A ministra Cármen Lucia, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou contra o pagamento de gratificação por desempenho a servidores aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O voto da ministra foi proferido na última sexta-feira (6), durante a abertura do julgamento virtual que vai decidir se o pagamento da Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS) vale para os inativos do órgão. A conclusão do julgamento está prevista para a próxima sexta-feira (13).
O plenário virtual do Supremo julga um recurso do INSS para derrubar uma decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro que reconheceu a paridade entre servidores ativos e inativos e garantiu a gratificação aos aposentados.
A discussão está em torno da Lei 13.324/2016, que aumentou a pontuação mínima de 30 para 70 pontos na avaliação de desempenho dos ativos, independentemente do resultado da avaliação.
Os magistrados federais aceitaram recurso de um servidor inativo e entenderam que a regra fixada na lei tornou a gratificação de natureza geral. Dessa forma, ela também é devida aos aposentados.
Após a decisão, o INSS recorreu ao Supremo. De acordo com o órgão, a gratificação não pode ser incorporada a aposentadorias e pensões.
Ao votar sobre a questão, a ministra Cármen Lúcia afirmou que alteração na pontuação de desempenho individual não autoriza o pagamento da gratificação a inativos.
A ministra também entendeu que os valores que já foram recebidos não precisam ser devolvidos.
“Tem-se que mera alteração do limite mínimo da Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social – GDASS, de 30 para 70 pontos, não confere natureza genérica, capaz de estender sua aplicabilidade aos servidores inativos. Assim, permanece inalterado o pressuposto essencial, qual seja, a realização das avaliações de desempenho individual e institucional”, afirmou a ministra.
O julgamento virtual está previsto para ser encerrado às 23h59 da próxima sexta-feira (13). Faltam os votos de dez ministros.
Por - Agência Brasil
O ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal lançaram hoje (9), na capital paulista, a oportunidade de microcrédito para famílias do Cadastro Único (CadÚnico), registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.

Ainda em fase piloto, o microcrédito vai funcionar de forma experimental por 90 dias, começando por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e depois se estenderá para o resto do país. O empréstimo integra o programa Acredita no Primeiro Passo, que tem por objetivo combater a pobreza e a desigualdade por meio do trabalho, oferecendo crédito e qualificação para famílias de maior vulnerabilidade social.
Os primeiros contratos foram assinados na tarde desta segunda-feira pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e o presidente da Caixa, Carlos Vieira.
“Não se trata só de um financiamento, é um crédito assistido. Tem o crédito, mas tem a assistência para o próprio negócio, como o negócio da beleza, da gastronomia, do pequeno comércio”, explicou o ministro, em entrevista à Agência Brasil.
“Uma pessoa que quer um financiamento, mas o juro está alto, aqui ela terá uma condição de taxa adequada para o financiamento com a Caixa. Se ela quer [empreender], mas não tem um avalista ou não tem uma garantia, o presidente Lula criou um fundo garantidor”, acrescentou.
O foco do programa são mulheres, pessoas negras, jovens, pessoas com deficiência e de povos e comunidades tradicionais. O crédito varia entre R$ 500 e R$ 21 mil, com garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO). O prazo varia entre 4 e 12 meses.
“Nós estamos expandindo esses créditos de forma que essas pessoas consigam desenvolver suas atividades laborais. Esse é o grande propósito”, ressaltou o presidente da Caixa.
Algumas das pessoas que serão beneficiadas com o crédito são os ambulantes da Associação Guerreiros, que congrega ambulantes, feirantes e trabalhadores informais de São Paulo.
Segundo a presidente da associação, Margarida Ramos, esse crédito deve ajudar os ambulantes principalmente no momento de compra de mercadorias.
“As pessoas querem investir em mercadoria ou obter algum crédito para momentos de necessidade”, disse.
“Eu ficava preocupada porque eu via vários programas do governo para todos os tipos de trabalhadores, mas para o trabalhador informal ele não chegava. Esse programa caiu assim na hora certa”, acrescentou.
Educação financeira
Ainda nesta segunda-feira, o ministro lançou, na capital paulista, o Bate-Bola Financeiro, um jogo online de educação financeira, elaborado junto com a bandeira Visa, e voltado para inscritos no CadÚnico.
Nesse jogo, os participantes vão responder perguntas de situações do dia a dia sobre controle de gastos, organização do orçamento familiar e planejamento financeiro. A cada resposta correta, o time avança em campo e faz gol. Em caso de erro, o jogador perde a posse de bola, mas pode tentar novamente.
O objetivo do jogo, ressalta o ministério, é que todas as pessoas possam aprender a lidar com dinheiro.
“Já trabalhamos com formação financeira desde 2023, mas a linguagem do futebol é um trunfo para democratizar esse conhecimento, com qualificação, apoio técnico e financiamento a esses empreendedores”, disse o ministro, durante o lançamento do jogo.
Gratuito e online, o jogo pode ser utilizado por pessoas de todas as idades, podendo ser acessado tanto do celular quanto do computador.
“Ao levar esse conteúdo de forma lúdica para o público atendido pelo CadÚnico, contribuímos para que esse público desenvolva habilidades essenciais para tomar decisões financeiras mais conscientes ao longo da vida”, disse Rodrigo Cury, presidente da Visa do Brasil.
Por - Agência Brasil
Os primeiros jogos da Copa do Brasil tiveram datas e horários definidos nesta segunda-feira (9) pela CBF. A fase inicial, de 17 a 19 de fevereiro, reunirá 28 dos 126 clubes participantes. A partida de abertura será entre Sampaio Corrêa-RJ e Desportiva Ferroviária-ES, em 17 de fevereiro (uma terça-feira), às 20h (horário de Brasília), em Saquarema.

A partir deste ano, a Copa do Brasil distribuirá duas vagas para a Copa Libertadores (campeão e vice). Da primeira à quarta fase, a competição terá em jogos únicos. Se houver empate nos 90 minutos da partida, a classificação se dará em disputa de pênaltis. As quatro fases restantes terão partidas de ida e volta. Pela primeira vez, a decisão do título da Copa do Brasil ocorrerá em embate único, programado para 6 de dezembro.
A primeira fase do torneio reúne os clubes com menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC), organizado pela CBF. Quem avançar, se junta a outros 74 times na segunda etapa, totalizando 88 equipes. A terceira etapa reunirá os 44 classificados na etapa anterior e também os campeões da Copa Verde (Paysandu), Copa Nordeste (o vice-campeão Confiança herdou a vaga do Bahia, vencedor), Série C (Ponte Preta) e Série D. Já a quarta fase contará apenas com os 24 classificados na etapa anterior.
Os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Bragantino, Mirassol, Atlético-MG, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Athletico-PR, Coritiba, Bahia, Vitória, Remo e Chapecoense) entrarão no torneio apenas na quinta fase, junto com os 12 classificados na quarta fase.
Jogos - primeira fase da Copa do Brasil
17 DE FEVEREIRO (terça-feira)
20h I Sampaio Corrêa-RJ x Desportiva Ferroviária-ES - Estádio Lourival Gomes, em Saquarema, Rio de Janeiro.
18 DE FEVEREIRO (quarta)
16h - Porto-BA x Serra Branca-PB - Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, Bahia;
16h30 - Maguary-PE x Laguna-RN - Estádio Artur Tavares de Melo, em Bonito, Pernambuco;
17h - Baré-RR x Madureira - Estádio Canarinho, em Boa Vista, Roraima;
19h30 - Araguaína-TO x Primavera-SP - Estádio Mirandão, em Araguaína, Tocantins;
20h - Gama-DF x Monte Roraima - Estádio Valmir Bezerra, em Gama, Distrito Federal;
20h - Betim-MG x Piauí - Arena Urbana, em Betim, Minas Gerais;
20h - América-SE x Tirol - Estádio Bastião, em Aracaju, Sergipe;
20h - Santa Catarina x IAPE-MA - Estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, Santa Catarina;
20h30 - Ji-Paraná-RO x Pantanal - Estádio Biancão, em Ji-Paraná, Rondônia;
20h30 - Ivinhema x Independente-AP - Estádio Saraivão, em Ivinhema, Minas Gerais;
21h - Galvez-AC x Guaporé-RO - Arena da Floresta, em Rio Branco, Acre
19 DE FEVEREIRO (quinta)
20h - Primavera-MT x Bragantino-PA - Estádio Cerradão, em Primavera do Leste, Mato Grosso;
21h - Vasco-AC x Velo Clube-SP - Arena da Floresta, em Rio Branco, Acre.
Por - Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu hoje (9), em Brasília, um alerta de farmacovigilância sobre os riscos do uso indevido de medicamentos agonistas do receptor GLP‑1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras.

O grupo inclui a dulaglutida, a liraglutida, a semaglutida e a tirzepatida.
Em nota, a Anvisa destacou que, embora o risco conste das bulas dos medicamentos aprovados no Brasil, as notificações têm aumentado tanto no cenário internacional como no cenário nacional, o que exige reforço das orientações de segurança.
“Conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, esses medicamentos devem ser utilizados exclusivamente conforme as indicações aprovadas em bula e sob prescrição e acompanhamento de profissional habilitado”, destacou a agência no comunicado.
O monitoramento médico, segundo a Anvisa, é motivado pelo risco de eventos adversos graves, incluindo pancreatite aguda, que podem incluir formas necrotizantes e fatais.
“Apesar do alerta, não houve mudança na relação de risco e eficácia dessas substâncias. Ou seja, os benefícios terapêuticos ainda superam os efeitos adversos, de acordo com as indicações e modos de uso aprovados e constantes da bula”, completou a agência.
O comunicado cita que, no início do mês, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido emitiu alerta para o risco, ainda que pequeno, de casos de pancreatite aguda grave em pacientes que utilizam canetas emagrecedoras.
Números
Dados da Anvisa indicam que, entre 2020 e 7 de dezembro de 2025, 145 notificações de suspeitas de eventos adversos foram registradas no país, além de seis suspeitas de casos com desfecho de óbito.
Em junho de 2025, a agência determinou que farmácias e drogarias passassem a reter a receita desse tipo de medicamento. Desde então, a prescrição médica passou a ser feita em duas vias e a venda só pode ocorrer com a retenção da receita na farmácia, assim como acontece com antibióticos.
A validade das receitas é de até 90 dias, a partir da data de emissão.
“A decisão teve como objetivo proteger a saúde da população brasileira, visto que foi observado um número elevado de eventos adversos relacionados ao uso desses medicamentos fora das indicações aprovadas”, destacou a Anvisa.
“A Anvisa destaca que o uso indiscriminado e fora das indicações autorizadas, especialmente para emagrecimento sem necessidade clínica, eleva significativamente o risco de efeitos adversos e dificulta o diagnóstico precoce de complicações graves”, completou.
Orientações
A agência recomenda que usuários de canetas emagrecedoras procurem atendimento médico imediato em caso de dor abdominal intensa e persistente, que pode irradiar para as costas e vir acompanhada de náuseas e vômitos - sintomas sugestivos de pancreatite.
Profissionais de saúde, de acordo com a Anvisa, devem interromper o tratamento ao suspeitar da reação, não dando prosseguimento caso o diagnóstico seja confirmado.
“A Anvisa reforça, ainda, a importância da notificação de eventos adversos no VigiMed [sistema disponibilizado pela agência para monitor eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas], o que contribui para o monitoramento contínuo da segurança desses medicamentos no país, que estão há pouco mais de cinco anos no mercado nacional.”
Histórico
Ao longo dos últimos anos, a Anvisa já havia emitido outros alertas relacionados a canetas emagrecedoras, incluindo riscos de aspiração durante procedimentos anestésicos, em 2024, e a perda de visão rara associada à semaglutida, em 2025.
Por - Agência Brasil
Encerra nesta terça-feira (10) no Paraná o prazo para pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 dos veículos com final de placa 3 e 4. A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual alertam que é fundamental acompanhar o cronograma de vencimentos conforme o número final da placa para não perder benefícios e evitar problemas com a inadimplência.
Até o momento, cerca de 1,5 milhão de veículos (36%) já tiveram o imposto quitado à vista, enquanto outros 1,17 milhão (28%) realizaram ao menos parte do pagamento. A orientação da Sefa é clara: manter o IPVA em dia garante tranquilidade ao contribuinte, evita penalidades e assegura todos os benefícios de circular com o veículo devidamente regularizado.
ATRASO – A multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 20% do valor do imposto.
COMO PAGAR – As guias do IPVA no Paraná não são mais enviadas pelos correios aos endereços dos contribuintes. Para fazer o pagamento, os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamento de Tributos para gerá-las. Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite o acesso às guias.
Assim como já aconteceu no exercício 2025, os contribuintes podem pagar o IPVA 2026 via pix a partir do QR Code presente na guia, podendo ser feito a partir de mais de 800 instituições financeiras, bem como seus canais digitais, não limitados aos parceiros do Estado.
ISENÇÕES – As motocicletas de até 170 cilindradas continuam isentas do imposto, mantendo a política adotada no IPVA 2025. Já ônibus, caminhões, veículos de aluguel ou movidos a gás natural veicular (GNV) são tributados em 1%. Atualmente, cerca de 36 mil veículos leves já utilizam GNV no Paraná. A conversão deve ser feita exclusivamente em oficinas credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No site da Compagas é possível conferir a lista de oficinas aptas a fazer a conversão.
SITES FALSOS – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre sites fraudulentos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é gerar sempre as guias de pagamento através dos sites oficiais, identificáveis por endereços que terminam com a extensão “.pr.gov.br”, ou utilizar o app da Receita Estadual.
CALENDÁRIO – O calendário de pagamentos da segunda parcela do IPVA 2026 começou na segunda-feira (09) e se estende até o dia 13. Os vencimentos variam de acordo com o final da placa dos veículos.
Final de placa / parcelas:
1 e 2 – 09/02 (vencido), 09/03, 09/04, 11/05
3 e 4 - 10/02, 10/03, 10/04, 12/05
5 e 6 - 11/02/ 11/03, 13/04, 13/05
7 e 8 - 12/02, 12/03, 14/04, 14/05
9 e 0 - 13/02, 13/03, 15/04, 15/05
Por - AEN
O Governo do Estado encaminhou nesta segunda-feira (9) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o Projeto de Lei que ratifica o protocolo de intenções para a formalização e adequação do Consórcio Intergestores Paraná Saúde (CIPS).
Pela proposta, o Estado entraria no consórcio, que já integra 398 municípios paranaenses, voltada ao desenvolvimento de ações na área de assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo da medida é garantir maior agilidade e economia na aquisição de medicamentos e insumos. Com a mudança, o consórcio passa a atuar como uma entidade oficial do Estado, funcionando com autonomia, mas submetido a todas as regras de transparência e fiscalização do setor público.
“A oficialização desta parceria estratégica entre o Estado e os municípios é um passo fundamental para otimizarmos a aplicação dos recursos públicos. Com compras centralizadas e em grande escala, conseguimos não apenas reduzir custos, mas garantir que o medicamento chegue com mais rapidez e eficiência à ponta, beneficiando o cidadão paranaense em todas as regiões”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
BENEFÍCIOS – A entrada oficial do Estado no grupo permitirá maior agilidade nas transferências dos recursos financeiros para a aquisição de medicamentos, bem como o acompanhamento da sua execução.
Entre as principais finalidades desta nova fase do consórcio estão a busca por preços mais competitivos na compra de produtos de saúde e a integração entre diferentes órgãos para ampliar a eficiência dos serviços de saúde em todo o Paraná. O consórcio também poderá firmar convênios, prestar assistência técnica aos municípios e realizar compras compartilhadas, o que gera ganho de escala e vantagens nas licitações.
O projeto destaca que a medida não acarreta aumento de impostos ou novos gastos extras para o Estado, pois utiliza a estrutura já existente para garantir compras mais inteligentes e um planejamento estratégico nas aquisições.
Por - AEN
Com um aporte de R$ 253 milhões, o Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (09), por meio da Secretaria do Turismo, um pacote de obras de infraestrutura voltado ao setor. O anúncio foi feito no Show Rural Coopavel, em Cascavel, contemplando, por meio de convênio, 19 municípios da região Oeste do Paraná.
Os investimentos serão destinados à revitalização de praças e espaços públicos, à implantação e qualificação de portais turísticos e centros de eventos, além de melhorias em mobilidade e acessibilidade, bem como à construção de parques, áreas de lazer e infraestrutura de apoio ao turismo.
Para o vice-governador do Paraná, Darci Piana, as prefeituras devem aproveitar o incentivo do governo ao turismo, já que o setor é responsável por movimentar a economia. “Um exemplo disso é o Verão Maior: foram mais de 3 milhões de pessoas que passaram pelo Litoral, deixando recursos em mercados, hotéis e restaurantes. Outro caso é o próprio Show Rural, que está trazendo 350 mil pessoas para a região Oeste. Isso é transferência de renda”, detalhou.
O objetivo do pacote de investimentos é fortalecer o desenvolvimento regional, qualificar os destinos turísticos e impulsionar a economia.
Segundo o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos, o pacote de ações reforça o compromisso do Governo do Estado com o setor, que é visto como um vetor estratégico de desenvolvimento e de valorização dos municípios.
“Nosso objetivo foi acolher as demandas das cidades, entender as justificativas e, quando viáveis, formalizar os convênios. Acreditamos no turismo e defendemos que as obras são fundamentais, pois consolidam os atrativos e promovem segurança, mobilidade e uso adequado dos espaços públicos”, afirmou.
As ações integram a política estadual de qualificação da infraestrutura turística, aliando planejamento urbano, sustentabilidade e fortalecimento das vocações locais, além de ampliar a competitividade dos destinos paranaenses no cenário nacional.
Os investimentos serão viabilizados por meio de uma parceria entre a Secretaria do Turismo e a Secretaria das Cidades. “O secretário Paranhos realizou um trabalho importante para melhorar os equipamentos urbanos, e a Secid está fazendo a análise dos projetos. É um pacote de investimentos extraordinário, como nunca vimos antes”, destacou o secretário das Cidades, Guto Silva.
APLICAÇÃO NOS MUNICÍPIOS – Neste momento, os recursos serão destinados à 19 cidades da região Oeste. Cascavel, por exemplo, vai utilizar R$ 200 milhões para a construção do Centro de Convenções do Oeste. O complexo vai atender diretamente mais de 30 municípios e, indiretamente, mais de 50, movimentando a economia, o turismo e o mercado de trabalho da região.
Outras ações que serão realizadas em Cascavel são adequações no autódromo e no Museu da Velocidade Jaci Pian e a pavimentação nos distrito de Diamante e de São Salvador.
Pouco mais de R$ 1 milhão vai para a modernização de Maripá, cidade com pouco mais de 6 mil habitantes que é palco de um evento único no País. “Minha cidade, por exemplo, vai receber recursos para a cobertura da arquibancada do nosso Tratoródromo, que é palco do Arrancadão de Tratores. É uma competição automobilística de velocidade e adrenalina, inédita no País”, explicou o prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Rodrigo André Schanoski.
A vida de Espigão Alto do Iguaçu vai investir no turismo religioso, com a revitalização da Gruta Nossa Senhora Aparecida. O montante é de R$ 300 mil. Santa Tereza do Oeste segue na mesma linha, com recurso de R$ 120 mil para reformar e construir capelas.
Também foram contemplados os municípios de Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Corbélia, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Iguatu, Ouro Verde do Oeste, Quedas do Iguaçu, Ramilândia, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste e Vera Cruz do Oeste.
INTEGRAÇÃO – O Show Rural Coopavel simboliza a integração entre Estado e municípios. O anúncio foi realizado no estande da AMOP, fortalecendo parcerias institucionais e reafirmando o turismo como uma das principais ferramentas para o crescimento sustentável do Paraná.
Por - AEN
Uma mulher foi morta a tiros e a filha ficou ferida em um crime registrado ao meio-dia desta segunda-feira (9), em União da Vitória, divisa com o planalto Norte catarinense. O caso ocorreu na rua Walter de Oliveira e chocou moradores da região.
A vítima foi identificada como Rute Aparecida Ribeiro Fernandes dos Santos, de 42 anos. Conforme o portal JMais, ela estava em casa quando foi surpreendida pelo ex-companheiro, Everaldo Stefanes, de 48 anos.
O homem efetuou disparos contra Rute e a filha do casal. A mulher foi atingida por pelo menos um tiro e morreu ainda no local. O corpo foi recolhido pelo IML (Instituto Médico Legal) de União da Vitória.
Após o crime, o suspeito fugiu em um Volkswagen Voyage. Durante a fuga, ele colidiu o veículo contra um caminhão na BR-153 e morreu no local do acidente.
A Polícia Militar e a Polícia Civil atenderam a ocorrência. O caso é tratado como feminicídio seguido de morte do autor, e as circunstâncias do crime seguem sendo apuradas.
Por - ND+
Na tarde desta segunda-feira (09), em Rio Bonito do Iguaçu, os associados da AAERBI – Associação dos Acadêmicos de Rio Bonito do Iguaçu receberam a chave simbólica de uma van Mercedes, no valor de R$ 377.590,00, que irá beneficiar mais de 200 estudantes que se deslocam diariamente para os municípios de Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Entre Rios e Cascavel.
O ato de entrega contou com a presença do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, do diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohme, do diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson Felis de Sá, do presidente da Sicredi Grandes Lagos PR/SP, Orlando Muffato, do diretor executivo da Sicredi Grandes Lagos PR/SP, Jardiel Cherpinski, do gerente da Agência de Rio Bonito do Iguaçu, Alessandro Schneider Gomes, e equipe, do presidente da Associação AAERBI, Douglas Felipe Bortoluzzi, além dos acadêmicos e do representante da Prefeitura Municipal, Valmor Viola.
A ação faz parte da campanha “Todos por Rio Bonito do Iguaçu”, iniciada após o tornado que devastou cerca de 90% das residências do município, reforçando o compromisso do Sicredi com o apoio à comunidade e à reconstrução social e educacional da região.
Por - Assessoria
Na tarde de segunda-feira (09), por volta das 14h, a equipe da Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de briga envolvendo o uso de arma branca.
No local, os policiais fizeram contato com uma mulher, de 55 anos, que se encontrava em via pública, em frente à residência, acompanhada de seu filho, de 21 anos.
No interior do imóvel estava um homem, de 57 anos, que saiu para a abordagem após deixar um facão dentro da casa. A vítima relatou que o autor, seu irmão, chegou ao local em estado de embriaguez e, de posse de um facão, passou a ameaçar ela e o filho de morte, chegando a correr atrás de ambos, o que os obrigou a buscar ajuda de terceiros na rua.
A vítima informou ainda que sofre ofensas constantes, sendo chamada por termos pejorativos, e que o autor afirma ser o proprietário da residência. Inicialmente, a mulher manifestou desinteresse em representar criminalmente; contudo, diante da recusa do autor em deixar o imóvel, decidiu representar contra ele e solicitou medida protetiva de urgência.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor, que resistiu à condução, sendo necessário o uso de algemas. Ele foi transportado no compartimento fechado da viatura, enquanto a vítima acompanhou a equipe no banco traseiro.
As partes envolvidas e o facão foram encaminhados à 2ª SDP de laranjeiras do sul para as providências cabíveis.
Na noite de segunda-feira (09), por volta das 18h o Conselho Tutelar entrou em contato com a equipe da Polícia Militar informando que uma trave de um ginásio havia caído sobre uma criança de sete anos, resultando em óbito.
No local, em contato com a equipe de saúde, foi relatado que tinham prestado o primeiro atendimento à criança, que havia sido levada por populares até o posto de saúde, sendo que havia chegado com sinais vitais, porém inconsciente e com hemorragia pelo nariz, boca e ouvidos.
Quando o médico da unidade de saúde chegou ao local, a vítima já estava sem vida. Compareceram no local a mãe e o pai da vitima.
O IML foi acionado e se fez presente no local.
Convênio de R$ 21 milhões foi autorizado pelo Governo do Estado durante o Show Rural
Após décadas de promessas e impasses técnicos, a construção da trincheira do Cascavel Velho entrou definitivamente na fase de sair do papel. A liberação do convênio, que na prática representa a disponibilização dos recursos de R$ 21,1 milhões, foi anunciada pelo governador Ratinho Júnior nesta segunda-feira (9), durante o Show Rural Coopavel.
O deputado estadual Gugu Bueno, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, que acompanhou as etapas do processo ao longo dos últimos anos, lembrou que o Governo do Estado já havia autorizado os recursos ainda no ano passado, mas que a obra dependia da anuência do Governo Federal para avançar. Ele destacou ainda que o tema foi tratado desde a gestão do então prefeito e hoje secretário de Turismo, Leonaldo Paranhos, em articulação com o atual prefeito Renato Silva.
“O governador Ratinho Júnior já tinha autorizado esse recurso, os R$ 21 milhões, mas esse projeto precisava da autorização do Governo Federal. Essa anuência acabou demorando e saiu há cerca de 15 dias. A partir disso, o processo tramitou rapidamente e agora o repasse foi oficialmente autorizado”, explicou Gugu.
Ao comentar o avanço, o governador Ratinho Júnior destacou que a obra vai acabar com uma divisão histórica da cidade.
“Estamos liberando esses R$ 21 milhões para acabar com a divisão da cidade. O Cascavel Velho vai estar integrado ao centro, trazendo mais segurança e reduzindo os acidentes, com uma obra moderna, duplicada, bem planejada e que a população vai se orgulhar”, afirmou.
Na mesma linha, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, ressaltou que o projeto faz parte de um conjunto de compromissos assumidos com Cascavel desde o início da gestão.
“Todos os compromissos pontuados pela comunidade de Cascavel têm sido vencidos. Aeroporto, trincheira, duplicações. Agora finalizamos essa etapa para integrar a cidade, que não podia continuar crescendo dividida”, disse.
Com a liberação do convênio, a Prefeitura de Cascavel passa a ser responsável pela execução da obra, que deverá ser licitada nos próximos meses.
“Agora a gente pode dizer com segurança: a trincheira do Cascavel Velho é uma realidade isso coloca um fim a um ciclo de décadas de espera da população do bairro Cascavel Velho. A Prefeitura vai licitar e, na sequência, executar essa obra tão aguardada”, completou Gugu Bueno.
A intervenção prevê a construção de uma passagem inferior (trincheira) na BR-277, ligando a Rua Munique, no bairro Cascavel Velho, à Rua Waldemar Casagrande, na região do Lago Municipal. O projeto inclui ainda a duplicação da rodovia no trecho e alças de acesso, melhorando a entrada e saída de veículos.
O prefeito Renato Silva destacou que a trincheira é uma das demandas mais antigas da população.
“Essa é uma obra muito sonhada e difícil de sair do papel. Sabemos o quanto o processo é demorado até uma obra ser aprovada e executada. Por isso, hoje é um dia de comemoração para Cascavel”, afirmou.
A obra vai beneficiar diretamente mais de 65 mil moradores da região Sul de Cascavel, eliminando um dos principais gargalos de mobilidade urbana da cidade e reduzindo o alto índice de acidentes registrado no local.
Por - Assessoria



























-PortalCantu-30-01-2026_large.png)
-1-PortalCantu-27-01-2026_large.png)
_large.jpg)
_large.jpg)