Polícia divulga perfis dos mortos no RJ; 17 não tinham histórico criminal

A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou no fim da noite deste domingo (2) o perfil com imagens de 115 das 117 pessoas mortas na Operação Contenção, realizada na última terça-feira (28/9) nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. O relatório foi feito pela Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com nota distribuída à imprensa, “mais de 95% dos identificados tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho e 54% eram de fora do estado. Apenas dois laudos resultaram em perícias inconclusivas.”

A Polícia Civil descreve que 97 das pessoas mortas “apresentavam históricos criminais relevantes”. Entre os mortos, 59 tinham “mandados de prisão pendentes.

O comunicado oficial admite que outras 17 “não apresentaram histórico criminal”, mas segundo as investigações posteriores, “12 apresentaram indícios de participação no tráfico em suas redes sociais.”

A lista nomina as pessoas mortas como “neutralizados” e assinala que 62 desses são de outros estados: “19 do Pará, 9 do Amazonas, 12 da Bahia, 4 do Ceará, 2 da Paraíba, 1 do Maranhão, 9 de Goiás, 1 de Mato Grosso, 3 do Espírito Santo, 1 de São Paulo e 1 do Distrito Federal.”

Doca

Relatório da Polícia diz que há no Rio de Janeiro “chefes de organizações criminosas de 11 estados da Federação, de quatro das cinco regiões do país.” O principal alvo da operação - Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca”, líder do Comando Vermelho (CV) – segue em liberdade após seis dias da operação policial.

Nenhuma das pessoas mortas havia sido denunciada à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro criou um observatório para acompanhar a apuração sobre o cumprimento da lei pelas policias Civil e Militar durante a Operação Contenção.

Moraes hoje no Rio

Brasília (DF), 21/10/2025 - Ministro Alexandre de Moraes durante sessão no STF de julgamento da Ação Penal 2694 -Núcleo 4 da trama golpista. Foto: Rosinei Coutinho/STF
Brasília (DF), 21/10/2025 - Ministro Alexandre de Moraes se reúne nesta segunda-feira com autoridades do Rio de Janeiro. Foto: Rosinei Coutinho/STF - Rosinei Coutinho/STF

O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem nesta segunda-feira (3) cinco reuniões agendadas com autoridades fluminenses e cariocas. Iniciando os encontros com o governador do estado do Rio, Cláudio Castro, e seus auxiliares da Segurança Pública.

Veja a programação de reuniões do ministro:

  1. Governador do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o Secretário de Segurança Pública do Estado, o Comandante da Polícia Militar, o Delegado-Geral da Polícia Civil e o Diretor da Superintendência-Geral de Polícia Técnico Científica, às 11h00;
  2. Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro às 13h30;
  3. Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro às 15h00
  4. Defensor Público Geral do Estado do Rio de Janeiro às 16h30.
  5. Prefeito do Rio, Eduardo Paes às 18h.

Ontem, Alexandre de Moraes determinou a preservação "rigorosa e integral" dos elementos materiais relacionados à execução da Operação Contenção. 

 

 

 

 

 

 

Por - Agência Brasil

 Campanha alerta para riscos da diabetes à visão

Campanha de conscientização do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta para os riscos aumentados que os portadores de diabetes tem de desenvolver a retinoplastia diabética, doença que pode causar a perda parcial ou total de visão.

Segundo o CBO há estudos que indicam que 4 em cada 5 pacientes crônicos tem risco de comprometimento por retinoplastia em algum grau. A doença afeta os vasos sanguíneos da retina, alvo principal nesta campanha. 

Durando todo o mês de novembro, a mobilização promovida pela CBO começa neste sábado (1º), com uma maratona online de conscientização e o início de um calendário de mutirões de atendimentos em diversas regiões do país, voltados ao diagnóstico e ao tratamento precoces. Os mutirões, organizados por município, podem ser pesquisados pelo site da campanha.

O público também poderá acompanhar a programação ao vivo entre hoje e domingo, no canal da CBO no Youtube, e acessar conteúdos complementares no site oficial do 24 Horas pelo Diabetes, que será atualizado ao longo do mês de novembro com vídeos, podcasts e depoimentos em apoio à campanha.

A diabetes é uma das principais doenças crônicas do país, e atinge mais de 16 milhões de pessoas, cerca de 7% de nossa população. Seu acompanhamento pode ser feito nas unidades básicas de saúde, em todo o território nacional, de maneira gratuita. O Sistema Único de Saúde (SUS) também fornece materiais para medição e controle da doença, capaz de complicar a condição de pacientes para diversas outras doenças, como demências e doenças metabólicas.A própria diabetes é uma doença com risco de complicações metabólicas e circulatórias, podendo levar à morte se não for devidamente tratada.

 

 

 

 

 

 

Por - Agência Brasil

 Paraná inicia novembro com 25,5 mil vagas abertas nas Agências do Trabalhador

O Paraná inicia o mês de novembro com  25.499 vagas de emprego abertas nas Agências do Trabalhador . As principais funções disponíveis continuam ligadas à indústria e aos serviços, com destaque para alimentador de linha de produção (6.873 vagas), abatedor (1.337), magarefe (964) e auxiliar nos serviços de alimentação (909). 

No Interior, Cascavel lidera o número de oportunidades, com 6.446 vagas abertas, especialmente nas áreas de produção e abate industrial. Em seguida, aparece Campo Mourão, com 3.787 vagas, concentradas em atividades da indústria alimentícia e frigorífica, com grande demanda por alimentadores de linha de produção (1.385) e magarefes (530).

No Oeste, Foz do Iguaçu soma 2.565 vagas, com demanda concentrada em alimentadores de linha de produção (889), operadores de caixa (133) e repositores de mercadorias (127). Já a Regional de Londrina tem 2.433 vagas, voltadas principalmente para o setor industrial e de comércio, com procura por repositores (92), operadores de caixa (89) e vendedores (86).

Na região Sudoeste, Pato Branco registra 1.620 vagas, a maioria na indústria de alimentos e construção civil, enquanto Maringá (Noroeste) oferece 1.141 vagas, com destaque para a agroindústria e o setor de cultivo de árvores frutíferas.

Outras regionais também se destacam, como Umuarama (944 vagas), Guarapuava (704), Paranaguá (588), Ponta Grossa (497) e Jacarezinho (334).

A Região Metropolitana de Curitiba contabiliza 4.440 oportunidades, com destaque para funções de operador de caixa (283), auxiliar nos serviços de alimentação (227) e auxiliar de logística (218). Somente na Agência do Trabalhador de Curitiba, são 979 vagas, incluindo posições para operadores de telemarketing (130), atendentes de lojas e mercados (107) e vendedores de comércio varejista (61).

Além das vagas operacionais e industriais, a plataforma Master Job, voltada a profissionais técnicos e de nível superior, está com 54 vagas abertas e 10 oportunidades de estágio em áreas como administração, contabilidade, engenharia, direito, pedagogia e marketing. As oportunidades estão disponíveis tanto em Curitiba quanto na Região Metropolitana.

Segundo o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, os números reforçam o dinamismo do mercado de trabalho paranaense e o papel das Agências do Trabalhador como elo entre quem busca uma vaga e quem precisa contratar.

“O Paraná segue criando emprego e renda em todas as regiões. Esses números mostram que nossas políticas públicas estão chegando onde precisam: nos municípios, nas empresas e nas pessoas que buscam uma colocação. O trabalho do Governo, em parceria com o setor produtivo, tem garantido resultados sólidos e um mercado de trabalho cada vez mais forte e inclusivo”, destacou.

EMPREGO EM TODO O ESTADO – Dos 399 municípios do Paraná, 341 registraram um volume de contratações de empregados com carteira assinada acima das demissões entre janeiro e setembro deste ano, segundo dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Isso significa que mais de 85% das cidades paranaenses têm saldo positivo de empregos no ano, um reflexo direto dos mais de 121 mil postos de trabalho formais gerados no Estado em 2025. 

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Granizo de 100g e ventos de 95 km/h: Defesa Civil prepara ajuda a municípios afetados

Os temporais que atingiram o Paraná neste fim de semana vieram acompanhados de vendavais e chuvas de granizo em alguns municípios do Estado. As rajadas de vento chegaram a 95 km/h em Cornélio Procópio e a 91 km/h em Santo Antônio da Platina na madrugada deste domingo (20), segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), que registrou rajadas acima de 50 km/h em pelo menos 15 municípios desde o sábado (1).

O Simepar também recebeu relatos de chuvas de granizo em sete municípios. Em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, as pedras de granizo chegaram a pesar mais de 100 gramas. Também houve registros de granizo nas cidades de Mandaguari, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão. 

As chuvas atingiram praticamente todas as regiões, em alguns municípios com mais intensidade. Em Santa Helena, no Oeste, o acumulado chegou a 138,6 milímetros, sendo que a média histórica de chuvas em todo o mês de novembro na cidade é de 150 milímetros. 

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil está monitorando a situação nos municípios e recebeu, até o início da manhã deste domingo (2), registros de enxurradas, granizo e vendavais em 16 cidades. As equipes regionais, junto com o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis municipais estão prestando auxílio às famílias afetadas, inclusive com a distribuição de lonas. 

Também está sendo preparada ajuda humanitária para Jandaia do Sul, Pitangueiras e Barbosa Ferraz, com o envio de telhas, cestas básicas, kits dormitório e de higiene e limpeza.

Os municípios que registraram ocorrências até as 8h deste domingo foram Assis Chateaubriand, Barbosa Ferraz, Campo Mourão, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Jandaia do Sul, Moreira Sales, Nova Aurora, Peabiru, Pitangueiras, Planalto, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rolândia, Santa Fé e São João do Ivaí.

PREVISÃO DO TEMPO – O tempo segue instável neste domingo, com a possibilidade de chuvas fortes, raios e ventos moderados a fortes durante a manhã. Ao longo do dia, a instabilidade deve se deslocar para São Paulo, mas ainda há possibilidade de chuva principalmente nas áreas mais ao norte e leste do Estado. Não deve haver muitas mudanças nos termômetros, com a temperatura variando de 15°C na região Sul até 27°C no Noroeste.

Rajadas de vento mais fortes no sábado:

Altônia: 68km/h às 18h30;

Campo Mourão: 69,1km/h às 20h30;

Cianorte: 59km/h às 20h45;

Guaíra: 55,1 km/h às 18h15;

Loanda: 50,8km/h às 22h45;

Palotina: 50,8km/h às 17h30;

Paranavaí: 50,4km/h às 21h45;

Candói: 54km/h às 16h30;

Santo Antônio da Platina: 67km/h às 22h15;

Ubiratã: 60,8 km/h às 19h30;

Umuarama: 56,9 km/h às 19h4

Rajadas de vento fortes até as 7h30 de domingo:

Cascavel: 59km/h às 2h;

Cornélio Procópio: 95,5km/h às 2h;

Distrito de Horizonte, em Palmas: 50,8km/h à 1h45;

Santo Antônio da Platina: 91km/h à 0h.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Campina da Lagoa recebe pacote de R$ 30 milhões em obras de saúde, educação e infraestrutura

Ações foram viabilizadas em parceria entre o Governo do Estado, o deputado Gugu Bueno e prefeito Padre Gianni de Campina da Lagoa

Campina da Lagoa vive um novo ciclo de desenvolvimento com entregas e anúncios que somam mais de R$ 30 milhões em investimentos do Governo do Estado do Paraná, articulados com o deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa, Gugu Bueno (PSD).
Durante o evento realizado na sexta-feira (31), foram entregues a reforma da Unidade Básica de Saúde José da Silva e a nova Praça Central João XXIII, além do anúncio de uma unidade de Pronto Atendimento 24h (R$ 7 milhões), da reforma do Colégio Estadual Santos Dumont (R$ 4 milhões) e de um pacote de R$ 20 milhões em pavimentação urbana e rural.

As ações foram realizadas em nome do governador Ratinho Junior, com a presença dos secretários Beto Preto (Saúde) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento), que representaram o Governo do Estado e acompanharam as entregas ao lado das lideranças locais.

“Campina da Lagoa é exemplo de planejamento e parceria. São obras que refletem o compromisso do governador Ratinho Junior com os municípios e o esforço conjunto do Legislativo em garantir que bons projetos se tornem realidade”, afirmou Gugu Bueno, ao lado do prefeito Padre Gianni Cassol e das autoridades estaduais.

Saúde

A Unidade Básica de Saúde José da Silva foi oficialmente entregue à população, totalmente reformada e equipada, ampliando a capacidade de atendimento local.
O Governo do Estado também confirmou o investimento de R$ 7 milhões para a construção de um Pronto Atendimento 24h, que será referência para toda a região.

“Campina da Lagoa agora conta com uma unidade moderna e, em breve, com um pronto atendimento que vai reforçar o cuidado e a humanização do atendimento à população”, destacou o secretário Beto Preto, que representou o governador Ratinho Junior no evento.

“É um grande anúncio, uma obra de quase R$ 7 milhões que será o sonho da cidade. Esse pronto atendimento municipal é uma conquista que mostra o quanto o Governo do Estado está olhando para Campina da Lagoa e cuidando das pessoas”, destacou Gugu Bueno.

Educação

Principal instituição de ensino do município, o Colégio Estadual Santos Dumont receberá R$ 4 milhões em investimentos do Governo do Estado.
A obra prevê modernização completa da estrutura física, com troca de cobertura, pisos, banheiros, sistema elétrico e implantação de acessibilidade, beneficiando centenas de estudantes do ensino fundamental e médio.
Com mais de quatro décadas de funcionamento, o colégio é referência educacional na região e terá a maior reforma de sua história, aguardada há anos pela comunidade escolar.

Infraestrutura

O evento também marcou o anúncio de um pacote de R$ 20 milhões em pavimentação e obras de infraestrutura, contemplando as comunidades de Herveira, Sales de Oliveira e Bela Vista. A medida vai melhorar a mobilidade rural, facilitar o escoamento da produção agrícola e fortalecer a integração entre os distritos e a área urbana.

“Esse pacote é resultado da boa gestão do governador Ratinho Junior e do diálogo com a Assembleia Legislativa. Cada obra representa mais qualidade de vida e mais desenvolvimento para o nosso interior”, destacou Gugu Bueno.

O prefeito Padre Gianni Cassol agradeceu o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa.

“Esses investimentos mostram que Campina da Lagoa está sendo olhada com atenção. São obras que cuidam da nossa gente e transformam o futuro da cidade”, afirmou o gestor, destacando que as ações beneficiam também bairros e comunidades rurais.

Assessoria de Comunicação – Deputado Gugu Bueno

Lotofácil - Aposta única leva R$ 1,8 milhões

Sorteio ocorreu neste sábado (1). Uma aposta acertou os 15 números. Estimativa do prêmio do próximo concurso, que será realizado na segunda-feira (3), é de R$ 1,8 milhão.

Veja abaixo os números do sorteio do concurso 3528 da Lotofácil realizado neste sábado (1):

1 - 3 - 5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 16 - 18 - 19 - 20 - 22 - 23 - 24 - 25

Veja quantas apostas foram premiadas no concurso 3528:

  • 15 acertos: 1 aposta ganhadora, que vai receber R$ 1.846.822,03;
  • 14 acertos: 149 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 2.598,91;
  • 13 acertos: 6.459 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 35;
  • 12 acertos: 93.255 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 14;
  • 11 acertos: 511.413 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 7.

O próximo sorteio acontece na segunda-feira (3).

 

 

Brasileirão: Vasco x São Paulo

Vasco e São Paulo duelam neste domingo, às 20h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Vasco está embalado no Brasileirão. O clube venceu seis dos últimos sete jogos no campeonato, o que fez o time pular para a oitava posição e sonhar com uma vaga na Libertadores do ano que vem. A equipe de Diniz tem 42 pontos, na oitava posição, e busca se aproximar dos rivais Botafogo (6º) e Fluminense (7º).

O São Paulo vem de uma boa vitória por 2 a 0 contra o Bahia que marcou uma recuperação após vários resultados negativos. O Tricolor, que ainda sonha com uma vaga na Conmebol Libertadores do ano que vem, entrou na rodada na nona colocação, com 41 pontos.

No primeiro turno, o Vasco venceu o duelo no Morumbis pelo placar de 3 a 1, em jogo que finalizou a passagem de Luis Zubeldía pelo São Paulo. Contra o Tricolor, o Vasco não sabia o que era vencer no Morumbis havia 13 anos. A última vitória tinha sido por 1 a 0, no dia 18 de julho de 2012. Neste ano, os gols foram de Vegetti, Nuno Moreira e Rayan. Ryan Francisco, hoje machucado, descontou para o Tricolor.

 

Vasco

De volta após suspensão, Fernando Diniz terá o retorno de seu principal jogador no momento. Rayan está recuperado de uma lesão na coxa e será titular neste domingo. Vegetti deve ir para o banco de reservas. A equipe não tem novos desfalques para o confronto direto contra o São Paulo.

 

São Paulo

Crespo completa um turno inteiro à frente do São Paulo com o jogo contra o Vasco, já que no primeiro turno a partida marcou a despedida de Zubeldía. Ainda sem Cédric Soares, que sente dores no dedo do pé por conta de uma fratura, a tendência é que Maílton jogue de ala direita. O treinador não conta com Maik e Luciano, suspensos. Na frente, o chileno Tapia pode jogar com Lucas Moura.

 

 

 

 

 

Por GE

 

 

Quina - Duas apostas acertaram os 5 números

Sorteio ocorreu neste sábado (1). Duas apostas acertaram os 5 números. Estimativa do prêmio do próximo concurso, que será realizado na segunda-feira (3), é de R$ 600 mil.

Veja abaixo os números do sorteio do concurso 6868 da Quina realizado neste sábado (1):

10 - 17 - 26 - 33 - 38

 

Veja quantas apostas foram premiadas no concurso 6868:

  • 5 acertos: 2 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 18.022.079,27;
  • 4 acertos: 204 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 5.037,46;
  • 3 acertos: 13.791 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 70,96;
  • 2 acertos: 269.353 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 3,63.

O próximo sorteio acontece na segunda-feira (3).

 

 

Hashtag: |