Diamante do Sul - Dia de Campo de Proteção de Nascentes para agricultores familiares e jovens rurais

Nos dias 21 e 22 de agosto aconteceu em Diamante do Sul, duas oficinas de recuperação de nascentes, por intermédio do Projeto Encontros e Caminhos, trabalho desenvolvido em conjunto com a Emater-PR e a prefeitura municipal de Diamante do Sul.

 

Foi demonstrado que a proteção de nascentes é uma alternativa viável e financeiramente acessível para os moradores do meio rural, a prática foi bem recebida pelo público que participou da oficina.

 

O projeto Encontros e Caminhos consiste em uma jornada de atividades de resgate, reconhecimento e construção da identidade territorial do Oeste do Paraná, e Mundo Novo (MS).

 

O intuito é gerar desenvolvimento sustentável, com base no eixo 'cultura da sustentabilidade' alinhando as boas práticas da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e as lideranças que atuam em prol da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida nos 54 municípios da área de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

 

Em Diamante do Sul o projeto é coordenado pela extensionista especializada do Instituto Emater Fernanda Panassolo.

 

 

 

Hashtag:
Diamante do Sul - Dia de Campo “Terra boa é terra produtiva” é realizado

Nesta quarta dia 17, o Instituto Emater organizou no município de Diamante do Sul, o dia de campo “Terra boa é terra produtiva”, destinado a agricultores familiares e com o propósito de difundir conhecimentos na área de manejo, conservação, correção de solos e controle de formigas cortadeiras, assuntos em destaque pela importância dessas ações para a agricultura e os benefícios que elas trazem para o agricultor.

 

Participaram aproximadamente 100 agricultores familiares, além da presença de Valter Rodack, Chefe do Núcleo Regional da Seab de Laranjeiras do Sul, Deomar Marcos Fracasso, Gerente Regional da Emater de Laranjeiras do Sul, Orlando Muffato, Presidente do Sicredi Grandes Lagos, Juvenal da Cruz Campanholi, vice-prefeito de Diamante do Sul, e Carlos Assoni, representante da Bratac.

 

O trabalho contou com a parceria da Prefeitura Municipal, Bratac e Sicredi.

 

 

 

Hashtag:
Diamante do Sul - Município realiza feira do agricultor nesta sexta dia 07

Quer um 2019 ainda mais saudável? Uma boa pedida é começar pela alimentação e a Feira do Celeiro do Agricultor vai ajudar nessa missão!

 

A primeira feira do ano acontece nesta sexta dia 07, no Celeiro do Agricultor na rua Getúlio Vargas.

 

Além de apoiar os pequenos produtores rurais na comercialização dos produtos diretamente ao consumidor, a Feira irá trazer uma variedade de alimentos saudáveis para a população.

 

Só poderão ser oferecidos produtos cultivados na propriedade do próprio agricultor, com a garantia de serem alimentos saudáveis e seguros. Vai ser feita a venda de verduras, frutas, bolachas, doces, pães, macarrão, artesanatos, produtos de limpeza e produtos típicos de festa Junina.

 

A feira contará com o apoio da Emater -PR, da Prefeitura municipal de Diamante do Sul e da Adeop.

 

 

 

 

 

 

Diamante do Sul - Motorista com habilitação suspensa e detido

Nesta quinta dia 23, por volta das 19h35,a equipe da PM realizava patrulhamento pela região central, quando visualizou um veículo transitando pela Av. Ivan Ferreira do Amaral com os faróis apagados.

 

Foi realizada a abordagem do veículo, utilizando-se de sirene, o qual parou na Rua Antonio Pedro Vicente.

 

O condutor não portava nenhum ilícito consigo ou no veículo.

 

O mesmo foi conduzido até o Destacamento de Polícia deste município, pois não portava documentos pessoais, e foi constatado que sua CNH está suspensa.

 

O veículo não possui débitos e foi liberado.

 

O condutor foi autuado nos artigos 162-II, 164 c/c 162-II e 250-I do CTB pelas infrações cometidas.

 

 

 

 

 

Diamante do Sul - Três inquéritos foram instaurados sobre caso envolvendo abuso de seis filhos

Segundo o delegado que coordena as investigações três inquéritos foram instaurados durante o caso envolvendo o abuso do homem em relação aos seis filhos.

 

O primeiro inquérito foi instaurado quando houve o suicídio de um dos filhos. O segundo quando os abusos viram à tona e o terceiro, quando agora, quando o acusado foi encontrado morto dentro da cela, onde estava preso na Delegacia de Guaraniaçu.

 

Com a morte do homem de 45 anos acaba sendo extinta a punibilidade. O acusado foi encontrado morto dentro da cela dois dias antes de a polícia encerar o inquérito.

 

A mãe foi ouvida e pelos relatos das constantes ameaças a polícia entende que havia uma ilegibilidade de outra conduta, que ela não pode ser responsabilizada criminalmente, mas isso vai ficar a cargo do Ministério Público.

 

A Polícia Civil acredita que o homem tenha aguardado o dia do banho de sol, dos presos do seguro, para executar a própria morte. Ele foi encontrado morto dentro da cela durante o banho de sol.

 

Falci ouviu os três detentos que estavam na cela juntamente com o homem. Segundo o depoimento dos presos, eles saíram por volta das 9h horas para tomar banho de sol, aproximadamente meia hora depois, um deles voltou a cela para pegar algum pertence, momento este que se deparou com o homem enforcado. Imediatamente ele chamou os policiais.

 

O delegado relatou, que o Homem de 45 anos utilizou a própria camisa que estava vestido para tirar a própria vida.

 

Os depoimentos dos detentos que estavam com ele, são parecidos. Segundo eles, após chegar o homem estava muito calado e quase não falava nada. Falci salienta que os três detentos que estavam juntos com ele na cela também respondem pelo crime de violência sexual.

 

Mesmo tento fortes indícios de se tratar de um homicídio a polícia ainda aguarda o laudo da criminalística para apontar a causa morte.

 

O corpo do homem chegou no Instituo Médico Legal de Cascavel no começo da tarde desta terça dia 26.

 

O caso

 

O acusado estava detido desde o dia 21 e o caso só foi descoberto pela Polícia, porque um dos filhos do casal - um jovem de 20 anos, cometeu suicídio em 29 de janeiro de 2019 e então surgiu rumores de abuso sexual no núcleo familiar - a vítima não tinha quadro de depressão, envolvimento com drogas e nem vícios com álcool. O filho mais novo, um adolescente de 15 anos, foi submetido a exames no IML (Instituto Médico-Legal) que comprovaram os abusos. (Com Catve)