Laranjeiras - Programa Escola da Terra realiza levantamento das demandas de formação para o ano de 2021

Na segunda dia 30 de Novembro, o coletivo de coordenação do Programa Escola da Terra, juntamente com a coordenadora estadual, Michelle Borsatto, se reuniu, de forma virtual, com os tutores dos três polos do estado do Paraná a fim de socializar as demandas de formação das escolas às quais estão vinculados.

 

Entre as demandas identificadas, destacou-se a necessidade de retomar as bases teóricas da Educação do Campo, aprofundar o entendimento sobre a identidade camponesa, sobretudo na sua relação com a escola, e discutir a natureza das escolas localizadas no campo enquanto espaço de formação das novas gerações.

 

O início das atividades de formação está previsto para março de 2021, sendo que, até esse período, os cursistas e tutores foram orientados a estudar textos referentes aos eixos norteadores do programa: a organização do trabalho pedagógico; práticas educativas; cooperação e agroecologia.

 

O programa Escola da Terra está em sua quarta edição no Paraná e atenderá 200 cursistas organizados em Ciclos de Formação Humana, Multiano e Multisséries, entre eles docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental que atuam em escolas localizadas em comunidades camponesas.

 

Com oferta desde 2016, o programa já contribuiu com a formação continuada de mais de mil professores que vivem e trabalham no campo paranaense. O programa é desenvolvido por docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Universidade Federal de Santa Catarina. A coordenação do programa é realizada pelos professores Ana Cristina Hammel, Roberto Antônio Finatto e Marcos Gehrke.

 

 

 

Nova Laranjeiras - PRF prende dupla após perseguição de quase 30 km

A Policia Rodoviária Federal (PRF) prendeu duas pessoas, após quase 30 quilômetros de perseguição, em Nova Laranjeiras (PR), na região oeste do estado. Dentro do veículo, os policiais encontraram duas mochilas cheias com cerca de 5 quilos de maconha.

 

Por volta das 2 horas desta sexta (20), os policiais deram ordem de parada à um Vw/Gol que transitava na BR-277. O motorista desobedeceu, fugindo em alta velocidade. Ao passar pela praça de pedágio, não diminuiu a velocidade, arrebentando a cancela e seguindo em fuga, num local onde existe grande circulação de trabalhadores.

 

Por diversas vezes o condutor transitou pela contramão na intenção de fazer com que os veículos que vinham em sentido contrário desviassem dele e atingissem a viatura. O condutor só parou o veículo após aproximadamente 30 quilômetros de perseguição, já na cidade de Laranjeiras do Sul (PR).

 

No interior do veículo haviam duas mochilas com maconha, que totalizaram 5 quilos da droga. Os ocupantes do veículo, um homem de 28 anos e uma mulher de 30 anos, disseram à equipe levariam a droga até Guarapuava (PR). Eles foram presos em flagrante por tráfico de drogas, além disso o motorista irá responder por dirigir sem CNH, gerando perigo de dano e por desobediência.

 

 

 

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência e personalizar publicidade. Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade.