Pinhão - Comunidades de Lajeado Feio e Zatarlândia recebem ações do projeto AEPETI

Com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e fortalecer os esforços de toda sociedade para o combate ao trabalho infantil, a Secretaria Municipal de Assistência Social, tem realizado uma série de ações no Município para Prevenir e Erradicar o Trabalho Infantil.

 

Neste final de semana a localidade de Lajeado Feio 2 e Zartarlândia, receberam a exposição sobre o trabalho infantil, além de palestras, brincadeiras e entretenimento em prol da erradicação do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e as piores formas de trabalho Infantil.

 

As palestras foram de conscientização e sensibilização, além das dúvidas que foram tiradas sobre o que é o trabalho infantil.

 

Também levamos informações sobre prevenção e combate as doenças sexualmente transmissíveis (DSTS) e gravidez na adolescência.

 

Houve distribuição de jornais e folhetos explicativos sobre o trabalho infantil, além da distribuição de preservativos femininos e masculinos, reforçando a importância do uso consciente.

 

A Exposição Itinerante ‘’Um Mundo sem Trabalho Infantil’’ está percorrendo as comunidades dos interiores do Município.

 

A assistente social esclareceu que “Quando as crianças e adolescentes são submetidas ao trabalho precoce, podem desenvolver problemas de natureza física e mental, já que o corpo está em pleno processo de formação. Existem também as consequências de ordem social e jurídica”, enfatizou.

 

 

 

Pinhão - Começou a edição Municipal do Bom de Bola 2019

Teve inicio na manhã de terça-feira, 20 de agosto em Pinhão, o Campeonato de Futebol do Projeto Bom de Bola, Fase Municipal.

 

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e conta com a participação de meninos e meninas das escolas estaduais de Pinhão.

 

Segundo o secretário de Esportes, o evento vem complementar a programação de jogos escolares deste ano no município. “Esperamos realizar uma boa competição e satisfazer as escolas com este campeonato na fase municipal”.

 

Os jogos estão acontecendo no Estádio Municipal Rubens Spengler.

 

O Projeto Bom de Bola

 

O Projeto foi criado em 1992 em Santa Catarina, com o nome Moleque Bom de Bola, pela Fesporte – Fundação de Esporte e e RBS TV. No ano de 1999 chega ao Paraná com o nome Piá Bom de Bola e conta com o apoio do Governo do Estado, dos Municípios e Escolas. No ano de 2001 é incluída a modalidade feminina no Bom de Bola, e no ano de 2017, a imagem visual do Projeto foi atualizado para Bom de Bola Brasil.

 

 

 

Pinhão - Copa PAC de Handebol movimentou o final de semana na cidade

Nos dias 17 e 18 de agosto aconteceu em Pinhão a I Copa de Handebol PAC/ Pinhão Atlético Clube com participação de delegações das cidades de Guaraniaçu, Candói, Ponta Grossa, Cândido de Abreu, Rebouças, Clevelândia, Laranjeiras, Cantagalo e Pinhão.

 

O evento esportivo contou com 24 equipes Adulto e Juvenil, masculino e feminino, sendo 6 equipes em cada categoria. Os jogos foram realizado no Ginásio de esportes Rubens Spengler – Ginasião.

 

Confira a abaixo a classificação final:

 

Juvenil Masculino
Rebouças
Candói
Pinhão

 

Juvenil Feminino
Clevelândia
Candói
Pinhão

 

Adulto Masculino
Assorhande
Guaraniaçu
Canta Galo

 

Adulto Feminino
Clevelândia
Rebouças
Ponta Grossa

 

 

 

 

Pinhão - Prefeitura inaugura campo com grama sintética e academia ao ar livre do bairro Lindouro no próximo domingo dia 25

No próximo domingo dia 25 de agosto, às 9h, a Prefeitura de Pinhão irá inaugurar oficialmente o segundo campo de futebol de grama sintética da cidade. A inauguração do Campo do bairro Lindouro contará com várias atividades Culturais, como Grupo de Danças Urbanas do Colégio Morski, Grupo de idosos Sorriso e Vida, Banda Municipal de Pinhão e além de inúmeros jogos amistoso no decorrer do dia.

 

A infraestrutura faz parte de um programa do governo do estado em parceria com o município. Nesta obra a Secretaria de Esportes investiu cerca de 30 mil reais como contra partida. O novo espaço esportivo localizado ao lado da Câmara de Vereadores conta com um campo de futebol com grama sintética, academia ao ar livre e mesas com tabuleiro de xadrez.

 

O Secretário de Esportes Josoel de Moraes, disse que é muito bom ver uma estrutura como essa estar pronta e servindo a população, principalmente pelo fato de que foi preciso recuperar um convenio que havia sido perdido.

 

“É gratificante poder contribuir com a qualidade de vida das pessoas oferecendo para população mais um espaço para prática de atividades físicas e, principalmente pelo fato de que precisamos recuperar um convênio que havia sido cancelado no ano de 2016”.

 

 

 

Pinhão - Parceria entre Prefeitura e Sesi/Senai oferece novos cursos profissionalizantes

A parceria entre a Prefeitura de Pinhão e o Sistema FIEP – Sesi/Senai, está oferecendo diversos cursos para a comunidade pinhãoense, oportunidade para homens e mulheres se profissionalizarem em áreas de grande procura no município e dando a possibilidade de entrarem no mercado de trabalho.

 

A Escola Móvel está instalada em frente a Praça Darci Brolini e já ofertou mais cursos de assentamento de tijolo a vista e pedra decorativa; aplicação de revestimento cerâmico; instalação de alarmes, CFTV e portões e; eletricidade básica residencial; projeto de instalações elétricas; introduções a robótica; sistemas de automação industrial com controle logico programado e Panificação.

 

Atualmente 26 alunos estão participando do curso de robótica e ainda estão programados outros dois cursos, um de Automação e outro de Informatica, os quais estão ofertando 32 vagas.

 

O Prefeito Odir Gotardo destaca importância desta ação conjunta das Secretarias de Indústria, Comércio e Turismo, de Assistência Social e do sistema FIEP.

 

“Com estes cursos a Prefeitura atende a comunidade que vai poder estar se capacitando, se qualificando e almejando também um espaço no mercado de trabalho”.

 

Os cursos são ofertados tanto para pessoas que nunca tiveram uma experiencia de trabalho, quanto para quem já na área de pretende se qualificar e segundo o Diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura, Sandro Nunes Cruz, mais de 300 pessoas já se qualificaram profissionalmente por destes cursos

 

A ação também tem um cunho social, já que metade as vagas são destinadas para pessoas que estão inclusas em programas assistenciais, como por exemplo, o Bolsa Familiar. Para a Secretária de Assistência Social Madalena Zanardini, esta é uma ótima oportunidade para muitas pessoas que talvez não teriam condições financeiras para participar de um curso profissionalizante, mas que ao se profissionalizar, tem a oportunidade de melhorar sua renda familiar.

 

 

 

 

Pinhão - Grupo Smart Run de Corrida participa da Meia Maratona no Parque Estadual Vila Velha

O Grupo Smart Run de Corrida, neste final de semana participou do evento realizado pela Associação de Moradores de Vila Velha (AMORVIVE) e organizado pela Muraro Eventos Esportivos em parceria com Foto7. Prioritariamente agradecemos o apoio da Prefeitura Municipal de Pinhão através da Secretaria Municipal de Saúde por intermédio da Secretaria de Esportes que nos cedeu o transporte.

 

A corrida foi realizada no dia 18 de Agosto de 2019, as 08h30min, com trajetos de 7 km e 21 km, no parque Estadual de Vila Velha, que é uma unidade de conservação ambiental, administrada pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), e mobilizou em torno de 600 atletas.

 

A equipe de corrida participou com 4 atletas: Mariluce Ferreira Caldas (Nena) e Tatiane de Fátima Skowron da Silva nos 7 km, e nos 21 km participaram pela primeira vez Adriane de Fátima Nogueira e Daniele Costa da Silva.

 

No trajeto de 21 km, todo o nosso respeito à estas atletas que fizeram este percurso, como forma de superação e exemplo de persistência, considerando o percurso com altimetria de nível de dificuldade médio, com subidas e descidas.

 

Destaque para a nossa atleta Daniele Costa da Silva, que conquistou troféu de 3º lugar na sua categoria, e ficando entre as onze primeiras atletas que participaram da corrida, num total de 60 mulheres.

 

“A cada maratona que participamos, ficamos cada vez mais fortalecidos na saúde, amizade, na partilha do esforço e principalmente do orgulho de conseguir chegar e passar a linha de chegada, esta emoção não tem preço”! comenta Nena da Refrigelar, que está voltando aos poucos depois de uma lesão.

 

Parabéns aos participantes por mais representar muito bem o grupo Smart, e que venham muitas outras corridas para fortalecer o corpo e a alma.

 

 

 

Pinhão - Alunos apresentam receitas produzidas em curso Derivados de Leite

A Prefeitura Municipal de Pinhão, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, realizou em parceria com o SENAR o Curso Derivados do Leite nos dias 16 e 17 de agosto, com carga horária de 16 horas, que contou com a participação de 10 pessoas.

 

Durante o curso, as alunas aprenderam a fabricar queijo, requeijão, doce de leite, iogurte, leite condensado e outros produtos no processo artesanal do leite. Um dos objetivos do Curso é a capacitação das pessoas, proporcionando oportunidades para complementar a renda das famílias pinhãoenses.

 

O encerramento ocorreu na tarde de sábado, dia 17 de agosto, as 16h00min horas, nas dependências da Associação Pequeno Anjo, local onde foram ministradas as aulas do curso, e contou com a presença do Diretor de Indústria e Comércio Sandro Nunes e do diretor da Sala do Empreendedor Francisco Tadeu Caldas.

 

Francisco parabenizou as alunas pela conclusão do curso deixou a Sala do Empreendedor à disposição as orientações necessárias e destacou a importância de formalização para facilitar a comercialização da produção.

 

“Agora todas as alunas que concluíram este curso tem uma oportunidade para melhorar a renda familiar e nós da Sala do Empreendedor estamos à disposição de quem pretender formalizar a sua atividade e conseguir mercado para comercialização”

 

Sandro falou das vantagens do Curso Derivados do Leite, ressaltando que o município tem uma grande produção de leite.

 

“As alunas estão aptos para transformar o leite in natura em matéria prima na produção de diversos produtos que aprenderam a fabricar, e que poderão comercializar gerando maior renda, ou que seja para diversificar a forma de preparo de alimentos que são derivados do leite para alimentação de suas famílias”.

 

 

 

 

Pinhão - Prefeitura realiza audiência pública sobre trabalho infantil

A Prefeitura de Pinhão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza na próxima quinta-feira, 22 de agosto, uma audiência pública sobre Trabalho Infantil. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 14 horas.

 

Segundo a secretária de Assistência Social, Madalena Zanardin, essa etapa é mais uma da construção de um diagnóstico, já que a secretaria vem realizando várias ações para identificar combater situações de trabalho infantil no município.

 

“Esse diagnóstico esta sendo construído por meio do AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”. Já foram realizadas várias atividades, entre palestras, reuniões e exposições. Agora, chegamos ao momento de discutir com a comunidade formas de combater juntos as situações de trabalho infantil.

 

A assistente social Raquel ressalta que a participação da comunidade é fundamental para que realmente as possíveis situações de trabalho infantil sejam erradicadas.

 

“Precisamos que a comunidade participe da discussão e que as pessoas tragam sua opinião”.

 

 

 

Pinhão - Prefeitura inaugura Academia ao Ar Livre na comunidade de Nova Divinéia

A Prefeitura de Pinhão inaugurou na quinta dia 15, a Academia ao Ar da comunidade de Nova Divinéia. São equipamentos para a prática de atividades físicas instalados próximo ao posto de saúde recém-reinaugurado.

 

O trabalho de instalação foi realizado pela equipe da Prefeitura e os recursos para esta e outras duas academias foram viabilizadas pelo deputado Artagão Junior por meio de solicitação do vereador Samoel Ribeiro.

 

A inauguração teve a presença do prefeito de Odir Gotardo; do vereador Samoel Ribeiro, do secretário de Administração Adilson Santarém; da secretária de Educação Maria Aparecida; do secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação Valter Israel e dos moradores da comunidade. A programação também contou com as atividades do projeto Brincadeiras na Comunidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Na oportunidade o secretário de Valter Israel fez um balanço dos trabalhos realizados e destacou as ações do programa Sob Controle, o qual solucionou uma série de problemas de alagamentos.

 

O prefeito Odir Gotardo anunciou investimentos para a recuperação do calçamento da avenida principal, e novamente confirmou sua presença no mutirão que será realizado entre a prefeitura e a comunidade para a construção de uma quadra de areia.

 

 

 

Pinhão - Prefeitura vai injetar mais de 1 milhão de reais na economia do município com o depósito da primeira parcela do décimo terceiro

A primeira parcela do décimo terceiro dos servidores públicos de Pinhão estará disponível já na próxima folha de pagamento. O montante será de aproximadamente um milhão de reais

 

O secretário de finanças Saulo Mendes destaca que a antecipação do decimo terceiro é uma forma de valorizar o servidor e anuncia que a segunda parcela já praticamente assegurada.

 

“Estamos cumprindo nosso compromisso de valorização do servidor público. Pagamos folha salarial em dia e já garantimos o pagamento do decimo terceiro salario com antecedência”.

 

A atual administração mantem as finanças do município rigorosamente em dia, situação que segundo explica o prefeito Odir Gotardo, possibilita o pagamento dos fornecedores e servidores, inclusive antecipando o décimo terceiro salario.

 

“Garantir décimo terceiro foi uma das nossas prioridades, pois é um valor que incrementa o comercio local, seja no final do ano, ou a partir de agora com a disponibilidade da primeira parcela, pois os servidores já podem fazer uso do dinheiro já neste momento”.

 

 

 

Pinhão - Prefeitura inaugura Academia ao Ar Livre na comunidade de Nova Divinéia

A Prefeitura de Pinhão inaugurou na quinta dia 15, a Academia ao Ar da comunidade de Nova Divinéia. São equipamentos para a prática de atividades físicas instalados próximo ao posto de saúde recém-reinaugurado.

 

O trabalho de instalação foi realizado pela equipe da Prefeitura e os recursos para esta e outras duas academias foram viabilizadas pelo deputado Artagão Junior por meio de solicitação do vereador Samoel Ribeiro.

 

A inauguração teve a presença do prefeito de Odir Gotardo; do vereador Samoel Ribeiro, do secretário de Administração Adilson Santarém; da secretária de Educação Maria Aparecida; do secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação Valter Israel e dos moradores da comunidade. A programação também contou com as atividades do projeto Brincadeiras na Comunidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Na oportunidade o secretário de Valter Israel fez um balanço dos trabalhos realizados e destacou as ações do programa Sob Controle, o qual solucionou uma série de problemas de alagamentos.

 

O prefeito Odir Gotardo anunciou investimentos para a recuperação do calçamento da avenida principal, e novamente confirmou sua presença no mutirão que será realizado entre a prefeitura e a comunidade para a construção de uma quadra de areia.