Neste sábado dia 23, Temporal volta a causar estragos na rede elétrica em diversas regiões do Pr.

Em todo o Estado, 435 mil consumidores estão sem energia. O maior número está nas regiões Oeste e Sudoeste, com 177,4 mil unidades desligadas. No Norte, são 133 mil unidades sem energia e no Noroeste, 111,7 mil. Equipes de manutenção da Copel trabalham para restabelecer o fornecimento. 

Depois de castigar os municípios do Oeste e do Sudoeste do Paraná, o temporal da manhã de hoje (23) seguiu deixando estragos no Noroeste e Norte, regiões que recém tinham se recuperado do evento climático do último dia 13. No momento, em todo o Estado, a Copel registra quase 435 mil unidades consumidoras sem energia e quase 4,6 mil ocorrências para atendimento.

As regiões Oeste e Sudoeste são as com mais unidades consumidoras desligadas, somando 177,4 mil. O número de ocorrências para atendimento passa de 2,2 mil. Na sequência aparece a região Norte, com 133 mil unidades consumidoras sem energia e mais de mil ocorrências para atendimento. A região Noroeste é a quarta, somando 111,7 mil unidades consumidoras desligadas e mais de mil ocorrências.

 

 

A Copel está com equipes de Manutenção e Emergência nas ruas trabalhando desde cedo para restabelecer o fornecimento o mais rapidamente possível. A concessionária lembra que, em dias de tempestade, deve-se manter distância de situações que possam oferecer risco, como postes quebrados e cabos rompidos.

A falta de luz pode ser comunicada aqui no site e no aplicativo da Copel, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Copel regulariza distribuição de energia e faz balanço de um dos principais temporais já enfrentados
Copel já atendeu mais de 20 mil ocorrências após o temporal

OESTE E SUDOESTE - Foz do Iguaçu, Medianeira e Cascavel concentram o maior número de consumidores desligados e há municípios com quase a totalidade dos consumidores desligados: Itaipulândia, Matelândia, Missal, São Pedro do Iguaçu, Lindoeste, Ramilândia, Diamante do Oeste, Três Barras do Paraná, Ibema, Salgado Filho, Tupãssi, Boa Vista da Aparecida, Catanduvas, Iguatu, Campo Bonito, São José das Palmeiras, Diamante do Sul, Santa Tereza do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Guaraniaçu, Santa Lúcia e Flor da Serra do Sul.

NORTE - Londrina tem, neste momento, 59 mil domicílios sem luz e pelo menos 20 circuitos alimentadores desligados no município e em Ibiporã. Na região, estão com o abastecimento de energia interrompido os municípios de Cafeara, Congonhinhas, Flórida, Jataizinho, Lobato, Lunardelli, Nossa Senhora das Graças, Nova Fátima, Sabáudia e Santo Inácio.

NOROESTE - Maringá tem aproximadamente 30 mil domicílios sem energia. Na região Noroeste, estão com o fornecimento interrompido os municípios de Japurá, Indianópolis, Ivatuba, Janiópolis, Mandaguaçu, Maria Helena, Nova Olímpia, Nova Tebas, Ourizona, Presidente Castelo Branco, Rancho Alegre, São Jorge do Ivaí, São Manoel do Paraná e São Tomé.

 

 

Com AEN

 

 

Pinhão - Cidade participa pela primeira vez dos Jogos da Integração do Idoso

Aconteceu do dia 18 até este sábado dia 23 de outubro os Jogos Da Integração do Idoso em Guaratuba e em Pontal do Paraná promovido pelo Estado do Paraná- Paraná Esporte.

O Município de Pinhão participou das oficinas em Pontal, com mais 11 municípios por ser a sua primeira participação. Em Guaratuba outros municípios participam da competição propriamente dita.

A delegação de Pinhão contou com 15 idosos, um professor, um enfermeiro e um chefe de delegação, mais o apoio de 4 servidores da Secretaria de Assistência Social. Participam atletas acima de 60 anos, em modalidades adaptadas para idosos como: vôlei câmbio, vôlei de praia, basquete relógio, handebol por zona, xadrez, dominó, peteca e vôlei no escuro, exclusivamente para atletas acima de 75 anos.

Durante a semana também foram realizadas atividades como: zumba, tiro com arco, duobol, caminhada orientada, entre outras, a secretaria de Esportes de Pinhão também está presente dando todo o suporte necessário, é importante destacar que é a primeira vez que uma delegação de Pinhão participa de um evento como esse, os secretários de esportes Jair Gonçalves, e de Assistência Social Josiane Aparecida Prestes, juntamente com a Chefe de Gabinete Solange Adronski representando o Prefeito José Vitorino, estiveram na abertura e acompanhando a delegação nos primeiros dias.

Os três representantes do executivo de Pinhão resumiram em algumas palavras a importância do pessoal da melhor idade poderem estar participando de um evento como este : “ A expressão em seus rostos , a alegria em realizar tal tarefa , o contato com algo nunca antes feito, estampava uma felicidade inexplicável, pessoas que já viveram de tudo nesta vida estarem em um evento que os remete a infância, a adolescência, e faz a competitividade voltar a circular em seus sentimentos, nossos jovens idosos , nossa melhor idade muito bem representada , nos traz um orgulho imenso e nos faz acreditar que a vida é muito bela e devemos cultivar momentos como esses para sempre em nossas vidas, a cada participante os nossos parabéns e nosso apoio para que a cada ano possamos levar aos nossos idosos a alegria e a felicidade em participar de eventos como este.” Jair , Josiane e Solange.

Os atletas ficaram hospedados na Associação Banestado em Pontal e devem retornar no dia 24 de outubro.

 

 

Por assessoria

 

 

Virmond - Produtores do município recebem mudas de alevinos

Produtores do Município de Virmond recebem mudas de alevinos com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Na manhã da última quinta, dia 21, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou a entrega de mais de 20 mil alevinos á 17 produtores de peixes do Município de Virmond, incluindo as espécies de Tilápias, Carpas e Pacu/

Os pedidos para a entrega do mês de dezembro, ainda não tem uma data definida, más já pode ser agendados na Secretaria de Agricultura ou pelo fone (42) 3618-1065.

 

 

Por assessoria

 

 

Hashtag:
Vacina da Pfizer contra covid tem alta eficácia em estudo com crianças

A vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 apresentou 90,7% de eficácia contra o novo coronavírus em um ensaio clínico com crianças de 5 a 11 anos, informou a farmacêutica norte-americana nesta sexta-feira (22).

No estudo, 16 crianças que receberam placebo (substância inócua) tiveram covid-19, em comparação com três que foram vacinadas, disse a Pfizer em documentos enviados à Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).

Como mais do que o dobro de crianças - no ensaio com 2.268 participantes - receberam a vacina em relação ao placebo, isso equivale a mais de 90% de eficácia.

Os assessores externos da FDA se reunirão na terça-feira (26) para votar recomendação de aprovação da agência da vacina para essa faixa etária.

 

 

 

Por - Agência Brasil

Hashtag:
Sancionada a lei que altera tolerância no excesso de peso de caminhões

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que altera de 10% para 12,5% os limites de tolerância para o excesso de peso por eixo de ônibus de passageiros e de caminhões de carga. O projeto foi aprovado em setembro pelo Senado.

A lei determina que os veículos ou combinações de veículos (carretas com reboques, por exemplo) com peso bruto igual ou inferior a 50 toneladas deverão ser fiscalizados apenas quanto aos limites de peso bruto total ou de peso bruto total combinado (caminhão mais o reboque).

A tolerância sobre o peso excessivo aumentou de 10% para 12,5%. Nesses casos não haverá aplicação de penalidades, pelo peso a mais registrado por eixo tanto de ônibus de passageiros como de caminhões de carga.

Apenas nos casos em que os veículos ultrapassarem a tolerância máxima do peso, é que será feita, também, a fiscalização sobre o excesso de peso por eixo, “aplicando-se a ele as penalidades de forma cumulativa, respeitada a nova tolerância máxima por eixo”, diz a lei.

Já os veículos não adaptados ao transporte de biodiesel, mas que realizam o transporte desse produto, terão seus limites de tolerância aumentados de 5% para 7,5% no peso bruto total ou no peso bruto total combinado – regra que vale até o sucateamento dos caminhões.

“A diversidade da frota do transporte rodoviário de cargas em operação deverá ser considerada na regulamentação do Contran [Conselho Nacional de Trânsito], contemplando os casos de dimensão de tolerância e de isenção na pesagem por eixo. Ademais foi prevista exceção, quanto às vias rurais não pavimentadas, geralmente de circunscrição municipal de trânsito, para as quais o Contran estabelecerá os requisitos mínimos e específicos a serem observados pela autoridade de trânsito ao conceder autorização para o tráfego de caminhões fora dos limites de peso e dimensões, como, por exemplo, aqueles que carregam cana-de-açúcar”, informou, em nota a Secretaria-Geral da Presidência da República.

A nova legislação prevê que o condutor parado pela fiscalização poderá seguir viagem caso a irregularidade não possa ser corrigida no local ou caso o veículo ofereça condições de segurança para circular.

Para liberar o condutor, a autoridade de trânsito deverá, no entanto, reter o Certificado de Registro Veicular (CRV) mediante recibo e conceder até 15 dias para que a pessoa regularize a situação a fim de poder receber de volta o CRV. Essa concessão não vale para veículos que não estejam registrados e licenciados ou para veículos de transporte pirata de passageiros ou produtos.

Vale-pedágio

A nova legislação prevê prazo de 12 meses para que o caminhoneiro cobre do contratante a indenização pelo vale-pedágio a que tem direito – valor que corresponde a duas vezes o valor do frete, caso não receba adiantado o valor do pedágio. O mesmo prazo vale para o órgão competente cobrar a multa administrativa pelo descumprimento da lei do vale-pedágio.

Outra mudança prevista pela nova lei é o dispositivo que obriga a pessoa jurídica proprietária do veículo multado indicar, ao Detran, o motorista infrator, no prazo de 30 dias. Caso isso não seja feito, a empresa terá de pagar nova multa cujo valor será o dobro do valor aplicado inicialmente.

 

 

 

Por - Agência Brasil

Hashtag:
feed-image