Palmital - Rapaz é preso com droga e arma no centro da cidade

Os policiais de serviço no último domingo dia 16, receberam denúncias de que um rapaz estaria com uma moto transportando drogas.

 

De posse das características do suspeito, a equipe realizou a abordagem na Av. Maximiliano Vicentin, no centro da cidade. O rapaz de 19 anos de idade, que não teve o nome informado pela polícia, conduzia uma moto Modelo SUZUKI, cor azul. Na abordagem foram localizadas com o mesmo, 7,5 gramas de substância análoga a "maconha" e R$ 60,00 em dinheiro.

 

Foi constatado ainda, que o meliante não possuía habilitação e a moto estava com débitos no sistema de transito. O preso foi entregue na Delegacia de Polícia Civil, onde permanece a disposição da justiça.

 

 

 

Hashtag: |
Pinhão - Polícia Militar apreende armas e munições

Na tarde desta segunda dia 17, policiais estavam em patrulhamento pela Rua Salvador S. Caldas no Bairro São José, quando receberam denúncias que indivíduos haviam levado duas armas para uma residência.

 

De posse das características dos suspeitos, os policiais foram até uma residência e realizaram as abordagens, foram feitas revistas, mas nada de ilícito foi localizado.

 

Com autorização para adentrarem na residência, em um quarto os militares localizaram e aprenderam uma espingarda modificada para calibre 22, com um cartucho deflagrado e um simulacro de pistola modificada para calibre 22.

 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão a um indivíduo que não teve o nome divulgado e encaminhado juntamente com as armas apreendidas até a 14ª SDP, em Guarapuava.

 

 

 

Hashtag: |
Garçom é morto por policiais que teriam confundido guarda-chuva com arma

Um garçom de 26 anos foi morto com três tiros disparados por policiais militares enquanto aguardava a mulher e os dois filhos na favela Chapéu Mangueira, no Leme, zona sul do Rio, por volta das 19h30 desta segunda dia 17.

 

Ele segurava um guarda-chuva fechado que, segundo moradores, os policiais confundiram com uma arma. Em nota, a Polícia Militar afirma que PMs em patrulhamento foram atacados e, ao revidar, atingiram a vítima.

 

Rodrigo Alexandre da Silva Serrano estava na Ladeira Ary Barroso, próximo ao Bar do David, aguardando a mulher, com quem era casado havia sete anos, e os dois filhos, um de 4 anos e outro de 7 meses. Serrano usava um canguru, acessório para carregar bebês junto ao peito, e segurava um guarda-chuva fechado numa das mãos.

 

 

A mulher e os filhos estavam chegando à favela em uma lotação e encontrariam Serrano nesse ponto de encontro, para seguirem juntos para casa. Ele foi atingido no peito, no quadril e na perna. Chegou a ser levado ao hospital Miguel Couto, no Leblon, zona sul, mas chegou morto.

 

Outro homem que estava próximo do garçom também foi baleado pela PM, mas sobreviveu. Jonatas da Silva Rodrigues, de 21 anos, foi atingido de raspão nas costas, levado ao mesmo hospital e liberado ainda durante a madrugada desta terça dia 18.

 

Segundo a PM, uma guarnição do Grupamento Tático de Polícia de Proximidade (GTPP) foi atacada a tiros quando passava pela ladeira e revidou, atingindo as vítimas. O caso foi registrado pela 12ª DP (Copacabana) como auto de resistência, quando há reação da vítima a uma abordagem policial. Por isso não foi encaminhado à Delegacia de Homicídios da capital. (Com Estadão Conteúdo)

 

 

 

Hashtag: |
Inove e faça ovos rancheiros para o almoço

Esta receita que serve duas pessoas, pode ser feita em 15 minutos e ainda traz o ovo como a grande estrela do prato.

 

Anote e se delicie!



INGREDIENTES

 

- Azeite de oliva a gosto

- Orégano a gosto

- 1 lata de molho de tomate

- 1 cebola picada

- 1 gomo de linguiça calabresa

- 1 dente de alho picado

- 4 ovos

- Sal e pimenta a gosto

- Tempero verde a gosto

 

 

MODO DE PREPARO

 

- Acrescente o molho de tomate, o orégano e misture bem.

- Deixe levantar fervura.

- Comece cortando a linguiça em rodelas.

- Em uma panela média, refogue a linguiça com a cebola e o alho.

- Adicione os ovos ao molho com uma pitada de sal em cada um e tampe a panela.

 

 

 

Hashtag: | |
Somos todos diferentes, mas há apenas quatro tipos de personalidades

Descrever a personalidade de qualquer indivíduo pode se traduzir numa tarefa bastante difícil, principalmente se quem faz a questão não dá qualquer orientação acerca do que quer saber ao certo. Mais difícil ainda é quando lhe pedem para descrever alguém com apenas três palavras, por exemplo.



Mas apesar de toda a relatividade e infinidade de personalidades possível a descrever, um estudo aponta que, no fundo, toda a espécie humana se resume a quatro tipos de personalidade.

 

Média, reservada, egocêntrica e modelo a se seguir. No fundo, é nisto que se resume toda a espécie humana, segundo o grupo de psicólogos da Universidade de Engenharia McCormick, nos Estados Unido. O grupo, que é liderado pelo português Luís Amaral, analisou o caso de mais de 15.000 indivíduos de todo o mundo. Embora a intenção fosse a de pesquisar diferentes personalidades de diversas épocas, a falta de literatura impediu a investigação a casos anteriores ao tempo de Hipócrates.

 

 

Ainda assim, as conclusões foram suficientes para convencer alguns especialistas mais céticos que concordaram com as quatro personalidades gerais a que se resume a análise por inquérito com cerca de 300 questões.

 

A personalidade denominada como ‘média’ é aquela que se caracteriza como “a mais típica”, ou seja, a que é algo extrovertida mas sem dar muita abertura, um tipo de personalidade mais comum às mulheres. Já a personalidade ‘reservada' difere-se por ser ainda menos aberta. É também a mais estável a nível emocional e tende geralmente a ser “agradável e com conhecimento”, lê-se no Diario Sur.

 

Os 'modelos a seguir', personalidade apontada a uma faixa etária mais adulta, como se esperava, são “pessoas fiáveis e que estão abertas a novas ideias. São boas pessoas para ficar a cargo”, refere Luís Amaral.

 

Por fim, os 'egocêntricos' são aqueles que tendem a focar-se apenas em si mesmos. Não são os mais amáveis, mas esta é uma característica que tende a decrescer com o avançar da idade.

 

Os investigadores ressalvam ainda o poder da internet que veio permitir um estudo tão vasto como o presente, simplesmente em troca de alguma informação acerca da personalidade de cada participante, sendo certo que, há décadas atrás, não seria possível uma amostra tão vasta e de tão variadas partes do globo.

 

 

 

8 benefícios do mamão para a saúde

O mamão é uma fruta adorada pelos brasileiros.

 

Muito saudável, a versão papaia é, além de saborosa, rica em antioxidantes, que ajudam a reduzir a inflamação, radicais livres e combater doenças.



Segundo o médico e fisioterapeuta Juliano Pimentel, autor do livro "Viva Melhor Sem Glúten", esta fruta apresenta oito ótimos benefícios para a saúde:

 

1. Rico em nutrientes

Um mamão pequeno (152 gramas) contém apenas 59 calorias, 15 g de carboidratos, 3 g de fibras, 1 g de proteína, vitamina C, A, B9 (folato, ou ácido fólico), B1, B3, B5, E e K, potássio, cálcio, magnésio, caretonóides (antioxidantes), principalmente licopeno.

 

2. Efeitos antioxidantes

A fruta ajuda no combate aos radicais livres, que podem causar doenças quando o corpo entra em estresse oxidativo.

 

3. Propriedades Anti-Cancerígenas

Também graças ao licopeno, o mamão pode atuar no combate ao câncer, especialmente em células do câncer de mama.

 

4. Ajuda a prevenir doenças cardíacas

Os antioxidantes da fruta podem proteger o coração e aumentar os efeitos do HDL, o chamado colesterol bom.

 

 

5. Combate a inflamação crônica

A inflamação crônica pode originar muitas doenças e certas frutas podem ajudar a combatê-la, como é o caso do mamão.

 

6. Melhora a digestão

A papaína, enzima encontrada na fruta, pode ajudar no processo da digestão. A fruta é uma excelente aliada na constipação e outros sintomas da síndrome do intestino irritável. Já as sementes, folhas e raízes são eficazes no tratamento de úlceras.

 

7. Protege contra danos na pele

Graças à vitamina C e ao licopeno, os sinais de envelhecimento podem ser combatidos através da fruta.

 

8. Versátil

O mamão pode ser consumido puro, em sucos, misturado em batidos e em receitas de doces. Comer suas sementes também pode ser consumidas e trazer benefícios, por serem ricas em papaína.

 

 

 

Nova Laranjeiras - Município supera a pontuação obtida nos JARCANS 2017, que foi de 38 pontos passando para 53 na edição de 2018

O município de Nova Laranjeiras participou dos JARCANS 2018 com uma delegação de 130 atletas distribuído em 13 modalidades obtendo uma pontuação de 53 pontos, 15 a mais que na edição anterior índice de crescimento percentual de 39,5%, ficando com a 7ª colocação no geral entre todos os municípios.

 

O município de Nova Laranjeiras se destacou em várias modalidades entre elas o futsal feminino que chegou duas vezes consecutivas na final dos JARCANS obtendo a 2º lugar, a Bocha 5º lugar, Campeira 7º lugar, Corrida Rustica 6º lugar, Futebol 8º lugar, Futebol Sete 4º lugar, Tênis de mesa feminino com a 3ª lugar e o masculino 4ª lugar, Truco 4º lugar e no Xadrez masculino e feminino ambos em 3º lugar.

 

Durante a competição alguns atletas se destacaram individualmente sendo o craque do jogo: Vanderlei jogador de Futsal masculino 2 vezes craque do jogo, no futsal feminino Flaviane 2 vezes, Neia 2 vezes e a polaca 1 vez foram as craques do jogo, no futebol 7 Gabriel 1 vez, Valtinho 1 vez e o Valmir 1 vez craques do jogo, no handebol o atleta Jonathan e o Antonino foram os craques do jogo 1 vez cada e no futebol de campo o atleta Renato Tavares por 2 vezes foi o craque do jogo.

 

O secretário de esportes Odair Oliveira desta a importância do apoio da administração municipal no esporte do município de Nova Laranjeiras, que faz com que o crescimento seja constante como demostram os números quando comparados os 3 últimos JARCANS.

 

O secretario agradecem em especial a todos (a) atletas torcedores e familiares que participaram, vibraram e se emocionaram nos JARCANS 2018, também agradecimento as cozinheiras, os profissionais da secretaria de esportes Zequinha e o professor Ricardo.

 

Agradecimento a administração municipal e as demais secretarias que estão contribuindo para o crescimento do esporte no município de Nova Laranjeiras, prova que juntos somos mais fortes.

 

 

 

'Segundo Sol': Karola rasga contrato e demite Laureta

Karola (Deborah Secco) não estava brincando quando declarou guerra a Laureta (Adriana Esteves).

 

A perua fica uma fera ao encontrar a cafetina trabalhando como promoter no show de Beto Falcão (Emilio Dantas).

 

Lau argumenta que está cumprindo o contrato de trabalho, mas Karola rasga o documento na cara da ex-amiga:

 

"Contrato rompido, não tenho mais vínculo nenhum com você, caia fora, sua ratazana."

 

 

Laureta não deixa barato e revida os insultos de Karola:

 

"Ratazana, eu? Pode ser... e você não passa de uma camundonguinha que eu piso e mato! Agora você passou do limite, Karola, não se esqueça que somos sócias em vários níveis, e você, camundonga, ainda come aqui, na minha mão."

 

O bate-boca aumenta e Valentim (Danilo Mesquita) chega bem na hora da confusão. Ele pede para a cafetina parar de falar mal da sua mãe, mas Laureta jogo no ar:

 

"Ah, que bonitinho, mas se você soubesse, menininho..."

 

Será que Laureta vai abrir o bico? (Com Gshow)

 

 

 

Hashtag: |
'O Tempo Não Para': Dom Sabino ameaça internar Marocas em convento

Marocas (Juliana Paiva) anuncia ao pai que irá morar sozinha e Dom Sabino (Edson Celulari) se engasga sério durante o jantar, criando a maior confusão.

 

Assim que ele se restabelece, não poupa a filha de suas opiniões do século 19 e os dois discutem novamente.

 

 

“Marocas, você está sendo irresponsável, leviana! Morar sozinha, longe do olhar do seu pai... do cuidado de sua mãe. Uma mulher de família não faz isso!”


“Com o devido respeito, eu faço o que quiser”, rebate a filha.


“Caso você insista nesse comportamento voluntarioso, desrespeitoso, eu internarei você num convento!”, ameça Dom Sabino.


Indignada, Marocas reage dizendo que irá procurar um apartamento no dia seguinte, e Dom Sabino segue listando as opções de convento para a filha, até que ela se irrita e o manda se calar.

 

“Meu pai, cale a boca!” (Com Gshow)

 

 

Hashtag: |
'Orgulho e Paixão': Elisabeta cai em armadilha de Lady Margareth na clínica

Descobrir que sua filha está viva e grávida de um homem que não é da nobreza foi a gota d'água para Lady Margareth (Nathalia do Vale).

 

Uma enfermeira do hospital psiquiátrico avisa Elisabeta (Nathalia Dill) que a vilã parece ter saído do transe após uma visita conturbada. Preocupada, a Benedito vai até a clínica, mas não encontra a rival.

 

"Mas... o quarto está vazio. Onde ela está? As roupas, os pertences, não tem nada aqui! Onde está Lady Margareth?"


 

Antes que possa reagir, um enfermeiro injeta algo em seu braço e ela desmaia. Lady Margareth, que se escondia atrás de uma porta, aparece e ri da cena.

 

"Ah, frágil como um passarinho. E um coraçãozinho desses não aguenta. Bye, honey!"

 

Até onde vai a vingança dessa vilã? (Com Gshow)

 

 

 

Hashtag: |
'Malhação': Dandara parte para cima de Fabiana

Fabiana (Giovanna Rangel) consegue mesmo tirar Dandara (Jeniffer Dias) do sério. E a ruiva vai fazer exatamente isso durante mais uma parte de seu debate no Sapiência.

 

A discussão chega a ficar tão acelerada que até os alunos na plateia ficam preocupados.

 

"Você devia se inspirar no seu pai. Ele não precisa ficar alardeando que é negro pra chegar onde chegou", diz Fabiana.

 

 

"Não mete meu pai no meio. A conversa é comigo", responde.

 

As duas começam um grande desentendimento, mas a gota final mesmo é quando Fabiana a chama de "riquinha da mamãe". Dandara se desencontrola, parte para cima da adversária e acaba lhe dando um empurrão. (Com Gshow)

 

 

 

Hashtag: |
Cantagalo - PRF e Ecocataratas atendem acidente na 277

A PRF do posto de Laranjeiras do Sul, atenderam um acidente na manhã desta terça dia 18 por volta das 09h30 min, na BR 277, no KM 425.

 

De acordo com as informações houve uma colisão entre uma carreta e um automóvel.

 

Conforme a concessionária que administra a rodovia o condutor do automóvel sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital São José em Laranjeiras do Sul.

 

Os nomes dos condutores não foram divulgados. Não houve interdição da pista.

 

 

 

Hashtag: |
Campo Real prorroga inscrições para o curso de medicina

As inscrições para o vestibular de medicina no Centro Universitário Campo Real, que terminariam nesta terça dia 18, foram prorrogadas e seguem até a próxima segunda (24). A mudança no cronograma, porém, não interfere na data da realização da prova, que ocorrerá no dia 14 de outubro.

 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site. São ofertadas 55 vagas. O Vestibular de Medicina é organizado e aplicado pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR).

 

A novidade deste ano é a segunda opção de curso. Além da prova ser válida para medicina, no momento da inscrição, o candidato poderá indicar uma segunda opção de graduação oferecida pelo Centro Universitário Campo Real.

 

As inscrições para o Vestibular de Verão 2019 também estão abertas e com dois novos cursos: fisioterapia e ciências contábeis. Faça a sua inscrição. (Com RSN)

 

 

 

Hashtag: |
Laranjeiras - Homem furta celular e é preso pela PM na Super Pão

A Polícia Militar foi acionada nesta segunda dia 17, por volta das 16h15min, para se deslocar até a panificadora Super Pão, localizada na Rua Ezidio Bozza, no Centro de Laranjeiras do Sul.

 

No local, em contato com um senhor, este relatou que deixou um celular marca BLU, modelo básico, de cor azul, em cima de uma das mesas do estabelecimento, sendo que um indivíduo aproveitou a distração do mesmo e foi visto nas câmeras de segurança furtando o celular, o qual saiu sentido à praça, sendo localizado posteriormente pelo proprietário do estabelecimento.

 

No local em contato com o suspeito, este relatou ter pego o celular, porém, havia entregado o mesmo a um rapaz que estava na praça, o qual o mesmo não sabia o nome, sendo que este tomou rumo ignorado.

 

A equipe realizou patrulhamento, mas sem êxito em localizar o mesmo.

 

Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao senhor que furtou o celular da panificadora o qual foi encaminhado até a 2ª SDP.

 

 

 

Rio Bonito - Ladrões arrombam restaurante e furtam dinheiro, bebidas é comida

Entrou em contato com a Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu o senhor R.R.H., o qual relatou que havia ocorrido um furto no restaurante de sua família, restaurante Sabor do Sul, localizado na BR 158, no trevo da cidade.

 

A equipe policial deslocou até o referido endereço e em contato com o proprietário, este relatou que por volta das 09h quando chegou ao restaurante, encontrou a janela da cozinha arrombada e alguns objetos fora de lugar.

 

Relatou ainda que conferiu o caixa do restaurante e deu falta de R$ 150,00 em cédulas, aproximadamente R$ 10,00 em moedas, doces e guloseimas que ficavam no balcão e bebidas que ficavam na geladeira.

 

Disse também que encontrou pegadas de calçado no interior do restaurante, mas que não tem suspeita de quem possa ser o autor ou os autores do furto.

 

A equipe policial realizou buscas nas imediações, porém sem êxito em localizar suspeitos.

 

Diante dos fatos o mesmo foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis.

 

 

 

Paraná registrou 42 casos de Dengue em 10 dias, mostra boletim

O primeiro boletim da dengue no novo ano epidemiológico 2018/2019 foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde.

 

Os dados são do dia 1º de agosto até o dia 11 de setembro. Nestes 42 dias, foram confirmados dez casos da doença no Estado, sendo seis autóctones e quatro importados.

 

Os casos contraídos no Estado, os autóctones, foram em Foz do Iguaçu (2), Matelândia (1), São Miguel do Iguaçu (1), Paranavaí (1) e Rolândia (1). Não há registro de zika ou chikungunya neste boletim.

 

Os casos neste período seguem a tendência iniciada em 2016/2017 quando o Estado teve o menor número de casos de dengue na história — foram 870 casos confirmados.

 

Porém, um ano antes, o Paraná bateu o recorde de casos positivos, com mais de 56 mil ocorrências e 63 mortes em decorrência da doença. No ano epidemiológico de 2017/2018 encerrado em julho passado foram confirmados 992 casos no Estado, o segundo menor na série histórica.

 

No Paraná, desde o evento de 2015/2016, foi incluído na campanha de prevenção à doença a vacinação contra a dengue nos 30 municípios com maior índice de infestação, além de uma intensificação nas campanhas de conscientização sobre os cuidados contra a doença.

 

As principais recomendações são manter caixas, tonéis e barris de água tampados, colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo, entre outras. (Com Bem Paraná)

 

 

 

 

Hashtag:
Campo Bonito - 1º Lugar Gospel na eliminatória do Fermop em Braganey

No sábado a noite dia 15, a cantora Daiane Suellen, conquistou para Campo Bonito, o 1º lugar na categoria gospel na eliminatória do FERMOP (Festival dos municípios do Oeste Paranaense) na cidade de Braganey, com excelente apresentação ela cantou o canção JÓ de MIDIAN LIMA e ficou com merecimento na primeira colocação, classificando-se para a grande final dia 28/09 em Nova Aurora.

 

Representados pela professora Margarete Chaves, através da secretaria de educação o município também participou na categoria mirim com Ana Julia Farias que cantou a musica pássaro de fogo de Paula Fernandes e na sertaneja por Carlos Alexandre Birão que se apresentou com a musica se Deus me ouvisse de Chitãozinho e Xororó.

 

O prefeito Toninho que esteve incentivando a eliminatória junto com a 1ª Dama e secretária de Educação Eliane fez a entrega do troféu a Dayane e disse que ela é um orgulho para o Campo Bonitense e sempre quando lembrarem da extraordinária apresentação que ela fez, lembrarão também o nome do município, o prefeito ainda parabenizou aos outros cantores e ao publico de Campo Bonito que estiveram presente.

 

 

Daiane Suellen, disse que mesmo estando sempre preparada, sabe que é complexo pelo elevado nível da competição e que sempre procura concorrer bem, o resultado faz parte da dedicação em querer vencer, emocionada proferiu que vai com tudo pra grande final e que esse foi um imenso presente de Deus à quem ela agradece em primeiro lugar,ainda reconheceu o incentivo da secretaria de educação dos familiares e amigos.

 

Por Assessoria

 

 

 

Catanduvas - Município está mais uma vez na Etapa Final do Fermop

A quarta etapa do Fermop 2018 (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná), aconteceu na cidade de Braganey no ultimo sábado dia 15.

 

Catanduvas mais uma vez foi muito bem representada com interpretes em todas as categorias sendo eles:

 

Categoria Kids: Bianca Alves Da Silva

 

Categoria Gospel: Clovis e Alcione

 

Categoria Popular: Gabriela Poletto

 

Categoria Sertaneja: Lucas e Celso

 

Entre as apresentações o destaque ficou por conta da interprete Bianca, que conquistou o 2º lugar na Categoria Kids e que irá representar Catanduvas na grande final que acontecera no dia 28 de setembro, na cidade de Nova Aurora.

 

Em nome da Administração Municipal a Secretaria de Cultura agradece todo apoio e incentivo que o Prefeito Professor Moises vem dando a Cultura em nosso Município.

 

Na ocasião foi disponibilizado ônibus para a caravana, onde estiveram presentes amigos e familiares dos interpretes representando Catanduvas em uma forte torcida.

 

 

 

Hashtag:
Laranjeiras - Prefeitura iniciou pela comunidade de Flor do Pinho a entrega de recursos do Programa Dinheiro direto na comunidade

A prefeitura de Laranjeiras do Sul iniciou no domingo, 16, a repassar recursos para Associações e Clube de mães através do Programa “Dinheiro Direto na Comunidade”.

 

O primeiro repasse foi feito na comunidade de Flor do Pinho, onde a Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima foi contemplada com R$ 12 mil. Os recursos serão investidos em melhorias do pavilhão da comunidade. Acompanharam o prefeito Berto Silva na entrega, o vice-prefeito Valdemir Scarpari, os secretários Celso de Azevedo (Agricultura), Sérgio Slusovski (Controle Interno) além dos vereadores Carlos Alberto Machado e Valmir Trindade.

 

“Para as 17 Associações e Clubes de mães que se inscreveram nesta primeira etapa do programa vamos repassar em 250 mil reais. Estamos percorrer o interior do município, fazendo a entrega destes recursos e aproveitando para entregar o Plano Safra aos nossos agricultores. Além destes recursos vamos entregar também um trator agrícola e uma semeadeira de grãos adquiridas através de emenda parlamentar e que vamos entregar para duas associações”, afirmou o prefeito Berto Silva.

 

Associações e Clubes de mães contempladas


-Associação do Rio do Leão (R$ 50.000,00) - recursos para construção de um barracão.

-Clube de mães do Renascer/Rio Laranjeiras (R$ 15.000,00 - recursos para a compra de duas caixas de água, com capacidade para 15 mil litros e construção de estrutura metálica e piso no pavilhão da comunidade.

-Associação São Francisco/Linha Pechinski (R$ 8.000,00) - recursos para reforma da Igreja e compra de utensílios para o Clube de mães

-Comunidade da Vila Rural Unidos (R$ 14.600,00) - recursos para reforma do Pavilhão da Igreja e compra de um fogão industrial

-Associação Comunitária de moradores do Herval Grande (R$ 10.500,00) - recursos para reforma na Igreja

-Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima/Flor do Pinho (R$ 12.000,00 - recursos para reforma no pavilhão e na Capela

-Associação do Rio do Tigre (R$ 15.000,00) - recursos para reformas no pavilhão e colocação de cerâmicas

-Clube de Mães Caridade/Vila Palmeiras (R$ 7.000,00) - recursos para aquisição de utensílios para cozinha

-Associação de moradores Santa Terezinha do Menino Jesus/Vila Palmeiras (R$ 26.000,00) - recursos para ampliação do pavilhão e colocação de cerâmicas

-Clube de mães Casinha Branca/Vila Campinas (R$ 15.000,00) - recursos para reforma e pintura da cozinha, pavilhão, construção de uma churrasqueira e equipamentos de cozinha

-Clube de Mães Nossa Senhora Aparecida/Passo Liso (R$ 7.000,00) - recursos para aquisição de equipamentos industriais de cozinha

-Clube de Mães Nova Conquista/Assentamento Rio Verde (R$ 15.000,00) - recursos para aquisição de materiais para construção de uma cozinha para o Clube de mães

-Clube de Mães Santa Luzia/Paz Nascente (R$ 15.000,00) - recursos para reforma na cobertura e construção de calçada no Clube de mães

-Associação dos amigos e moradores do Bairro Água Verde (R$ 3.500,00) - recursos para aquisição de um forno industrial

-Associação Comunitário do KM 08 (R$ 20.000,00) - recursos financeiros para ampliação e construção de um barracão

-Assolar/Gramadinho (R$ 12.000,00) - recursos para construção de um Portal

Para a Associação de moradores da Colônia Santo Antônio, vai ser entregue um trator agrícola, adquirido com recursos de emenda com contrapartida da prefeitura no valor de R$ 88.900,00

Para o Grupo de Integração União da Linha São José, vai ser entregue uma semeadeira de grãos, adquirida com recursos de emenda com contrapartida da prefeitura no valor de R$ 62.780,00

Já o Barracão para a comunidade do Barro Preto, no valor de R$ 50.000,00, a obra vai ser licitada pela prefeitura.

 

 

 

Laranjeiras - Produtores começam a receber o Plano safra 2018/2019

A prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, inicia na terça dia 18, a entrega do Plano Safra 2018/2019, contemplando 350 agricultores.

 

O investimento será de aproximadamente R$ 1 milhão. Cada produtor vai receber 12 sacas de adubo, 8 sacas de ureia e 3 sacas de milho. Com incentivo do programa municipal, o produtor paga de forma facilitada 80% do valor dos produtos e tem os outros 20% subsidiados pela prefeitura.

 

Confira o roteiro para esta semana:


Terça-feira, 18 de setembro
10:30 – Colônia União (13 produtores contemplados), Colônia Santo Antônio (20 produtores) e Rincão Grande (5 produtores)

12:00 – Linha Pechinski (14 produtores)
14:30 – Passo Liso (23 produtores) e Rio Quati (9 produtores)

Quarta-feira, 19 de setembro
10:00 – Assentamento Passo Liso (12 produtores)
12:00 – Rio do Tigre (25 produtores)
13:30 – Alto Alegre (13 produtores)
14:30 – Campo Verde (5 produtores)

Quinta-feira, 20 de setembro
09:00 – Rio Laranjeiras envolvendo também os produtores do Xagu dos Marianos e Nova Colônia (15 produtores)
12:00 – Rio do Leão (6 produtores)
14:00 – Assentamento 8 de Junho (12 produtores)

Sexta-feira, 21 de setembro
12:00 – Herval Grande (6 produtores)
14:00 – Linha São José (15 produtores)
15:00 – Alto São João (32 produtores)

 

 

 

Candói - Coleta de lixo eletrônico acontece mais uma vez no município

A Prefeitura de Candói, através da Secretaria de Meio Ambiente promove mais uma coleta de lixo Eletrônico do Município.

 

A coleta do lixo eletrônico será feita de 24 a 28 de setembro no ponto de apoio que será instalado no canteiro Central da Avenida José Antunes Fabrício, em frente a Agropecuária Minsk. Apoiadores estarão coletando os eletrônicos em horário comercial de 8h às 17h com um intervalo de 1h para o almoço.

 

Os moradores vão poder descartar computadores, televisores, carregadores, monitores, dentre outros que não estão mais em condições de uso. Neste projeto, somente celulares, bateria e toners de impressora não serão coletados, visto que são lixos tóxicos e não podem ser misturados a outros materiais pelo risco de serem corrosivos.

 

O projeto tem o objetivo de dar um destino final mais adequado a esses materiais que depositados na natureza causam um grande impacto ambiental.

 

Os lixos eletrônicos serão encaminhados para uma empresa de reciclagem a SUC - Ambiental que dará um novo destino ao produto sem causar danos ao Meio Ambiente.

 

De acordo com o prefeito Gelson Costa, o lixo eletrônico passou a se acumular nas empresas e residências e por possuir componentes contaminantes não podem ser descartados junto ao lixo doméstico e nem industrial.

 

“Por isso é tão importante a comunidade contribuir com a coleta seletiva eletrônica e ajudar o meio ambiente”, disse o prefeito.

 

 

 

Virmond - Na capital do estado governo municipal garante mais de 1 milhão em recursos

A tão sonhada geração de emprego e renda para os munícipes está prestes a ser realizada. Em Curitiba prefeito Neimar Granoski acompanhado pela sua comitiva, assina o convênio de R$ 500 mil para a aquisição de equipamentos de costura para a implantação de uma fábrica de jeans no município de Virmond, oque proporcionará a geração de 60 empregos diretos.

 

Outra grande conquista é quanto à assinatura do convênio para a construção do Bloco B da Unidade de Saúde, no lugar do estacionamento, uma nova e moderna obra ganhará forma proporcionando melhores condições de trabalho e atendimento à população, obra esta que totaliza R$ 500 mil em repasse e R$ 40 mil em contrapartida do município.

 

Para o prefeito Neimar Granoski o momento é de comemoração. “Graças ao apoio do Governo do Estado estamos proporcionando sim um Novo Capítulo na História do Município. Praticamente tudo o que conseguimos nestes 1,8 anos de Governo é a fundo perdido, sem ter precisado financiar um centavo.

 

Só tenho a agradecer a minha equipe competente de trabalho que juntos, não medem esforços para um sonhado futuro do município e parabenizar a população, pois quem ganha não é o prefeito e sim todos nós que aqui estamos”, finalizou.

 

 

 

Candói - Nova empresa se instala no município e gera 12 empregos diretos

Na tarde de quinta dia 13, o prefeito Gelson Costa recebeu a visita do responsável pela instalação da empresa Quero Quero - Casa Construção e Eletrodomésticos em Candói, Gerson Benedito Palioto que falou um pouco sobre o processo de recrutamento para as vagas da empresa, assim como os serviços que serão ofertados.

 

A empresa possui cerca de 51 anos no marcado e atualmente a Quero-Quero se tornou um dos mais sólidos e preparados grupos de varejo na região sul do país empregando mais de 4.000 funcionários, entre as mais de 260 lojas da Rede, agora uma filial se instala em nosso município gerando emprego, renda, e incentivando o crescimento da nossa região.

 

“Estamos muito contentes com a vinda da empresa, pois, significa que Candói é um município em expansão e que merece ser investido”, disse o prefeito.

 

Gerson, explicou que o processo de recrutamento será feito via agencia do trabalhador, e que as seleções já iniciaram e vão até o dia 21 de setembro.

 

Vagas disponíveis:


Coordenador Administrativo;
Estoquista;
Caixa;
Consultores de Venda;
Servente de Limpeza;
Auxiliar de Estoque;

 

Requisitos básicos:


Para preencher as vagas é necessário ter no mínimo ensino médio, ou estar cursando, residir em Candói, e ter disponibilidade para trabalhar em horário comercial.
Há vagas para menor aprendiz e pessoas que possuem deficiências. É necessário levar um currículo com foto na agência do trabalhador juntamente com a carteira de trabalho.

 

A previsão de início do funcionamento da loja, está marcada para dezembro, e as instalações serão na rua Gervásio Hitochi Dói, na antiga Soberana, em frente ao antigo Sicredi.

 

 

 

Candói - Prefeitura concede espaço para Sindicato Rural Patronal de Guarapuava manter as atividades

Na tarde desta segunda dia 17, o prefeito Gelson Costa recebeu em seu gabinete o presidente do Sindicato Rural Patronal de Guarapuava, Rodolpho Botelho, para a assinatura de um termo de concessão de uso, de um espaço público para as reinstalações da extensão de base do sindicato Rural Patronal de Guarapuava em Candói.

 

Atualmente a extensão de base funciona em um espaço alugado na AV. XV de Novembro, e passará a funcionar onde fica o antigo Centro do Idoso, mas devido aos custos o sindicato não teria mais condições de se manter, por isso, a prefeitura em conjunto com os vereadores, concedeu um novo espaço por 4 anos para uso do sindicato no município a fim de desenvolverem suas atividades sem a necessidade de pagarem aluguel como vinha acontecendo.

 

Por meio desta concessão, será possível que o sindicato continue atuando em Candói agindo em parceria com a EMATER, e prefeitura, promovendo cursos e capacitações para o homem do campo.

 

O novo espaço fica na localizado na Av. Padre Ponciano Mendes de Araujo e possui toda estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades.

 

“Para nós é muito gratificante trabalhar em conjunto com o Sindicato, porque assim trazemos opções para o produtor rural buscar seu sustento e permanecer no campo”, disse o prefeito.

 

Gelson também destacou a importância da participação da Câmara de Vereadores que sempre tem sido apoio aprovando projetos, que beneficiam a população como um todo.
Para o presidente do Sindicato Rural Patronal de Guarapuava, ter essa parceria firmada com a prefeitura só permite que mais capacitações cheguem aos produtores rurais do município.

 

“Os cursos que a comunidade desejar podemos trazer informações e conhecimentos ao produtor rural, atendendo seus anseios na agricultura. Esperamos poder trazer as melhores capacitações ao município”, disse Rodolpho.

 

 

 

Porto Barreiro - Projeto “Caravana Literária” chega no município

O município de Porto Barreiro recebeu nesta quarta e quinta-feira, o projeto “Caravana Literária”, uma iniciativa do Governo do Estado que faz parte da programação do Mês da Literatura 2018, e visa promover atividades de incentivo à leitura.

 

Os alunos receberam a presença do escritor guarapuavano Norbert Heinz, que contou um pouquinho sobre sua profissão em um bate-papo sobre o tema. A prefeita Marinez Crotti esteve presente, valorizando a educação.

 

O projeto acontece todo ano, com profissionais ministrando também palestras e oficinas. Norbert aproveitou para fazer duas tardes de contação de história na Escola Municipal Irmã Inês Vailatti, que encheu de alegria quem passou por lá.