Pinhão - Prefeito decreta luto oficial pelo falecimento do ex-vereador Zoraldo de Deus Rocha

O Prefeito Municipal de Pinhão Odir Antonio Gotardo, no uso de suas atribuições legais e em razão do falecimento do ex-vereador do município, Zoraldo de Deus Rocha, ocorrido neste dia 19, decretou luto oficial de 3 dias.

 

Ponto facultativo no dia 20 de setembro, quinta-feira, exceto para o serviços de saúde e da educação.

 

 

 

 

Pinhão - Secretaria de Saúde lança o projeto Nascer – “Mamãe Saudável, Bebê Feliz”

Aconteceu na tarde de sexta dia 14, às 14 horas, o lançamento do projeto “Nascer, Mamãe Saudável, Bebê Feliz”. O evento foi realizado na Clinica de Saúde da Mulher e contou com a participação de vários profissionais, os quais passaram informações de grande importância para as futuras mamães pinhãoenses.

 

O projeto quer incentivar a realização das consultas de pré-natal e o acompanhamento após o parto. Além disso, amplia as ações que a Secretaria Saúde vem realizando para cuidar da saúde das gestantes e dos bebês. No lançamento as gestantes ainda foram contempladas com vários brindes.

 

“Estou esperando meu primeiro filho e gostei do evento, pois tive a oportunidade esclarecer várias dúvidas”, conta Ana Maria Santos Camargo.

 

A gestante Letícia Carriel aprovou o evento. “Eu já sou mãe, porém antes não tinha o acompanhamento que estou tendo agora, gostei muito porque recebi orientações muito importantes”.

 

“O projeto Nascer quer ampliar o acesso ao pré-natal e melhorar a assistência ao parto e ao puerpério”, destacou a enfermeira Willa, coordenadora da Clinica de Saúde da Mulher.

 

“Esse projeto desempenha um papel muito importante, pois amplia o acompanhamento das mães e dos bebês com orientações que são fundamentais nessa fase. Estamos trabalhando para garantir que nossas crianças nasçam de forma humanizada e com o acompanhamento necessário”, explica o secretário de Saúde, Beraldo Nunes do Amaral. Segundo Beraldo, a intenção é implantar um sistema de descentralização para oferecer esse acompanhamento na unidade de saúde referência.

 

“As orientações do projeto melhoram a qualidade de vida das futuras mamães e dos seus bebês, por isso é de extrema importância que as famílias pinhãoenses sejam assistidas pelo sistema municipal de saúde começando pela gestação”, salientou o prefeito Odir Gotardo.

 

 

 

Pinhão - Prefeitura e Emater fazem entrega de rótulos para Agroindústrias Familiares

Na tarde de segunda dia 17, a administração municipal deu mais um importante passo no sentido de apoiar os Agricultores Familiares a agregar valor aos seus produtos. Um evento aconteceu no mini auditório da Universidade Aberto do Brasil – UAB, para a entrega de rótulos para dez Agroindústrias.

 

A criação e implantação do Selo de Inspeção Municipal – SIM foi o ponto de partida para a regulamentação das primeiras agroindústrias familiares no município. Na sequencia ocorreu a certificação e agora entrega dos rótulos.

 

Todo esse trabalho envolveu profissionais das Secretarias Municipais de Indústria, Comercio e Turismo, Saúde e Agricultura. O Instituto Emater também teve papel fundamental no processo de regulamentação das agroindústrias e foi o principal parceiro da Prefeitura neste trabalho

 

“Esse apoio da Prefeitura com a criação do SIM facilitou muito, pois saímos da informalidade e ganhamos mercado para comercializar nossa produção tendo um lucro bem melhor”, declarou a senhora Marlene Freitas, proprietária de uma Agroindústria Familiar.

 

“A EMATER já vem oferecendo suporte técnico aos agricultores no sentido de industrializar a produção para agregar valor e a lei do SIM municipal foi fundamental para formalizar as Agroindústrias Familiares em nossa cidade”, disse o engenheiro agrônomo de EMATER, Nilo Bragagnolo.

 

“A formalização das Agroindústrias Familiares é uma ótima opção de geração de emprego e renda. Hoje celebramos o resultado das ações de iniciativa da Prefeitura, as quais se unem ao importante trabalho da EMATER e consolidam-se com a dedicação de pessoas que aceitaram o desafio de agregar mais valor aos seus produtos”, disse o Prefeito Odir Gotardo.

 

 

 

 

Pinhão - Atos de vandalismo causam prejuízos aos cofres públicos municipais

O preço dos atos de vandalismo custa caro para a Prefeitura de Pinhão.

 

Todo mês, os cofres do município sofrem uma baixa devido ao valor gasto com o reparo, a manutenção e a substituição de bens públicos depredados, danificados, destruídos e até furtados em ações criminosas, um recurso que poderia ser aplicado para aperfeiçoar ou oferecer novos serviços à população.

 

Vidros quebrados e placas de transito no chão são os casos mais frequentes, porém situações de furtos também fazem parte dos registros de danos ao patrimônio público. A situação mais recente aconteceu nos bairros Dois Irmãos, local em que a Prefeitura instalou uma Academia ao Ar Livre e, menos de uma semana após a conclusão da obra, vândalos arrancaram os equipamentos que serviriam de instrumento para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 

“Em alguns casos os bens até podem ser recuperados com serviços de solda e pintura, porem existem situações que é necessário reconstruir ou comprar estruturas novas, pois os danos são muito grandes”, explica Valter Israel, secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação.

 

“Cuidar do patrimônio público é cuidar de si mesmo, afinal, os recursos são provenientes dos contribuintes e são destinados para a aquisição de equipamentos e aperfeiçoamento de serviços que ajudam a tornar a cidade um lugar melhor”, destaca o prefeito Odir Gotardo.

 

 

 

Pinhão - Polícia Militar apreende armas e munições

Na tarde desta segunda dia 17, policiais estavam em patrulhamento pela Rua Salvador S. Caldas no Bairro São José, quando receberam denúncias que indivíduos haviam levado duas armas para uma residência.

 

De posse das características dos suspeitos, os policiais foram até uma residência e realizaram as abordagens, foram feitas revistas, mas nada de ilícito foi localizado.

 

Com autorização para adentrarem na residência, em um quarto os militares localizaram e aprenderam uma espingarda modificada para calibre 22, com um cartucho deflagrado e um simulacro de pistola modificada para calibre 22.

 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão a um indivíduo que não teve o nome divulgado e encaminhado juntamente com as armas apreendidas até a 14ª SDP, em Guarapuava.

 

 

 

Hashtag: |
Pinhão - Adolescente diz ter comprado bicicleta roubada

Compareceu ao 4º Pelotão PM nesta quinta dia 13, um homem, de 47 anos, relatando que sua bicicleta da marca Gius, que havia sido furtada em data de 04/09/2018, conforme boletim de ocorrência, estaria em uma residência localizada no bairro Colina Verde.

 

Foi deslocado juntamente com o solicitante, onde o mesmo indicou o local, sendo que a equipe fez contato com o morador que ali estava e identificado na residência o menor de idade, com 15 anos, questionado sobre os fatos, relatou a equipe que havia comprado a bicicleta de uma pessoa desconhecida, não sabendo precisar quem seria, sendo que o menor apresentou à equipe a bicicleta, a qual foi reconhecida de imediato pelo solicitante.

 

Diante dos fatos, a equipe acionou o Conselho Tutelar de Pinhão, devido não ter nenhum responsável pelo adolescente no local e encaminhou a delegacia local, juntamente com o objeto do furto, para serem tomadas as medidas cabíveis, posteriormente compareceu a irmã do adolescente.

 

 

 

Hashtag: |
Pinhão - Prefeitura iniciará ações para controlar o antigo problema da superpopulação de animais de rua

O Programa de Controle Ético da População Animal – PANACEIA, idealizado pela Prefeitura de Pinhão por meio da Secretaria Municipal Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, deverá começar em breve e deve solucionar um problema antigo no Município.

 

O PANACEIA inclui políticas de controle reprodutivo com cirurgias, ações educativas para a adoção e guarda responsável dos animais. Recentemente a Prefeitura realizou uma licitação para efetuar a castração de fêmeas e ainda deverá licitar a aquisição de ração para auxiliar as associações parceiras do programa.

 

Segundo o secretário Valter Israel, as ações do PANACEIA buscam solucionar um dos problemas antigos de nosso município, que é a superpopulação dos animais de rua. “Além de oferecer os cuidados que os animais merecem, vamos dar mais qualidade de vida para a nossa população, pois os cães de rua atrapalham o transito, geralmente não são vacinados e por isso representam riscos a saúde humana, pois existem vários casos de ataques às pessoas”.