Pinhão - Prefeitura e COMDICAP dão posse aos novos Conselheiros Tutelares do município

Os novos conselheiros tutelares de Pinhão assumiram suas funções na tarde de sexta-feira, 10 de janeiro de 2020. Além do prefeito em exercício Beraldo Amaral, da secretária de Assistência Social Madalena Zanardin e da Presidente do COMDICAP – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, professora Eliana Passos Tavares, participaram da cerimônia realizada na sala de reuniões da Prefeitura, os conselheiros eleitos, familiares, amigos e os conselheiros suplentes.

 

São 05 pessoas da sociedade que foram eleitas em 6 de outubro de 2019. Três conselheiros foram reeleitos, um foi eleito pela primeira vez e um reconduzido à função após quatros anos. Os conselheiros tutelares atuarão na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Pinhão entre 2020 e 2024.

 

O trabalho dos conselheiros é atender, acompanhar, fiscalizar e agir em situações em que os direitos de crianças e adolescentes estão sendo ameaçados ou violados. Os direitos são previstos de acordo com o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Conheça os conselheiros:

 

Dhionatta de Andrade Oliveira
Edilson José da Rosa
Osmara de Fátima Tussolini
Maria Jossimara S. Adonski
José Francisnei dos Santos

Pinhão - Melhorias na rede de abastecimento de água foi tema de reunião entre Prefeitura e SANEPAR

Na tarde de sexta-feira, 10 de janeiro de 2020, o prefeito em exercício Beraldo Amaral recebeu em seu gabinete da Prefeitura, os representantes da SANEPAR: Ivan de Lima Domingues – Suporte Administrativo, Milton Vilson schwanke Suporte Operacional, Marcos Ozires Gomes Batista – Coordenador de Redes e Adão Alisson Slompo – Gerente Regional.

 

Durante a reunião foram tratados de assuntos referentes a expansão da rede de água em locais onde há dificuldades em razão por exemplo do solo rochoso. Outro tema abordado foi a ligação de rede na área denomina “Recanto Verde”, local onde a administração municipal está realizando processo de regularização fundiária.

 

Para Beraldo, são obras importantes que estão sendo possíveis devido ao grande esforço da administração municipal. “São investimentos que deveriam ter acontecido há vários anos, porem não aconteceram, mas agora se tornam realidade graças ao empenho dedicado pelo prefeito Odir Gotardo e toda a nossa equipe de governo.

 

Dentre os investimentos realizados em Pinhão estão ainda a instalação de um novo reservatório de água, a construção de um novo módulo na Estação de Tratamento de Água, nova Estação de Tratamento e ampliação rede coletora de esgoto, dobrando o número de famílias atendidas com este serviço.

 

De acordo com o prefeito em exercício Beraldo Amaral, isso tudo representa mais qualidade de vida para a população. “Nós buscamos através do bom diálogo estabelecido com o Governo do Estado, viabilizar as infraestruturas de rede de água e esgoto, as quais representam qualidade de vida para a nossa população”, finalizou Beraldo.

 

 

 

 

Pinhão - Administração municipal garante concessão do reajuste salarial dos servidores

A primeira reunião para discutir o reajuste salarial dos servidores públicos municipais aconteceu na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2020, e reuniu representantes da administração municipal e do Sindicato dos Servidores Públicos.

 

Histórico de reposições pelo atual governo municipal

 

Em 2017, primeiro ano da atual administração, foram concedidos 6,58% de reposição com um ganho real de 2%. Conforme informações do próprio Sindicato, esse percentual foi uma perda registrada em 2016. Em 2018 houve a reposição de 4,95% com impacto de R$ 180 mil na folha de pagamento e em 2019, o reajuste foi de 3,75%.

 

Os avanços

 

A administração municipal paga rigorosamente em dia os salários dos servidores, os avanços de carreira, equivalente a 5% a cada cinco anos de serviço, os adicionais de 2% a cada dois anos, inclusive com antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário, como ocorreu no ano de 2019.

 

Preocupação do Governo

 

As mudanças do sistema previdenciário propostas pelo governo federal preocupam a administração municipal. Pouca gente sabe, mas as alterações devem aumentar a contribuição por parte dos servidores e o município também deverá pagar mais, causando grande impacto na folha salarial do município. Além disso, o governo federal ainda propõe congelamento de salários, coisa que a gestão não pretende fazer.

 

Primeira reunião de 2020 para discussão do reajuste salarial

 

O presidente do SIFUMPI – Sindicato dos Funcionários Municipais de Pinhão, Albino Ricardo, apontou a necessidade de retomar os trabalhos de uma comissão para rever o pagamento de horas extras e apresentou como sugestão a implantação de uma equipe de RH para analisar situações como atestados médicos apresentados pelos servidores e melhorias em alguns ambientes de trabalho.

 

Em relação ao reajuste salarial, a administração municipal garantiu a concessão, porém solicitou uma nova reunião com a diretoria do Sindicato para o dia 06 de fevereiro, data em que já será possível ter dados concretos e o fechamento da prestação de contas de dezembro finalizado.

 

A prefeitura está passando por uma migração de sistema financeiro e administrativo e isso atrasou a prestação de contas do mês de dezembro de 2019. A previsão é de que logo após o dia 20 de janeiro o sistema já esteja implantado e a contabilidade possa ser concluída, tendo assim números reais para saber os impactos que a folha de pagamento sofrerá com o reajuste e os avanços.

 

Mesmo sem a prestação de contas finalizada, o prefeito em exercício Beraldo Amaral garantiu concessão de reajuste, se não neste mês, assim que o fizer será retroativo a janeiro. “A nossa equipe de governo está focada nisso, são pequenos detalhes, mas que precisamos aguardar para anunciar de forma oficial o reajuste dos nossos valorosos servidores. Ressalto que as previsões são bastante promissoras e favoráveis e o que eu posso dizer agora é que o reajuste está garantido”.

 

 

 

Hashtag:
Pinhão - Vem ai mais uma edição do Encontro de Gaiteiros  Apelido  Vem ai mais uma edição do Encontro de Gaiteiros

Um dos símbolos da cultura pinhãoense será evidenciado no mês de fevereiro com a realização de mais uma edição do Encontro de Gaiteiros. O evento está marcado para os dias 22 e 23 do próximo mês no Salão de Festas da Igreja Matriz.

 

Os últimos detalhes para a realização deste grande evento foram acertados em reunião realizada na manhã de terça-feira, 07 de janeiro de 2020 no gabinete do prefeito, onde participaram o prefeito em exercício Beraldo Amaral, representantes da Paróquia Divino Espírito Santo e da Associação dos Gaiteiros.

 

O Evento

 

Incentivador da cultura tradicionalista, o prefeito em exercício Beraldo Amaral destacou a importância de fomentar esse evento. “Temos uma cultura muito rica em todos os aspectos e os gaiteiros fazem parte desta nossa identidade. Portanto ao incentivar este evento, estamos evidenciando o nosso município através da musica”.

 

Programação:

 

O 5º Encontro de Gaiteiros de Pinhão começa no dia 22 à partir das 14 horas com o “Encontrinho”, espaço onde as crianças poderão se apresentar no palco principal. À noite, o Baile da Família com animação dos Bertussi.
No dia 23 acontecerá a recepção dos músicos à partir das 7:00 horas com café campeiro. Na sequencia será rezada uma missa campeira e logo após terá a apresentação de Daltro Bertussi, um dos maiores acordeonistas do Brasil.

 

Será servido um delicioso almoço no local, e logo após começam as apresentações dos gaiteiros.