Laranjeiras - Alunos da rede pública de ensino participaram da Prova Paraná

A primeira Prova Paraná, ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, foi aplicada no último dia 13 de março para mais de 600 mil alunos da rede pública de ensino.

 

Em Laranjeiras do Sul, participaram da avaliação 406 alunos do quinto ano. Também realizaram a prova, alunos do sexto e nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro e terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual.

 

A Prova Paraná acontecerá nas escolas sempre no início do bimestre e tem a função de fornecer informações sobre os conhecimentos, habilidades e competências dos estudantes, a fim de auxiliar os professores e pedagogos na organização dos processos de ensino e aprendizagem. Toda a estrutura necessária para a aplicação da Prova Paraná foi fornecida pela Secretaria de Estado da Educação, desde os cadernos de prova até o aplicativo para a correção digital e instantânea.

 

A prova contém 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O teste vai ser aplicado bimestralmente e até o final do ano, serão incluídas provas a respeito de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Com foco nos resultados, as equipes poderão elaborar Planos de Ação voltados à melhoria da aprendizagem em apoio às escolas.

 

 

 

Laranjeiras - UFFS: 6ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária ocorre na próxima semana

Na próxima semana, será realizada, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, a 6ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. O evento é promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Centro Vocacional Tecnológico em Cooperativismo, Agroindustrialização e Agroecologia (CVT) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

 

As atividades da Jornada serão no Auditório do Bloco A do Campus Laranjeiras do Sul e, segundo a docente Ana Hammel, membro da equipe organizadora, o objetivo do evento é “debater a reforma agrária na região central do Paraná”. A atividade é destinada a acadêmicos, docentes, pesquisadores, gestores e integrantes da comunidade regional interessada na temática.

 

No dia 20, às 20h, acontece a abertura com a plenária “As Territorialidades da Reforma Agrária”, conduzida pelo professor Bernardo Mançano Fernandes. Para o dia 21, estão agendadas duas atividades: às 9h30 acontece a plenária “O MST e o Território da Reforma Agrária na Região Centro do Paraná”, coordenada por membros do MST e também pelo professor Bernardo Mançano Fernandes; das 13h às 21h, acontecerá a feira e exposição da reforma agrária.

 

Por Assessoria

 

 

 

Laranjeiras - Homem agride esposa e é preso pela Polícia Militar

A equipe foi acionada via COPOM para atender uma situação de violência doméstica em Laranjeiras do Sul, onde a solicitante relatou que teria chegado em sua residência juntamente com seu esposo e que após uma discussão, o homem teria desferido socos contra a mulher, o que teria resultado em ferimentos em sua face vindo a fraturar o seu nariz.

 

No local a equipe em contato com a vítima relatou que o agressor teria se evadido tomando rumo ignorado, sendo então encaminhado a vitima até o hospital São Lucas onde foi atendida e confeccionado o laudo de lesão.

 

A equipe então retornou ao local do fato onde realizou novamente buscas e localizou o autor em uma mata.

 

Foi dado então voz de abordagem ao mesmo e dado voz de prisão e encaminhado até a 2ª SDP para procedimentos cabíveis ao fato.

 

 

 

Laranjeiras - Homem é esfaqueado no bairro Água Verde

Por volta das 16h de sábado dia 16, a Policia Militar de Laranjeiras do Sul foi informada sobre uma pessoa que foi esfaqueada no bairro Água Verde e que o autor teria corrido para casa logo após o ocorrido.

 

A PM foi ao local onde a vítima já tinha sido levado para o hospital.

 

Os policiais então deslocaram até a residência do autor, o qual estava em frente a sua casa. Foi dada voz de abordagem, sendo que o mesmo admitiu ter efetuado os golpes de faca, segundo ele, durante uma discussão a vítima teria “avançado” contra ele com um pedaço de madeira.

 

Perguntado sobre a faca utilizada, este relatou que jogou no mato próximo a sua casa. Foi então realizado buscas no local, mas não foi logrado êxito em localizá-la. Foi dada voz de prisão ao autor e conduzido o mesmo à 2ª SDP. (Com Rádio Educadora)