Espigão Alto - Peça teatral busca conscientizar crianças sobre destino do Lixo

A campanha Eu Reciclo de Espigão Alto do Iguaçu vem realizando várias atividades. No mês de março alunos de diversas escolas de Espigão Alto do Iguaçu assistiram numa data sugestiva, 22 de março, (Dia Mundial da Água), no Pavilhão da Igreja Matriz, a duas apresentações teatrais com o tema relacionado à reciclagem. O evento fez parte do Programa iniciado em meados de 2018.


A peça Alice no País do Lixo, desenvolvida pela Oficina de Teatro do Centro Cultural objetivou conscientizar as crianças para a importância do destino adequado ao lixo. Além do teatro foi exibido no telão dois documentários onde as crianças puderam observar e comparar para discutir em sala de aula, como funciona a reciclagem num país desenvolvido como o Japão e aqui no Brasil.

 

Entre pais e mestres a secretária de educação do município, Claudicéia de Souza, acompanhou de perto o evento. Ela interagiu com as crianças falando sobre o assunto. “As crianças ficam atentas para o assunto e o mais importante, vão conversar com seus pais sobre isso”.

 

O que foi exibido será discutido em sala de aula conforme contou a responsável pelo programa. “A ideia é que as crianças vejam como são tratados os resíduos sólidos e líquidos e façam uma comparação”, destacou.

 

A professora de teatro Tatiane Macagnan disse ser “importante direcionar as crianças a informação sobre o destino adequado para o lixo, tendo em vista, que as mesmas irão levar para suas casas e falar com os pais a respeito disso”.

 

O Programa Recicla Espigão começou em 2018, e as ações vão desde colocação de novas lixeiras em pontos estratégicos da cidade, novo caminhão para coleta, campanha de rádio, blitz de panfletagem com colocação de adesivos em veículos, distribuição de camisetas e materiais como sacolas para a coleta.

 

“O trabalho e a campanha não tem hora nem dia para acabar, afinal, a conscientização sobre o modo que devemos tratar o lixo é sem data de validade”, ressaltou Negoceki. (Com Jornal Expoente)

 

 

 

 

 

Espigão Alto - Núcleo Empresarial faz apresentação do planejamento do Núcleo para o Legislativo

Núcleo Empresarial de Espigão Alto do Iguaçu faz apresentação do planejamento do Núcleo para o Legislativo.


Empresários ligados ao Núcleo Multissetorial Empresarial de Espigão Alto do Iguaçu com apoio da ACIQI, em uma reunião na Câmara de Vereadores apresentou o planejamento a serem desenvolvido nos próximos dois anos, entre os objetivos do núcleo estão a promoção do associativismo, favorecendo o desenvolvimento das empresas envolvidas, buscam melhorias para a classe empresarial e discutem problemas em comum.

 

Entre as ações planejadas estão a campanha Juro Zero, com o objetivo de redução de inadimplência que teve apoio dos presentes e parabenizaram pela iniciativa. Na ocasião o Presidente Marcio Rodhen recebeu os empresários com um coquetel e colocou as dependências da câmara a disposição do núcleo.


Parabéns Empresários pela garra e pela união.

 

 

 

 

Espigão Alto - Exame anual gradua alunos de projeto social

Foi realizado na tarde de sábado dia 16, na cidade de Espigão Alto do Iguaçu, o exame anual de graduação da equipe Gracie Barra (Quedas do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Espigão Alto do Iguaçu) a qual sedia o Projeto Social Ressoar, com a presença dos Professores Elieser Zanella de Cascavel, Juliano Márcio Costa e Adilson da Silva Machado de Quedas do Iguaçu e Joel José dos Santos que agora está residindo e ministrando aulas pela equipe na cidade de Guaramirim Santa Catarina.

 

O exame começou às 14 horas com a participação dos alunos do projeto social infantil e juvenil das outras academias filiadas, todos foram graduados com graus em suas respectivas faixas, com destaque para o menor aluno de apenas quatro anos, Caio Costa, que recebeu seus primeiros dois graus por ter participado de campeonato e pelo tempo de treino.

 

Na sequência foi a vez dos adultos onde vários foram graduados com graus e alguns trocaram de faixa, caso de Daniel Freitas, que trocou a faixa Roxa pela Marrom. O professor Juliano Marcio Costa, foi um dos principais destaques, Ele recebeu o seu terceiro DAM na faixa preta, cada um (DAM) demora de três em três anos, depois do terceiro passa a ser de cinco e cinco anos.

 

No final aconteceu uma confraternização com todos os alunos. Segundo Costa, “daqui para frente o foco será os campeonatos que já começaram e pretendemos participar de alguns inclusive do paranaense, no mês de abril em Curitiba”.

 

O Projeto Ressoar já está há um ano em Espigão Alto, com aulas no Centro da Juventude. Na oportunidade alguns alunos trocaram de faixa Branca para a Azul e outros passaram para Roxa. (Com Jornal Expoente)

 

 

 

Espigão Alto - Cinco veículos são entregues a população no Dia da Mulher

Na tarde de sexta dia 08, a prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu realizou no Pavilhão da Igreja Matriz, homenagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

 

Aproveitando a presença da população especialmente feminina, o prefeito Hilário Czechoswki, acompanhado do vice Vanderlei Rohden, presidente da Câmara Marcio Rohden e outros vereadores, e da prefeita quedense Marlene Revers, fizeram a entrega para a frota municipal, de cinco novos veículos, adquiridos a fundo perdido, que serão utilizados especialmente no setor de saúde, todos vindos de emendas parlamentares de ex-deputados.

 

Um micro ônibus e dois carros de Valdir Rossoni, no valor de 360.000 reais, outro veículo Gol do Padovani no valor de 44.800 reais e uma ambulância do ex-deputado Meurer no valor de 80 mil reais. A secretária Odete Deitoz falou que os novos veículos são um “conforto proporcionado aos munícipes”. Deitoz lembrou da importância de veículos bons para o transporte. “Hoje mesmo fomos levar uma criança a Londrina, Ela precisava de uma transfusão de sangue, pra nós é gratificante poder ajudar”. O prefeito Hilário salientou sua emoção dizendo: “Quando a gente faz o bem, vem outro bem atrás”. Ele fez questão de lembrar os agora ex-deputados autores das emendas, agradecendo.


No pavilhão tomado pelas mulheres as autoridades se pronunciaram em homenagem a Elas, e depois aconteceu palestra promovida pela Secretaria de Ação Social.


E as homenagens alusivas ao Dia da Mulher continuam na próxima quarta dia 13, acontecerá palestra com Hivonete Piccoli, com participação especial de Franciele Stang no Centro Cultural. O evento é promovido pela Aciqi (Associação Comercial Empresarial de Quedas do Iguaçu) os ingressos já estão esgotados a uma semana. (Com Jexpoente)