Laranjeiras - Veículo é furtado de frente a residência no centro

Uma equipe da Polícia Militar foi acionada, para atender uma ocorrência de furto no centro.

 

No local o proprietário relatou que estacionou seu veículo Fiat/Strada em frente a casa do seu sogro por volta das 23h30min do dia anterior, o qual estava chaveado.

 

Pela manhã foi até o carro e percebeu que ladrões arrombaram o veículo e furtaram vários objetos do interior do mesmo.

 

Foi orientada a vítima quanto aos procedimentos a serem adotados.

 

 

Laranjeiras - Governadora sanciona lei que cria consórcio de saúde e confirma unidade descentralizada

A governadora Cida Borghetti sancionou nesta quarta-feira, 14, a lei que ratifica a constituição do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região de Saúde, que concentra 460 mil moradores.

 

O consórcio reúne 15 municípios da região Central do Paraná e o Governo do Estado e, uma vez constituído, será o administrador do Centro de Especialidades do Paraná, em Guarapuava, que já está pronto e deve ser inaugurado ainda neste ano.

 

O consórcio também vai administrar o Centro de Especialidades Odontológicas e o Serviço de Saúde Mental, além da unidade descentralizada de Laranjeiras do Sul. Com isso, a população da região Central terá acesso a serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré-hospitalar e ambulatórios especializados.

 

Além de Laranjeiras do Sul, formam o consórcio os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond. 50% das despesas fixas do consórcio serão pagadas pelo estado. O outro 50% do custo fixo será rateado pelos municípios.

 


HISTÓRICO


Este é o primeiro consórcio de saúde que tem a participação do Governo do Paraná. Em junho deste ano, o Estado e os municípios assinaram protocolo de intenções para a sua criação. Após esse primeiro passo, a proposta recebeu a concordância formal dos prefeitos e foi aprovada pelas Câmaras de Vereadores dos 15 municípios. Em setembro, o projeto de lei que ratifica o consórcio foi enviado à Assembleia Legislativa.

 

Atualmente, a região Central do Estado tem quatro consórcios – dois em Guarapuava e dois descentralizados em microrregiões. A lei sancionada pela governadora unifica todos no Consórcio Intergestores da 5ª Regional de Saúde, de forma a facilitar a integração para o gerenciamento e funcionamento do Centro de Especialidades. Além disso, um único consórcio para todos os municípios deverá gerar economia de escala, eficiência e qualidade na aquisição dos serviços de saúde.

 

CENTRO DE ESPECIALIDADES


O Governo do Estado investiu R$ 9,1 milhões na construção do Centro de Especialidades de Guarapuava, que já está concluído. Ele começará a atender assim que o consórcio for formalmente constituído. No local será possível fazer exames de várias especialidades, como raio-x, ultrassonografia, oftalmologia, audiometria e eletroencefalografia, e também terá estrutura para cirurgias ambulatoriais. São 21 consultórios médicos especializados e consultórios para atendimento com equipe multidisciplinar. A unidade será referência também para o atendimento da Rede Mãe Paranaense na região.

 

 

 

Laranjeiras - Homem tem cartões trocados por estelionatários

Compareceu ao destacamento Policial Militar de Porto Barreiro, o senhor G. P., informando que sofreu um golpe na cidade de Laranjeiras do Sul.

 

Relatou a vítima que estava em frente a lotérica Milenium, que fica próximo a Praça do Cinqüentenário, na data de 07/11/2018, próximo das 15h, quando dois homens e uma mulher se aproximaram e começaram a pedir informações sobre seus proventos, os quais pediram para ver seus cartões, momento em que ele deu um cartão do Banco do Brasil e um do Banco Bradesco (ambos em seu nome) para eles, que após alguns instantes os meliantes lhe devolveram os cartões e ele guardou-os, porém, a vítima não observou na hora que não se tratava dos seus cartões e apenas no sábado 10/11/2018 foi que o mesmo desconfiou que poderiam ter trocado seus cartões.

 

Ao conferir constatou que eram cartões em nome de duas mulheres diferentes. Segundo a vítima, um dos elementos se identificou como Dr. Ricardo do Hospital São José (falsidade ideológica). Segundo ele, após o fato os elementos saíram em um veículo Gm/Corsa de cor cinza, quatro portas, modelo sedan.

 

Por já ter passado muito tempo, foi orientada a vítima quanto os procedimentos cabíveis.