Porto Barreiro - Programa de Gestão de Solo e Água está em fases finais

Levando em consideração que a agricultura a nível de Paraná, ocupa um lugar de destaque, os municípios por sua vez se preocupam em prestar atendimento de qualidade aos agricultores.

 

O uso inadequado e intensivo do solo tem acarretado problemas de erosão e manutenção de vias rurais. Em Porto Barreiro por Exemplo, o Programa de Gestão de Solo e Água em Micro bacias irá proporcionar uma melhoria irreparável na qualidade do solo e consequentemente na qualidade de vida dos agricultores.

 

Este por sua vez, está em fases final, tendo em vista que todo o trabalho realizado foi planejado e acompanhado por técnicos da EMATER e Secretaria de Agricultura do Município. Lembrando que o Programa está sendo trabalhado na região da Barra Grande.

 

Hoje mais de 40% dos municípios paranaenses têm pelo menos um projeto de Gestão de Solo e Água em Micro bacias, cumprindo o papel de disseminadoras de boas práticas agrícolas, aliando produtividade à conservação dos recursos naturais.

 

A prefeita Marinez Crotti destaca que a Equipe de Governo está trabalhando em conjunto para realizar as ações no município. "Estamos atentos a cada demanda em que possamos atender nossos munícipes, dentro de um planejamento e trabalho conjunto de todas as secretarias reconhecendo ainda as importantes parcerias que temos para realização das ações", concluiu a prefeita.

 

Por Assessoria

 

 

 

Porto Barreiro - Projeto Força Verde Mirim Inicia no município

Realizado na tarde desta segunda dia 09, em Porto Santana, Porto Barreiro, a Solenidade alusiva à assinatura do protocolo de intenções e aula inaugural do Projeto de Educação Ambiental Força Verde Mirim.

 

O evento contou com a participação de pais, alunos da Escola Padre Antônio Galo e Colégio Estadual do Campo de Porto Santana, Autoridades Municipais, Civis e Militares. O projeto de educação ambiental “Força Verde Mirim” foi criado foi criado em 2008 pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental, onde também recebeu o nome de “Guardiões da Natureza”, até o ano de 2016, objetivando promover a educação ambiental para crianças e adolescentes através de atividades teóricas e práticas.

 

O público alvo são crianças com faixa etária entre 12 e 17 anos, pertencentes a comunidades fragilizadas, geralmente indicadas pelos órgãos parceiros e com aval da coordenação do projeto. O projeto será desenvolvido em encontros quinzenais, realizado em locais variados, relacionados ao meio ambiente, com duração de 4 horas/aula. As aulas serão ministradas por policiais designados pelo Batalhão de Polícia Ambiental que acompanhará o grupo durante todo o Período.

 

Em Porto Barreiro este projeto estará sendo realizado em parceria com a ENGIE Brasil Energia, onde os alunos irão receber uniforme completo como camisa, calça, boné, tênis e jaqueta, sendo que ao todo são trinta alunos participantes nesta região. Capitão Marcelo Veigantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, destacou que as diversas atividades a serem realizadas através do projeto vem de encontro aos inúmeros cuidados que devemos ter com o meio ambiente. “Serão aulas mescladas de conteúdo de educação moral e cívica, patriotismo, ordem unida além de diversas outras atividades que vem de encontro aos cuidados com o nosso meio, para que possamos garantir cada vez mais qualidade de vida para todos”, concluiu o capitão.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

Porto Barreiro - Prefeitura realiza entre oficial de novos equipamentos ao CMDR

O Governo Municipal de Porto Barreiro realizou no último dia 02, no auditório da prefeitura, a entrega dos novos equipamentos ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). Juntos, somam mais de R$ 107 mil reais provindos de emenda do senador Álvaro Dias.

 

Segundo a prefeita de Porto Barreiro, Marinez Crotti, tudo só é possível graças ao belo trabalho que o CMDR vem realizando no município, com seus representantes participando ativamente das ações junto ao governo.

 

Paulo Roth, presidente do CMDR, agradeceu a participação de todos. “Uma tarde muito proveitosa, reunimos o conselho com 100% de participação, onde foram destinamos os implementos que irão contemplar as patrulhar agrícolas do município de forma totalmente democrática”, disse.

 

A distribuição ficou a seguinte:


Uma carreta basculante para Porto Pinheiro
Uma grade niveladora também para Porto Pinheiro
Uma carreta basculante para Rio Novo
Uma carreta basculante para Guarani do Cavernoso
Uma pulverizador também para Guarani do Cavernoso
Uma carreta basculante para Porto Santana
E uma carreta para Guarani do Cristo Rei

 

 

Por assessoria

 

 

 

Hashtag:
Porto Barreiro - Caminhão para coleta seletiva do lixo começa a operar

Teve início no último dia 20, a primeira coleta seletiva com o novo caminhão de lixo, provindo do Sistema Integrado de Coleta Seletiva da Secretaria do Estado de Meio Ambiente.

 

O veículo, que suporta 600 quilos, prensa os materiais à medida que vai ficando cheio, além disso, é ecologicamente correto, pois não emite fumaça. A coleta seletiva será realizada às segundas, quartas e sextas-feiras a tarde.

 

Esta é a chance da população fazer a coisa certa, separando e dando um destino adequado ao seu lixo, fazendo do município e do meio ambiente um lugar melhor e mais limpo.

 

 

Por assessoria

 

 

Hashtag: |
Porto Barreiro - Curso de Aproveitamento de mandioca é realizado em parceria com o SENAR

Foi realizado nos dias 19 e 20 de junho, junto ao Clube de Mulheres da Comunidade Guarani do Cavernoso, em Porto Barreiro, o Curso de Aproveitamento de Mandioca.

 

O evento contou a participação máxima das mulheres da comunidade, levando em consideração o número de participantes exigidos através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

 

Essa parceria importante entre a Secretaria de Assistência Social, CRAS, SENAR e o apoio do Governo Municipal, proporciona para as mulheres do município inúmeras oportunidades de aperfeiçoamento na culinária. O objetivo é permitir que todas as partes do alimento seja utilizado e, em muitos casos, garantir a geração de renda.

 

Planta nativa do Brasil, a mandioca é uma das culturas mais importantes para a economia brasileira. Segundo fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos mais de cinco mil municípios, aproximadamente 85% cultivam a mandioca. Da mandioca tudo se aproveita, da raiz à casca, inclusive a folha.

 

Coxinha de massa de mandioca, biscoitos, sorvete, suco e bolos foram algumas das receitas ensinadas.

 

 

 

Por assessoria

 

 

 

 

Hashtag:
Porto Barreiro - Reformulação do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público é aprovado

O legislativo porto barreirense aprovou na última semana, a lei que institui o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público no município.

 

O Plano que trata esta lei, objetiva promover a valorização, o desenvolvimento na carreira e o aperfeiçoamento continuado dos profissionais da educação que atuam na rede municipal de ensino.

 

A Secretária de Educação de Porto Barreiro, Adriana Poleze Dallastra, enalteceu a importância desta conquista. “Nós estamos muito contentes, pois este foi um plano confeccionado pelos próprios professores, em conjunto com o jurídico do município. Todos os anseios e expectativas estão nesta lei”, disse.

 

A carreira do Magistério Púbico Municipal abrange a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Os próximos concursos para ingresso na carreira serão realizados exigindo formação mínima de nível superior em pedagogia.

 

A prefeita do município, Marinez Crotti, enfatiza que tudo é feito com muito comprometimento. “O plano visa a valorização do profissional, mas é importante lembrar também que ele segue todas as exigências do tribunal superior”, afirmou. O piso salarial do magistério em Porto Barreiro é maior que a média nacional. 

 

 

Por Assessoria

 

 

Porto Barreiro - Programa Hiperdia chega a comunidade de Rio Novo

Com índices de mortalidade cada vez mais elevados, as doenças cardiovasculares alcançam números alarmantes.

 

Elas chamam a atenção para a importância de se adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de risco que causam essas doenças, tais como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, etilismo, estresse, obesidade e sedentarismo.]

 

Foi pensando nisso que a Secretária Municipal de Saúde de Porto Barreiro iniciou o Programa Hiperdia, cujo objetivo é orientar para prevenir doenças e acompanhar as patologias já existentes, evitando sequelas e oferecendo melhor qualidade de vida à população.

 

Durante os encontros nas comunidades, são realizadas palestras educativas com profissional médico e enfermagem sobre os temas já citados, distribuição de medicamentos do Programa, ginástica laboral, atualização de carteirinha e verificação da pressão arterial. Nesta terça dia 19, foi a vez da comunidade de Rio Novo receber os profissionais.

 

 

Atualmente, em torno de 300 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido a doenças de coração, sem que tenham o primeiro atendimento. Manter uma dieta saudável (pobre em gorduras e em sal e rica em frutas e verduras), praticar exercícios físicos e evitar o estresse já é considerado um grande passo para evitar os problemas cardíacos.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

 

Hashtag: |
Porto Barreiro - Cidade participa do início das discussões sobre Samu Regional

A prefeita de Porto Barreiro, Marinez Crotti, juntamente com a Secretária de Saúde do município, Ednilce Rodacki, participou no dia 12, em Guarapuava, do início das discussões acerca da implantação do Samu Regional.

 

O SAMU regional pretende atender os 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde Guarapuava.

 

A ideia inicial é que, em três municípios micro sedes atendidos pela Regional de Saúde (Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Pitanga), haja a instalação de salas de estabilização para agilizar o processo de transferência e atendimento dos pacientes. Com esta sala, o restante dos municípios participam com ambulâncias referenciadas.

 

Tal demanda vem atender um procedimento que já está em andamento e funcionamento em outras regiões do Estado. Em novas etapas, representantes de Hospitais da região também devem participar. A expectativa e previsão repassadas pelo Secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, é que, até o final de setembro o Samu Regional esteja implantado no centro do Paraná.

 

 

Por assessoria

 

 

Hashtag: |
Porto Barreiro - Governo Municipal de realiza atividades junto ao CRAS e assistência social

Realizado na ultima quarta dia 06, na comunidade Pinhal Preto juntamente com a Comunidade Rio CRIM, o encontro do do PAIF (Programa de Atendimento Integral a Família).

 

O Programa consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

 

Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).

 

 

Por Hilson Feder

 

 

 

Porto Barreiro - Oficinas de Violão são realizadas também nas escolas do Interior

O CRAS de Porto Barreiro por meio da Secretaria de Assistência Social está realizando oficinas de Violão na escola do Cândia Oliveira Luz. Uma oportunidade para os alunos do interior que podem participar da oficina em contra turno escolar.

 

Na tarde desta sexta-feira (08) a Prefeita Marinez Crotti esteve acompanhando os trabalhos e na oportunidade destacou que as ações estão sendo realizadas através das parcerias. E com isso oportunizam jovens e adolescentes do município.

 

“Desejamos que cada aluno tenha muito sucesso e possa fazer a alegria de muitas pessoas através da música”. Além desta, também são realizadas oficinas de Gaita, Judô, Banda Municipal e Escolinhas de Futsal, sendo essas também em parceria com a Secretaria de Educação, Assistência Social, CRAS e o apoio do Governo Municipal.

 

 

Por assessoria

 

 

Hashtag:
Porto barreiro - Prefeita participa em Curitiba de ato para liberação de recursos

Na manhã do último dia 06, a prefeita de Porto Barreiro, Marinez Crotti, esteve participando na capital do Estado, Curitiba, de mais uma liberação de recursos.

 

Os 399 municípios paranaenses recebem um reforço para combater doenças transmitidas por insetos, a exemplo da dengue e febre amarela, para criar campanhas de vacinação e outras ações de vigilância sanitária, vigilância ambiental, além de compra de veículos para transporte sanitário, capacitação de profissionais e ações de promoção da saúde.

 

A governadora Cida Borghetti confirmou R$ 35 milhões para as prefeituras, dentro do programa Fortalecimento e Qualificação da Vigilância em Saúde (Vigiasus), da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Mais um recurso garantido ao município, que é exemplo com seu baixo índice das doenças relacionadas, devido ao importante trabalho realizado pela Secretaria de Saúde.

 

 

 

Por assessoria

 

 

 

 

Hashtag:
Rádio Cantu