Catanduvas - Dono de Lanchonete é ferido com golpe de facão

Policiais militares foram acionados na noite de quinta dia 19, para comparecerem até o Hospital Municipal, pois havia dado entrada um homem dono de uma lanchonete ferido na cabeça por um golpe de facão.

 

Rapidamente a equipe foi até a unidade hospitalar onde a vítima que não teve o nome divulgado recebia os primeiros atendimentos médicos. Foi constatado que o comerciante tinha um corte de aproximadamente 10 cm cabeça.

 

Questionado sobre o fato, a vítima disse aos policiais, que estava num atendimento normal aos clientes quando chegou um elemento e colocou o facão em cima do balcão e retirou-se dizendo “que iria buscar uma arma” e então retirou-se.

 

Quando o dono fechava a lanchonete o elemento retornou ao local e desferiu um golpe de facão e fugiu na sequência. A caso foi repassado para a Policia Civil investigar a autoria e a motivação do fato.

 

 

 

Hashtag: |
Catanduvas - PRE atende acidente na 471

Patrulheiros do Posto de Quedas do Iguaçu, atenderam no início da tarde de ontem, quinta dia 19, um capotamento de um veículo Siena placas de Guaíra.

 

O acidente aconteceu na 471 no Km 161, no trecho de acesso à Penitenciária Federal entroncamento com a PR 484.

 

Uma mulher identificada pela iniciais M.R.A de 36 anos de idade, era a condutora e perdeu o controle da direção do Siena e na sequencia acabou capotando. O carro parou em meio a uma mata as margens da rodovia.

 

No acidente houve somente danos de monta. Conforme a PRE, uma possível falha mecânica ocasionou o sinistro.

 

 

 

Hashtag: |
Catanduvas - Aeronave traz líder de facção ao Presídio Federal

Na manhã desta sexta, 20, uma aeronave do GOA (Grupo de Operações Aéreas) de Foz do Iguaçu trouxe um dos líderes de facção criminosa Eduardo Aparecido de Almeida para a penitenciária de segurança máxima.


Eduardo acusado de comandar o tráfico de drogas no Paraguai e Bolívia. O criminoso considerado de alta periculosidade foi preso no Paraguai em uma megaoperação. O “Piska” como é conhecido era foragido do sistema prisional e possuía várias passagens pela justiça, inclusive por homicídios.


De acordo com a Polícia Federal, há provas de que “ Piska” foi um dos líderes do plano que resultou no assalto milionário a Prosegur empresa de transporte de valores no Paraguai. O crime foi em abril do ano passado quando criminosos conseguiram levar cerca de 140 milhões de reais da empresa.

 

Ainda de acordo com a PF, “ Pisca” ficará preso no Presídio Federal por cerca de um ano, e as investigações continuam.

 

 

 

Hashtag: |
Catanduvas - Município participa dos Jogos da Juventude do Paraná

CATANDUVAS é muito bem representada nos Jogos da Juventude do Paraná na cidade de Pranchita.


No futsal masculino nossa equipe foi eliminada nas quartas de final pela equipe de Cascavel pelo placar de 3x1.

 

Segundo o técnico Nado "Não merecíamos a derrota, jogamos mais que Cascavel, mas infelizmente a vitória não aconteceu".

 

O voleibol feminino chegou a final, mas acabou sendo derrotado para Guaraniaçu ficando com o 2° lugar.

 

Para o técnico da equipe de vôlei Rafael Trombeta "nossa equipe não conseguiu jogar na final o que vinha jogando, não estávamos bem nesse dia, mas estamos contentes com o desempenho das meninas e o segundo lugar é uma ótima colocação".


Fica aqui os parabéns e agradecimentos a todos os professores e atletas que representaram muito bem nosso município.

 

 

 

Catanduvas - Adolescente que morreu em grave acidente é Laranjeirense

Como já noticiamos, um grave acidente envolvendo dois veículos e um caminhão aconteceu no final da manhã desta terça dia 03, no KM 551+ 500 da BR 277, nas proximidades do posto da Polícia Federal, que fica na entrada para Catanduvas.

 

Em um dos veículos estava uma menina de 12 anos a qual é de Laranjeiras do Sul. Luiza Farina Ferreira, ficou gravemente ferida e foi socorrida pelo helicóptero do Consamu e encaminhada ao Hospital Universitário de Cascavel, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

 

Luiza estudava no Colégio Estadual Laranjeiras, em Laranjeiras do Sul.

 

A mãe da adolescente teve ferimentos considerados leves e foi encaminhada a um hospital de Guaraniaçu.

 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a motorista, que dirigia um carro com placas de Florianópolis (SC), seguia no sentido a Cascavel.

 

Depois de fazer uma ultrapassagem, o carro bateu na lateral de um caminhão, a condutora perdeu o controle da direção e bateu de frente contra outro automóvel, que vinha na direção contrária. Nenhum ocupante dos outros veículos ficou ferido.

 

O corpo da vítima foi encaminhado ao IML (Instituto Médico) de Cascavel.

 

 

 

Hashtag: |
Catanduvas - Oficina de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I

No mês de maio de 2018, os alunos do 4º e 5º ano da rede municipal de Catanduvas - PR, iniciaram o projeto oficina de língua Inglesa “LET’S GO TO PLAY”( VENHA BRINCAR EM INGLÊS).

 

Inicialmente o projeto foi apresentado ao Prefeito Professor Moisés, pela acadêmica Silvana Paula Chiele, do Curso Superior de Licenciatura em Letras Português e Inglês e pela vereadora Professora Sirlei dos Passos. O Prefeito preocupado em avançar com a educação catanduvense aderiu ao projeto, que foi estudado e analisado pela Secretaria M. de Educação. Para que esse projeto se concretizasse foi levado também ao conhecimento do Conselho Municipal de Educação, sendo aprovado por unanimidade.

 

O projeto tem como objetivo estimular as crianças a utilizarem expressões básicas da língua inglesa de forma espontânea, habilidades de produção de escrita, produção de leitura, capacidade auditiva e a produção de sentidos, mas principalmente, no aspecto de conhecimento de nova cultura.

 

A oficina de Língua Inglesa está fazendo sucesso com os alunos, pois estão tendo a oportunidade de aprender mais uma língua que antes só era possível a partir do 6º ano. Salientando que na concretização desse projeto, houve empenho da Vereadora Sirlei dos Passos, que buscou meios legais de implantação do projeto.

 

Diante disto, a proposta de realizar oficinas com os alunos do Ensino Fundamental, não tem apenas a intenção de entretenimento, mas a possibilidade de ampliar conhecimentos já desenvolvidos em sala de aula.

 

Por Assessoria

 

 

 

Catanduvas - Saúde realiza campanha de Conscientização de luta contra Hepatites Virais

Para marcar o mês de conscientização de Luta Contra as Hepatites Virais a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda dia 02, uma campanha que se estenderá todo o mês de julho para reforçar a necessidade das pessoas buscarem diagnósticos e prevenção destas doenças.

 

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites B e C e da vacina contra hepatite B, principal medida de prevenção da doença e disponível para a população em geral nas unidades de saúde.

 

As hepatites são doenças infecciosas que afetam o fígado e podem evoluir para a forma crônica, que têm como principais complicações a cirrose hepática e o câncer. Todos os tipos de hepatite podem levar à morte. Causadas por vírus, constituem grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber.

 

A transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack). Também pode ocorrer pelo uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e realização de tatuagens e por meio de acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.

 

A maioria das pessoas portadoras não tem sintomas e não sabe que tem o vírus e que o está transmitindo. Por isso, enfatizamos a importância de ações que reforcem a necessidade das pessoas buscarem diagnóstico e prevenção

 

Diante deste cenário, o TESTE RÁPIDO é o primeiro passo para o diagnóstico precoce da doença e sua prevenção, sendo realizado durante o mês de julho, todas as quartas-feiras das 09h00min as 11h30min e das 13h00min as 16h00min no Posto de Saúde Central e nas localidades de Ibiracema dia 19/07 e Santa Cruz dia 24/07 no período da tarde.

 

VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO A PARTICIPAR DESTA CAMPANHA E A REALIZAR OS EXAMES.

 

 

 

Catanduvas - CMEI Esperança do Amanhã recebe materiais adquiridos com recurso do Programa Brasil Carinhoso

Na manhã desta quinta dia 28, o Prefeito Professor Moises, vereadores e equipe da Secretaria da Educação fizeram a entrega de vários materiais no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil Esperança do Amanhã) Catanduvas - PR, incluindo: brinquedos diversificados, materiais pedagógicos, itens de cama, higiene e cozinha.

 

Foram utilizados R$ 51.215,10 (cinquenta e um mil, duzentos e quinze reais e dez centavos) para aquisição destes materiais, sendo recurso proveniente do Programa Brasil Carinhoso.

 

O Programa Brasil Carinhoso é um projeto desenvolvido pelo governo federal, voltado para a primeira infância, buscando incentivar os municípios a melhorar o atendimento através do investimento na manutenção e desenvolvimento da educação infantil.

 

Segundo a responsável pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes Sirley Esma, para que o projeto se concretizasse houve a colaboração de uma grande equipe, incluindo a SEMED, financeiro, licitação, pais de alunos, equipe gestora e funcionários do CMEI. Foi gratificante, ver a felicidade das crianças recebendo brinquedos novos.

 

O Prefeito Professor Moises agradeceu a todos pelo empenho na execução do Programa Brasil Carinhoso, ressaltando que em breve o CMEI receberá mais três salas novas para melhor atender as famílias catanduvenses.

 

 

 

Rádio Cantu