Espigão Alto - Programa A União Faz a Vida comemora 10 anos de implantação no município

O programa A União Faz a Vida comemora 10 anos de implantação em Espigão Alto do Iguaçu em 2019 e, neste período, muitas são as histórias de transformação vividas pela comunidade escolar, que ampliou a vivência de valores como cooperação e cidadania entre alunos, pais e educadores. Para celebrar a Sicredi Grandes Lagos PR/SP promoveu no dia 5 de julho um evento comemorativo no município marcado por homenagens aos educadores e alunos do programa, além de lideranças do Sicredi e do município.

 

Na avaliação do presidente da Sicredi Grandes Lagos, Orlando Muffato, o programa evoluiu muito nos últimos anos, e contribuiu sensivelmente para a educação dos estudantes do município. “O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, e busca desenvolver cidadãos cooperativos, por meio da promoção de valores como solidariedade e empreendedorismo entre as crianças e adolescentes que são atendidas nas escolas. E é uma imensa satisfação chegarmos aqui com a certeza de que estamos, sim, fazendo a diferença na vida destes alunos”, observa Muffato.

 

Os investimentos que o Sicredi tem feito em programas de educação como este, na opinião do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e SicrediPar, Manfred Alfonso Dasenbrock, que esteve presente no evento, reforçam o olhar sobre o futuro que queremos. “Estas crianças e estes jovens que estão sendo impactados com as ações do programa A União Faz a Vida, serão jovens que em breve estarão assumindo um papel de liderança na comunidade e consequentemente serão cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade. Nosso papel é apoiar e fortalecer cada vez mais as ações de responsabilidade social que o Sicredi realiza nas comunidades onde está presente”, observou Manfred ao comemorar o sucesso do programa em Espigão Alto.

 

A secretária de Educação do município, Claudiceia Souza, reforça que entre os principais impactos provocados pelo programa estão: “a integração entre família e escola e o desenvolvimento dos profissionais de educação, que são o alvo das formações ministradas ao longo dos anos”.


“Os parceiros são geralmente as prefeituras, representadas pelas suas secretarias municipais de educação. Em Espigão Alto do Iguaçu essa parceria se fortalece a cada ano, o que contribui para a ampliação das práticas educativas do programa”, declarou a secretária ao enaltecer a parceria com o Sicredi e o interesse da cooperativa em investir na comunidade.

 

Além dos professores, coordenadores, gestores, assessores pedagógicos, comunidade escolar em geral e as famílias de Espigão Alto, o evento contou com a presença do prefeito Hilário Czechovski, conselheiros, diretores e colaboradores do Sicredi, bem como alunos e professores que participam do programa em Porto Barreiro.

 

PANORAMA

 

Atualmente, o programa A União Faz a Vida é desenvolvido em quatro municípios da região de abrangência da cooperativa no Paraná: Espigão Alto do Iguaçu desde 2009, Porto Barreiro a partir de 2013, Campo Bonito em 2015 e Laranjeiras do Sul em 2018, por meio da parceria com a Escola Vicentina Santana. Ao todo, são 16 escolas, 180 professores e mais de 1.800 alunos atendidos pelo programa nesses municípios. Somente em Espigão Alto do Iguaçu, durante os dez anos, já são mais de 4.070 alunos impactados com as ações do programa.

 

Sobre o Sicredi

 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 

 

 

 

Hashtag:
Espigão Alto - Peça teatral busca conscientizar crianças sobre destino do Lixo

A campanha Eu Reciclo de Espigão Alto do Iguaçu vem realizando várias atividades. No mês de março alunos de diversas escolas de Espigão Alto do Iguaçu assistiram numa data sugestiva, 22 de março, (Dia Mundial da Água), no Pavilhão da Igreja Matriz, a duas apresentações teatrais com o tema relacionado à reciclagem. O evento fez parte do Programa iniciado em meados de 2018.


A peça Alice no País do Lixo, desenvolvida pela Oficina de Teatro do Centro Cultural objetivou conscientizar as crianças para a importância do destino adequado ao lixo. Além do teatro foi exibido no telão dois documentários onde as crianças puderam observar e comparar para discutir em sala de aula, como funciona a reciclagem num país desenvolvido como o Japão e aqui no Brasil.

 

Entre pais e mestres a secretária de educação do município, Claudicéia de Souza, acompanhou de perto o evento. Ela interagiu com as crianças falando sobre o assunto. “As crianças ficam atentas para o assunto e o mais importante, vão conversar com seus pais sobre isso”.

 

O que foi exibido será discutido em sala de aula conforme contou a responsável pelo programa. “A ideia é que as crianças vejam como são tratados os resíduos sólidos e líquidos e façam uma comparação”, destacou.

 

A professora de teatro Tatiane Macagnan disse ser “importante direcionar as crianças a informação sobre o destino adequado para o lixo, tendo em vista, que as mesmas irão levar para suas casas e falar com os pais a respeito disso”.

 

O Programa Recicla Espigão começou em 2018, e as ações vão desde colocação de novas lixeiras em pontos estratégicos da cidade, novo caminhão para coleta, campanha de rádio, blitz de panfletagem com colocação de adesivos em veículos, distribuição de camisetas e materiais como sacolas para a coleta.

 

“O trabalho e a campanha não tem hora nem dia para acabar, afinal, a conscientização sobre o modo que devemos tratar o lixo é sem data de validade”, ressaltou Negoceki. (Com Jornal Expoente)

 

 

 

 

 

Espigão Alto - Núcleo Empresarial faz apresentação do planejamento do Núcleo para o Legislativo

Núcleo Empresarial de Espigão Alto do Iguaçu faz apresentação do planejamento do Núcleo para o Legislativo.


Empresários ligados ao Núcleo Multissetorial Empresarial de Espigão Alto do Iguaçu com apoio da ACIQI, em uma reunião na Câmara de Vereadores apresentou o planejamento a serem desenvolvido nos próximos dois anos, entre os objetivos do núcleo estão a promoção do associativismo, favorecendo o desenvolvimento das empresas envolvidas, buscam melhorias para a classe empresarial e discutem problemas em comum.

 

Entre as ações planejadas estão a campanha Juro Zero, com o objetivo de redução de inadimplência que teve apoio dos presentes e parabenizaram pela iniciativa. Na ocasião o Presidente Marcio Rodhen recebeu os empresários com um coquetel e colocou as dependências da câmara a disposição do núcleo.


Parabéns Empresários pela garra e pela união.