Laranjeiras - Prefeito e Secretário de Obras são homenageados pelo 26º Grupo de Artilharia de Campanha

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, participou da solenidade em comemoração aos 93 anos do 26º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), na quinta dia 23, em Guarapuava.

 

O evento teve também a formatura de novas turmas. Durante a solenidade, que foi conduzida pelo Tenente-Coronel, Kensei Arashiro, foram entregues diplomas de Amigo do Grupo a representantes de instituições, autoridades e personalidades que apoiam projetos desenvolvidos pelo grupamento.

 

Entre os homenageados estavam o prefeito Berto Silva e o Secretário de Obras e Urbanismo, Leoni Luiz Meletti. De Laranjeiras do Sul, também receberam honrarias, o Policial Rodoviário Federal, Paulo Muzzi; o Delegado Marcelo Trevizan e o Agente do Grupo de Diligências Especiais, Fabrício Janke. A solenidade contou também com a presença do General Alexandre Eickhoff, comandante da Brigada de Infantaria Motorizada em Cascavel.

 

“Fui o único prefeito presente e homenageado. Foi um prazer e uma honra poder ter o nome constado na galeria dos amigos do Exército Nacional. Se sentimos honrados em atuar junto com o Exército em ações e campanhas importantes para Laranjeiras do Sul”, afirmou o prefeito.

 

 

 

 

 

Laranjeiras - Secretaria de Educação em parceria com o Sicoob lança o Programa Cooperjovem

Três escolas municipais de Laranjeiras do Sul aderiram ao Programa Cooperjovem. O lançamento ocorreu na quarta dia 22, no Ginásio de Esportes Laranjão.

 

O Cooperjovem tem apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Sicoob Credicapital. Foram contempladas com o programa as Escolas Therezinha Andreetta, no Loteamento Santo Antônio de Pádua, Teotônio Vilela no Presidente Vargas e José Bonifácio, na Vila Palmeiras.

 

PROGRAMA


Ensinar o cooperativismo nas escolas, esse é o lema do Cooperjovem, programa que ensina como funciona o cooperativismo e tudo de bom que faz no dia-a-dia das crianças e adultos. Colabora com a escola na preparação das crianças para a formação cooperativa. Por meio do programa é possível destacar o cooperativismo como forma efetiva de exaltar os valores essenciais: cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e equidade, honestidade e ajuda mútua.

 

No lançamento do Programa, tivemos a apresentação circense da Companhia “SOU ARTE” de Campo Mourão. Um espetáculo de arte e dança que premiou o público que lotou o Ginásio Laranjão. O grupo é formado, em sua maioria, por jovens oriundos de projetos sociais. A companhia percorre o Paraná e outros estados, encantando plateias com apresentações que mesclam arte circense, teatro e dança. Do figurino ao roteiro, tudo é planejado e produzido pelos próprios integrantes do Sou Arte.

 

O evento também marcou os cinco anos do Sicoob em Laranjeiras do Sul.

 

 

 

 

Laranjeiras - UFFS: Campus colabora no desenvolvimento de projeto da Escola Vicentina Santana

Na quarta dia 15, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveu palestra sobre alimentação saudável para estudantes da Escola Vicentina Santana em Laranjeiras do Sul.

 

A atividade foi desenvolvida pelo professor Rubens Fey, com auxílio da acadêmica Karine Gomes, do curso de Pedagogia. A palestra foi ministrada para aproximadamente 30 crianças na faixa etária de 4 a 5 anos.

 

Conforme relata o docente Rubens Fey “fomos convidados pela Escola Santana para colaborar em projeto da instituição que integra o programa "A união faz a vida", desenvolvido pelo Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). Nesse projeto da Escola Santana são promovidas atividades relacionadas à alimentação saudável, entre outras. A UFFS recebeu convite para colaborar com o projeto, ministrando palestras sobre alimentos e alimentação saudável, além de orientar sobre os alimentos que podem ser cultivados na horta e disseminar técnicas de cultivo, tudo sendo realizado com a colaboração das crianças”.

 

Segundo o professor, “atividade foi muito proveitosa e contou com o envolvimento das crianças. Levamos algumas verduras frescas, outras já preparadas para o consumo e a escola preparou bolos doces e salgados, utilizando alimentos produzidos na horta. Karine colaborou com a parte pedagógica da preparação da atividade e eu ministrei a palestra”.

 

Para o docente, desenvolver atividade como esta é muito importante para a UFFS e contribui com a divulgação da instituição. “Participar e contribuir com a realização dessas atividades é importante tanto no aspecto pessoal como institucional, pois nos envolvemos com a comunidade regional, atendendo às demandas apresentadas. Também foi importante pela possibilidade de integração entre os cursos de Agronomia e de Pedagogia, ofertados na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul”.

 

A próxima etapa do projeto, que contará com o apoio da UFFS, será a programação do plantio e condução das culturas, de acordo com o interesse da escola em acompanhar e demonstrar para as crianças. “Nos próximos dias faremos uma reunião com a escola em que definiremos quais alimentos serão cultivados. Trabalharemos com as culturas de época, especialmente de maio a outubro. Faremos a programação do plantio de acordo com as culturas escolhidas pela escola, considerando o ciclo de cada planta, tendo em vista que, para algumas, o ciclo do plantio até a colheita é de apenas 21 dias, já para outras esse ciclo é mais longo, demorando 3 ou 4 meses”, explica o docente.

 

 

 

 

 

Laranjeiras - Inscrições para o Conselho Tutelar registram número recorde

As inscrições para membros do Conselho Tutelar de Laranjeiras do Sul foram encerradas na segunda-feira, 20, e registraram a participação de 37 candidatos de acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Deste número, 4 candidaturas foram indeferidas. Esses candidatos, terão até o dia 2 de junho para apresentarem a defesa. Este mesmo prazo, vale para impugnação de algum candidato que seja fundada na ausência de documentos ou de qualquer dos requisitos legais para a função de Conselheiro Tutelar.

 

De acordo com o Edital, o prazo para apresentação de defesa do candidato impugnado ou que teve sua inscrição indeferida pelo Conselho será no período de 10 a 18 de junho. A publicação do edital com o nome dos candidatos que obtiveram o deferimento de suas inscrições definitivas ocorrerá no prazo de 1º a 5 de julho, estando aptos a participar da prova de seleção que ocorrerá no dia 14 de julho, em local e horário a ser divulgado.

 

Cada membro titular do Conselho Tutelar receberá mensalmente um salário base inicial com valor equipamento a R$ 1.802,05. Somente serão remunerados os conselheiros que estiverem na condição de titulares. Os suplentes não serão remunerados, exceto quando assumirem a condição de titulares.

 

Confira a relação dos inscritos no link abaixo:

 

http://www.laranjeirasdosul.pr.gov.br/exibe_atos_oficiais.php?t=editais

 

 

 

 

Laranjeiras - Cantor Laranjeirense João Dalzoto participará do programa Terra da Padroeira, na TV Aparecida dia 26

O Laranjeirense João Dalzoto que atualmente mora em Cascavel por motivos empresariais, está cada vez mais explodindo.

 

Ele estará participando do programa TERRA DA PADROEIRA, na TV Aparecida em rede Nacional, neste domingo dia 26 as 09:00.

 

Ele tem duas músicas já nas plataformas digitais que são:

 

DANÇA DOS VAGALUMES:

 

A romântica canção, autoria de Rodolfo Alessi, Jota Lennon e Gabriel Vittor, relata a vida de um homem do campo que se apaixona por uma mulher da cidade grande, abordando as diferenças de rotina do casal – de um lado, o homem simples e com costumes singelos; de outro, a mulher moderna e acostumada com a vida da cidade grande.

 

“A música conta a história do rapaz do interior, e tudo o que ele tem é um ‘cadinho do mundinho’ dele para oferecer à mulher. E eu sou assim, eu não tenho mais nada (risos)”, comenta João Dalzoto.

 

Com roteiro baseado em fatos reais, o surpreendente videoclipe foi captado em duas etapas: em Campo Grande/MS e Guarapuava/PR. As imagens transitam entre bares da cidade grande e a vida do campo, com muita natureza. A direção de vídeo é assinada por Gui Dalzoto (Storytellers).

 


- AÍ QUE NEGO CHORA.

 

O videoclipe das músicas estão disponíveis no YouTube, com áudio liberado para download e streaming em todas as plataformas digitais.

 

Não perca o programa TERRA DA PADROEIRA, na TV Aparecida em rede Nacional, neste domingo dia 26 as 09:00.

 

 

 

 

 

Laranjeiras - Secretaria de Saúde reúne entidades para definir ações visando o combate ao mosquito da dengue

Unir forças. Esse foi o foco da reunião realizada na terça dia 21, pela Secretaria de Saúde no auditório do Centro da Juventude. Representantes de entidades, clubes de serviços, associações e igrejas, estiveram participando das discussões, voltadas a ação de conscientização e sensibilização das pessoas, que acontece no sábado, dia 8 de junho, visando a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

 

A concentração acontece as 8h na Praça José Nogueira do Amaral. Os participantes, vão orientar os moradores sobre a importância de manter o imóvel limpo e sem o acúmulo de água. De acordo com a Enfermeira do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Patrícia Massuqueto, Laranjeiras do Sul conta com 16 notificações de dengue. Deste número, 2 casos foram confirmados, onde as pessoas contraíram a doença em Foz do Iguaçu. Doze casos foram descartados e dois aguardam resultado do Laboratório.

 

“O nosso objetivo é prevenção, conscientização e mobilização da população, em verificar que cada um precisa dar o seu destino adequado ao seu lixo. Que realmente o que cada um produz seja colocado no local adequado. Nos enquanto Secretaria de Saúde, enquanto as outras entidades, vamos mostrar para as pessoas como não deixar essa água parada. Vamos trabalhar a sensibilização e a prevenção nesse momento”, disse Patrícia Massuqueto.


Vão participar desta ação, além dos funcionários da Secretaria de Saúde, entre eles agentes de saúde e de endemias, Secretarias Municipais, Conselho Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores e diversas entidades, trinta e quatro Militares da base de Guarapuava, vão estar nos auxiliando nesta ação.

 

Como prevenir?

 

A melhor prevenção ainda é evitar a proliferação do mosquito. Neste sentido o ideal é eliminar água armazenada em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. 

 

 

 

 

 

Laranjeiras - Cidade pode ficar sem água por algumas horas neste domingo dia 26

A Sanepar informa que, para realizar uma manutenção preventiva programada nos quadros de comando da Estação de Tratamento de Água, em Laranjeiras do Sul, será necessário interromper o fornecimento de água neste domingo dia 26.

 

Os serviços devem começar às 7h e a previsão é de que sejam concluídos até o meio-dia. Pode ser afetada a cidade toda. O abastecimento deve ser retomado logo após a conclusão dos trabalhos e normalizar, gradativamente, até o período da noite.

 

Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

 

A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos!

 

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

 

Obras podem ser canceladas em caso de mau tempo, impossibilidade de realizar os serviços com segurança, fatores externos que impeçam a execução dos serviços no prazo programado, problemas operacionais que impactem de forma crítica o sistema de abastecimento ou força maior.

 

Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular e tablet Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.