Guaraniaçu - Ações chamam a atenção da população para a conscientização e os cuidados com o Meio Ambiente

O Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto das Águas do Paraná em parceria com Itaipu Binacional e Universidade Livre do Meio Ambiente, como ferramenta de transformação e sensibilização promovem evento no Município de Guaraniaçu.

 

No próximo dia 18 de outubro, a partir das 14h30min no Centro Cultural, artistas do Espaço Sou Arte e técnicos da UNILIVRE, estarão desenvolvendo as seguintes atividades:

 

* Ação cultural e interativa com os Trabalhadores Coletores de materiais recicláveis no período das 14h30min às 15h30min.

 

* Ação cultural e interativa com os Educadores e Técnicos no período das 15h30min às 17h00min.

 

A Ação cultural e interativa com a Comunidade será realizada através do espetáculo "JULIANA E ROMÃO, UM CASO DE SEPARAÇÃO" com apresentação programada para as 19h30min no Ginásio de Esportes, Onofre Garbacheski.

 

O evento é aberto a toda a comunidade e participação de todos é muito importante, conforme explicou o secretário municipal de Agricultura, Leandro Rigo.

 

“São ações que demostram e conscientizam a população, quanto a importância de adotar medidas corretas para a conservação sustentável do meio ambiente”, disse ele.

 

 

 

Guaraniaçu - Município realiza a Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente realizará no próximo dia 17 de Outubro, a Conferência Municipal da Criança e do Adolescente que terá como tema central, a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências.

 

Segundo informou a secretária municipal de Assistência Social, Elizane Habech Lejanoski, o evento deste ano tem como objetivo, o engajamento da comunidade na criação de propostas que possam favorecer os direitos das crianças e adolescentes, diante da esfera municipal, estadual e federal.

 

A psicóloga e presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Dhulia Motta de Almeida, afirmou que a conferência também tem como objetivo, mobilizar os integrantes do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes e da sociedade, para que construam propostas voltadas para a afirmação dos princípios da proteção integral as crianças e adolescentes, nas politicas públicas fortalecendo então, as estratégias e ações de enfrentamento das violências e considerando também as adversidades existentes.

 

Dhulia disse ainda que dentro da Conferência, serão levantadas propostas que serão enviadas para a Conferência Estadual para que as mesmas, sendo aprovadas, possam também estar contempladas na esfera Nacional se transformando em leis visando à melhoria no atendimento desse público alvo.

 

O evento a ser realizado no Centro Cultural, Dr. Caetano Bernardo Filho é aberto à participação de toda a comunidade, adultos, jovens, crianças e adolescentes, desde que realizem a inscrição, até o dia 15 de outubro no CREAS ou no CRAS.

 

Programação:

 

As 08h30min. Abertura Oficial e na sequência, a apresentação de uma palestra cujo tema será “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, ministrada pela assistente social Karen Greicy Fracaro.

 

As 12h - será servido almoço aos participantes nas dependências do Centro de Convivência do Idoso, João Badotti.

 

No período da tarde, serão analisadas e votadas às propostas apresentadas e na plenária final, também serão escolhidos os delegados (titular e suplente) que representarão o município na Conferência Estadual.

 

 

 

Guaraniaçu - Prefeitura faz a festa neste sábado para as crianças do Guaporé

A programação faz parte das comemorações do dia das crianças com brinquedos infláveis, atividades esportivas, distribuição de bolo, doces e pipoca.

 

Este ano os responsáveis pela organização foram o vice prefeito José Gracioso e a secretária de Ação Social Elizane Habech Lejanoski.

 

"Não há nada mais gratificante que o sorriso de uma criança, por isso desde o primeiro dia de nossa administração elas tem recebido toda a atenção necessária para que possam crescer e se desenvolver da melhor maneira possível, disse o prefeito Osmário Portela.

 

Agradecimentos ao SICOOB que é um parceiro incrível e a todos que ajudaram na festa. Vocês sabem fazer a diferença!

 

 

 

Guaraniaçu - Sindicato realiza reunião para esclarecimentos e apresentação de reivindicações da categoria dos Professores

O encontro foi realizado na noite da última quinta dia 10, na sede da entidade e, reuniu representantes da diretoria e jurídico do Sindicato, professores e representantes do Poder Executivo Municipal, tais como, o prefeito Osmário Portela e os secretários, Ana Rosa Gregório (Educação) e João Bodot de Araújo (Administração) e João Batista de Almeida (Finanças).

 

Segundo informou a secretária de Educação, professora Ana Rosa, a reunião foi realizada para atender a solicitação da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Município, para atender a uma pauta de esclarecimentos, sugestões e reivindicações do segmento dos professores.

 

Conforme adiantou a secretária, em primeiro momento, foi solicitado pela presidente do sindicato, Edir Fátima Queiroz Sandri, para que a mesma (Ana Rosa) fizesse uma explanação sobre três documentos que no momento estão sendo publicados e alterados pela Administração Municipal e que são eles:

 

O Decreto 3890/2018, que trata da classificação dos professores do Quadro Próprio, para a distribuição de aulas do ano letivo de 2019;

 

O Edital 076/2018, referente ao Processo Seletivo Municipal nº 001/2018, que regulamenta a contratação de professores temporários para o próximo ano letivo;

 

E por fim, foi realizada uma explanação sobre o Projeto de Lei que a Secretaria de Educação, solicitou ao Sr. Prefeito Osmário Portela, para alteração na Lei 611/2011, a fim de implantar um “BANCO DE HORAS” para os Professores com o objetivo, de funcionar as escolas por 10 minutos a mais por dia, a fim de ter o calendário escolar com a mesma quantidade de dias de efetivo trabalho com alunos como o praticado, pelas escolas estaduais.

 

Para a compensação desses 10 minutos/dia trabalhados nos 192 dias do calendário dos alunos (acumulado resulta em 8 dias), segundo informou a secretária Ana Rosa, foi proposto “BANCO DE HORAS” cujo tempo creditado, pode ser compensado em outros dias do ano, como no final de dezembro e início de fevereiro.

 

Após os esclarecimentos sobre tais documentos, a pauta seguiu com um debate sobre as condições de trabalho, as orientações pedagógicas da Equipe de Ensino da SEMED e, outros assuntos variados apresentados em uma pauta de reivindicações e sugestões.

 

 

 

Guaraniaçu - Empresária cascavelense é a nova proprietária de facção no município

O Prefeito Osmário Portela, o secretário de indústria e comércio Marcelo Corona e Raquel Gallo estiveram empenhados nos últimos meses no sentido de encontrarem juntos uma solução rápida para tranquilizar a comunidade quanto aos destinos da Gallo Confecções e seus mais de vinte empregados, tendo em vista que por questões particulares a empresária anunciou o encerramento das atividades.

 

Tão logo recebeu a informação do possível encerramento das atividades, o prefeito Osmário Portela determinou ao secretário Marcelo Corona que desse todas as condições para que um novo grupo pudesse assumir a empresa, através da garantia de que o município continuará oferecendo os barracões em comodato, realizando adequações necessárias para ampliar ainda mais a produção e consequentemente o número de trabalhadores com carteira assinada.

 

Hoje, confiantes no futuro, o prefeito Osmário Portela e o secretário de indústria e comércio Marcelo Corona receberam no gabinete a nova proprietária da Gallo Confecções, a empresária cascavelense Luciane Vanzin, que fez questão de agradecer ao prefeito a acolhida e garantiu que graças ao apoio do município além dos atuais empregos, novos postos de trabalho serão criados em breve, fazendo com que a cidade possa se orgulhar ainda mais dessa empresa que graças a dedicação da Raquel que ora segue um novo caminho, tornou-se importante regionalmente.

 

Osmário Portela ao encerrar o encontro, agradeceu Raquel pelos anos de dedicação, enalteceu o trabalho que hoje a secretaria de indústria e comércio está desenvolvendo, desejando sucesso para Luciane Vanzin que chega para somar aos que geram emprego e renda para centenas de trabalhadores.

 

Por Assessoria

 

 

 

Guaraniaçu - Secretário Marcelo Corona comemora sucesso dos cursos e treinamentos realizados

Extraordinário benefício, assim classifica os alunos participantes dos cursos gratuitos oferecido pela prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio por determinação do prefeito Osmário Portela.

 

Recentemente foram oferecidos os cursos de aplicação de revestimento cerâmico e o NR 35 de segurança no trabalho para quem trabalha em altura. Os certificados serão entregues em solenidades que serão realizadas na próxima semana.

 

Ainda na próxima semana, dia 16, daremos inicio ao curso de aplicação de revestimento em porcelanato e no dia 19 de outubro, o Bom Negócio Paraná, este último especialmente para micro e pequenos empreendedores, comerciantes, empresários, alunos, professores, autônomos, além de profissionais liberais.

 

O Prefeito Osmário Portela e o secretário Marcelo Corona definem pessoalmente os cursos a serem oferecidos pelo município de forma gratuita e a preferência são por aqueles que oferecem a possibilidade de trabalho e renda imediatos ao término dos cursos.

 

Agradecimentos especiais à direção da Rádio Cantu pela permissão do uso da torre de transmissão para a realização do curso NR 35.

 

 

 

Guaraniaçu - Véspera de feriado prolongado, PM intensifica policiamento

A Polícia Militar, na véspera do feriado prolongado do Dia das Crianças e Padroeira do Brasil, iniciou um plano estratégico em intensificação nos policiamentos.

 

Devido aumento de confraternizações, há um número mais elevado de visitantes vindos de outras cidades no município.

 

O intuito dos policiamentos é o combater as infrações de transito, furtos, roubos, tráfico de drogas e intensificar as abordagens e buscas de foragidos da justiça.

 

 

 

Hashtag: |
Guaraniaçu - Dia das Crianças terá atividades recreativas e distribuição de doces

A Administração Municipal através da Secretaria de Assistência Social estará organizando uma tarde de recreação e confraternização para celebrar o DIA DA CRIANÇA.

 

O evento será realizado nesta sexta-feira 12, no período das 13 horas até às 18 horas, nas dependências do Ginásio de Esportes, Onofre Garbacheski.

 

Conforme informou a secretária de Assistência Social, Elizane Habech Lejanoski , serão realizadas atividades recreativas bem como, estarão a disposição das crianças, Brinquedos Infláveis, Cama-Elástica, Distribuição de Doces, Pipocas, Refrigerantes, Pirulitos, Pão-de-Queijo e Picolés.

 

O prefeito Osmário Portela, faz um convite especial aos pais e/ou responsáveis para que acompanhem seus filhos até o Ginásio de Esportes, para que os mesmos possam aproveitar a programação preparada com muito carinho para celebrar a data dos “baixinhos”, que serão o futuro do nosso Município.

 

“A exemplo do que foi em 2017, preparamos com muito carinho uma programação especial, para comemorar o dia das nossas crianças”. Contamos com a presença de todos e será uma grande satisfação, encontra-los no evento os vendo, felizes e satisfeitos com o que preparamos, disse o prefeito.