Pinhão - Município segue trabalhando em cima da acessibilidade nos passeios públicos

A prefeitura Municipal de Pinhão realiza por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, o trabalho de acessibilidade nos passeios da cidade.

 

Desde o ano passado a Secretaria vem planejando e efetuando mudanças e adaptações nos locais de passeio da cidade. Primeiro local a receber uma estrutura projetada foi aos arredores da Escola Eroni Santos Ferreira, logo depois, foi organizada a Praça dos Escoteiros e, este mês, as obras estão sendo realizadas em frente a APAE, com o objetivo de promover melhor acessibilidade à instituição.

 

Segundo a responsável pela APAE, Professora Vera Lucia Mietz, “esta parceria realizada entre a instituição com o município, sem dúvidas possibilitou mais essa conquista que é a adaptação da calçada que dá acesso à entrada da APAE, deixando assim mais conforto para a comunidade e principalmente aos nossos alunos.”

 

A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação em parceria com o Conselho da Pessoa Com Deficiência ainda vem realizado planejamentos de adaptações em toda a cidade. Na semana do dia 05/11, membros de ambas realizaram visitas ao comércio local e indicaram mudanças futuras nas responsabilidades com os passeios públicos.

 

 

 

Pinhão - Comunidade de Guarapuavinha é beneficiada com recuperação das estradas

Os serviços de cascalhamento, patrolamento e compactação executados pela Prefeitura de Pinhão, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Viação, estão beneficiando as famílias de agricultores que vivem na comunidade de Guarapuavinha.

 

As prioridades são as linhas de leite e de transportes escolar, porém todos serão atendidos para facilitar também o trefego de veículos das famílias que vivem na comunidade e o escoamento da produção agrícola.

 

“O acesso da população do campo à serviços básicos, como educação e saúde, está diretamente ligado à condição de trafegabilidade por essas estradas vicinais. Por isso, seguimos focados em recuperar as estradas com um serviço de qualidade” destaca Denilson de Oliveira, secretário municipal de Infraestrutura e Viação.

 

 

Por assessoria

 

 

 

 

Hashtag:
Pinhão - Eleições para diretores das escolas municipais acontecem neste mês

A secretaria Municipal de Educação se prepara com a organização da eleição que define os novos diretores, gestores e coordenadores das escolas urbanas, do campo e CMEI’s.

 

As votações acontecerão dia 30 de novembro e os eleitores são os professores em exercício como estatutários, celetistas, contratos, tendo em vista que voto de professores tem peso 2 nas contagens de apuração. Os demais funcionários da escola, pais de alunos, membros do conselho escolar e APMF.

 

Este ano, 16 escolas apresentaram candidatos e 2 escolas não apresentaram chapa. As escolas que não apresentaram candidatos, o procedimento de seleção de uma nova coordenação para a instituição é realizado pela Secretaria Municipal de Educação por meio de indicação dentro do quadro de funcionários da instituição. 

 

 

Pinhão - Escolinha do Furacão dá oportunidade a meninos pinhãoenses

A bola rola pelo campo impulsionada pelos pés de cerca de 200 atletas que tem um único alvo: driblar o adversário e marcar o gol. O ponto de encontro, agora, é o Complexo Esportivo no município de Pinhão, onde está sendo desenvolvida a Escolinha do Furacão, projeto do Clube Atlético Paranaense.

 

São crianças e adolescentes na faixa etária entre 8 e 15 anos que estão tendo a oportunidade de desenvolver aptidões no futebol e um dia, quem sabe, chegar até a equipe profissional do rubro-negro da Baixada. O treinamento acontece durante a semana para poder atender a demanda.

 

De acordo com informações da prefeitura, a oportunidade também é dada a quem mora no interior do município. Os alunos de Faxinal do Céu, Faxinal dos Ribeiros e Divinéia não precisam sair de onde moram para serem treinados. A parceria com a administração municipal garante o acesso ao descentralizar o treinador até essas localidades.

 


De acordo com o treinador da Escolinha, o técnico Batista, os atletas já assistiram um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro na Arena da Baixada, em Curitiba, entre o Furacão e o América, e agora participam de partidas amistosas em municípios da região.

 

Segundo Batista, após completar 18 anos, o atleta pode sair da escolinha e participar de jogos na categoria Juniores até 21 anos.

 

Para o secretário municipal de Esportes, Josoel de Moraes, a Escolinha do Furacão é um instrumento para que os alunos pratiquem atividades físicas dentro da modalidade que gostam e ainda ter a oportunidade de demonstrar seus talentos.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

Pinhão - Município realiza Censo Cadastral Previdenciário para servidores públicos aposentados e pensionistas do regime próprio

Por meio do Decreto Nº 233/2018 O município instituiu o Censo Cadastral Previdenciário de caráter obrigatório para todos os servidores públicos aposentados e pensionistas vinculados ao Fundo Municipal de Previdência – FUMPREV .

 

O Censo tem a finalidade de atualizar e consolidar os dados cadastrais dos servidores inativos e pensionistas, bem como dos seus dependentes, no Cadastro Nacional de Informações Sociais do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

 

Os servidores tem até o dia 14/12/2018 para comparecer na sala do FUMPREV munido da sua documentação e de seus dependentes. O horário de atendimento é das 8:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00. Também é possível realizar agendamento de visita domiciliar, mas neste caso deverá ser apresentado o Atestado Médico que comprove a impossibilidade de comparecimento no local do Censo.

 

Os servidores que não comparecerem para atualização cadastral terão os proventos de aposentadoria ou pensão bloqueados a partir do próximo pagamento posterior ao fanal do prazo para a realização do Censo.

 

 

 

Pinhão - Ruas tem novo sentido para melhorar fluidez no transito

A Prefeitura Municipal de Pinhão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, juntamente com o Conselho Municipal de Transito – COMUTRA, informam que três ruas estão com novo sentido.

 

A Rua Expedicionário Amarilio está em único sentido desde a rotatória do Cemitério Central até a esquina coma Rua Darcilio Ferreira da Silva. Nesta rua o sentido único foi ampliado em duas quadras.

 

As ruas Otacílio Ferreira da Silva e Darcilio Ferreira da Silva também estão com sentido único. O sentido da Rua Darcilio Ferreira da Silva é Bairros- Centro até a Rua Santos Dumont. Já na Otacílio o novo sentido é Centro- Bairros e segue até a Expedicionário Amarilio.

 

Há alguns estas ruas contam com sinalização horizontal para orientar os motoristas, porem a partir de agora os veículos que não obedecerem aos novos sentidos estarão sujeitos a penalidade conforme determinam as leis de transito, por tanto, é extremamente necessário que os motoristas estejam atentos às novas mudanças definidas pelo Conselho Municipal de Transito, o qual é composto por pessoas ligadas a entidade representativa, como por exemplo, Câmara de Vereadores, Policia Militar e Defesa Civil.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Valter Israel, que também preside o COMUTRA, a avenida Trifon Hanycz deverá ser a próxima a passar por alterações e as ações devem acontecer em breve. “Nosso objetivo é melhorar a fluidez do transito descongestionando as ruas centrais da cidade com a utilização de rotas alternativas”, conta Valter.

 

 

 

Pinhão - Polícia prende individuo por lesão corporal

Na final da tarde deste domingo dia 04, em patrulhamento no Bairro Colina Verde, os policiais realizaram abordagens e nas identificações de um dos meliante de 18 anos de idade, foi constatado, que o mesmo possuía em seu desfavor mandado de prisão em aberto pelo Art. 129 (Lesão Corporal Grave).

 

O preso que não teve o nome divulgado pela polícia foi conduzido para a carceragem da Delegacia de Polícia Civil, onde permanece a disposição da justiça.