A Defensoria Pública do Paraná mandou nesta quinta-feira (27) um projeto de lei para a Assembleia Legislativa que garante o atendimento integral e gratuito em denúncias relacionadas aos crimes racismo e injúria racial no Estado. Ele é fruto de articulação também com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).
Pela legislação atual, para ser atendido pela DPE-PR é necessário comprovar renda familiar de até três salários mínimos, atestando vulnerabilidade financeira. O novo projeto de lei retira a presunção de vulnerabilidade quando os crimes são relacionados a atos racistas ou de injúria racial, excluindo a necessidade da análise socioeconômica.
Para garantir alcance estadual, o texto determina que o atendimento seja prioritariamente remoto, permitindo que moradores de todos os municípios do Paraná possam ser atendidos, mesmo naqueles não possuam sede da DPE-PR. Quando o atendimento presencial for necessário, a Defensoria prestará o suporte na unidade mais próxima do domicílio da vítima.
O projeto também prevê a criação da Coordenadoria Especializada na Defesa dos Direitos das Vítimas de Racismo e Injúria Racial, vinculada ao Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER) da Defensoria Pública. A nova estrutura será responsável por organizar e executar os atendimentos, além de atuar estrategicamente nos casos desde a fase do inquérito, garantindo correta tipificação dos crimes e produção de provas.
“É um grande passo que a Defensoria Pública dá em parceria com o Governo do Paraná para criar mais uma política pública visando a promoção da igualdade racial. O objetivo é que qualquer pessoa negra do Estado vítima de racismo ou injúria racial tenha todos os seus direitos garantidos”, destaca o defensor público-geral do Paraná, Matheus Cavalcanti Munhoz.
A proposta reforça ainda a parceria entre a Defensoria Pública e a Semipi, integrando o fluxo de atendimento ao Programa SOS Racismo, responsável por receber denúncias e acolher vítimas. O programa será a porta de entrada para os casos, que depois serão encaminhados para acompanhamento jurídico especializado pela Coordenadoria da Defensoria.
“Essa parceria com a Defensoria é muito importante para que possamos combater o racismo de forma efetiva. Dividimos as responsabilidades para podermos construir de maneira conjunta políticas públicas eficazes”, explica a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
Para a diretora da Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Ivânia Ramos dos Santos, a inovação se dá através da assistência integral. “O atendimento será totalmente personalizado, seguindo um fluxo formal e automatizado que acompanha a pessoa desde o primeiro contato até o atendimento psicológico e o registro do boletim de ocorrência. A Defensoria vai oferecer apoio integral em todas as etapas, garantindo acompanhamento do início ao fim para qualquer pessoa que procure o serviço para denunciar crimes de racismo”, reforça.
Por - AEN
A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta um fim de semana com temperaturas na faixa dos 37°C em algumas regiões do Estado.
Por causa do forte aquecimento, algumas pancadas de chuva podem ser registradas já nesta sexta-feira (28) e, depois de mais um sábado de sol, um sistema de baixa pressão trará chuva para a metade sul do estado na virada do mês, entre domingo e segunda-feira (1º).
Nesta sexta (28), no Interior, as temperaturas podem chegar aos 35°C, com tempo estável. Na região Leste, ficam na casa dos 26°C. O boletim de gestão de riscos feito pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil para esta sexta-feira aponta que a combinação de temperaturas mais elevadas, disponibilidade de umidade e a passagem de uma frente fria de fraca intensidade pelo Litoral deverão proporcionar condições para pancadas de chuva e tempestades localizadas, especialmente entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral.
Embora sejam chuvas localizadas, há condição para formação de tempestades localmente mais intensas, que poderão proporcionar chuva forte por curto espaço de tempo, rajadas de vento e precipitação de granizo. A situação é de atenção na Serra do Mar, o risco é moderado na faixa litorânea e na parte leste da RMC, e baixo na parte oeste da RMC.
No sábado (29) o tempo fica mais estável e as temperaturas seguem subindo, podendo chegar aos 37°C no Noroeste. No Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas se aproximam dos 30°C. O domingo (30), último dia de novembro, também começa com tempo estável em todas as regiões, predomínio de sol e temperaturas em elevação, novamente chegando aos 37°C no Noroeste e perto dos 30 °C no Leste, mas o tempo muda a tarde.
“A partir do período da tarde, temos a intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai que começa a mudar as condições do tempo nas regiões mais ao sul do estado. São previstas pancadas de chuvas localizadas acompanhadas de trovoadas nas cidades próximas à divisa com Santa Catarina, e também na RMC, entre o final da tarde e a noite de domingo”, ressalta Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
A chuva se espalha pelo estado na segunda-feira, mas na região Norte as temperaturas seguirão altas, próximas aos 38°C.
CALOR – Em algumas regiões, até domingo, os dias serão de calor intenso. Ainda não se configuram ondas de calor (quando as temperaturas ficam cinco graus acima da média, por pelo menos cinco dias seguidos), pois as temperaturas não ficarão 5°C acima da média por todo este tempo. O Noroeste está sob aviso meteorológico de calor intenso, com risco moderado, e em uma faixa do Oeste até o Norte Pioneiro há risco baixo.
As temperaturas começaram a subir na terça-feira (25), quando Capanema registrou 34°C e outras 13 estações meteorológicas também registraram temperaturas acima dos 30°C durante a tarde. Na quarta (26), a temperatura mais alta do estado foi de 35,5°C também em Capanema, e o número de estações com temperatura acima de 30°C subiu para 25. Na quinta (27), a temperatura em Capanema chegou a 36,6°C. Outras 24 estações tiveram temperaturas acima de 30°C, das quais cinco registraram mais de 33°C. A média das temperaturas máximas em Capanema em novembro é de 32,3°C.
A Defesa Civil orienta a população neste período para hidratação regular, dando preferência à água. Outras dicas importantes são: mantenha a casa fresca; evite exposição ao sol nos horários de maior aquecimento e reduza atividades físicas intensas; use roupas leves e claras, chapéu, óculos de sol e protetor solar; aumente o consumo de frutas ricas em água; dê atenção maior aos grupos vulneráveis (idosos, crianças, doentes crónicos); não deixe crianças, idosos ou animais em veículos estacionados; e procure ajuda médica se necessário.
Por - AEN
Na sexta-feira (28), a Escola Municipal Professor Joaquim Modesto da Rosa, promoveu para os pais dos alunos o dia Antirracismo.
Neste dia foram expostos trabalhos realizados pelos alunos com base nos conteúdos das aulas de historia, abordando temas como cultura afro-brasileira e indígena, enfatizando o combate ao racismo.
Acompanhe vo video acima.
Guaraniaçu realiza nesta quinta-feira (27), nas dependências do Centro de Convivência do Idoso João Badotti, a XIV Conferência Municipal de Saúde, um dos principais espaços de participação social para definição de políticas públicas no setor.
O encontro, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Governo Municipal, reuniu representantes do poder público, profissionais da área e a comunidade para debater melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o tema “O SUS: Avanços e os Desafios da Saúde com a Participação Popular”, a conferência teve como objetivo levantar propostas e demandas da população. Após aprovadas por delegados, com a observação da plenária, observadores e segmentos organizados, as sugestões serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional, contribuindo para o planejamento e aprimoramento do SUS em todo o país.
Realizadas a cada quatro anos em todas as esferas — municipal, estadual e federal — as conferências de saúde são fundamentais para nortear políticas públicas. É por meio desse processo participativo que se busca melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde, hospitais, centros de referência e demais serviços oferecidos à população.
O evento contou com a presença do Prefeito Ronaldo Cazella (MDB); dos Vereadores Valtair França, Daniel Magalhães e Sandra Mioranza; do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Rodrigo Raul da Silva; e do Secretário Municipal de Saúde Volnei Antônio Dall’Agnolo.
A palestra principal foi ministrada pelo enfermeiro Eder Luiz dos Santos, Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Unioeste de Cascavel. O profissional, que possui diversas especializações nas áreas de Educação e Saúde, além de atuar na Atenção Primária na 10ª Regional de Saúde do Paraná, trouxe reflexões sobre os desafios do SUS e a importância da participação social na construção de políticas públicas eficazes.
A conferência reafirmou o compromisso de Guaraniaçu com a ampliação do diálogo entre gestores, trabalhadores e usuários, buscando fortalecer o SUS e garantir serviços de qualidade à população.
Por Assessoria de Comunicação
Guaraniaçu, 27 de novembro de 2025
A Secretaria Municipal de Agricultura apresentou nesta quinta-feira (27), o novo Programa de Inseminação para Gado Leiteiro, iniciativa que busca incentivar produtores a aprimorar a genética de seus rebanhos e, com isso, elevar a produtividade leiteira no município.
Segundo o secretário de Agricultura Luiz Moraes de Jesus, o programa foi estruturado para estimular a melhoria do plantel por meio do uso de sêmen das raças Jersey e Holandesa, reconhecidas pelo alto potencial leiteiro. A ação será voltada especialmente aos pequenos produtores rurais, que terão apoio técnico e acesso ao material genético.
Moraes destacou que as comunidades que utilizam botijões comunitários deverão renovar os contratos de comodato, enquanto os produtores que possuem botijões particulares também poderão participar mediante convênio.
O médico-veterinário Dr. Eduardo Sandi, integrante da equipe da secretaria, informou que o programa incluirá cursos de capacitação para atualizar os produtores sobre técnicas de inseminação e boas práticas no manejo reprodutivo. “O objetivo é garantir que todos estejam preparados para aplicar corretamente as tecnologias disponíveis”, explicou.
O evento, realizado na sede da Secretaria de Agricultura, reuniu diversos produtores e teve como pauta principal a definição da forma de distribuição do sêmen sexado, ferramenta essencial para aprimorar a genética dos rebanhos e estimular o aumento da produção de leite.
Ainda durante a tarde, ocorreu a entrega de nitrogênio líquido aos produtores cadastrados, insumo fundamental para a conservação do material genético nos botijões de armazenamento.
O secretário Luiz Moraes ressaltou o apoio do prefeito Ronaldo Cazella e do vice-prefeito Carlão do Guaporé, destacando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento do setor leiteiro.
Por Assessoria de Comunicação
Guaraniaçu, 27 de novembro de 2025.
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Ação Social e Assistência Social, proporcionou uma experiência especial às crianças atendidas pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O grupo realizou uma visita ao Parque Aquático Blue Park, em Foz do Iguaçu, vivenciando um dia repleto de diversão, integração e novas experiências. A ação é resultado do comprometimento e empenho da equipe do CRAS e da Assistência Social, que trabalham continuamente para trazer atividades significativas para o município.
A dedicação desses profissionais busca fortalecer vínculos, promover inclusão e garantir que as crianças tenham acesso a momentos que contribuam para seu desenvolvimento social e emocional.
O Governo Municipal reforça seu compromisso com ações que valorizam a comunidade e ampliam oportunidades para as famílias atendidas.
Por - Assessoria
Nesta quinta-feira (27), está acontecendo na Escola Municipal Jean Piaget no Bairro Jardim Real, a 2ª Amostra de Atividades Pedagógicas.
O evento celebra o talento e a dedicação dos estudantes e professores na realização das atividades. A programação contou com apresentações culturais e salas temáticas que exibiram trabalhos desenvolvidos em aula, incluindo atividades de robótica, inglês, dança, teatro, aprofundamento de língua portuguesa e matemática, além de jogos e recreação.
A abertura oficial contou com a presença da Coordenadora Pedagógica responsável pelo Ensino Integral, Méury Dhayana Somariva do Nascimentos, da Secretária Municipal de Educação, Soelany Corso Pozzan, do Vice-Prefeito Carlos Roberto Ferreira “Carlão do Guaporé”, da vereadora Katia Moraes, que prestigiaram e apoiaram o evento.
A amostra reforça o compromisso da Escola Municipal Jean Piaget com uma educação integral, criativa e transformadora.
O vice-prefeito Carlão do Guaporé, representando o prefeito Ronaldo Cazella que por sua vez, estava presente no mesmo horário, na abertura da XIV Conferência Municipal de Saúde, realizada no Centro de Convivência do Idoso, agradeceu o convite da diretora da Escola Municipal Jean Piaget, Adenilce Michelon Moraes, para participar do evento e em seu nome, parabenizou alunos e professores pelos projetos apresentados.
Por Assessoria de Comunicação
Guaraniaçu, 27 de novembro de 2025
A Secretaria de Saúde de Guaraniaçu realiza nesta sexta-feira (28) o “Dia D” de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Próstata, com uma série de ações voltadas ao público masculino. As atividades acontecem ao longo do dia, das 7h30 às 19h, no Ginásio de Esportes Onofre Garbacheski.
Entre os serviços oferecidos estão o exame de PSA — importante no rastreamento do câncer de próstata — e testes rápidos para detecção de hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis.
O Secretário de Saúde Volnei Dal Agnollo, destaca que a escolha do ginásio como local do evento visa proporcionar mais conforto aos participantes. Segundo ele, o grande fluxo de pessoas observado todos os anos torna-se necessária a formação de filas, e o ginásio oferece espaço adequado para garantir melhor acolhimento, permitindo inclusive que os homens aguardem sentados.
Além da oferta de exames, a ação reforça a importância de adotar hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e redução do consumo de álcool e tabaco — medidas que contribuem para diminuir o risco de desenvolvimento do câncer de próstata e promovem maior qualidade de vida.
Homens a partir dos 40 anos estão convidados a participar da Campanha do Novembro Azul, que reforça o cuidado preventivo e o diagnóstico precoce.
O Governo Municipal reforça o convite: “Cuide da sua Saúde. Participe do Dia D e realize seus exames.”
Por Assessoria de Comunicação
Guaraniaçu, 28 de novembro de 2025
Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco vão acertar as contas com o Leão. A Receita Federal paga nesta sexta-feira (28), o lote da malha fina de novembro. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 214.310 contribuintes receberão R$ 494,09 milhões. Desse total, R$ 296,95 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.
Entre o público com prioridade, estão 138.164 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix. Também têm prioridade contribuintes de 60 a 79 anos; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave; e contribuintes acima de 80 anos.
A Receita também pagará restituição a 30.867 contribuintes sem prioridade, que acertaram as contas e saíram da malha fina.
A consulta pode ser feita desde o último dia 21 na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Pagamento
O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária."
Por - Agência Brasil
O Partido Liberal divulgou, nesta quinta-feira (27), que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve suas funções partidárias suspensas e também deixou de receber a remuneração da legenda.

Em nota, o PL argumentou que a medida ocorreu “infelizmente” em decorrência de lei (9096/95) e também em razão da suspensão dos direitos políticos de Bolsonaro, que é presidente de honra do partido.
A suspensão das atividades partidárias e da remuneração irá perdurar, segundo a nota, enquanto houver os efeitos da condenação pela Ação Penal 2668.
Bolsonaro iniciou o cumprimento de prisão nesta semana e está encarcerado na sede da Polícia Federal em Brasília. Ele foi condenado por tentativa de golpe de Estado.
Flávio pede "união"
Nesta noite, o senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, postou no X que a suspensão das atividades partidárias de Bolsonaro “foi algo obrigatório, e não por vontade do partido”.
“Se ele está arbitrariamente impedido de trabalhar, a lei determina isso”, escreveu o senador.
Ele defendeu que o grupo político permaneça unido. “Enquanto eu estiver vivo, nada faltará ao meu pai. Repito, é hora de ficarmos unidos”, defendeu o senador.
Por - Agência Brasil
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.944 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (27). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 27 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 08 - 15 - 23 - 39 - 40 - 59
- 13 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 77.570,03 cada
- 1.536 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.082,17 cada
Apostas
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de sábado (29), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. Para o bolão, o sistema fica disponível até às 20h30 no portal Loterias Caixa e no aplicativo Loterias Caixa.
A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.
Por - Agência Brasil
A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (27), a Operação Slim, destinada a desarticular uma quadrilha dedicada à produção, fracionamento e comercialização clandestinos do princípio ativo tirzepatida, utilizado em medicamentos injetáveis para tratamento de diabetes e perda de peso. O produto era vendido sem controle de qualidade, esterilidade ou rastreabilidade, elevando o risco sanitário ao consumidor.

O tirzepatida é conhecido pela marca Mounjaro.
Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, em clínicas, laboratórios, estabelecimentos comerciais e residências ligadas aos investigados.
Os agentes encontraram joias, carros de luxo e até um jatinho em poder da quadrilha.
“A investigação identificou que o grupo mantinha estrutura de fabricação em condições incompatíveis com padrões sanitários, realizando envase, rotulagem e distribuição do produto de forma irregular. Foram encontrados indícios de produção em série em escala industrial, prática não permitida no âmbito da manipulação magistral autorizada pela legislação vigente”, disse a PF em nota.
As investigações também constataram que havia comercialização do produto clandestino pela internet e contava, inclusive, com estratégias de marketing digital para incrementar as vendas.
“As medidas cumpridas hoje visam interromper a atividade ilícita, identificar os responsáveis pela cadeia de produção e distribuição e recolher documentos, equipamentos e insumos que auxiliem na análise laboratorial e perícia técnica dos materiais apreendidos”, disse a PF.
A operação contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das Vigilâncias Sanitárias dos estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco.
Por - Agência Brasil





























