Guaraniaçu - Atenção! Prazo para protocolar e confirmar participação no Processo Seletivo Simplificado de Estágio encerra-se no próximo dia 25

Até o momento, mais de 110 pessoas visitaram o site da Prefeitura Municipal de Guaraniaçu e preencheram a Ficha de Inscrição para o Processo Seletivo Simplificado de Estágio Nº 001/2019 mas, somente 21 confirmaram a Inscrição, protocolando a documentação necessária.

 

O que nos chama a atenção, é que as pessoas NÃO estão lendo o Edital que explica todo o procedimento e alguns, estão confundindo o Processo Seletivo Simplificado de Estágio com o Concurso Público Geral e o Concurso para Emprego Público, que também estão em VIGÊNCIA e com as inscrições em aberto, disse a Secretária de Educação, Professora Ana Rosa Gregório.

 

Os interessados devem apresentar a seguinte documentação (Original e Cópia) junto ao Setor de Protocolo da Prefeitura Municipal:

 

- Comprovante de inscrição
- Declaração de Matrícula
- Histórico Escolar (se houver)

 

O Processo Seletivo Simplificado de Estágio tem por objetivo, selecionar estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino pública ou privada, nas modalidades Presencial ou EaD – Educação a Distância, em cursos em Nível de Pós Graduação, Ensino Superior, Ensino Pós-Médio, Ensino Médio, Ensino Técnico e/ou Profissionalizante de Nível Médio, para a realização de Estágio Curricular Não Obrigatório nos diversos setores da administração direta e indireta do Município de Guaraniaçu, mediante as condições estabelecidas no Edital que está disponível, juntamente com a Ficha de Inscrição, no site do Município no seguinte endereço eletrônico: www.guaraniacu.pr.gov.br.

 

O estagiário contratado para o estágio não obrigatório recebe bolsa-auxílio e auxílio transporte, conforme valores estabelecidos no Anexo I do Edital n.º 003/2019.
A carga horária do estágio poderá variar de 20 (vinte) horas/semana ou 04 horas/dia à 30 (trinta) horas/semana ou 06 horas/dia, a critério da Administração.

 

As inscrições podem ser realizadas, unicamente, por meio da Internet, até o dia 22/01/2019.

 

 

 

Guaraniaçu - Prefeito Osmário recebe visita do Delegado da Polícia Civil

O delegado titular da Delegacia da Polícia Civil de Guaraniaçu, Dr. Bruno Falci Amaral, esteve visitando o Gabinete do Prefeito Osmário Portela, no decorrer desta semana.

 

Durante o encontro, o Delegado reportou ao prefeito o trabalho realizado no Município apontando os desfechos dos casos que estão sob investigação e os que já foram elucidados.

 

O Prefeito reconhecendo o excelente trabalho realizado por todos os profissionais do setor, reafirmou o compromisso do Governo Municipal em manter a parceria existente entre as duas instiuições.

 

 

 

 

Guaraniaçu - Educação assegura aquisição de materiais de expediente, limpeza e higiene, para Ano Letivo 2019

O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, acaba de investir mais de R$ 60 mil reais na aquisição de material de limpeza e higiene, material de expediente, material de livraria e papelaria, para distribuir a todas as unidades da Rede Municipal de Ensino com os CMEI’s e Escolas, para o início das atividades em 2019.

 

A Secretária de Educação, Professora Ana Rosa Gregório, disse que os materiais já estão na secretaria para distribuição e consequentemente, à disposição para uso nas Escolas e CMEI’s.

 

As aulas na Rede Municipal de Ensino iniciam, conforme o Calendário Escolar, nos CMEI’s, no próximo dia 12 de Fevereiro, e nas Escolas, no dia 14 de Fevereiro, estendendo-se até o dia 20 de Dezembro.

 

A Secretária afirmou ainda, que no período de férias, estão sendo realizados alguns serviços de manutenção nas Escolas e CMEI’s que apresentaram necessidade, bem como, o Município já está renovando os contratos de terceirizados para o Transporte Escolar e revisando os veículos da frota própria, que realizam este serviço.

 

Ana Rosa disse que, há poucos dias aconteceu uma importante reunião com os prestadores de serviço terceirizado ao transporte escolar, onde o Prefeito Osmário Portela anunciou o reajuste inflacionário de 3,75% aos contratos.

 

A Secretária considera importante a decisão de reajustar esses contratos, pois garante aos prestadores de serviço, a margem necessária para a manutenção da frota de veículos em dia, garantindo também a segurança dos alunos.

 

 

 

Guaraniaçu - Executivo acena reposição salarial de 3,75%

O Governo Federal acaba de anunciar oficialmente o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), responsável por medir a variação dos preços de produtos e serviços para o consumidor final, ou seja, a inflação acumulada do ano de 2018, índice de referência para o repasse do amento salarial anual.

 

Em reunião realizada na manhã desta terça dia 15, o Governo Municipal apresentou à diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais, proposta de repassar integralmente o IPCA de 3,75% como reposição salarial aos servidores públicos.

 

A presidente do Sindicato, Mirian Ferreira de Almeida Gemelli, afirmou que a entidade, CONVOCARÁ os associados, para apresentar a proposta, em Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada as 17h30min da próxima sexta-feira 18, onde após sua aprovação, seguirá como Projeto de Lei para apreciação e aprovação do Legislativo Municipal para então, ser incorporado à Folha Salarial ainda no mês Janeiro de 2019.

 

Durante o encontro que contou com a presença do Secretário Municipal de Finanças, João Batista de Almeida, o Prefeito Osmário Portela, afirmou que a decisão de repassar integralmente o percentual do IPCA de 3,75% somente foi possível após estudo criterioso do Departamento de Contabilidade, vinculado a Secretária de Finanças, que com prudência e responsabilidade, sugeriu o repasse do IPCA, sem ocorrer o comprometimento do orçamento do Município.

 

Osmário lembrou a situação econômica ruim que vários municípios estão enfrentando, e frisou que Guaraniaçu é exceção nesse cenário, porque o nosso município está com todas as suas Despesas Correntes pagas.

 

Os servidores Municipais tiveram reposição em 2017 de 2% em janeiro e mais 2% em outubro; em 2018 receberam reposição de 3% em janeiro; para 2019 o Gestor municipal propõe aos servidores a reposição integral do IPCA de 3,75%.

 

O Prefeito disse que seu governo vem promovendo ações de austeridade para que em momentos como este, as dificuldades sejam superadas e as decisões tomadas em prol dos Servidores municipais as melhores possíveis.

 

Osmário se comprometeu que repassará os 2% não pagos no exercício de 2017, período em que recebeu o comando do Município com Percentual de 53,20% do Total da Despesa Líquida com Pessoal sobre a Receita Corrente Líquida na Folha de Pagamento. Registrou também, que o Limite Prudencial de Despesa com Pessoal nos Municípios é de 51,30% e o Limite Máximo é de 54,00% estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Na reunião foi citado ainda os benefícios que os Servidores obtiveram nos dois últimos anos como adequação na tabela de salário de 34 categorias, beneficiando 350 Servidores ativos e aposentados; o Vale Alimentação, o Kit Natalino e outras ações em reconhecimento e valorização dos Servidores públicos do Município de Guaraniaçu.

 

 

 

Guaraniaçu - Prefeito recebe representante do Ministério Público

Buscando manter a harmonia entre os “Poderes” quer seja, Executivo, Legislativo e Judiciário, o Prefeito Osmário Portela, recebeu em seu gabinete, o Representante do Ministério Público do Estado do Paraná, Promotor de Justiça, Dr. Leone Nivaldo Gonçalves.

 

Assim como ocorreu ao longo dos dois últimos anos, período em que o Governo Municipal, procurou trabalhar em sintonia total também com os Poderes, Judiciário e Ministério Público, buscando orientação antecipada sobre ações a serem desenvolvidas, e dos mesmos, obteve o respaldo almejado, esperando que esta relação que seja zelada.

 

O Prefeito agradeceu a visita de “cortesia” do Dr. Leone se colocando a disposição, para manter os trabalhos em consonância com o “dispositivo legal”, e, salientou a importância de contar com o apoio tanto do Poder Judiciário, quanto do Ministério Público, considerados tão importantes pelo Chefe Administrativo, parta manter a “ordem” em Guaraniaçu e na Comarca que abrange três Municípios, Guaraniaçu, Campo Bonito e Diamante do Sul.

 

Dr. Leone, conheceu as novas instalações da Prefeitura Municipal e se colocou a disposição do Poder Executivo para as devidas orientações nas decisões que podem fazer a “diferença” na vida das pessoas em especial da comunidade de Guaraniaçu.

 

 

 

Guaraniaçu - Secretaria de Agricultura fará o repasse de 100 Semeadeiras Manual

Ainda muito utilizada para plantios em regiões de difícil acesso onde equipamentos mecanizados não conseguem realizar o trabalho, a Semeadeira Manual (“MATRACA”), ainda tem sua utilidade.

 

O Município de Guaraniaçu possui grande extensão territorial, com seu relevo bastante acidentado e próprio para o cultivo de pastagens com produção de bovinos de corte e leite, porém, existem diversas pequenas propriedades rurais, as quais, seus proprietários procuram a diversificação na produção e assim, melhorar sua renda e qualidade de vida.

 

Devido a estas últimas condições, o Governo Municipal, mantém o Programa “Porteira à Dentro” que através da Secretaria de Agricultura e Urbanismo, direciona atenção as pequenas propriedades em especial aos Agricultores Familiares.

 

Recentemente, foram adquiridas 100 (cem) Semeadoras Manuais, conhecidas como “Matracas”, para repassar a este público. Os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura para receberem o equipamento.

 

O secretário de Agricultura, Leandro Rigo, disse que, o que para uns pode parecer pouco, para quem precisa é o bastante, para lhe proporcionar condições de trabalho, plantio e colheita de várias espécies de produtos.

 

“Estamos atentos e diante das necessidades e solicitações apresentadas pelos pequenos agricultores, com autorização do nosso prefeito Osmário Portela, realizamos a aquisição destes equipamentos para atender a demanda”, afirmou o Secretário, finalizando que o equipamento, será de grande importância para quem precisa.