Cantagalo e Marquinho registram os primeiros casos suspeitos de Coronavírus da região

Cantagalo e Marquinho são os primeiros municípios da região a registrarem casos suspeitos do novo coronavírus. Os pacientes apresentaram sintomas do coronavírus e já foi coletado material para que seja feito o exame para comprovar ou não a doença.

 

CANTAGALO

 

Em Cantaglo a informação foi confirmada na manhã de hoje pelo secretário de saúde do município, Carlos Vinícius Sbardelotto. Segundo ele, o paciente tem histórico de viagem e está em isolamento domiciliar. O material para exame já foi coletado e a secretaria de saúde confirma que o paciente não faz parte do grupo de risco e que está sendo a todo tempo monitorado.

 

MARQUINHO

Marquinho também registrou um caso suspeito segundo o secretário de Saúde Juninho. É uma pessoa que teve contato com alguém que veio de Curitiba e é considerado suspeito também. Segundo a secretaria o material já foi coletado e também aguarda resultado do exame. O paciente também está em isolamento domiciliar com tosse e febre e sem necessidade de ser internado. A secretaria de saúde está monitorando caso se agrave.

 

No jornal educadora você confere entrevista com os secretários de saúde dos municípios. (Com e103)

 

 

 

Hashtag:
Cantor João Dalzoto faz como poucos e promove inserção da Viola caipira para alunos da rede pública

Jovem cantor Sertanejo esteve nesta semana incentivando a cultura da Viola para alunos de escolas de acampamento e escola indígena

 

O jovem cantor sertanejo João Dalzoto esteve nesta semana no interior de Rio Bonito do Iguaçu e de Nova Laranjeiras animando e iniciando a difusão da cultura Viola Caipira para os alunos de escolas de acampamentos e de aldeamento indígena.

 

João Dalzoto é natural de Rio Bonito do Iguaçu, atualmente mora em Cascavel (PR), onde cuida da sua carreira artística como cantor sertanejo e tocador de viola. Ele tem sucessos já consagrados nas rádios como a canção “Dança dos Vagalumes” – esta com mais de 1,2 milhão de visualizações no Youtube – além de outros hits “Quarto à Direita”, “Banho Maria”, tendo a participação da dupla Jads e Jadson; e “Aí Que Nego Chora”.

 

Na última quarta-feira, 19, os alunos da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, no acampamento Herdeiros da Terra, em Rio Bonito do Iguaçu, puderam mais uma vez acompanhar ao vivo o talento do cantor.

 

Em novembro de 2019 ele já tinha feito uma primeira visita à Escola.

 

João Dalzoto diz que pretende voltar em breve para dar continuidade ao projeto, tendo em vista a importância desse contato dos alunos com a música, no caso, a música raiz.

 

Nessa oportunidade, João Dalzoto passou no município de Nova Laranjeiras, onde visitou diversas aldeias, colégios e escolas. Os alunos indígenas se divertiram muito com as canções e com o dia animado que o cantor proporcionou a eles.

 

“Eu nunca imaginei a proporção que essa iniciativa tomaria, pois de primeira mão visitei algumas escolas apenas para conhecer os alunos que eram fãs do meu trabalho”, exalta João após as experiências vividas nesta semana nos dois locais visitados.

Hashtag:
Colégios de Candói e Foz do Jordão são homenageados em evento da Secretaria Estadual de Educação

Dois Colégios de Candói e um de Foz do Jordão foram homenageados pela Secretaria de Estado da Educação em Curitiba. A homenagem foi durante o III encontro de diretores, que aconteceu nos dias 28 e 29 de janeiro.

 

O objetivo do encontro foi o de capacitar os Diretores das escolas, juntamente com os Chefes e Coordenadores Pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação de todo Estado, os quais atuam como responsáveis pela gestão pedagógica das escolas para a construção e implementação do Plano de Ação das escolas.

 

A homenagem prestada aos colégios se deve a Frequência e Melhor avanço na Prova Paraná Mais.


C.E. do Campo Anastácia Kruk, comunidade de Colônia São Pedro, em Candói;


C.E. do Campo de Paz, do município de Candói;


C.E. de Segredo, do município de Foz do Jordão;


C.E. do Campo de Pinhalzinho, do município de Goioxim;


C.E. Visconde de Guarapuava, do município de Guarapuava;


E.E. Moacyr Julio Silvestri, do município de Guarapuava;


E.E. Rubem Fleury da Rocha, do município de Guarapuava;


C.E. Rui Barbosa, do município de Guarapuava. (Com Diário Reservense)

 

 

 

Aspirante Igor Milek é o novo Comandante do 4º Pelotão de Policia Militar de Pinhão/Reserva do Iguaçu

O Aspirante Oficial da PM Igor Milek Paulino assumiu na manhã de hoje, dia 21 de janeiro o comando do 4º Pelotão de Policia Militar de Pinhão e que abrange também o município de Reserva do Iguaçu.

 

“Sou de Curitiba/PR e me formei na última turma de oficiais e fui transferido para Guarapuava onde ocupava o cargo de subcomandante da 1º Cia de Polícia Militar e o comando da Rotam. Agora com estas mudanças recebi a missão de comandar este Pelotão. Devido aos recentes índices de criminalidade, roubo, rixas entre famílias, principalmente por questões de terra a cidade esta bem movimentada neste setor e estamos vindo para dar ‘uma controlada nestas situações’”, comentou o Aspirante.


Meio Rural


O novo comandante tem conhecimento dos fatos e crimes que aconteceram nos últimos tempos na zona rural de Pinhão e revelou que tem o desejo de implanta um projeto de segurança para esta fatia da população. “São ideias que temos para melhorar a segurança de nossos munícipes, mas ainda é muito abstrata visto que temos outro problema muito agudo na PM que é a falta de efetivo. O último concurso foi em 2016 e de lá para cá, muitos policiais se aposentaram e não houve uma renovação do quadro”.


Invasões de terra


Para o Aspirante Milek, Pinhão é um município que chama a atenção do setor de segurança devido às invasões de terra e corte de madeira. “São questões mais para o meio ambiental, mas é um dos aspectos que nos chama a atenção. No meio urbano o que nos chama a atenção é a violência nas ruas, disparos de armas de fogo, rixas pessoais, muitas pessoas andam armadas. Para um município com mais de 30 mil habitantes, estes índices são altos”.


Pinhão no avesso


“Vamos virar Pinhão no avesso,vamos fazer de tudo para achar os criminosos e as pessoas que infringem o trânsito. Então a população não se surpreenda, se a partir de hoje houver muitas abordagens, blitz , revista em estabelecimentos comercias, patrulha no meio rural. O contato com a comunidade permanece em todos os segmentos, queremos estar próximos à população”.


O 4º Pelotão também contará com um subcomandante, 1º Sargento Ricardo Elison de Santa Rosa que também vem de Guarapuava. “Ele será meu braço direito dentro do Pelotão, estamos aqui para ouvir a população, as opiniões e as criticas priorizando o bem estar de todos”, finalizou. (Com GSN)

 

 

 

Nova Ponte na Comunidade Rio Crim é Reconstruída através de parceria entre Porto Barreiro e Rio Bonito

Com os passar dos anos o desgaste foi inevitável, fato que aconteceu com a Ponte na comunidade Rio Crim em Porto Barreiro, a qual liga ao Município vizinho de Rio Bonito do Iguaçu.

 

Ao tomar conhecimento da real situação em que se encontrava a referida ponte, uma equipe da Secretaria de Viação e Obras de Porto Barreiro esteve no local realizando levantamento e sinalizando os riscos que ela estava oferecendo aos usuários, situação essa realizada desde o início com o apoio do município vizinho.

 

O Secretário Claudir Crotti, juntamente com toda a equipe de trabalho, providenciou as madeiras e os trabalhos deram início na manhã desta segunda feira (11), onde o Município de Rio Bonito do Iguaçu por meio da secretaria competente, enviou sua equipe com uma Pantaneira e dois caminhões para que o trabalho fosse feito com a máxima qualidade.

 

Toda a estrutura da Ponte foi feita com muito reforço, para que tenha maior durabilidade e garanta o tráfego com segurança para todos que por ali passarem.

 

A Prefeita Marinez Crotti aproveita para Agradecer todos os envolvidos nesse trabalho, entendendo que as demandas existentes são muitas.

 

"Estamos sempre atentos e com a equipe sempre preparada para que a população tenha o nosso retorno imediato frente as ações necessárias. Queremos agradecer ao Prefeito Ademir Fagundes (gaúcho), que não mediu esforços nessa parceria por meio de sua equipe de trabalho", completou a prefeita.

 

O Governo Municipal de Porto Barreiro continua suas ações sempre pensando no melhor para os seus munícipes, e a população está convidada a acompanhar os trabalhos realizados nas mais diversas áreas. Assim é possível criar um elo de ligação entre os munícipes e a prefeitura.