Nova Laranjeiras - Rodada de abertura do Primeiro Campeonato de futebol 7 do Assentamento Xagu teve 3 jogos

O primeiro Campeonato de futebol 7 do Assentamento Xagu teve a rodada de abertura no último domingo com 3 grandes jogos, e contou com um grande público de moradores do assentamento e de comunidades vizinhas.

 

O primeiro jogo aconteceu entre as duas equipes da casa disputa, esta que teve como vencedor o Xagu, que venceu o São Paulo Xagu por 4 a 2.

 

Na segunda partida se enfrentaram a equipe do Canarinho do Divisor, que venceu o Xagu 2 pelo placar de 1 a 0.

 

Na última partida da rodada o S. C. Interlagos venceu a equipe do Nova Sede por 06 a 01, sendo considerado o melhor jogo da rodada.

 

O Campeonato de Futebol 7 do Assentamento Xagu tem o apoio da administração municipal através da secretaria de esportes, pois esta é uma forma de levar o esporte para as comunidades rurais do munícipio de Nova Laranjeiras incentivando a todos.

 

O secretário de esportes Odair Oliveira destaca a importância da organização de competições no interior do município isso faz com que o esporte cada vez seja mais forte e consiga atingir uma maior gama de praticantes e participantes nas competições.

 

Agradecimentos ao apoio da administração municipal e em especial a todos os atletas, dirigentes e a comunidade em geral que estiveram presentes em grande número na rodada de abertura, também ao presidente do assentamento Selvio Ribeiro, atleta Evaldo Belizki e seu filho Cauã que ajudaram muito atuando como gandulas no decorrer dos jogos e aos árbitros Abel e Totho pela forma como conduziram os seus trabalhos.

 

 

 

 

Nova Laranjeiras - Secretária de Educação e Coordenadora Pedagógica participam do lançamento do Programa Educa Juntos PR no Teatro Guaíra em Curitiba

Na quarta dia 11, a Secretária de Educação do Município de Nova Laranjeiras. Jucimari Pergher Dambroski e a Coordenadora Pedagógica Liliana Hemerich, participaram em Curitiba, do lançamento do programa Educa Juntos, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para apoiar os municípios e melhorar os índices de aprendizagem e alfabetização dos estudantes paranaenses desde a educação infantil.

 

A proposta é ampliar o suporte técnico e pedagógico e promover ações colaborativas entre Estado e municípios para garantir o ensino de qualidade nas redes municipais de ensino. O Governo do Estado vai investir R$ 100 milhões no programa ao longo de três anos.

 

Na quinta feira 12 de Setembro a Secretária e a Coordenadora Pedagógica, participaram no Campus das Faculdades Unicesumar em Curitiba , do Seminário e oficinas com o titulo Seminário Fluência: instrumento de apoio á implementação da BNCC e Referencial Curricular do Paraná e Oficinas Prova Paraná.

 

 

 

Nova Laranjeiras - Iniciado o trabalho de readequação da estrada da comunidade São Roque

A Prefeitura de Nova Laranjeiras, através da Secretaria de Viação e Transportes, deu inicio nesta terça dia 10, no trabalho de readequação da rural que liga a comunidade de São Roque este será o primeiro trabalho que está sendo utilizado o trator de esteiras que a Prefeitura recebeu do Governo do Estado através da SEAB na ultima semana.

 

“Só nesta estrada são aproximadamente 4 km de um trabalho de readequação completo com levantamento do leito, caixas de contenção, levantes e saídas d’água. E na sequencia o trabalho será estendido a outras estradas da região.

 

É um trabalho constante visando o bem de moradores e produtores”, afirmou o secretário de Viação e Transportes, Walmor Veronese.

 

Além da estrada já citada, o secretário disse que outras várias estradas do Município também já foram recuperadas recentemente e que o trabalho não vai parar. “Fora às manutenções que fazemos constantemente utilizando toda a estrutura de um conjunto de equipamentos do Município e agora contando com mais este trator de esteiras novo, temos a garantia de que o trabalho ficará ainda melhor. Fizemos a readequação da maioria das estradas do Município, e na medida do possível estaremos estendendo este trabalho a todas as estradas, garantindo melhorias em todo o Município”, frisou Walmor.

 

 

 

 

Nova Laranjeiras - Administração Municipal divulga cronograma de Ações do Setembro Amarelo

Durante todo o mês serão realizadas mais ações voltadas para prevenção do suicídio promovidas pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social do Município de Nova Laranjeiras.

 

A prevenção do suicídio é uma política pública (portaria 1.876 de 14/08/2016), que tem como uma de suas estratégias para prevenção, a qualificação de profissionais de saúde na gestão e atenção, por isso, a campanha do setembro amarelo se iniciou em Nova Laranjeiras, com ações de capacitação para os profissionais do NASF e enfermeiros da Atenção Básica promovida pela equipe do CAPS em parceria com a Secretaria de Saúde.

 

No dia 17 de setembro está agendado palestra com os idosos no clube da terceira idade da sede a partir das 13:30h

Dia 18 de setembro palestra com os idosos no clube da terceira idade do Rio Guarani a partir das 14:00h

Dia 19 de setembro está agendado palestra com os idosos do Rio da Prata no Pavilhão da Igreja partir das 13:30h Prata

Todas as palestras serão ministradas pela psicóloga Thalita Oneta Muller

No dia 19 de setembro a partir das 15:00h a Secretaria de Saúde agendou capacitação dos ACS na abordagem aos pacientes em Ideação/ Tentativa Suicídio e Automutilação

No dia 26 de setembro está programado um Pedágio em frente ao Supermercado Ponto certo com inicio marcado para as 13:00h

 

Também está no cronograma, uma ação de Panfletagem que será realizada no Colégio Rui Barbosa, a data e horário estão sendo discutidos e assim que forem definidos estará sendo informado.

 

O suicídio é um sério problema de saúde pública mundial que demanda a atenção de toda a sociedade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) , o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos. Por esta razão, durante o mês de setembro é realizada a campanha do setembro amarelo com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do suicídio, e Nova Laranjeiras também faz parte desta Campanha.

 

 

 

 

Nova Laranjeiras - Secretaria de Educação Institui CJM

A Secretaria Municipal de Educação instituí CJM Comissão Julgadora Municipal como objetivo de avaliar e selecionar os textos recebidos pelas Comissões Julgadoras Escolares da 6º Edição da OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA.

 

A qual é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, cujo tema das produções é, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.

 

Os textos selecionados das escolas municipais e estaduais passam para a fase estadual e continuam concorrendo. A Secretaria agradece o empenho de todos os responsáveis e parabeniza todas as escolas, estudantes e professores(as) participantes. 

 

 

 

Nova Laranjeiras - Secretaria de Saúde promoveu o primeiro encontro municipal de segurança do paciente e controle de infecção em serviços de saúde

Profissionais da saúde e gestores da rede municipal estiveram reunidos nesta terça dia 03, na ASPM de Nova Laranjeiras, para a abertura do “primeiro encontro municipal de segurança do paciente e controle de infecção em serviços de saúde”, organizado pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

 

A secretária municipal de Saúde Eroilda Alves de Oliveira, destacou a importância do aprofundamento de temas tão importantes como a segurança do paciente que acaba impactando diretamente na qualidade da assistência ofertada à população, embora o tema não esteja tão somente relacionado ao atendimento.

 

“É uma soma de fatores que acabam culminando na assistência, porém todas os aspectos devem ser observados, desde as condições estruturais ao atendimento em sí. É extremamente importante fomentarmos essa discussão uma vez que existe a responsabilidade de cumprirmos as normas e as exigências preconizadas, bem como os devidos protocolos sugeridos pelo próprio Ministério da Saúde”, diz Eroilda.

 

O Evento contou com a presença do palestrante enfermeiro Emanoel Severo de Curitiba que abordou mais profundamente um dos protocolos de segurança do paciente “protocolo de lavagens das mãos"

 

A Presidente do conselho de segurança do paciente Luana Meerth lembra ainda que Nova Laranjeiras vem assumindo uma posição importante no sentido de ampliar estas discussões, mérito este conquistado a partir da implantação do conselho de segurança do paciente.

 

Para a coordenadora da Atenção Básica em Saúde Elineusa Gomes Fortuna. A Segurança do Paciente é um dos atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

 

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído pelo Ministério da Saúde (M S) mediante a publicação da Portaria n° 529, de 1o de abril de 2013, que tem o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

 

Com o PNSP, o Ministério da Saúde busca a participação ativa de profissionais de saúde, pacientes, familiares e acompanhantes na captação de informações sobre qualquer procedimento realizado que tenha provocado dano à saúde do usuário durante a internação/ atendimento.

 

Por exemplo, queda de paciente da cama, aplicação errada de medicamento, falhas durante a cirurgia.

 

Falha na identificação do paciente e entre outras. Esses problemas podem causar danos à saúde do paciente e devem ser notificados.

 

 

 

Nova Laranjeiras - Prefeito e Vice Prefeito cumprem agenda na sede da Sanepar em Curitiba

Nesta terça dia 03, o Prefeito José Lineu Gomes juntamente com o Vice Prefeito, Argemiro Lorençatto, estiveram na capital do estado, onde estiveram reunidos com o Presidente da Sanepar Claudio Stabile e com o Chefe de Gabinete Fabricio Castilho.

 

A Reunião, que havia sido agendada anteriormente, foi para discutir assuntos referentes ao sistema de saneamento do Distrito do Rio Guarani.

 

Após a reunião com o Presidente e chefe de gabinete, Prefeito e Vice Prefeito, se mostraram satisfeitos com o resultado, pois o interesse é mutuo em resolver de vez a questão do saneamento do Rio Guarani.

 

 

 

 

Nova Laranjeiras - Secretaria de Esportes promove amistosos de Futsal em 7 categorias contra o Iguaçu de Quedas

No último sábado a administração municipal através da secretaria de esportes de Nova Laranjeiras, promoveu amistosos no Ginásio Poliesportivo Mario da Rosa em 7 categorias contra o município de Quedas do Iguaçu, atletas estes do Iguaçu Futsal.

 

Esse evento faz parte do Projeto das Escolinhas de Futsal de Nova Laranjeiras, pois além de estar proporcionando o treinamentos aos alunos, também está promovendo a participação em campeonatos e amistosos para estimular a competitividade em nossos atletas.

 

Os amistosos foram na categoria mista feminino e masculino nessas categorias são permitidos pela regra Sub 07 duas equipes do município de Nova Laranjeiras.

 

O confronto aconteceu contra o Iguaçu Futsal de Quedas do Iguaçu , Sub 09, Sub 11, Sub 13 e no Sub 15 feminino e masculino e Sub 17 masculino. O saldo dos amistosos foi muito satisfatório onde Nova Laranjeiras venceu no Sub 09, Sub 13, Sub 15 masculino e feminino e o Sub 17 teve empate saindo apenas com uma derrota no sub 11.

 

Os resultados demostram o crescimento do trabalho da Secretaria de Esportes nas categorias de Base. Trabalho este iniciado no ano de 2017 , que vem sendo ampliando e contando cada vez com mais alunos, com isso se tem mais atletas para representar o município nas competições municipais, regionais e estaduais.

 

No projeto alguns atletas vêm se destacando e sendo chamado por outros municípios para participarem de competições tais como paranaense Sub 09 Gustavo de Farias fez parte da equipe de Laranjeiras do Sul entre outros atletas Gian, Aruem, Ygor, Jose Passarim, Maycon e Paulo, atuaram pela equipe da Giacomar também . o Bruno e o Matheus pela equipe Scheis.

 

O secretário de esportes agradece a administração municipal pelo grande apoio ao esporte da Administração Municipal de Nova Laranjeiras e também ao empenho da equipe da secretaria de esportes que vem realizando um grande trabalho.

 

Agradecimento em especial aos atletas que participaram dos amistosos e seus pais e mães que sempre estão auxiliando a secretaria na organização dos eventos esportivos em Nova Laranjeiras, também ao excelente público que esteve prestigiando o evento.

 

 

 

Nova Laranjeiras - Agosto azul também é sucesso no Rio Guarani e Rio da Prata

Na quarta dia 28, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde de Nova Laranjeiras, realizou atividade alusiva ao Agosto Azul, mês dedicado à saúde do homem.

 

No período da manhã, foi realizado na UBS – Unidade Básica de Saúde do Rio Guarani, e no período da tarde foi realizado no Pavilhão da Comunidade (Devido ao espaço ser mais amplo), o Dia “D”, com ações que contaram com atendimento multiprofissional, onde foram realizados Palestras, testes rápidos de HIV, Hepatite B, exame laboratorial da próstata, glicemia, colesterol, avaliação nutricional e bucal, solicitação de exames, aferição de sinais vitais, bem como, atendimentos realizados pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) com Psicóloga, Nutricionista e Fisioterapeuta.

 

A Secretaria de Saúde Eroilda Alves de Oliveira acompanhou as ações junto dos profissionais e explicou. "A expectativa de vida dos homens no Paraná já é de sete anos a menos do que a das mulheres. Queremos que os homens também tenham um cuidado com sua saúde, que tenham bons hábitos e um estilo de vida saudável. E agosto é o mês para reforçar isso e mobilizar a população masculina Novalaranjeirense”, ressalta a Secretária.

 

 

 

Nova Laranjeiras - Dia “D” do Agosto Azul contou com grande participação de publico Masculino no Posto de Saúde da Sede

A secretaria de Saúde de Nova laranjeiras está realizando a Campanha Agosto Azul, no mês dedicado à saúde do homem.

 

Nas unidades de Saúde do Município esta sendo realizado o dia D da campanha. O dia “D” realizado no posto de saúde da sede na ultima quinta feira, contou com atendimento multiprofissional, onde foram realizados testes rápidos de HIV, Hepatite B, exame laboratorial da próstata, glicemia, colesterol, avaliação nutricional e bucal, solicitação de exames, aferição de sinais vitais, bem como, atendimentos realizados pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) com Psicóloga, Nutricionista e Fisioterapeuta.

 

A Secretaria Municipal de Saúde Eroilda Alves de Oliveira, falou da participação Recorde de publico e parabenizou a todos, pois isso demonstra a preocupação dos homens com a sua saúde. “Estamos oferecendo diversos atendimentos e conscientização aos homens sobre a importância da saúde preventiva, de antecipar os problemas e evitar complicações, que se tornam frequentes com o avanço da idade”, explicou a Secretaria .

 

A coordenadora da Atenção Básica em Saúde Elineusa Gomes Fortuna estimula os homens a comparecerem. “É importante ver os homens preocupados com a sua saúde, e atentos à prevenção”, comentou Elineusa, que reforça o convite: “Queremos uma grande participação no ‘Dia D’em todas as unidades de Saúde do Município. Aproveite os serviços gratuitos e o atendimento. Identificar problemas com antecedência e iniciar o tratamento de forma precoce aumenta as chances de cura e garante a continuidade de uma vida normal”, finalizou Elineusa.

 

 

 

 

Esta participação dos produtores é muito importante, pois poderão aplicar as técnicas aprendidas no curso em suas propriedades reconhecendo as principais práticas de manejo da criação de ovinos de corte.

Esta participação dos produtores é muito importante, pois poderão aplicar as técnicas aprendidas no curso em suas propriedades reconhecendo as principais práticas de manejo da criação de ovinos de corte.

 

Nos dias 21 e 22 de Agosto de 2019, a Secretaria de Agricultura do Município de Nova Laranjeiras, em parceria com o SENAR-PR, promoveram o Curso de Manejo de Ovinos na comunidade do Rio Bananas.

 

O Curso teve como objetivo capacitar os produtores rurais nas praticas de manejo de ovinos e teve como conteúdo programático:

 

• Índices zootécnicos do Brasil; Raças ovinas; Conformação e seleção de ovinos de corte; Cruzamento e melhoramento genético; Bioclimatologia; Instalações e equipamentos; Escrituração zootécnica; Manejo geral de ovinos de corte; Manejo nutricional; Manejo sanitário; Manejo reprodutivo.

 

Para o Secretário de Agropecuária do Município de Nova Laranjeiras, Victor Luiz Zago, esta participação dos produtores é muito importante, pois poderão aplicar as técnicas aprendidas no curso em suas propriedades, garantindo a melhoria da prática de manejo da criação de ovinos.