Porto Barreiro - Secretaria de Saúde divulga Cronograma de Vacinação no Interior

O Município de Porto Barreiro já vacinou 77% do público alvo contra a Influenza. Desde o início da campanha, a procura foi intensa onde a primeira etapa prioriza as pessoas com idade a cima de 60 anos e trabalhadores da saúde.

 

Seguindo as recomendações em combate ao Coronavírus, a secretaria de saúde de Porto Barreiro disponibilizou uma tenda ao lado da unidade de saúde da sede com objetivo de evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados.

 


A segunda fase da campanha terá início a partir do dia 16 de abril e, serão atendidos os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais. A última fase que inicia a partir do dia 9 de maio, será destinada a crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

 

O Cronograma de Vacinação no interior em Porto Barreiro será o seguinte;

 

Dia 02 de abril – Comunidade Porto Pinheiro ás 14h00min,
Dia 07 de abril – Comunidade Passo das Flores ás 14h00min,
Dia 07 de abril – Comunidade Pinhal Preto ás 15h00min,
Dia 09 de Abril – Comunidade Barra Grande I ás 14h00min,
Dia 14 de Abril – Comunidade São Miguel (KM13) ás 14h00min,
Dia 14 de Abril – Comunidade Sertãozinho ás 15h00min,
Dia 16 de Abril – Comunidade Vila Rural ás 13h30min,
Dia 16 de Abril – Comunidade Rio Novo ás 16h00min,

 

Importante lembrar que o paciente deve levar a carteirinha de vacinação para manter atualizado o seu histórico vacinal.

 

O Município continua trabalhando com as ações de enfrentamento ao Coronavírus e destaca que não existe nenhum caso suspeito da doença.

 

 

 

Porto Barreiro - Município segue com medidas em prevenção ao Coronavírus (COVID-19)

Em Respeito ao Decreto Municipal 020/2020 Considerando a gravidade da situação, todos os servidores que por determinação do decreto 020/2020 estão de sobre aviso a desde o dia 18/03 por tempo indeterminado, com ponto facultativo, porém, continuarão respondendo como se trabalhando estivessem.

 

Desta forma, os servidores devem tratar esse tema de maneira responsável, sem viagem não programada, sem participação de eventos, pois podem retornar ao trabalho em qualquer tempo, caso haja necessidade.

 

Além disso, os servidores que não respeitarem as regras de não circulação e isolamento social, e foram constatados abusos, poderão ser advertidos por medida disciplinar e até mesmo sofrer outras sanções, inclusive, medida judicial, se assim for necessário. Pedimos, mais uma vez, que os servidores entendam a situação grave que a população mundial se encontra e sejam cooperativos, compartilhem informações corretas, se mantenham com alimentação saudável e hidratação, bem como utilizem de todas as medidas de higiene pessoal e local, assim como adotem todas as medidas de prevenção necessárias. Manteremos todos informados e agradecemos a compreensão.

 

 

 

Porto Barreiro - Campanha de Vacinação Contra Influenza teve início nesta segunda

om cuidados intensivos em combate ao Coronavírus, a Secretaria de Saúde de Porto Barreiro iniciou na manhã desta segunda dia 23, a Campanha de vacinação contra Influenza. Uma tenda foi montada ao lado da Unidade de Saúde na Sede para que não haja aglomeração de pessoas dentro da unidade, evitando o contágio ao COVID-19. As medidas estão sendo tomadas junto a esses trabalhadores onde está sendo realizado o acompanhamento.

 

Importante lembrar que no ato da vacina será atendido um paciente por vez, onde a campanha nesta primeira etapa está destinada ás pessoas idosas a cima de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. Na segunda fase da campanha serão atendidos os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, período esse que corresponde a partir do dia 16 de Abril. Na terceira e última fase que inicia a partir do dia 9 de maio, será destinada a crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. A campanha também teve início no Distrito de Porto Santana sendo nos dias 23 e 30 de março.

 

Com cuidados intensivos em combate ao Coronavírus, a Secretaria de Saúde de Porto Barreiro iniciou na manhã desta segunda-feira (23) a Campanha de vacinação contra Influenza. Uma tenda foi montada ao lado da Unidade de Saúde na Sede para que não haja aglomeração de pessoas dentro da unidade, evitando o contágio ao COVID-19. As medidas estão sendo tomadas junto a esses trabalhadores onde está sendo realizado o acompanhamento.

 

Importante lembrar que no ato da vacina será atendido um paciente por vez, onde a campanha nesta primeira etapa está destinada ás pessoas idosas a cima de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. Na segunda fase da campanha serão atendidos os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, período esse que corresponde a partir do dia 16 de Abril. Na terceira e última fase que inicia a partir do dia 9 de maio, será destinada a crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. A campanha também teve início no Distrito de Porto Santana sendo nos dias 23 e 30 de março.

 

O Roteiro com as datas e vacinação nas comunidades está disponíveis no panfleto junto ás imagens desta pastagem.

 

 

 

Porto Barreiro - Gestantes terão continuidade as consultas de pré-natal

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Barreiro está trabalhando no enfrentamento ao Coronavírus sendo que algumas medidas estão sendo tomadas para evitar o contágio da doença.

 

Com isso, a equipe da UAPSF está trabalhando de forma organizada nos atendimentos junto as gestantes seguindo as orientações e cuidados para continuidade do pré-natal completo e, posteriormente terão acompanhamento médico normal.

 

Os cuidados como lavar as mãos, Usar álcool gel, Evitar aglomerações e contatos com pessoas em sintomas de gripe, não levar as mãos a boca, olhos e nariz, devem ser cuidados constantes. As Gestantes de Porto Barreiro que identificar algum sintoma gripal, deverá informar a unidade de saúde UAPSF através do número (42)3661-1076. Para as puérperas logo após o nascimento acontecerá a primeira consulta e será acompanhado a evolução do recém-nascido, com agendamento de novas consultas após um mês. A secretária Ednilce Rodacki lembra que evitar aglomerações é fundamental no combate ao vírus, e a equipe está trabalhando atentamente a esses cuidados.

 

 

 

Porto Barreiro - Funcionários da Prefeitura estão em sobre aviso

Em atenção ao decreto nº 020/2020 que estabelece medidas de prevenção e suspensão de atividades em combate ao COVID-19) Coronavírus, o Prefeita Marinez Crotti assinamos na manhã desta quinta dia 19, uma nota oficial aos funcionários públicos, servidores da Prefeitura de Porto Barreiro.

 

Considerando a gravidade da situação todos os servidores estão de sobre aviso desde o dia 18 de março, onde a orientação é que permaneçam em suas casas junto de suas famílias, sobretudo mantendo os cuidados que previnem a contaminação pelo coronavirus.

 

É válido lembrar a todos que, não compartilhem informações sem conhecer a fonte de maneira segura. A nota completa está na capa desta publicação. 

 

 

 

Porto Barreiro - Saúde reúne equipes para mutirão de combate à dengue

Na manhã desta sexta dia 13, a Secretaria de Saúde de Porto Barreiro em parceria com as demais secretarias de governo, comércio local, colégios estaduais e a população em geral, estiveram unidas realizando um grande mutirão contra a dengue.

 

A Prefeita Marinez Crotti participou da concentração junto a unidade de saúde da sede onde foram organizadas equipes de trabalho e, lembrou que a situação deve ser levada muito a sério, pois a dengue mata e todo cuidado é pouco. “Precisamos levar a sério as informações que vem de encontros aos cuidados e prevenção contra a dengue. A população está colaborando e a equipe da secretaria de saúde está cada vez mais preparada para orientar nossa população”, destacou.

 

As equipes foram organizadas por setor, onde os grupos foram recebido nas casas e orientados sobre os possíveis focos de criadouros do mosquito como por exemplo; calhas, pneus, latas, tampinhas de garrafas, plásticos e até mesmo uma casca de ovo pode ser um lugar apropriado para que o mosquito se prolifere.

 

A Secretária Ednilce Rodacki aproveitou para agradecer toda a equipe de governo que trabalhou intensamente neste mutirão, sobretudo a população que recebeu a equipe de trabalho entendendo a necessidade dessa orientação.

 

As equipes estiveram na Sede, Porto Santana e Vila Rural.

 

 

 

Porto Barreiro - Município tem primeiro caso confirmado de dengue

A secretaria de Saúde de Porto Barreiro confirmou o primeiro caso de dengue no município. Conforme a secretária Ednilce Rodacki, o paciente esteve em viagem e ao retornar procurou a unidade de saúde para consulta, pois já estava com alguns sintomas.

 

“Foi realizado o procedimento necessário. O caso foi confirmado e encaminhado para o tratamento. Dessa forma estamos convocando a população para que nos ajude a eliminar qualquer foco de criadouro desse mosquito que tem nos preocupado”, enfatiza Ednilce. (Com Jornal Correio do Povo)

 

 

 

Porto Barreiro - Comitê se reúne para detalhar mutirão da dengue no Município

Na manhã desta terça dia 10, a Secretaria de Saúde através do comitê da dengue, esteve reunido em Porto Barreiro para as tratativas do mutirão da dengue que acontecerá nesta sexta-feira (13) em toda a cidade.

 

Nesta oportunidade a enfermeira Andressa Pandini Juntamente com a Técnica Elaine Moritz, fizeram uma explanação frisando os cuidados e os possíveis locais que facilitam a proliferação do Mosquido Aeds Aegipty. “Tem “lugarzinho” que nem imaginamos como por exemplo, dentro do cano da parabólica, se esse não tiver uma passagem livre ao pé da antena, acumula água e torna assim um criador de larvas”, destacou Andressa.

 

A Secretária de saúde do Município Ednilce Rodacki lembra que esta ação está sendo intensificada com objetivo de eliminar qualquer foco de dengue, considerando que um caso foi confirmado no município. “O paciente esteve em viagem e ao retornar procurou a unidade de saúde para consulta pois já encontrava com alguns sintomas. Realizado o procedimento o caso foi confirmado e encaminhado para o tratamento. Dessa forma estamos convocando a população para que nos ajude a eliminar qualquer foco de criadouro desse mosquito que tem nos preocupado”, enfatizou.

 

O mutirão que será realizado na próxima sexta-feira (13) terá o apoio do comércio local, colégios estaduais e a população de um modo geral.

 

 

 

Porto Barreiro - Viação e Obras de Porto Barreiro Recupera Pontes, Bueiros e Estradas em todo o Município

A Secretaria de Viação e Obras de Porto Barreiro continua trabalhando firma na recuperação de estradas, pontes e bueiros em todas as regiões do Município.

 

As condições climáticas têm favorecido o bom andamento dos trabalhos, sendo que nesta semana, as equipes estiveram trabalhando na recuperação de estradas na região de Porto Santana seguindo para o Passo da Erva. Importante lembrar aos moradores com relação as roçadas em frente suas propriedades, sendo que facilita o trabalho da equipe e evita o acumulo de resíduos durante a execução dos trabalhos.

 

O Secretário da pasta Claudir Crotti destaca que a demanda é grande e, a equipe segue trabalhando de forma organizada garantindo assim o acesso aos usuários. “Toda semana surgem novas demandas e diante disso, vamos nos organizando com a equipe para atender algumas emergências. Nos últimos dias com a intensificação da colheita, estamos priorizando o acesso para os agricultores e de igual modo atendendo o transporte escolar”, completou. Uma equipe esteve trabalhando na reconstrução de uma ponte que liga Porto Barreiro ao Município de Rio Bonito, mais precisamente na comunidade Rio Crim, aos fundos da propriedade da Família Mazon.