A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Quedas do Iguaçu, em ação conjunta com a Polícia Militar, elucidou com rapidez um grave crime ocorrido no município, motivado por uma desavença de cunho familiar.
O caso resultou na morte de Lurdes dos Santos de 59 anos e em ferimentos graves em seu marido de 50 anos, que foi socorrido em estado crítico.
Após diligências ininterruptas, dois irmãos, de 18 e 20 anos — sobrinhos da vítima fatal — foram identificados e presos. Durante a operação, as equipes apreenderam o veículo utilizado na execução do crime, além de armas brancas e armamento de fogo: um revólver calibre .32, uma espingarda calibre .22 e uma espingarda de cartucho calibre .32, além de diversas munições.
A ação coordenada entre as forças policiais possibilitou não apenas a rápida localização dos autores, como também a apreensão dos instrumentos utilizados e a consolidação das provas materiais, reafirmando o compromisso da Polícia Civil com uma resposta célere e eficaz à sociedade diante de crimes de alta gravidade.
As investigações continuam com o objetivo de esclarecer totalmente os fatos e garantir a responsabilização penal de todos os envolvidos.
Por - Campo Aberto
Lurdes dos Santo, de 59 anos, foi morta com facadas nesta segunda-feira (10), em Quedas do Iguaçu.
O crime ocorreu na área rural, nas proximidades da Linha Santa Rosa. O marido da mulher foi socorrido em estado grave devido os golpes de faca.
Socorristas do Samu o atenderam no local e encaminharam ao Huop em Cascavel. Informações sobre o autor do crime devem ser repassadas ao 181, 190 ou 197.
Por - Catve
Nesta sexta-feira (07), por volta das 2h, uma mulher compareceu à companhia policial informando que seu ex-genro teria ido até sua residência e causado diversos danos.
Segundo o relato, o autor estava à procura de sua ex-companheira. No mesmo instante, a comunicante informou à equipe que o autor teria se deslocado até uma residência localizada na Rua Ingazeiro, e ateado fogo na casa, a qual pertencia à sua ex-companheira, segundo ela, o incêndio teria sido motivado por vingança, em razão do término do relacionamento e do pedido de medida protetiva feito pela vítima. A residência incendiada estava desabitada.
A equipe da Polícia Militar deslocou-se até o endereço indicado, onde os Bombeiros Civis já se encontravam controlando as chamas. No entanto, por se tratar de uma casa de madeira, o fogo consumiu completamente a estrutura, bem como um veículo que estava na garagem. O automóvel pertencia a um vizinho da residência, o qual tentou retirar o carro e acabou sofrendo queimaduras de primeiro grau, sendo encaminhado pelo Samu ao hospital municipal.
Após a coleta das informações, a equipe deslocou até a residência do suspeito, localizada no bairro Beira Rio. Foram realizadas buscas no local, porém o autor já havia se evadido. O veículo do suspeito encontrava-se com o capô ainda quente, indicando que ele havia chegado há pouco tempo.
Como nos fundos da residência há uma área de mata, é provável que o indivíduo tenha fugido por ali. Na sequência, a equipe confeccionou o boletim de ocorrência e encaminhou para Polícia Civil para as providências cabíveis.
Um homem de 53 anos foi preso em flagrante pelos crimes de receptação e posse irregular de munição de uso permitido em Quedas do Iguaçu.
A ação ocorreu após o furto de sete barras de ferro de aço 10 mm, pertencentes a um morador de 44 anos. O material havia sido subtraído de uma obra na Rua Laranjeiras, bairro Luzitani.
Os objetos foram localizados na casa do suspeito, onde também foi apreendida uma munição calibre .38 sem registro. O autor foi autuado em flagrante e permanece à disposição da Justiça. As barras de ferro foram restituídas ao proprietário no local.
Por - Catve
Um homem de 49 anos, morador de Marquinho, registrou um boletim de ocorrência por estelionato na tarde desta sexta-feira (24) após ser vítima de um golpe na compra de um veículo em Quedas do Iguaçu.
De acordo com o relato à Polícia Militar, a vítima e um primo foram até Quedas do Iguaçu para finalizar a compra de um Volkswagen Gol preto, negociado previamente via WhatsApp. No local combinado, encontraram uma mulher com o veículo. Após vistoriar o carro, o homem realizou um PIX de R$ 5.000 e fechou o negócio.
Ao tentarem formalizar a transferência em cartório, a mulher se recusou a assinar o documento, alegando que o combinado era R$ 12.000 e que não havia recebido o valor total. Investigando o caso, a vítima descobriu que o verdadeiro aplicador do golpe – que intermediou o negócio pelo WhatsApp – não repassou o pagamento e bloqueou ambos os envolvidos após a transação.
A Polícia Militar orientou a vítima sobre os procedimentos legais. O caso está registrado como estelionato e segue sob investigação.
Durante o mês de outubro, o Paraná em Ação, programa do Governo do Estado realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania, adere ao movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama e ganha o rosa no nome e nas cores de divulgação.
Serão duas edições do Paraná Rosa em Ação, nos municípios de Quedas do Iguaçu e de Irati, com diversos serviços essenciais oferecidos gratuitamente à população, especialmente para as mulheres.
O primeiro evento do Paraná Rosa em Ação, em Quedas do Iguaçu, acontecerá na sexta e no sábado (10 e 11), das 9h às 17h, no Centro de Cultura, localizado na Avenida Tarumã, 1880. O encontro será realizado em parceria com a prefeitura e com o Programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná. Nos dois dias, servidores de diferentes órgãos atenderão a população com serviços de saúde, cidadania e bem-estar.
“O Paraná Rosa em Ação representa o que há de mais bonito na nossa missão: cuidar das pessoas com amor e presença", diz a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, idealizadora da campanha Paraná Rosa, que em 2025 conta com um conjunto de ações de conscientização, prevenção e cuidado da saúde das mulheres de todo o Estado.
"É um mês em que reforçamos a importância da prevenção, do autocuidado e da atenção à saúde da mulher, mas também de olharmos umas pelas outras. Quando o Governo do Estado leva esses serviços até as cidades, levamos mais do que atendimentos, levamos acolhimento, escuta e esperança. Cada mulher que é atendida, orientada ou simplesmente acolhida, é um lembrete de que o cuidado transforma vidas”, afirma Luciana.
O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, convida a população a participar e lembra a importância das ações de prevenção. “Neste mês de outubro o Paraná em Ação se une ao esforço de cuidar da saúde das mulheres. Na correria diária, elas cuidam de tantas pessoas e acabam esquecendo de si próprias. Nesse mutirão de serviços, os atendimentos serão dedicados especialmente a elas”, comenta.
Entre os serviços de saúde que serão oferecidos estão agendamento de mamografia, aferição de pressão arterial e glicemia, atualização de cadastro, vacinação, orientações sobre combate ao mosquito da Dengue e atendimentos de fisioterapeutas, com avaliação postural, demonstração de exercícios e orientações diversas.
“O Paraná Rosa em Ação, com o Justiça no Bairro, vem para cuidar das pessoas, oferecendo serviços importantes e aproximando ainda mais a população. Nosso maior sonho sempre foi cuidar das mulheres, das crianças e das famílias de Quedas. E esse evento representa exatamente esse caminho”, diz a primeira-dama de Quedas do Iguaçu, Manu Tensini de Moura.
O cidadão deve levar algum documento de identificação para facilitar o atendimento. Na feira de serviços será possível tirar ou atualizar documentos, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), título de eleitor e carteiras do autista e do idoso, além de regularização migratória. Também serão disponibilizadas consultas de vagas e encaminhamentos para empregos, além de serviços da Defensoria Pública e de assistência social. Outras ações incluem cadastro habitacional, teste de DNA e divórcio consensual, além de serviços da Sanepar, da Copel e do Detran.
Outra edição do Paraná Rosa em Ação está agendada para o município de Irati, nos dias 30 e 31. Os atendimentos também serão das 9h às 17h, no Pavilhão João Wasilewski – Parque Aquático, na Rua Expedicionário José de Lima s/n°.
Serviço:
Paraná Rosa em Ação - Quedas do Iguaçu
Data: sexta-feira e sábado (10 e 11/10)
Horário: 9h às 17h
Local: Centro de Cultura – Avenida Tarumã, 1880
Paraná em Ação - Irati
Data: 30 e 31/10
Horário: 9h às 17h
Local: Pavilhão João Wasilewski – Parque aquático
Por - AEN






-PortalCantu-25-10-2025.png)
























