Três Barras - Imposto Territorial Rural (ITR) passa a ser totalmente do município

O Imposto Territorial Rural (ITR) declarado pelos donos de propriedades rurais de Três Barras do Paraná passará a ser 100% do município. No início, todos os pagamentos eram do Governo do Estado. Após algumas reivindicações da Confederação Nacional dos Municípios, o Governo abriu mão de 50% e, agora, do total arrecadado para municípios que fizeram regularização.

 

Este imposto é pago anualmente, pode ser parcelado e possui multa de 1% em caso de atraso. Agora, as avaliações são feitas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e não mais pelo município. Portanto, é importante que o cidadão declare a real condição da propriedade. Caso contrário, poderá cair na fiscalização da Receita Federal.

 

Além disso, se as ocorrências negativas forem persistentes, a cidade corre o risco de perder o benefício, que será interpretado como usado de má fé pela gestão. Todos os proprietários que já possuem CAEPF, CPF, ITR, CADPRO, CAR e CCIR terão os documentos unificados e a Receita possuirá todas as informações. (Com Click3)

 

 

 

Três Barras - Problemas Operacionais continuam afetando abastecimento de água

A Sanepar informa que problemas operacionais na unidade de captação da empresa continuam afetando o abastecimento,nesta segunda dia 02, em Três Barras do Paraná.

 

Ainda não há previsão para a normalização do abastecimento na cidade. A empresa está reforçando o abastecimento com caminhões-pipa.

 

A Sanepar pede que a população utilize água de maneira racional, evitando desperdícios.

 

Lembramos que clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento. A Sanepar lembra que, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

 

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

 

No aplicativo Sanepar Mobile os clientes também podem consultar falta d'água. É só baixar o aplicativo e cadastrar a matrícula do imóvel.

 

 

 

Três Barras - Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove grupo de estudos sobre transtorno de espectro autista

Diante da ocorrência significativa do aumento de alunos com diagnóstico de transtorno do espectro autista - TEA, matriculados na rede municipal de ensino, a equipe multiprofissional da secretaria municipal de educação e cultura vem realizando um grupo de estudos para professores, estagiários e pais de crianças com TEA, com objetivo principal de proporcionar um aprendizado embasado em conhecimentos científicos e experiências vividas da práticas cotidiana.

 

Hoje não falamos mais simplesmente em autismo, mas num espectro, porque envolve situações de apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai das mais leves às mais graves. O DSM-5 (manual de diagnóstico e estatístico e transtornos mentais) define o TEA como uma desordem no neurodesenvolvimento que se caracteriza por déficits constantes na comunicação social e na interação social, acompanhados por comportamentos interesses u atividades repetitivas e restritas dos indivíduos.

 

Dessa forma, entendemos que todas as pessoas que se encontram dentro do espectro do autismo, independente do nível em que se apresentam, necessitam de intervenção educacional e terapêutica. A intervenção educacional se faz necessária através das adaptações curriculares para que se efetive a potencializarão no desenvolvimento dos alunos.

 

É comum que as famílias e os profissionais educadores passem por algumas dificuldades por não saberem como agir frente às necessidades dessas crianças. Nesse contexto, faz-se necessário que o professor e a própria escola busquem novos conhecimentos, ampliando seu repertório de práticas educativas capazes de atender esses educandos. (Com Click3)

 

 

 

Três Barras - Município realiza ações para 'Agosto Dourado'Três Barras - Município realiza ações para 'Agosto Dourado'

Três Barras do Paraná adere as promoções para o aleitamento materno durante o “Agosto Dourado”.

 

O lema deste ano é empoderar os pais para essa prática, que é tão preciosa na vida dos bebês. Os profissionais da saúde do município têm um papel crucial na orientação para que as mães não desistam de amamentar.

 

O município oferece um grupo de conversas e trocas de experiências para as mães. Os encontros são mensais, toda primeira sexta-feira do mês, na sala do SENAC às 14h. Todas são bem-vindas. (Com Click3)