Pinhão - Adiada a data de realização da prova do Concurso Público para ACS e Agente de Endemias

No dia 25 de Março, a Comissão do Concurso para os cargos de ACS (Agente Comunitário de Saúde) e Agente de Endemias, divulgou o Edital nº 04/2020, em que homologa as inscrições para o Concurso, e comunica que a data de realização da prova que aconteceria no dia 05 de Abril, foi adiada.

 

Ainda não há data definida para a realização da prova. Um novo cronograma será divulgado posteriormente, dependendo do cenário do Covid-19 no país.

 

Acompanhe o Edital.

 

 

Pinhão - Negativo, estes foram os resultados de três pessoas que estavam com suspeita de Coronavírus no município

A Secretaria de Saúde do município de Pinhão confirmou no final da tarde desta quarta dia 25, que a cidade descartou três casos do novo coronavírus. Até então eram quatro casos suspeitos, permanecendo apenas um, o qual aguarda o resultado dos exames.

 

O Prefeito Odir Gotado destacou é motivo comemorar, mas reforçou o pedido para que as pessoas continuem tomando todas as medidas de prevenção e seguindo as determinações dos decretos que a administração vem publicando para preservar a vida da pessoas.

 

“Estamos felizes e com sentimento de que o trabalho de combate ao vírus está dando resultados. Podemos comemorar essa notícia sim, mas de forma algumas devemos descumprir as orientações das equipes da Saúde em relação aos cuidados necessários, muito menos as determinações dos decretos que publicamos para preservar a saúde e a vida da população”.

 

 

 

Pinhão - Prefeitura publica decreto que amplia medidas de prevenção ao Coronavírus através do toque de recolher

O prefeitura de Pinhão publicou na tarde desta terça dia 24, um novo decreto ampliando as medidas de prevenção contra o avanço do novo Coronavírus, o Covid-19. O decreto 080/2020 prevê o toque de recolher a partir das 20h de hoje.

 

De acordo com o Prefeito Odir Gotardo, a medida é necessária para proteger as pessoas que ainda não entenderam os riscos deste vírus.

 

“Infelizmente ainda percebemos muitas pessoas andando pelas ruas como se nada estivesse acontecendo e pensando na proteção destes, nós optamos agora pelo toque de recolher”.

 

 

 

Hashtag:
Pinhão - Desabastecimento da vacina da Influenza provoca suspensão temporária do Calendário de vacinação

Devido ao desbastecimento de vacinas da Influenza, que ocorre em todos os Municípios, o calendário de vacinação será suspenso em Pinhão, a partir deste dia 24 de março.

 

Assim que houver o reabastecimento das vacinas, os idosos serão comunicados e as equipes de saúde retomarão a vacinação nas casas e Drive-Thru (dentro do carro).

 

 

 

Pinhão - Parceria entre Prefeitura e PROVOPAR produz aventais descartáveis para os profissionais da Secretaria de Saúde

Um dos equipamentos que compõe os EPIs dos profissionais da Secretaria de Saúde no trabalho de combate ao novo Coronavírus, é o avental descartável, que diminui as chances de contaminação através da roupa.

 

A grande demanda faz com que haja dificuldade para encontrar vários produtos no mercado, inclusive itens de EPI. Uma parceria entre o PROVOPAR e a Prefeitura de Pinhão, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, está produzindo aventais descartáveis para os profissionais da Secretária de Saúde.

 

O TNT, matéria prima para confecção dos aventais está sendo adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria de Assistência Social fornece os materiais de acabamento como linha e elástico, e o PROVOPAR faz a confecção os aventais através de pessoas voluntárias.

 

Para a professora Mirian Francesconi, presidente do PROVOPAR, este é um momento em que todas as forças do município devem estar voltadas para o combate deste vírus.

 

O momento exige que todas as forças do município estejam unidas no combate ao Covid-19 e o PROVOPAR está nesta luta contribuindo com a confecção dos aventais para uso dos profissionais de Secretaria de Saúde.

 

Para evitar aglomerações, as pessoas voluntárias do PROVOPAR realizam o trabalho em casa, estratégia adotada também para evitar o contágio.

 

O prefeito Odir Gotardo destacou que esta é mais uma das medidas para evitar o avanço do Coronavírus.

 

“Esta é mais uma medida que adotamos para evitar o avanço do Coronavírus em Pinhão. O avental compõe o EPI que é essencial para evitar a contaminação dos profissionais, os quais são os que mais estão expostos ao vírus”.

 

 

 

Hashtag:
Pinhão - Profissionais da saúde visitam empresas e estabelecimentos comerciais para garantir o cumprimento das medidas de proteção contra o Coronavírus

Os profissionais da Secretaria Municipal Saúde que atuam na Vigilância Sanitária e na Vigilância Epidemiologia estão diariamente realizando visitas nas empresa e em estabelecimento comerciais que são considerados essenciais. Como são atividades que não podem parar, o objetivo então é orientar sobre as medidas de proteção para conter o avanço do Coronavírus no município.

 

Nesta segunda-feira, 23 de março, foram visitadas dez empresas e de acordo com a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Ana Lurdes Charnoski, muitos ainda ignoram, mas a grande maioria está seguindo as orientações para garantir que as medidas de proteção sejam cumpridas, e as equipes devem seguir monitorando.

 

“Os trabalhadores dos setores do comercio considerados essenciais estão expostos, por isso devem seguir todas as medidas de proteção rigorosamente e nós estamos atentos para que as normas se cumpram”.

 

 

 

Hashtag:
Pinhão - Secretaria Municipal de Saúde faz balanço do primeiro dia de vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde divulga no final da tarde desta segunda-feira, 23 de março, o balanço do primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A vacinação ocorreu na casa dos idosos, publico alvo desta fase da campanha, e foram aplicadas 249 doses.

 

A cobertura vacinal atingiu o território do ESF vila Caldas, que atende o Parque Industrial e os bairros Colina Verde, Recanto Verde, Vila Caldas, Água verde, Núcleo Darci Brolini e Núcleo Hipólito Martins. Na terça-feira dia 24, a vacinação vai ocorrer no território do centro, composto pelos bairros Araucária, Azaleia e Nossa Senhora Aparecida.

 

A Vacinação também ocorreu no Posto de Saúde Central.