Guaraniaçu - Área de Preservação Permanente sofre com descarte de lixo de maneira INCORRETA

Os agentes de saúde e de combate a endemias estiveram nesta manhã de sexta dia 21, realizando intenso trabalho de recolhimento de lixo e objetos que possivelmente poderiam acumular água das chuvas, na Rua Guido Lorençato, onde se situa uma área de mata e de preservação permanente e que vem sofrendo com o descaso da população que procura o local para descartar de maneira incorreta o lixo.

 

A Diretora de vigilância ambiental, Adriana Pinheiro Arguelo, acompanha o trabalho e lembra a população que a obrigação do armazenamento e descarte correto do lixo, é da própria população e que a obrigação dos agentes é fiscalizar e orientar os procedimentos a serem seguidos porém, na grande maioria, os agentes precisam também realizar o serviço de recolhimento.

 

Adriana solicita a colaboração e o apoio da população, para separar o lixo orgânico do reciclável, bem como o descarte em local em que o Município possa estar recolhendo este material.

 

A Diretora de Vigilância Ambiental, lembra que nos próximos dias, será realizado um grande mutirão para a coleta de entulhos e materiais que possam armazenar água e contribuir para a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue entre outras doenças.

 

“Estamos identificando inúmeros focos e um alto índice de larvas e mosquitos, o que preocupa o setor de Saúde do Município e precisamos do apoio da população para realizar o melhor trabalho possível”, disse a Diretora, lembrando que será laborado e informado a população dos bairros, centro e interior, o cronograma de recolhimento nos mutirões a ser realizados.

 

 

 

 

Hashtag:
Guaraniaçu - Município adotará Recesso Administrativo no período de Carnaval

O Prefeito Osmário Portela, o mediante DECRETO N.º 4386/2020, Considera Recesso nas Repartições Públicas Municipais no Feriado de Carnaval e estabelece outras providências.

 

Com fundamento no artigo 57, Inciso XXI, da Lei Orgânica Municipal, Considerando o feriado de “Carnaval” no dia 25 de fevereiro de 2020, e a Quarta-feira de Cinzas no dia 26 de fevereiro de 2020;

 

R E S O L V E

 

Art. 1º Considerar Recesso nas Repartições Públicas Municipais no dia 24 de fevereiro de 2020 (segunda-feira) e no dia 26 de fevereiro de 2020 “Quarta-feira de Cinzas” até as 12:00 horas.

 

Art. 2º Em consequência, nos dias em que não houver expediente, deverá ser organizada escala de serviços essenciais na Secretaria Municipal de Saúde e na Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes, no Setor de Limpeza Pública a fim de que não sofram solução de continuidade.

 

Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

 

 

 

Guaraniaçu - Educação distribui “Jalecos” aos Professores, Auxiliares de Serviços Gerais e as Cozinheiras da rede Municipal de Ensino

O Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou na tarde desta quinta dia 20, a entrega dos “Jalecos” para os funcionários que atuam no setor. Os diretores das escolas e Cmei’s representaram suas instituições de ensino e receberão os “uniformes” para repassarem das respectivas escolas as quais pertencem.

 

Conforme explicou a Secretária de Educação, professora Ana Rosa Gregório, estão recebendo o material, os colaboradores de carreira como Auxiliares de Serviços Gerais, Cozinheiras e professores da rede municipal de ensino. Ana lembrou que em razão da rotatividade os contratados pelo sistema PSS não receberão o material, por serem contratações temporárias.

 

O prefeito Osmário Portela, agradeceu a presença dos diretores e falou da importância do uniforme destacando que além dos professores e funcionários, os alunos da rede municipal de ensino também, receberão o KIT UNIFORME neste ano de 2020.

 

Nós tínhamos uma preocupação muito grande em proporcionar igualdade entre as crianças que frequentam nossas escolas e Cmei’s, por isso, em comum acordo com a Secretária Ana Rosa e com os professores, instituímos no início do nosso governo, o uniforme escolar, disse o Prefeito.


Osmário “acrescentou que tal medida, gera um gasto a menos aos pais, além de permitir a identificação dos alunos na escola ou fora dela”.

 

O Prefeito afirmou que investir no ser humano é respeitar os profissionais que formam a administração pública municipal.

 

Os alunos por sua vez, deverão receber o KIT UNIFORME já no início do mês de Março.

 

 

 

 

Guaraniaçu - Vereadores aprovam projeto que instala equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água

Na noite da última segunda dia 17, os vereadores de Guaraniaçu aprovaram em 2º turno um projeto de lei que a obriga a concessionária responsável pelo sistema de abastecimento de água no Município, a instalar equipamentos eliminadores de ar na rede.

 

A proposta de autoria do vereador Valtair França visa acabar com uma cobrança indevida ocasionada em situações de interrupção no fornecimento de água, pois na maioria das vezes a tubulação fica com ar e quando o fornecimento é reestabelecido este ar acaba interferindo no registro existente em cada imóvel, fazendo com que o consumidor pague por algo que de fato não consumiu.

 

A matéria prevê que a despesa com instalações deste equipamento será por conta do consumidor nos locais em que já existe uma ligação com a rede, porém em novas ligações a serem feitas pela concessionária que presta este serviço o equipamento deve ser instalado gratuitamente. O projeto foi encaminhado ao chefe do Executivo para ser sancionada. Após a publicação em Diário Oficial, o Executivo poderá dentro de 90 dias regulamentar o texto para o cumprimento da lei.

 

Na sessão também foi aprovado em 2° turno o projeto que trata da criação de cargo em comissão de Diretor de Processos e Sistemas Tributários, além de uma indicação de autoria do vereador Valtair que solicita a instalação de lixeiras Eco Ponto para recicláveis com cobertura de zinco a serem instaladas em pontos estratégicos dos bairros, centro e comunidades rurais.

 

Também foi aprovada uma indicação que pede a construção de faixas de travessia elevada em pontos de maior fluxo de veículos e pedestres, abrangendo as principais ruas e avenidas do centro e bairros, e um requerimento que solicita o envio de cópias de processos relativos as despesas com publicidades realizadas no ano de 2019. As duas matérias é de autoria do vereador Daniel Magalhães.

 

As sessões do Poder Legislativo de Guaraniaçu são abertas ao público e os munícipes também podem acompanhá-las ao vivo acessando o site www.cmguaraniacu.pr.gov.br, link ‘sessão ao vivo’, ou pelos canais da Câmara de Guaraniaçu no Youtube e fanpage do Facebook.

 

 

 

Guaraniaçu - Mutuários receberão matrícula de seus imóveis regularizando situação

Cumprindo com agenda de compromissos na Capital do Estado, nesta quarta dia 19, o Prefeito Osmário Portela participa de uma importante reunião na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

 

Juntamente com o Coordenador de Documentação do Governo do Paraná, Luiz Corte, o Prefeito tratou com a instituição a regularização das 327 unidades habitacionais construídas em Guaraniaçu a muitos anos.

 

Ocorre que até a data de hoje, as famílias que residem nos imóveis, não possuem a escritura do imóvel. Para acertar esta situação, neste encontro, ficou decidida a realização de uma reunião na Prefeitura Municipal, com a presença de representantes da Cohapar e mutuários, para resolver de uma vez por todas, esta pendência. A data exata da reunião, ainda será confirmada e anunciada aos interessados.

 

Com a documentação regularizada, os proprietários dos imóveis terão inúmeros benefícios disse o Prefeito que segue ainda em Curitiba na companhia do Diretor de Transportes, Carlinhos Cassimiro, para concluir os compromissos agendados. Osmário deverá ainda participar de audiência na Secretaria de Esportes do Estado.

 

 

 

Hashtag: