Mercado reduz previsão da inflação para 4,46%, abaixo do teto da meta

Após a divulgação da inflação de outubro, a menor para o mês em quase 30 anos, a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - considerado a inflação oficial do país - passou de 4,55% para 4,46% este ano. Com isso, a estimativa alcançou o intervalo da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central (BC).

Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.

A estimativa está no boletim Focus desta segunda-feira (17), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2026, a projeção da inflação permaneceu em 4,2%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 3,8% e 3,5%, respectivamente.

A redução na conta de luz puxou a inflação oficial para baixo e fez o IPCA fechar outubro em 0,09%, o menor para o mês desde 1998, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Em setembro, o índice havia marcado 0,48%. Em outubro de 2024, a variação havia sido de 0,56%.

Com esse resultado, a inflação acumulada em 12 meses é 4,68%, a primeira vez, em oito meses, que o patamar fica abaixo da casa de 5%. No entanto, ainda acima do teto da meta do CMN.

Juros básicos

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros - a Selic - definida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. O recuo da inflação e a desaceleração da economia levaram à manutenção da Selic pela terceira vez seguida, na última reunião, no início deste mês.

No entanto, o colegiado não descarta a possibilidade de voltar a elevar os juros “caso julgue apropriado”.

Em nota, o BC informou que o ambiente externo se mantém incerto por causa da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, com reflexos nas condições financeiras globais.

Já no Brasil, a autarquia destacou que a inflação continua acima da meta, apesar da desaceleração da atividade econômica, o que indica que os juros continuarão alto por bastante tempo.

A estimativa dos analistas de mercado é que a taxa básica encerre 2025 nesses 15% ao ano. Para o fim de 2026, a expectativa é que a Selic caia para 12,25% ao ano. Para 2027 e 2028, a previsão é que ela seja reduzida novamente para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida; e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

Nesta edição do boletim Focus, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano permaneceu em 2,16%.

Para 2026, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,78%. Para 2027 e 2028, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 1,88% e 2%, respectivamente.

Puxada pelas expansões dos serviços e da indústria, no segundo trimestre deste ano a economia brasileira cresceu 0,4%. Em 2024, o PIB fechou com alta de 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021, quando o PIB alcançou 4,8%.

A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,40 para o fim deste ano. No fim de 2026, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,50.

 

 

 

 

 

Por - Agência Brasil

 Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda

Os participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas do Enem afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do exame a partir desta segunda-feira (17) até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília.

“Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro."

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que haverá apenas uma reaplicação do Enem.

Como solicitar

A solicitação deverá ser feita por meio da Página do Participante, no site do Inep, com login de acesso pela plataforma Gov.br.

Para a análise, o participante deverá inserir um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento, com a data que contemple o dia perdido de aplicação do Enem 2025. 

Situações

Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão a reaplicação do exame garantida.

O ministro da Educação, Camilo Santana, lembrou os candidatos que tiveram o Enem suspenso em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, após a passagem de um tornado no dia 7 de novembro. O município ficou 90% destruído, de acordo com a Defesa Civil do estado.

O edital de abertura do Enem prevê que o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por doença infectocontagiosa no primeiro ou no segundo dia das provas poderá solicitar a reaplicação. 

Doenças infecciosas

De acordo com o edital do Enem 2025, o participante infectado por uma das doenças a seguir deverá solicitar reaplicação: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela (catapora) ou covid-19.

Problemas logísticos

Para reaplicação, são considerados problemas logísticos que prejudicaram o solicitante como: desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural ou outro erro de execução de procedimento de aplicação.

Análise

Cada caso será analisado individualmente pela equipe do Inep. Somente a aprovação do documento comprobatório garante a participação na reaplicação do exame.

Para os casos em que o pedido for aceito (deferido), as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

O inscrito fará a prova somente do dia em que sua participação foi inviabilizada no Enem.

 

 

 

 

 

 

Por - Agência Brasil

 Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas da prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que a presença nos dois domingos de provas (9 e 16 de novembro), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, foi de aproximadamente de 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados.

Considerando somente a abstenção no primeiro dia do Enem 2025, no último domingo (9), o índice foi de 27%.

Em entrevista coletiva à imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que as presenças nos dois domingos de provas de 2025, se assemelha aos resultados dos anos anteriores.

O balanço é preliminar. Os dados definitivos serão divulgados junto ao resultado do exame, em janeiro de 2026.

O ministro anunciou que o gabarito oficial do segundo dia de provas do Enem será divulgado na próxima quinta-feira (20).

“Vai ser um dia bom para os alunos comemorarem. E o resultado final será apresentado apenas divulgado em janeiro de 2026”, adiantou o ministro Camilo Santana.

Novidades em 2026

O titular da pasta também anunciou que o governo irá utilizar o Enem para fins de avaliação do ensino médio, a partir de 2026.

Essa mudança, segundo o ministro, ocorre devido à desmotivação dos estudantes em se dedicar à prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), já que o foco e a dedicação máxima deles estão no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como principal meio de acesso à universidade.

Segundo o ministro, a estratégia trará, anualmente, um resultado mais eficiente e fidedigno sobre o desempenho desses alunos, pois refletirá a prova à qual eles dedicam mais esforço.

O Inep já realizou os estudos e padrões necessários para implementar essa nova forma de avaliação.

“Nós vamos trabalhar em 2026 para produzir uma avaliação da educação da conclusão da educação básica por meio do Enem, que certamente colocará em um outro patamar a aferição da qualidade da nossa educação básica. Teremos estudantes muito mais motivados para a participação nessa avaliação e uma prova que cobre todos os as habilidades e conhecimentos , explicou o presidente do Inep, Manuel Palacios.

Outra novidade anunciada pelo ministro é de que o MEC solicitou ao Inep um estudo para avaliar a aplicação do Enem de 2026, na língua portuguesa, nas capitais de três países do Mercosul para candidatos brasileiros e estrangeiros.

O Inep estuda a aplicação das provas no modelo digital para este novo público de Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai).

O instituto deve concluir esses estudos até o fim de março de 2026 para que seja anunciado já na publicação do edital do Enem, prevê Santana.

“Nós vamos apresentar ao longo do ano que vem, antes também do anúncio das inscrições. Será uma coisa inédita, que vinha sendo cobrado também por nós do ministério”, afirmou Camilo.

Ocorrências

Cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados por comportamentos considerados inadequados durante a aplicação do segundo dia de provas do Enem. O número preliminar, teria ficado abaixo da média histórica, contabilizada pelo Inep.

De forma geral, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em todo o país foi finalizada sem ocorrências significativas, anunciou o ministro, como falta de energia no Rio Grande do Sul e ocorrências no Ceará.

Em coletiva de imprensa, na sede do Inep, o ministro Camilo Santana confirmou que devido ao tiroteio na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (16), os inscritos que fariam o segundo dia de prova no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) 173 Rainha Nzinga Angola, em Acari, Zona Norte do Rio, terão as provas reaplicadas em 17 de dezembro.

Aplicação regular

No segundo dia de provas, os participantes resolveram questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia).

De forma inédita, o exame adotou a metodologia testlet, que agrupa itens variados em torno de um mesmo texto para avaliar o conhecimento do participante. 

“O testlet é uma inovação na construção dos testes do Inep e, certamente, teve uma grande acolhida, por conta da capacidade de melhor avaliar o letramento dos nossos estudantes”, avaliou Manuel Palacios, do Inep.

O exame foi aplicado em todas as 27 unidades da federação, em cerca de 165 mil salas de prova, todas elas, de forma inédita, foram equipadas com detector de metais para coibir tentativas de fraudes. As salas estavam distribuídas em cerca de 12 mil locais de prova, de 1.805 municípios.

Ao todo, o MEC contabilizou mais de 585 mil colaboradores que trabalham nos dois dias de aplicação do Enem, entre eles, funcionários do Inep, dos Correios, Advocacia Geral da União (AGU), Samu-192, agentes das Polícia Rodoviária Federal e das Polícias Militares e dos bombeiros militares, vinculados às Secretaria de Segurança Pública dos estados mais o Distrito Federal.

O ministro também valorizou que o Enem de 2025 voltou a certificar a conclusão do ensino médio para candidatos maiores de 18 anos, desde que atendam a requisitos como pontuação mínima. Ele comentou o número de inscritos que indicaram essa intenção na inscrição.

“Quase 100 mil pessoas se inscreveram para a finalidade de certificação e também a novidade deste ano foi a pré-inscrição dos alunos do ensino médio.”

Reaplicação das provas

Os participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas do Enem afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do Enem a partir desta segunda-feira (17) até 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília.

“Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro. Lembrando que a solicitação de reaplicação vale a partir de amanhã, 17 de novembro a 21 de novembro. Incluindo as pessoas que se sentiram prejudicadas no Paraná”, garantiu o ministro Camilo Santana.

O Enem foi suspenso em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após a passagem de um tornado pelo município no dia 7 de novembro. O município ficou 90% destruído, de acordo com a Defesa Civil.

A solicitação deverá ser feita a partir por meio da Página do Participante, no site do Inep, com login de acesso pela plataforma Gov.br.

A solicitação de reaplicação será analisada individualmente pela equipe do Inep.

O inscrito fará a prova somente do dia em que sua participação foi inviabilizada, pelo motivos citados no edital de abertura do Enem.

Para os casos em que o pedido for aceito (deferido), as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

COP 30

A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) é responsável por outra alteração do calendário do Enem 2025, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará.

Excepcionalmente, nas três localidades paraenses, os candidatos farão os dois dias de provas nos domingos 30 de novembro e 7 de dezembro.

Para que serve o Enem

As notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser usadas para acesso a universidades públicas, em diversas modalidades; para concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas; para pleitear o crédito estudantil para o pagamento das mensalidades de faculdades privadas; para ingresso sem vestibular em faculdades; para estudar em Portugal; para autoavaliação pelo treineiros; e para certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência nessa etapa do ensino básico.

Os concluintes do ensino médio em 2025 que fazem parte do programa Pé-de-Meia e participarem dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem receber um incentivo adicional de R$ 200, em parcela única depositada na conta da Caixa Econômica Federal aberta em nome do estudante.

 

 

 

 

 

 

Por - Agência Brasil

 Agências do Trabalhador têm 26,4 mil vagas disponíveis em todas as regiões do Paraná

O Paraná inicia a semana com  26.472 vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador .

A maior parte das oportunidades se concentra nos setores de produção, agroindústria, comércio e serviços, refletindo o bom momento do mercado de trabalho no Estado. As funções com mais vagas são alimentador de linha de produção (7.099), abatedor (1.443), magarefe (1.015) e operador de caixa (973).

A regional com maior volume de vagas nesta semana é Cascavel, que reúne 5.998 oportunidades. A agroindústria é o principal motor da região, com destaque para 1.993 vagas de alimentador de linha de produção, além de grande demanda por abatedores e magarefes. Em seguida, aparece Campo Mourão, com 4.026 vagas, também impulsionada pela indústria de alimentos. A região concentra 1.410 vagas de alimentador de produção, 590 de magarefe e 336 para auxiliar nos serviços de alimentação.

A Região Metropolitana de Curitiba soma 4.860 vagas, distribuídas entre produção, comércio e serviços gerais. Somente a Agência de Curitiba conta com 1.111 oportunidades, com grande procura por operadores de telemarketing, cobradores internos, atendentes de lojas e faxineiros. Na sequência, Foz do Iguaçu aparece com 2.719 vagas, movimentada pelos setores de produção, varejo e serviços, incluindo 969 vagas de alimentador de produção e diversas oportunidades para operadores de caixa e repositores.

Em Londrina, são 2.548 vagas, refletindo um cenário equilibrado entre varejo, logística e indústria. A região registra forte demanda por repositores, vendedores e motoristas de caminhão. Pato Branco aparece logo depois, com 1.642 vagas, abrangendo setores como produção, comércio e serviços gerais. Já Umuarama reúne 1.099 oportunidades, com destaque para a indústria de abate e funções administrativas.

Além das vagas gerais, a plataforma Master Job amplia o volume de oportunidades qualificadas. Em Curitiba, são 39 vagas para profissionais com formação técnica ou superior, abrangendo áreas como administração, engenharia, elétrica, psicologia, saúde, manutenção e tecnologia. Na Região Metropolitana de Curitiba, são 18 vagas com exigência de graduação ou curso técnico, além de 3 vagas de estágio. Somando Capital e RMC, o Master Job também oferece 11 vagas de estágio em áreas como Engenharia, Administração, Logística, Pedagogia e Química.

Segundo o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo o grande número de vagas demonstra o ritmo acelerado da economia do Paraná e reforça o compromisso do Estado em ampliar o acesso da população às oportunidades de emprego e renda.

“O Paraná vive um momento muito positivo na geração de empregos e as vagas desta semana mostram a força do nosso Estado. Estamos atentos às demandas das empresas e trabalhando para facilitar o acesso dos trabalhadores às oportunidades. A rede de Agências do Trabalhador continua ampliando seu alcance e garantindo que mais pessoas encontrem uma colocação profissional”, afirma.

MUTIRÃO DE EMPREGOS  Nesta quarta-feira, 19 de novembro, a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda promove um Mutirão de Empregos dedicado à empregabilidade negra, como parte das ações em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O evento reunirá mais de 20 empresas, oferecendo mais de 1.000 vagas em diversos setores, contemplando candidatos com diferentes níveis de experiência e escolaridade.

Os atendimentos acontecerão das 9h às 15h, com a entrega de senhas até às 12h. O objetivo é ampliar o acesso da população negra às oportunidades formais de trabalho, fortalecendo o compromisso do Estado com a inclusão, a diversidade e a redução das desigualdades no mercado de trabalho.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Rio Bonito do Iguaçu - Para acelerar reconstrução, Polícia Penal coloca 89 presos para trabalhar

O número de custodiados que atuam na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu subiu para 89 nesta segunda-feira (17).

A ampliação da força-tarefa é coordenada pelo Governo do Estado e monitorada pela Polícia Penal do Paraná (PPPR). Os custodiados são das cidades de Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa e Cascavel, mobilizadas para acelerar a recuperação da infraestrutura pública atingida pelo tornado no último dia 7.

As ações incluem a recuperação de escolas, espaços sociais e prédios administrativos essenciais. Na Creche Pedacinho do Céu, já foi concluída a limpeza completa interna e externa, com retirada total dos escombros deixados pelo desastre. No CMEI Dona Laura, além da limpeza geral, os custodiados finalizaram a cobertura do prédio, garantindo proteção contra as chuvas.

Os trabalhos seguem também no Colégio Estadual Ludovica Safraider, a unidade mais danificada, onde continuam as remoções de resíduos para liberação da área que será reconstruída. O esforço abrange ainda a APAE do município, que recebeu ações de limpeza, organização e suporte para restabelecimento das atividades e o destacamento da Polícia Militar do Paraná (PMPR). 

A força-tarefa passou a atender também a estrutura administrativa municipal. Durante o final de semana, 12 custodiados iniciaram a retirada de entulhos e a limpeza da prefeitura do município. Dentre as atividades estão os reparos no teto, no forro e nas demais áreas afetadas, ampliando o alcance das ações de recuperação conduzidas pela PPPR.

 

 

 

 

 

 

Por - AEM

Campo Bonito entre os Melhores do Ano no Esporte 2025

O município recebeu o convite oficial para participar da Premiação dos Melhores do Ano no Esporte 2025, que acontecerá no dia 4 de dezembro, em Guarapuava.

O evento vai reconhecer os principais destaques esportivos da região e valorizar o trabalho das gestões municipais.

Durante a visita ao Gabinete do Prefeito Mario Weber, o prefeito Mario Weber e o secretário de Esportes Maycon de Almeida receberam o convite das mãos do diretor-executivo da Associação da Cantu, Jaime Xavier, e do chefe da Regional de Esportes de Guarapuava, Edson Pereira de Andrade, representantes da Paraná Esportes e da Associação Cantuquiriguaçu.

Campo Bonito - Governo Municipal realiza audiência pública sobre pavimentação asfáltica em todo o perímetro urbano

Aconteceu na noite de quinta-feira (13), a audiência pública que apresentou à comunidade de Campo Bonito o projeto de pavimentação asfáltica em todo o perímetro urbano do município.

O encontro reuniu autoridades locais, representantes do Legislativo e moradores, em um importante momento de diálogo e transparência sobre os investimentos do governo municipal, o prefeito Mario Weber, o vice-prefeito Aparício Piana e o deputado estadual Hussein Bakri participaram da reunião, destacando o grande avanço que as obras representam para o desenvolvimento do município.

Durante a audiência, foi informado que nenhuma rua de Campo Bonito ficará sem pavimentação asfáltica, resultado dos importantes investimentos conquistados pelo governo municipal, que garantirão infraestrutura completa.

A comunidade também marcou presença, demonstrando apoio e entusiasmo com o anúncio, que reforça o compromisso do governo municipal em promover melhorias significativas na mobilidade urbana e no bem-estar dos campo bonitenses.

 

 

 

 

Por - Assessoria

Campo Bonito - Prova Paraná acontece nos dias 18 e 19 de novembro

Nos dias 18 e 19 de novembro, os alunos dos 2º e 5º anos do Ensino Fundamental - Anos iniciais, realizarão a Prova Paraná Mais.

Esta avaliação diagnóstica, elaborada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), é uma etapa fundamental do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). O principal objetivo desta avaliação é diagnosticar o nível de aprendizagem de cada estudante em Língua Portuguesa e Matemática, permitindo identificar as dificuldades e os avanços de cada um.

Os resultados obtidos instrumentalizam professores, equipes gestoras e a Secretaria Municipal de Educação na elaboração de planejamentos pedagógicos e políticas educacionais mais assertivas, que visam fortalecer e aprimorar a qualidade do ensino oferecido em nosso município.

Contamos com o apoio e incentivo de todos para que este momento avaliativo seja um sucesso e contribua significativamente para o futuro educacional de Campo Bonito.

A participação de cada estudante faz a diferença!
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Educação de Campo Bonito.