Rio Bonito - 18 de maio – Campanha Faça Bonito

A campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes “quer mobilizar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra a criança e adolescentes.

O objetivo é mobilizar a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, celebrado desde 2000 no dia 18 de maio. 

A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Qualquer situação de abuso ou de suspeita de violação sexual deve ser denunciada aos órgãos de proteção, pois é o modo mais efetivo de impedir que o abusador continue a praticar seus atos através da aplicação de medidas que garantem o afastamento imediato do abusador e sua punição pela justiça.

Durante o mês de maio várias ações estão sendo desenvolvidas em Rio Bonito do Iguaçu, uma delas é o Concurso de Cartazes para rede municipal e Concursos de redação para rede Estadual, uma parceria entre as secretarias de Assistência Social, CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.

Como forma de divulgação de todas as ações que serão realizadas em prol do dia 18 de maio todas as escolas municipais e estaduais foram visitadas pelos membros do conselho tutelar, onde foi feito uma explicação geral do significa a data e entregue um banner representando o semáforo do toque para as escolas municipais, onde os professores poderão explicar de forma lúdica o tema. Ainda, como ação da data no dia 18 de maio vai acontecer uma passeata no centro da cidade onde as escolas do município irão participar com seus alunos e a sociedade em geral com o apoio do Governo Municipal.

“DIA NACIONAL DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. ESQUECER É PERMITIR.  LEMBRAR É COMBATER! “ 

 

ONDE DENUNCIAR:

- Conselho Tutelar 42 933008473

- Disque 100

- Órgãos e agentes da Assistência Social e da Saúde (CRAS, Equipe da Saúde da Família, Agentes de Saúde)

- Policia Militar – 190

 

 

 

 

 

 

 

Por - Assessoria

Rio Bonito - Secretaria de Saúde promove encontro nas escolas para falar sobre a dengue aos alunos

No próximo sábado, dia 14, haverá arrastão contra a Dengue. É uma dia “D” para combater o mosquito da Dengue, intitulado MINHA CASA SEM DENGUE. O trabalho visa recolher materiais que eventualmente possam acumular água e que encontram-se jogados em terrenos e quintais.

Não serão recolhidos entulhos nem restos de construção. Com isso espera-se diminuir consideravelmente o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. O risco está no fato de que existem 8 casos da doença confirmados e importados em Rio Bonito do Iguaçu.

Nesta terça-feira(10), técnicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, do setor Epidemiológico, estiveram nas escolas fazendo palestras e através de um trabalho lúdico, mostrando aos estudantes os perigos que a dengue representa e como fazer para evitar que outras pessoas sejam contaminadas.

Nesta terça-feira(10) à tarde, as visitas aconteceram as escolas Ludovica Safraider e Cerbi e nesta quarta-feira(11) no Cerbi, pela manhã.

 

 

 

 

 

 

 

Por - Assessoria

Rio Bonito - Agroindústria pode ser um grande negócio para a agricultura familiar

Os feirantes da Agricultura Familiar de Rio bonito do Iguaçu, estiveram em visita a Coronel Vivida, nesta segunda-feira(10), para uma troca de experiências entre produtores.

Visitaram agroindústrias de massas e também de verduras, o Recanto das Cachoeiras que é um ponto turístico do turismo Rural de Coronel Vivida. Foram recepcionados e acompanhados pelo Secretário de Agricultura Assioli Santos e a Vereadora Tassia Casteli . De acordo com Juceli Correia, presidente da Comissão que gerencia a Feira do Produtor Rural de Rio Bonito do Iguaçu, o encontro foi extraordinário e valeu pela troca de informações entre vários segmentos que podem ser promovidos em Rio Bonito do Iguaçu, como as agroindústrias familiares.

Trata-se de agregação e recursos na própria produção. Ganham as famílias nesse sistema e ganham os consumidores porque os produtos são de extrema qualidade. Veja fotos.

 

 

 

 

 

 

Por - Assessoria

Rio Bonito - Merendeiras da rede municipal de ensino participaram de curso de capacitação

Merendeiras da Rede Municipal de Ensino participaram de curso de capacitação nos dias 03 e 04 de maio de 2022.

Curso foi oferecido para as 12 merendeiras, das escolas municipais incluindo Cmeis e APAE e, foi ofertado pelo SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que é administrado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná - FAEP, e teve como instrutora a professora Gilvana Giarollo. 

O Curso tratou sobre panificação, com carga horária de 16 horas, na terça e quarta o dia todo.  O Curso foi realizado no Projeto Aprender Mais e, teve como objetivo ampliar a diversificação dos alimentos oferecidos nas escolas enquanto merenda escolar.

A Coordenação do curso foi de Tiago Magalhães, do Sindicato dos trabalhadores Rurais, vinculado a FAEP, Federação da Agricultura do Estado do Paraná.

 

 

 

 

 

 

 

Por - Assessoria

Rio Bonito - Colégio Estadual José Alves Dos Santos recebe kit escolar

Numa iniciativa do Vereador  Luiz André Moreira junto ao Deputado Estadual Wilmar Reichembach, foi possível levar para o Colégio Estadual do Campo José Alves dos Santos, no Assentamento Ireno Alves, Comunidade da Sede, nesta quinta-feira(05), um Kit Esportivo contendo os seguintes materiais: 20 bolas de futebol; 20 bolas de futsal; 06 bolas de basquete; 06 bolas de Volei; 6 bolas de Handebol; 10 cones demarcatórios;  10 pratos demarcatórios; 03 apitos; 02 jogos de coletes; 02 sacos de transporte; 01 jogo de redes de futsal;  01 jogo de redes para o basquete e 01 uma rede de voleibol.

O diretor do Colégio, professor Olivir Gawlick, garante que esse material vai proporcionar condições muito melhores para prática esportiva, seja na Educação Física ou em competições que a escola eventualmente venha participar. Destaca também a animação dos alunos com o recebimento desse novo material esportivo.

O Vice-Prefeito Rildo Safraider, disse que esses kits esportivos, compostos por diversas bolas e materiais de várias modalidades, contribuirão por demais com o desenvolvimento do Esporte. Salientou esperar que outros kits venham para Rio Bonito do Iguaçu para atender a demanda esportiva que tem o município hoje.

O Vereador André Moreira comentou que está realizando outras investidas e contatos na intenção de conseguir mais kits esportivos para beneficiar outras escolas de Rio Bonito do Iguaçu e agradeceu ao Deputado Estadual Wilmar Reichembach pelo empenho e esforços despendidos para atender as reivindicações das comunidades de Rio Bonito do Iguaçu.

PARTICIPARAM DA ENTREGA DO KIT ESCOLAR:

Vice- Prefeito Rildo José Safraider  e esposa, professora Noeli.

Secretária de Educação, professora Eliane Dal Castel

Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Hamilton Belloni;

Vereador André Moreira;

Chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Adriane Schio Almeida

Diretor da Escola Olivir Gawlick

Professores da Escola José Alves dos Santos

E Alunos.

Depois da entrega do Kit Esportivo, o Vice-Prefeito Rildo Safraider, a Professora Noeli e a Secretária de Educação, professora Eliane Dal Castel, fizeram uma visita a Escola Municipal Vanderlei das Neves.

 

 

 

 

 

 

 

Por - Assessoria

feed-image
SICREDI 02