Reserva do Iguaçu - XIX Edição da Tropeada da Amizade começa nesta sexta dia 08

A primeira Tropeada dos Amigos foi organizada logo após a emancipação política do município pelo ex-prefeito Edson Campos em seu primeiro ano de mandato.

 

Tendo por objetivo dar destaque à tradição da tropeada que, além de ser o fator que provocou o surgimento do antigo distrito de Pinhão, Rondinha, que depois veio a se tornar o município de Reserva do Iguaçu, ainda é muito apreciada pelos reservenses e amigos da região.

 

Em entrevista na época, o prefeito Edson Campos disse que a tropeada une os amigos, torna pais e filhos parceiros e coloca toda a família em contato com a natureza e bons costumes.

 

TRÊS DIAS ONDE A TRADIÇÃO MARCA PRESENÇA

 

A Tropeada da Amizade começa na sexta-feira, dia 8 de fevereiro e vai até 10 de fevereiro, e nela tem muita gaita, viola, arrasta pé, disputas tradicionais, prova do charque, de marcha e a dança do cepo, muita contação de causo e alegria.

 

“FAZER A TROPEADA É VALORIZAR O NOSSO POVO, NOSSAS TRADIÇÕES E É TAMBÉM PROPORCIONAR UM LAZER SAUDÁVEL E MOSTRAR AOS JOVENS AS TRADIÇÕES QUE FORAM FORMANDO A NOSSA GENTE” EXPLICA O PREFEITO SEBASTIÃO CAMPOS.

 

A Tropeada de 2019, como todas as outras vai contar com a participação de tropeiros dos municípios vizinhos, pois é uma tradição que está presente em toda a região. O prefeito, Sebastião Campos, convida todos que gostam da natureza e de tropeada para participarem da 19ª Tropeada da Amizade, “É só trazer o cavalo e ir se achegando” diz.

 

Os organizadores destacam que todos são bem vindos, mas que é necessário na hora da inscrição apresentar os exames mormo, de anemia e carteirinha de vacinação dos animais.

 

Eles também lembram que todos devem trazer pratos e talheres.

 

SEXTA-FEIRA - DIA 08

 

Os cavaleiros e amazonas saem ás 9h da Vila Copel e vão até o Passo da Reserva e lá, às 13 horas, será servido o almoço, depois seguem para São Sebastião, onde será o pernoite.

Mas quem vier para tropeada tem que vir preparado para cavalgar durante o dia e bailar à noite, em São Sebastião, o fandango começa às 21h, quem vai animar o baile é o conjunto Tchê Pampeanos.

 

SÁBADO - DIA 09

 

A Tropeada recomeça às 9h da manhã e vai para Nossa Senhora de Fátima, a proposta é que os tropeiros cheguem lá pelas 12 horas, onde almoçam e passam a tarde realizando as provas de charque, de marcha, a dança do cepo, acontecerá também o sorteio de uma potra xucra. À tardinha a tropeada retorna e vai para São Sebastião, para posar e curtir o show com Valdinei & Rivael e depois dançar ao ritmo do Tche Pampeano.

 

DOMINGO - DIA 10

Um saboroso café tropeiro para encerrar a 19ª Tropeada da Amizade, “Encerramos com o café,para dar tempo dos tropeiros voltarem para suas casas, pois sempre vem gente de vários pontos do município e das cidades vizinhas e temos certeza que quem vier vai levar muitas novas amizade e muitas novas e boas lembranças e sai com gostinho de quero mais”, destacou o prefeito Sebastião Campos. (Com Jornal Fatos/Diário Reservense)

 

 

 

Reserva do Iguaçu - 1º Desafio das Seleções de Futsal vai acontecer neste final de semana

O final de semana será movimentado no âmbito esportivo no município de Reserva do Iguaçu. Marque na sua agenda desportista reservense, 15 e 16 de dezembro irá acontecer no Centro Esportivo João Luis Nunes Félix o 1º Desafio das Seleções de Futsal,o evento vai reunir times de várias cidades da região sudoeste e centro sul do estado.

 

” Estamos na correria, muito trabalho e esforço, nossa equipe está arrumando os últimos detalhes para tudo sair perfeito. Deixamos aqui o convite especial a todos (a) os munícipes para que reúnam a família, tragam os amigos e venham torcer pelo seu time do coração. Vale ressaltar que o evento é beneficente, por isso pedimos a colaboração de cada visitante, trazer uma caixa de bombom, todas as arrecadações serão distribuídas entre os alunos que frequentam as nossas escolinhas e participam de nossos projetos além da Apae e demais instituições.” Disse Bruno Rodrigo ao Portal Diário Reservense.


O evento terá inicio no sábado as 18 horas com amistoso feminino entre Mangueirinha e Reserva do Iguaçu.

 

Até o fechamento desta matéria confirmaram presença as seleções de Pato Branco, Coronel Domingos Soares,Pinhão, Mangueirinha, Foz do Jordão, Candói, Campina Do Simão. O município sede também vai entrar em quadra com um super time. (Com Diário Reservense)

 

 

 

 

 

Reserva do Iguaçu - Moto é furtada na localidade de Barreiro

Na tarde as 17h45min, compareceu no destacamento Policial Militar de Reserva do Iguaçu o solicitante, relatando que no dia 19/11, saiu da residência, na localidade de Barreiro – Zona Rural, por volta das 14h, retornando às 16h, onde encontrou a porta da residência arrombada.

 

Contudo nada foi furtado do interior da casa, sendo notado a ausência de uma Motocicleta Honda/CG 125 Titan KS, placa AJD3503, prata e um capacete cor verde.

 

Motocicleta furtada sem chave e sem documentos.

 

Acrescenta que não registrou o fato na data do furto em virtude de a motocicleta estar com documentação em atraso e o próprio solicitante ter tentado localizar a motocicleta.