Porto Barreiro  - Xadrez rápido revela novos campeões nos JEPS

O terceiro dia de competição do JEPS em Porto Barreiro começou agitado. Na manhã dessa segunda dia 17, foi a vez de conhecer os medalhistas na modalidade do Xadrez Rápido. A disputa que contou com vários enxadristas garante ao primeiro e segundo colocados a vaga para macrorregional dos JEPS.

 

Com esse resultado a única categoria do xadrez que falta ser disputada no JEPS de Porto Barreiro é a do xadrez convencional onde será definido na tarde de amanhã (18) os medalhistas da modalidade.

 

A medalhista de ouro da categoria xadrez rápido no feminino de 15 a 17 anos, Julia Gabrieli Dominski,( foto) de 16 anos é atleta do Instituto Federal do Paraná e participa dos JEPS pelo terceiro ano consecutivo, ela também foi prata na modalidade xadrez relâmpago que aconteceu ontem. “Eu nunca ganhei tantas medalhas assim. Fazem três anos que eu me preparo e treino para conseguir bons resultados como esse. Agora é se preparar para a macrorregional”.

 

Ela também falou como surgiu a paixão pelo xadrez “Eu tive uma professora que foi campeão paranaense de xadrez, e ela sempre me incentivou muito por acreditar que eu tinha potencial para o esporte. Foi então que eu me apaixonei pela modalidade e não consigo parar de treinar e jogar”.

 

QUADRO DE MEDALHAS XADREZ RÁPIDO

 

Feminino de 12 a 14 anos:


1º lugar: Eliza Mioranza – Colégio Estadual Rio da Prata – Nova Laranjeiras
2º lugar: Alana Swart – Colégio Estadual General Eurico Gaspar Dutra – Virmond
3º lugar: Gabrielle Cristina Zonin – Colégio Estadual Rui Barbosa – Nova Laranjeiras
Feminino de 15 a 17 anos:
1º lugar: Julia Gabrieli Dominski – Instituto Federal do Paraná – Quedas do Iguaçu
2º lugar: Carla Vitória Braga dos Santos – Colégio Estadual Rui Barbosa – Nova Laranjeiras
3º lugar: Alanis Parecida Lavandoski – Instituto Federal do Paraná – Quedas do Iguaçu
Masculino de 12 a 14 anos:
1º lugar: Júlio Cezar Ribeiro de Souza – Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul – Laranjeiras do Sul
2º lugar: Vinicius de Camargo Svarcz – Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul – Laranjeiras do Sul
3º lugar: Felipe Gomes – Colégio Estadual General Eurico Gaspar Dutra – Virmond

 

Masculino de 15 a 17 anos:


1º lugar: Alexandre Babinski – Colégio Estadual Pedro Rufino de Siqueira – Espigão Alto do Iguaçu
2º lugar: Valdinei De Oliveira França – Colégio Estadual Elenir Linke – Cantagalo
3º lugar: Valdir Rocker Junior – Colégio Estadual Rio da Prata – Nova Laranjeiras

 

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Em parceria com SENAR Município disponibiliza Curso Artesanal de Alimentos

Na semana que passou o Governo Municipal de Porto Barreiro em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), disponibilizou para as mulheres agricultoras do Município, o “Curso de Produção Artesanal de Alimentos com Derivados de Leite”.

 

As participantes puderam confeccionar diversos pratos com o Derivado do Leite sendo, 4 tipos de queijo, 3 tipos de Yougurt, doce, leite condensado, manteiga, requeijões e até doce de soro. De acordo com a Instrutora do SENAR Gilvana Giarolo, na maioria das vezes não é aproveitado o leite com tantas receitas, e o curso serve como uma capacitação profissional para que as mesmas possam comercializar posteriormente. “Esse curso certamente eleva os conhecimentos culinários das mulheres, pois em sua grande maioria são produtos que não precisa comprar no mercado, basta explorar os derivados daquilo que produzimos. Nesse caso o leite”, enfatizou Gilvana.

 

A prefeita Marinez Crotti após provar junto com as mulheres os pratos que foram feitos a partir do leite, aproveitou para render elogios diante da qualidade no preparo dos derivados do leite sendo que até o momento vários cursos foram disponibilizados através desta parceria. “Buscamos parcerias que beneficiem os trabalhadores de Porto Barreiro, pois com isso queremos garantir sua permanência no meio rural, podendo explorar cada vez mais aquilo que produzem junto de suas propriedades, bem como aproveitar os seus derivados que são saudáveis”, concluiu a Prefeita.

 

Vale lembrar que esse curso foi uma parceria entre o Governo Municipal, Sindicato de Laranjeiras do Sul, CRAS, Assistência Social e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

 

 

 

 

Porto Barreiro -  Cerimônia de Abertura oficial dos JEPS marca mais um capítulo na história do município

A prefeita de Porto Barreiro, Marinez Crotti, resumiu o JEPS em uma palavra: Gratidão. “Esse momento de abertura oficial é de agradecimento! Gratidão a todos os envolvidos, Governo do Estado, professores, funcionários e todos os que se colocaram a disposição para que os Jogos Escolares do Paraná fossem possíveis em Porto Barreiro, muito obrigada”.

 

O público também fez sua parte, lotou o ginásio, aplaudiu e comemorou muito com a entrada da delegação de Porto Barreiro que pela primeira vez na sua história é anfitriã dos JEPS.

 

Durante a cerimônia também foi aceso o fogo simbólico e feito juramento do atleta onde os alunos participantes dos JEPS de comprometem a fazer uma competição limpa e respeitosa.


A cerimonialista convidada, Talita Vieira, de 25 anos, que foi criada no município e já participou dos JEPS como atleta de Porto Barreiro, falou da emoção que sentiu durante o evento de abertura. “Há dez anos eu estava nessa quadra, brincando, jogando futsal. Sei da importância deste momento para Porto Barreiro e pra cada aluno que participa dos JEPS. É um momento histórico e de visibilidade esportiva para essa cidade”.

 

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Porto Barreiro.

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada

Na tarde da última quinta dia 13, aconteceu no auditório da prefeitura de Porto Barreiro a II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo tema foi; Comida de Verdade o que temos e o que queremos.

 

Na oportunidade estiveram presentes várias autoridades como a Prefeita Marinez Crotti, Secretários municipais, Técnicos da EMATER local e Regional, além do Chefe da SEAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) de Laranjeiras do Sul, Valter Rodacki.

 

A Segurança Alimentar e Nutricional, enquanto estratégia ou conjunto de ações, deve ser intersetorial e participativa, e consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

 

A Prefeita Marinez Crotti agradeceu todos pela presença enfatizando a parceria com as secretarias de governo, EMATER e SEAB. “Através das parcerias certamente incentivamos nossos agricultores para prosperar junto as suas propriedades dando suporte para a garantia de maior produtividade e consequentemente melhorando gradativamente a renda das famílias”, completou a Prefeita.

 

Ainda durante a conferência foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Regional em Laranjeiras do Sul no dia 10 de julho. O Evento foi organizado pela Secretaria de Educação, Agricultura e EMATER de Porto Barreiro.

 

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Reunião reúne inscritos para as eleições unificadas

Na manhã desta quarta dia 12, estiveram reunidos junto ao Projeto PIÁ, os Candidatos ás eleições unificadas para Conselheiros Tutelares gestão 2020-2023, no Município de Porto Barreiro.

 

Na oportunidade a comissão eleitoral esteve explanando vários assuntos e tirando dúvidas dos candidatos. A Prefeita Marinez Crotti esteve acompanhada do Secretário de Administração José Crotti e desejou sucesso aos candidatos destacando a importância do trabalho do conselho tutelar no Município. “A campanha para garantir esse espaço é basicamente a mesma coisa que uma campanha para prefeito, e o Conselho Tutelar tem um papel importante na sociedade, por isso quero desejar uma boa campanha e um bom trabalho para os próximos conselheiros tutelares”, completou a prefeita.

 

Estiveram presentes também os membros da Comissão Eleitoral, presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Dentre os principais assuntos, destaca-se o debate e repasse de informações quanto ao edital 001/2019, sobre o processo de inscrição, exigências legais, como deverá ser feita a campanha e propaganda eleitoral e demais disposições expressas no edital.

 

As eleições unificadas vão acontecer no dia 06 de outubro na Escola Municipal Irmã Inês Vailatti, das 8 ás 17 horas.

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - SEBRAE vai lançar em julho o Escritório de Compras Territorial da Cantu

Na manhã desta quinta dia 13, a Prefeita de Porto Barreiro, Marinez Crotti juntamente com a Atendente da Sala do Empreendedor no Município, Leodete Cardoso, receberam a visita de Angélica Fabiana Fonseca Weirich, gestora estratégica do Sebrae na região juntamente com o consultor credenciado do Sebrae, Valtemar Sartorelli.

 

O Assunto em pauta foi de extrema importância não somente para Porto Barreiro como para Cantuquiriguaçu, sendo que município foi convidado através deles, para ser parceiro no Escritório de Compras Territorial da Cantu, que tem como objetivo manter as compras públicas dentro do próprio território, neste caso, correspondendo a Cantuquiriguaçu.

 

De acordo com dados levantados pelo próprio SEBRAE junto ao tribunal de contas, a Cantuquiriguaçu compra aproximadamente 300 milhões de reais, sendo que 51% desse valor não circula em nossa região.

 

A proposta deste programa é incentivar as prefeituras para que comprem dos empresários do próprio território, fazendo com que a economia possa circular ainda mais a nível de região. “Temos um grande número de micro e pequenas empresas em nossa região que podem sem nenhuma dificuldade atender as demandas de compras nos mais variados segmentos nos quais as prefeituras necessitam e, portanto, garantimos o giro maior da economia regional”, completou Angélica.

 

O Lançamento oficial será no dia 23 de julho em Laranjeiras do Sul.

 

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Famílias beneficiárias participam da pesagem do Programa Bolsa Família

Nesta quarta dia 12 foi realizado através das agentes comunitárias de saúde de Porto Barreiro, a pesagem para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O Município realiza esse trabalho em Parceria com a Secretaria de Assistência Social, Saúde e Educação.

 

Periodicamente, o MDS gera uma base de dados com o público para acompanhamento das condicionalidades, ou seja, uma tabela com informações das crianças e dos adolescentes de 6 a 17 anos que deverão ter a frequência escolar verificada, informações das crianças de 0 a 6 anos que deverão ter o calendário vacinal, o peso e a altura acompanhados, além de dados das mulheres em idade fértil para identificação das gestantes e acompanhamento do pré-natal.

 

A partir das informações das famílias que constam no Cadastro Único e do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec), o Sistema de Condicionalidades (Sicon) do MDS gera o público com perfil para acompanhamento das condicionalidades. Em seguida, o MDS envia para o Ministério de Educação (MEC) e para o Ministério da Saúde (MS) as listas com o público a ser acompanhado nas respectivas áreas. O envio ocorre por meio de sistemas específicos — Sistema Presença e Sistema de Gestão do PBF na Saúde, respectivamente —, e o MEC e o MS disponibilizam as informações aos municípios. Com base nas listas com a relação das famílias em seu território, os municípios realizam o acompanhamento, coletam os resultados da frequência escolar e do atendimento em saúde e os registram nos respectivos sistemas da saúde e da educação.

 

Anualmente, o MDS, o MEC e o MS definem um calendário operacional que apresenta os períodos de coleta e de registro das informações do acompanhamento das condicionalidades nos sistemas da saúde e da educação. O calendário anual com as principais atividades do acompanhamento de condicionalidades é publicado em Instrução Operacional do MDS.

 

Na área da educação, o acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários de 6 a 17 anos ocorre cinco vezes ao ano, bimestralmente, excluindo-se os meses de dezembro e janeiro, destinados às férias escolares.

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Secretaria de Viação e Obras realiza reparos em pontes e boeiros

A equipe da Secretaria de Viação e Obras de Porto Barreiro, sobre a competência do secretário Claudir Crotti, segue trabalhando no reparo de pontes e boeiros.

 

Com os estragos das últimas chuvas, Vários pontos foram atingidos onde impossibilitava a passagem de veículos. De imediato, a equipe realizou levantamento e deu início aos trabalhos de recuperação nos boeiros e pontes que foram parcialmente danificados. Com isso o Secretário da pasta destaca que o trabalho em parceria com os munícipes precisa continuar.

 

"A população tem feito o papel de fiscalizar e nos repassar a situação de acordo com a sua região e isso tem facilitado para nossa equipe, que ganha tempo e logo inicia as atividades devolvendo o acesso com segurança e da melhor qualidade para os usuários" completa o secretário.

 

Nesta terça feira a Ponte do Rio Novo, mais conhecida como "Ponte do Mendes", recebeu os cuidados e está oferecendo condições de tráfego. Além das pontes e boeiros, as estradas continuam a receber os cuidados, possibilitando o acesso para escoamento de produção de grãos em suas épocas específicas e o acesso para o transporte escolar.

 

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Município realiza II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e equipe do CRAS, foi realizado na tarde desta quinta dia 06, no auditório da prefeitura em Porto Barreiro a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema; “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.

 

Na abertura do Evento a Secretária de Assistência Social, Vanete Maria da Rosa, deu boas vindas a todos destacando o trabalho do Governo Municipal em apoio a pessoa idosa no Município. “Sabemos que a preocupação da nossa prefeita é trabalhar em benefício da família em sua totalidade, e nossa parceria será sempre pelo bem comum”, concluiu Vanete.

 

A prefeita Marinez Crotti cumprimentou a mesa e disse que as ações em defesa da pessoa idosa sempre foram cuidadas com muita responsabilidade, oportunizando de maneira efetiva a participação do grupo junto as atividades do Governo Municipal. Lembrou ainda a parceria com a secretaria de Saúde e Secretária de Esporte que realizam um trabalho brilhante com a melhor idade em Porto Barreiro. “Através das parcerias somamos forças para trabalhar junto aos programas, citando o exemplo da caminhada orientada que acontece toda quarta feira a partir das 17 horas na sede do Município”, lembrou.

 

O Vereador Valdir José dos Santos Lima (Dico) e a Vereadora Marlene Maurina participaram da conferência destacando que o Poder Legislativo está sempre à disposição para apoiar o Governo Municipal nas ações que beneficiam os Munícipes num todo. “Buscamos participar cada vez mais dos eventos e acompanhar as ações que estão sendo feitas, pois certamente podemos aleger novas propostas de apoio aos nossos munícipes. Nossa participação na Conferência foi um dos muitos exemplos em que buscamos realizar um trabalho em harmonia com o Governo Municipal”, disseram.

 

Leocadia Levandoski levantou a preocupação em manter o respeito e a dignidade para as pessoas idosas, destacando a importância das conferências que é o momento onde são levantadas propostas que vem de encontro ao plano de atenção a pessoa idosa. “No modo geral a preocupação é se a pessoa idosa do nosso município está sendo bem assistida com programas de saúde, esporte e lazer, sobretudo vivendo com dignidade”, enfatizou.

 

 

 

Por Assessoria

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Presidente da ASSISCOP fala em aperfeiçoar o atendimento com a confirmação de R$ 280 mil anuais

A ASSISCOP (Associação Intermunicipal de Saúde do Centro Oeste do Paraná) vai receber cerca de R$ 280 mil do Governo do Estado anualmente, através de termo aditivo assinado na última segunda-feira (3). O governo anunciou R$ 20 milhões para atender a 19 consórcios intermunicipais de saúde de todo o estado.

 

A prefeita Marinez Crotti, presidente da ASSISCOP, esteve com o deputado Artagão Júnior, nesta terça dia 04, e falou da importância dos recursos.

 

“Os recursos vêm para aperfeiçoar ainda mais o trabalho que é realizado nos seis municípios através do consórcio. Vamos utilizá-los para o pagamento de profissionais e também para o programa de gestantes de alto risco. Prioritariamente, as linhas de atuação são materno infantil, tratamento de hipertensão, diabetes e saúde mental”, explicou.

 

Os municípios pertencentes à ASSISCOP são Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Marquinho, Virmond e Porto Barreiro, correspondente a cerca de 70 mil.

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - ASSISCOP Recebe repasse de recursos para a Saúde no valor de 200 mil reais

Porto Barreiro está entre os 335 Municípios contemplados com o Pacote de Investimento assinado na tarde desta segunda-feira (03) para os consórcios de saúde do Estado através da ASSISCOP (Associação Intermunicipal de Saúde do Centro Oeste do Paraná).

 

Nesta oportunidade o Governador Afirmou que a meta para 2020 é ampliar a parceria garantindo um repasse ainda maior para os municípios e início de programas voltados ao primeiro atendimento e à população idosa, pois de acordo com ele, Os consórcios são oportunidades para levar o atendimento especializado mais próximo das pessoas. “Esse é um compromisso que nós temos com o Paraná e nesse ato fortalecemos esse relacionamento, porque a Saúde precisa atender todos aqueles que precisam”, disse o Governador.

 

O Secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, falou que o governo vai reforçar ações na pediatria de referência, iniciando um trabalho de diálogo e reestruturação das unidades básicas para atendimento à população idosa. “Estamos cumprindo o plano de gestão ao ampliar o atendimento mais perto das pessoas e, com isso, diminuindo o trânsito nas estradas destacando que a política de apoio aos consórcios permanece e vai crescer com um aumento substancial nos repasses”, acrescentou. A Secretaria da Saúde do Paraná também vai reforçar dentro do programa de apoio aos consórcios as linhas de cuidados prioritárias, como materno infantil, hipertensão, diabetes e saúde mental.

 

A Prefeita Marinez Crotti participou do evento acompanhado da Secretária de Saúde do Município Ednilce Rodacki e da equipe administrativa da ASSISCOP.

 

 

 

 

 

Porto Barreiro - Congresso Técnico define cronograma dos jogos escolares do Estado fase regional

O evento realizado no auditório da prefeitura, contou com a presença de diretores dos dez municípios que irão participar das competições bem como de autoridades locais. Em uso da palavra o Chefe do Núcleo regional de Educação de Laranjeiras do Sul, Lídio dos Santos, agradeceu a presença de todos parabenizando a iniciativa da Secretaria de esporte do Município pelo encorajamento em aceitar esse desafio. “O Município de modo geral está de parabéns pelo trabalho realizado não somente no esporte, mas em todas as áreas e, com certeza esse será mais um grandioso evento onde todos os participantes se sentirão bem acolhidos”, enfatizou Lídio.

 

O Secretário de Esportes do Município, Rafael Valan (repoio), agradeceu todo o apoio por parte do Governo Municipal em sediar um evento com tamanha grandeza, pois, serão mais de mil e trezentos atletas participando das competições no Município. “É uma honra para nós receber esse evento, pois muitos de nossos alunos ainda não tiveram a oportunidade de assistir ou até mesmo de participar de uma competição importante como essa. Não temos dúvida que somado ao apoio de todos vamos realizar mais um evento de grande sucesso”, completou o secretário.

 

O Professor Anderson Perin, Coordenador dos jogos escolares na região, aproveitou para agradecer a presença de todos os representantes dos municípios no congresso, enaltecendo o trabalho em equipe para o bom andamento dos jogos. “Temos muito que agradecer a disponibilidade do Município em especial a Prefeita Marinez e a equipe do esporte que não mediram esforços em aceitar esse desafio de sediar as competições”, concluiu.