Espigão Alto - Motociclista vítima de acidente está na UTI

A reportagem do Portal Cantu, obteve informações na tarde desta segunda dia 12, que o motociclista identificado como Cleverson Koraleski, permanece internado na U.T.I do Hospital Policlínica de Cascavel.

 

Cleverson sofreu um acidente com moto na manhã de domingo dia 11, na Comunidade de Linha Calamãncio.

 

O jovem ficou gravemente ferido, sofreu traumatismo de crânio e foi socorrido e transportado pela equipe aeromédica do Consamu.

 

O pai de Cleverson,identificado como Sergio Koraleski morreu ao deslocar-se ao acidente do filho. O corpo passou pelo IML de Cascavel e liberado ao familiares para os procedimentos funebres.

 

 

 

 

Espigão Alto - Reunião técnica mostrou na prática o manejo Compost Barn

O Instituto Emater de Espigão Alto do Iguaçu com o apoio da prefeitura realizou na quinta dia 12, na comunidade da Linha Calamâncio, na propriedade de Osmar Tonin, reunião técnica e prática sobre instalações e manejo do sistema Compost Barn para vacas de leite e a qualidade de volumosos.

 

O médico veterinário e palestrante Mateus Poczynek, especialista em nutrição animal destacou as vantagens e desvantagens do Compost Barn, demonstrando aspectos técnicos das instalações, manejo de ventilação, cama, animais e aproveitamento de dejetos. Ele contou que, para ter sucesso nesse sistema de produção, o produtor deve estar consciente de sua decisão, porque é preciso qualificação para ter a rentabilidade. “O compost tem ganhado uma adesão grande, principalmente pelo conforto pra quem maneja as vacas e também dos animais, no sistema proporcional, numa facilidade de trabalho. A tecnologia só vai funcionar se for conduzida da maneira correta” completou.

 

A segunda palestra de volumosos foi com Mailson Poczynek, ele destacou que “o setor passa por uma grande transformação, e todos estão com sede de conhecimento”. Para Ele “a estrutura não é o principal ganho na produção do leite, antes de você pensar nisso, tem de pensar na alimentação dos animais”.

 

Após o almoço foram visitadas propriedades leiteiras com o sistema numa visita técnica prática. (Com Jornal Expoente)