Guaraniaçu - Projeto de Lei em análise na Câmara Municipal, prevê obras e melhorias para a Comunidade

De autoria do Poder Executivo o Projeto 047/2019 está em análise na Câmara Municipal e deverá entrar em votação na próxima segunda dia 23.

 

Nesta sexta-feira 20, o Governo Municipal convida a população para participar de importante reunião no Centro Cultural Dr. Caetano Bernardo Filho, a partir das 19h30min.

 

Na oportunidade, será realizada a Prestação de Contas das Ações e Obras já realizadas e em andamento referentes aos últimos dois anos e meio da atual gestão. Também nesta oportunidade, será apresentado detalhadamente aos presentes, o Projeto de Lei nº 047/2019 de autoria do Poder Executivo e que aguarda apreciação e votação no Legislativo Municipal para seu início ou não.

 

Segundo informa o prefeito Osmário Portela, o Projeto foi desenvolvido após estudos da equipe administrativa e contempla solicitações da população, além de indicações e requerimentos dos próprios vereadores.

 

Entre os benefícios estão:

- SUBSTITUIÇÃO DE LUMINÁRIAS NO CENTRO E NOS BAIRROS;
- CÂMERAS DE MONITORAMENTO (segurança - em tempo real interligado com as Polícias Civil e Militar);
- Aquisição de NOTEBOOKS para todos os professores da Rede Municipal de Ensino (concursados e temporários);
- Aquisição de COMPUTADORES para todas as escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino;
- Implantação da REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA (Bela Vista e Alto Medeiros);
- ASFALTOS SOBRE CALÇAMENTOS nas localidades de Guaporé, Mato Queimado e bairros como: Jardim Real, Bairro Vicente Nogueira/Santa Clara, Bairro Bertuol, Bairro Cazella, Bairro Jardim Planalto e demais ruas do entorno da cidade.
- MICROPAVIMENTO ASFALTICO em diversas ruas da cidade, centro e bairros;
- KITs CAIXAS D’ ÁGUA (para pessoas em vulnerabilidade social);
- Aquisição de ESCAVADEIRA HIDRÁULICA – CAMINHÃO - RESFRIADORES DE LEITE – ENSILADEIRAS - CAÇAMBAS PARA COLETA DE ENTULHOS E POLIGUINDASTES;

 

Conforme ainda adiantou o prefeito o objetivo é levar benefícios em comum a todas as pessoas e cabe agora a Câmara Municipal aprovar ou não, o Projeto para que sejam viabilizadas as benfeitorias e equipamentos.

 

 

 

 

Guaraniaçu - Campeões da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná – Bom de Bola 2019, visitam Prefeito

O prefeito Osmário Portela e o Secretário de Esportes, Renato Dri, receberam na tarde desta terça dia 18, na Prefeitura Municipal, os atletas e comissão técnica que bem representarão nosso Município na Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná – Bom de Bola 2019, disputado no período de 12 a 15 de setembro, na cidade de Lindoeste, onde nossa equipe sagrou-se campeã na modalidade de Futebol Masculino ao vencer nas penalidades a forte equipe de Cascavel após empatar com os adversários no tempo normal pelo placar de 1 a 1.

 

O evento contou com a participação dos alunos das instituições de ensino estaduais, municipais, particulares e especializadas dos 18 municípios sob jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Cascavel.

 

O prefeito enalteceu o feito pelos nossos atletas parabenizando-os assim como, toda a comissão técnica e os responsáveis pela ONG “Quem Ama Joga Junto”, representada pelos senhores Lucio Sanches Caçador e Hiracílio Ivo Gregório Jr.

 

O secretário de Esportes, professor Renato Dri, também parabenizou o desempenho dos atletas, destacando que a pareceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e a ONG tem colhido bons frutos o que garante a continuidade das ações para a realização dos trabalhos.

 

Vale ressaltar o trabalho que o professor Marcio Kessler em realizando junto a garotada com treinamentos que táticos e fundamentos para a formação dos jovens atletas bem como, o trabalho de apoio do enfermeiro Nelio Secchi que também acompanha as competições. O vereador Valtair França também acompanhou a visita ao gabinete.

 

 

 

Guaraniaçu - Estão abertas as inscrições para a III Olimpíadas Municipal de Guaraniaçu

Um dos maiores eventos esportivos do município, que reúne atletas de todas as idades nas mais variadas modalidades, está com suas inscrições abertas.

 

O Secretário de Esportes, professor Ranto Dri, disse que a exemplo de anos anteriores, espera contar com a participação expressiva das equipes. Ele lembra que as inscrições e a taxa de arbitragem serão gratuitas para as equipes participantes.

 

Como critério para inscrição e participação, o Secretário informa que somente serão permitidas inscrições de empresas de Guaraniaçu. Cada equipe para se inscrever em no mínimo de cinco (5) modalidades. Assim como a participação de cada atleta está limitada a cinco modalidades.

 

Somente poderão participar da III Olimpíada Municipal de Guaraniaçu, atletas residentes em Guaraniaçu, comprovante TITULO DE ELEITOR. Após a realização do Congresso Técnico a ser realizado as 19h30min no Cetro Cultural, no dia 10 de outubro, é que será divulgada a tabela de jogos e a programação da competição.

 

Para maiores informações e a retirada da Ficha de Inscrição, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes em anexo ao Ginásio de Esportes Onofre Garbacheski ou entrar em contato pelo telefone de Espórtes3232-1574.

 

As Olimpíadas Municipais iniciaram na época em que nosso atual prefeito Osmário Portela, era secretário de esportes do Município, foi interrompida por algum tempo e retomada no início desta gestão em 2017, e graças a nossa população que participa de todos os eventos realizados pelo Poder Público municipal, já estamos indo para a terceira edição consecutiva, finalizou o Secretário de Esportes, Renato Dri.

 

 

 

Por Assessoria

 

 

Quedas - Justiça anula sessão que cassou mandato da prefeita Marlene Revers

O juiz da Vara da Fazenda Pública de Quedas do Iguaçu, Vitor Toffoli emitiu nesta quinta dia 19, um ofício que anula a sessão da Câmara de Vereadores do dia 6 de agosto deste ano. Na ocasião, a prefeita Marlene Revers teve o seu mandato cassado, sobre acusação da compra de 6,5 toneladas de bolo e 36 mil salgadinhos.

 

Marlene chegou a ficar afastada por três dias. Após isso, a Justiça acatou o pedido da defesa de Revers, que pedia seu retorno imediato ao poder.

 

Além de anular a sessão, a Justiça também ordenou hoje que a Câmara pague as despesas do processo a defesa.

 

O que disse a prefeita

 

Ao comentar a decisão da Justiça, a prefeita Marlene voltou a dizer que sua acusação não passou de um equívoco. De acordo com ela, houve um erro de digitação na licitação dos bolos e salgadinhos, o que acabou apresentando uma suposta quantidade exorbitante.

 

“Os nossos adversários políticos aproveitaram para usar isso de má-fé. Buscaram denegrir a nossa imagem. Temos consciência de que tudo foi resultado de motivação política. Inclusive, alguns vereadores,anteriormente a isso, nos procuraram para fazer ‘negociações’. Chegaram a pedir que repassássemos R$ 500 mil em gastos para a Câmara. Não o fizemos, pois consideramos desnecessário. Eles nos perseguem desde o primeiro dia em que assumiram o poder na Câmara”, disse.

 

Tentamos entrar em contato com o presidente da Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu, Eleandro da Silva, mas não conseguimos falar com ele. (Com Jornal Correio do Povo)

 

 

 

 

 

Pis/Pasep: pagamento aos nascidos em setembro começa nesta quinta dia 19

A Caixa paga nesta quinta dia 19, o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) para os trabalhadores nascidos em setembro com direito ao benefício. Para quem tem conta no banco, o depósito foi feito automaticamente na terça dia 19.

 

No caso dos servidores públicos, o pagamento do abono salarial do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é feito pelo Banco do Brasil (BB). Receber o benefício este mês os cadastrados com final de inscrição 2.

 

Quem pode sacar o benefício

 

Tem direito ao abono as pessoas cadastradas no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e ter trabalhado com carteira assinada em 2018 por, no mínimo, 30 dias, com remuneração salarial até dois salários mínimos, em média.

 

É preciso, também, que o empregador tenha informado corretamente os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018, entregue ao governo federal.

 

O Abono Salarial estará disponível para saque até 30 de junho de 2020.

 

 

 

 

Hashtag: |
Pinhão - Alunos do Projetos distribuem mudas frutíferas

Nesta quarta dia 18, os alunos dos Projetos Fortalecer e Conviver, em comemoração ao dia da árvore, que será no próximo dia 21/09, realizaram a distribuição de mudas frutíferas à população, na Praça Municipal Darci Brolini.

 

As mudas de Pitanga, Araçá, Guabiroba e Guaçatumba, foram doadas pelo IAP, e eram entregues para aqueles que passaram pela praça e quiseram adquirir uma muda frutífera. Também foram distribuídos pequenos panfletos sobre a importância da árvore.

 

 

 

Pinhão - Prefeitura realiza recuperação do calçamento na localidade de Nova Divinéia

A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação iniciou o trabalho de recuperação do calçamento da rua principal da localidade de Nova Divineia.

 

O processo de recuperação se dá da seguinte forma: são identificados os locais em que há buracos no calçamento, depois o calçamento existente é retirado e refeita a base e o assentamento das pedras.

 

O serviço esta sendo realizado por uma empresa terceirizada, através da Secretaria de Meio Ambiente.

 

Para o Secretário de Meio ambiente em Exercício, Claudemir Gulhak “É uma obra de manutenção de grande importância para assegurar o bem estar da população, e mais um investimento do Município, descentralizando o atendimento e garantindo os ajustes necessários aos Distritos que, somado as obras de melhoramento, ajustes das ruas e outros, tendem a melhorar a vida da população”.

 

 

 

Pinhão - Feira da Lua marca a inauguração do novo espaço da Feira da Agricultura Familiar

No próximo dia 25/09, acontece a Inauguração do novo espaço da Feira da Agricultura Familiar.

 

O espaço já existente, localizado ao lado do Ginasinho, passou por reformas na cobertura e foi realizada a ampliação da estrutura, para acomodar melhor os feirantes e a população que sempre prestigia a feira.

 

A inauguração acontecerá a partir das 18h30min e contará com uma programação diversificada, com recreação, jogos, apresentações artísticas se culturais e claro, a tradicional Feira da Agricultura Familiar, com todos os produtos dos nossos produtores e das Agroindústrias.

 

 

 

 

Candói - Reunião com o Comitê Gestor Municipal é realizada

O Comitê Gestor Municipal de Candói, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizou na manhã desta terça-feira (17), uma reunião para definir ações em apoio para o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas do município.

 

O evento contou com a presença dos secretários Gilvan Czarniesk (Indústria e Comércio), Luciano Henrard (Planejamento, Urbanismo e Projetos), Genilson Ferreira da Silva, presidente Associação Comercial e Industrial de Candói (ACIERCAN), Edemar Portes Júnior, gerente do Sicred de Candói, Josenilda da Cruz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Angélica Weirich , gestora do Sebrae, Ivanete Muller, consultora do Sebrae e do Almir Fernandes, representante da sala do empreendedor de Candói.

 

Na ocasião foram discutidos vários assuntos, entre eles, o desenvolvimento de Candói que participa do programa Cidade Empreendedora, que tem como objetivo trabalhar para que haja mais apoio as MPEs (Micro e Pequenas Empresas).

 

O comitê já está com ações de fortalecimento previstas para outubro e novembro, onde, serão realizados palestras e capacitação aos empresários de Candói.

 

 

 

 

 

Candói - Secretaria de Saúde alerta para vacinação contra o sarampo

A Secretaria de Saúde de Candói, alerta a população do município que procurem uma unidade de saúde para se imunizar contra o sarampo.

 

Na Unidade Básica de Saúde Santa Clara (sede), os atendimentos estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h até às 17h e até o dia 20 de setembro, a imunização poderá ser feita até às 19h30. É necessário levar a carteirinha de vacina e o cartão SUS.

 

A vacina também está disponível nas unidades básicas de saúde do interior, como nas comunidades da Cachoeira, Lagoa Seca, Paz e São Pedro, de segunda a sexta-feira, também das 8h às 12 e das 13h até às 17h.

 

A prevenção é através da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

 

PÚBLICO-ALVO:

 

- Crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias, devem fazer a dose adicional.

 

- Pessoas de 1 ano a 29 anos, devem ter o registro de duas doses da vacina.

 

- Pessoas de 30 anos a 49 anos, devem ter registro de uma dose da vacina.

 

- Profissionais da saúde devem ter duas doses da vacina.

 

SINTOMAS:

 

Febre alta acima dos 38,5ºC, tosse, secreção no nariz, irritação no olho, manchas brancas na mucosa bucal, que podem ser acompanhadas posteriormente com manchas avermelhadas na pele.

 

 

 

 

Laranjeiras - Prefeitura realiza em outubro a 2ª edição do Projeto “Estação Criança”

Sucesso total a edição realizada em 2018, que contou com a participação de centenas de crianças que deram um colorido todo especial no Lago Municipal, a prefeitura começa a definir a programação que teremos na 2ª edição do Projeto “Estação Criança.

 

A data já está definida: dia 19 de outubro, um sábado, das 14 às 18h no Lago Municipal. Além de muitas brincadeiras, o Estação Criança vai oferecer para a garotada pintura de rosto, oficinas de artesanatos, de maquiagem e cabelo, massagens, brinquedos infláveis, esporte, leitura, atividades culturais e distribuição gratuito de água, pipoca e doces. Para que todos brinquem com segurança a prefeitura vai montar uma estrutura com várias tendas.

 

O objetivo do projeto “Estação Criança” é proporcionar momentos de lazer, através do lúdico, evidenciando o valor da brincadeira, oferecendo inúmeras dinâmicas que possibilitem o brincar de forma criativa e prazerosa, além de realizar jogos e brincadeiras, viabilizando o desenvolvimento de suas habilidades, bem como, raciocínio lógico, expressão oral e corporal.

 

A programação está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e com a participação de todas as Secretarias Municipais, que também estarão envolvidas na programação. “O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), menciona a educação, a cultura, o esporte e o lazer como direitos da criança. Neste sentido, pensando na garantia deste direito e na efetivação das propostas de políticas públicas, se torna indispensável oportunizar o contato das crianças com o lúdico, propondo atividades para este fim. Por isso que vamos organizar o evento novamente neste ano”, afirmou a Secretária de Educação e Cultura Maria Luiza Simões Nunes dos Santos.

 

Serão realizadas as seguintes atividades

 

-Secretaria de Assistência Social: Oficinas de artesanato, música e dança
-Secretaria de Educação, Cultura e Turismo: divulgação do projeto e organização do evento
-Secretaria de Saúde: Boneco da dengue e Zé e Maria Gotinha, além de serviços básicos de saúde (ambulância)
-Secretaria de Esportes: Atividades esportivas
-Secretaria de Administração: limpeza do local e disponibilização de Seguranças
-Secretaria de Obras e Urbanismo: fechamento de ruas, isolamento de locais perigosos, placas de advertência e caminhão para transporte de mesas e cadeiras
-Secretaria de Agricultura e Abastecimento: stand para animais pequenos e mudas de árvores
-Universidade Aberta do Brasil (UAB): atividades com estudantes do curso de Educação Física (recreação)
-Alunas do curso do Magistério: apresentação de teatro, 3 oficinas (Pintura de rosto, pintura no papel e desenho) e personagens para brincar com as crianças
-Unicentro: Corrida Kids, queimada, pula corda e mini-gincana
-Uninter: Caça ao tesouro
-Faceopar: auxílio nas atividades
-UFFS: arrecadação de doces e atividades com música e brinquedos pedagógicos com a ajuda de acadêmicos
-Núcleo Regional de Educação: arrecadação de doces e atividades com música e brinquedos pedagógicos com a ajuda de acadêmicos
-Universitários Associados do Dinão (UAD): fornecimento de pipocas para as crianças
-CTG: apresentações artísticas
-Erva Mate Laranjeiras: Roda de chimarrão

 

 

 

Por Assessoria

 

 

 

'A Dona do Pedaço': Fabiana decide depor contra Chiclete

Camilo (Lee Taylor) está com a ideia fixa de se casar com Vivi Guedes (Paolla Oliveira). Em A Dona do Pedaço, ele tenta conseguir o que deseja através da chantagem: ou a blogueira sobe ao altar com ele ou Chiclete (Sergio Guizé) vai para a cadeia por cometer crimes como justiceiro.

 

Para conseguir o que quer, ele tenta contar com uma aliada de peso: Fabiana (Nathalia Dill). Em um encontro a sós com a ex-noviça, ele vai direto ao ponto e diz que deseja se casar com Vivi. Mas, para isso, precisa da sua ajuda:

 

"Você conviveu com a Vivi. Eu sei que a única maneira de forçar a Vivi a se casar comigo é ameaçar prender o Chiclete. Estou certo que você sabe mais sobre ele."



O investigador diz a Fabiana que sabe que Chiclete atirou em Cosme (Osvaldo Mil) e que Otávio (José de Abreu) sabe de tudo.

 

"O pai dela deixou escapar quando ameacei acusar a Vivi de cumplicidade. Mas duvido que testemunhe contra o Chiclete num tribunal."

 

Fabiana entende onde ele quer chegar e decide testemunhar contra Chiclete:

 

"Eu ouvi quando a Vivi contou a verdade para o pai."

 

Fazendo a linha duas caras, Fabiana vai até a casa de Vivi para contar o que vai acontecer:

 

"O Camilo me procurou. Me botou contra a parede."

 

Fabiana diz que o investigador a obrigou a tomar uma difícil decisão:

 

"Se o Chiclete for preso eu... serei obrigada..."

 

"Obrigada a quê?", pergunta Vivi, nervosa.

 

"A testemunhar contra o Chiclete. É cadeia certa." (Com Gshow)

 

 

 

Hashtag: |
'Bom Sucesso': Alberto se surpreende com apoio de Nana a Diogo

Diogo (Armando Babaioff) colocou Alberto (Antonio Fagundes) contra a parede: com uma chantagem e sem nenhum caráter, deixou nas mãos do sogro a decisão de denunciar ou não Paloma (Grazi Massafera) como cúmplice do assalto que aconteceu na mansão, em troca de que ela ficasse longe da família. Claro que o patriarca dos Prado Monteiro ficou com muita raiva e saiu descontando o sentimento em todos à sua volta.

 

No capítulo de Bom Sucesso desta quarta-feira, 18/9, Nana (Fabiula Nascimento) – que foi uma das vítimas da grosseria do pai – vai visitar Alberto no hospital e lá eles têm uma conversa.

 

“Você é sempre tão dedicada, cuidadosa... Eu queria te pedir desculpas pela grosseria hoje, mais cedo. Não tive intenção”, começa Alberto.

 

“Descontei minha raiva em você”, ele completa, contando também sobre a chantagem que está sofrendo de Diogo.

 

Mas para a surpresa do dono da editora, Nana responde que sabe de tudo e mais: ainda reforça a ameaça que o marido dela fez ao pai. (Com Gshow)

 

 

 

'Órfãos da Terra': Dalila tem complicações no parto

Em Órfãos da Terra, Dalila (Alice Wegmann) vai passar por momentos bastante delicados durante o parto. A vilã vai ser levada às pressas ao hospital depois que sua bolsa estourar na prisão e enfrentará problemas de saúde.

 

Assim que recebe a notícia, Rania (Eliane Giardini) corre para acompanhar os últimos momentos da gravidez. Fairouz (Yasmin Garcez) faz o mesmo. A matriarca se preocupa principalmente com o estado mental da neta, que se encontra sozinha num momento tão especial.

 

Só que, chegando lá, as duas se deparam com um imprevisto: a pressão da libanesa subiu. O médico avisa:

 

"O bebê tá começando a entrar em sofrimento. Eu não posso perder mais tempo. Vou fazer uma cesariana porque a mãe e a criança estão correndo risco!" (Com Gshow)

 

 

 

Hashtag:
'Malhação': Guga tem papo emocionante com Serginho e se diz culpado

Guga (Pedro Alves) está pisando em ovos com Serginho (João Pedro Oliveira) desde que Meg (Giulia Bertolli) descobriu que está grávida. Parece que o filho de Max (Roberto Bomtempo) e Regina (Karine Teles) tá em falta mesmo com o crush, que não perde a oportunidade de dar aquela cobrada básica:

 

"Eu te mandei várias mensagens e você nem pra dar um alô, hein?!".

 

O lance é que Guga acaba dizendo que Beto (John Buckley) tá agindo feito uma criança e que a amiga precisa de ajuda. Serginho diz que super entende, que dá apoio, mas e eles dois?

 

"Eu te dou todo o direito de estar com ciúmes. Eu também estaria. Só que eu não te dou motivo nenhum pra isso. [...] Quando eu disse que estava gostando de você, eu estava falando a verdade", desabafa Guga.



Só que Serginho pede pra dar o apoio que Meg precisa, sem sumir.

 

"Acho que você tá um pouco inseguro e eu me sinto um pouco culpado por isso. Porque você é a única pessoa que me dá total segurança. Você é a única pessoa que eu consigo ser totalmente quem eu sou", responde Guga. (Com Gshow)

 

 

 

Hashtag:
Quedas - Projeto “Vizinhança Segura” é bem aceito pelo Bairro Pindorama

Após 4 meses desde a sua implantação, o projeto “Vizinhança Segura” do Bairro Pindorama só cresce com a participação da comunidade, cada dia mais interessada e comprometida com a segurança pública, esse projeto tem mudado a forma de pensar e agir das pessoas.

 

Buscando trazer novas experiências e enriquecer as reuniões, nesta terça dia 17, participaram o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ladislau Stachelski, o qual falou a respeito da reciclagem do lixo e da importância dos moradores fazer a separação, uma vez que há uma cooperativa mantida pela Prefeitura Municipal, onde pessoas trabalham em condições de segurança e garantem sua renda através do lixo reciclável.

 

As integrantes do NASF, a Nutricionista Lorhana e a Terapeuta Ocupacional Roseli, falaram sobre os serviços prestados, principalmente na área de saúde mental, enfatizando a campanha do “Setembro Amarelo”.

 

A comunidade do Pindorama recebeu importantes orientações de como procurar ajuda, perceber casos na família, amigos ou trabalho e se alguém está enfrentando problemas como a depressão ou ansiedade.

 

A cada reunião, os moradores se responsabilizam em chamar um vizinho para conhecer e participar do projeto. (Com Projeto Vizinhança Segura)

 

 

Explosão de churrasqueira mata jovem de 22 anos

Uma jovem de 22 anos morreu após ter 98% do corpo queimado na explosão de uma churrasqueira, no último domingo, 15, em Vera Cruz, cidade do interior de São Paulo.

 

 

Natali Steffani Martins Iligaray ajudava o marido a acender o equipamento quando teria jogado álcool na churrasqueira, causando a explosão. O marido, Wellington Martins, de 23 anos, teve 35% do corpo queimado e continuava internado nesta terça-feira, 17, na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) da Santa Casa de Marília (SP). O hospital não informou o estado de saúde dele.



De acordo a Polícia Militar, pessoas da família disseram que o casal recebeu amigos na noite de sábado para uma festa. No início da madrugada de domingo, Natali e Wellington decidiram reacender a churrasqueira, do tipo portátil, quando aconteceu o acidente. Ela estava com o recipiente de álcool, que se inflamou e explodiu.


Após o acidente, Natali foi levada em estado grave para o hospital de Marília, que fica a 15 quilômetros de Vera Cruz. Ela foi socorrida e entubada, mas morreu na madrugada de segunda-feira, 16. A jovem foi sepultada à tarde, no Cemitério Municipal de Vera Cruz. (Com Estadão Conteúdo)

 

 

 

 

Ecocataratas organiza ações para a Semana Nacional do Trânsito

No período de 18 a 25 de setembro ocorre em todo o país a Semana Nacional do Trânsito e diversas instituições intensificam suas ações a fim de orientar motoristas, ciclistas e pedestres sobre a década de ações para segurança no trânsito que visa um trânsito mais seguro para todos.

 

Este ano, a campanha tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida” e a concessionária Ecocataratas, empresa do Grupo Ecorodovias, que preconiza iniciativas para uma postura de segurança na via, programou várias ações em alusão a essa data.

 

Confira a programação:

 

Café na Passarela

 

Tem como objetivo conscientizar os pedestres a usarem a passarela para atravessar a rodovia de forma segura. Neste mês, a ação será realizada em dois dispositivos.

 

Nesta sexta-feira (20), será realizado simultaneamente, às 7h, nas passarelas localizadas na BR-277 no Km 345, em Guarapuava e no Km 724, em Foz do Iguaçu.

 

No ano de 2018 cerca de 400 pessoas foram orientadas em ações que ocorreram em passarelas instaladas ao longo de todo o trecho de concessão da Ecocataratas.

 

 

Saúde do Ciclista

 

A Ecocataratas em parceria com a Policia Rodoviária Federal (PRF), realizará no sábado (21) o evento Saúde do Ciclista. A ação será das 15h às 18h, no Km 601 da BR-277, em Cascavel. O ciclista participante receberá orientação sobre segurança viária, além de realizar exames de glicemia e aferição da pressão arterial.

 

“Com atitudes simples é possível uma boa convivência entre ciclistas e motoristas, por isso a PRF e a Ecocataratas realizarão ações visando orientar o ciclista a fim de garantir maior segurança aos usuários das rodovias”, explica o inspetor da PRF, Félix Ribeiro da Silva.

 

Passeio Ciclístico

 

De acordo com dados do Detran/PR, a frota Cascavelense é formada por 147.607 veículos e com população de 328.454 habitantes, estima-se que na capital do Oeste há um carro para cada 2,2 habitantes. Como forma de incentivar o uso de meios de transporte alternativos e sustentáveis, além de lembrar o Dia Mundial Sem Carro, no domingo (22) a Ecocataratas, preparou um passeio ciclístico. A concentração será em frente à Prefeitura de Cascavel às 8h30 com largada em direção ao Lago Municipal. Haverá sorteio de brindes e de bicicletas. As inscrições para o Passeio Ciclístico podem ser feitas pelo endereço www.ecocataratas.com.br/noticiais/fomulario-inscricao-pedalada

 

Saúde Caminhoneiro

 

O evento será na quarta-feira (25), com início às 9h, no pátio do SAU4, localizado no Km 574, em Cascavel e é destinado aos caminhoneiros que trafegam pela rodovia BR-277.

 

“Esse programa tem como objetivo orientar os motoristas sobre a importância de se manter saudável para executar de forma segura suas atividades diárias” comenta o gerente de atendimento ao usuário da Ecocataratas, Marcelo Belão.

 

Serão ofertados, gratuitamente, serviços como: exames de glicemia e aferição de pressão arterial, cortes de cabelo, além de orientações sobre direção segura.

 

Simulado de Acidente

 

A Ecocataratas e demais órgãos de segurança promoverão na sexta-feira (27), às 14h, no Km 591 da BR-277, em Cascavel, um simulado de acidente com produto perigoso (combustível) e atendimento a múltiplas vítimas.

 

O evento terá duração de uma hora e não será necessário o bloqueio das pistas da BR-277.

 

Em caso de condições climáticas adversas as ações poderão ser canceladas.

 

Serviços

 

Café na Passarela

Data: 20/09 (sexta-feira)

Horário: 7h

Local: BR-277 Km 345, em Guarapuava e Km 724, em Foz do Iguaçu.

 

Saúde do Ciclista

Data: 21/09 (sábado)

Horário: 15h ás 18h

Local: BR-277 Km 601, em Cascavel (pátio Posto Pampa)

 

Passeio Ciclístico

Data: 22/09 (domingo)

Horário: 8h30

Local: Avenida Brasil, em Cascavel (saída em frente à Prefeitura com chegada no Lago Municipal).

 

Saúde Caminhoneiro

Data: 25/09 (quarta-feira)

Horário: 9h

Local: Pátio do SAU4 – BR-277 Km 574, em Cascavel.

 

Ecocataratas organiza ações para a Semana Nacional do Trânsito
Data: 27/09 (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: BR-277 Km 591, em Cascavel (próximo viaduto XIV novembro).

 

Para saber mais sobre as ações da Ecocataratas acesse o site www.ecocataratas.com.br ou por meio do perfil no Twitter: @ecocataratas, siga nosso perfil e fique bem informado. Para entrar em contato com a concessionária ligue para 0800 450 277 ou baixe no celular o aplicativo Ecorodovias APP, onde terá acesso a informações sobre condições de tráfego, serviços e interferências na rodovia. Em situações de emergência, o usuário poderá solicitar atendimento médico ou socorro mecânico acionando a opção “SOS” diretamente no aplicativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Hashtag:
Torcedor do Athletico-PR perde a mão ao soltar sinalizador em embarque do time

Um torcedor do Athletico-PR, que acompanhava o embarque do time para Porto Alegre (RS), perdeu a mão ao acender um sinalizador na tarde desta terça dia 17, de acordo com a Polícia Militar (PM).

 

Segundo a polícia, um grupo de torcedores esperava o ônibus do time no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região de Curitiba, quando o rapaz acendeu o artefato que acabou explodindo na mão dele.

 

O rapaz foi levado para o Hospital São José. A unidade informou que ele passava por uma cirurgia no início da noite desta terça.

 

Na quarta-feira (18), o Athletico-PR enfrenta o Internacional-RS pela segunda partida da final da Copa do Brasil. (Com G1)

 

 

 

Hashtag: