Porto Barreiro - 5ª Mostra Pedagógica das escolas municipais é realizada

Aconteceu na tarde desta terça dia 13, em Porto Barreiro, a 5ª Mostra Pedagógica das escolas municipais, com trabalhos realizados através do programa União Faz a Vida, em parceria com a Sicredi Grandes Lagos PR/SP.

 

Diversas atividades foram realizadas durante o ano todo, e puderam ser apreciadas por pais, alunos e comunidade. Segundo o presidente do Sicredi, Orlando Mufatto, é preciso incentivar a cooperação, o diálogo e o comportamento solidário. “Mais do que reconhecer a parceria que nós temos, desde 2013, é preciso enfatizar o papel da administração municipal, no papel da prefeita Marinez, que se estendendo também aos educadores, as escolas, os alunos e toda comunidade. Porto Barreiro é um exemplo muito positivo, com um comprometimento muito forte que tem trazido ótimos resultados”, disse.

 

Os princípios do programa são a cooperação e a cidadania, portanto, nos ambientes educacionais, se faz necessário fortalecer as práticas de convivência, incorporando-as ao cotidiano das crianças e adolescentes. As diversas apresentações culturais fizeram a alegria da tarde. Para a secretária de Educação de Porto Barreiro, Adriana Poleze Dallastra, a palavra do dia é gratidão.

 

“Ficamos muito felizes em ver a participação de todos. Nossa educação é referência no Estado e nada seria possível sem os professores a alunos”, disse. Em viagem a capital do estado, Curitiba, em prol de recursos para a saúde, a prefeita Marinez Crotti esteve representada pelo vice-prefeito, Ildo Lunelli.

 

 

 

Porto Barreiro - Educação participa do Encontro Dos Programas A União Faz A Vida e Cooperjovem

Representantes da Secretaria de Educação de Porto Barreiro participaram no último dia 24, do Encontro Interestadual Dos Programas A União Faz A Vida e Cooperjovem, que aconteceu em Curitiba e reuniu cerca de dois mil educadores.

 

O evento teve como proposta falar sobre educação transformadora, com tema: Festival Cine Educação - Luz, Câmera, Transformação. O encontro é uma iniciativa dos Programas A União Faz a Vida e Cooperjovem, coordenados pelo Sicredi e Sescoop/PR, respectivamente.

 

A iniciativa integra profissionais que trabalham com os programas que são referências na educação integral de crianças e adolescentes contribuindo para despertar a essência do cooperativismo e valorizando a formação de uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora.

 

 

Por assessoria

 

 

 

 

Porto Barreiro - Agência do Trabalhador recebe visita de coordenadores da SEJU

Na tarde da última quarta dia 31, a Agência do Trabalhador de Porto Barreiro recebeu a visita de representantes da SEJU – Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. Estiveram presentes Regina Maria Costa do Nascimento – Coordenadora do Seguro Desemprego.

 

João Edison Miranda – Coordenador de Intermediação de Mão-de-obra e Tulio Ernesto Dalla Vecchia Técnico do Escritório Regional de Guarapuava.

 

O objetivo da visita foi supervisionar os trabalhos da Agência de Porto Barreiro, e o levantamento de estrutura física.

 

De acordo com João Edison, essa é uma tarefa que o ministério do trabalho e do então secretário de justiça, trabalho e cidadania, Paulo Rossi, esse será um trabalho a ser realizado em todas as agências do trabalhador no paraná.

 

Ainda de acordo com ele todas as agencias tem metas a serem cumpridas, e por consequência checar os resultados em cada município. “Realizamos um levantamento e repassamos para o ministério do trabalho e para a secretaria do estado de justiça e cidadania onde será possível observar os avanços e possíveis demandas que cada município apresenta”, concluiu João.

 

Para a Gerente da Agencia do Trabalhador, Leodete Cardoso, é de grande valia a visita destes representantes do estado, pois assim podem conhecer a realidade de cada município. “Além de conhecer o nosso espaço, é com eles que podemos tirar nossas duvidas e desenvolver um trabalho com melhor qualidade junto aos nossos trabalhadores”, enfatiza Leodete.

 

É valido lembrar que a Sala do Empreendedor no município de Porto Barreiro foi uma grande conquista da atual administração. Com isso, os micros e pequenos empresários passaram a ter uma atenção ainda maior para o bom andamento de suas atividades no município.

 

 

Por assessoria

 

 

 

 

 

 

 

 

Hashtag:
Porto Barreiro - Secretaria de Educação divulga cronograma de matrículas para ano letivo 2019

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Barreiro divulgou o Cronograma de Matrículas para o Ano Letivo 2019 nas escolas municipais e CMEI Recanto Feliz. É importante que as famílias que têm crianças matriculadas, ou que tenham interesse em matricular, fiquem atentos às datas.

 

As matrículas e rematrículas serão realizadas por escola do dia 19 a 29 de novembro, seguindo o seguinte cronograma:

 

>Dia 19/11 das 13:00 às 17:00 horas, REMATRÍCULA para os alunos do CMEI Recanto Feliz;

>Dias 20, 21 e 22/11 das 8:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas, REMATRÍCULA para os alunos da Escola Irmã Ines Vailatti;

>Dia 23/11 das 8:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas, MATRÍCULA PARA INGRESSO (matrículas novas) na Escola Irmã Ines Vailatti;

>Dia 26/11 das 13:00 às 17:00 horas, MATRÍCULA PARA INGRESSO (matrículas novas) no CMEI Recanto Feliz;

>Dia 27/11 das 13:30 às 15:30 horas, MATRÍCULA E REMATRÍCULA para os alunos da Escola Padre Antônio Gallo – Porto Santana;

>Dia 28/11 das 13:30 as 15:30 horas, MATRÍCULA E REMATRÍCULA para os alunos da Escola Joaquim Gonçalves – Guarani do Cavernoso;

>Dia 29/11 das 13:30 às 15:30 horas, MATRÍCULA E REMATRÍCULA para os alunos da Escola Cândida Oliveira Luz – Acampamento Porto Pinheiro.

 

Os pais e responsáveis deverão comparecer nas escolas para confirmar a matrícula, obedecendo a organização interna de cada instituição. Aos pais e responsáveis de alunos que estão no 5º ano e irão ingressar para as escolas estaduais, a Secretaria de Educação comunica que as matrículas serão realizadas de 3 a 7 de dezembro na escola em que o aluno for direcionado.

 

A Secretaria de Educação ressalta inda que, por lei, crianças que completarão 4 anos até o dia 31 de março de 2019, devem obrigatoriamente frequentar a escola, matriculadas na Educação Infantil. Para ingresso no 1º Ano do Ensino Fundamental as crianças deverão ter 6 anos completos até a mesma data.

 

Outra exigência para matrícula é a apresentação da Declaração de Vacinação, emitida pela Secretaria de Saúde para comprovar que a Carteira de Vacinação está atualizada de acordo com o calendário de vacinação da criança. Os pais ou responsáveis deverão apresentar esta declaração no ato da matrícula.

 

 

 

Porto Barreiro - Secretaria de Viação e Obras da Continuidade aos Trabalhos de Recuperação de Estradas

Com o período de colheitas ganhando força a cada dia, a preocupação é grande por parte do Governo Municipal de Porto Barreiro em manter as condições das estradas. O clima nos últimos dias tem impedido que o trabalho seja realizado continuamente, e desta forma, é preciso aproveitar as poucas oportunidades para colocar as máquinas na estrada.

 

Vale lembrar que o Governo Municipal de Porto Barreiro trabalha sempre em parceria com os agricultores, levando em consideração que a nossa região é uma das mais produtivas do estado. De acordo com a prefeita Marinez Crotti, os cuidados com as estradas devem ser constantes. “Estamos administrando o município com muita responsabilidade, sempre de forma organizada e cuidando para que os investimentos sejam aplicados em todas as áreas buscando prestar o melhor atendimento para toda nossa população”, concluiu a prefeita.

 

No momento a equipe está realizando trabalhos de cascalhamento na estrada geral do guarani do cristo, atendendo os trechos mais críticos.

 

É importante lembrar também que cada proprietário tem feito sua parte, zelando as beiras de estradas próximas de suas propriedades, pois isso facilita ainda mais o trabalho da equipe de viação.

 

 

 

Porto Barreiro - Município é campeão da 2° Copa Zoe de Judô

O judô é mais um esporte que vem ganhando notoriedade e adeptos em Porto Barreio. Prova disso é que, no último sábado, 18, aconteceu no Ginásio Roberto Tessaro, a 2ª Copa Zoe de Judô, com o município ocupando o lugar mais alto do pódio.

 

A primeira edição do evento aconteceu no ano passado, na escola Antonio Gallo, de Porto Santana, apenas para alunos. Mas o sucesso foi tamanho que, desta vez, a presença de mais três municípios fez a festa, sendo eles: Laranjeiras do Sul, Cantagalo e Marquinho. Na pontuação geral, Porto Barreiro sagrou-se campeão, tendo Laranjeiras como vice e Marquinho ficando com o bronze.

 

Jorge Alex, um dos organizadores e também sensei (professor), falou sobre mais este sucesso. “Meu profundo obrigado aos nossos parceiros, Prefeitura de Porto Barreiro, na pessoa da Prefeita Marinez Crotti e do seu vice Ildo Lunelli, Instituto Zoe, Secretaria de esportes de Porto Barreiro, com o secretário Rafael, ao Cras do município, e em especial aos meus alunos que me deram muito apoio para que tudo fosse como foi”, disse.

 

 

 

Porto Barreiro - Dia das Crianças é comemorado

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro, juntamente com a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

 

A data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.


E nesta segunda-feira, 8, durante todo o dia, os alunos das escolas municipais e creche, puderam se divertir com os brinquedos e muitas outras atividades.

 

Uma parceria de Governo Municipal, Secretaria de Educação e Sicredi, através do programa União Faz a Vida. O sorriso no rosto de cada um é o que faz a nossa alegria. Parabéns a todas as crianças!