Laranjeiras - Assinada ordem de serviço para início de novas obras de pavimentação

O prefeito Berto Silva assinou na sexta dia 18, ordem de serviço para início das obras de pavimentação em várias ruas do quadro urbano de Laranjeiras do Sul. São mais de 60 mil metros quadrados de recape asfáltico, contemplando 25 ruas. A empresa “Santiago Pavimentações Eireli”, será a responsável para executar recape asfáltico em 6.024m², no Bairro Palmeiras e Cristo Rei. Neste trecho a prefeitura vai investir R$ 322.240,26.

 

Na Vila Palmeiras vai ser feito o recape asfáltico nas ruas Brasília, com 2.305m² e a rua dos Curiós com 1.6952.305m². Já no Bairro Cristo Rei, a prefeitura vai concluir a pavimentação na rua das Pérobas, com a construção de 2.024m² de asfalto. “Nós pavimentamos até a igreja e vamos agora levar o pavimento asfáltico até o final da rua, com recursos próprios. Até a igreja foram recursos do deputado federal Valdir Rossoni”, lembrou o prefeito Berto Silva. A ordem de serviço é a autorização para o início das obras, que se iniciam nos próximos dias.

 

Mais obras

 

Outra ordem de serviço entregue pelo prefeito Berto Silva na sexta-feira, 18, foi para a empresa “Pavimentações e terraplanagem Schmitt Ltda”, que ficará responsável em asfaltar 22 ruas do quadro urbano. Com recursos da governadora Cida Borghetti e do presidente da Assembléia Ademar Traiano, serão investidos R$ 3.883.186,83, para a construção de 54 mil m² de asfalto, nas seguintes ruas:

 

-General Espírito Santo, trecho entre a rua XV de Novembro até a Avenida Santos Dumont e Avenida Santos Dumont até a rua Manoel Ribas.
-Rua José Bonifácio trecho entre a Rua Manoel Ribas até a Avenida Santos Dumont e Avenida Santos Dumont até a XV de Novembro.
- Rua Barão do Rio Branco, trecho entre a Rua José Bonifácio até a General Espírito Santo.
- Rua Manoel Ribas trecho entre a rua Barão do Rio Branco até a Souza Naves e rua Souza Naves até a Santana.
- Rua Souza Naves, trecho entre a rua Barão do Rio Branco até a Manoel Ribas.
- Rua XV de Novembro trecho entre a rua Nogueira do Amaral até a rua Santa Catarina.
- Rua Barão do Rio Branco, trecho entre a rua Duque de Caxias até a Avenida José Campigotto.
- Rua Barão do Rio Branco, trecho entre a rua Nereu Ramos até a José Rodrigues Medina.
- Rua Jacob Roth, trecho entre a Avenida Santos Dumont até a Imigrantes.
- Rua Otaviano Amaral, trecho entre a rua Duque de Caxias até a José Rodrigues Medina.
- Rua Francisco Freitas, trecho entre a rua Otaviano Amaral até a Avenida Santos Dumont.
- Rua João Blonski, trecho entre a Avenida Ivan Ferreira do Amaral até a Paulo Brondani.
- Rua Paulo Brondani, trecho entre a rua João Blonski até a Valdomira Amaral.
- Rua Ezídio Boza, trecho entre a Avenida José Campigotto até a Presidente Kennedy.
- Rua Presidente Kennedy, trecho entre a rua Ezídio Boza até a Tenente Eugênio Martins.
- Rua Vereador Bacilides Fae, trecho entre a rua Presidente Kennedy até a Avenida Carmosino Vieira Branco.
- Rua Otávio Folda, trecho entre a Avenida Carmosino Vieira Branco até a Presidente Kennedy.
- Rua Duque de Caxias, trecho entre a Avenida Álvaro Natel de Camargo até a rua João da Costa Cristo.
- Rua Diogo Pinto, trecho entre a Avenida Álvaro Natel de Camargo até a rua Paraná.
- Rua Rodolfo Bertuol, trecho entre a rua Ezídio Bozza até a Avenida Álvaro Natel de Camargo.
- Rua Guilherme de Paula, trecho entre a rua Laranjeiras até a vereador José Vieira.
- Rua Getulio Vargas, trecho entre a rua Coronel Guilherme de Paula até a Capitão Antonio Joaquim de Camargo e Capitão Antonio Joaquim de Camargo até a José Ayres de Oliveira.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

Laranjeiras - Secretaria de agricultura leva produtores de leite para conhecer propriedades destaques no Sudoeste

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com a Cresol Vale das Águas, com sede em Laranjeiras do Sul, promoveu no sábado dia 19, uma excursão com 35 produtores, que visitaram duas propriedades no Sudoeste do Estado, destaques na produção de leite.

 

O objetivo da iniciativa foi levar os produtores para adquirir novos conhecimentos nas áreas de tecnologia e gerenciamento. “Queremos com esta iniciativa, fazer com que os produtores possam angariar novos conhecimentos e melhorar os resultados em sua propriedade”, ressaltou o secretário de agricultura do município, Celso de Azevedo.

 

Pela manhã a visita foi na propriedade do Cleverson Detoni, em Linha Empossado interior de Dois Vizinhos. A tarde a caravana esteve na propriedade do Antoninho Godinho, em Nova Concórdia distrito de Francisco Beltrão. “Uma propriedade diferente da outra. Em Dois Vizinhos, encontramos uma propriedade 100% com animais estabulados e que se identifica com a nossa região e com uma produção média de 600 litros de leite por dia. Já em Francisco Beltrão, encontramos uma propriedade com menos tecnologia, inferior com a nossa região e com uma produção média por dia de 300 litros de leite”, concluiu Azevedo.

 

“A Cresol vai em busca de fortalecer os produtores de leite do município de Laranjeiras do Sul. Nós estamos em uma nova fase no sentido de realizar parcerias para atender os produtores. E uma delas foi com a prefeitura através da Secretaria de Agricultura. Fiquemos muitos felizes, pois participaram desta excursão produtores com potencial produtivo muito grande e que estão dispostos a aprender ainda mais. E nós da Cresol nos colocamos à disposição deles para novos investimentos”, disse o diretor Executivo da Cresol Vale das Águas, Altair dos Passos.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

 

Laranjeiras - Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 1° de junho

A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia primeiro de junho. A população alvo pode ir até a unidade de saúde mais próxima e se imunizar.

 

O alerta principal é para a vacinação das crianças de 6 meses até cinco anos de idade. Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, Laranjeiras do Sul já imunizou 4.936 pessoas. A meta é imunizar 6.648 pessoas.

 

“Estamos nos últimos dias da campanha, e esta é a oportunidade final para quem ainda não se vacinou. A queda brusca na temperatura que tivemos nesta semana é mais um motivo de alerta, em especial para pessoas que tenham algum tipo de doença crônica e estão mais suscetíveis a gripe. A doença está por aí e, por isso, é importante se proteger”, destaca a coordenadora da campanha no município a Enfermeira Patricia Massuqueto.

 

Em Laranjeiras do Sul, 4.936 pessoas foram vacinadas desde o inicio da campanha, em 23 de abril, o que corresponde a 69,33% da população-alvo. O total estimado no município é vacinar 6.648 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do público. Crianças de 6 meses a 4 anos e indígenas, são os públicos com os índices mais baixos de vacinação. Também são contempladas mães que tiveram filhos há 45 dias ou menos, idosos com 60 anos ou mais, professores do ensino básico e superior e gestantes. Além do público-alvo prioritário, o Ministério da Saúde também disponibilizou vacina para pessoas com doenças crônicas, como diabéticos, hipertensos, transplantados, pacientes em tratamento contra câncer, HIV positivo, entre outros.

 

Números em Laranjeiras do Sul


População: 6.648
Doses Aplicadas: 4.946
Cobertura Vacinal: 69,33%

Crianças
População: 2.026
Doses Aplicadas: 1.164
Cobertura Vacinal: 57,45%

Trabalhador de Saúde
População: 538
Doses Aplicadas: 350
Cobertura Vacinal: 65,06%

Gestantes
População: 350
Doses Aplicadas: 247
Cobertura Vacinal: 70,57%

Puérperas
População: 58
Doses Aplicadas: 51
Cobertura Vacinal: 87,93%

Idosos
População: 3.509
Doses Aplicadas: 2.670
Cobertura Vacinal: 76,09%

Indígenas
População: 167
Doses Aplicadas: 112
Cobertura Vacinal: 67,07%

Onde receber a dose
Unidade Básica de Saúde Carlos Felipe de Sio (Barão do Rio Branco)
Unidade Básica de Saúde São Francisco
Unidade Básica de Saúde Presidente Vargas
Unidade Básica de Saúde Cristo Rei
Unidade Básica de Saúde Iguaçu (Vila Palmeiras)
Unidade Básica de Saúde Monte Castelo

 

 

 

Laranjeiras - ADETUR cancela o 4° Inverno Gastronômico

Em reunião, ocorrida no dia 23 de maio de 2018, na sede da Associação de municípios da Cantuquiriguaçu, dentre as entidades que compõem a comissão organizadora do Inverno Gastronômico e se fizeram presentes EMATER, Associação de municípios da Cantuquiriguaçu e ADETUR definiram pelo cancelamento da 4ª edição do evento para o ano de 2018 anteriormente planejada baseando nos seguintes motivos:

 

1. Um evento com as proporções do Inverno gastronômico necessita da mobilização de recursos de diversas fontes, seja oriundo de Empresas Estatais que nesse momento passam por mudanças de gestão e também as Empresas privadas que não se definiram quanto o patrocínio ao evento.

 

Essas nuances aliadas ao pouco prazo disponível para esses trâmites devido à vivenciarmos um ano eleitoral, trouxeram insegurança financeira para a adequada realização do evento;

 

2. Outros aspectos importantes avaliados foram a baixa adesão de gastronomias regionais ao evento e também a notável redução de público em alguns eventos
realizados na região.

 

A comissão organizadora entende que a cada ano o evento deve ser maior, deve ser melhorado e nós não estávamos visualizando as condições necessárias para isso tendo em vista os motivos já expostos. Desta forma optou-se por cancelar, neste ano o evento. Reforçamos que durante esse período de planejamento e organização os envolvidos desempenharam da melhor forma suas atribuições, porém a atual conjuntura apresentou-se frágil e isso poderia trazer prejuízos e desgastes à iniciativa.

 

Aproveitamos para agradecer especialmente aos empreendedores que se dispuseram a participar, sejam eles fornecedores das gastronomias regionais, artesãos, agricultores e suas agroindústrias e afirmamos que não mediremos esforços para realizarmos em uma conjuntura mais favorável e segura um evento cada vez melhor como merecem o público da região e demais participantes.

 

Por Assessoria

 

 

 

Rádio Cantu