Candói - Roubo é registrado em propriedade na localidade de Corvo Branco II

Às 16h30min, policiais militares deslocaram até a Localidade de Corvo Branco II, Área Rural de Candói, onde segundo denúncia de uma mulher, alguns homens estavam na propriedade de seu pai lhe ameaçando de morte e que supostamente estavam armados e podiam ser foragidos da justiça.

 

Durante o deslocamento foi recebida nova ligação, sendo informado que os suspeitos se evadiram do local em um carro prata, momento que logo a frente, na Estrada Rural Linha Três Palmeiras, próximo da entrada da propriedade da vítima, a equipe visualizou um carro com a característica repassada, o qual estava vindo de encontro com a viatura.

 

Foi realizada a abordagem ao veículo e seus ocupantes, sendo que na busca pessoal e no interior do veículo, nenhuma arma ou objeto ilícito foi localizado.

 

Os abordados foram identificados como três homens (23, 35 e 39). A equipe deslocou até o endereço do fato, sendo que em contato com a vítima, o mesmo relatou que os abordados chegaram em sua casa, que através de ameaças e menção em estarem armados, lhe fizeram entregar todo o dinheiro que tinha, senão iriam matar ele e sua filha.

 

Nas buscas ao veículo foi visualizado que tinha um "maço" de dinheiro no porta luvas, sendo constatado se tratar da quantia mencionada pela vítima.

 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e encaminhadas as partes envolvidas até a 14ª SDP, em Guarapuava.

 

 

 

 

Hashtag: |
Candói - Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Educação do Campo

São oferecidas até 60 vagas para o Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que terá uma turma especial em Candói.

 

As inscrições devem ser realizadas presencialmente ou por meio de procuração simples, de 16 à 31 de julho de 2018, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 11h ou das 14h às 17h, na Secretaria Geral de Cursos do Campus Laranjeiras do Sul.

 

Também serão aceitas inscrições pelos Correios, via Sedex, aos cuidados da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul, BR 158, km 405, Caixa Postal 106, Laranjeiras do Sul-PR, CEP 85301-970, indicando no destinatário “PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO DO CAMPO”. A postagem deve ocorrer até o dia 25 de julho de 2018.

 

O processo seletivo consistirá na aplicação de uma prova escrita, de caráter eliminatório e/ou classificatório, visando avaliar a capacidade de sistematização, de síntese, de argumentação e de domínio dos seguintes temas: Educação, Escola e Educação do Campo.

 

A prova será aplicada no Campus Laranjeiras do Sul, dia 11 de agosto de 2018, conforme previsto no cronograma do edital divulgado na página da universidade conforme este link: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/edital/gr/2018-0735


O resultado será divulgado a partir do dia 21 de agosto e o início das aulas deve acontecer dia 3 de setembro de 2018.

 

Podem se inscrever em especial candidatos que possuem o Ensino Médio completo e que se enquadrem em uma das seguintes categorias:

 

- Professores em exercício que não possuem curso de Graduação e estejam em atividade nas escolas/instituições do campo, nos anos finais do Ensino

Fundamental e/ou Ensino Médio;
- Interessados na temática da Educação do Campo e nas Ciências Humanas e Sociais que não possuem Ensino Superior;
- Interessados na temática da Educação do Campo e nas Ciências Humanas e Sociais que possuem Ensino Superior.

 

As aulas no Tempo Universidade serão concentradas no período matutino e vespertino, somando-se a outras atividades de leitura, atividades culturais e de auto-organização, que serão desenvolvidas durante os tempos intermediários e à noite, considerando o princípio organizativo do trabalho.
A hospedagem durante o Tempo Universidade será nas instalações da antiga Casa Familiar Rural de Candói. As despesas com alimentação ficam por conta dos estudantes.

 

Por Assessoria

 

 

 

Candói - Secretaria de Educação realiza formatura do PROERD

No dia dia 05 de julho, crianças de todas as escolas da rede municipal de Candói participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que aconteceu no Centro Cultural na sede do município.

 

O programa é uma prática criada a partir da adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E. surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

 

As crianças aprendem boas práticas de cidadania durante 10 aulas com soldados da PM, e ao fim das aulas ocorre a formatura que conta solenidades, apresentações e certificados. O PROERD foi desenvolvido com todas as turmas dos 5º anos das Escolas municipais. O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além de sua presença física em sala de aula como educador social, ainda proporciona um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

 

A solenidade contou a presença da Secretária de Educação Andreia Savoldi Teixeira, o Secretário de Governo Daniel Silva, o Secretário de Cultura e Turismo, Adilson Kruk da Costa, o presidente da Câmara de Vereadores Valdir Costa, os vereadores Celso Turok, Sérgio Vargas, os policiais que ministraram as aulas: Soldado: Cleri de Fátima Virmond de Souza; Soldado: Matilde Queiróis de Paula Louro; Soldado: Elizangela Aparecida Buss Calisário; Soldado: Celso Luís Calisário além de diretores, professores, famílias, também esteve presente, o Sargento Antônio Carlos Oliveira e José Tomaz Szymczak, o (palhaço Goiabada).

 

A formatura se deu em dois períodos sendo no turno da manhã 152 alunos da Escola Municipal Ormi França Araújo, com a diretora Juliana Ferreira; e no período da tarde as escolas do campo:

 

Escola Municipal do Campo Heraclides Mendes Araújo
Diretora: Eloize do Belém Carneiro
Total de alunos: 39
Escola Municipal do Campo Emilio Francisco da Silva
Diretora: Paula Daiana Deschk
Total de alunos: 33
Escola Municipal do Campo Francisco Solano Bueno
Diretora: Emília Chicóra
Total de alunos: 26
Escola Municipal do Campo São Pedro
Diretora: Maristela M. do Prado Benek
Total de alunos: 14
Escola Municipal do Campo Miguel Martim
Diretor: Rosenildo Bayer Cordeiro
Total de alunos: 8

 

A equipe da Secretaria de Educação do Município em nome da secretária Andreia Savoldi Teixeira, agradeceu ao Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, senhor Tenente Coronel Ronaldo de Abreu por todo suporte e pelo sucesso do programa em mais uma edição na cidade de Candói.


“Quero agradecer também a toda equipe das escolas professores, funcionários, alunos e, aos PM’s que fizeram um excelente trabalho de prevenção e combate as drogas em Candói”, disse Andreia.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

Candói - Município vai receber “Cinema Itinerante”

Entre os dias 18 e 20 de julho a Prefeitura em parceria com a Caixa Seguradora traz para o município o projeto “CINEMA PRA VOCÊ, SIM!”

 

O município de Candói foi selecionado dentre 35 cidades da região centro sul do Paraná, para participar de um projeto da Caixa Seguradora intitulado: “CINEMA É PRA VOCÊ, SIM 2018!” O projeto tem parceria com as prefeituras e leva o cinema, cultura, arte para a população das cidades selecionadas, porque se utiliza de duas carretas que se transformam em salas de cinema.

 

Em Candói a data da chegada do cinema itinerante está marcada para os dias 18/07/2018 à 20/07/2018.


As carretas possuem capacidade para 80 pessoas por sessão sendo realizadas 05 sessões por dia, em um período de 03 dias. Serão exibidos os filmes:

 

Carrosel; Meu Malvado Favorito 3; Sing – Quem canta seus males espanta; Vai que cola; e Mulher Maravilha 3D.


Haverá distribuição de pipoca e refrigerante gratuitos, as sessões iniciam as 08h da manhã e vão até às 19h da noite e o local será na Praça da Família em frente ao Parque do Lago.

 

Oportunidade de remuneração


A prefeitura está selecionando 03 pessoas para trabalhar nos dias da passagem do evento na cidade. A remuneração destas pessoas será de total responsabilidade da Caixa Seguradora que estará em campo cuidando de todos os assuntos do projeto.

 

Requisitos:


Ter acima de 18 anos para trabalhar como recepcionista e também ajudar na limpeza do cinema nos intervalos de um filme para o outro.
Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador de Candói, ou entrar em contato pelo telefone (42) 3638-1813.

 

 

 

Candói - Polícia Ambiental flagra desmate

O Batalhão de Polícia Ambiental, Posto de Segredo, identificou novo desmatamento na região de Guarapuava, desta vez no município de Candói, numa área total de 2,69 hectares de vegetação nativa em estágio médio de regeneração do bioma mata atlântica.

 

Os flagrantes de desmatamentos na região tem sido constantes.

 

O dano atingiu as seguintes espécies: vassourão branco (Vernonanthura discolor), bracatinga (Mimosa scabrella) e canela guaica (Ocotea puberula).

 

De acordo com a Polícia Ambiental, não foi possível mensurar a quantidade de material retirado ilegalmente por estar amontoado e entrelaçado. O proprietário disse não possuir licença para os cortes.

 

A Polícia Ambiental informa que as denúncias sobre crimes ambientais devem ser feitas através do telefone 181 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

 

Hashtag: |
Candói - “Hoje é um dia histórico para a Educação de nosso município e da região”, afirma Gelson Costa

“Hoje é um dia histórico para a Educação de Candói e região”. A afirmação é do prefeito Gelson Costa, que assina nesta quinta feira (28 de junho) o convênio para a implantação do primeiro curso superior presencial no município. A parceria será entre a Prefeitura e a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), de Laranjeiras do Sul. O curso será de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Humanas e Sociais, e as aulas serão ministradas na Casa Familiar Rural de Candói.

 

Pensando na dificuldade dos inúmeros acadêmicos que residem em Candói, foi que o prefeito Gelson Costa buscou parcerias e estabeleceu um termo de cooperação técnica para a vinda deste curso. “Ter uma graduação na modalidade presencial em Candói é um ato histórico e representa uma grande conquista para nosso município, por se tratar do primeiro curso superior presencial com sede na cidade”, enfatiza Gelson Costa.

 

“Candói é um município que possui grande parte da população com origem do campo e muitos ainda vivem no campo, portanto, esse curso só vem agregar e somar mais ainda para a agricultura familiar trazendo desenvolvimento para nossa região”, destaca o prefeito.

 

Gelson ainda ressalta que com a implantação deste curso presencial a Universidade cumpre seu papel de ir até a comunidade, trazendo ensino, pesquisa e extensão. Outro ponto que o prefeito destacou é que a meta é trazer mais cursos de graduação para o município e assim, avançar cada vez mais nas parcerias para conseguir um campus próprio em Candói.

 

O CURSO

 

Serão disponibilizadas 60 vagas presenciais e a graduação terá duração de nove semestres (4 anos e meio). As provas do primeiro vestibular acontecerão no dia 08 de agosto, das 14h às 18h nas cidades de: Candói, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Reserva do Iguaçu.

 

CONVÊNIO

 

A assinatura do convênio acontece hoje, na UFFS, às 18h em Laranjeiras do Sul. (Com GRMais)

 

 

 

Hashtag:
Candói - PM apreende contrabando de cigarros e objetos eletrônicos oriundos do Paraguai

Uma equipe de policiais militares de Candói, se deslocaram até a BR-373, KM-396, onde segundo denúncia, que na localidade de Lagoa Seca, o condutor de um veículo VW Fox, cor branca, estaria vendendo cigarros contrabandeados nos estabelecimentos.

 

A equipe visualizou o referido veículo trafegando sentido Candói, onde foi logrado êxito na abordagem, sendo identificado o condutor como um homem de 53 anos, e no interior do veículo haviam 230 maços de cigarro e objetos eletrônicos oriundos do Paraguai.

 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e encaminhado o indivíduo, juntamente com os objetos apreendidos até a delegacia de Polícia Federal, em Guarapuava.

 

 

 

 

Hashtag: |
Candói - Município investe mais de 1,3 milhão em pavimentação poliédrica

R$ 1.317.034,21 milhão. Este é o valor total do investimento realizado por Candói na pavimentação poliédrica que liga a PR-560 a Fábrica Santa Clara, uma das maiores empresas geradoras de emprego do município. A conquista é uma demanda antiga da comunidade.

 

O novo investimento foi entregue oficialmente no final de semana pelo prefeito Gelson Costa, na presença do deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB), deputado federal Valdir Rossoni (PSDB) e ex-deputada estadual Cristina Silvestri (PPS).

 

De acordo com Gelson, são seis quilômetros de pavimentação, que vão permitir melhor tráfego na região. Para a realização da obra, foram viabilizados pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB) o valor de R$ 1.099.772,84, através de emenda do de Bernardo, e R$ 217.261,37 de contrapartida do município.

 

No total, são 36.000 metros quadrados de pavimentação poliédrica. Na avaliação do prefeito, o investimento também contribui para as condições de logística no escoamento da produção industrial.

 

“Os investimentos em infraestrutura, tanto no campo quanto na área urbana, melhoram a qualidade de vida da população e é para isso que estamos trabalhando a cada dia. Estes 6 seis quilômetros de calçamento significam uma conquista para todos nós”.

 

 

 

Rádio Cantu