Espigão Alto - Reunião técnica mostrou na prática o manejo Compost Barn

O Instituto Emater de Espigão Alto do Iguaçu com o apoio da prefeitura realizou na quinta dia 12, na comunidade da Linha Calamâncio, na propriedade de Osmar Tonin, reunião técnica e prática sobre instalações e manejo do sistema Compost Barn para vacas de leite e a qualidade de volumosos.

 

O médico veterinário e palestrante Mateus Poczynek, especialista em nutrição animal destacou as vantagens e desvantagens do Compost Barn, demonstrando aspectos técnicos das instalações, manejo de ventilação, cama, animais e aproveitamento de dejetos. Ele contou que, para ter sucesso nesse sistema de produção, o produtor deve estar consciente de sua decisão, porque é preciso qualificação para ter a rentabilidade. “O compost tem ganhado uma adesão grande, principalmente pelo conforto pra quem maneja as vacas e também dos animais, no sistema proporcional, numa facilidade de trabalho. A tecnologia só vai funcionar se for conduzida da maneira correta” completou.

 

A segunda palestra de volumosos foi com Mailson Poczynek, ele destacou que “o setor passa por uma grande transformação, e todos estão com sede de conhecimento”. Para Ele “a estrutura não é o principal ganho na produção do leite, antes de você pensar nisso, tem de pensar na alimentação dos animais”.

 

Após o almoço foram visitadas propriedades leiteiras com o sistema numa visita técnica prática. (Com Jornal Expoente)

 

 

 

Espigão Alto - Chefe do Núcleo Regional assina ordem serviço para reforma da Escola Pedro Rufino

O Chefe do NRE de Laranjeiras do Sul esteve na manhã desta sexta dia 08, no Colégio Estadual do Campo Pedro Rufino de Siqueira do município de Espigão Alto do Iguaçu, para assinatura da Ordem de Serviço de execução de reparos do referido do Colégio.

 

As reformas que acontecerão na Instituição são frutos de emenda parlamentar do Deputado Federal Valdir Rossoni , o qual destinou quase 150 mil reais para tanto.

 

Na oportunidade, o chefe do NRE salientou os diversos investimentos feitos por parte do Governo do Estado nas escolas de nossa Região. Já o deputado Paulo Litro destacou os investimentos na infraestrutura das escolas bem como o aumento de 100% no fundo Rotativo, o projeto Escola Conectada, o programa Reparo Rápido, entre outros.

 

A diretora Genovi Camargo agradeceu os esforços do chefe do NRE Lidio, do Prefeito Hilário, dos Deputados Estaduais Bernardo Carli e Paulo Litro e em especial do Deputado Federal Valdir Rossoni, salientou ela que “há mais de 20 anos a escola não recebia reformas e só nesses últimos anos somam-se 250 mil reais.”

 

O NRE de Laranjeiras do Sul mais uma vez agradece o empenho de todos os envolvidos na busca por uma educação de qualidade, salientando que cada uma dessas ações tem reflexos nítidos na vida de toda a comunidade escolar.

 

 

Por assessoria

 

 

Rádio Cantu