Virmond - Ladrões roubam armas e pertences e amarram moradores

Às 17h00min, uma equipe de policiais militares se deslocaram até a Localidade Linha Campo das Crianças, zona rural do município de Virmond, onde o solicitante relatou que foi vítima de roubo em sua propriedade, onde três indivíduos com o rosto coberto, portando cada um deles, armas de fogo tipo espingarda, dizendo para que não reagissem.

 

A abordagem dos autores aconteceu na parte externa da residência próximo ao curral e no instante em que os autores deslocavam com as vítimas para a residência, a neta do casal que estava dentro de casa, ao perceber o que estava ocorrendo fugiu pulando por uma das janelas da casa e se escondendo.

 

Um funcionário da propriedade também correu e conseguiu se esconder. Segundo as vítimas, casal homem (65) e mulher (64), os autores estavam com capuz que podiam somente ver os olhos e que estes capuzes eram de cor azul e que realmente não lembram mais detalhes das roupas, sendo dois de estatura mediana de pele morena clara e o terceiro de estatura baixa e pele morena clara também.

 

Relataram que foram então amarrados com cordas e enquanto um dos indivíduos permanecia próximo a eles, os outros vasculhavam a casa.

 

Relata também que um dos autores, disse momentos antes de lhe amarrar que sabiam que ele possuía um revólver e uma espingarda de pressão e que teriam vindo buscar.

 

Depois de aproximadamente meia hora, os autores saíram da residência levando uma espingarda Rossi calibre 36, uma carabina de pressão marca Rossi, um revólver calibre 38, marca Taurus, cromado, capacidade 6 tiros, uma televisão marca AOC com 60 polegadas, certa quantia em dinheiro, um relógio de pulso marca Orient cromado, um telefone celular Motorola, voltando pelo mesmo trajeto em que chegaram, por meio a lavoura que dá acesso ao curral.

 

Durante a coleta de dados junto as vítimas, estas relataram que quando sua neta de 11 anos de idade fugiu, avistou nas proximidades da propriedade dois veículos que ela diz ser um Gol de cor prata e um utilitário que não soube precisar a marca e modelo.

 

A equipe realizou patrulhamentos e abordagens, porém sem êxito na localização dos autores.

 

 

 

 

Hashtag: |
Virmond - Regularização Fundiária é realizada

O Governo do Paraná e a prefeitura de Palmital, entregaram no dia 05, a 104 famílias rurais do município, os mapas, memoriais descritivos e anotações de responsabilidade técnica (ARTs), essa documentação é o primeiro passo para os proprietários conseguirem a escritura definitiva da área.

 

Os agricultores que fazem parte do programa, não tem os títulos da terra ou estão em situação de domínio irregular.

 

Dr. Amilcar Cavalcante Cabral, diretor presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), disse que esse é o Programa Pró Rural (um projeto do Governo do Estado com recursos do Banco Mundial).

 

O prefeito Ney de Souza, falou que a regularização fundiária é um meio de concretizar as políticas públicas de acesso a terra ao trabalho e a produção agropecuária que é muito forte em Palmital.

 

O Deputado Estadual Artagão Júnior, lembrou que nessa parceria do Estado com a Prefeitura, está presente também o Tribunal de Justiça que através do Poder Judiciário vai analisar cada caso para conceder o título definitivo.

 

Também estiveram presentes na reunião realizada na Câmara Municipal, Inácio Baranhuk da Emater, Joelson Gonçalves – secretário municipal da agricultura, vereador Silvionei de Jesus Alves que representou a presidência da Câmara, demais vereadores, secretários municipais, lideranças locais e regionais, representantes de entidades de classe da agricultura familiar e agricultores rurais.

 

 

 

 

Virmond - CRAS realizou encontro com as integrantes dos programas Família Paranaense e Bolsa Família

Com o auditório do Cras lotado, a tarde foi de dinâmicas no estilo julhino e de orientações com o tema "trabalho infantil".

 

O prefeito Neimar Granoski esteve participando com a Secretária de Assistência Social, Marliza Schartz Granoski e equipe, e levando mais informações a respeito do Projeto CAIXA D'ÁGUA, no qual o município de Virmond é pioneiro no Estado do Paraná, no qual 44 Famílias receberam o kit e R$ 1 mil para utilizar na instalação.

 

No final da tarde as participantes participaram do lanche e da distribuição de roupas e calçados que foram arrecadados pelo Cras e Assistência Social.

 

 

 

Virmond - Curso de aproveitamento de leite é oferecido a agricultoras

Nos dias 29 e 30 de junho, a Secretaria de Assistência Social e CRAS em parceria com o Senar/Pr realizaram o curso de aproveitamento de leite.

 

Ministrado pela instrutora Giovana Giarollo, o curso capacitou dez participantes com uma carga horária de 16 horas. Além de capacitar e oferecer boas pratica de manuseio, o objetivo é valorizar o trabalho e acrescentar uma renda familiar extra.

 

De acordo com a instrutora Giovana, a primeira condição para a produção de derivados de leite com qualidade é a higiene. “O cuidado e o jeito correto de manusear o leite, principalmente no que diz respeito à higiene. Neste curso, os participantes aprenderam a fazer os produtos dentro das normas e do padrão de qualidade”, declarou.

 

Os participantes aprenderam técnicas de fabricação de requeijão, queijos, lasanha, iogurte, doce de leite entre outros. Aprenderam ainda métodos de aproveitamento do soro na fabricação de ricota e bebida láctea. No início da capacitação, as alunas tiveram um breve conhecimento sobre boas práticas de fabricação para o processamento dos derivados de leite.

 

A Secretária de Assistência Social e participante do curso, Marliza Schartz Granoski fez questão de elogiar a instrutora: “Aprendi muito no curso e com a Giovana, nunca imaginei que podia fazer esse tipo de aproveitamento usando o leite que é um dos principais produtos produzidos aqui em nosso município”, finalizou.

 

 

Por assessoria

 

 

 

Hashtag: |
Virmond - Leilão de inservíveis arrecada mais de 205 mil reais

Na manhã desta terça dia 19, no Auditório do Paço Municipal aconteceu o Leilão Presencial e Online pela empresa Superbid.

 

Veículos de passeio e utilitários, caminhões, pá carregadeira, sucatas de móveis e ferrosas fizeram parte dos lotes.

 

Os lances aconteceram simultaneamente por meio do portal Superbid, o qual totalizou uma arrecadação de R$ 205.600,00.

 

Segundo o prefeito Neimar Granoski, o objetivo maior de parte do valor arrecadado é a aquisição de um ônibus para o transporte dos acadêmicos. “Sabemos da dificuldade de locomoção dos nossos queridos estudantes até Guarapuava diariamente com um ônibus que não trás muita comodidade e que acaba dando muita manutenção”, declarou.

 

Dos itens leiloados, apenas um ônibus e um veículo de passeio não tiveram lance.

 

Já, durante a tarde, no mesmo local aconteceu o leilão do maquinário antigo do CMC – Consórcio Municipal da Cantuquiriguaçu.

 

 

 

Por assessoria

 

 

 

 

Hashtag:
Virmond - Prefeitura orienta moradores da Coleta de Lixo Orgânico e Reciclável

O Governo Municipal entregou à população no mês de maio um caminhão 0 KM destinado à Coleta Seletiva do Lixo.

 

Para isso é importante estarmos conscientes quanto à separação do lixo reciclável do lixo orgânico e ficar atento aos dias específicos para a coleta.

 

Segunda, quarta e sexta é dia da coleta do Lixo orgânico e toda terça e quinta é dia da coleta do lixo reciclável.

 

Na área rural todo dia 05 de cada mês é reservado para a coleta do lixo reciclável.

 

E não esqueça, reciclável e orgânico tem que estar separados!

 

 

Hashtag:
Virmond - Secretaria de Saúde emite nota sobre caso de meningite

Leia a nota na íntegra.

 

Diante dos inúmeros questionamentos sobre os casos de meningite no município e também da divulgação de informações distorcidas, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica de Virmond, traz alguns esclarecimentos sobre a doença e condutas da Secretaria frente aos casos.

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Essa doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites.

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe (pela fala, tosse, por espirros e beijos), havendo necessidade de contato íntimo (residentes da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento, namorado, etc.) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.

A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave e caracteriza-se por febre, dor de cabeça intensa, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração, confusão mental e/ou manchas vermelhas na pele.

Nos casos confirmados de meningite no município, a Vigilância Epidemiológica, juntamente com a 5ª Regional de Saúde, está realizando a investigação dos casos e medidas de controle pertinentes já foram desenvolvidas.

Sabemos que as informações distorcidas gera intranquilidade pública, mas a Secretaria de Saúde ressalta que todas as condutas necessárias preconizadas pelo Ministério da Saúde para evitar a disseminação da doença já foram tomadas.

Reforçamos a importância da vacinação nas crianças e adolescentes.

Manter a vacinação em dia, evitar locais com aglomeração de pessoas, deixar os ambientes ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal e reforçar os hábitos de higiene, como por exemplo a higienização das mãos, são importantes medidas de prevenção contra as meningites.

NO MOMENTO, NÃO É NECESSÁRIO A SUSPENSÃO DE AULAS.

Solicitamos que, caso sejam observados sinais e sintomas, como: febre de início súbito, vômito, náuseas, dor de cabeça e rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele, procurem a unidade de saúde para avaliação e orientação de um profissional de saúde.

Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância Epidemiológica, Virmond/Pr 

 

 

 

 

 

Hashtag: |
Virmond - Saúde realiza importante ação na mobilização

Secretaria de Saúde realiza importante ação na mobilização dos caminhoneiros em Virmond.

 

Na tarde do dia 30, uma equipe da Atenção Básica de Saúde esteve na mobilização dos caminhoneiros realizando uma importe ação.

 

Teste rápido como HIV, vacinação contra tétano, febre amarela e hepatite B. Aferição da pressão arterial e glicemia capilar, além de orientações.

 

O importante trabalho realizado pela Secretaria de Saúde visa uma atenção especial à saúde dos motoristas, visto que na maioria dos casos há tempo de ir na Unidade de Saúde para cuidar da sua saúde por sempre estar na estrada.

 

 

 

Por assessoria

 

 

 

 

Hashtag: |
Virmond - Expovir deverá receber 20 caravanas de cidades da região

A cidade de Virmond no Centro-Oeste vive nesta semana um momento histórico com a realização da 2ª Expovir.

 

No evento estão confirmadas caravanas de 20 cidades da região, incluindo da Cantuquiriguaçu, de Cascavel, Guarapuava, Boa Ventura de São Roque, Laranjal e Santa Maria. Também grupos de acadêmicos das universidades, Unicentro (Guarapuava) e Universidade Federal Fronteira Sul-UFFS (Laranjeiras do Sul).

 

A feira terá início nesta quinta-feira com missa, ato cívico e abertura da feira de exposição de animais e de agroindústrias. Na sexta-feira pela manhã acontece o 4º Encontro Turismo da Cantuquiriguaçu e simultaneamente palestras técnicas voltadas para o setor de turismo, agroindústrias, de caprinos e produção leiteira.

 

O prefeito de Virmond e vice-presidente da Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu, Neimar Granoski destaca este momento histórico para o município na recepção de visitantes, onde somente para o almoço a base de carne de cabrito são esperados cerca de 700 convidados. “Um momento histórico para Virmond e também para Cantuquiriguaçu, pois será o resgate dos eventos técnicos voltados para produtor rural. Estamos otimistas que o evento deverá somar em conhecimento e troca de experiências”, avalia o prefeito. Convidando a todos para que visite o Centro de Eventos nos três dias de feira.

 

Olimpíadas rurais

 

2ª EXPOVIR - Feira Agropecuária e Encontro de Criadores de Caprinos e Ovinos do Território da Cantuquiriguaçu. O evento marca um novo ciclo de desenvolvimento e expansão em diversos setores, entre a criação e comercialização de caprinos e ovinos.

 

PROGRAMAÇÃO:


No dia 17 de maio, aniversário de Virmond, acontece à abertura oficial às 11hs no Centro de Eventos Sétimo Passarin, além é claro do tradicional almoço gratuito à população. Às 15h será realizado o sorteio de 11 prêmios e uma moto 0 Km da Promoção “Compre aqui e Valorize o Comércio Local”.

 

No dia 18 de maio, sexta-feira, três eventos marcam o primeiro dia da 2ª EXPOVIR, todos com início às 9hs, o Centro de Eventos recebe o Encontro de Criadores de Caprinos e Ovinos do Território da Cantuquiriguaçu, no auditório do Cras acontece o Encontro de Criadores de Gado Leiteiro e de Corte e no Auditório Municipal acontece o 7º Encontro de Turismo e Encontro de Gestores Públicos da Cantuquiriguaçu.

 

No sábado dia 19, além de exposição e comercialização, acontece a 1ª Olimpíada Rural Municipal e Regional, que tem como objetivo o resgate histórico e a preservação da cultura do município de Virmond e região. É uma competição, que dentro de cada modalidade resgata atividades voltadas ao campo desde os primeiros colonizadores. Como exemplo a tarefa diária do passado em debulhar o milho a mão e moer na jorna, transformando na quirera.

 

 

 

 

Hashtag:
Rádio Cantu