Quedas - Programa de Gestão de Solo e Água das Micro Bacias beneficiará mais de trinta produtores

Foi assinado na tarde de segunda dia 21, no gabinete da prefeita Marlene Revers, o Convênio para o Programa de Micro Bacias do governo do estado que beneficiará mais de 30 produtores rural ribeirinho ao Rio Campo Novo.

 

Estiveram presentes na reunião o chefe regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado (Seab) , Valdemir Almeida, Gerente Regional da Emater, Delmar Fracasso, representantes da Emater local e o secretário de agricultura, Ladilau Stachelski.

 

O engenheiro agrônomo da Emkater Emerson Gerstemberger, um dos responsáveis pela implantação dos recursos no município destacou ter “certeza que os agricultores farão bom uso da aplicação destes recursos em sua lavoura ou propriedade”. Para Almeida “o solo é a maior riqueza de uma propriedade”, pra Ele “esse programa vem proporcionar recursos para que o agricultor conserve o solo seu maior patrimônio”.


Prefeita Marlene Revers assina o convênio com a presença do Chefe Regional da Seab Valdemir Almeida
Demonstrando satisfação a prefeita Marlene Revers, agradeceu o emprenho dos técnicos da Emater e dos recursos vindos do governo estadual. “É muito importante este recurso, é bem-vindo, temos de nos preocupar na recuperação do solo, é onde sai o sustento, e o meio ambiente que precisa ser protegido”.

 

O secretário Ladislau contou que foi escolhido em conjunto com a Emater a “Micro Bacia do Campo Novo”, ou seja, para os produtores da Linha Tapuí, Novo Rumo (maior parte dos produtores) e Alto Alegre.

 

Serão mais de trinta produtores beneficiados pelo programa que já tem comissão formada e irá destinar as propriedades calcário, fossas, aquisição de uma esterqueira (maquinário), murundu, recuperação de fontes entre outras benfeitorias a fundo perdido.

 

Aabrangendo 400 grupos de agricultores, igual número de microbacias e beneficiando em torno de 20.000 famílias em todo o estado o programa tem como referência as experiências adquiridas na execução de programas similares desenvolvidos no estado do Paraná nos últimos quarenta anos.

 

No total serão investidos a fundo perdidos no município mais de 210 mil reais. A licitação começará a ser trabalhada na semana que vem, com previsão para em julho começarem as obras nas propriedades. Cada produtor receberá pouco mais de seis mil reais para as benfeitorias. (Com Jornal Expoente)

 

 

 

Quedas - Atividades lembram o Dia do Combate a Exploração Infantil

Uma multidão participou na manhã de sexta dia 18, da caminhada para lembrar o Dia da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A manifestação partiu de frente o Projeto Gente, instituição que trabalha diretamente com crianças e jovens em situação de risco. Professores, alunos, empresários e autoridades políticas caminharam juntos pela causa.

 

A prefeita Marlene Revers deu abertura da caminhada lembrando da pureza da criança, vítima desse crime. “Precisamos pedir respeito pras crianças, infelizmente temos de ficar indignados, sabendo que existem seres humanos capazes dessas atrocidades contra um ser sem defesa”.

 

Números não oficiais mostram que o problema é muito mais sério do que se imagina. Somente em Quedas do Iguaçu, chegaram a ser registrados dois casos de abusos por mês. Numa dessas denúncias uma menina contou pra sua professora que era abusada desde os quatro anos de idade, o fato foi parar na Polícia Militar. A pessoa que relatou o caso além de indignada ficou perplexa ao ver a mãe da menina defender o agressor.

 

Foram montadas na Praça Pedro Alzides Giraldi, painel com os cartazes exibidos na passeata. Haverá ainda durante a tarde acontece apresentações artísticas, no local pai, mãe ou responsáveis terão a oportunidade de receber instruções, podem tirar suas dúvidas quanto ao assunto.

 

A noite nas dependências do Auditório Municipal haverá palestra gratuita direcionada aos pais sobre o tema. (Com Jornal Expoente)

 

 

 

 

Quedas - Prefeitura já está entregando os carnês do IPTU

O setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Quedas do Iguaçu começou a entregar os carnês do IPTU referente ao ano de 2018.

 

Se algum contribuinte não receber o seu carnê de pagamento, deve retirar o mesmo na prefeitura.

 

A primeira parcela do IPTU em parcela única vence no dia 08 de junho com o desconto, caso o contribuinte opte pelo pagamento a vista.

 

Quem optar em realizar o parcelamento em 3 vezes os vencimentos são em 08 de junho, 10 e julho e 10 de agosto de 2018.

 

 

Por assessoria

 

 

 

 

Rádio Cantu