Quedas - Representantes da Prefeitura Participam de Reunião na Aciqi para Esclarecer Mudanças no Trânsito da Cidade

Ontem, segunda-feira (29), representantes do poder público municipal participaram de uma reunião com empresários lojistas, para discutir algumas questões relacionadas às mudanças no trânsito da cidade. 

Depois da retirada das rotatórias e das mudanças que estão ocorrendo no entorno da Praça Central, alguns empresários que possuem estabelecimentos no entorno do centro questionaram essas mudanças, e as que virão pela frente (mudança de sentido das ruas, de mão única para sentido duplo, em que os veículos podem circular nos dois sentidos e também das vagas de estacionamento), uma vez que haverá substituição das vagas em diagonal para o estacionamento em paralelo.    

 O foco da reunião girou em torno das vagas de estacionamento.  Porém, os representantes do Poder Público (Secretário Sebastião Quadros, Assessor Carlos Lins, o Procurador Jurídico Anorosval Colombo, o engenheiro Paulo Czarneski e o engenheiro Alcindo Penso) tornaram claro e compreensível   como serão as alterações no sistema viário e nas normas de circulação, a partir das mudanças sugeridas pelos engenheiros do DETRAN/PR.   

O engenheiro Paulo Czarneski comentou sobre a colocação de novas placas de sinalização, das pinturas de solo, das mudanças que serão introduzidas a partir do advento do PLANO DIRETOR que também foca no controle do tráfego, trazendo mais segurança para os pedestres, ciclistas e, também para os condutores.  Também foi esclarecido a respeito das mudanças no sistema de carga e descarga de mercadorias, com novos critérios, inclusive de horários.   Todas as ruas serão transformadas em vias de sentido duplo. A mudança vai permitir que as vias tenham melhor fluidez e mais segurança para estacionar.   Vai facilitar a vida do condutor e trazer mais segurança para os pedestres.  

 As mudanças nos sentidos de circulação começam a ser implementadas a partir de janeiro. Por enquanto, será reforçada a sinalização das vias preferenciais   com a colocação de faixas de advertência. O engenheiro da Prefeitura ressaltou que as rotatórias foram removidas porque estavam todas irregulares, fora dos padrões da legislação de trânsito.

 

MAIS DE UM MILHÃO EM INDENIZAÇÕES

O Procurador Jurídico do Município, o advogado Anorosval Colombo informou aos lojistas presentes à reunião que a Prefeitura   poderá ser intimada a indenizar condutores por dano moral e ressarcimento de gastos que tiveram com o reparo do veículo depois que colidiram com as rotatórias, uma vez que todas elas estão fora dos padrões e em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.  E o valor dessas indenizações passa de um milhão de reais.  

 

 

 

Por - Assessoria

Quedas - CEPS abre inscrições para cursos técnicos

O Colégio Estadual Padre Sigismundo abriu na segunda-feira, 8, inscrições para os cursos de Formação de Docentes (Magistério) e Técnico em Administração.

Os cursos vêm com uma novidade importante, como no ensino médio, terão duração de três anos (antes eram quatro) e as vagas são limitadas. A intenção é formar pelo menos duas turmas de 35 alunos a partir do 1º Ano.

A coordenadora do Curso de Técnico em Administração Angela Kulesza, contou que “o curso tem uma formação geral básica nas áreas do conhecimento e formação técnica profissional, abordando administração financeira, parte das tecnologias, gestão, economia, liderança, marketing, noções de Direito, além disso temos o perfil do profissional que executa o exercício de apoio administrativo como na parte das empresas protocolo, arquivos, expedição de documentos administrativos e controles de estoque e opera também funções gerenciais tudo voltado para o funcionamento geral das empresas”.

Criado em 1979 o Curso de Formação de Docentes (Magistério) e ficou até 1999 conosco, depois fechou em questão de mudanças a nível de governo retornando e reabriu em 2005 e está até hoje. “É um curso muito importante mesmo que a pessoa não vá ser um professor de educação infantil, e séries iniciais do Ensino Fundamental, se tem um preparo muito maior como Ser Humano do que em qualquer outra área” comentou Gislene Petry coordenadora do Estágio Supervisionado. Ela endente que “Quedas do Iguaçu já precisa de professores então tem mercado de trabalho, hoje temos alunos de CEPS em diversos setores de nossa comunidade e geralmente antes de se formar alguns já estão empregados”. Para Petry “o Formação de Docentes tem um diferencial onde existe a parte teórica e uma vez por semana a prática de ensino onde se deslocam a escolas, Projeto Gente, APAE em todas as estâncias é um curso que dá muito suporte ao aluno que já sai com uma profissão”.

“Nossos cursos são muito bons temos parceria com várias entidades e estamos esperançosos de completar as turmas, temos grandes referências nos dois cursos com alunos que passaram inclusive em outras cidades nos concursos e estão ministrando aulas, outros em técnico de Administração que são advogados, trabalham em bancos e grandes empresas, existe o mercado, quem tiver interesse entre em contato conosco” destacou o diretor da escola José Carlos. As inscrições irão até dia 26 de novembro

 

 

 

Por - Expoente