Nesta segunda-feira (24), um acidente aconteceu na PR 473, sentido Espigão Alto do Iguaçu.
No local uma indígena de 35 anos, foi atropelada ao cruzar a pista, e acabou vindo a óbito no local.
A PRE e a Polícia Civil estiveram no local, a equipe do SAMU apenas pode constatar o óbito, e a Polícia Cientifica e o IML fizeram o recolhimento do corpo.
Um grupo de alunos do Colégio Estadual Rural Indígena Rio das Cobras, na comunidade da Terra Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul do Estado, desenvolveu um projeto de aquecimento e filtragem de água que utiliza o bambu, uma matéria-prima renovável e abundante na região, com excelentes propriedades térmicas e estruturais. O trabalho é desenvolvido sob a supervisão do professor Mauro Rafael Silva, de Robótica - Primeiros Passos.
Inspirado nos aquecedores solares instalados nos telhados, o projeto canaliza a água através do bambu, aquecendo-a com energia solar, enquanto um sistema de filtragem com camadas de areia grossa, areia fina, carvão e algodão remove impurezas e torna a água potável. “O objetivo do projeto é não somente garantir acesso à água quente e potável, mas também promover o uso sustentável dos recursos hídricos locais”, diz o professor.
A ideia foi concebida a partir das aulas de Robótica e Desenvolvimento Computacional implementadas na rede estadual do Paraná a partir de 2019. Elas permitiram aos estudantes adquirirem conhecimento para desenvolver boas práticas associadas ao uso de materiais da natureza para contribuir com suas comunidades.
“Depois que fizemos testes rigorosos, o projeto demonstrou ser uma solução prática, de baixo impacto ambiental e com potencial para trazer benefícios permanentes à comunidade, reforçando nossa preocupação com o meio ambiente e incentivando o uso responsável dos recursos que temos em grande quantidade”, explica Silva. Ele também lembrou que o projeto instalou sensores de nível de água e temperatura, que ajudam a monitorar, em tempo real, o sistema da Aldeia Rio das Cobras.
O bambu foi escolhido por ser uma matéria-prima abundante na região Centro-Sul, e identificado como alternativa promissora para a construção de um sistema de aquecimento de água, dadas as suas excelentes propriedades térmicas, além de ser renovável e de rápido crescimento. “Para a gente monitorar o aquecimento, usamos os sensores de nível de água para medir a quantidade disponível, e sensores de temperatura para o controle do aquecimento”, afirma Ana Caroline Kafej Bernardo, uma das autoras do projeto.
“Foi com base em observações da comunidade que identificamos o bambu como uma matéria-prima ideal para soluções de aquecimento e filtragem de água”, acrescenta a colega de projeto, Tuani Gavygso Dias.
E foi necessário realizar uma série de testes para fazer o projeto dar certo. Além dos sensores, o grupo usou placa de prototipagem, leds, resistores, jumpers, canos e garrafas pet. Com os testes, foi possível observar a eficiência do sistema da filtragem em diferentes climas com o intuito de não solucionar apenas as necessidades imediatas, mas também promover sustentabilidade e uso eficiente dos recursos naturais, com materiais acessíveis para desenvolver soluções com impacto positivo e duradouro.
Enquanto o projeto ainda não é implantado de maneira efetiva, estudantes e professor trabalham em conjunto para aprimorá-lo. Eles buscam ainda criar novas formas de integrar os recursos naturais da floresta com as habilidades tecnológicas adquiridas nas aulas de Robótica, visando sempre aliar preservação e inovação. “O apoio técnico do professor Mauro Rafael durante as aulas de Robótica, fortalecendo a base prática do projeto, foi fundamental”, reforça outra aluna do grupo, Samara Fingre Lourenço.
EDUCAÇÃO CONECTADA – Do ensino regular nos grandes e pequenos municípios até as escolas de Educação Integral, Educação Profissional, Educação Especial, Colégios Agrícolas, Colégios Florestais, Escolas do Campo, Escolas Quilombolas e Indígenas, a rede estadual de educação do Paraná tem conectividade em 100% das instituições, o que permite o avanço de projetos com Robótica.
“Todas as nossas escolas contam com acesso à internet, sendo que em 84% delas essa conexão ocorre por meio de fibra ótica e em 16% por satélite. É um investimento grande do Governo para manter os nossos alunos sempre atualizados e com oportunidades de desenvolverem trabalhos inovadores como este, que é um misto de inovação e sustentabilidade”, enfatiza o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
As salas de aula da rede estadual paranaense também são equipadas com Kits Multimídia, os chamados Educatrons (aparelhos de TV de 43 polegadas; webcams, computadores e pedestais); notebooks e tablets, que são auxiliares não apenas nos componentes da área, mas em todos os conteúdos que envolvem a tecnologia e a inovação.
Por - AEN
Por volta das 04h40min deste domingo (17) a Polícia Militar de Nova Laranjeiras/PR foi acionada para deslocar até a Aldeia Indígena, onde um agente funerário informou que teria uma mulher indígena em óbito no local.
No local a enfermeira confirmou o óbito, a PM então isolou o local e acionou a Polícia Civil de Laranjeiras do Sul/PR que acionou o IML para remoção do corpo. A causa da morte não foi identificada no local.
Por - Campo Aberto
A equipe policial de Rio Bonito do Iguaçu localizou a carreta roubada na br 277 em Nova Laranjeiras.
O condutor da carreta e vitima relatou o seguinte: pela manhã havia parado em um posto para tomar café, logo em seguida saiu sentido Foz do Iguaçu - PR / Curitiba- PR, próximo ao município de nova laranjeiras - PR, quando acessou a terceira faixa da rodovia BR-277 foi abordado por um veículo de cor preta completamente insufilmado, não sabendo repassar as características de marca/modelo, que havia no seu interior aproximadamente três indivíduos, o p passageiro dianteiro e traseiro estavam com a metade do corpo para fora do veículo ordenando que ele parasse.
Ainda de acordo com o condutor, os indivíduos estavam com uma arma longa e uma arma curta, momento em que a vítima temendo pela sua vida, acelerou um pouco mais o veículo, sendo então que ouviu um disparo de arma de fogo e parou o veículo.
Dois indivíduos desembarcaram do veículo de cor preta e embarcaram no caminhão rendendo o motorista, o qual relatou que os indivíduos estavam com uma maleta bloqueadora de sinal de rastreador e exigiram que continuasse dirigindo o caminhão o qual o fez por aproximadamente 5 km.
A partir daí, a vítima passou para o veículo dos indivíduos com um capuz na cabeça e não soube precisar para equipe o local onde foi levado e nem quem estava com o seu caminhão. Relata ainda que ficou em uma área de mata com o capuz na cabeça e um dos indivíduos junto dele, o qual o ameaçavam constantemente e só tirava o capuz para tomar água. Relata que um indivíduo era de estatura mediana, pele parda, com uma tatuagem no braço esquerdo e que posteriormente foi colocado novamente no veículo de cor preta, seguiu por aproximadamente 30 minutos com os indivíduos, sendo liberado próximo à Br 158 juntamente com o seu caminhão, foi orientado para que embarcasse no caminhão e seguisse seu caminho. O veículo estava carregado com celulose e a carga intacta.
Por - Blog Meia Hora
Na madrugada deste sábado (1º), por volta das 4h45, um atropelamento foi registrado no km 467 da BR-277.
A vítima, uma mulher indígena sem identificação, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O veículo envolvido, de placa paraguaia, era ocupado por dois cidadãos russos. O condutor, de 29 anos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu a ocorrência, e equipes do Instituto Médico Legal (IML) e da perícia realizaram os procedimentos necessários.
Por - PRF
Um indivíduo foi preso pela Polícia Militar de Nova Laranjeiras/PR nesta segunda-feira (24), após furtar vários notebooks e um telefone celular da APAE do município.
Uma funcionária da APAE, acionou a Polícia Militar por volta das 10h54min, a qual informou que no sábado (22), um homem teria entrado na instituição e furtado 5 notebooks e 1 celular. No local foi verificado que uma janela estava com marcas de arrombamento, as gavetas estavam abertas e o local todo bagunçado.
Após acesso às câmeras de locais próximos à entidade, foi verificado um indivíduo entrando no local, após isto, a funcionária conseguiu rastrear o celular furtado, sendo repassado a localização para a polícia.
A PM então intensificou o patrulhamento, quando recebeu informações que havia um homem tentando vender os objetos furtados no local que foi rastreado o celular. Lá a PM localizou o suspeito, 44 anos, que ao ser questionado sobre o fato, afirmou que estaria com os objetos furtados em sua residência, sendo então localizados 3 notebooks e um celular.
Questionado sobre onde estariam os demais aparelhos, ele relatou que teria vendido em Guaraniaçu/PR e que teria comprado cocaína com o dinheiro.
Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao indivíduo, o qual foi encaminhado juntamente com os objetos furtados à 2ª SDP de Laranjeiras do Sul/PR para os procedimentos de Polícia Judiciária.
Também foi comunicada a polícia de Guaraniaçu para dar apoio na localização dos outros aparelhos.
Por - Campo Aberto