Pinhão - Quadra de basquete localizada na praça Darci Brolini recebe manutenções

As atividades de revitalização da Praça Darci Brolini incluíram também a reforma da quadra de Basquete.

 

A quadra já havia passado por um período de reforma no inicio do ano onde foi expandido seu tamanho e instalada uma melhor iluminação.

 

Neste período de revitalização da praça Darci a quadra recebe mais uma vez manutenções, agora com estrutura melhor, como a nova tabela e pintura.

 

Por Assessoria

 

 

 

Pinhão - Apreensão de drogas movimenta a polícia na região

Pés e gramas de maconha, crack e cocaína foram as drogas apreendidas durante o final de semana em Guarapuava e no município de Pinhão pela Polícia Militar.

 

Na Vila Bela, em Guarapuava, após informações dadas por um investigador da Polícia Civil, um traficante, 24 anos, foi preso em flagrante. De acordo com a PM, um jovem saía de uma residência após ter comprado e consumido uma pedra de crack quando foi abordado pela polícia. Com a informação prestada pelo dependente químico, a equipe foi até a casa citada e encontrou o traficante. Dentro da residência, no quarto, havia 71 pedras de crack, 25 buchas de maconha, cinco pés de maconha, 56 sementes da erva, e certa quantia em dinheiro trocado que, segundo o traficante, tinha sido recebido pela venda de droga. Ele foi preso.

 

No Bairro Santana, também após informações prestadas por um investigador da Polícia Civil, um adolescente, 15 anos, estava indo para casa com 10 pedras brutas de crack, que seriam fracionadas e que resultariam em 50 pedras para venda. Na casa onde o adolescente mora sozinho a polícia encontrou uma balança de precisão utilizada para pesar drogas, como maconha e cocaína. O menino foi apreendido.

 

No município de Pinhão, durante patrulhamento pela Avenida Hipólito Aires de Arruda, próximo a um local informado por várias denúncias, como sendo ponto de tráfico de drogas a polícia, um homem, 25 anos, foi preso em flagrante dispensando 10 pedras de crack. No bolso ele tinha uma quantidade de cocaína. Dentro da casa, a PM encontrou 91 pedras de crack, além de 2,7 gramas de cocaína, 102 gramas de maconha e dois rolos de papel alumínio. Um casal também foi preso.(Com RSN)

 

 

 

Hashtag: |
Pinhão - Secretaria de Esportes abre inscrições para escolinha de futebol Furacão

A secretaria de Esportes do Município de Pinhão abre as inscrições para a escolinha de Futebol Furacão masculino e feminino a partir desta terça dia 17.

 

A escolinha de futebol tem por objetivo desenvolver as habilidades dos atletas e promover o lazer, bem como ocupar o tempo dos alunos com ações produtivas e relevantes para todos.

 

A faixa etária para estes alunos é dos 09 aos 15 anos de idade. Os interessados deverão comparecer na secretaria de esportes para realizar a inscrição, os treinos serão realizados nas segundas, quartas e sextas feiras de cada semana.

 

Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria de Esportes ou pelo telefone: 3677 3561.

 

 

 

Pinhão - Policia realiza mega operação no município

Nos dias 13, 14 e 15 deste mês foi realizada no município de Pinhão a operação Retomada por parte das equipes do 4° Pelotão PM do 16° Batalhão de Polícia Militar.

 

Participaram em apoio policiais militares da ROTAM da 1ª Companhia e equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual.

 

Durante a operação, a qual teve por finalidade fornecer a população pinhãoense maior sensação de segurança e inibição da prática criminosa, foram patrulhados todos os bairros da área urbana, tendo as equipes realizado a abordagem de pessoas, veículos e estabelecimentos comerciais, sem contudo interromper o policiamento ordinário destinado ao atendimento de ocorrências.

 

Ao todo foram abordadas 196 pessoas, 46 automóveis, 15 motocicletas e 8 estabelecimentos.

 

Foram confeccionados 13 autos de infração de trânsito, recolhidos 2 veículos ao pátio do pelotão e realizados 11 testes bafométricos. Foram encaminhadas 7 pessoas a delegacia, sendo uma delas em cumprimento a mandado de prisão pela prática do crime de estupro, três pelo crime de tráfico de drogas, um indivíduo por furto (reconhecido em mais de 15 furtos) e duas pessoas por desobediência/resistência.

 

Ao todo foram apreendidas 100 pedras de crack, 2,7g de cocaína e 100 gramas de maconha, além de diversos objetos oriundos de furtos e roubos praticados na região, comumente utilizados como pagamento na aquisição de substâncias entorpecentes.

 

Dos sete indivíduos presos, quatro deles já possuíam passagens pela prática de crimes diversos como furto, roubo e tráfico de drogas.

 

 

 

Pinhão - Município ganha destaque estadual no quesito meio ambiente

Município de Pinhão é destaque na região e em nível estadual após realizar projetos que colaboram com as ações em favor do meio ambiente que reflete na melhoria de saúde e convivência das pessoas.

 

Desde o inicio da gestão, em 2017, o município teve diversos problemas herdados de outras gestões referente ao lixão a céu aberto que se tornaram impasses para outras possíveis realizações, como por exemplo 30 ações junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e que podem ser convertidas em multas ao município.

 

A ação imediata tomada pela gestão em 2017 foi de interromper o uso do lixão a céu aberto e iniciar um projeto para realização da coleta correta dos resíduos sólidos. A ação foi idealizada pelo secretário de Meio Ambiente Valter Israel da Silva, que pensou na criação da Unidade de Tratamento de Resíduos, onde acontece todo o processo de separação e destinação do lixo.

 

Com incentivo à separação correta do lixo a partir das casas dos munícipes, o secretário elaborou o programa vale feira que cria um modelo de moeda exclusiva da Feira do Produtor, a moeda bufunfa. Esta moeda será destinado para as famílias que efetuarem a separação correta do lixo domiciliar, sendo necessário estar em dia com a taxa de lixo e aderir ao programa para posteriormente realizar a troca da bufunfa por produtos da feira do agricultor na cidade.

 

Além deste incentivo, a secretaria de meio ambiente promove o programa Caminhos da Reciclagem o qual promove visitas na unidades de triagem, de compostagem e no aterro sanitário e tem como objetivo informar os vistantes das reais possibilidades de mudanças comportamentais e de atitudes no descarte dos Resíduos Sólidos gerados, especialmente do lixo doméstico e comercial através de ações informativas.

 

No inicio de 2018 o Blog Diário de Noticias destacou uma multa de mais de 100 mil reais por infrações ambientais cometidas pelas administrações anteriores, porem o trabalho de pouco mais de um ano tornou Pinhão uma referencia em relação aos cuidados com o meio ambiente. Recentemente site Rede Sul de Noticias destacou a seguinte noticia: Pinhão recebe autorização para funcionamento de aterro sanitário.

 

O mesmo site ainda deu ênfase à criação da moeda Bufunfa onde destaca que: A implantação do aterro sanitário coloca um ponto final na era do lixão. Em nível de estado, o Site G1 Paraná, da região Campos Gerais e Sul também evidenciou o município com um exemplo e citou as ações da atual gestão, principalmente a criação da BUFUNFA.

 

Por Assessoria

 

 

 

Pinhão - Policia Militar estoura ponto de tráfico e prende drogas

No município de Pinhão, durante patrulhamento pela avenida Hipólito Aires de Arruda, próximo a um local informado por várias denúncias, como sendo ponto de tráfico de drogas.

 

Um homem, 25 anos, foi preso em flagrante dispensando 10 pedras de crack.

 

No bolso ele tinha uma quantidade de cocaína.

 

Dentro da casa, a PM encontrou 91 pedras de crack, além de 2,7 gramas de cocaína, 102 gramas de maconha e dois rolos de papel alumínio.

 

Um casal também foi preso.

 

 

 

Hashtag: |
Pinhão - Secretaria de Educação comunica sobre férias escolares

A secretaria Municipal de Educação, representada pela Secretária Maria Aparecida informa sobre as férias.

 

Devido a greve dos caminhoneiros a qual resultou na paralisação das atividades conforme Decreto N.º 136/2018, as aulas canceladas no período serão repostas nos dias 16,17,18 e 19 de Julho.

 

A partir do dia 20/07 até 30/07 serão os dias do período de férias escolares, porém, os professores e funcionários deverão retornar no dia 26/07 para a realização da 5º etapa da Formação Continuada.

 

Por Assessoria

 

 

 

Pinhão - Arraiá realizado com pacientes do CAPS foi um sucesso

Na última quinta dia 12, aconteceu nas dependências do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) o arraiá com os pacientes que frequentam e são atendidos pela equipe.

 

A festa contou com aproximadamente 30 pacientes que levaram seus familiares, e ficou um ambiente agradável, onde os atendidos realizaram apresentações como: cantorias, tocata de violão, danças gaúchas e quadrilha. Após as apresentações teve o momento de confraternização com comidas típicas da festa junina.

 

O servidor Vilson Prudente destaca a relevância de momentos como estes para a promoção de cidadania e da interação entre usuários, familiares, e a comunidade geral. Esses encontros além das festividades alusivas a festa Juninas fazem parte de um cronograma de atividades que visam a inserção social dos nossos usuários. e incluem passeios em outros espaços de lazer.

 

 

 

Pinhão - Município recebe autorização definitiva para funcionamento do aterro

Na ultima quarta dia 11, aconteceu no Gabinete do Prefeito Odir a importante entrega da autorização definitiva quanto ao funcionamento do novo aterro municipal.

 

O aterro teve reconhecimento pelo empenho que tem tido nas questões ambientais no último período, buscando soluções para esta problemática histórica que permeia em pinhão. Em um ano e cinco meses o município saiu de um lixão a céu aberto para uma Unidade de Tratamento de Resíduos completa.

 

O chefe regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente Sylfarner Pimpão, entregou a autorização definitiva do aterro, estando agora legalizado para seu funcionamento normal dentro de todas as exigências necessárias.

 

Além de Pimpão, estiveram presentes o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, Vereador Samuel. o vice prefeito Beraldo, secretário de Meio Ambiente, Valter Israel e funcionários da Secretaria, além dos demais secretários do município, e o Prefeito Odir Gotardo.

 

” A autorização definitiva para o funcionamento do aterro representa uma mudança de cenário pois recebemos o Município com uma serie de multas e um lixão a céu aberto interditado e agora, passamos a ser referência no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente. Esta é uma conquista para o povo que vai refletir tanto na qualidade de vida da nossa população e na economia do município.”Frisa o Secretário Valter Israel.

 

“Acompanho a situação ambiental do município há vários anos e percebo o empenho da atual gestão em solucionar problemas antigos que deixaram sequelas, como por exemplo o lixão, o qual implicou em diversas multas. Vejo Pinhão como uma referência para região.” Pimpão anunciou ao prefeito que outras notícias boas serão dadas em breve.

 

O prefeito Odir destacou que este documento é resultado de um trabalho sério realizado por uma equipe muito competente, estamos quebrando paradigmas pois pela primeira vez na história conseguimos ter credibilidade junto aos órgãos ambientais.

 

 

 

Pinhão - Município inicia etapa de testes com lâmpadas de LED

Nesta sexta dia 13, o Município de Pinhão inicia uma etapa de testes com lâmpadas de LED em frente a prefeitura. o teste deve durar em torno de 45 dias.

 

As lâmpadas são fornecidas por uma empresa por um período até que seja decidido a instalação geral das mesmas ou não.

 

Caso o Município conclua que é viável e gere além de maior iluminação, uma economia relevante, será iniciado um processo licitatório para a compra das mesmas.

 

 

 

Pinhão - Agricultura Familiar fornece 1.600 quilos de produtos para merenda escolar

A Prefeitura Municipal recebe mais de 1.600 quilos de produtos produzidos e cultivados pela agricultura familiar de Pinhão e os produtos serão destinados as escolas estaduais e municipais para a merenda.

 

Os produtos são adquiridos por compra direta por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, onde os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 30% é destinado ao Programa. Este valor é utilizado na compra de alimentos diretamente da agricultura familiar, priorizando-se os assentamentos da reforma agraria e comunidades tradicionais.

 

A compra é realizada por meio de chamada pública, dispensando assim o processo licitatório.

 

A atual administração ampliou o volume de compras da agricultura familiar para a merenda escolar, em 2016 o Município adquiriu 190 mil reais já em 2017 o valor aumentou 100 mil reais, sendo adquirido 285.541.95 mil reais.

 

A secretaria de Agricultura auxilia os produtores com o transporte dos produtos, levando da propriedade até o barracão da merenda escolar, localizada no Parque Coronel Lustosa. O município ainda realiza a distribuição destes produtos nas escolas municipais e estaduais urbanas e do campo.

 

Os produtos orgânicos recebidos são: Ponkan, laranja, tomate, alface, mamão, mel, batata doce, bolachas entre outras diversas produções.

 

“Este auxílio tem uma importância para o município, além de oferecer as escolas uma alimentação de qualidade, valoriza nossos produtores da agricultura familiar, que movimentam o mercado da cidade.” Destaca a Secretária de Educação Maria Aparecida.

 

” Isto ajuda fortalecer a agricultura familiar de pinhão, fixando o homem no campo e criando mais oportunidade de renda para nossos agricultores.” Frisou o Secretário de Agricultura Darci Jocoski.

 

 

 

Rádio Cantu