Quedas - Diretores da Aciqi e Rotary visitam cruzamento para reivindicar novo trevo

Membros da diretoria da Associação Comercial Empresarial de Quedas do Iguaçu, (ACIQI), juntamente com o Rotary estiveram no trevo de cruzamento das Avenidas Pinheirais e Ipê com as PRs 473 e 484, para reafirmar a necessidade de melhorias urgentes no local.

 

Por volta das 11:30 horas, os presentes testemunharam um fluxo intenso de veículos automotivos.

 

O cruzamento se torna um ambiente de risco para todos, e muitos acidentes já foram registrados no local.

 

A Aciqi está solicitando o apoio de todos os seguimentos da sociedade para encontrar soluções urgentemente para a situação cada vez mais primordial para a segurança de pedestres e condutores. (Com Jornal Expoente)

 

 

 

Quedas - Clínica especializada em diagnóstico por imagem é inaugurada em parceria com a prefeitura

Com aparelhos modernos em um ambiente planejado, exames essências, como a tomografia, antes feitos em Cascavel, serão feitos em Quedas do Iguaçu.

 

Na noite de sexta-feira, 19, foi inaugurada a TRX Clínica Médica Especializada em Diagnóstico por Imagem. A empresa oferecerá serviços de raio x, tomografia, mamografia e ultrassonografia, que podem ser agendados de forma particular e também através de encaminhamento pelo sistema público de saúde, dando prioridade para emergências e com disponibildiade 24 horas.

 

Presente na solenidade, a prefeita municipal, Marlene Revers, enfatizou o avanço em ter disponível dentro do município serviços que, até então, eram feitos em Cascavel. “Encaminhamos o pessoal para Cascavel, vemos o desgaste e o sofrimento. Às vezes só para fazer um exame tem que levantar de madrugada, perde o dia todo, sem falar nas despesas e toda a estrutura que temos que disponibilizar. Agradecemos por escolher o nosso município!”, disse a prefeita à Samuel Farias, um dos sócios da empresa, que revelou terem feito, antes mesmo da clínica ser inaugurada, um diagnóstico de aneurisma cerebral em um paciente do Hospital Municipal, sendo assim, possível encaminhá-lo para Curitiba. “A tomografia hoje é um exame muito importante, da um diagnóstico muito seguro, auxilia muito o médico numa transferência para que o outro hospital aceite o paciente. Hoje Quedas do Iguaçu será uma das primeiras cidades de pequeno porte que terá um aparelho de tomografia 24 horas disponível”, comentou Samuel.

 

O modelo atual da prefeitura para exames do tipo, utiliza o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste (Cisop), que a partir de agora serão também repassados a TRX e feitos dentro do município. O secretário de administração, Vitório Revers, classificou a novidade como de “alto quilate para a cidade”. “Quando assumimos o município, não tinha comida, remédio e um lençol para se cobrir, e em um curto espaço de tempo estamos trazendo essa novidade para a nossa cidade”, comemorou.

 

A Clínica atende também com agendamentos particular e convênios de saúde. (Com Jornal Expoente)

 

 

 

Quedas - Prefeita é investigada por supostos gastos excessivos com bolos e salgados

Os vereadores de Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, votam nesta sexta dia 12, a partir das 8h o parecer final da Comissão Processante que pede a cassação do mandato da prefeita Marlene Fátima Revers (Pros) por supostos gastos excessivos na compra de bolos e salgados.

 

Segundo o apurado, entre setembro de 2017 e julho 2018 foram gastos mais de R$ 270 mil com a compra de quase 6,5 toneladas de bolo e mais de 36 mil salgadinhos para reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social.

 

Este total, se dividido pelos 11 meses destacados pela denúncia que levou à abertura da comissão, equivale a 199 bolos de três quilos por mês.

 

E, levando-se em conta 100 gramas por pedaço de bolo, seriam necessárias 65 mil pessoas para consumi-los, aproximadamente o dobro da população da cidade.

 

A denúncia aponta ainda que em alguns meses, a prefeitura chegou a pagar por cerca de 300 quilos de bolo e que o conselho é formado por somente cinco integrantes.

 


De acordo com o administrativo da Câmara de Vereadores, o processo tem quase 2 mil páginas que incluem notas, fotos e depoimentos da prefeita, do secretário de administração e de servidores municipais.

 

A abertura da Comissão Processante foi aprovada em maio por nove votos a favor e quatro votos contrários.

 

Depois de cerca de dois meses de investigações, a comissão decidiu pela cassação do mandato da prefeita.

 

Na sessão extraordinária desta sexta-feira, cada vereador poderá pedir 15 minutos para se manifestar. Em seguida, a defesa pode pedir a leitura total ou parcial do relatório final e tem duas horas para apresentar as contestações finais.

 

Na sequência, inicia-se a votação nominal e aberta pelos vereadores.

 

Para que a prefeita seja cassada, são necessários nove votos a favor do parecer do relatório final.

 

Suspeita de corrupção


O presidente da Comissão Processante, o vereador Ivar Antônio Lins Eleuterio, é acusado por alguns dos investigados de ter pedido R$ 500 mil para arquivar a investigação.

 

Ele nega a acusação de corrupção passiva e que tenha autorizado ou pedido para alguém negociar qualquer coisa em seu nome.

 

Em nota, a defesa da prefeita disse que algumas das notas apresentadas em dezembro de 2018 equivalem a compras feitas em meses anteriores e que os bolos e salgados foram encomendados para vários eventos como reuniões com idosos e para as atividades do Outubro Rosa.

 

A Comissão Processante também é questionada na Justiça pela defesa de Marlene Revers. (Com G1)

 

 

 

Quedas - Prova escrita para se candidatar a Conselheiro Tutelar será dia 14

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizará no próximo domingo, 14, a partir das 8h00 da manhã nas dependências da Escola Pinheirais, a prova escrita para novos conselheiros Tutelares. Está é a 3ª Etapa do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar para o exercício 2020/2024, estando inscritos 24 candidatos.

 

Serão 20 questões relacionadas ao ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) e os candidatos que tiveram sua inscrição aprovada e publicada no Diário Oficial do município devem estar maia hora antes (7h30 da manhã) para a prova com documentação necessária, ou seja, Identidade e CPF, documento com foto como CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Para a realização da prova os candidatos devem observar o Art. 12 do Edital do Processo de Escolha sobre o que é ou não permitido.

 

“Na prova será proibido qualquer tipo de aparelho eletrônico, bonés, chapéus, toucas, bolsas ou outro acessório”, destacou Cleonice Rodrigues, (foto) presidente do CMDCA.

 

A eleição irá ocorrer no mês de outubro deste ano, com algumas novidades, a reeleição será permitida mesmo pra quem já exerceu o cargo por mais de uma vez seguida e o eleitor irá votar em apenas um candidato não em cinco como das vezes anteriores.

 

Os aprovados na prova estarão aptos a concorrer no pleito eleitoral de 2019. “Passou na prova já inicia o processo de campanha” finalizou Rodrigues.

 

 

 

 

Quedas - 2ª Feira do Conhecimento do Anchieta movimentou comunidade e estudantes

O Colégio José de Anchieta realizou na quinta dia 4, a segunda edição da Feira do Conhecimento a primeira foi realizada há dois anos com o tema “Meu Paraná”.

 

O espaço interno da instituição foi tomado pelas invenções criadas para facilitar as nossas vidas, algumas esquecidas em sua origem, porém, presentes em nosso dia a dia.

 

O tema deste ano, “As Grandes Invenções e Descobertas que Marcaram a Humanidade”, teve a participação de onze turmas. Logo na chegada o visitante era recebido com informações, uma pequena história, preparando assim os alunos para o que encontrariam na feira.

 

“Os alunos e professores puderam fazer um resgate de alguns inventos descobertos que impactaram de certa forma a humanidade, como a história da roda, origem do rádio, televisão a internet e o impacto disso nos dias atuais, DNA, penicilina, lâmpada, relógio, máquina fotográfica enfim”, contou o diretor David Fernandes.

 

David ressaltou que o evento foi em comemoração aos 50 anos da escola. “Até o final do ano faremos uma exposição da história da escola e o envolvimento dos professores, pais e alunos foi fantástico”. Ele contou estar surpreendido com o empenho dos alunos. “Alguns até dormiram na escola para cuidar dos objetos que seriam expostos, achei muito legal” destacou. “Tudo isso é uma partilha de conhecimento por envolver pesquisa, experimento, trabalho em grupo e individual, mas assim ajuda o coletivo é muito bacana o resultado é surpreendente”.

 


Diretor David palestrando as crianças na chegada a Feira do Conhecimento

 

O diretor finalizou relatando suas essências em Campina da Lagoa, na escola onde estudou. “Quando assumimos a direção da escola a gente “se entregou” para um bom trabalho, e gostaria que os alunos não passassem apenas pela escola Anchieta e, sim lembrassem como os melhores anos de suas vidas”. Para Ele coisas como essas marcam a vida de um aluno, “eu participei de um colégio que sempre incentivou esse tipo de trabalho” e completou “isso me tornou o que sou hoje, e quero ver eles vivendo coisas boas dentro da escola, este é o melhor resultado”.

 

 

 

 

Quedas - Marisete Piasecki assume cadeira na Câmara

O município de Quedas do Iguaçu terá para a votação definitiva do parecer favorável da chamada CP dos Bolos que pode cassar o mandato da prefeita Marlene Revers uma nova vereadora.

 

Marisete Piasecki suplente de Rodolfo Revers assumiu na manhã desta quinta dia 04,  em uma Sessão Extraordinária, provisoriamente a cadeira de Revers no Legislativo.

 

O vereador teve de passar o cargo a Piasecki devido a prefeita Marlene ser sua mãe. Pela Lei como filho Ele não pode votar. Na próxima segunda-feira, 8, Rodolfo volta a ocupar a cadeira normalmente, mas terá de passar o cargo novamente na próxima sexta feira, 12, quando deve acontecer a votação.

 

A prefeita não compareceu a Sessão de hoje alegando problemas de saúde, por isso foi marcada nova Extraordinária. (Com Jornal Expoente)