Porto Barreiro - Sinalização Viária concluiu os trabalhos de recape asfáltico

Com incentivo do Governo Municipal, a empreiteira responsável pelo recapeamento asfáltico de Porto Barreiro, D&D Pavimentação, realizou na tarde desta terça dia 18, a sinalização viária com pintura de faixas, finalizando assim as obras que foram previstas no projeto. Foram contempladas com trechos em asfalto a Rua das Camélias, Rua dos Ipês, Rua das Tipoanas, Rua das Cerejeiras e Rua das Hortências.

 

O investimento total chega a R$ 835.415,13, parte deste com recursos próprios e fundo perdido.


É importante lembrar que deste total de investimento, 59,48% são de Operação de Crédito e 40,52% a fundo perdido e recursos próprios.


Para os moradores sem dúvidas cada etapa tem sua importância sem contar a valorização de cada espaço além do embelezamento da cidade.


O Secretário de Planejamento Diego Pretto também comemora os investimentos juntamente com a Prefeita Marinez Crotti, lembrando o trabalho ardo para elaboração dos projetos até a concretização das obras.


“Tínhamos um prazo muito curto para garantirmos o recurso, mas com o empenho e dedicação de toda equipe, a documentação técnica foi concluída e aprovada em tempo recorde junto a regional do Paranacidade de Guarapuava e os resultados estão aí, um conjunto de obras que melhorou muito as condições de trafegabilidade de toda a população nesses trechos beneficiados”, completou o secretário.

 

 

 

Porto Barreiro - Escola Irmã Inês Vailati e Sicredi desenvolve ações de educação financeira

A Escola Municipal Irmã Inês Vailati, de Porto Barreiro, recebeu na tarde de sexta dia 17, o programa de Educação Financeira do Sicredi. Saber cuida do dinheiro é difícil até para gente grande, por isso, um gibi foi desenvolvido sobre o tema.


Ao todo serão seis edições que ensinam a economizar nas coisas que compramos e usamos e, também, a guardar um pouco de dinheiro todos meses para fazer poupança. As crianças acompanharam uma palestra com o gerente da instituição em Porto Barreiro, Lori Grando.


O conteúdo foi baseado no caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais produzido pelo Banco Central do Brasil, e faz parte do programa de Educação Financeira do Sicredi.

 

 

 

Porto Barreiro - Projeto “Caravana Literária” chega no município

O município de Porto Barreiro recebeu nesta quarta e quinta-feira, o projeto “Caravana Literária”, uma iniciativa do Governo do Estado que faz parte da programação do Mês da Literatura 2018, e visa promover atividades de incentivo à leitura.

 

Os alunos receberam a presença do escritor guarapuavano Norbert Heinz, que contou um pouquinho sobre sua profissão em um bate-papo sobre o tema. A prefeita Marinez Crotti esteve presente, valorizando a educação.

 

O projeto acontece todo ano, com profissionais ministrando também palestras e oficinas. Norbert aproveitou para fazer duas tardes de contação de história na Escola Municipal Irmã Inês Vailatti, que encheu de alegria quem passou por lá.

 

 

 

Porto Barreiro - Agentes de Endemia participam de treinamento sobre doença de Chagas

A Secretaria de Saúde de Porto Barreiro, com o apoio do Governo Municipal, organizou junto aos Agentes de Endemia e Agentes Comunitários de Saúde, um treinamento sobre as Doenças de Chagas e o seu transmissor.

 

O evento foi realizado no auditório da prefeitura nesta quinta dia 13, e contou com a presença de dois profissionais que fazem parte do grupo de entomologia da Regional de Saúde de Apucarana. Nesta oportunidade foram relatadas diversas situações pertinentes sobre assunto, bem como tirando dúvidas por parte dos agentes.


O Barbeiro é um bicho muito comum no Brasil, tanto em zonas rurais como em urbanas. São fáceis de conhecer pela sua cor preta ou cinza contendo manchas amarelas sobre o corpo, que variam muito de uma espécie para outra.


Para entender melhor, a Entomologia é a área de conhecimento da biologia que estuda os insetos e sua relação com o homem, às plantas e outros animais. A Entomologia está relacionada a diferentes áreas de conhecimento como a ecologia, a fisiologia, a genética, a taxonomia e também toxicologia, entre outras.


Na sequência foi realizado a instalação de alguns Pits (Posto de Informação de Triatomíneos), na região do Guarani do Cristo Rei, Porto Santana, Manaza e Sede.

 

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Ednilce Rodacki, esses postos de informações são de extrema importância para o município e a população deve procurar um desses pontos diante de alguma situação que ofereça risco. “Se alguém encontrar um inseto transmissor da doença de chagas, no caso o bicho barbeiro, deve ser procurado imediatamente um desses postos para identificação e posteriormente encaminhado para a análise”, completou a secretária.

 

 

 

Porto Barreiro - Município Garante acesso de qualidade por meio de recuperação de estradas

Com o apoio do Governo Municipal, a Secretaria de Viação e Obras de Porto Barreiro segue atendendo as demandas em estradas rurais.

 

O objetivo é sempre manter boas condições de trafegabilidade em todas as regiões, buscando garantir acesso para o transporte escolar, escoamento de produção leiteira e de grãos.

 

O momento é oportuno para ressaltar que as máquinas estão atendendo a estrada geral que liga a sede ao distrito de Porto Santana. Além disso, as secundárias também recebem um reparo, ou seja, o trabalho segue de forma intensificada em todos os trechos.

 

O Secretário de Viação e Obras do Município destaca que essas ações se deve ao apoio incessante por parte da atual administração. “De maneira organizada e sempre trabalhando com responsabilidade diante dos recursos disponíveis, estamos mantendo em dia os trabalhos em todas as regiões do nosso município”, completou o secretário.


Vale lembrar que o setor conta também com o apoio de um caminhão comboio para o abastecimento das máquinas, o que facilita e torna mais ágil o trabalho da equipe.


A Prefeita Marinez Crotti por sua vez, reforça a importância das roçadas em beiras de estradas, pois isso faz com que não haja acumulo de entulhos evitando inundações. “Uma grande maioria dos munícipes tem por hábito manter as margens bem conservadas, e com isso podemos afirmar que além de facilitar o trabalho no momento de realizar uma readequação ou patrolamento, evita danos em nossas estradas”, concluiu a prefeita.

 

 

 

Porto Barreiro - Setembro Amarelo: Secretária de Saúde promove encontro visando combater o suicídio e o alcoolismo

A Secretaria de Saúde de Porto Barreiro, em parceria com o CAPS AD III de Guarapuava, promoveu na tarde desta terça dia 11, no auditório da prefeitura, um encontro referente ao Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, que visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão.

 

O alcoolismo também foi debatido, por se tratar de uma das maiores causas do transtorno.

 

O assunto que já foi tabu, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. O suicídio mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

 

Segundo a Secretária de Saúde do município, Ednilce Rodacki, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. “Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública”, disse.

 

Depoimentos emocionantes dos participantes também contribuíram para o sucesso do evento.

 

 

 

Porto Barreiro - Dia “D” da Campanha Agosto Azul é Realizado

A campanha Agosto Azul, que visa promover ações relacionadas a saúde do homem, entra em sua fase final.

 

E nesta terça dia 28, o Dia “D” foi realizado na unidade de saúde da sede. Serviços como testes rápidos para detecção de hepatites, sífilis e HIV, além de consultas de enfermagem e orientações, atualização de vacinas e coleta de exames, foram prestados durante todo dia, atendendo quem esteve presente.


Segundo a Secretária de Saúde do município, Ednilce Rodacki, mais de 500 homens foram atendidos. “Durante todo o mês de agosto, foram disponibilizados, nas terças e quintas-feiras, os exames de PSA (indicador de câncer de próstata) e colinesterase (intoxicação por agrotóxico), para homens acima de 45 anos”, disse.


A campanha se encerra sexta-feira, portanto, ainda dá tempo de se prevenir.

 

 

 

Porto Barreiro - 4ª Edição do Encontro de Gestantes é realizado

A Secretaria de Saúde de Porto Barreiro, em parceria com o Cras e a Assistência Social, realizou nesta sexta-feira, 24, no auditório da prefeitura, o 4ª Encontro de Gestantes. Futuras mamães estiveram presentes no evento, e puderam acompanhar palestras com diversos assuntos relacionados ao tema, como aleitamento materno, aspectos emocionais da gestação ao nascimento, alterações na gestação, cuidados com o recém nascido e direitos das gestantes.

 

A Secretária de Saúde do município, Ednilce Rodacki, falou sobre a importância destas iniciativas. “Os encontros possibilitam às gestantes o intercâmbio de experiências e conhecimentos, além de desenvolver a compreensão sobre o processo de gestação. Em nosso município, estamos há quatro anos com taxa de 0% de mortalidade materna infantil evitáveis”, disse.

 

O diferencial do evento este ano, foi a apresentação dos projetos “Pré-Natal do Homem”, onde os pais ou acompanhantes da gestante também recebem auxilio com exames, testes rápidos, além de consultas médicas, visando o acompanhamento integral da família. E o programa “ACS Amigos do Peito” onde os agentes de saúde estarão acompanhando a nova mamãe nos primeiros dias de vida, auxiliando na forma correta da amamentação.

 

Os palestrantes do dia foram médicos, pediatra e obstetra, enfermeira, psicóloga, assistente social e fisioterapeuta. 

 

 

 

Porto Barreiro - Município dará início ao 9º Campeonato Municipal de Bocha em Duplas

Realizado na noite desta quarta dia 22, no Ginásio Roberto Tessaro, o Congresso Técnico para o 9º Campeonato Municipal de Bocha em duplas em canchas de areia de Porto Barreiro.

 

Esta modalidade será realizada em 3 diferentes regiões sendo na Sede, Comunidade São Miguel KM13 e Rio Novo. Ao todo foram 36 duplas inscritas sendo divididas pelas regiões.

 

Na próxima terça dia 28, o 9º Campeonato Municipal de Bocha de Porto Barreiro terá sua primeira rodada na cancha da comunidade São Miguel no KM13 com os jogos a seguir;
19h00min – Marcelo e Evandro X Negão, Givanildo e Vinícius


19h40min – Chico e Laurinho X Ivo, Emerson e Lilinho
2h20min – Sálvio e Leonardo X Nereu e Antonio
21h00min – Marcio e Padrilha X Kasio, Guido e Agnaldo
Todos estão convidados a prestigiar o início de mais esta modalidade esportiva em Porto Barreiro.

 

 

 

Hashtag:
Porto Barreiro - Polícia Ambiental realiza entrega de uniformes aos alunos participantes do projeto Força Verde Mirim

Foi realizado na tarde desta quarta dia 15, na comunidade de Porto Santana, a entrega de uniformes para os alunos participantes do Projeto de Educação Ambiental “Força Verde Mirim”. O programa tem por objetivo formar parceiros e despertar a consciência ambiental, além de tratar da educação ambiental e inserção social.

 

Os uniformes entregues são semelhantes às da polícia militar. As aulas já estão serão mescladas com conteúdo de educação moral e cívica, patriotismo e ordem, além de diversas outras atividades que vem de encontro aos cuidados com o nosso meio, para que possamos garantir cada vez mais qualidade de vida para todos.

 

As aulas estão sendo realizadas em encontros quinzenais, em locais variados, relacionados ao meio ambiente, com duração de 4 horas/aula sendo ministradas por policiais designados pelo Batalhão de Polícia Ambiental que acompanhará o grupo durante todo o Período.

 

É importante ressaltar que em Porto Barreiro este projeto estará sendo realizado em parceria com a ENGIE Brasil Energia.

 

 

 

 

Porto Barreiro - Município está passando por uma constante evolução

O Município de Porto Barreiro está passando por uma constante evolução, com várias obras em andamento e atendimentos de qualidade nos mais diversos setores.

 

Nos últimos dias, as obras de recape asfáltico em ruas da cidade, proporcionou aos moradores do quadro urbano uma valorização muito significativa em seus patrimônios.

 

Em conversa com moradores da sede, a Senhora Edaci Tosatti, moradora na Rua das Hortências, aproveitou a oportunidade e parabenizou a administração pelas inúmeras melhorias. “Por muitos anos contava com essa melhoria, e agora não tenho dúvidas que além de facilitar o acesso, valorizou muito o espaço onde eu resido”, concluiu Edaci.

 

É importante lembrar que esse trabalho contempla na maioria dos trechos, calçadas, rampas de acessibilidade, meio-fios, plantio de grama e sinalização viária horizontal.

 

O anseio da Prefeita Marinez Crotti não seria apenas alguns trechos, mas sim proporcionar melhorias em todas as ruas. “Aos poucos estamos deixando nossa cidade mais organizada tendo em vista os recursos que são destinados especificamente para investimento em infraestrutura urbana, não sendo possível destinar para outras finalidades, como por exemplo o cascalhamento das estradas rurais que também tem sido uma preocupação constante deste governo”, concluiu a prefeita.