Quedas - Justiça anula sessão que cassou mandato da prefeita Marlene Revers

O juiz da Vara da Fazenda Pública de Quedas do Iguaçu, Vitor Toffoli emitiu nesta quinta dia 19, um ofício que anula a sessão da Câmara de Vereadores do dia 6 de agosto deste ano. Na ocasião, a prefeita Marlene Revers teve o seu mandato cassado, sobre acusação da compra de 6,5 toneladas de bolo e 36 mil salgadinhos.

 

Marlene chegou a ficar afastada por três dias. Após isso, a Justiça acatou o pedido da defesa de Revers, que pedia seu retorno imediato ao poder.

 

Além de anular a sessão, a Justiça também ordenou hoje que a Câmara pague as despesas do processo a defesa.

 

O que disse a prefeita

 

Ao comentar a decisão da Justiça, a prefeita Marlene voltou a dizer que sua acusação não passou de um equívoco. De acordo com ela, houve um erro de digitação na licitação dos bolos e salgadinhos, o que acabou apresentando uma suposta quantidade exorbitante.

 

“Os nossos adversários políticos aproveitaram para usar isso de má-fé. Buscaram denegrir a nossa imagem. Temos consciência de que tudo foi resultado de motivação política. Inclusive, alguns vereadores,anteriormente a isso, nos procuraram para fazer ‘negociações’. Chegaram a pedir que repassássemos R$ 500 mil em gastos para a Câmara. Não o fizemos, pois consideramos desnecessário. Eles nos perseguem desde o primeiro dia em que assumiram o poder na Câmara”, disse.

 

Tentamos entrar em contato com o presidente da Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu, Eleandro da Silva, mas não conseguimos falar com ele. (Com Jornal Correio do Povo)

 

 

 

 

 

Quedas - Projeto “Vizinhança Segura” é bem aceito pelo Bairro Pindorama

Após 4 meses desde a sua implantação, o projeto “Vizinhança Segura” do Bairro Pindorama só cresce com a participação da comunidade, cada dia mais interessada e comprometida com a segurança pública, esse projeto tem mudado a forma de pensar e agir das pessoas.

 

Buscando trazer novas experiências e enriquecer as reuniões, nesta terça dia 17, participaram o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ladislau Stachelski, o qual falou a respeito da reciclagem do lixo e da importância dos moradores fazer a separação, uma vez que há uma cooperativa mantida pela Prefeitura Municipal, onde pessoas trabalham em condições de segurança e garantem sua renda através do lixo reciclável.

 

As integrantes do NASF, a Nutricionista Lorhana e a Terapeuta Ocupacional Roseli, falaram sobre os serviços prestados, principalmente na área de saúde mental, enfatizando a campanha do “Setembro Amarelo”.

 

A comunidade do Pindorama recebeu importantes orientações de como procurar ajuda, perceber casos na família, amigos ou trabalho e se alguém está enfrentando problemas como a depressão ou ansiedade.

 

A cada reunião, os moradores se responsabilizam em chamar um vizinho para conhecer e participar do projeto. (Com Projeto Vizinhança Segura)

 

 

Quedas - Alunos e professora são Premiados na Olimpíada de Matemática

Na tarde de quarta dia 11, ocorreu em Quedas do Iguaçu a cerimônia de entrega da premiação da 14ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática) referente à competição realizada no ano de 2018.

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática é composta por duas etapas classificatórias e eliminatórias. A primeira fase aconteceu na própria escola, com 20 questões objetivas. Os alunos melhores classificados dentro do limite de vagas seguiram para a segunda fase.

 

Participaram desta edição os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio de escolas públicas e privadas. Os participantes foram divididos em três níveis:

 

Nível 1 – alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental. Nível 2 – alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental. Nível 3 – alunos de qualquer ano do Ensino Médio.

 

Prêmios

 

Os vencedores foram premiados com certificados, medalhas de ouro, prata e bronze, dependendo da classificação final.

 

No NRE de Laranjeiras do Sul, foram 3 alunos premiados, todos de Quedas do Iguaçu. Além destes, também houve premiação para uma professora e um Colégio do município.

 

Medalhistas de Bronze:

 

Emerson Roberto Realon – Colégio Estadual do Campo Lageado Bonito

Stephany Amanda Parteka – Colégio Estadual Castro Alves

Medalhista de Prata:

Anderson Felipe Realon – Colégio Estadual do Campo Lageado Bonito

 

Professora Premiada:

 

Eliane Haito Portes

 

Escola Premiada:

 

Colégio Estadual do Campo Lageado Bonito

 

Além dos premiados do NRE de Laranjeiras do Sul, participaram também os Núcleos de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.

 

O Núcleo de Laranjeiras parabeniza todos os envolvidos e destaca que esta premiação é resultado de muito trabalho e comprometimento dos gestores, professores e de toda a comunidade escolar. Todos têm potencial para avançar cada vez mais, por isso não deve-se jamais deixar de incentivar o aluno, pois ele é o protagonista dos resultados de um ensino de qualidade. (Com Jornal Expoente)

 

 

 

Quedas - Acusado de tráfico de drogas na cidade é preso em Cascavel

Na tarde desta segunda dia 16, a equipe Rotam da 2ª Cia da Polícia Militar de Quedas do Iguaçu juntamente com equipes da Patrulha Rural de Cascavel, cumpriram um mandado de prisão na Linha Forte, zona rural de Cascavel.

 

Em uma propriedade rural foi localizado o indivíduo de iniciais E.M.S, que apresentava um mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas, expedido pela Comarca de Quedas do Iguaçu.

 

O preso foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Cascavel, onde está na carceragem a disposição do Judiciário. (Com Jr Cambi)

 

 

 

 

 

 

Quedas - Setembro Amarelo busca conscientizar sobre a prevenção ao suicídio

Com o objetivo de alertar a população sobre uma realidade cada vez mais evidente sobre o Suicídio tanto aqui no município como no Brasil e no mundo, começaram no início do mês as atividades da campanha Setembro Amarelo. Dos dias 2 a 6 aconteceu o matriciamento, com as equipes de saúde, dia 7 participação no desfile cívico, e na terça dia 10, exatamente no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma caminhada pela manhã com a participação da comunidade lembrou os diversos casos acontecidos no município. Estendendo as ações na parte da tarde na Praça Pedro Alzides Giraldi.

 


Na quarta dia 11, aconteceu a noite de escuta promovida pelo Nasf por intermédio da PsicoAção no Centro de Saúde.

 

Num levantamento feito pela Vigilância Sanitária foram registrados em Quedas do Iguaçu 20 casos de suicídios entre os anos 2015 a 2019 (julho).

 

O cronograma das atividades do Setembro Amarelo continua dia 23 numa Ação Estratégica de Saúde Familiar promovido pela comunidade do Bairro Bom Pastor.

 

Haverá ainda palestra de encerramento dia 30, aberta a toda comunidade com o tema “O que sabemos sobre a nossa saúde mental e a prevenção de suicídio”, no Centro Cultural às 19h00, com o professor Cristiano de Souza, docente da Faculdade Assis Gurgaz (FAG). O mesmo é psicólogo CAPS Ad em Cascavel e membro associado da Associação Brasileira de Psiquiatria.

 


Diversos cartazes foram exibidos durante a caminhada

 

O Setembro Amarelo é para alertar sobre a situação do Tabu e do aumento de vítimas de suicídio. No Brasil os números oficiais de vítimas são 32 mortos por dia, taxa superior às vitimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

 

“Isso tem sido um “mau silencioso”, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas”, declarou o secretário de Saúde Edimir Kozak durante a realização da caminhada. (Com Jornal Expoente)