Pinhão - Caminhada e Blitz chamam a atenção da comunidade para o combate ao trabalho infantil

A Prefeitura Pinhão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na manhã de quarta dia 12, uma caminhada e uma blitz educativa, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para o enfrentamento do trabalho infantil.

 

Dados o Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que desde 2014, foram registradas mais de 21 mil denúncias de trabalho infantil. Ainda de acordo com informações do MPT, calcula que haja 4,3 mil denúncias de trabalho infantil todos os anos.

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Madalena Zanardini, destacou a importância da atividade. “Este é um momento importante no fortalecimento do combate ao trabalho infantil e ao abuso contra crianças e adolescentes”, explicou.

 

 

 

 

Pinhão - Programa de Saúde Bucal na Escola estimula alunos sobre cuidados e bons hábitos

Partindo da premissa que a saúde começa pela boca, nada mais correto do que se enfatizar os cuidados com a saúde bucal e bons hábitos alimentares, por isso o Programa Saúde na Escola (PSE), que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, visa à prevenção, promoção, atenção e formação à saúde de crianças e adolescentes dos Centros de Educação Infantil e Escolas.

 

A equipe de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde visita todas as escolas e CMEIs, para trabalhar educação odontológica e levantamento epidemiológico de cárie, sendo que os alunos que apresentam necessidade de tratamento odontológico são encaminhados as Unidades Básicas de Saúde para o atendimento.

 

Recentemente o programa levou orientações para os alunos das escolas municipais Água Verde e São Roque. A coordenadora do programa, Ana Jará Silva, destaca a importância de trabalhar a saúde bucal com as crianças.

 

“Ensinar as crianças a cuidarem dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele, pois cria hábitos saudáveis e estimula o cuidado pessoal. A escola se constitui como espaço de interação professor-aluno, local formador de cidadãos. Por isso é um espaço fundamental para os alunos adquirirem bons hábitos e vivências que irão acompanhá-los durante a vida”.

 

 

 

 

 

 

Pinhão - Agroindústrias Familiares do município se tornam referência para outras cidades

O trabalho de apoio e incentivo para à formalização das Agroindústrias Familiares em Pinhão é uma das principais politicas de desenvolvimento do meio rural implantado pela atual administração. Desde o início do ano de 2017, uma equipe técnica da Prefeitura desenvolve ações para facilitar o trabalho dos produtores na industrialização da sua produção e tudo começou com a atualização da lei do SIM – Sistema de Inspeção Municipal, que permite a abertura de espaços de comercialização, como por exemplo, nos supermercados locais.

 

O prefeito Odir Gotardo destaca que as Agroindústrias Familiares são ótimas alternativas para a geração de emprego e renda para quem vive no campo.

 

“Estas agroindústrias são estruturas pequenas, mas suficientes para agregar valor à produção da agricultura familiar que muito forte em nosso município e isso consequentemente gera mais renda para os pequenos produtores”.

 

O trabalho de pouco mais de dois anos já resulta em vinte e oito agroindústrias familiares formalizadas e com uma grande diversidade de produção, como por exemplo, os panificados; os embutidos; o queijo e o frango, produtos que podem ser adquiridos em vários supermercados da cidade.

 

O sucesso destas ações já chama atenção de outros municípios e torna as agroindústrias familiares de Pinhão uma referencia. Recentemente uma comissão formada por representantes do município de Pitanga, visitou algumas das agroindústrias para conhecer como funciona esta politica publica de geração de renda.

 

A vereadora e presidente do poder legislativo do município de Pitanga, Eloy de Lourdes Ottoni, destacou o quanto isso pode desenvolver a economia de uma cidade.

 

“Esta ação é importante, pois agrega valor a um produto local e por consequência o dinheiro acaba circulando na própria cidade, uma vez que, desde a industrialização ate o consumidor final, todo o processo acontece dentro do município”.

 

Os visitantes foram acompanhados pelos secretários municipais de Agricultura, Divonzir Machado e de Meio Ambiente, Urbanismos e Habitação, Valter Israel.

 

 

 

 

 

Pinhão - 66º Jogos Escolares do Paraná - Xadrez pinhãoense conquista 19 medalhas

Nesta segunda dia 17,  foi a vez do competidores do xadrez convencional conhecer os novos campeões da competição em grupo. Ao todo, nove escolas disputavam o primeiro lugar e a classificação para a macrorregional do 66° Jogos Escolares do Paraná (JEPS), que acontece São Mateus do Sul.

 

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Pinhão.

 

Confira os resultados:

 

Xadrez relâmpago

Categoria 15 a 17 anos – Feminino

1° Milena Cristina de Lima – Pinhão

2° Camila do Valle – Guarapuava

3° Maria Mieskowicz – Pinhão

 

Categoria 12 a 14 anos – Feminino

1° Anne Elis Ferreira – Pinhão

2° Kauane Martins Batista – Guarapuava

3° Julia Gonçalves – Guarapuava

 

Categoria 15 a 17 anos – Masculino

1° João Henrique Antonichen – Pinhão

2° Matheus Ribeiro dos Santos – Guarapuava

3° Fernando Inocencio – Pinhão

 

Categoria 12 a 14 anos – Masculino

1° Antoni Rafael Tarachuk – Pinhão

2° Alexandre Gotardo – Pinhão

3° Adream Santos Ferreira – Guarapuava

 

Xadrez rápido

Categoria 15 a 17 anos – Feminino

1° Milena Cristina de Lima – Pinhão

2° Ana Marielin Czekay – Candói

3° Maria Vitória Mieskowicz – Pinhão

 

Categoria 12 a 14 anos – Feminino

1° Anne Elis Diniz Ramos – Pinhão

2° Kezia Ramos Lima – Guarapuava

3° Julia Gonçalves – Guarapuava

 

Categoria 14 a 17 anos – Masculino

1° João Henrique Antonichen – Pinhão

2° Fernando Inocencio – Pinhão

3° Claudio Cesar Marcolino – Guarapuava

 

Categoria 12 a 14 anos – Masculino

1° Alexandre Gotardo – Pinhão

2° Adream Santos Ferreira – Guarapuava

3° Patrick Correa – Guarapuava

Pinhão - 66º Jogos Escolares do Paraná - Competições movimentam a cidade com atletas do município e de outros cinco municípios da região

A Fase Regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná está movimentando a cidade de Pinhão.

 

Atletas de cinco municípios da região que compõe o Núcleo Regional de Guarapuava estão no município desde sexta-feira, 14 de junho, data em que foi realizada a cerimônia de abertura da competição.

 

 

 

 

 

 

 

Pinhão - Cerimônia marca início da 66ª edição dos Jogos Escolares do Paraná – Fase Regional

Na noite desta sexta dia 14, no ginásio de esportes XV de Dezembro (Ginasião), uma solenidade foi realizada para oficializar a abertura da fase regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná (JEP’S) em Pinhão. Além do tradicional acendimento da pita olímpica e do juramento do atleta, a cerimônia ainda contou apresentações da Banda Municipal e do grupo de dança do Colégio Estadual Mario Evaldo Moski.

 

A atleta Gabriela, Antonichem Caldas foi a responsável pelo acendimento da pira olímpica, e o juramento do atleta foi proclamado por Katlin Eduarda Rodrigues de Freitas.

 

O secretário de Esportes Josoel de Moraes deu boas vindas aos estudantes dos municípios vizinhos.

 

“Queremos tratar vocês dá melhor maneira possível para que sempre voltem. Sintam-se em casa e excelente jogos escolares”, finalizou

 

A declaração de abertura oficial foi proferida pelo prefeito Odir Antanio Gotardo.

 

“Ao participarem da competição, os estudantes aprendem bons valores para o resto da vida, como liderança e companheirismo. Esporte e educação sempre precisam caminhar juntos”, pontuou a o prefeito.

 

Nesta edição dos jogos são 1300 atletas competindo nas modalidades individuais e coletivas de handebol, futsal, voleibol, basquetebol, tênis de mesa, atletismo e xadrez, em competições masculinas e femininas.

 

 

 

 

 

 

Pinhão - Homem é vitima de agressão por arma branca

Por volta das 03h30min deste sábado dia 15, na Rua Gumercindo Ferreira dos Santos a equipe da Defesa Civil solicitou apoio para dar atendimento a um masculino, 29 anos ferido por arma branca, no Bairro São José.

 

No local, a vítima informou que estava em sua residência quando chegaram dois indivíduos rondando sua casa e quando ele saiu para ver o que eles queriam foi agredido com um golpe na cabeça, não sabendo informar qual rumo os autores do fato tomaram e nem o motivo da agressão.

 

Foi realizado patrulhamento em busca de suspeitos, porém não fora logrado êxito.

 

 

 

 

 

 

Pinhão - Prefeitura abre processo de seleção para contratação de profissionais na área da educação

A Prefeitura Municipal de Pinhão comunica que estão abertas as inscrições para o PSS (Processo Seletivo Simplificado) para a contratação de profissionais na área da Educação.

 

As vagas disponibilizadas são para professor de educação infantil e séries iniciais, interpretes de línguas e psicopedagogo.

 

A partir do dia 15 de junho até o dia 30 do mesmo mês, os interessados podem efetuar inscrição através do endereço eletrônico pss.pinhao.pr.gov.br.

 

 

 

 

 

Pinhão - Prefeitura abre inscrições para curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos

A Prefeitura de Pinhão promove nos dias 17 e 18 de junho o curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos para os profissionais que já atuam na área ou pretendem iniciar carreira.

 

As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. O curso tem duração de oito horas e tem o objetivo de capacitar e reforçar as ações de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

A oficina abordará temas como, conceitos de Boas Práticas de Manipulação; Condutas que os manipuladores de alimentos devem adotar para produzir e vender alimentos seguros; Tipos de contaminação dos alimentos; Conceito de Doenças Transmitidas por Alimentos; entre outros assuntos.

 

O curso promovido será ministrado pela engenheira de alimentos da EMATER Estela Galina no polo da U.A.B. – Universidade Aberta do Brasil será nos horário das 13h às 17h.