centro-Sul). Apesar das instabilidades, a sensação de abafamento segue como nos últimos dias, que vem registrando temperaturas acima de 30°C em várias cidades.
Algumas estações meteorológicas do Simepar registraram a temperatura mais alta de 2025 até o momento, neste domingo (07). Elas ficam em Cândido de Abreu (38,6 °C), Palmas (31,8 °C), Distrito de Horizonte, também em Palmas (28,8 °C), Pinhais (34,2 °C), e União da Vitória (33,7 °C).
CHUVAS E VENTOS – Os maiores impactos do ciclone extratropical, entretanto, são esperados apenas para terça-feira (09), quando ele originará uma frente fria que vai atravessar o Paraná com temporais previstos em todo o estado, trazendo chuvas fortes, raios e riscos de granizo. “Pela manhã, os temporais começam no Oeste do Paraná, se deslocando em direção ao Leste ao longo do dia. As rajadas de vento devem se intensificar, podendo superar os 70 km/h”, ressalta Bianca de Angelo, meteorologista do Simepar.
O mapa do Boletim de Gestão de Riscos para terça-feira indica que as regiões Norte e Leste estão em risco alto para acumulados de chuva pontualmente acima dos 100 mm. No extremo Noroeste o risco é baixo, e no resto do Estado o risco é moderado.
Na quarta (10), a condição do tempo muda. O Paraná terá menores acumulados de chuva, e mais vento. “O ciclone vai se deslocar para o oceano, e os modelos indicam a possibilidade de transição do sistema para um ciclone subtropical. Com isso, os maiores volumes de chuva ficam concentrados próximos ao centro do sistema, que já estará bem afastado do Paraná, reduzindo assim os riscos associados. Mesmo assim, pancadas rápidas e isoladas podem ocorrer em todo o Estado”, afirma Bianca.
As rajadas de vento serão o destaque de quarta-feira, principalmente no Leste, onde o risco é alto para que, pontualmente, superem os 80 km/h. No Sul e nos Campos Gerais o risco é moderado, com rajadas de vento na faixa dos 60 km/h. Não há risco no extremo Noroeste e no resto do Estado, o risco é baixo para rajadas de vento acima de 50km/h.
Na quinta-feira (11), a intensidade do ciclone diminui significativamente. “A previsão é de pancadas rápidas de chuva no Oeste, mas o sol deve predominar na maior parte do Estado. As rajadas de vento perdem força. Apenas a região litorânea ainda pode registrar ventos de até 60 km/h”, explica Bianca. Na sexta-feira (12), o ciclone não terá mais influência sobre o tempo no Paraná, mas um novo sistema de baixa pressão se forma sobre o Paraguai, favorecendo novamente a formação de temporais isolados, que também podem ser pontualmente intensos no Oeste do Estado.
O Simepar segue monitorando as condições do tempo e orienta a população a acompanhar os alertas emitidos pela Defesa Civil. Basta enviar um SMS para o telefone 40199 com o CEP de sua residência, para receber as informações.
POr - AEN
O Governo do Paraná conquistou, pelo quarto ano consecutivo, a nota "A" no Indicador de Situação Previdenciária (ISP) dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). A classificação, a melhor na graduação do ISP, atesta a excelência na gestão e a solidez financeira e atuarial do sistema previdenciário estadual.
Segundo o diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, a manutenção do Nível A no ISP, índice calculado pelo Ministério do Trabalho e Previdência para avaliar transparência, gestão e situação financeira dos RPPS, reflete a competência da administração da empresa, instituição responsável pela gestão do regime previdenciário.
Vidigal ressalta que a manutenção da nota máxima e do Nível IV do perfil atuarial são um motivo de orgulho. "Esta sequência de notas A, aliada ao Nível IV, nos coloca em um patamar de governança no mais alto nível”, disse. “A excelência nos processos atuariais e a seriedade na administração de um patrimônio de R$ 13,1 bilhões – alcançados em 2025 – são a prova de que o Paraná investe no equilíbrio de suas contas públicas e na segurança dos seus segurados".
O perfil atuarial de nível IV é o de maior robustez e equilíbrio exigido pela legislação federal, reforçando a seriedade e o planejamento de longo prazo na gestão dos passivos e ativos previdenciários. A gestão eficiente e a seriedade na administração dos recursos se traduzem em um patrimônio robusto e em crescimento, que garante a segurança e a capacidade de pagamento dos benefícios futuros aos servidores públicos.
O atual resultado é fruto de uma trajetória de recuperação. Em 2019, o Estado figurava na 26ª posição com a nota "D". Graças às mudanças internas, à implementação rigorosa de processos de governança e à histórica reforma da previdência, o Paraná ascendeu gradativamente, passando por C (2020), B (2021) e firmando-se na nota A a partir de 2022.
“A reforma da previdência e a constante busca por otimização de processos internos foram fundamentais para a conquista do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), que garante o fluxo natural de informações com a União e o acesso a transferências federais”, acrescenta Felipe Vidigal.
Por - AEN
Um mês após um tornado destruir cerca de 90% de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, e levar com ele centenas de residências, a primeira de 320 casas contratadas pelo Governo do Estado está praticamente concluída.
As obras foram iniciadas na última quarta-feira (3) com a fundação rasa, momento em que as instalações elétricas, hidráulicas e de gás já são realizadas. Durante o fim de semana (6 e 7 de dezembro), a estrutura principal da residência foi erguida, com a montagem das paredes, que chegam prontas com esquadrias e demais instalações, e o telhado. O próximo passo são os acabamentos finais, com instalação de cerâmica, pintura, gesso, louças e metais.
A agilidade em todo esse processo é possível graças ao modelo construtivo, o wood frame, que utiliza uma estrutura leve de madeira para erguer paredes. A estrutura é formada por perfis de madeira que servem como base para painéis que formam o fechamento interno e externo da construção. Esse método é caracterizado pela rapidez na montagem, conforto térmico/acústico e seu caráter sustentável, uma vez que utiliza madeira de reflorestamento e gera menos resíduos no canteiro de obra.
Outras duas residências tiveram a montagem iniciada nesta segunda-feira (8) e devem ter concluídas a parte estrutural ao longo da semana, a depender da situação climática na cidade. Ao todo, oito lotes já passaram pelas fases de limpeza e nivelamento do solo e foram liberados para a execução dos trabalhos. A empresa recebe semanalmente a autorização para executar o serviço em outros espaços que forem liberados.
Essas unidades estão dentro de um pacote de 320 unidades a serem levantadas com recursos do Estado, que receberão investimento total de R$ 44 milhões. A Tecverde, empresa contratada para entregar a estrutura pré-moldada e executar as obras, está levando os canteiros de obra para outros terrenos liberados pelo município para a instalação das moradias.
A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) é a responsável pelo gerenciamento das obras e pelo cadastro das famílias atingidas pelo fenômeno climático. A construção das casas segue uma ordem definida após 1,5 mil vistorias feitas em imóveis de Rio Bonito do Iguaçu, realizadas pela Cohapar em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (Ibape-PR).
Os moradores que são proprietários de terrenos adequados ganharão um novo teto no mesmo local. Aqueles que não têm uma área própria terão suas moradias instaladas em uma região doada pela prefeitura e que ainda está sendo preparada. A área de cada unidade tem três variações: 45 m², 48 m² e 50 m². As casas possuem sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. O prazo para a empresa entregar as 320 unidades é de 180 dias.
OUTRAS INICIATIVAS DE APOIO – Além das casas pré-fabricadas, as famílias já estão recebendo outros auxílios do Governo do Estado. O benefício de R$ 1 mil destinado às pessoas mais vulneráveis já foi pago a 1.475 famílias. Também já foram carregados e distribuídos 410 cartões de Reconstrução, por meio do qual os moradores têm direito a até R$ 50 mil para reformar residências danificadas pelo tornado.
Por - AEN
Uma moradora de 36 anos da cidade de Laranjeiras do Sul, na Região Centro-Sul do Estado, vai ter uma festa de Natal mais do que feliz. Ela foi a grande ganhadora do sorteio especial de R$ 1 milhão do Nota Paraná realizado nesta segunda-feira (08). Ela reside no Centro da cidade e participou com 31 bilhetes gerados a partir de 17 notas fiscais. O bilhete premiado foi o de número 9.942.892.
O segundo prêmio, de R$ 100 mil, foi para uma residente do bairro Campo Comprido, em Curitiba. Ela foi sorteada com o bilhete número 29.411.718 ao concorrer com 15 bilhetes gerados de 10 notas fiscais. Já o terceiro prêmio, de R$ 50 mil, foi para um morador de Cambé, na região Norte. Com apenas 23 anos de idade, ele foi sorteado com o bilhete número 19.343.926, após concorrer com três bilhetes gerados de seis notas fiscais geradas a partir de apenas R$ 550 em compras.
Além dos principais prêmios, o sorteio do Nota Paraná contemplou outros 100 consumidores com R$ 1 mil, 8 mil prêmios de R$ 100 e 15 mil pessoas com R$ 50.
Este é o último sorteio de 2025 do programa de cidadania fiscal coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e um dos quatro do ano com o valor máximo, entregues nos meses de fevereiro, maio, agosto e dezembro. O sorteio de janeiro vai entregar mais de 43 mil prêmios, sendo o maior deles de R$ 100 mil.
ENTIDADES SOCIAIS – O Nota Paraná também beneficia entidades sociais. O programa conta com 1.755 instituições da sociedade civil cadastradas, atuantes nas áreas de assistência social, saúde, defesa e proteção animal, esportiva e cultural. As organizações recebem os créditos das notas fiscais doadas pelos consumidores e também concorrem nos sorteios mensais. Desde setembro de 2023, essas entidades passaram a concorrer mensalmente a 40 prêmios de R$ 5 mil.
COMO PARTICIPAR – Participar do Programa Nota Paraná é simples: ao fazer compras nos estabelecimentos comerciais do Estado, os consumidores cadastrados devem solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal.
Para se cadastrar, basta acessar o site do Nota Paraná, clicar na opção “cadastre-se” e preencher a ficha com os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço para criação da senha pessoal.
Por - AEN
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), iniciou o pagamento do Auxílio Social Mulher Paranaense, voltado a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Foram autorizados 55 pagamentos. A iniciativa faz parte do Programa Recomeço, que integra as políticas de proteção e garantia de direitos voltadas às paranaenses em situação de violência doméstica e familiar, de alto risco.
O Auxílio Social Mulher Paranaense é um benefício de meio salário-mínimo (hoje equivale a R$ 759,00), com acréscimos para gestantes, lactantes, mães de crianças de 0 a 6 anos e mulheres com dependentes com deficiência. O objetivo é garantir suporte emergencial para poderem romper o ciclo de violência com segurança e autonomia. Coordenado pela Semipi, o programa tem parceria com municípios, organizações sociais e empresas privadas.
O auxílio é destinado para mulheres inseridas na rede de atendimento das cidades e que atendam às seguintes condições: tenha se afastado da residência ou se mudado para outro município, diante do risco iminente de morte ou grave ameaça de morte; estiver em situação de violência doméstica ou familiar; tiver medida protetiva de urgência; encontrar-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica e residir no Paraná.
O benefício será concedido por até 12 meses, com o pagamento feito diretamente à beneficiária, em conta bancária de sua titularidade. O recurso é de uso livre, podendo ser utilizado para aluguel, alimentação, transporte ou outras despesas necessárias ao recomeço da vida longe do agressor.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destaca a importância da medida. “O Programa Recomeço garante um apoio imediato para mulheres que precisam sair de uma situação de risco extremo. São recursos que representam a possibilidade real de segurança, autonomia e de reconstrução de vida”, afirmou. “Acreditamos que, antes do Natal, 55 mulheres terão garantido um recurso essencial para reconstruírem suas vidas com dignidade”.
Conforme a diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semipi, Mariana Neris, a equipe analisou mais de 70 solicitações. “Após a triagem técnica, 55 mulheres atenderam plenamente aos critérios. Já iniciamos o primeiro processo de pagamento e, com a abertura pelo Núcleo Fazendário Setorial, nossa expectativa é que todas recebam o auxílio antes do Natal”, explicou.
PROGRAMA RECOMEÇO – Além da proteção imediata, o Recomeço fortalece ações de qualificação, empregabilidade e parcerias com o setor produtivo, estimulando oportunidades de trabalho e independência financeira. A política envolve profissionais da assistência social, do sistema de justiça, gestores públicos e a sociedade civil, compondo uma rede integrada de apoio, prevenção e cuidado.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA OU FAMILIAR – Violência doméstica ou familiar é qualquer ação que cause dor, sofrimento ou dano à mulher, ocorrendo dentro de casa, no ambiente familiar ou em relações íntimas de afeto, mesmo que a mulher não conviva mais com o agressor.
Pela Lei Maria da Penha, essa violência pode ser física, quando envolve agressões ao corpo; psicológica, quando causa humilhação, ameaça ou dano emocional; sexual, quando a mulher é obrigada a realizar ou presenciar atos sem consentimento; patrimonial, quando seus bens, documentos, dinheiro ou instrumentos de trabalho são destruídos, retidos ou controlados, e moral, quando sofre calúnias, difamações ou mentiras que prejudicam sua reputação.
PARANÁ EM DEFESA DAS MULHERES – O Paraná também já implementou duas novas tecnologias na segurança pública para combater a violência contra as mulheres. Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, Tribunal de Justiça e Ministério Público do Paraná, o projeto de Monitoração Eletrônica Simultânea (MES), por exemplo, monitora os agressores para que eles não se aproximem de suas vítimas, ampliando a proteção a mulheres que têm medidas protetivas ativas.
O projeto-piloto está em execução desde setembro em Curitiba e deve ser ampliado para municípios do Interior a partir do ano que vem. Por determinação do Judiciário, é colocada uma tornozeleira eletrônica no agressor, monitorada pelo Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), e a vítima recebe um smartphone para que seja alertada caso ele se aproxime dela. Os casos são analisados pela Justiça, atendendo tanto as mulheres que já têm a medida protetiva, como aqueles casos mais graves, em que o autor não está cumprindo as medidas já concedidas.
Além disso, a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) está desenvolvendo uma ferramenta tecnológica inédita no País para mapear as probabilidades de mulheres que já foram vítimas de violência doméstica voltarem a serem agredidas. O Algoritmo de Revitimização de Violência Doméstica, um levantamento de inteligência artificial que cruza dados de Boletins de Ocorrência Unificados de 2010 a 2023, subsidiará no futuro ações preventivas mais efetivas das polícias paranaenses para evitar novas agressões e salvar vidas.
Por - AEN
Polícia Militar de Laranjeiras do Sul/PR foi acionada no sábado (06), por volta das18h30min, para deslocar até à Rua Beija-flor na Vila Palmeiras, onde um homem estaria de posse de uma faca ameaçando as pessoas em via pública, que o indivíduo estaria visivelmente alterado, sem camisa e com marcas de sangue pelo corpo.
Em patrulhamento, a equipe Rotam foi abordada por moradores que presenciaram o fato, os quais identificaram o homem, sendo repassadas as características à equipe policial.
De posse das informações, a PM foi até o endereço do suspeito, ao chegar na residência foi possível verificar que ele estava no interior da casa, o qual apresentava marcas de sangue pelo corpo, alguns hematomas e desorientação.
Em consulta aos sistemas, verificou-se que o indivíduo possuía um mandado de prisão em seu desfavor pelo Art. 121 (homicídio). Diante dos fatos e da negativa em receber atendimento médico, o indivíduo foi encaminhado até o Depen da 2ª SDP, para as providências de Polícia Judiciária.
Por - Campo Aberto



















-PortalCantu-07-12-2025_large.png)
-PortalCantu-07-12-2025_large.png)
-PortalCantu-07-12-2025_large.png)
-PortalCantu-07-12-2025_large.png)





_large.jpg)

