Guaraniaçu - Servidores Municipais receberão KIT NATALINO no próximo dia 21

O Governo Municipal comunica a todos os servidores que assim como em 2017, neste ano de 2018, também estará distribuindo o KIT NATALINO a todos os colaboradores.


O evento será realizado no próximo dia 21 de dezembro, a partir das 17 horas e 30 minutos, nas dependências do Salão Paroquial, da Igreja Matriz.

 

O secretário municipal de Finanças, João Batista de Almeida, disse que os itens que compõem o KIT Natalino 2018, são: Um Frango Congelado com peso entre 2,3kg a 2,5 kg; Uma Costela Bovina Congelada com peso entre 1,4kg a 2,0kg; Uma Lasanha de Frango ou Carne Bovina Congelada com peso de 600 gramas e Um Refrigerante Descartável de 2,5 litros.

 

João Batista lembra que desde já, os servidores deverão procurar o Secretário da pasta onde está lotado (presta serviço) para retirar com o mesmo, os vales dos Kits Natalinos devidamente organizados.

 

Junto com os vales dos Kits Natalinos, acompanha uma relação para entrega ao Servidor mediante assinatura, impreterivelmente até às 15 horas do dia 21 de dezembro de 2018. Sendo que não será permitida a assinatura de terceiros na lista, somente do próprio servidor.

 

Para o Prefeito Osmário Portela, a entrega do Kit Natalino demostra o reconhecimento e a valorização da Administração Municipal, para com o seu servidor, pessoa esta, que é responsável pelo bom andamento dos trabalhos no Município em prol da população.

 

“Mais uma vez, estamos entregando este “mimo” aos nossos colaboradores, pessoas fundamentais para o bom andamento dos serviços ofertados pela máquina pública”, disse o prefeito, lembrando as conquistas já alcançadas pela categoria nos dois últimos anos, como reposição salarial acima da inflação, Vale Alimentação, em cinco parcelas anuais, adequação da Tabela de Vencimentos para 26 em categorias contemplando mais de 300 servidores e a distribuição do Kit Natalino.

 

 

 

Guaraniaçu - Celeiro do Agricultor iniciativa que deu certo

O espaço que hoje abriga o empreendimento Celeiro do Agricultor completou 18 anos em 2018. Um ano marcado por melhorias, aprendizagens e muitas visitas.

 

Há quase vinte anos atrás a agricultura familiar de Guaraniaçu, sentiu a necessidade de se organizar, uma vez que juntos os produtores conseguiriam realizar as vendas de seus produtos diretamente ao consumidor final. Adquirindo forças para lutar pela sobrevivência no meio rural de forma justa, solidaria e com maior qualidade de vida. Desta forma nasceu a AAFAMIG – Associação dos Agricultores Familiares do Município de Guaraniaçu (20/09/2000).

 

Os produtores se organizaram e passaram a comercializar seus produtos através de feiras que aconteciam semanalmente em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal. Os produtos eram mais rústicos, e muitos não atendiam os padrões exigidos pelas legislações pertinentes com relação à comercialização de alimentos.

 

Neste sentido as agroindústrias foram sendo incentivadas, uma vez que o próprio produtor percebeu que vender somente o “excedente” daquilo que era produzido para sua família não seria suficiente, ele tinha mercado para seus produtos e enxergou uma oportunidade de agregar valor a sua produção.


As agroindústrias surgiram da necessidade de atender as legislações especificas, a fim de garantir a qualidade dos produtos oferecidos pelos agricultores ao consumidor final.

 

Em 2005 o Celeiro do Agricultor passou por uma reforma. Aquele espaço que antes se realizavam as feiras passou a ser um comercio permanente. A dinâmica do negocio mudou, onde antes o produtor era também o vendedor, agora ele poderia se dedicar exclusivamente a produção e as vendas seriam realizadas pelas funcionarias. Isso possibilitou uma abertura maior de mercado, e a população de Guaraniaçu foi fundamental nesse processo, pois antes a dona de casa tinha apenas um dia da semana para comprar e agora ela poderia comprar produtos frescos todos os dias.

 

O Celeiro do Agricultor é uma iniciativa que beneficia tanto o agricultor por estar vendendo seu produto diretamente, sem atravessadores, bem como a população em geral que tem a possibilidade de adquirir produtos frescos e de boa qualidade diretamente do campo.

 

Em 2010 foi fundada a COOAFASG – Cooperativa da Agricultura Familiar Solidaria de Guaraniaçu, que passou a administrar o Celeiro do Agricultor, uma vez que o empreendimento havia crescido e a Associação que é sem fins lucrativos já não poderia exercer esta atividade.

 

O prédio que é a sede do Celeiro do Agricultor pertence a Prefeitura Municipal de Guaraniaçu, e é cedido em termo de Comodato a Associação AAFAMIG.

 

A administração municipal ainda ajuda com a água, luz e dois funcionários que auxiliam nos trabalhos (um para a recepção da mercadoria e outra é a Engenheira de Alimentos que além do suporte técnico diretamente realizado aos agricultores, auxilia administrativamente no empreendimento).

 

Esse apoio é fundamental, pois possibilita que a taxa cobrada dos sócios seja justa e condizente com as despesas. Como qualquer empreendimento comercial, temos despesas, são 6 funcionarias registradas na COOAFASG, alem dos impostos, telefone, internet, sistema, contabilidade, aquisição de equipamentos, manutenções, embalagens e outros. A contribuição dos agricultores atualmente aprovada em assembleia é de 20% sobre o valor final de venda. O restante o produtor recebe ate o 5° dia útil do mês seguinte. Ressaltamos que esse valor é recurso aplicado diretamente no comercio local de Guaraniaçu, uma vez que os produtores aproveitam para fazer suas compras nos supermercados locais, casas agropecuárias, lojas de vestuários, farmácias e demais necessidades. Um empreendimento que gera empregos diretos além da renda garantida a tantas famílias de agricultores que comercializam seus produtos neste espaço, oportunidade que não seria possível de outra forma.

 

A COOAFASG conta atualmente com aproximadamente 130 sócios. Para se associar o produtor precisa ter CAD/PRO (Carteira de Produtor) para emissão de notas de produtor rural, DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF), os documentos pessoais CPF e RG, documentos da propriedade rural e se casado documentos do cônjuge. É preenchida uma ficha cadastral referente a esse produtor, inclusive com os produtos que ele pretende comercializar, e apresentado a Diretoria da COOAFASG para avaliação deste novo sócio. Salientamos que esses critérios são necessários, uma vez que precisamos que os produtores diversifiquem sua produção, para melhor obtenção de êxito em suas vendas, pois existem muitos agricultores que procuram a Cooperativa apenas para vender o excedente de uma única produção.

 

Alguns produtos são adquiridos fora do município, seja por falta de produção local, sazonalidade, ou intempéries climáticas, a qual todo produtor rural esta sujeito. Algumas hortaliças, legumes e principalmente as frutas exigem época especifica para a produção, e fora desta determinada época precisamos recorrer a terceiros. Salientamos que a preferência de entrega é sempre do sócio. Esse sistema é importante, pois possibilita uma diversidade de produtos o ano todo, desta forma mantém-se o comercio aberto para os produtores. Aqueles que ao longo dos anos diversificaram a produção e investiram em melhorias tem mercado garantido para seus produtos.

 

Neste ano de 2018, o prédio recebeu uma revitalização onde foi realizada a pintura interna e externa, a troca do banner da fachada e a ampliação das calçadas com paver.

 

Para 2019 temos o projeto para troca da cobertura por zinco, bem como melhorias no sistema de exaustão do ar do prédio, essas reformas são prioridades para melhor atender as necessidades dos agricultores familiares, bem como dos clientes que diariamente visitam o nosso Celeiro do Agricultor.

 

Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Rigo, para 2019 a Secretaria Municipal de Agricultura tem o projeto de incentivo as agroindústrias. Neste primeiro momento esta sendo realizado um levantamento de todas as unidades no município, para verificar as principais necessidades. A ideia é auxiliar o produtor na melhoria e ampliação das infraestruturas existentes, e posteriormente será realizado o incentivo na aquisição de equipamentos, conforme os critérios de avaliação previamente realizados pelos Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

 

Nosso modelo de comercialização e empreendimento é referencia para a agricultura familiar de todo o Brasil. O Celeiro do Agricultor sempre recebeu muitas visitas e neste ano não foi diferente.

 

Em julho deste ano recebemos uma equipe da RPC de Cascavel, que veio fazer uma matéria especial para o dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho. Apresentamos nosso estabelecimento, contamos um pouco da nossa historia e acompanhamos a equipe de reportagem na propriedade do Senhor Aloisio Pietrobom.

 

Esta matéria foi bastante gratificante, pois além de podermos apresentar um pouco do nosso município, ficamos sabendo que a sugestão de reportagem partiu de uma cliente do Celeiro do Agricultor, que reside em outra cidade, e mesmo assim sempre que passa pela BR 277, faz questão de chegar a cidade para comprar.

 

O Celeiro do Agricultor aproveita a oportunidade para agradecer a todos os amigos, clientes, funcionários, além dos agricultores familiares que se dedicam apesar de toda dificuldade a continuar produzindo e entregando alimentos de qualidade para a população de Guaraniaçu e região. Também gostaríamos de agradecer ao poder Legislativo e a Administração Municipal de Guaraniaçu, que continua apoiando e incentivando a agricultura de nosso município.


Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações e bênçãos a todos.

 

 

 

Guaraniaçu - SGT Grando é condecorado com medalha

No último dia 05, o 6º BPM de Cascavel, completou 62 anos de sua criação, data em que policiais e civis são agraciados com a Medalha "Sentinelas do Oeste", honraria para aqueles que se destacam pelas boas ações praticadas na resolução dos diversos problemas sociais da modernidade, sendo em prol da segurança pública, fraternidade e humanidade.

 

O 2º Sgt Grando, Cmt do 3º Pelotão da 2 ª Cia do 6ºBPM, foi condecorado pelo trabalho realizado ao longo de 30 anos de brilhantes serviços prestados à sociedade paranaense, em especial ao Oeste do Paraná, como Cmt da Polícia Militar de Guaraniaçu- PR.

 

A solenidade foi realizada no batalhão em referência, com a presença de diversas autoridades regionais, dentre elas o Procurador Regional Ministério Público, Chefe da 15ª SDP, Cmt do 5ºCRPM, Cmt do 6º BPM e outros. A medalha foi entregue ao mesmo em ato solene pelo Exmo. Sr. Cel. Lee, Cmt do 5º CRPM, o qual passa para (Reserva Remunerada) a partir do dia 13 dez 2018, após 35 anos de serviços na Polícia Militar do Estado do Paraná.

 


Para reportagem do Portal Cantu, o 2º Sgt Grando, disse que está honrado com o reconhecimento pelos serviços prestados e que a medalha é gratificante, pois estará sempre defendendo os interesses do povo, seja onde estiver, finalizou.

 

 

 

Guaraniaçu - Arbitro é agredido em jogo

A reportagem do Portal Cantu, recebeu informações de que um arbitro que apitava na ultima sexta dia 07, um jogo de futsal foi agredido com socos por um jogador.

 

A agressão aconteceu após o arbitro expulsar o atleta.

 

Testemunhas acompanharam o arbitro até o destacamento policial para o registro da ocorrência.

 

As medidas cabíveis sobre o fato, estão sendo tomadas pelos autoridades e organizadores do evento.

 

 

 

Hashtag: |
Guaraniaçu - Alunos do Desembargador recebem palestra sobre Gravidez na Adolescência

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde atendendo convite da direção do Colégio Desembargador Antônio F. F. da Costa, estiveram realizando palestra aos alunos que receberam importantes informações sobre o tema: Gravidez na Adolescência.

 

O evento foi realizado na última sexta-feira 07 de dezembro, e, contou com a participação da profissional médica Dra. Soraya Argenton Rahman, da assistente social, Maria de Fátima da Silva e da enfermeira, Elizabeth Firmino.

 

O secretario de Saúde, Wanderlei Portela, disse que eventos como o realizado pelos profissionais de saúde em parceria com o Colégio Desembargador, são necessários porque abordam assuntos de grande relevância já que na grande maioria das famílias apresentam dificuldades para discutir o tema em suas casas.

 

“Há um tabu que ainda precisa ser quebrado entre pais e filhos, assuntos como a Gravidez na Adolescência, precisam ser tratados para repassar informações de prevenção e os cuidados necessários já que os jovens estão iniciando sua vida sexual cada vez mais precoce”, finalizou Wanderlei.