Porto Barreiro - Campanhas terão dia “D” neste sábado dia 19

Deu início na última segunda dia 07, em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2019. A campanha é a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde para tentar interromper a circulação do vírus do sarampo no país e proteger os grupos mais acometidos pela doença.

 

De acordo com a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, a campanha será “seletiva”, ou seja, a vacinação será para pessoas que façam parte do público-alvo e que não tenham sido vacinadas anteriormente ou que não estejam com a situação vacinal em dia.

 

Serão duas etapas desta campanha no município onde, a primeira etapa ocorre de 7 a 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, no Centro de Saúde da Sede. No dia 19 de outubro, sábado, haverá o dia D, em que o Centro de Saúde permanecerá aberto para a intensificação da vacinação. Nesta primeira etapa da campanha, o público-alvo são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

 

A segunda etapa da campanha acontece de 18 a 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, no Centro de Saúde Sede. O dia D será no dia 30 de novembro, sábado, o dia todo para a intensificação da vacinação. Nesta segunda etapa, o público-alvo são os jovens adultos de 20 a 29 anos de idade.

 

De acordo com o calendário de rotina do Ministério da Saúde, crianças, adolescentes e adultos de até 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo, feitas após 1 ano de idade. Adultos de 30 a 49 anos devem ter pelo menos uma dose, feita após 1 ano de idade.

 

A vacina é contraindicada para menores de seis meses, gestantes, pacientes imunodeprimidos ou com histórico de reação alérgica grave, após dose prévia ou após contato com as substâncias que compõem a vacina. Recomenda-se também um intervalo de 30 dias após a vacina para as mulheres tentarem engravidar.

 

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, a vacina é a única maneira de realizar a prevenção contra essa doença. Importante que em caso de dúvida a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

 

A Secretária da pasta, Ednilce Rodacki reforça o convite para que os munícipes procurem a unidade de Saúde para receber os atendimentos e orientações sobre os cuidados com essas doenças. “Vamos ter uma equipe disponível que irá realizar consultas, tirar dúvidas e diante de qualquer agravante estaremos realizando agendamentos para consultas junto as unidades de saúde que trabalham em parceria com o nosso Município, ” explica.

 

 

 

Porto Barreiro - Projeto Crotalária segue com entrega de mudas

O trabalho de prevenção a dengue em Porto Barreiro está sendo realizado com mais intensidade por meio do Projeto Crotalária.

 

A Secretaria de Agricultura em Parceria com a Secretaria de Saúde e Educação do Município, estão realizando a entrega das mudas junto as escolas municipais além das famílias que estão se preocupando cada vez mais e abraçando a ideia. O objetivo através deste projeto é garantir que o Município permaneça livre dos casos de dengue. Nesta quarta-feira (09) a entrega das mudas aconteceu na Escola Municipal Joaquim Gonçalves em Guarani do Cavernoso e Cândida Oliveira Luz em Porto Pinheiro.

 

O Secretário de Agricultura Agnaldo Cassol observou a preocupação da população com relação ao combate do mosquito Aeds Aegypti. De acordo com ele, está havendo uma grande procura pelas mudas dessa planta, que o predador natural do mosquito. “Percebemos que cada dia mais nossa população está preocupada com a prevenção da vida sobretudo mantendo suas casas fora de perigo. Trabalho que a secretaria de saúde sempre faz e agora ganhando forças junto as demais secretarias envolvendo a família num todo”, lembrou o secretário.

 

 

 

 

Rio Bonito - Dia "D" do Outubro Rosa em Rio Bonito do Iguaçu é nesta quinta dia 10

A campanha continua durante todo este mês de outubro, em todas as Unidades de Saúde com exames e palestras. Serão feitos testes rápidos, marcação de mamografia e coleta de preventivos.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu convida todas as mulheres para participar da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Cólo do Útero – Outubro Rosa.

 

Data: 10/10/2019
Horário: 14h00
Local: Centro Comunitário de Rio Bonito do Iguaçu

 

Neste dia teremos palestras, apresentações culturais com participação da equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e apresentação da cantora local Elô Santi.

 

PROGRAMAÇÃO NAS OUTRAS UNIDADES DE SAÚDE:

 

17/10 – Unidade de Saúde do Arapongas – exames e palestras
24/10 – Unidade de Saúde do Centro Novo – exames e palestras
31/10 – Unidade de Saúde do Campo do Bugre – exames e palestras

 

A Secretaria de Saúde ressalta que os exames serão coletados todos os dias em todas as unidades.

 

Participe! Previna-se!

 

 

 

Porto Barreiro - Campeonato de Futsal está na reta final

Nesta quinta dia 10, acontecerá mais uma rodada da 4ª Copa Porto Barreiro de Futsal masculino categoria (Livre) 3ª Copa na categoria (feminino) e a 1ª edição na categoria (veterano) com a seguinte programação:

 

20:15 hrs - Baixada Fluminense X Largados (Masc. Livre );

21:15 hrs - Amigos da Bola X Entre Amigos (Masc. Livre );

 

Os dois jogos dessa noite garantem vagas para grande final deste campeonato e nesta oportunidade o Secretário de Esporte Rafael Valan aproveita para convidar a população de modo geral a participar das rodadas finais, enfatizando que o esporte no Município sempre teve apoio do Governo Municipal com objetivo de promover o encontro familiar com momentos de lazer. “Em todas as rodadas o público vem prestigiar os jogos, principalmente as famílias de Porto Barreiro que trazem o chimarrão e compartilham com as demais e torcem por suas equipes favoritas. Só temos que agradecer a cada um que tem acompanhado as ações do esporte em nosso Município”, destacou o secretário.

 

A prefeita Marinez Crotti reforça o convite para esta quinta dia 10, e aproveita para destacar a o novo espaço para prática esportiva com o Novo Estádio Municipal. “A obra que vamos inaugurar muito em breve vem de encontro as ações de planejamento através de nossa equipe pensando na prosperidade aos nossos munícipes. Neste dia vamos fazer um grande evento onde a população toda estará convidada”, completou a prefeita.

Porto Barreiro - Paraná Rosa abre atividades do outubro Rosa

Na tarde deste domingo dia 06, uma equipe de Saúde do Estado do Paraná esteve Presente em Porto Barreiro com uma extensa programação referente ao Paraná Rosa, que vem de encontro aos cuidados com a Saúde da Mulher.

 

Durante o evento diversas mulheres do município receberam orientações sobre prevenção de Câncer de Mama e Colo de Útero, Odontologia, orientação nutricional, fisioterapia e apresentação do projeto crotalária, que está em andamento com objetivo de combater o mosquito aeds aegypti, Aferição de pressão e glicoteste (diabete). Para descontrair houve sorteio de brindes para as participantes e exercícios físicos com zumba. A Secretária de Saúde do Município Ednilce Rodacki aproveitou a oportunidade para agradecer as mulheres presentes sobretudo o apoio do Governo do Estado nesta ação.

 

“O Município intensifica essa campanha todos os anos durante o mês de outubro e agora mais fortalecido ainda com o apoio do Estado e, os atendimentos acontecem durante o ano todo”, enfatiza. As mulheres podem procurar a unidade de saúde na sede para agendamento de preventivo e mamografias.

 

 

 

Porto Barreiro - Município recebe a visita da Primeira Dama do Estado

O Município de Porto Barreiro recebeu a visita da Primeira Dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa. Este foi um momento oportuno para falar sobre a saúde da mulher, onde a primeira dama destacou as diversas ações do Estado referente ao outubro rosa, enfatizando o empoderamento da mulher na sociedade. "O trabalho de prevenção é intensificado neste mês de outubro, porém o Governo do Estado em parceria com os municípios tem trabalhado de forma constante onde podemos perceber que mesmo aquelas mulheres que nunca tiveram algum caso relacionado na família, estão engajadas em favor das demais que precisam do algum tipo de apoio", disse Luciana.

 

As ações nos municípios incluem exames de saúde, palestras com profissionais das áreas de saúde, nutrição e educação física, começam já nesta quarta-feira (2) e seguem até o final do mês. A meta é atingir cerca de 3 milhões de mulheres.

 

O movimento Outubro Rosa existe desde 1997 e promove ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, além do diagnóstico precoce dessas doenças. A campanha Paraná Rosa foi idealizada e apadrinhada pela primeira-dama e contará com ações das Secretarias de Estado da Saúde e da Justiça, Família e Trabalho.

 

Para a prefeita Marinez Crotti a visita sem dúvidas foi de extrema importância, pois isso enaltece o trabalho de toda a equipe do Governo Municipal sobretudo a equipe da Secretaria de Saúde que tem realizado as ações em favor da população. "Isso com certeza motiva ainda mais toda a equipe que está frente aos atendimentos sabendo que podemos contar com o apoio do Estado em demais ações como a campanha outubro rosa", destaca a prefeita.

 

A Secretária de Saúde do Município Ednilce Rodacki aproveitou para agradecer o apoio por parte do Governo do Estado e Município, lembrando do grande evento que vai acontecer neste domingo em Porto Barreiro. "Deixamos a todas as mulheres nosso convite para participar do lançamento da campanha outubro rosa em nosso município, onde vamos contar com a presença da equipe de saúde do Estado com diversas atividades e ações relacionadas ao outubro rosa. Contamos com a presença de todas", pontuou a secretária.

 

 

 

Porto Barreiro - Comissão Eleitoral se reune para tratar sobre a Eleição Unificada

Na manhã desta quinta dia 03, a Prefeita Marinez Crotti esteve acompanhando a comissão eleitoral do Município, onde foi tratado de diversos assuntos relacionados a eleição unificada para conselho tutelar que será realizada neste domingo (06) nas dependências da Escola Municipal Irmã Inês Vailatti. Aos eleitores é importante lembrar que para garantir o direito de votar, o mesmo deve ter em mãos o Título de Eleitor e algum documento pessoal com foto.

 

A seguir a lista de candidatos ao cargo de conselheiro tutelar em Porto Barreiro.

 

101 - Adriele Benvenutti

102- Arielson Siqueira dos Santos.

104- Josiane dos S. Marcanssoni.

105- Janaina de Fátima Rodrigues

106- Romilda Pagliari Jagiello

107-Mariza Terezinha Pohren

108- Ana Joice Bueno Ferreira

109- Claudinor Rodrigues Volff

110- Juliane l. Da Silva de Oliveira

111- Cristiane Volff

112- Jessica Luisa Ramos

113- Jeovane Aparecida Dos Santos

 

Haverá transporte saindo das comunidades com a seguinte programação;

 

l Ônibus saindo ás 8:00 da comunidade Sertãozinho, passando pelo km 8, São Miguel até a sede, com retorno ás 11:30 voltando ás 13:00 pelo mesmo caminho até a sede, com retorno ás 17:00

l Ônibus saindo ás 8:00 da Comunidade Joaquim Gonçalves, passando pela comunidade Honório Babinski até a sede com retorno ás 11:30. No período da tarde saindo ás 13:00 da comunidade passando pelo mesmo trajeto até a sede, com retorno ás 17:00

l Ônibus saindo ás 8:00 de Porto Santana, passando por Pinhal Preto e Passo das Flores até a sede com retorno ás 11:300. No período da tarde saindo ás 13:00 seguindo o mesmo trajeto com retorno ás 17:00

l Ônibus saindo ás 8:00 da Barra Grande II, passando pela Barra Grande I e Água do Boi até a sede com retorno ás 11:30 e, no período da tarde saindo ás 13:00 seguindo o mesmo trajeto com retorno ás 17:00

l Ônibus saindo ás 8:00 da Comunidade Rio Novo, passando pela Vila Rural até a sede, com retorno ás 11:30. No período da tarde saindo ás 13:00 da Comunidade com retorno ás 17:00

l Ônibus saindo de Porto Pinheiro ás 8:00 passando pela Santa Rita até a sede. No período da tarde saindo ás 13:30 da comunidade com retorno ás 17:00

 

 

 

 

Porto Barreiro - Polícia Militar Ambiental ministra aula sobre Fauna

O Projeto força verde mirim em Porto Barreiro teve mais uma aula nesta terça dia 1º, onde o tema foi a Fauna. Durante a aula teórica o Cabo Landmann e a Soldado Etienne da Polícia Militar Ambiental, fizeram uma explanação sobre a Fauna local e Regional.

 

Com isso foi possível identificar inúmeras espécies de animais que estão ameaçados e extinção ou não. O Cabo Landmann por sua vez destacou a importância da Fauna para o equilíbrio da natureza. Em sala de aula pode se entender que são os animais que contribuem para o desenvolvimento e a permanência da natureza de modo geral. “São eles quem dispersam sementes "plantando" árvores, controlando a populações de espécies que quando em excesso podem ser prejudiciais as nossas lavouras e criações, e ainda produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças. Cada pequeno animal tem sua função específica na natureza e a sua ausência acarreta em prejuízos irreparáveis para o ser humano”, completou Landmann.

 

Durante a aula foi realizado um dinâmica, onde alguns animais foram escondidos e posteriormente encontrados pelos alunos participantes, ao passo que, os mesmos deveriam identificar o animal encontrado. Esse foi também um momento de grande valia para a aula, conforme comentou o Cabo Landmann. “Através de uma simples brincadeira despertou o interesse em quem iria encontrar primeiro o animal escondido e por outro lado, foi possível tirar dúvidas junto aos alunos”, comentou.

 

Segundo o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), a biodiversidade no Estado precisa ser preservada pois a fauna do Paraná encontra-se hoje em grande perigo. Ações como a degradação dos ambientes naturais, o fogo, a caça, o tráfico e atropelamento de animais silvestres, tem diminuído muito.

 

 

 

Porto Barreiro - Prefeita Marinez Crotti Participa do Lançamento do Programa Paraná Rosa em Curitiba

A prefeita Marinez Crotti esteve acompanhada pelo Deputado Artagão Júnior, participando do Lançamento do Programa Paraná Rosa.

 

O Evento realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, foi organizado pelo Governador Ratinho Júnior e a Primeira Dama do Estado, Luciana Massa, onde também esteve presente o Secretário de Saúde do Estado, Carlos Alberto Gebrim Preto (Beto Preto). Em Porto Barreiro todos os anos é intensificado o atendimento junto ás mulheres com relação ao Outubro Rosa, que visa maiores cuidados contra o Câncer de Mama e Colo de Útero.

 

Convite

 

Governo Municipal de Porto Barreiro convida todas as mulheres de Porto Barreiro a participar neste domingo (06) de uma tarde com várias orientações no Lançamento do Outubro Rosa junto ao Paraná Rosa em Porto Barreiro. Esse evento vai acontecer em frente ao CRAS anexo ao Colégio Estadual Gabriela Mistral com início ás 14h00min, e contará com a presença de uma equipe de saúde do Estado. Porto Barreiro é um dos 43 Municípios Contemplados para receber esse evento de extrema importância.

 

 

 

Porto Barreiro - Polícia Militar Ambiental ministra aula sobre Fauna

O Projeto força verde mirim em Porto Barreiro teve mais uma aula nesta terça dia 1º, de outubro, onde o tema foi a Fauna. Durante a aula teórica o Cabo Landmann e a Soldado Etienne da Polícia Militar Ambiental, fizeram uma explanação sobre a Fauna local e Regional.

 

Com isso foi possível identificar inúmeras espécies de animais que estão ameaçados e extinção ou não. O Cabo Landmann por sua vez destacou a importância da Fauna para o equilíbrio da natureza. Em sala de aula pode se entender que são os animais que contribuem para o desenvolvimento e a permanência da natureza de modo geral. “São eles quem dispersam sementes "plantando" árvores, controlando a populações de espécies que quando em excesso podem ser prejudiciais as nossas lavouras e criações, e ainda produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças. Cada pequeno animal tem sua função específica na natureza e a sua ausência acarreta em prejuízos irreparáveis para o ser humano”, completou Landmann.

 

Durante a aula foi realizado um dinâmica, onde alguns animais foram escondidos e posteriormente encontrados pelos alunos participantes, ao passo que, os mesmos deveriam identificar o animal encontrado. Esse foi também um momento de grande valia para a aula, conforme comentou o Cabo Landmann. “Através de uma simples brincadeira despertou o interesse em quem iria encontrar primeiro o animal escondido e por outro lado, foi possível tirar dúvidas junto aos alunos”, comentou.

 

Segundo o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), a biodiversidade no Estado precisa ser preservada pois a fauna do Paraná encontra-se hoje em grande perigo. Ações como a degradação dos ambientes naturais, o fogo, a caça, o tráfico e atropelamento de animais silvestres, tem diminuído muito.

 

 

 

Porto Barreiro - Dia “D” da Inclusão Social de Pessoas com Deficiência é realizado

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro em todo o Brasil. Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

 

O Governo Municipal de Porto Barreiro por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o CRAS, Agência do Trabalhador e Diretoria da APAE em Porto Barreiro realizou nesta sexta-feira (27) um almoço de confraternização para lembrar esse dia. Participaram também do evento, as pessoas beneficiárias reabilitadas do INSS. Nesta oportunidade a Prefeita Marinez Crotti lembrou das inúmeras conquistas em apoio aos portadores de necessidades especiais do município, com destaque para mais um veículo adaptado exclusivo para a APAE.

 

Neste dia o município recebeu a visita ilustre dos idosos da Casa de Repouso São Francisco Xavier de Laranjeiras do Sul. Em depoimento a senhora Edileusa falou emocionada sobre a receptividade que tiveram no Município. “Um lugar maravilhoso de pessoas humildes e muito acolhedora, gostei muito daqui. A prefeita nos recebeu com muito carinho”, finalizou.