Guaraniaçu - Congresso Técnico confirma 15 Equipes na 3ª Copa Municipal de Bocha Rural

A Secretaria Municipal de Esportes realizou na noite de ontem, quinta dia 23, o Congresso Técnico para confirmar o número de equipes inscritas na 3ª Copa Rural de Bocha, além de apresentar o regulamento, sorteio das chaves e a distribuição de um novo jogo de bochas para as equipes participantes.

 

Segundo informa o secretário de esportes, professor Renato Dri, a expectativa é de um grande campeonato, assim como foi nas edições realizadas em anos anteriores.

 

Ao total 15 equipes confirmaram presença na competição e em comum acordo foram divididas através de sorteio em três chaves ficando assim distribuídas:

 

CHAVE “A” - Peróba – São Francisco – Mato Queimado – Paredão “B” e Três Águas.

CHAVE “B” – Rio Bandeira – São Judas Tadeu – Paredão “A” – Jardim Planalto e Bela Vista.

CHAVE “C” – Planaltina – São Cristóvão – Vila Nova – Flor da Serra e Bormann.

 

A competição começa nos próximos dias e o Governo Municipal através da Secretaria de Esportes, agradece a participação dos atletas e suas respectivas equipes, lhes desejando sorte na competição.

 

A Secretaria Municipal de Esportes realizou na noite de ontem, quinta-feira 23, o Congresso Técnico para confirmar o número de equipes inscritas na 3ª Copa Rural de Bocha, além de apresentar o regulamento, sorteio das chaves e a distribuição de um novo jogo de bochas para as equipes participantes.

 

Segundo informa o secretário de esportes, professor Renato Dri, a expectativa é de um grande campeonato, assim como foi nas edições realizadas em anos anteriores.

 

Ao total 15 equipes confirmaram presença na competição e em comum acordo foram divididas através de sorteio em três chaves ficando assim distribuídas:

 

CHAVE “A” - Peróba – São Francisco – Mato Queimado – Paredão “B” e Três Águas.

CHAVE “B” – Rio Bandeira – São Judas Tadeu – Paredão “A” – Jardim Planalto e Bela Vista.

CHAVE “C” – Planaltina – São Cristóvão – Vila Nova – Flor da Serra e Bormann.

 

A competição começa nos próximos dias e o Governo Municipal através da Secretaria de Esportes, agradece a participação dos atletas e suas respectivas equipes, lhes desejando sorte na competição.

 

 

 

 

 

Guaraniaçu - Deputado Hussein Bakri faz sua primeira visita a cidade

Em sua primeira visita oficial a Guaraniaçu, como representante dos interesses do Município junto ao Governo do Estado, o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), foi recepcionado pelo prefeito Osmário Portela, seu vice, José Gracioso e convidados.

 

Durante o encontro, o deputado falou da sua satisfação em estar no Município e de representá-lo por intermédio do prefeito junto ao Governo do Estado.

 

Hussein Bakri conheceu uma parte da história do Município e já na sua primeira estadia recebeu inúmeras demandas, as quais, prontamente comprometeu-se a dar atenção especial para que possam ser implantadas.

 

O prefeito Osmário destacou a parceria como sendo de fundamental importância para que o Município prossiga seu desenvolvimento com obras de infra-estrutura.

 

“Optamos pelo deputado Hussein Backi como nosso representante, devido a sua experiência na vida pública, já que o mesmo ao longo de sua carreira política atuou como vereador e como prefeito na cidade de União da Vitória antes dos seus dois mandatos consecutivos de deputado, desempenhando atualmente a função de líder do Governo na Assembléia Legislativa.

 

Acreditamos na parceria com o deputado Hussein Bakri e temos a certeza que o retorno será satisfatório para os interesses do nosso Município e da nossa população, no que tange a execução de obras que proporcionem melhoria na qualidade de vida da nossa gente, disse o prefeito.

 

Os representantes da diretoria da Fundação de Saúde Santo Antônio, liderados pelo provedor da entidade, Frei Valdevan Correia, também participaram da reunião e aproveitando a oportunidade para apresentar seus pleitos ao deputado.

 

Ficou acertado que nos próximos dias, o prefeito estará em Curitiba para na companhia do deputado e seus assessores, percorrer as secretarias e seus gabinetes para iniciar a busca de recursos para a execução dos pleitos apresentados.

 

Ao final do encontro, o deputado foi agraciado pela primeira dama Sra. Ivone Fabrício, com “mimos” produzidos aqui no Município como Gravatas, Cachaça e Licores.

 

 

 

 

 

 

Guaraniaçu - IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso convida as pessoas idosas do Município, para participar da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Guaraniaçu.

 

O tema deste ano trata “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. O evento será realizado no próximo dia 29 de maio, no período das 13h às 17h no Centro de Convivência do Idoso João Badotti.

 

Segundo o prefeito Osmário Portela, é a oportunidade para realizar um balanço do que já foi concretizado em benefício das pessoas idosas e dos desafios ainda postos. Momento de refletir sobre o envelhecimento e o papel a ser exercido pelo Estado, pela família e por cada cidadão na defesa, na promoção e na efetivação das garantias consolidadas da pessoa idosa no Brasil.

 

A Secretária Municipal de Assistência Social, Elizane Habech Lejanoski, lembra que as Conferências de Direitos das Pessoas Idosas são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que garantam as pessoas um envelhecimento digno e ativo, garantindo os cuidados básicos e, principalmente, a qualidade de vida.

 

 

 

 

 

Guaraniaçu - Município será “SEDE” da Fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná

Mais uma vez Guaraniaçu, estará no calendário dos desportistas amadores do Estado do Paraná.

 

Assim como ocorreu em 2017 com a realização da Fase Regional dos Jogos da Juventude e em 2018 com o Bom De Bola, o ano de 2019 será marcado positivamente, com a realização da Fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná – JAPS 2019.

 

Nesta quarta-feira 22, o prefeito Osmário Portela e o Secretário Municipal de Esportes, Renato Dri, receberam a visita do Chefe do Escritório Regional do Esporte do Paraná, com sede Cascavel, Rogério Alves de Oliveira e da Assessora Técnica, Marta Rocha, para as tratativas finais para a realização do evento que será realizado em duas etapas, nas datas de 05 a 07 de Julho e de 12 a 14 de Julho.

 

Este será mais um ano histórico para o esporte guaraniaçuense, estaremos recepcionando aproximadamente 1.243 atletas e dirigentes que representam 21 municípios da região Oeste do Estado, disse o Secretário de Esportes, professor Renato Dri.

 

As modalidades em disputa serão: Futebol nas categorias, Masculino e Feminino; Futsal também nas categorias Masculino e Feminino; Voleibol, Categorias Masculino e Feminino; Handebol, Masculino e Feminino; Bolão, Masculino e feminino e Bocha somente na categoria Masculina.

 

O prefeito disse que será com grande orgulho e satisfação que o Guaraniaçu mais uma vez estará na vitrine do esporte no Paraná, com a realização de mais um grande evento. “Nosso povo aprecia o esporte em qualquer categoria, estamos prontos para oferecer a melhor estrutura possível que após os jogos, fica como legado para a população local”, disse Osmário.

 

 

 

 

 

O Colégio Estadual Desembargador Antônio Franco Ferreira Costa realizou o Plano de abandono de Emergência nesta quarta dia 22.

 

A atividade contou com a presença do Bombeiro Comunitário de Guaraniaçu que foi acionado e se fez presente.

 

Foi realizado o simulado de combate a um princípio de incêndio e também a retirada de uma vitima que estava em uma sala que havia fumaça.

 

 

 

 

 

 

 

Hashtag: |
Guaraniaçu - Bombeiro participa de Curso Nacional de Resgate veicular

Nos dias 21 e 22 de maio, a Holmatro/Resgatécnica promove em Chapecó-SC, o maior evento de resgate veicular do Brasil.

 

O curso é ministrado por vários profissionais do Brasil e exterior.

 

O Agente Wagner Brita, participa desse evento, se especializando em resgate veicular.

 

Mais uma capacitação desse profissional para atendimento em excelência para a população.

 

 

 

 

Guaraniaçu - Programa Bolsa Família Municipal contempla mais 20 famílias

Em sua terceira leva de entrega o Programa Bolsa Família Municipal promoveu a entrega de benefícios para mais 20 famílias nesta quarta-feira 22. O evento realizado nas dependências do Centro de Convivência do Idoso.

 

Com esta terceira entrega, no total 67 famílias já foram contempladas com o benefício. Participaram, do evento, o Prefeito Osmário Poirtela e a Secretária de Assistência Social, Elizane Habech Lejanoski.

 

Os contemplados aprovados em avaliação do serviço de Assistência Social, recebem requisições para retirada de materiais de construção nos estabelecimentos cadastrados e contratados mediante Licitação. A meta do Programa é atender em média 20 famílias por mês.

 

O prefeito Osmário Portela, afirmou que, “enquanto estiver como Prefeito”, manterá as atenções para atender as necessidades de todas as classes sociais e em especial, aos menos favorecidos.

 

Instituído pelo Poder Executivo e aprovado pelo Legislativo Municipal, através da Lei Nº 1121/2018 o Programa Bolsa Família Municipal, desenvolve ações através da Secretaria de Assistência Social, que contempla com recursos próprios do Município, famílias que apresentam “Alta Vulnerabilidade Social”.

 

Os interessados em participar do Programa,devem procurar a Secretaria de Assistência Social.

 

 

Guaraniaçu - Sindicato CONVOCA servidores para Assembleia Geral Ordinária

Todos os Servidores Públicos ATIVOS e INATIVOS contribuintes do FUPREMGUAÇU – Fundo de Previdência do Município de Guaraniaçu, estão convocados a comparecerem na Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 05 de Junho de 2019, (Quarta-feira), junto ao Auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 17h30min para tratar dos seguintes assuntos:

 

1º Eleição do Conselho Municipal de Previdência;
2º Outros assuntos de interesse dos contribuintes.

 

A primeira chamada ocorrerá às 17h30min com presença de 50%+1 dos contribuintes e a segunda chamada, será às 18h com qualquer número de contribuintes.

 

 

 

 

 

Guaraniaçu - Quatro matérias na pauta de trabalho do Poder Legislativo

A sessão ordinária desta segunda dia 20, do Poder Legislativo de Guaraniaçu conta com quatro matérias na pauta de trabalho, sendo dois projetos de lei de autoria do Executivo e duas indicações assinadas pelos vereadores Vitolor dos Santos Almeida e Daniel Douglas de Souza Magalhães.

 

Entre os projetos um trata de abertura de crédito no orçamento do Município que prevê remanejamento de dotações orçamentárias que totalizam R$ 175 mil para custeio de atividades da Secretaria de Educação. Esta matéria será apreciada em 1º turno enquanto que a outra proposta de lei será apreciada em 2ª discussão e trata de autorização para o Executivo conceder uniformes aos servidores municipais.

 

Das indicações, uma solicita recape asfáltico e a instalação de placas de sinalização refletiva no asfalto do Belarmino, desde o viaduto até a Comunidade de Alto Pinhal, e a transferência dos serviços e da equipe do Programa Porteira a Dentro bem como todos os maquinários que estão sob comando da Secretaria de Agricultura para a Secretario de Obras cabendo a esta responsabilidade pela realização dos trabalhos.

 

As sessões do Poder Legislativo de Guaraniaçu são abertas ao público e os munícipes também podem acompanhá-las ao vivo acessando o site www.cmguaraniacu.pr.gov.br, link ‘sessão ao vivo’, ou pelos canais da Câmara de Guaraniaçu no Youtube e fanpage do Facebook.

 

 

 

 

 

 

Guaraniaçu - População pode solicitar informações a ouvidoria do Legislativo

Desde a segunda quinzena do mês de abril o Poder Legislativo de Guaraniaçu conta com mais um canal de transparência e comunicação a serviço da população. Trata-se da Ouvidoria instituída pela Lei Municipal nº 1209/2019 que tem a finalidade de receber sugestões, críticas, reclamações, denúncias e informações solicitadas pelos cidadãos.

 

O acesso a Ouvidoria pode ocorrer diretamente na sede do Legislativo Municipal ou via telefone durante horário de expediente, por meio de e-mail e preenchimento de formulário eletrônico disponível na página oficial da Câmara de Guaraniaçu. Este último recurso oferece um código de acesso gerado ao término da solicitação em que o usuário poderá acompanhar o andamento de sua solicitação.

 

Além da Ouvidoria, desde que a lei federal nº 12.527/2011 conhecida como Lei de Acesso a Informação entrou em vigor, o Poder Legislativo de Guaraniaçu disponibilizou canais de acesso para que a população obtivesse formas de realizar suas solicitações. Na prática, tanto o Serviço de Acesso a Informação como a Ouvidoria tem a mesma metodologia e prazos de atendimento as solicitações, a diferença é que os pedidos via Acesso a Informação é direcionada ao presidente da Casa enquanto que via Ouvidoria recai sobre o ouvidor que terá a obrigação de prestar todo o atendimento. Conforme a lei nº1209/2019 a Ouvidoria ficará sob responsabilidade do controlador interno da entidade.

 

A instituição de mais este canal vem de encontro com a Lei Federal nº 13.460/2017 que “Dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública”. Esta legislação entre em vigor nos municípios com menos de 100 mil habitantes no próximo mês e também prevê que todos os órgãos públicos devem disponibilizar uma Carta de Serviços ao Usuário mencionando todos os serviços disponíveis ao cidadão. A Carta de Serviços da Câmara de Guaraniaçu já está sendo elaborado e está disponível nas próximas semanas no site oficial da entidade.

 

Serviços: Os atendimentos prestados pela Ouvidoria do Poder Legislativo de Guaraniaçu poderão ser realizados via telefone através do número (45) 3232-1149, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou diretamente no balcão de atendimento da Câmara Municipal localizada na Rua José Blahum Neto, nº 20, centro, das 08h15 as 11h30, 13h00 as 17h00 e das 18h30 as 22h00 na segunda-feira, das 08h15 as 11h30 e das 13h00 as 17h00 de terça a quinta-feira, e das 08h15 as 11h30 na sexta-feira. Também pode ser efetuado via preenchimento de formulário eletrônico disponível no endereço www.cmguaraniacu.pr.gov.br/ouvidoria.