Laranjeiras - Redução no nível de reservação pode afetar abastecimento

A Sanepar informa que a redução no nível dos reservatórios pode afetar, neste sábado  dia 16, e domingo dia 17, o abastecimento em Laranjeiras do Sul. Em situações como esta, para a recuperação da reservação, é fundamental que a população use a água de forma racional, priorizando a alimentação e a higiene, sem desperdiçar.



Caso venha a faltar água em alguns bairros da cidade, a previsão é de que o abastecimento seja regularizado, gradativamente, no decorrer da madrugada de segunda-feira (18).



Lembramos que clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento. A Sanepar lembra que, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.



O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.



No aplicativo Sanepar Mobile os clientes também podem consultar falta d'água. É só baixar o aplicativo e cadastrar a matrícula do imóvel.

 

 

 

Laranjeiras - Futsal: Operário vence o Prudentópolis e está a um empate da final da Bronze

O Operário deu um grande passo na noite desta sexta dia 15, para a disputar a final da série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal, ao vencer o Prudentópolis por 4 a 1, com o Laranjão recebendo um público de quase 2.500 torcedores.

 

O rubro negro começou a partida em ritmo acelerado com Pelezinho marcando de cabeça no primeiro minuto de jogo.

 

O empate do Prudentópolis, veio através de chute indefensável de Wagnão. Fabinho fez o segundo do Operário e com 2 a 1 o time laranjeirense fechou o primeiro tempo.

 

Na segunda etapa, o Operário voltou mais ligado e Juninho que retornou, após se recuperar de lesão, fez o terceiro e Fio fechou a goleada com ajuda do goleiro Luizinho que falho no lance. Final 4 a 1 para o Operário, que agora joga na próxima sexta-feira (22) no jogo de volta em Prudentópolis, podendo empatar para ir à final. A outra semifinal será neste sábado (16) em Pinhão, onde o PAC enfrenta o Bituruna, na partida de ida. (Com e103)

 

 

 

Laranjeiras - Confira os campeões da Corrida da Proclamação de

As ruas de Laranjeiras do Sul foram tomadas, nesta sexta feira dia 15, pelo colorido de mais de 500 atletas, na 3ª edição da Corrida da Proclamação. O evento é alusivo ao aniversário de 73 anos de Laranjeiras do Sul.

 

A competição, que contou com o apoio irrestrito da cooperativa da crédito Sicredi, atraiu corredores de várias regiões do Paraná, além é claro, dos praticantes locais.

 

O percurso de 5 km, foi concluído em pouco mais de 15 minutos, pelos primeiros atletas a cruzarem a linha de chegada. Além da corrida de rua, mais de 300 idosos estiveram realizando a caminhada do Coração Feliz, projeto desenvolvido pelo NASF e pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

A ACALS também coordenou o passeio ciclístico, que contou com um grande número de adeptos.

 

Todos os participantes receberam medalhas, independente da colocação. As categorias Local e Livre, foram agraciadas com um prêmio em dinheiro para os cinco primeiros colocados

 

O prefeito Berto Silva, o vice Scarpari, secretários municipais e vereadores também prestigiaram o evento.

 

Ao fim, os atletas que se sobressaíram no evento, foram os seguintes.

 


GERAL MASCULINO



1º Pedro Paulo Ferreira Santos
2º Mauro Roberto Freitag
3º Laércio Lodi
4º Marcio Schawb
5º Laertes Lodi

 


GERAL FEMININO



1º Tatiane Raquel da Silva
2º Ana Paula Leal
3º Patricia Aparecida Almeida
4º Sandra Maria Carvalho
5º Paula Regina de Jesus



MASCULINO LOCAL



1º Darci Pereira
2º Joao Altair de Lima
3º Fabio Rochi
4º Joilson Santos
5º Euclides da Luz



FEMININO LOCAL



1º Evelin Karine Araujo
2º Tatiane dos Santos Pedroso
3º Josiqueli Dantas
4º Andrea Trevisani
5º Zete Southier



 

Por Assessoria

 

 

 

Laranjeiras -  Secretaria de Saúde em parceria com o CEONC realizou mais de mil exames de PSA

Depois do engajamento em prol da saúde da mulher em outubro, agora foi a vez de voltar as atenções aos cuidados com os homens, principalmente para a prevenção ao câncer de próstata.

 

No sábado dia 09, a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul em parceria com o CEONC – Centro de Oncologia de Cascavel, realizou em torno de mil exames de PSA, Antígeno Prostático Específico, exame de sangue que serve para diagnosticar alterações na próstata. Às 7h, a fila de homens para a realização do exame já alcançava a rua Marechal Rondon. O resultado dos exames será entregue dentro de 10 dias.

 

“A ação superou todas as nossas expectativas, inicialmente foram programados 800 exames e houve uma maior procura, mostrando que os homens estão preocupados com a sua saúde. Deixo aqui o meu agradecimento a todos os homens, a equipe do CEONC que veio de Cascavel e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que se empenharam na divulgação e na coleta do exame”, ressaltou o secretário de Saúde Valdemir Scarpari.

 

A campanha teve como objetivo a conscientização e incentivo à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. “A partir de agora, os exames alterados e com possível diagnóstico serão contemplados com uma ressonância magnética para dizer se é tumor ou não. Se for confirmado como tumor o CEONC vai fazer a biopsia e dar o resultado para o paciente. Sendo positivo vai iniciar o tratamento imediatamente”, afirmou o Relações Públicas e Marketing do Centro, Ivo Deolindo.

 

É importante ressaltar, que, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

 

 

 

Laranjeiras - Município sediou no domingo dia 10, a 4ª Caminhada na Natureza

Com participantes de outros municípios do Estado, foi realizada no domingo dia 10, em Laranjeiras do Sul, a 4ª Caminhada na Natureza, organizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Emater e Associação de Pequenos Agricultores Rurais do Gramadinho.

 

Os participantes, em torno de 200, fizeram um percurso de 11 quilômetros, na região da comunidade do Gramadinho. Antes da largada, na Associação da Fase. Profissionais da Secretaria de Esportes, repassaram orientações e uma sessão de alongamento para os participantes. Ao meio dia foi servido almoço.

 

A Caminhada na Natureza é realizada em todo o país com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Aqui no Paraná tem o apoio da Emater e da Secretaria de Estado do Turismo. As andanças por trilhas acontecem em vários municípios brasileiros, e têm o objetivo principal de incentivar o turismo rural.

 

“As famílias que moram em áreas rurais são beneficiadas pelo projeto Caminhadas na Natureza, pois os roteiros passam por propriedades rurais para incentivar a comercialização de produtos agroindustriais e artesanatos”, afirmou o Secretário de Agricultura Celso de Azevedo.

 

 

 

 

Laranjeiras - UFFS: Grupo de pesquisa desenvolve estudos com cultivares de morangueiro na região Cantuquiriguaçu

O Grupo de Pesquisa em Horticultura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, desenvolve pesquisas com a cultura do morangueiro na Região da Cantuquiriguaçu, desde 2016. Os experimentos possuem enfoque no sistema orgânico de produção.

 

Conforme relata a docente e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Horticultura, Cláudia Lima, “a cultura apresenta potencial para região com ampliação da área plantada e consequentemente aumento da demanda de pesquisas com a cultura. As linhas de pesquisa estão relacionadas com adaptabilidade de cultivares, manejo, proteção fitossanitária e pós-colheita das frutas”.

 

Uma das pesquisas desenvolvidas aborda o uso de ácido salicílico e seus efeitos no cultivo e pós-colheita. Nas pesquisas realizadas com a cultivar Milsei-Tudla, verificou-se que aplicações quinzenais de ácido salicílico propiciaram maior número de frutas. Quanto aos efeitos do uso do ácido salicílico na pós-colheita das frutas de morangueiro cultivar Milsei-Tudla foi identificado o maior diâmetro.

 

Conforme relata a docente, “a aplicação ácido salicílico durante o cultivo promoveu alterações fisiológicas e físico-químicas em frutas de morango cultivar Milsei-Tudla, apresentando-se como uma alternativa aos produtores devido seu baixo custo de aquisição, fácil aplicação e não apresentar impedimentos à agricultura orgânica”, explica.

 

Outra pesquisa desenvolvida refere-se ao manejo da cultura fora de solo, utilizando mudas de morangueiro do cultivar San Andreas, avaliando posicionamentos de slabs nas bancadas e densidade de plantio. A pesquisa evidenciou que a menor densidade de plantio influenciou positivamente no crescimento, desenvolvimento e produtividade individual das plantas. Já para as características físico, químicas e fitoquímicas das frutas no posicionamento do slab na vertical e menor densidade de plantio proporcionou frutas com qualidade superior.

 

Outra pesquisa desenvolvida buscou verificar a adaptabilidade e potencial do cultivo na região de diferentes cultivares de morangueiro originárias da Itália. Cláudia salienta que “as estimativas de produtividade obtidas para todos os cultivares estão dentro do esperado para a realidade do cultivo na região e adaptadas as condições edafoclimáticas de Laranjeiras do Sul”.

 

Também foram desenvolvidos experimentos relacionados à proteção fitossanitária e eficiência do uso dos extratos para controle de insetos e doenças, os quais foram abordados no trabalho de conclusão do Curso de Agronomia, da acadêmica Ágatha G. A. Trindade.

 

Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro

 

Visando difundir conhecimentos sobre a cultura do morangueiro e sua potencialidade de produção na região, será realizado no dia 13 de novembro, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, o 2º Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro na Região da Cantuquiriguaçu. Os interessados podem obter mais informações na página do evento, cuja programação inclui palestras e minicursos.

 

Pesquisas

 

Confira a relação de trabalhos de conclusão de curso, desenvolvidos na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, que abordam a cultura do morangueiro:

 

- Ácido salicílico na produção de morangueiro em substrato. Acadêmica: Karlise Moraes de Liz.
- Ácido salicílico no desenvolvimento de plantas e nas características físico-químicas de frutas de morango “Milsei-Tudla”. Acadêmico: Fernando Trevisan.
- Crescimento, desenvolvimento e qualidade das frutas de morangueiro 'San Andreas' em diferentes posicionamentos de SLAB e densidades de plantio em sistema de cultivo em substrato. Acadêmica: Elizandra de Oliveira Franco.
- Fenologia, produção e produtividade de cinco genótipos de morangueiro nas condições edafoclimáticas do município de Laranjeiras do Sul – PR. Acadêmica: Pricila Moritz.

 

Cláudia relata que “atualmente estão sendo desenvolvidos dois TCCs relacionados à cultura do morangueiro, que abordam extratos vegetais e diferentes genótipos em cultivo de morangueiro fora de solo no sistema orgânico de produção, dos acadêmicos Ágatha e Marcos”.

 

 

 

 

Laranjeiras - Concluintes do curso de Soldador vão receber o certificado no dia 19

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Acils, Associação Comercial e Industrial e SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, agendaram para o dia 19 de novembro, solenidade de entrega de certificados aos concluintes do curso de Soldador profissional.

 

A cerimônia vai acontecer as 19h, no Auditório da Acils. Da turma formada pela Secretaria de Assistência Social, dos 20 inscritos, 19 concluíram o curso. A carga horária foi de 80 horas.

 

Esta turma foi subsidiada pela Prefeitura, e contemplou as pessoas incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e que estavam em busca de qualificação e profissionalização. “O nosso objetivo foi qualificar o profissional nos diferentes processos de soldagem,dotando-o de conhecimentos teóricos e práticos, para capacitá-los a realizar operações típicas do soldador”, afirmou a Secretária de Assistência Social, Eliza Gemelli da Silva.