Nova Laranjeiras - Prefeito recebe responsável pela sustentabilidade da produção do bicho da seda

Na manhã desta terça dia 15, o Prefeito José Lineu Gomes, recebeu em seu gabinete o Técnico Agrícola e Responsável pela região, Carlos Roberto Assoni, da Empresa Fiação de Seda Bratac.

 

Carlos Roberto aproveitou a visita para formalizar um convite ao Prefeito e produtores do bicho da seda do Município, para participar do 35º Encontro Estadual de Sericicultura que acontecerá no dia 29 de julho em londrina.

 

A Administração Municipal disponibilizará um veiculo para levar os produtores de bicho da seda do Município de Nova Laranjeiras para participar do encontro, sendo que neste encontro serão apresentadas novas técnicas para o aumento da área de plantio de amoras, preparo e manuseio correto do bicho da seda e orientações aos sericicultores para aumento na produção.

 

Os Sericicultores, em parceria com a Bratac, produzem os casulos do bicho da seda apoiados em uma sólida estrutura técnica que lhes garante rentabilidade na produção.

 

Além da assistência técnica, a empresa disponibiliza os insumos necessários para boa prática da criação, assim como mudas de amoreiras, cujas folhas são utilizadas para a alimentação das larvas.

 

Os produtores contam com o acompanhamento durante todo o processo de produção dos casulos, que são entregues a um entreposto de recebimento.

 

Segundo o Técnico responsável pela região Carlos Alberto Assoni, na Bratac tem espaço para produtores do Município de Nova laranjeiras interessados na produção do bicho da seda, pois a produção e criação do bicho da seda garante o aumento na lucratividade dos produtores.

 

Os Sericicultores, em parceria com a Bratac, produzem os casulos do bicho da seda apoiados em uma sólida estrutura técnica que lhes garante rentabilidade na produção.

 

Além da assistência técnica, a empresa disponibiliza os insumos necessários para boa prática da criação, assim como mudas de amoreiras, cujas folhas são utilizadas para a alimentação das larvas.

 

 

 

Por assessoria

 

 

 

 

 

 

Nova Laranjeiras - Estratégia Saúde da família do Xagu inaugura neste sábado

Uma obra iniciada ainda em 2013 e Com Inauguração programada para este sábado 28 de abril 2018, a Estratégia Saúde da família do Xagu, esta pronto para ser inaugurada.

 

O prédio é composto por recepção, salas para consultas, ambulatório, farmácia, instalações de apoio, banheiros, copa e área administrativa.

 

A unidade contará com uma excelente equipe composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, dentista, auxiliares e cinco agentes comunitários de Saúde.
O Centro de Saúde da Família do Xagu funcionará como Estratégia de Saúde da Família, atenderá mais de mil pessoas, pois são 350 famílias dos Assentamentos Xagu I, II, III e arredores, que receberão o retorno merecido dos seus impostos, esta é mais uma conquista da População e também o comprometimento da administração Municipal com a responsabilidade de levar cada vez mais saúde para seus munícipes.

 

Este é um projeto do prefeito José Lineu Gomes que teve o inicio em seu mandato de 2013 a 2016, sendo que quando iniciada a obra o então Deputado Cezar Silvestri deu total apoio, e para a finalização e entrega bem como aquisição de equipamentos desta obra a Administração Municipal contou com a parceria da Deputada Cristina Sivestri.
Esta é uma obra exemplar, construída no coração do Assentamento Xagu Com Investimentos no valor de R$ 601.482,60(Seiscentos e um mil Quatrocentos e Oitenta e Dois Reais, Sessenta Centavos).

 

 

A construção deste posto esta diretamente relacionada á tomada de atitude e responsabilidade administrativa do Prefeito municipal e sua equipe, que juntos somam esforços para trabalharem em prol da população novalaranjeirense.

 

 

 

Por Assessoria

 

 

Nova Laranjeiras - Secretaria de Saúde Juntamente com Secretaria de Educação promovem ações de Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola

A Administração Municipal de Nova Laranjeiras, juntamente com a Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, estão promovendo uma campanha de orientações Gerais sobre as ações de Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola , em todas as Escolas Municipais e Estaduais de Nova Laranjeiras.

 

A promoção de saúde bucal é ação essencial que integra um dos Componentes do Programa Saúde na Escola (Avaliação das Condições de Saúde) do Governo Federal e se configura como uma forma do cirurgião-dentista e a equipe de saúde bucal identificar sinais e sintomas relacionados a alterações identificadas em educandos matriculados nas escolas participantes do Programa.

 

De acordo com a Técnica em Saúde Bucal do Município de Nova Laranjeiras, Eliane Derengoski Hoffmann, “Com base nessa avaliação, é possível planejar ações para a promoção da saúde bucal, que está inserida num conceito amplo de saúde, promovendo uma integração às demais práticas de saúde coletiva”.

 

Já o Cirurgião Dentista, Cleber Provin ressaltou que este trabalho, significa a construção de políticas públicas saudáveis, com o desenvolvimento de estratégias direcionadas a todas as pessoas, como políticas que garantam o acesso à água tratada e fluoretada, a universalização do uso de dentifrício fluoretado e escova dental que assegurem a disponibilidade de cuidados odontológicos apropriados.

 

 

As ações nas Escolas devem mostrar a importância da saúde bucal relacionada com os atos de sorrir, mastigar, engolir e falar.

 

O envolvimento dos escolares, pais e responsáveis, bem como de profissionais de Saúde e Educação nas atividades, é indicado como importante estratégia que pode oportunizar o reconhecimento de problemas, seus determinantes e fatores de risco associados.

 

Este envolvimento também reforça a importância de todos no cuidado com a saúde bucal.

 

 

 

 

Por Assessoria

 

 

Nova Laranjeiras - Secretaria de Agropecuária em parceria com o Senar-PR promoveu curso de manejo de ovinos de corte

Durante os dias 09 e 10 de abril 2018, a Secretaria de Agropecuária de Nova Laranjeiras, em Parceria com o Senar-PR, promoveu o curso de Manejo de Ovinos, o curso ministrado pelo médico veterinário Emerson Ferrazza, do Senar-PR.

 

O conteúdo do curso foi baseado em:

 

- Índices zootécnicos do Brasil;

- Raças ovinas;

- Conformação e seleção de ovinos de corte;

- Cruzamento e melhoramento genético;

- Bioclimatologia;

- Instalações e equipamentos;

- Escrituração zootécnica;

- Manejo geral de ovinos de corte;

- Manejo nutricional;

- Manejo sanitário;

- Manejo reprodutivo.

 

 

De acordo com o Secretário de Agropecuária do Município de Nova Laranjeiras, Victor Luiz zago, “este curso tem como objetivo”, aprimorar o conhecimento dos produtores interessados na atividade de produção de ovinos, dando sequencia trabalho já iniciado, contando com o apoio da Caprivir de Virmond, com o objetivo de criar um núcleo de criadores de ovinos, no Município de nova laranjeiras “.

 

 

 

 

Por Assessoria

 

 

Nova Laranjeiras - Secretaria de Agropecuária divulga trabalhos de limpeza e execução de valas para silagem

A Administração Municipal de Nova Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Agropecuária, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Rio Bananas, realizou junto às propriedades rurais do Município, o trabalho de limpeza e execução de valas para silagem.

 

O trabalho aconteceu nas propriedades rurais, os produtores foram orientados a realizarem um agendamento, nas associações de cada comunidade.

 

É de responsabilidade de cada associação verificar a demanda do serviço para cada produtor associado e repassar a informação para a Secretaria Municipal de Agropecuária.

 

 

Para o secretário de Agropecuária, Victor Luiz Zago, os trabalhos realizados nas propriedades só foi possível, graças à parceria com a Associação do Rio Bananas, pois foram atendidos aproximadamente 150 produtores em Nova Laranjeiras garantindo a satisfação de cada produtor atendido.

 

 

 

 

Por Assessoria

 

 

 

Rádio Cantu