Para o Polo Guaraniaçu, serão disponibilizadas 25 (vinte e cinco) vagas. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas para pós-graduação lato sensu – especialização – MBA em gestão pública e Inovação. O curso todo se dará na forma EAD.
Poderão participar do processo seletivo, os candidatos que já concluíram ensino superior e as inscrições estão sendo realizadas até as 23 horas e 59 minutos do dia 13 de dezembro exclusivamente pelo endereço eletrônico https://evento.unicentro.br/site/nead-esp/2020/1
O candidato deverá acessar o site acima descrito, preencher os dados e fornecer toda documentação exigida, como diploma de graduação, histórico escolar, documentos pessoais, entre outros.
Após a inscrição efetivada e deferida, o candidato levará a documentação física ao polo no qual se inscreveu.
Todas as informações, relacionadas ao curso, podem e devem ser acessadas através do link https://evento.unicentro.br/site/nead-esp/2020/1, pois, através desta página, o candidato acessará o edital Nº 48/2020 - PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO.
Além da página na internet, o candidato poderá ligar pelos telefones: (42) 3621-1095 – (42) 3621-1348 – (42) 3621-1333 ou ainda, com a coordenadora do polo de Guaraniaçu, Lourdes Rota pelo (45) 99918-2086.
O temporal ocorrido na madrugada desta quinta dia 03, acabou destruindo um barracão do Bicho da Seda na Comunidade do Boa Sorte na propriedade do Sr. Idalécio Vieira.
O agricultor teve muito prejuízo, pois além dos danos estruturais os bichos estavam em boa produção dos casulos.
(Fotos: Proprietário).
Conforme informações a Secretaria de Agricultura está tomando as devidas providências.
Imóvel onde hoje encontra-se em funcionamento o Hospital Nossa Senhora de Fátima em Guaraniaçu está para venda, localizado no centro da cidade na Avenida Souza Naves.
Sendo um total de quatro lotes, três onde encontra-se o imóvel construído medindo 13 de frente e fundo por 44,30 em ambas as laterais cada lote.
Um lote nos fundos com frente para a Rua Quatorze de Novembro medindo 14,00 de frente e fundo por 39,00 em ambas as laterais que pode ser vendido separadamente.
Interessados deverão entrar em contato pelos telefones:
(45) 9 99907045 Camilo Sardi ou
(47) 9 84035982 Dinor Rodrigo Radel.
Sou Técnica em Enfermagem Socorrista com especialidade em Instrumentação Cirúrgica, apaixonada por organização. Desde então sempre busquei conhecer mais essa área, ate ser apresentada ao Método Reorganize da renomada Priscila Sabóia, conhecida no programa É de Casa da Rede Globo, seguindo métodos da Marie Kondo e terapeuta em Feng Shui.
Danshari: conheça a crescente tendência japonesa do desapego material
O Japão possui filosofias de vida muito preciosas e podem ser adotadas por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, uma delas é o Danshari.
Composta por três kanjis, Dan (recusa) Sha (eliminação) e Ri (separação), significa utilizar estritamente o necessário e jogar fora todo excesso.
Desapego consciente:
Danshari é a consciência de viver com o que precisa abandonar hábitos compulsivos e desapegar de coisas que não fazem mais sentido na vida. Se você olhar ao redor de sua casa, quantas coisas você não utiliza?
REFLEXOS MENTAIS
Essas coisas ocupam espaço físico, psicológico e energético. A casa de uma pessoa é o seu reflexo mental, quanto mais limpo o ambiente, melhor sua saúde mental.
VIVER MELHOR
Não é questão de dinheiro, mas de viver mais e melhor, utilizar seu tempo e energia da melhor forma possível.
PARAR O CONSUMISMO
Danshari não é somente jogar fora, é parar de comprar coisas e o ritmo consumista que o mundo impõem.
Fumio Sasaki, é um editor de 36 anos e vive em um confortável apartamento de um cômodo. Em seu armário há apenas 3 camisas, 4 pares de calças, 4 pares de meias e algumas cuecas.
Nem sempre ele foi assim. Sasaki era um colecionador de livros, CDs e DVDs. Há alguns anos, decidiu vender ou doar para amigos o que não fazia mais sentido em sua vida.
“Gastando menos tempo fazendo limpeza ou compras, significa que tenho mais tempo para estar com os amigos, sair ou viajar nos meus dias de folga, assim, me tornei uma pessoa muito mais ativa.”
A ideia de manter poucas posses faz parte da cultura e do pensamento budista, em especial, da escola Zen, de forte presença no Japão.
“No ocidente, ter um espaço completo, significa colocar algo lá”, diz Naoki Numahata, uma escritora freelancer de 41 anos.
Danshari é uma prática importante e previne acidentes graves e fatais, no terremoto de 2011, 30% a 50% das vítimas graves e fatais foram por consequência de objetos em queda.
Em um país que registra mais de 1500 abalos sísmicos por ano, possuir poucos objetos é ter menores preocupações durante um terremoto.
Direct: apaixonada_por_organizacao
Neste sábado dia 28, a equipe policial foi solicitada no Mercado Ponto Certo, pois lá tinha ocorrido um furto de uma bicicleta de um colaborador do estabelecimento.
Ao analisar as imagens do furto foi observado o momento em que um indivíduo, (trajando shorts jeans, camisa manga comprida com detalhe nas mangas próximo dos cotovelos, usando um boné, e carregava consigo uma bolsa), furtou a bicicleta e toma rumo ignorado.
Em patrulhamento foi avistado um indivíduo transitando na perimetral da BR 277, ao notar que essa pessoa tinha as mesmas características do autor do furto, foi realizado a abordagem.
Na bolsa que estava na posse desse individuo foi localizado uma camiseta de cor azul com um detalhe fluorescente, em princípio, igual à que o indivíduo estava trajando no momento que cometeu o furto.
Perguntado sobre se era o autor do referido crime, ele negou. Porém, quando viu a imagem do furto decidiu confessar a autoria além de indicar que a bicicleta estava escondida numa plantação de milho próximo a um Posto de Combustíveis.
O ladrão e a bicicleta recuperada foram entregues na Delegacia de Polícia Civil.
Neste sábado dia 28, o proprietário de um Fiat Strada informou a Polícia Militar que deixou o veículo estacionado na frente da residência com a chave na ignição e que em poucos minutos, próximo das 03h10min, o veículo foi furtado.
A Polícia Militar imediatamente iniciou buscas e por volta das 05h30min deste domingo na Rua Hortência, 33 no bairro Bertuol foi localizado o referido veículo com capo aberto onde dois indivíduos estavam colocando água no radiador.
Um dos indivíduos ao avistar a viatura tentou fugir, mas logo foi abordado e realizado a detenção.
Perguntado para ele sobre a autoria do furto, o mesmo disse que havia pego o veículo emprestado do proprietário e que estava até com a chaves.
O segundo indivíduo permaneceu no local disse que não ter nada a ver com o furto.
Aparentemente o veículo havia apresentado problemas mecânicos, e ambos estavam tentando ligar o veículo novamente.
Diante dos fatos os envolvidos foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil, onde ficaram a disposição da justiça.
O veículo recuperado foi guinchado e apreendido.
Neste sábado dia 28, a Polícia Militar recebeu uma informação que um homem estava efetuando disparos de arma de fogo em sua propriedade situada na Comunidade do Bela Vista em Guaraniaçu.
O denunciante diz que frequentemente o acusado efetua muitos tiros na parte da tarde.
A casa do acusado tem uma estrada, e o denunciante receia que os disparos possam atingir um transeunte.
O boletim encaminhado para a Polícia Civil para que tome as providências que julgar necessário.
Neste sábado dia 28, a Polícia Militar recebeu uma ligação de um plantão do Hospital Santo Antônio, informando que havia dado entrada um paciente vítima de disparo de arma de fogo.
Quando a equipe chegou no Hospital o vitimado já havia sido transferido para o Hospital Universitário de Cascavel.
Conforme informações, a vítima informou que estava na invasão do Jardim Santa Clara, discutindo com seu tio devido um lote, quando sentiu um impacto.
Ao colocar a mão no rosto percebeu o sangue e que seu tio havia efetuado os tiros e amigos o socorreram.
A Polícia Civil trabalha no caso.
Na tarde desta quarta dia 25, a guarnição dos Bombeiros de Guaraniaçu foram acionados para combater um incêndio de grandes proporções na Comunidade de São Luiz.
Devido o clima seco e ventos as chamas se alastraram em um raio de cerca de 1 km.
Como o local era de difícil acesso, os bombeiros utilizaram um trator de um agricultor para chegar até o local com equipamentos e galões de água.
(Foto: Bombeiros).
Dois moradores da fazenda auxiliaram no combate as chamas.
Os trabalhos se estenderam até as 10 horas da noite.
O fogo destruiu aproximadamente 20 alqueires de mata e pastagem.
As causas serão apuradas.
Eliane de Fatima Bruger Racoski
Psicóloga com ênfase na psicanálise e Palestrante, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Psicologia do Trânsito. Cursando pós graduação em Arteterapia e Neuropsicologia. Possui experiência com atendimento clínico com ênfase na Psicanálise, na Ciretran na realização de Avaliação Psicológica de candidatos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atuou como docente na pós-graduação em Psicopedagogia na Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missionária – FETREMIS. Tem experiência na escola de ensino fundamental como Psicóloga e Psicopedagoga nas avaliações com alunos.
Pensem em três possibilidades:
Individualizar o ensino saber a necessidade específica de um aluno dentro de um grupo.
Preparar o aluno para a vida através do desenvolvimento das competências sócio-emocionais.
Permitir que o aluno pense no seu futuro profissional baseado em suas habilidades.
“Os países reconheceram as habilidades não cognitivas como um conjunto de características importantes e que devem ser estimuladas, uma vez que elas impactam o sucesso escolar e o sucesso na vida futura dos alunos.”
Yves Leterme, secretário-geral delegado da OCDE
“ Os pesquisadores descobriram que para as pessoas serem felizes e terem uma carreira bem-sucedida, esse tipo de habilidade importa tanto quanto o saber fazer coisas.”
Daniel Santos, economista e consultor do Instituto Ayrton Senna (IAS)
Hoje os jovens tem sua empregabilidade comprometida porque as escolas não os preparam para as habilidades fundamentais da vida.
“De cada 5 demissões hoje, 3 estão ligadas ao comportamento”
Tendências Educacionais de 2015:
Sabemos que o Mec vem buscando soluções inovadoras para estimular as competências sócio emocionais dos alunos.
O Profiler vem para atender a todas as demandas relacionadas ao ensino personalizado, sendo a ferramenta tecnológica responsável pelo mapeamento das habilidades sócio emocionais dos alunos.
O PROFILER EDUC: é a ferramenta tecnológica que oferece para a instituição de ensino informações importantíssimas sobre as habilidades sócio-emocionais do aluno.
Através das informações extraídas, os educadores recebem orientação, pelo software de como estimular cada competência.
Gráfico de Competências:
Veja algumas possibilidades do Profiler Educacional
- O que motiva aquele aluno?
- Qual seu estilo de comunicação?
- Qual a forma com que ele absorve conhecimento?
- Qual a forma com que se relaciona?
- Qual seu estilo de aprendizagem?
- Quais as melhores estratégias de desenvolvimento da autonomia e automotivação?
- Fatores de afastamento, habilidades básicas, habilidades comuns...
O Profiler Educacional gera informações a respeito de cada perfil comportamental indicando dessa forma ações que permitem um maior comprometimento dos alunos. Como:
- Informações sobre a área de talento de cada aluno.
- Seus pontos a desenvolver
- Suas competências e habilidades.
Saiba como atuar com medidas preventivas no combate ao bullying:
A metodologia Profiler é certificada como:
Inovadora pela FINEP e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, pois extrapola em muito os conceitos utilizados da metodologia DISC e reformula a maneira de avaliar um profissional.
Um produto da empresa Solides, especialista em comportamento humano.
Se quiser entender mais sobre esses perfil, venha conversar.
Eliane Bruger Racoski
instagram.com/eliane_bruger_racoski/
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
(45)99966-3648
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nesta segunda dia 23, ocorreu, no Fórum Eleitoral de Guaraniaçu (PR), a doação de kits de materiais de higiene e proteção contra Covid-19 que não foram utilizados nas Eleições Municipais 2020. Os itens foram entregues para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e para a Secretaria de Educação e Cultura do município.
Ao todo, foram doadas 16 garrafinhas de álcool em gel de 215ml, 100 recipientes de álcool em gel de 400g, 25 garrafas de álcool líquido de 500ml, 20 face shields e 645 máscaras descartáveis.
Os materiais, recebidos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), foram, inicialmente, destinados a pessoas que atuaram como mesárias e colaboradoras da Justiça Eleitoral no primeiro turno de votação. Por não terem sido utilizados, os itens foram, posteriormente, entregues às instituições.
O chefe de cartório de Guaraniaçu, José Augusto Hillmann Xavier, afirma que o objetivo da doação é auxiliar na retomada das aulas (que foram suspensas por conta da pandemia), visando a higienização e proteção de professores e alunos. Ele explica que mesários também participaram da arrecadação, pois alguns devolveram os itens não utilizados no dia de votação, sendo estes, mais tarde, doados.
Presenças
No momento da doação, estiveram presentes o prefeito de Guaraniaçu, Osmário de Lima Portela; a secretária de Educação de Guaraniaçu, Ana Rosa Gregorio; a diretora da APAE de Guaraniaçu, Maricleia Gemelli Chaves; e o chefe de cartório, José Augusto Hillmann Xavier.
Sou Técnica em Enfermagem Socorrista com especialidade em Instrumentação Cirúrgica, apaixonada por organização. Desde então sempre busquei conhecer mais essa área, ate ser apresentada ao Método Reorganize da renomada Priscila Sabóia, conhecida no programa É de Casa da Rede Globo, seguindo métodos da Marie Kondo e terapeuta em Feng Shui.
Como planejar sua semana, planejar seu dia e como começar a se organizar do início. Mas eu ainda não expliquei o que é organização pessoal.
Organização pessoal, de uma maneira bem geral, é a capacidade que temos de seguir planejamentos de ações e manter uma ordem, seja no ambiente ou no sistema que você usa para se organizar.
Essa definição é para ser levada a risca? Não. Por exemplo, nem sempre vamos conseguir seguir um planejamento e tudo bem. Isso não quer dizer que não somos mais pessoas organizadas.
Este texto é uma introdução a organização pessoal, como você pode começar, como organizar sua vida e que métodos usar.
Porque a organização pessoal é importante
Quando nos organizamos, conseguimos otimizar melhor nosso tempo, ou seja, mais tempo para nós, para nossa família e para nossos amigos. Sua vida fica mais tranquila quando está organizada. Claro que existem vários outros fatores para uma vida tranquila, por isso a organização pessoal vai entrar mais como um complemento para te ajudar.
Depois que passei a me organizar melhor (e fazer terapia também) consegui começar a colocar meus projetos para frente.
Não foi de um dia para noite. Foi um processo longo. Alguns projetos ficaram para trás nesse percurso, mas consegui concluir vários e foi uma das melhores sensações da minha vida.
Outra forma que a organização me ajudou foi a liberar minha mente de preocupações com prazos e tarefas. Minha cabeça costuma ficar muito cheia de tarefas para fazer. Isso me gera muita ansiedade. Ter um lugar para colocar essas tarefas e ter a segurança de que estão lá, me deixa bem mais tranquila. Ainda rola ansiedade às vezes com isso, mas bem menos. Eu perdia muitas noites de sono antes, hoje não mais.
Organizando a sua mesa:
Ter uma mesa organizada faz parte da organização pessoal, pois vai influenciar diretamente na forma como você trabalha ou estuda. Seu espaço de trabalho tem que está organizado para te ajudar. As coisas têm que estar no lugar e a mão. E você tem que saber onde cada coisa está para não perder muito tempo procurando. Não precisa ser minimalista, tem que funcionar para você.
Tenho vários portas lápis, tenho uma caixa de entrada para colocar papéis e minhas gavetas têm vários nichos para colocar pequenas coisinhas e mais washi tapes.
Organização Pessoal na Agenda:
Agenda é um item básico da organização. Eu uso desde criança, mas naquela época era muito por diversão ou registro. Usava como se fosse um Bullet Journal.
É importante deixar claro que na agenda só vai suas atividades agendadas, que seria compromissos dificilmente adiáveis. Como por exemplo: dias de pagamentos, consulta no médico, aulas, reuniões, eventos, etc.
Você até pode colocar um outro tipo de compromisso na agenda que chamamos de compromissos planejados, que são tarefas que você criou, mas podem ser adiados tranquilamente, por exemplo: pagar a conta nesse dia antes do dia de pagamento, dia de estudar para a prova, dia de planejar a semana, enviar e-mail sobre reunião, etc.
É legal diferenciar esses compromissos planejados na sua agenda. Eu uso agenda digital hoje em dia e coloco a cor cinza nesse tipo de compromisso. Cuidado para não colocar um monte de tarefas na sua agenda. Não coloque tarefas que você deseja fazer naquele dia. Sua agenda não é uma lista de desejos. Na sua agenda só entra o que realmente é muito importante.
Divida suas tarefas em tarefas menores:
Quando temos uma tarefa, podemos dividi-la em tarefas menores e distribuí-las durante a semana ou semanas, dependendo do seu prazo. Isso facilita na hora de tirar um projeto do papel.
Um exemplo: você vai lançar um curso, sua tarefa principal é lançar o curso. Mas isso nem é uma tarefa, é um projeto de tão grande que é. Então vamos dividi-la em tarefas menores: pesquisa, planejamento, produção, pós-produção. Cada uma dessas podemos dividir ainda mais. Em pesquisa podemos dividir em pesquisa na internet, pesquisa de público, pesquisa de plataformas, etc. Em planejamento vai ter planejar objetivos, didática, módulos do curso, formatos, conteúdo, etc. E assim vai.
Você pode subdividir em pequenas tarefas quantas vezes precisar. Pode colocar prazos também. Se quiser se aprofundar mais nessa técnica, ela é baseada no método de desenvolvimento ágil de softwares chamado Scrum.
Otimizando o tempo:
Agora algumas dicas para otimizar o tempo. Gosto de fazer isso quando estou em salas de espera, ônibus, viajando, essas coisas que não estão no nosso controle e temos que esperar mesmo.
Nesse tempo de espera eu adoro ler. Aproveito para adiantar meus livros. É uma forma de organização pessoal. Otimizando o tempo que antes não seria usado, agora estou usando para adiantar uma leitura.
Mas agora vem uma grande observação. Não estou dizendo para você pegar todos os seus momentos vagos e preencher com atividades. Não faça isso, só se você quiser.
Use métodos para organização pessoal:
Existem vários métodos de organização pessoal. Vamos falar de alguns deles. Primeiro o Kanban. Ele é o mais simples e popular. Consiste em você ter 3 colunas onde você organiza suas tarefas em “a fazer”, “em andamento” e “feito”.
A ferramenta online Trello é ótimo para usar o método do Kanban.
Existe outro método para definição de metas chamado de SMART, que é uma sigla em inglês para 5 critérios que você pode utilizar para definir suas metas: S (específico), M (Mensurável). A (atingível), R (Relevante) e T (Temporal).
Outro método, este para a organização da casa, mas pode interferir na sua produtividade também, é o método Konmari da Marie Kondo, escritora do livro A Mágica da Arrumação e Isso me traz Alegria. O método dela está ligado ao que você vai manter ou descartar e onde cada coisa vai ficar na casa. É interessante, bom para quem curte o minimalismo. Mas dá pra aproveitar alguns conselhos que ela dá. Eu li o primeiro livro dela e quero ler o segundo, que dizem ser bem melhor e mais condizente com a nossa realidade.
Organização pessoal nas finanças
Esse tópico merece um texto só para ele! Organização pessoal pode sim ajudar muito na área financeira da sua vida. O método? Hoje uso basicamente planilhas.
Você pode usar planilhas digitais ou no papel, o que funcionar para você. E aqui vale testar. Eu testei muito e ainda testo. Ainda gostaria de achar um app perfeito para anotar meus gastos pessoais.
Use apps para organização pessoal:
Tem muitos aplicativos que podem te ajudar a se organizar na vida.
Já digo que meu preferido é o Trello
E planners e listas de tarefas?
Sim, você pode usar esses métodos também! Amo listas aliás! E como sei que muita gente também ama planners, listinhas e outras papelarias criativas para se organizar
Bônus: desligue as notificações
É uma dica mais relacionada a produtividade, mas também tem tudo a haver com organização, pois se você está distraído demais, você não consegue se organizar. Uma das melhores coisas que fiz foi colocar meu celular no silêncio 24h por dia. Quando estou esperando uma ligação eu ativo o som de novo. Nem todo mundo pode fazer isso, mas se você puder desativar o som do celular quando estiver trabalhando, estudando ou fazendo algum planejamento, seria ótimo. Vai te ajudar muito!
E foi isso! Espero que este texto te ajude a iniciar essa jornada no mundo da organização pessoal.
Direct: apaixonada_por_organizacao
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência e personalizar publicidade. Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade.