Porto Barreiro - Comitê Local e Municipal do Programa Família Paranaense se reúne para acompanhamento de ações

O Comitê Local e Municipal do Programa Família Paranaense de Porto Barreiro esteve reunido na tarde desta terça dia 23.

 

Em pauta, a importância do trabalho intersetorial para alcançar o índice de aderência e melhor qualidade de vida para as famílias em alta vulnerabilidade, além de uma nova ação do programa Família Paranaense. Criado em 2015, o programa transfere um valor fixo às famílias da área rural.

 

Os recursos do Renda Agricultor são investidos em pequenas reformas que melhoram o saneamento básico, incentivam à produção para consumo próprio e desenvolvimento de atividades agrícolas. Para subsidiar as atividades, é repassado a cada família um auxílio financeiro de até R$ 3 mil, que recebem acompanhamento de um intencionista da EMATER.

 

 

 

 

Porto Barreiro - Projeto “Proteção de Fontes” garante água limpa e de qualidade

Porto Barreiro recebeu nesta terça dia 23, a presença de representantes da ENGIE Brasil Energia, empresa que em parceria com a Secretaria de Agricultura do município, realiza o projeto de Proteção de Fontes. A iniciativa já rendeu bons frutos, e na próxima semana, serão licitados mais R$80.742,00 em recursos a serem aplicados em mais 100 fontes.

 

De acordo com Clóvis Agripino da Silva, coordenador de meio ambiente da Engie Brasil Regional Rio Iguaçu, a Proteção de Fontes é um projeto que tem sustentabilidade. “A parceria com o município é muito importante. O técnico acompanha as obras de infraestrutura e proteção física das nascentes, além dos benefícios as comunidades, se perpetuando com boa qualidade em todos os municípios”, avalia.

 

Durante o dia, três propriedades que já contam com a proteção foram visitadas para uma avaliação, e o resultado não poderia ser melhor. Confira alguns depoimentos:

 

João Alves Pedroso, morador da Linha Wolff. “Antes era muito difícil, um dia tinha água, no outro não. Épocas de seca eram as piores. Agora isso não aconteceu mais, temos água de qualidade garantida sempre”.

 

Jorge Pereira Matoso, morador da comunidade São Miguel/KM13. "Tenho a certeza de que esta foi uma parceria que deu certo. Todos que nos visitam perguntam de onde vem minha água, é leve e limpa”.

 

Otávio Tozatti, morador da sede. “O serviço que foi feito é de primeira linha, água de qualidade e boa para o consumo. Gostaria de agradecer a todos que estiveram envolvidos dando apoio e incentivo”.

 

Outros benefícios também foram notados, como o aumento na produtividade de leite e na qualidade das verduras vendidas pelos produtores. “Para nós é uma satisfação muito grande. Não cansamos de agradecer a Engie pelo projeto, ao Flávio Rodrigues, que é quem coloca a mão na massa e, claro, a prefeita Marinez Crotti, sempre a frente dando oportunidade para o crescimento do município”, enfatiza o secretário de agricultura de Porto Barreiro, Agnaldo Cassol.

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Estão abertas as inscrições para Conselheiros Tutelares

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Barreiro (CMDCA) abriu as inscrições para Eleição Unificada do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2023, que será realizada no dia 6 de outubro de 2019.

 

As inscrições podem ser realizadas no CRAS do município, no período de 15 de abril a 15 de maio, das 8h30 às 11h30, e das 13h às 17h.

 

A presidente do CMDCA, Vanuza Prior, explica quem pode se candidatar. “É preciso ter, no mínimo, 21 anos, estar com os documentos eleitorais em dia e não possuir antecedentes criminais, além de residir no município há pelo menos um ano e possuir ensino fundamental completo”, disse.

 

Para conferir os detalhes sobre quem pode participar e mais informações, basta acessar o edital, no endereço eletrônico www.portobarreiro.pr.gov.br/conselho_tutelar. A participação é gratuita.

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - CMDR realiza primeira reunião do ano

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Porto Barreiro, realizou na tarde desta quarta dia 17, a primeira reunião do ano.

 

Em pauta, a retomada de ações e homologação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

 

O encontro contou ainda com a presença do gerente da Cooperativa Sicredi de Porto Barreiro, Lori Grando, que ministrou palestra aos produtores. A próxima reunião ficou marcada para o dia 31 de maio.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Secretário José Crotti participa de encontro com governador Ratinho Junior e deputado Artagão Junior

Cumprindo agenda na capital do estado, Curitiba, o secretário de administração do município de Porto Barreiro, José Crotti, participou na noite de segunda dia 15, de um jantar com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Governador do Estado, Ratinho Júnior, Deputado Artagão Júnior, Secretário de Educação do Paraná, Renato Feder e prefeitos da região.

 

Na ocasião a Associação CAPRIVIR, de Virmond, preparou um prato típico a base de cabrito.

 

Já na terça dia 16, José visitou o gabinete do deputado Artagão, em busca de recursos e demandas para Porto Barreiro.

 

 

 

 

Porto Barreiro - Prefeitura entrega ovos de Páscoa para alunos da rede municipal

A Prefeitura de Porto Barreiro, em parceria com as secretarias de Educação, Assistência Social, Assuntos Comunitários e CRAS, iniciou nesta terça-feira, 16, a entrega dos ovos de Páscoa para alunos da rede municipal de ensino. Com recursos próprios, cerca de 350 crianças serão contempladas.

 

Hoje, as escolas Padre Antônio Gallo, de Porto Santana, Cândida Oliveira Luz, de Porto Pinheiro e Joaquim Gonçalves, de Guarani do Cavernoso, receberam o coelhinho da Páscoa para ganhar muito mais do que doces. Sorrisos e o verdadeiro sentido da data também foram lembrados.

 

Amanhã, quarta-feira, 17, a ação continua nas escolas da sede, Irmã Inês Vailatti e Cmei Recanto Feliz. A prefeita Marinez Crotti esteve presente acompanhando e prestigiando a iniciativa.

 

 

 

 

Porto Barreiro - Arrastão contra dengue mobiliza Escola Estadual de Porto Santana

A Secretaria de Saúde de Porto Barreiro realizou nesta quinta dia 11, mais uma ação de combate contra a dengue.

 

Desta vez, a comunidade de Porto Santana recebeu a equipe de vigilância em saúde do município para um arrastão.

 

A iniciativa contou com a parceria da Escola Estadual de Porto Santana.

 

Os alunos acompanharam o trabalho e puderam capturar as larvas do mosquito, incentivando a prevenção e a eliminação dos focos do Aedes Aegypti.

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - CRAS realiza curso de reciclagem com jornal para mulheres do PAIF

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Porto Barreiro, possui uma extensa gama de atividades para diferentes idades.

 

Desta vez, as mulheres do PAIF foram beneficiadas com o curso de reciclagem com jornal.

 

Toda terça-feira o grupo se reúne para produzir um novo material, como porta panela, sextas, entre outros produtos. A iniciativa visa promover ganhos sociais e materiais às famílias.

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Professor das escolinhas de Judô, Jorge Alex Ruas representará o Paraná no Campeonato Brasileiro

O sensei das escolinhas de judô categorias de base de Porto Barreiro, Jorge Alex Ruas, foi classificado para representar o estado do Paraná no Campeonato Brasileiro de Judô, Região 5, que acontece no próximo fim de semana, dias 12, 13, e 14 em Brusque, Santa Catariana.

 

Desce 2014 no município, esta é a terceira vez que Jorge participa deste nível de competição. “Para mim é um orgulho muito grande representar o Paraná, levando o nome de Porto Barreiro e ultrapassando fronteiras. Acredito muito no futuro da nossa garotada, temos sempre a intenção de passar conhecimento a eles”, disse.

 

Para o secretário de esportes de Porto Barreiro, Rafael Arlan, a satisfação é enorme. “O Jorge é um excelente judoca e um baita professor. Muito orgulho para nós esportistas e para a administração municipal, com a prefeita Marinez. Tenho certeza que ele vai fazer um grande campeonato”, afirmou.

 

Em parceria com o CRAS, as escolinhas vêm rendendo bons frutos. Toda terça-feira alunos participam em contra turno das aulas de judô. Futsal masculino e feminino também são modalidades trabalhadas pela secretaria de esportes.

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Agricultores participam de curso junto ao SENAR

Foi realizado nesta segunda e terça dia 08 e 09, no auditório da Biblioteca Cidadã em Porto Barreiro, o Curso de Manejo e Conservação de Solo, que contou com a participação de 15 fumicultores. Essa foi uma parceria entre a Souza Cruz, Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, SENAR e Apoio do Governo Municipal.

 

O número de participantes superou as expectativas de acordo com o Instrutor da Souza Cruz, Gilson Paulo de Souza. “Ficamos satisfeitos com a participação dos agricultores e de modo especial pelo apoio recebido através da prefeita Marinez, que sempre olha com carinho aos agricultores deste município e convidados, somando as forças tornamos nossa agricultura cada vez mais forte”, enfatizou Gilson.

 

O Curso de Manejo e Conservação de Solo teve na sua totalidade 16 horas, sendo dividido em aulas teóricas e práticas e por sua vez, não se limita apenas para cultivo de fumo, e sim, para qualquer atividade rural. Desta forma compreendendo que o município e a região têm sua potencialidade na agricultura. Os assuntos em discussão foram a interpretação de análise de solo, correção de solo, escarificação/ ou subsolagem, adubação verde e orgânica e conservação do solo.

 

O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) atua em parceria com o Município de Porto Barreiro desde 2013, quando a atual gestão resgatou essa parceria com o objetivo de capacitar as famílias agricultores e do comércio geral, para que assim fosse possível a comercialização dos produtos confeccionados.

 

 

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Campanha de vacinação contra influenza começa nesta quarta dia 10

Inicia nesta quarta-feira, 10 de abril, e segue até o dia 31 de maio, a campanha de vacinação contra a influenza em Porto Barreiro. A meta é imunizar 90% do público alvo.

 

Conforme a secretária de saúde do município, Ednilce Rodacki, neste ano a campanha será um pouco diferente. “Iniciaremos a vacinação em crianças acima dos 6 meses, gestantes e puérperas. Essa fase se estende até o dia 18, exclusivamente para este público alvo. E a partir do dia 22, ampliaremos para doentes crônicos, pessoas acima de 60 anos, professores e profissionais da saúde.

 

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão mobilizadas para vacinar as pessoas pertencentes ao público-alvo contra a gripe, e um cronograma para interior do município ainda será divulgado.

 

Além da vacina, que é a forma mais eficaz de proteção, alguns cuidados podem ser tomados para se prevenir contra a doença:

 

- Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar.

- Deixar o ambiente sempre ventilado;

- Evitar aglomerações em épocas que o número de casos da doença for alto.

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Confusão em festa termina na 2ª SDP

A equipe da Polícia Militar foi acionada para verificar uma situação de violência domestica em Porto Barreiro, onde a vítima que chegou gritando na frente do destacamento com visíveis sinais de embriagues, relatando que foi agredida por seu marido.

 

Deslocado até sua casa onde em contato com o autor, o qual informou que estava tendo uma festa em sua casa e sua esposa teria ingerido bebida alcoólica além da conta, ficando muito alterada.

 

Relatou que tentou dar um banho nela para ver se passava o efeito do álcool, nesse momento ela ficou agressiva e mordeu seu órgão genital e acabou batendo o rosto no banheiro. a mesma começou a ficar alterada até mesmo com a equipe dizendo que precisava da ajuda para tirar as crianças da casa, sendo que estava muito alterada e foi necessário o uso moderado da força para contê-la.

 

O autor não deixou a equipe entrar em sua residência dizendo que a equipe não tinha mandado, foi então solicitado apoio para equipe de Laranjeiras do Sul, nesse momento o mesmo abriu o portão, foi acionado Conselho Tutelar, diante dos fatos foram encaminhados para 2ª SDP para procedimentos cabíveis. realizado o laudo de lesão no hospital São José.