Porto Barreiro - Prefeita Marinez faz entrega oficial de parque infantil em Porto Santana

Os alunos da Escola Padre Antônio Galo de Porto Santana receberam na última quarta-feira a equipe do Governo Municipal onde foi realizado a entrega oficial do Parque Infantil.

 

Para a prefeita, o momento de lazer faz parte do desenvolvimento da criança, sobretudo no rendimento das atividades escolares. “É um momento importante para essas crianças e nós enquanto administração buscamos observar as necessidades em cada estabelecimento de ensino, proporcionando essa qualidade aos alunos e professores”, concluiu.

 

A Secretária de Educação Adriana Poleze Dalastra esteve acompanhando a entrega e enfatizou que escola vai se organizar junto de suas turmas para fazer o uso adequado do parque. “Para que não haja tumulto no momento da recreação, cada professor vai organizar seus grupos de alunos para melhor aproveitamento do parque. Isso é forma organizada de trabalhar”, pontua.

 

A conquista no valor de R$15.000,00 (quinze mil reais) através da Companhia ENGIE Brasil Energia.

 

 

 

 

Porto Barreiro - Encontro com grupo de idosos é retomado

Na tarde desta quinta dia 20, foi retomado os encontros com o Grupo de Idosos Esperança, de Porto Barreiro. A participação foi expressiva por parte dos integrantes do grupo, que aproveitaram uma tarde descontraída com jogos de bingo, dança e um delicioso lanche.

 

Os encontros serão realizados sempre na última quinta-feira de cada mês, e conta com o apoio do Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social.

 

A secretária de Assistência, Vanete Maria da Rosa deu início as atividades destacando a participação de todos, incentivando que cada um possa convidar mais participantes, lembrando que muitos ainda não conhecem a dinâmica do trabalho que é realizado no grupo. “O objetivo é fazer com esse grupo se fortaleça, e continue representando o município em eventos regionais, sobretudo participando efetivamente das ações voltada á essa faixa etária, ou seja, a melhor idade. Continuamos convidando mais pessoas na certeza que logo nosso número de participantes supere as expectativas”, comentou.

 

Em todos os encontros a equipe acompanha as atividades onde, algumas atividades acontecem em parceria com as demais secretarias.

 

 

 

Porto Barreiro - Governo Municipal Realiza entrega oficial de Ambulância para Porto Santana

A Prefeita Marinez Crotti e o Vice-prefeito Ildo Lunelli estiveram na tarde desta quarta dia 19, no Distrito de Porto Santana onde realizaram a entrega oficial da nova Ambulância para a comunidade.

 

A equipe de governo foi recebida pelos moradores e profissionais da saúde daquele setor, onde contou com a presença da secretária Ednilce Rodacki (Saúde), Adriana Polezze Dalastra (Educação), Rafael Valan (Esportes), Vanete Maria da Rosa (Assistência Social), Solange Vargas (Assuntos Comunitários), Agnaldo Cassol (Agricultura) além dos vereadores Valdir do Santos Lima (Dico), Jorge Pereira Matoso e Marlene Maurina.

 

Em sua fala a secretária Ednilce lembrou que o início de sua trajetória na saúde foi marcada pelo incentivo e apoio da equipe daquele Distrito, onde iniciou seus trabalhos como Técnica em Enfermagem. “Muito eu aprendi aqui nessa comunidade e hoje está sendo uma honra para mim, estar à frente desta pasta entregando este veículo para os moradores daqui. Só tenho a agradecer a confiança de todos e a prefeita que não mede esforços para lutar em benefício de uma saúde cada vez melhor em nosso município”, completou.

 

Por outro lado, a prefeita Marinez Crotti lembrou que no início de sua gestão em 2013, com o então Vice-prefeito Gean dos Santos, essa unidade de saúde estava fechada, pois não oferecia condições plenas de atendimento, abandono total. “Em muitos momentos carregamos paciente em veículos de vizinhos para levar até a sede fazer os primeiros atendimentos. Hoje junto ao Vice-prefeito Ildo Lunelli continuamos o trabalho e podemos contar com uma estrutura organizada, equipe de trabalho capacitada e veículo de qualidade para o transporte de pacientes. Acreditamos que uma gestão séria se faz assim, pensando no bem de todos”, visualizou.

 

A nova ambulância é uma conquista através do Ministério da Saúde.

 

 

 

Porto Barreiro - Ednilce Rodacki participa da Reunião de Conselho de Secretarias municipais de Saúde

Nesta segunda dia 17, a Secretária de Saúde de Porto Barreiro, Ednilce Rodacki, esteve participando da Reunião do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde e SESA (Secretaria Estadual de Saúde). O Evento realizado em Curitiba, tratou de diversos assuntos pertinentes a Saúde dos municípios da região, que integram a 5ª regional de saúde entre eles a dengue, Sarampo e assuntos relacionados a gestão de saúde.

 

O Programa envelhecimento saudável/Saúde do idoso, saúde da mulher e programas de atendimento a gestantes, também foi a pauta da reunião.

 

Em Porto Barreiro a Secretaria de Saúde trabalha com todos esses programas, sempre buscando a prevenção a saúde dos munícipes. A Secretária Ednilce acredita que a melhor maneira de cuidar da saúde é através da prevenção. “É uma preocupação muito grande por parte desta secretaria, onde tem o apoio do governo municipal em todas as ações que realizamos em prevenção a saúde da mulher, saúde do homem, acompanhamento com as gestantes através de encontros entre outros atendimentos. Todas essas ações realizamos desde o início desta gestão”, completa.

 

 

 

Porto Barreiro - Assistência Social e CRAS retomam atividades em apoio aos Clubes de Mães

O Governo Municipal de Porto Barreiro através da Secretaria de Assistência Social, CRAS e a parceria da Secretaria de Assuntos Comunitários, retomaram na tarde desta segunda dia 17, as atividades em apoio aos grupos de mulheres no interior do município, onde o primeiro encontro foi realizado na comunidade Sertãozinho. Secretária de Assuntos Comunitários Solange Vargas vai acompanhar todas as atividades, destacando a importância desse apoio e parceria com os grupos. “OS clubes de mães pertencem as comunidades, porém, o governo municipal entende que esse apoio de toda equipe é fundamental para o desenvolvimento das comunidades”, completou.

 

A equipe do CRAS prepara dinâmicas para os encontros com objetivo de despertar cada vez mais o interesse por parte das mulheres participantes.

 

O cronograma de encontros é organizado pela secretaria de assistência social junto as comunidades, sendo que nesta quarta-feira (19) a equipe estará no distrito de Porto Santana.

 

A prefeita Marinez Crotti Confirmou presença e enfatiza que esse também o momento onde são repassadas informações sobre o andamento dos trabalhos por parte da administração.

 

 

 

Porto Barreiro - Secretaria de Viação e Obras continua acelerando os trabalhos na recuperação de estradas

A Secretaria de Viação e Obras continua acelerando os trabalhos na recuperação de estradas. Nesta segunda dia 17, uma equipe está realizando patrolamento e cascalhamento em vários trechos na região do Sertãozinho.
 
 
O Secretário de Agricultura Agnaldo Cassol está acompanhando a equipe a pedido do Secretário Claudir.
 
 
Esse trecho é um dos muitos caminhos que passa o transporte escolar, e sobremaneira atendemos também a demanda do escoamento da produção de grãos, que hora está intensa nessa região.
 
 
Nosso trabalho segue firma rumo ao progresso. (Com Assessoria). 
Hashtag:
Porto Barreiro - Prefeita Marinez Crotti participa de audiência sobre a extinção de municípios

Na manhã desta quarta dia 12, a Prefeita Marinez Crotti esteve em Curitiba onde participou de uma audiência pública sobre a extinção dos municípios paranaenses com menos de 5 mil habitantes, proposta lançada em novembro de 2019.

 

Essa proposta tem preocupado os prefeitos pelo fator econômico, considerando que a arrecadação do município que foi instinto, não será injetada 100% aos cofres do município no qual estará se unindo.

 

No caso de Porto Barreiro podemos classificar que nos dias atuais, a população tem uma qualidade de vida digna, com acesso a saúde, educação, agências bancárias, lojas, mercados, estradas em perfeitas condições de trafegabilidade entre outros recursos. Supondo que este venha a migrar para o município de Laranjeiras do Sul, a situação ficará difícil para ambos, entendendo que aumenta a demanda de gastos, onde o centro administrativo terá um aumento de gastos, impossibilitando um atendimento de qualidade.

 

A prefeita Marinez destaca que a luta será incessante pela continuação e prosperidade do município de Porto Barreiro. “Devemos considerar a qualidade de vida de nossos munícipes e nos unir para que possamos defender juntos nossos objetivos, que é pela existência de Porto Barreiro como um dos municípios do paraná”, pontuou.

 

 

 

Porto Barreiro - Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Entre as ações do Governo Municipal de Porto Barreiro, a Secretaria de Saúde deu início nesta segunda dia 10, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo que segue até o dia 13 de março onde, neste sábado (15) acontecerá o dia “D” da campanha.

 

As unidades de saúde da sede e do distrito de Porto Santana estarão com atendimento das 8h00min ás 17h00min. importante lembrar que a faixa etária é de 05 a 59 anos de acordo com o histórico vacinal, sendo que de 20 a 29 anos é obrigatório. Todas as vacinas são realizadas mediante avaliação do histórico vacinal e, cada paciente deve trazer a carteirinha/caderneta e o cartão sus.

 

A Secretária de Saúde do Município destaca que o trabalho da equipe será intensificado em todos os aspectos. “É importante que cada munícipe leve a sério os cuidados com a saúde, mantendo as vacinas em dia como uma forma de se prevenir. Entendemos que todas as medidas devem ser tomadas e a prevenção é a melhor maneira de garantir uma vida saudável”, completa.