Catanduvas - 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar foi realizada

Nesta quarta dia 12, foi realizada a 5º Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Catanduvas. A conferência aconteceu nas dependências do Centro Cultural, cujo tema abordado foi "Comida de Verdade No Campo e na Cidade - o que temos e o que queremos".

 


Estiveram presentes o prefeito municipal Prof. Moisés junto dele a primeira dama Sueli, secretários, vereadores Leocir Reck e Ricardo Barreto, os técnicos do Instituto Emater Stela Desto, Roberto Zardo e Terezinha Barron (Palestrante), também o presidente do COMSEA João Madruga, presidente do STR Valdeni A. Ribeiro, representante da ADAPAR Ricardo A. da Silva, entre outras lideranças.

 

Foram discutidos os seguintes temas: Alimentação Como Direito de Existir, Desafios e Possibilidades na Construção da Política Pública, Geografia da Fome e o Desperdício de Alimentos, onde os participantes definiram algumas prioridades para levarem à Conferência Regional, que será em julho, em Cascavel.

 

Também foram eleitos os delegados que representarão o município na conferência regional, os quais são: Rosângela Barros, Daniel Enokida,Andressa da Silva e João Iung, titulares, e Valdeni A. Riberio, Luiz Carlos Dal Maso, Edison Caetano de Souza e João Madruga, suplentes.

 

Segundo o coordenador da conferência, Délcio Giuliani, a Conferência foi um sucesso.

 

 

 

 

 

 

Catanduvas - Ampliação na Escola Municipal Professor Valentim Bernardo Thisen

Na ultima sexta dia 07, o Prefeito Professor Moisés, assinou o contrato e ordem de serviço com a empresa Franck e Franck Construções e Serviços de Engenharia LTDA-ME.

 

A empresa ficara responsável pela Ampliação na Escola Municipal Professor Valentin Bernardo Thisen na vila Santa Cruz, e devera iniciar os trabalhos nos próximos dias.

 

 

 

 

 

Catanduvas - Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com atividades do programa encontros e caminhos

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através do Convênio realizado com Administração Municipal com a Itaipu Binacional, juntamente com a Secretaria da Educação, realizou na ultima quarta-feira, dia 05 de junho uma Oficina de Grafite, com os alunos da Escola Municipal Tiradentes e alunos da Escola Maria Mayer, com o número de trinta vagas. Participaram desta atividade alunos do terceiro ao quinto ano, das duas escolas e como o critério optado pelas escolas, foi o desempenho dos alunos nas aulas de arte, visto que, o grafite é conteúdo desta disciplina.

 

O trabalho foi realizado numa parede da quadra, na Escola Municipal Tiradentes. Neste primeiro momento, foi repassado aos alunos noções sobre o grafite, a importância sobre a preservação do meio ambiente e o uso do desenho para expressar sentimentos.

 


O objetivo da oficina de grafite é mostrar a comunidade escolar a sua importância como arte e também como processo criativo.

 

A oficina de grafite leva a conscientização ambiental neste dia Mundial do Meio Ambiente através da arte e educação para os alunos, que devemos não só comemorar essas datas, mas repensar e mudar nossas atitudes para preservar e cuidar nossa Casa que é o Meio.

 

Portanto, a Oficina de Grafite, faz parte do Programa Encontros e Caminhos, sendo uma das atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável, boas práticas no município e preservação do Meio Ambiente.

 

Dentre outras atividades desenvolvidas pelo Programa esta: 1- Horta Comunitária, já desenvolvida da comunidade de Santa Cruz, com os alunos e toda comunidade; 2- Construção de Cisternas; Recuperação de Nascentes; Oficina de Arte Sustentável; Exposição do veículo elétrico; Desenvolvimento Cultural.

 

Parabéns a todos os envolvidos nas atividades do Programa Encontros e Caminhos.

 

Devemos respeitar o Ambiente em que vivemos todos os dias!

 

 

 

 

 

Catanduvas - Município participa da 66º Edição dos Jogos Escolares do Paraná

Os atletas das Escolas de Catanduvas, participaram da 66º edição do JEP´S - Fase Regional, que aconteceu na cidade de Corbélia entre os dias 31 de maio e 05 de junho.

 

Catanduvas ficou muito bem colocado em 3º lugar em 2 modalidades.

 

A Escola Estadual Prof.Dilma K Angélico ficou em terceiro no Futsal Feminino Classe B (alunas de 12 a 14 anos) ao vencer o Colégio Desembargador da Cidade de Guaraniaçu pelo placar de 5x2.

 

E o Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves, conquistou o terceiro lugar no Voleibol feminino classe B ao vencer o Colégio Sagrada Família de Ibema por 2x0 sets.

 

Com acompanhamento dos técnicos, Professor Rafael Trombeta e Professor Wilson Pierri todos os atletas representaram muito bem suas Escolas e o Município de Catanduvas.

 

 

 

 

 

Catanduvas - 5ª Conferência de Segurança Alimentar será realizada dia 12

Convidamos a todos a participarem da V Conferência de Segurança Alimentar será realizada dia 12.

 

DATA: 12 de junho HORÁRIO: 13:30h 

LOCAL: Centro Cultural

 

Os temas abordados serão:
-Alimentação como direito de existir;
-Desafios e possibilidades na construção da política pública;
-A geografia da fome e o desperdício de alimentos.

 

Contamos com sua presença!

 

 

 

 

 

Catanduvas - Administração recorre a comissão de mediação de conflitos fundiários para buscar solução ao impasse de desapropriações

O prefeito municipal Professor Moisés acompanhado do procurador jurídico Alaor Carlos de Oliveira e do secretário de finanças Oziel de Oliveira estiveram no dia 29 de maio na capital do estado junto a Comissão de mediação de conflitos fundiários do Estado do Paraná a qual é composta por membros do Governo Estadual, Ministério Publico, Defensoria Publica, Procuradoria Geral, AMP, INCRA, ALEP e Comando da Policia Militar.

 

A Comissão de mediação de conflitos fundiários do Estado do Paraná é responsável por analisar e referendar eventuais situações de desapropriações de imóveis no estado.

 

Na situação foi apresentado pelo prefeito Professor Moisés toda a situação que envolve esse impasse que transcorre à vários anos, incluindo o questionamento sobre a legitimidade de propriedade da Empresa SLOMP Empreendimentos Imobiliários sobre os terrenos em questão e a dívida que a empresa possui junto ao município pelo não pagamento de tributos que supera a cifra de R$ 1.000.000,00 de impostos não pagos que já estão em fase de cobrança judicial, além de mais de R$ 3.000.000,00 que já prescreveram devido a não cobrança em exercícios anteriores.

 

Toda a documentação foi entregue para análise da comissão que deve emitir um parecer nas próximas semanas a fim de fundamentar os encaminhamentos do município junto à justiça.

 

 

 

 

 

Catanduvas - Município conclui Obras de Asfalto

Foram concluídas as obras de pavimentação asfáltica nas ruas Horizonte Aranda Rocha, rua José Marcolino Cardoso, rua 03 e avenida Kennedy no município de Catanduvas.

 

As obras haviam sido iniciadas no final do mês de março, mas foram paralisadas devido aos tramites na liberação dos recursos do governo federal os quais foram viabilizados através de emenda parlamentar do deputado Evandro Roman.

 

 

 

 

 

Catanduvas - Município participa do Dia do Desafio

Nesta quarta dia 29 de maio, aconteceu o Dia do Desafio.

 

O dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar. O objetivo dessa data é mobilizar as pessoas para que exercitem a integração, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário através da atividade física.

 

Com este intuito é que a Secretaria de Educação e Esporte realizou diversas atividades físicas, envolvendo servidores e alunos das escolas e Cmei. Os alunos que frequentam os treinos no ginásio de esporte e demais realizaram as atividades durante o dia, na quadra de esporte Emílio Bernart.

 

Parabenizamos a todos os participantes, Diretores das Instituições, Departamento de Esporte, servidores e demais munícipes que fizeram parte desta campanha, pois é uma forma de estimular a prática de atividade física entre a população, e que adotemos um estilo de vida mais saudável.

 

Este ano o Município de Catanduvas competiu com cidades do México obtendo o 3º Lugar.

 

1º Lugar - Miacaplan
2º Lugar - Solosuchiapa
3º Lugar - Catanduvas

 

 

 

Catanduvas - Limpeza Urbana agora conta com triturador de galhos

Esta semana os trabalhos com o equipamento de trituração de galho já puderam ser vistos nas ruas do município.

 

Por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a Administração municipal adquiriu um triturador de galhos a pouco tempo. Para que os trabalhos pudessem acontecer foi preciso adequar um veiculo próprio para atender essa demanda, agora com o veiculo (caçamba)já adequado, os serviços iniciaram conforme a recomendação do IAP, nos meses de maio a julho, época de poda e para esse tipo de serviço o equipamento de triturador de galhos terá grande serventia.

 

O novo equipamento tem a função de triturar os galhos oriundos de podas de árvores, ramos, folhas, cascas entre outros. O triturador de galhos e podas vai agilizar o serviço de recolhimento dos materiais e reduzir o número de viagens dos caminhões coletores.

 

Entre os benefícios do triturador de galhos estão a redução de custos, a reutilização dos resíduos naturais, mobilidade e agilidade nos trabalhos.