Catanduvas - CRAS realiza abertura da campanha de Combate ao Abuso Sexual Infantil

Nesta terça dia 23, a Secretaria municipal de Assistência Social, através do CRAS, realizou a primeira etapa da campanha “18 de maio”.

 

A campanha compreende um concurso de redação com os alunos do 5º ano, para basear as redações os alunos participaram de uma palestra e apresentação de um teatro, realizado pelos alunos da oficina de teatro do CRAS.

 

Dando sequencia a campanha, em maio, haverá uma passeata e entrega da premiação para as melhores redações de cada turma.

 

Segundo a secretaria de Assistência Sueli “ a campanha tem o objetivo de informar as crianças e assim conseguir prevenir situações de abuso sexual infantil”.

 

 

 

 

Catanduvas - Manutenção e recuperação de estradas rurais

Dando sequência ao trabalho de manutenção e recuperação de estradas rurais do município, a Prefeitura de Catanduvas, através da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo, finalizou os trabalhos na Comunidade Nossa Sra. do Caravaggi.

 

A equipe segue trabalhando para a Comunidade da Vila Santa Cruz, para aplicar melhorias na estrada sentido Fazenda JJ.

 

 

 

 

 

Catanduvas - Projeto Sustentável é aplicado na Escola Valentin em Santa Cruz

A Administração Municipal de Catanduvas, por intermédio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Educadores Ambientais com a parceria da Itaipu Binacional, Associação dos municípios Lindeiros.

 

Com a atividade do Projeto Encontros e Caminhos promoveu no dia 17 de Abril na Escola Municipal Valentin Bernardo Thisen localizada em Santa Cruz a Horta Mandala, que é um sistema integrado de produção de alimentos em pequenas áreas, ela tem o formato circular e isso permite maior eficiência, pois se produz mais, com melhor aproveitamento da luz solar e a forma de manejo.

 

Essa técnica de horta também é uma ótima opção para a agricultura familiar pelo seu baixo custo de produção e, além disso, conta com a possibilidade de incluir animais em volta, onde se pode usar o esterco como fertilizante e criar peixes -se nela tiver o tanque de irrigação.

 

Os benefícios são inúmeros, além de produzir os alimentos saudáveis é uma das formas de preservar o meio ambiente.

 

 

 

 

 

Hashtag:
Catanduvas - Alunos da Escola Municipal Prof. Maria Mayer apresentaram Peça Teatral com tema de Páscoa

Nesta quarta dia 17, a Escola Municipal Professora Maria Mayer, apresentou uma peça envolvendo os alunos nos períodos da manhã e tarde. Em horário comercial a apresentação chamou a atenção de todos que por ali passavam.

 

A Escola Maria Mayer agradece aos pais, alunos, professores envolvidos, e em Especial a gerente da agência do Banco do Brasil de Catanduvas, Juliana Egredija que angario doações junto aos clientes e amigos, contribuindo para que a Páscoa das crianças na Escola fossem mais doce, recebendo um mimo do coelhinho.

 

O objetivo da apresentação da Escola dentro da Agência Bancaria, foi uma maneira singela de demostrar gratidão pelas doações recebidas, espalhando alegria da renovação e ressurreição trazendo um pouquinho o sentido da Páscoa.

 

 

 

 

Catanduvas - Pescaria liberada movimentou o Lago Municipal no final de semana

A Administração Municipal de Catanduvas, liberou no ultimo sábado dia 13, a pescaria no lago.


A população movimentou o lago Municipal, com suas varas de pescar.

 

O Prefeito Prof. Moises, deu abertura a pesca as 09h00 horas, com encerramento as 18h00 horas. 

 

Cada participante teve o direito de levar para casa o seu pescado. Além disso quem pegou os maiores peixes receberam troféus.

 

Ficando assim:

 

1º Lugar 1.250 kilos - André
2º Lugar 1.200 kilos - Joelson
3º Lugar 1.150 kilos - São Paulino

 

 

Catanduvas - Entrega de materiais para o Clube de Mães é realizada

Na sexta dia 12, o Prefeito Professor Moises acompanhado da primeira dama e secretaria de assistência Sueli de Souza, realizaram a entrega de materiais para os clubes de mães do município. Segundo o prefeito “mais importante que a comercialização, é a convivência social que os clubes proporcionam aos seus participantes”.

 

Também foram entregues dois kits de bebê, que são fornecidos às gestantes que participam dos clubes, proporcionando a elas as mesmas oportunidades das gestantes que residem na cidade, que podem participar no grupo do CRAS.

 

Durante a tarde as mulheres tiveram aula de patchwork, lembrando que os materiais necessários para a confecção estavam inclusos nos kits entregues a cada clube.

 

 

 

 

 

Catanduvas - II Encontro das famílias é realizado

Na ultima quarta dia 10, foi realizado o “II encontro de famílias de Catanduvas”, o evento é uma parceira do CRAS, Emater e Secretaria Mun. De Agricultura.

 

Durante o evento tivemos a palestra da enfermeira Edna Neres falando sobre tabagismo e alcoolismo, e também 6 mini oficinas, onde os participantes puderam aprender sobre: artesanato - caixas de MDF, criação de frango colonial, horta caseira e compostagem, reciclagem (moveis com garrafa pet), produtos de limpeza e aproveitamento de alimentos.

 

 

 

 

Catanduvas - Inscrições estão abertas para escolha de novos membros do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizará no dia 06 de outubro de 2019, a eleição para Conselheiros Tutelares do Município de Catanduvas/PR.

 

A eleição se dará de acordo com a Resolução do CMDCA nº 03/2019.

 

O período de inscrição para candidatar-se será do dia 03/04/2019 à 03/05/2019.

 

Os interessados deverão se inscrever junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA, sito a Avenida Kennedy n.º 500, Centro, anexo a Secretaria Municipal de Assistência Social, considerando os dias úteis de segunda a sexta-feira no seguinte horário:

 

I – Matutino compreendido entre 8h e 11h30m.

II – Vespertino compreendido entre 13h e 17h.

Não será cobrada a taxa de inscrição.

Orientamos que os interessados procurem o CMDCA o mais breve possível tendo em vista a relação de documentos que os candidatos devem providenciar para efetuar sua inscrição.

Relação de documentos a serem apresentados no ato da inscrição:

I – Comprovação da idade superior a vinte e um anos, na data da posse, através de cópia da documentação pessoal (Carteira de Identidade e CPF);

II - Comprovação da idoneidade moral, através de certidão negativa para fins de antecedentes criminais da Justiça Estadual (retirada no Cartório distribuir do Fórum desta COMARCA e das quais residiu nos últimos 5 anos) e Federal ( retirada no site www.jfpr.jus.br), emitida há no máximo 90 (noventa) dias da data da inscrição.

III - Comprovante de residência no Município de Catanduvas – PR, há pelo menos 01 (um) ano, através da juntada de faturas da Copel, Sanepar, comprovante bancário, ou contrato de locação no nome do candidato ou de outros documentos que assim o atestem, que poderão ser supridas por declaração, confirmadas por 03 (três) testemunhas;

IV - Comprovação de estar quite com a Justiça Eleitoral e no pleno exercício dos direitos políticos, através de certidão emitida pela Justiça Eleitoral;

V – Provar estar quite com as obrigações militares, quando o candidato for do sexo masculino.

VI - Comprovação de ter concluído o ensino médio, através de diploma de conclusão, histórico escolar ou declaração da instituição de ensino onde concluiu;

VII – Não ter sido penalizado com a destituição da função de Conselheiro Tutelar, através de declaração do CMDCA, das cidades onde residiu nos últimos 5 anos;

VIII – Não ter sido demitido do serviço publico nos últimos 5 anos, comprovação através de declaração própria, com firma reconhecida como verdadeira;

IX – Possuir Carteira Nacional de Habilitação, mínimo categoria “B”, através da apresentação da cópia da CNH.

X - Requerimento de inscrição, modelo próprio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em anexo a Resolução do CMDCA nº 03/2019 e o Edital de Retificação nº 01/2019.

 

Maiores informações através do Fone: (45) 3234-8560

 

 

 

 

 

Catanduvas - XI Conferência Municipal de Saúde foi realizada

A Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas realizou na ultima quinta dia 28, a XI Conferência Municipal de saúde com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

 

Este presente Excelentíssimo Prefeito Professor Moises Aparecido de Souza acompanhado pela primeira Dama Sra. Soeli, Vice Prefeito Carlos dos Santos, Presidente da Câmara de Vereadores Sr. Gercindo Roberto de Oliveira e demais vereadores e autoridades, bem como população em geral.


A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo.


Secretário de Saúde Sr. Ademar Luiz Burckhardt destacou a importância da participação da comunidade, pois é o momento oportuno para a elaboração de proposições para auxiliar nas melhorias que são necessárias ao tratamento da população. Pois as conferências de saúde são espaços democráticos de construção da politica de saúde, garantido pela constituição federal.

 

 

 

Catanduvas - CRAS realiza curso de Ovos de Páscoa

Foi realizado na quinta dia 21, através do CRAS o curso de ovos de páscoa.

 

Este já foi o segundo curso na área de alimentos realizado neste ano, no mês de fevereiro foi realizado um de cueca virada. Segundo a secretaria de Assistência Social e primeira dama Sueli “os cursos realizados visam levar maior qualidade na alimentação da família e também geração de renda”.

 

O CRAS tem cronograma de cursos a serem realizados durante o ano, todos os meses tem algum curso, as inscrições são sempre no inicio de cada mês, lembrando que o publico prioritário são as famílias que são beneficiarias de programas sociais, dentre eles Bolsa Família, Família Paranaense e BPC. O próximo curso será de massas caseiras.

 

Para maiores informações entrar em contato pelo telefone 3234-8562 ou procurar o CRAS.