A equipe ROTAM do 16º Batalhão da Polícia Militar recapturou, durante a Operação Cerco Fechado, um homem foragido do sistema prisional de Santa Catarina. A ação ocorreu após levantamento de informações na área da 2ª Companhia da PM.
O indivíduo, natural de Sergipe e considerado de alta periculosidade, foi abordado em um estabelecimento no bairro Araucária. Inicialmente, ele tentou se passar por outra pessoa, mas, após ser confrontado com as informações da polícia, confessou sua identidade.
Ele possui uma extensa ficha criminal em Santa Catarina, com várias passagens por tráfico de drogas, e é suspeito de cometer dois homicídios dentro do presídio de Blumenau. Havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de tráfico.
Após a voz de prisão, o foragido foi encaminhado ao SECAT da Cadeia Pública de Pinhão, onde foi entregue para cumprimento do mandado.
O período de férias e as altas temperaturas do verão exigem atenção redobrada para evitar acidentes com animais peçonhentos. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça o alerta para os cuidados com aranhas, especialmente a aranha-marrom (Loxosceles) e a armadeira (Phoneutria), espécies de maior relevância médica no Estado.
De acordo com dados preliminares do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Paraná contabilizou mais de 28 mil acidentes com aranhas entre 2023 e 2025. Somente em 2025, foram 8.467 acidentes registrados (números preliminares).
Segundo o secretário de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), Bero Preto, a vigilância deve ser constante dentro e fora de casa. “Os cuidados devem ser redobrados neste período. O calor do verão aumenta a movimentação desses animais e a prevenção dentro de casa continua sendo a nossa melhor estratégia para evitar acidentes”, salientou.
O monitoramento desses dados permite à Sesa direcionar as ações de vigilância e assistência para as localidades com maior incidência. Segundo o levantamento preliminar do triênio, a 2ª Regional de Saúde (Metropolitana de Curitiba) concentra o maior índice de acidentes, com 8.297 registros. Na sequência aparecem a 3ª RS de Ponta Grossa (3.076), a 5ª RS de Guarapuava (2.238) e a 7ª RS de Pato Branco (2.087).
ESPÉCIES E COMPORTAMENTOS – A aranha-marrom é responsável pela maioria dos acidentes domésticos. Com cerca de três centímetros, possui hábitos noturnos e não é agressiva, picando apenas quando comprimida contra o corpo – ao vestir uma roupa ou calçar um sapato, por exemplo. Ela se esconde em locais escuros e com pouca movimentação, como atrás de móveis, quadros, rodapés e caixas armazenadas. De 2023 a 2025, foram registrados mais de 11 mil acidentes com esta espécie no Paraná.
Já a aranha-armadeira é conhecida pela agressividade, assumindo posição de defesa e podendo saltar até 40 cm de distância. É uma espécie caçadora que costuma se abrigar sob troncos, bananeiras e entulhos, mas também pode ser encontrada dentro de sapatos e cortinas. Entre 2023 e 2025, o Estado notificou 3.792 acidentes com a armadeira. Ao contrário da espécie marrom, sua picada causa dor imediata e intensa.
SINTOMAS E RISCOS - Os sintomas variam conforme a espécie. No caso da aranha-armadeira, a dor é instantânea, podendo ser acompanhada de náuseas e vômitos. Já a picada da aranha-marrom é traiçoeira: muitas vezes é pouco dolorosa no momento, mas após algumas horas surge uma lesão endurecida e escura que pode evoluir para necrose e feridas de difícil cicatrização. Em casos raros, pode acontecer o escurecimento da urina, sinal de gravidade extrema.
Quando ocorrer a picada, é necessário procurar imediatamente um serviço de saúde e, se possível, levar o animal ou uma foto para facilitar a identificação e a escolha do tratamento adequado. É importante também lavar o local da picada com água e sabão, manter a parte do corpo atingida elevada e usar compressas mornas para aliviar a dor. Não fazer torniquete, furar a ferida ou aplicar substâncias como pó de café e terra.
“Nossa rede de saúde está plenamente abastecida com soros específicos e conta com o suporte técnico fundamental dos nossos Centros de Assistência Toxicológica (CIATox). O mais importante é que, em caso de acidente, o cidadão procure atendimento médico imediato. Essa agilidade para o diagnóstico e início do tratamento é decisiva para garantir uma recuperação segura e sem sequelas”, orientou Beto Preto.
Confira medidas simples que ajudam a evitar acidentes:
- No quarto: afastar camas e berços das paredes e evitar que roupas de cama encostem no chão.
- Vestuário: sacudir roupas e sapatos antes de usá-los.
- Barreiras: vedar soleiras de portas, janelas e usar telas em ralos de chão, pias e tanques.
- Limpeza: manter jardins limpos, grama aparada e evitar o acúmulo de entulhos ou lenha junto às paredes.
Para informações, a população e os profissionais de saúde podem entrar em contato com um dos quatro Centros de Informação e Assistência Toxicológica que compõem a rede CIATox do Paraná, com suporte especializado 24 horas:
CIATox Paraná: 0800 0410 148
CIATox Londrina: (43) 3371-2244
CIATox Maringá: (44) 3011-9127
CIATox Cascavel: (45) 3321-5261
Por AEN
Uma carreta carregada com ração tombou na PR-471 na tarde desta quinta-feira (15), no trecho da comunidade de Santo Izidoro, em Três Barras do Paraná
O acidente causou o espalhamento de parte da carga na pista, dificultando a trafegabilidade no local.
A causa do acidente ainda será apurada pelas autoridades. Não há informações sobre feridos.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta sexta-feira (16) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A prova, considerada a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, foi aplicada em duas etapas, nos dias 9 e 16 de novembro, e mobilizou mais de 195 mil estudantes em todo o Paraná. Desse total, cerca de 72 mil são concluintes do Ensino Médio da rede estadual de ensino.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) intensificou, nos últimos anos, o uso de recursos educacionais digitais para apoiar a preparação dos estudantes da rede pública. Entre as iniciativas, destacou-se o uso da plataforma Redação Paraná, um ambiente digital que utiliza inteligência artificial para corrigir e orientar produções textuais, contribuindo para o aprimoramento do desempenho em uma das etapas mais decisivas do Enem.
Outras ações pedagógicas também foram desenvolvidas pela Seed-PR para apoiar os estudantes da rede estadual. Um dos destaques é o Enem Paraná, Recurso Educacional Digital (RED) lançado em março de 2025, que reúne videoaulas e simulados. A ferramenta pode ser acessada pelo celular ou computador e funciona inclusive sem conexão com a internet, quando realizado o download das videoaulas, ampliando o alcance do conteúdo educacional.
“O Enem representa um momento decisivo na trajetória dos nossos estudantes, e eles contam com todo o apoio da rede estadual. Nossos professores estão empenhados em orientar e oferecer o suporte necessário ao longo dessa preparação. É fundamental aproveitar cada aula, revisar os conteúdos e confiar no aprendizado construído”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Com a divulgação das notas, os participantes passam a ter acesso a diversas oportunidades educacionais oferecidas pelo governo federal. O MEC administra três programas que utilizam o desempenho no Enem como critério de seleção e que impactam diretamente o futuro acadêmico dos estudantes.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permite o ingresso em universidades públicas em todo o país; o Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas; e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece condições facilitadas de financiamento para a educação superior.
Além disso, muitas instituições de ensino superior já utilizam a nota do Enem como forma de ingresso direto, dispensando o vestibular tradicional. A única exceção é para os candidatos que participaram do exame na condição de treineiros.
Os participantes podem consultar AQUI o desempenho individual na Página do Participante.
Por AEN
Um homem foi encontrado morto dentro de sua residência na tarde desta quinta-feira (15) na comunidade da Trigolândia, em Três Barras do Paraná. O corpo estava em avançado estado de decomposição (putrefação) quando foi descoberto por moradores.
A área foi imediatamente isolada para preservação da cena. Equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica estiveram no local para realizar a perícia e buscar indícios que possam esclarecer se houve violência ou se a morte ocorreu por causas naturais.
O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que realizará a necropsia para determinar a causa da morte e o tempo aproximado do óbito.
Um homem de 31 anos se entregou à Polícia Civil de Irati na quinta-feira (15) após passar três meses foragido por estupro de vulnerável praticado contra a própria enteada, uma menina de 9 anos, em Rebouças, na região central do Paraná. Ele era procurado desde outubro de 2025, quando a criança relatou os abusos durante atendimento psicológico.
De acordo com o delegado Thiago França, a vítima entregou um bilhete manuscrito à psicóloga do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CTA) de Rebouças, descrevendo que se sentia mal quando o padrasto tocava suas partes íntimas. Ela relatou que os abusos ocorriam de manhã, após a mãe sair para trabalhar e antes da avó chegar para levá-la à escola.
Testemunhas confirmaram uma “significativa alteração” no comportamento da menina, que passou a ficar arredia, irritada e isolada nos dias anteriores à denúncia. Questionada sobre a frequência, a criança afirmou que os abusos haviam acontecido “mais de algumas vezes” e que o último ocorrera na mesma manhã em que escreveu o bilhete.
O nome do acusado não foi divulgado para preservar a identidade da vítima. Ele também é investigado por outro caso de estupro de vulnerável em Teixeira Soares, com o mesmo "modus operandi", aproveitar momentos a sós com crianças para praticar atos libidinosos.
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apreendeu, na tarde desta quinta-feira (15), cerca de 625 quilos de maconha durante uma ação em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A droga estava em dois caminhões que foram abordados no bairro Jurema.
Os veículos, uma carreta e um caminhão baú de pequeno porte, estavam estacionados em uma rua do bairro. Os condutores, um homem de Santos (SP), que dirigia a carreta, e outro de Curitiba, responsável pelo caminhão menor, foram presos em flagrante.
Na carreta, os policiais localizaram dois fardos contendo tabletes de maconha. No caminhão baú, o restante da droga estava escondido em meio a uma carga de suco. De acordo com o sargento Anderson Luis de Oliveira, nenhum dos presos possui antecedentes criminais.
“A situação de dois caminhões parados em um local ermo chamou a atenção da equipe, o que motivou a abordagem. Os condutores não souberam informar o motivo de estarem lá, o que levou a equipe a realizar a revista”, explicou o sargento. “Eles também afirmaram que não sabem ou não quiseram informar o destino da carga”, acrescentou.
Os presos e o entorpecente apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de São José dos Pinhais, onde permanecem à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.
Por AEN
Termina nesta sexta-feira (16) a votação que definirá os indicados ao Oscar 2026. A etapa, iniciada na segunda-feira (12), reúne os votos de mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica — entre atores, diretores, roteiristas e executivos — que integram a Academy of Motion Picture Arts and Sciences (AMPAS). A lista final de indicados será divulgada na próxima quinta-feira (22).

Nesta primeira fase, os membros da academia votam majoritariamente dentro de suas próprias áreas: atores indicam atuações, diretores votam em direção, técnicos escolhem categorias técnicas. A exceção é Melhor Filme, para a qual todos os votantes participam.
A 98ª edição do Oscar terá a cerimônia realizada em 15 de março de 2026, em Los Angeles, tradicionalmente no Dolby Theatre.
Depois de uma temporada internacional marcada por prêmios e forte repercussão, o cinema brasileiro chega competitivo ao anúncio dos finalistas. O destaque é O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, que integra a a lista prévia de Melhor Filme Internacional e também aparece em Melhor Direção de Elenco.
O longa brasileiro venceu recentemente o Globo de Ouro de Filme Internacional, o que ampliou sua visibilidade entre os votantes.
O país ainda marca presença com Apocalipse nos Trópicos, documentário de Petra Costa, pré-selecionado em Melhor Documentário de Longa-Metragem, e com o curta Amarela, de André Hayato Saito, na lista prévia de Melhor Curta-Metragem em Live Action.
O documentário Yanuni e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, que está na produção independente americana Sonhos de Trem, também aparecem nas pré-listas técnicas.
Há ainda expectativa de que o Brasil possa alcançar até nove indicações, incluindo a possibilidade de Wagner Moura figurar entre os concorrentes a Melhor Ator por O Agente Secreto.
Confira as pré-listas com presença brasileira
Melhor Filme Internacional (15 selecionados)
- O Agente Secreto (Brasil)
- Belén: Uma História de Injustiça (Argentina)
- Foi Apenas um Acidente (França)
- O Som da Queda (Alemanha)
- Homebound (Índia)
- O Bolo do Presidente (Iraque)
- Kokuho (Japão)
- Tudo Que Resta de Você (Jordânia)
- Valor Sentimental (Noruega)
- Palestina 36 (Palestina)
- A Única Saída (Coreia do Sul)
- Sirât (Espanha)
- Late Shift (Suíça)
- A Garota Canhota (Taiwan)
- A Voz de Hind Rajab (Tunísia)
Melhor Direção de Elenco
- O Agente Secreto
- Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
- Frankenstein
- Marty Supreme
- Uma Batalha Após a Outra
- Valor Sentimental
- Pecadores
- Sirât
- A Hora do Mal
- Wicked: Parte 2
Melhor Documentário de Longa-Metragem
- Apocalipse nos Trópicos
- Yanuni
- The Alabama Solution
- Coexistence, My Ass!
- Come See Me in the Good Light
- Cover-Up
- Cutting Through Rocks
- Folktales
- Holding Liat
- Mr. Nobody Against Putin
- Mistress Dispeller
- My Undesirable Friends: Part 1 – Last Air in Moscow
- The Perfect Neighbor
- Seeds
- 2000 Meters to Andriivka
Melhor Fotografia
- Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
- Frankenstein
- Marty Supreme
- Valor Sentimental
- Sirât
- Wicked: Parte 2
- O Som da Queda
- Song Sung Blue – Um Sonho a Dois
- Balada de um Jogador
- Bugonia
- Morra, Amor
- F1
- Nouvelle Vague
- Uma Batalha Após a Outra
- Pecadores
- Sonhos de Trem
Melhor Curta-Metragem em Live Action
- Amarela
- Ado
- Beyond Silence
- The Boy with White Skin
- Butcher’s Stain
- Butterfly on a Wheel
- Dad’s Not Home
- Extremist
- A Friend of Dorothy
- Jane Austen’s Period Drama
- Pantyhose
- The Pearl Comb
- Rock, Paper, Scissors
- The Singers
- Two People Exchanging Saliva
Além dessas, o Oscar mantém pré-listas em categorias como som, trilha sonora original, canção original, maquiagem e penteados e efeitos visuais.
Por Agência Brasil
A soja é outra vez destaque no Boletim Conjuntural do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e ao que tudo indica caminha para um desempenho próximo ao recorde histórico. O cenário aparenta ser positivo para o agronegócio paranaense – e o Boletim desta quinta-feira (15) também traz uma análise sobre o desempenho da fruticultura, e ainda um retrato do mercado de trabalho atual, evidenciando a absorção de mão de obra estrangeira pelo setor de suinocultura.
No caso da soja, as condições de campo reforçam o otimismo quanto à safra 2025/2026. A reavaliação das lavouras indica que 90% das áreas estão em boas condições, índice superior ao registrado na semana anterior e melhor do que o observado nas últimas oito safras. Com isso, a produção paranaense poderá alcançar cerca de 22 milhões de toneladas, volume muito próximo ao recorde estadual de 22,3 milhões de toneladas obtido no ciclo 2022/2023.
As primeiras colheitas de soja, concentradas principalmente no Oeste do Estado, já demonstram bons indicativos de produtividade, embora ainda representem uma parcela reduzida da área total semeada. Apesar do cenário produtivo favorável, o Deral alerta para a necessidade de cautela, uma vez que a maior parte das lavouras ainda tem pela frente fases mais críticas de desenvolvimento. No entanto, para a comercialização os preços seguem pressionados pela estabilidade das cotações internacionais e pela valorização do real, mantendo a saca de soja – no que diz respeito a valores – em patamares semelhantes aos do início de 2025.
MÃO DE OBRA ESTRANGEIRA – Em relação ao mercado de trabalho, o Boletim traz dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) mostrando que, ao final de 2024, trabalhadores imigrantes ocupavam 15,6% dos empregos formais em frigoríficos de abate de suínos no Brasil. No Paraná, essa participação chegou a 8,4%, com predominância de haitianos, venezuelanos e paraguaios.
Já no segmento de criação de suínos, a presença de estrangeiros é menor, mas o Estado lidera nacionalmente as contratações, sobretudo de trabalhadores paraguaios. O levantamento reforça a importância social e econômica da suinocultura, especialmente em um contexto de fluxos migratórios internacionais.
FRUTICULTURA – A fruticultura brasileira também apresentou resultados expressivos em 2025. As exportações do setor superaram 1,3 milhão de toneladas, com crescimento de quase 20% no volume embarcado, em relação a 2024. A receita alcançou US$ 1,56 bilhão, o que significa um avanço de 12,8% na comparação anual. Mesmo com a redução de 5,7% no preço médio da tonelada, os números confirmam o fortalecimento das frutas brasileiras no mercado internacional, superando a marca de um bilhão de dólares em vendas e consolidando a presença do setor no comércio global.
Por AEN
Sorteio ocorreu na quinta-feira (15). Nenhuma aposta acertou os 15 números. Estimativa do prêmio do próximo concurso, que será realizado na sexta-feira (16), é de R$ 5 milhões.
Veja abaixo os números do sorteio do concurso 3588 da Lotofácil:
03 - 05 - 07 - 08 - 09 - 11 - 14 - 15 - 16 - 17 - 19 - 21 - 22 - 23 - 24
Veja quantas apostas foram premiadas no concurso 3588:
- Ninguém conseguiu os 15 acertos, e a premiação acumulou para R$ 5 milhões;
- 14 acertos: 285 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 1.769,51;
- 13 acertos: 9.427 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 35;
- 12 acertos: 109.930 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 14;
- 11 acertos: 549.120 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 7.
O próximo sorteio acontece nesta sexta-feira (16).
Dois proprietários de terra em Guamiranga, na região central do Paraná, foram multados em mais de R$ 286 mil pela Polícia Ambiental após serem flagrados derrubando araucárias (espécie criticamente ameaçada de extinção) e desmatando áreas de Mata Atlântica. As infrações ocorreram na zona rural da Ribeira do Leão.
Em uma das propriedades, foram cortadas 210 araucárias (pinheiros-do-Paraná), o que gerou multa de R$ 102 mil. O mesmo proprietário também foi autuado em R$ 42 mil pela remoção de tocos e raízes (destoca) em 5,2 hectares de floresta nativa.
Na segunda área, foram derrubadas 215 araucárias, resultando em multa de R$ 107 mil, além de outros R$ 35 mil pela destoca de 4,5 hectares de mata. No total, as áreas degradadas somam cerca de 100 mil m² – equivalente a 14 campos de futebol.
Além das araucárias, as áreas continham outras espécies nativas como imbuia, cedro, guabirobeira e bracatinga. A araucária consta na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como criticamente ameaçada de extinção.
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) não divulgou os nomes dos proprietários. As multas foram aplicadas na última terça-feira (13), após denúncias recepadas pelo órgão.
Sorteio ocorreu na quinta-feira (15). Nenhuma aposta acertou os 5 números. Estimativa do prêmio do próximo concurso, que será realizado na sexta-feira (16), é de R$ 10 milhões.
Veja abaixo os números do sorteio do concurso 6928 da Quina realizado nesta quinta-feira (15):
33 - 44 - 56 - 66 - 72
Veja quantas apostas foram premiadas no concurso 6928:
- Ninguém conseguiu os 5 acertos, e a premiação acumulou para R$ 10 milhões;
- 4 acertos: 54 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 9.083,36;
- 3 acertos: 4.862 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 96,08;
- 2 acertos: 104.996 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 4,44.
O próximo sorteio acontece nesta sexta-feira (16).


-PortalCantu-16-01-2026.png)
-PortalCantu-16-01-2026.png)
-PortalCantu-16-01-2026.png)
-PortalCantu-16-01-2026.png)
-PortalCantu-16-01-2026.png)
-PortalCantu-16-01-2026.png)
-PortalCantu-16-01-2026.png)
-PortalCantu-16-01-2026.png)
-PortalCantu-16-01-2026.png)
-PortalCantu-16-01-2026.png)
-PortalCantu-16-01-2026.png)
-PortalCantu-16-01-2026.png)

-PortalCantu-16-01-2026_large.png)
-PortalCantu-16-01-2026_large.png)
-PortalCantu-16-01-2026_large.png)
-PortalCantu-16-01-2026_large.png)
-PortalCantu-16-01-2026_large.png)
-PortalCantu-16-01-2026_large.png)
-PortalCantu-15-01-2026_large.png)
-PortalCantu-15-01-2026_large.png)




_large.jpg)
_large.jpg)
_large.jpg)
_large.jpg)