Catanduvas - Alunos da Escola Municipal Prof. Maria Mayer apresentaram Peça Teatral com tema de Páscoa

Nesta quarta dia 17, a Escola Municipal Professora Maria Mayer, apresentou uma peça envolvendo os alunos nos períodos da manhã e tarde. Em horário comercial a apresentação chamou a atenção de todos que por ali passavam.

 

A Escola Maria Mayer agradece aos pais, alunos, professores envolvidos, e em Especial a gerente da agência do Banco do Brasil de Catanduvas, Juliana Egredija que angario doações junto aos clientes e amigos, contribuindo para que a Páscoa das crianças na Escola fossem mais doce, recebendo um mimo do coelhinho.

 

O objetivo da apresentação da Escola dentro da Agência Bancaria, foi uma maneira singela de demostrar gratidão pelas doações recebidas, espalhando alegria da renovação e ressurreição trazendo um pouquinho o sentido da Páscoa.

 

 

 

 

Catanduvas - Pescaria liberada movimentou o Lago Municipal no final de semana

A Administração Municipal de Catanduvas, liberou no ultimo sábado dia 13, a pescaria no lago.


A população movimentou o lago Municipal, com suas varas de pescar.

 

O Prefeito Prof. Moises, deu abertura a pesca as 09h00 horas, com encerramento as 18h00 horas. 

 

Cada participante teve o direito de levar para casa o seu pescado. Além disso quem pegou os maiores peixes receberam troféus.

 

Ficando assim:

 

1º Lugar 1.250 kilos - André
2º Lugar 1.200 kilos - Joelson
3º Lugar 1.150 kilos - São Paulino

 

 

Catanduvas - Entrega de materiais para o Clube de Mães é realizada

Na sexta dia 12, o Prefeito Professor Moises acompanhado da primeira dama e secretaria de assistência Sueli de Souza, realizaram a entrega de materiais para os clubes de mães do município. Segundo o prefeito “mais importante que a comercialização, é a convivência social que os clubes proporcionam aos seus participantes”.

 

Também foram entregues dois kits de bebê, que são fornecidos às gestantes que participam dos clubes, proporcionando a elas as mesmas oportunidades das gestantes que residem na cidade, que podem participar no grupo do CRAS.

 

Durante a tarde as mulheres tiveram aula de patchwork, lembrando que os materiais necessários para a confecção estavam inclusos nos kits entregues a cada clube.

 

 

 

 

 

Catanduvas - II Encontro das famílias é realizado

Na ultima quarta dia 10, foi realizado o “II encontro de famílias de Catanduvas”, o evento é uma parceira do CRAS, Emater e Secretaria Mun. De Agricultura.

 

Durante o evento tivemos a palestra da enfermeira Edna Neres falando sobre tabagismo e alcoolismo, e também 6 mini oficinas, onde os participantes puderam aprender sobre: artesanato - caixas de MDF, criação de frango colonial, horta caseira e compostagem, reciclagem (moveis com garrafa pet), produtos de limpeza e aproveitamento de alimentos.

 

 

 

 

Catanduvas - Inscrições estão abertas para escolha de novos membros do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizará no dia 06 de outubro de 2019, a eleição para Conselheiros Tutelares do Município de Catanduvas/PR.

 

A eleição se dará de acordo com a Resolução do CMDCA nº 03/2019.

 

O período de inscrição para candidatar-se será do dia 03/04/2019 à 03/05/2019.

 

Os interessados deverão se inscrever junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA, sito a Avenida Kennedy n.º 500, Centro, anexo a Secretaria Municipal de Assistência Social, considerando os dias úteis de segunda a sexta-feira no seguinte horário:

 

I – Matutino compreendido entre 8h e 11h30m.

II – Vespertino compreendido entre 13h e 17h.

Não será cobrada a taxa de inscrição.

Orientamos que os interessados procurem o CMDCA o mais breve possível tendo em vista a relação de documentos que os candidatos devem providenciar para efetuar sua inscrição.

Relação de documentos a serem apresentados no ato da inscrição:

I – Comprovação da idade superior a vinte e um anos, na data da posse, através de cópia da documentação pessoal (Carteira de Identidade e CPF);

II - Comprovação da idoneidade moral, através de certidão negativa para fins de antecedentes criminais da Justiça Estadual (retirada no Cartório distribuir do Fórum desta COMARCA e das quais residiu nos últimos 5 anos) e Federal ( retirada no site www.jfpr.jus.br), emitida há no máximo 90 (noventa) dias da data da inscrição.

III - Comprovante de residência no Município de Catanduvas – PR, há pelo menos 01 (um) ano, através da juntada de faturas da Copel, Sanepar, comprovante bancário, ou contrato de locação no nome do candidato ou de outros documentos que assim o atestem, que poderão ser supridas por declaração, confirmadas por 03 (três) testemunhas;

IV - Comprovação de estar quite com a Justiça Eleitoral e no pleno exercício dos direitos políticos, através de certidão emitida pela Justiça Eleitoral;

V – Provar estar quite com as obrigações militares, quando o candidato for do sexo masculino.

VI - Comprovação de ter concluído o ensino médio, através de diploma de conclusão, histórico escolar ou declaração da instituição de ensino onde concluiu;

VII – Não ter sido penalizado com a destituição da função de Conselheiro Tutelar, através de declaração do CMDCA, das cidades onde residiu nos últimos 5 anos;

VIII – Não ter sido demitido do serviço publico nos últimos 5 anos, comprovação através de declaração própria, com firma reconhecida como verdadeira;

IX – Possuir Carteira Nacional de Habilitação, mínimo categoria “B”, através da apresentação da cópia da CNH.

X - Requerimento de inscrição, modelo próprio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em anexo a Resolução do CMDCA nº 03/2019 e o Edital de Retificação nº 01/2019.

 

Maiores informações através do Fone: (45) 3234-8560

 

 

 

 

 

Catanduvas - XI Conferência Municipal de Saúde foi realizada

A Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas realizou na ultima quinta dia 28, a XI Conferência Municipal de saúde com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

 

Este presente Excelentíssimo Prefeito Professor Moises Aparecido de Souza acompanhado pela primeira Dama Sra. Soeli, Vice Prefeito Carlos dos Santos, Presidente da Câmara de Vereadores Sr. Gercindo Roberto de Oliveira e demais vereadores e autoridades, bem como população em geral.


A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo.


Secretário de Saúde Sr. Ademar Luiz Burckhardt destacou a importância da participação da comunidade, pois é o momento oportuno para a elaboração de proposições para auxiliar nas melhorias que são necessárias ao tratamento da população. Pois as conferências de saúde são espaços democráticos de construção da politica de saúde, garantido pela constituição federal.

 

 

 

Catanduvas - CRAS realiza curso de Ovos de Páscoa

Foi realizado na quinta dia 21, através do CRAS o curso de ovos de páscoa.

 

Este já foi o segundo curso na área de alimentos realizado neste ano, no mês de fevereiro foi realizado um de cueca virada. Segundo a secretaria de Assistência Social e primeira dama Sueli “os cursos realizados visam levar maior qualidade na alimentação da família e também geração de renda”.

 

O CRAS tem cronograma de cursos a serem realizados durante o ano, todos os meses tem algum curso, as inscrições são sempre no inicio de cada mês, lembrando que o publico prioritário são as famílias que são beneficiarias de programas sociais, dentre eles Bolsa Família, Família Paranaense e BPC. O próximo curso será de massas caseiras.

 

Para maiores informações entrar em contato pelo telefone 3234-8562 ou procurar o CRAS.

 

 

 

 

Catanduvas - Secretaria de Saúde convida a população para a XI Conferência Municipal de Saúde

A Conferência Municipal de Saúde é um espaço criado para se debater sobre assuntos relacionados a saúde da população, acontece a cada 04 anos sendo importantíssima a participação de todos os segmentos da sociedade.

 

Contando com sua participação convidamos toda a comunidade Catanduvense a participar da XI Conferência Municipal da Saúde, que será realizada nesta quinta dia 28, a partir das 14 horas, nas dependências do Centro Cultural.

 

Desde já contamos com sua presença!

 

 

 

Catanduvas - Prefeitura realiza entrega de Micro-ônibus adaptado para transporte de pessoas com deficiência

Na quinta dia 21, na Associação Pestalozzi de Catanduvas, o Prefeito Moisés juntamente com a Secretária Municipal de Assistência Social, Sueli Alves Garcia de Souza (também primeira dama) realizaram a entrega oficial de um Micro-ônibus adaptado para o transporte de pessoas com deficiência.

 

Este veículo foi adquirido através de repasse do Fundo Estadual de Assistência Social ao Fundo Municipal de Assistência Social, instituído pelo “Incentivo à Pessoa com Deficiência PcD”, cujo objetivo é o aprimoramento das ações, programas, projetos e serviços da rede socioassistencial, voltados a crianças e adolescentes com deficiência.

 

 

O veículo será destinado ao transporte de pessoa com deficiência que frequentam os programas da rede socioassistencial do município de Catanduvas, em especial a Associação Pestalozzi de Catanduvas, os quais atuam com crianças e adolescentes com deficiência, resultando em melhoria das condições de locomoção e inclusão social.

 

Estiveram presentes no ato da entrega, autoridades do Município, os alunos juntamente com seus pais e responsáveis.

 

Por Assessoria

 

 

 

Catanduvas - Câmara de Vereadores aprova nome de ruas no município

Na sessão Ordinária que aconteceu no 18 de março, onde todos os vereadores se fizeram presentes, foi aprovado a proposta de autoria da Vereadora Marli Apª da Luz. Projeto de Lei Nº 003/2019 da Câmara Municipal que “Denomina Ruas do Loteamento Jardim Catanduvas no Município de Catanduvas/PR”

 

A Comissão de Justiça e Redação emitiu parecer favorável e foi aprovado por unanimidade em primeira e única discussão e votação, na sequência todos os vereadores deixaram duas considerações, em especial a Vereadora Marli que fez a entrega da placa de homenagem para as famílias e agradeceu a presença de todos que se fizeram presente.

 

Faz parte integrante da justificativa, o histórico de vida das homenageadas:


HELENA ALVES DA LUZ - Nasceu no dia 12 de junho de 1916, em Canoinha Distrito de Santa Catarina, filha de Pedro Alves e Tereza de Souza foi a quarta filha do casal, casou se muito nova em Faxinal do Céu, com Angelo da Luz onde construiu sua família, teve 7 filhos e 18 netos, conviveu 52 anos neste casamento. Helena foi uma mulher guerreira, humilde sempre trabalhou na roça ensinou seus filhos o valor do respeito e a educação, mostrando que a honestidade e a fé são essências fundamentais na vida do ser humano. Helena era de origem Italiana, veio morar em Catanduvas depois que ficou viúva, morou com seu filho Pedro da Luz e também sua filha Ana da Luz, residiu em Catanduvas por 26 anos falecendo em 2002, deixando muita saudade.


ERONDINA KOTTA DE FREITAS - A Senhora Erondina nasceu no dia 10 de janeiro de 1933 no município de Guarapuava PR, na família Kotta, eram 4 homens e 8 mulheres, seus pais o Senhor Antonio Kotta e a Senhora Josefa Lejanoski vieram bem novos da Polônia, através de um navio para o Brasil.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

Catanduvas - Prefeito Moises faz entrega simbólica do Kit de uniforme escolar e inaugura novas salas no CMEI

Aconteceu nos dias 20 a 22 de março de 2019, a entrega simbólica dos uniformes para toda rede Municipal de Ensino de Catanduvas- PR. Foram contemplados os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil-CMEI, Ensino Fundamental (Ed. Infantil ao 5º ano) e a Escola Especializada Pestalozzi.

 

Na quarta-feira, dia 20, reuniram-se no Centro Cultural do Município, pais, alunos funcionários das escolas Maria Mayer, Tiradentes, São Marcos, Valentin e Frei Henrique. Um aluno(a), de cada escola, acompanhados de seus responsáveis, receberam das mão do Prefeito Moises, do Vice Tio Carlos, vereadores e secretários, o kit de uniforme, composto de 5 peças: 2 camisetas, 1 calça,1 jaqueta e 1 bermuda masc/ ou short saia. Estes Kits foram comprados via licitação realizada pela Prefeitura. Também em parceria com a Secretaria da Saúde, representada pelo Secretário Ademar, foi entregue simbolicamente um Kit de higiene bucal: composto de 1 escova, 1 fio dental, 1 creme dental,1 cartilha e 1 suporte para proteção do kit, para higienização diária das crianças nas escolas, também passarão a fazer o flúor uma vez por semana.

 

Na oportunidade foram demonstrados a todos os presentes, via telão, as melhorias realizadas na Escola Maria Mayer sendo: a reforma de dois banheiros, grama sintética no parquinho, construção de um palco, troca de portas, forros de duas salas. Também foi entregue a cada diretor, um Kit esportivo para melhor trabalhar as atividades de educação física nas escolas. Houve desfile dos alunos da Escola Tiradentes, demonstrando as peças do uniforme, e os alunos da Escola Maria Mayer fizeram apresentações através de dança e homenagem, em agradecimento ao Prefeito e equipe, pelas ações realizadas.

 

Na quinta dia 21 foi entregue a todos os alunos da Escola Especializada Pestalozzi, com a presença do prefeito, vereadores, secretários, pais, alunos e funcionários, o Kit de uniforme, o kit de higiene bucal, também um ônibus novo adaptado, para melhor atender as crianças especiais.

 

Na sexta dia 22, foi entregue a todos os alunos do CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil, Esperança do Amanhã, com a presença do prefeito, vereadores, secretários, pais e alunos, funcionários, o kit de uniformes, no qual foram mostrados através de um desfile, feito pelas crianças do CMEI. Também na oportunidade foi entregue a Construção de Mais três salas de aulas, para melhor atender as crianças e mais 16 berços.

 

O Prefeito Moises na ocasião da entrega do kit do uniforme e demais melhorias, deixou claro que, o recurso utilizado, é do povo, que ele e sua equipe somente administram. Parabenizou a todos os envolvidos nesta ação, sendo que esta representa o compromisso da Gestão com a qualidade da educação.

 

Por Assessoria