Nova Laranjeiras - Vidro de loja é quebrado e PM é acionada

A equipe da Policia Militar foi acionada via telefone de emergência, onde dava conta que uma lojinha de variedades, estaria com o vidro quebrado.

 

No local a equipe constatou que a porta de vidro de acesso a referida sala, estava com o vidro estourado, possivelmente pela ação solar, pois não havia no local nenhum tipo de objeto que poderia ter causado tal dano, bem como em vistoria dentro da loja verificou-se que não havia sinais de arrombamento ou furto. 

 

Diante do fato a equipe conseguiu entrar em contato com a sra. d.o. que se identificou como proprietária da loja, juntamente com sua genitora a sra. s., onde ambas informaram que estavam ciente que a porta estava estourada e já estavam tomando as providencias para a substituição, bem como já haviam verificado e que de momento não perceberam a falta de nada da loja.

 

As mesmas foram orientadas.

 

 

 

Hashtag:
PRF apreende cinco revólveres escondidos em tanque de combustível

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem com cinco revólveres na tarde de sábado dia 10, em Santa Terezinha de Itaipu, na região oeste do Paraná.

 

As armas estavam escondidas no tanque de combustível de um automóvel Fiat Idea.

 

A equipe da PRF abordou o carro na BR-277. O motorista, de 31 anos de idade, é agente penitenciário em Minas Gerais. Ele apresentou nervosismo durante a abordagem, o que motivou uma fiscalização minuciosa do veículo.

 

Quatro dos cinco revólveres têm calibre 32. O quinto, calibre 38. Dois deles são de fabricação argentina. Outros dois, nacionais. E o último, de origem espanhola.

 

Todas as armas estavam com a numeração intacta.

 

A PRF encaminhou o preso, as armas e o carro para a Delegacia da Polícia Civil em Santa Terezinha de Itaipu.

 

O crime de tráfico internacional de arma de fogo tem pena prevista de quatro a oito anos de prisão.

 

 

 

Hashtag: |
Quedas - "Vampiro" passuía passagens pela polícia afirma Delegado

A reportagem do Portal Cantu, em contato com o Delegado da Comarca Dr. André Mendes, obteve informações, que Valdecir Amancio vulgo "vampiro"de 52 anos de idade morto a tiros na noite deste domingo dia 11, na Comunidade de Margarete, possuía passagens pela polícia, principalmente por porte ilegal de armas.

 

Uma das passagens foi por Três Barras do Paraná.


Investigadores estão trabalhando nas linhas investigativas.

 

Um perfil da vítima está sendo traçado para a elucidação e identificação dos autores. Dr. André Mendes, pede a colaboração da população para as investigações do crime e denuncias podem serem feitas anonimamente pelos telefones 191 ou (46) 3532-1272.

 

 

 

Guaraniaçu - Educação anuncia período para MATRÍCULAS para o Ano Letivo 2019 nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, de Guaraniaçu, COMUNICA que estão abertas as matrículas para o próximo ano letivo, nas Escolas e CMEI´s (Centros de Educação Infantil) Municipais, no período de 19 a 23 de Novembro de 2018.

 

Segundo informa a Secretária Municipal de Educação, professora Ana Rosa Gregório, os interessados devem comparecer a Escola ou CMEI mais próximo do endereço efetivo da criança. Informamos ainda, que a matrícula será com base na Resolução n.º 02/2018 do Conselho Nacional de Educação, que estabelece para matrícula inicial na Educação Infantil aos 4 (quatro) anos de idade, e no Ensino Fundamental aos 6 (seis) anos de idade, respectivamente, completos ou a completar até 31 de março do próximo ano.

 

Para a matrícula, os pais e/ou responsáveis devem apresentar o original e cópia dos seguintes documentos:

 

a) Declaração de Vacina expedida pela Unidade Básica de Saúde;
b) Fatura de luz atualizada para comprovação do endereço efetivo da criança; caso a fatura não esteja no nome do responsável, deverá apresentar, conjuntamente, outro comprovante;
c) Certidão de Nascimento, para alunos NOVOS;
d) Declaração de matrícula se for aluno de CMEI para a Escola;
e) CPF dos pais/responsáveis.

 

 

 

Candói - Município sedia Conferência da Criança e Adolescente

Como intuito de cuidar dos pequenos e dos jovens, o município de Candói realizou na última sexta dia 09, a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social, o evento traz para o conhecimento e debate questões ligadas a melhoria da qualidade de vida para a população de 0 a 18 anos. A Conferência aborda temas variados, neste ano apresenta a discussão “Proteção Integral, diversidade e enfrentamento das Violências”.

 

Os encontros acontecem de dois em dois anos, tendo um na esfera municipal, outro na esfera estadual, e, por fim um em caráter nacional, promovendo debate, reflexão e de deliberação como explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fatima de Almeida Macedo. “As Conferências têm uma importância impar na condução da política pública da criança e do adolescente. É o momento em que avaliamos, pensamos o que temos feito e o que ainda temos por fazer. Lembramos que as novas propostas e sugestões não podem ser engavetadas, mas precisam ser efetivadas, colocadas em pratica. Tudo que for discutido no dia de hoje busca a melhora da qualidade de vida da população que se enquadra nessa faixa etária”.

 

Para manter os custos deste programa foi criado o Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA/PR), que tem por objetivo captar e aplicar recursos em ações destinadas ao atendimento infanto-juvenil, como explica a presidente. “O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA/PR, é responsável por deliberar sobre a aplicação dos recursos. Precisamos de dinheiro para poder realizar as ações, então discutimos como o será organizado essa quantia, como o município irá cumprir as propostas. É essencial que seja realizado tudo que colocarmos no papel”, acrescenta.

 

Algumas ações são praticadas na cidade e regiões administrativas como relata a secretária de Assistência Social, Sandra Kruk. “Este ano tivemos a experiência de trabalhar o judô nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, e deu muito certo. Nossos alunos estão competindo e conquistando medalhas fora do município. Também iremos fechar com encerramento e 1° campeonato de judô do SCFV de Candói. A Conferência é fundamental para falarmos sobre as diversas formas de trabalhar a prevenção, das ações que temos realizado, tanto na sede quanto no interior. É o momento de expor nosso trabalho, colocar nossas dificuldades e dividir com a população’, finaliza.

 

 

 

Laranjeiras - Homem tem cartões trocados por estelionatários

Compareceu ao destacamento Policial Militar de Porto Barreiro, o senhor G. P., informando que sofreu um golpe na cidade de Laranjeiras do Sul.

 

Relatou a vítima que estava em frente a lotérica Milenium, que fica próximo a Praça do Cinqüentenário, na data de 07/11/2018, próximo das 15h, quando dois homens e uma mulher se aproximaram e começaram a pedir informações sobre seus proventos, os quais pediram para ver seus cartões, momento em que ele deu um cartão do Banco do Brasil e um do Banco Bradesco (ambos em seu nome) para eles, que após alguns instantes os meliantes lhe devolveram os cartões e ele guardou-os, porém, a vítima não observou na hora que não se tratava dos seus cartões e apenas no sábado 10/11/2018 foi que o mesmo desconfiou que poderiam ter trocado seus cartões.

 

Ao conferir constatou que eram cartões em nome de duas mulheres diferentes. Segundo a vítima, um dos elementos se identificou como Dr. Ricardo do Hospital São José (falsidade ideológica). Segundo ele, após o fato os elementos saíram em um veículo Gm/Corsa de cor cinza, quatro portas, modelo sedan.

 

Por já ter passado muito tempo, foi orientada a vítima quanto os procedimentos cabíveis.

 

 

 

 

Cantagalo - Mercearia é alvo de assaltantes no centro

Compareceu no destacamento da Polícia Militar de Cantagalo o proprietário da Mercearia Fabieli, situada na Rua Alzira de Abreu, no centro, o qual passou a relatar que foi vítima de roubo no período da manhã, no domingo dia 11.

 

Relatou que chegou à mercearia pela manhã, sendo que ao abrir, duas pessoas adentraram  a mesma portando arma de fogo tipo revólver e deram voz de roubo.

 

Após, amarraram a vítima, sua esposa e uma funcionária no açougue e foram até o caixa, de onde roubaram certa quantia em dinheiro, um talão de cheques do Sicredi em seu nome e alguns cheques de terceiros, totalizando entre dinheiro e cheques o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

 

Além de dinheiro e cheques, os ladrões também roubaram os celulares e um relógio pertencentes às vítimas.

 

A vítima relatou que um dos bandidos tinha estatura mediana e estava um com capuz, o outro estava sem capuz, mas ele não conseguiu reconhecer nenhum dos elementos.

 

A PM realizou patrulhamento nas imediações, mas nenhum suspeito foi localizado.

 

 

 

 

Hashtag: | |
Boletos vencidos já podem ser pagos em qualquer banco

Os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não apenas na instituição financeira em que foram emitidos.

 

Isso será possível com a conclusão da implementação da Nova Plataforma de Cobrança (NPC), sistema desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com os bancos. Na última fase do processo, passa a ser obrigatório o cadastramento de títulos referentes a faturas de cartão de crédito e doações no novo sistema.

 

Segundo a Febraban, além da praticidade, a implementação da NPC torna o processo de pagamento via boleto mais seguro, sem risco de fraudes. Outra mudança diz respeito ao comprovante de pagamento, que será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, etc) e as informações do beneficiário e pagador.

 

O projeto da Nova Plataforma de Cobrança começou há quatro anos. Desde 2016, a medida vem incorporando à base de dados os boletos de pagamentos já dentro das normas exigidas pelo Banco Central, ou seja, com informações do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do emissor, data de vencimento e valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

 

A Febraban diz que essas informações são importantes para checar a veracidade dos documentos na hora do pagamento. Caso os dados do boleto a ser pago não coincidam com os registrados na base da nova plataforma, o documento é recusado, pois pode ser falso.

 

Para fazer a migração do modelo antigo de processamento para o atual, os bancos optaram por incluir os boletos no novo sistema por etapas, de acordo com o valor a ser pago. Esse processo começou em meados do ano passado para boletos acima de R$ 50 mil (os de menor volume) e termina hoje, com a incorporação dos boletos de cartão de crédito e doações.

 

A previsão inicial era que o processo fosse concluído em 22 de setembro. Entretanto, em junho deste ano, após dificuldades de clientes para pagar boletos, a Febraban alterou o cronograma.

 

 

 

Hashtag: |
Acidente deixa 5 mortos no norte do estado

Cinco pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente envolvendo três veículos, no fim da manhã deste domingo dia 11, na PR-317, em Munhoz de Melo, no norte do Paraná. Três das vítimas estavam a caminho de Maringá, onde fariam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um Fiat Uno que seguia no sentido Maringá, com cinco pessoas, bateu de frente com um carro branco. Um carro prata, que vinha logo atrás do Uno, também acabou se envolvendo no acidente.

 

Quatro pessoas que estavam no Uno morreram na hora. Entre as vítimas estão mãe e o casal de filhos, de 18 e 25 anos. O quinto ocupante do carro foi encaminhado pelo helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Universitário de Maringá.

 

Os cinco eram moradores de Santa Fé, também na região norte, e três deles fariam o Enem em Maringá.

 

O motorista do carro branco, que não tinha sido identificado até o começo da tarde deste domingo, também morreu no local.

 

No carro prata, ninguém ficou ferido. No veículo estavam os pais e três filhos, que fariam o Enem em Maringá. Eles também são moradores de Santa Fé.

 

 

 

Hashtag:
Quedas - Moto é furtada em frente a supermercado

O proprietário registrou o furto na PM, na tarde deste domingo dia 11.

 

Um meliante furtou sua moto CG Titan cor azul, placa MAT 8823, que estava estacionada em frente a um supermercado.

 

Câmeras de monitoramento do estabelecimento registram a ação do ladrão. A Polícia Civil esta trabalhando no caso.

 

 

 

Quedas - Homem é morto a tiros na Comunidade de Margarete

Conforme as informações obtidas pela reportagem do Portal Cantu, o crime ocorreu na noite deste domingo dia 11, na Comunidade de Margarete.

 

A vítima identificada como Valdecir Amancio de 52 anos de idade vulgo "Vampiro", foi morto alvejado com vários tiros.

 

A Polícia Militar isolou o local, e peritos da criminalística realizaram as perícias e o corpo foi removido ao IML de Cascavel.

 

A Polícia Civil está trabalhando nas investigações do crime.