Rio Bonito - Saveiro roubada é recuperada em Barracão

Uma camionete Saveiro com registro de roubo foi recuperada pela Polícia Militar de Barracão, na fronteira do Sudoeste do Paraná com a Argentina. O veículo foi encontrado em uma plantação de eucaliptos no interior do município, na tarde de segunda dia 14.

 

A Polícia Militar chegou até o veículo após ter recebido uma denúncia anônima que três homens estavam com o veículo e que pretendiam levar para a Argentina na madrugada desta terça dia 14. Os suspeitos fugiram para um matagal e não foram encontrados pela PM.

 

O dono da propriedade afirmou que um dos suspeitos é seu filho, porém o mesmo não tinha conhecimento do envolvimento dele em crimes. O pai contou que o filho disse que iria fazer uma refeição com os dois amigos e que saíram de madrugada.

 

Durante a fuga, suspeitos abandonaram uma mochila com roupas, calçados, uma pequena quantidade de maconha e uma quantia em dinheiro. Também foi abandonado um Gol, com placas de Mangueirinha. O veículo era usado para o cometimento de crimes.

 

Conforme apurado pela Polícia Militar, a Saveiro havia sido roubada em uma propriedade rural na comunidade de Ata Floresta, em Rio Bonito do Iguaçu, no dia 10 de janeiro. Do mesmo local foram roubados, uma camionete S10, um Trator, uma moto e um Caminhão. A polícia acredita que os demais veículos já foram entregues na Argentina. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que já identificou os suspeitos do roubo. (Com RBJ)

 

 

 

Rio Bonito - Secretaria de Saúde alerta para caso de morcego com positivo para a raiva

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu alerta a população em relação aos cuidados que devem ser tomados quanto a Raiva, devido ao fato de um morcego hematófago ter sido capturado em uma residência na cidade, o qual, apresentou exame positivo para raiva.

 

O alerta fica não só para a população da cidade, mas também do interior, que fique atenta a quaisquer alterações comportamentais de seus animais e procure atendimento de um médico veterinário.

 

O que fazer quando for atacado por um morcego


É importante manter-se longe de morcegos, sobretudo os hematófagos, que se alimentam de sangue e são mais comuns na área rural, enquanto os frugíveros (comem frutas) e os insentívoros (ingerem insetos) têm presença principalmente nas cidades. Os morcegos hematófagos podem ser transmissores de raiva, doença fatal inclusive para os seres humanos. Como tem hábitos noturnos, o morcegos hematófagos vistos em atividade durante o dia pode indicar que esteja infectado com o vírus da raiva. Entre em contato com a Vigilância Sanitária do município para que sejam tomadas as providências adequadas, pois matá-lo é considerado crime.

 


Pedimos também a população que mantenha seus animais vacinados, se notar a presença de morcegos hematófagos na residência adotar medidas para espantar o animal, e isolar sua porta de entrada, jamais tente capturar o animal.

 

- Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão; - Procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo; - Deixar o animal em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva, num local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas ou animais; - Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente ao Serviço de Saúde.

 

 

 

Rio Bonito - Saúde recepciona a chegada de dois novos profissionais através do Programa Mais Médicos

 A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu a partir desta semana conta com dois novos médicos para prestar atendimento à população.

 

Eles foram recepcionados pela secretária Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha), pela coordenadora de enfermagem, Renata Zanelatto e pelo diretor de Saúde, Eder Mohr.

 

São os médicos Dra. Fernanda Nunes Fernandes de Mendonça, que veio do estado do Espírito Santo e o Dr. Leonardo Lara Ribeiro, que veio de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ambos são clínicos gerais e já estão atendendo na Unidade Central de Saúde.

 

Eles vieram através do Programa Mais Médicos em substituição aos profissionais cubanos.

 

De acordo com a secretária Elenice, a partir do dia 4 de fevereiro, a Dra. Fernanda irá atender na Unidade de Saúde da comunidade Arapongas, no assentamento Ireno Alves dos Santos. Já o Dr. Leonardo irá fazer um trabalho de atendimento aos pacientes dos acampamentos e na Unidade do Centro Novo, com data ainda a ser definida a partir de fevereiro.

 

Com a chegada dos dois profissionais, se juntam aos outros nove médicos que já prestam serviços para a Secretaria de Saúde. São cinco do Programa Saúde da Família (PSF) e outros seis especialistas onde fazem parte cirurgião, pediatras, ginecologista e dermatologista.

 

“Estou muito feliz com a chegada dos novos profissionais, pois agora todas as unidades PSF estarão completas. Quero agradecer ao apoio e confiança do prefeito Ademir Fagundes em mim depositado para estarmos desenvolvendo esse trabalho para atender à população com qualidade”, disse a secretária Elenice.

 

Para a Dra. Fernanda Nunes, formada desde 2014 e com experiências em hospitais de Vitória (ES), a estrutura da Saúde em Rio Bonito do Iguaçu é muito boa e está gostando de trabalhar no município. “Fomos muito bem recebidos pela secretária Elenice e sua equipe e a expectativa é fazermos um bom trabalho no atendimento”, disse.

 

O médico mineiro Dr. Leonardo Lara, que tem 15 anos de profissão, disse estar muito feliz por uma nova fase em sua vida, pois não conhecia o Paraná e aceitou o novo desafio profissional.

 

“A expectativa é muito boa e vai ser uma experiência nova trabalhar com assentamentos, mas já trabalhei com regiões periféricas em cidades maiores. Lá de Belo horizonte quando fiz contato com a secretária de Saúde, me senti confiante e acolhido aqui e acredito que vamos desenvolver um bom trabalho em Rio Bonito do Iguaçu”, comenta o Dr. Leonardo.

 

 

 

 

Rio Bonito - Prefeitura retorna parte do atendimento após recesso de final de ano

O Governo Municipal de Rio Bonito do Iguaçu informa à população retorno de atividades após o recesso de final de ano nesta segunda-feira, 7 de janeiro.

 

Alguns departamentos estão atendendo normalmente no horário entre as 8 às 17 horas.

 

Os serviços essenciais não pararam durante o final de ano, como a Secretaria Municipal de Saúde e suas unidades.

 

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes retornará a suas atividades internas no próximo dia 28 de janeiro.

 

As aulas na Rede Municipal terão início no dia 11 de fevereiro. No dia 4 de fevereiro será feita a primeira atividade de formação ao professores, de acordo com a secretária Fernanda Santi.

 

 

 

Rio Bonito - Assistência Social em parceria com a Saúde entrega doces para as crianças

A singela atitude foi das secretárias Solange Dal Soglio (Assistência Social) e Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha, Secretária de Saúde), ela vestida de Mamãe Noel. Equipes de ambas secretarias ajudaram a distribuir os doces na Saveiro do Vigia SUS que foi cedido gentilmente para a ação.

 

Com apoio do prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), da primeira-dama Nemora Lopes e da Secretaria de Administração, através do secretário Moacir Dorigoni e da secretária de Finanças Juliane Ferrari, todos conseguiram juntar centenas de caixas de bombons, balas e doces para fazer a alegria da criançada.

 

“É sempre uma forma de pensar o sentimento de bondade e compaixão com o próximo, sendo que isso é o verdadeiro espírito de Natal”. O Governo Municipal agradece a todos os servidores envolvidos nesta atitude tão nobre.

 

Feliz Natal e um próspero 2019 a todos os riobonitenses!

 

 

 

 

 

 

Rio Bonito - Alunos recebem certificados do Programa “Olhar Para o Futuro”

Alunos do 5º ano da Escola Municipal do Campo Alfredo Rosa, na comunidade de Linha Rosa em Rio Bonito do Iguaçu receberam certificador de conclusão do Programa “Olhar Para o Futuro”, desenvolvido em parceria entre Cresol, a direção de escola e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte

 

O evento contou com a participação dos pais dos alunos, da representante da Cresol em Laranjeiras do Sul, Ana Maria Boaroli, do coordenador de marketing da Cresol, Emerson Rodrigo dos Santos; da diretora da Escola, Wânia Bortuluzzi, professora Vania Zanelatto – que coordenou a turma durante o curso; professora Zenilda Deleira, agente de formação infantil da Cresol e da professora Ivanir, coordenadora pedagógica da Escola Alfredo Rosa. Representando a Secretaria Municipal de Educação a professora Katia Ramos, da coordenação pedagógica e as funcionárias da Educação, Rosangela Roani e Maria Luci.

 

A secretária Fernanda Santi não pode se fazer presente devido estar em viagem acompanhando seu filho para tratamento de saúde. Foram 17 alunos que receberam seus diplomas após desenvolverem durante o ano todo atividades educativas relacionadas ao cooperativismo, bem como o projeto de viveiros para criação de mudas que depois de crescidas, serão trocadas com colegas de outras escolas. Também eles tiveram oportunidade de conhecer e perto como funciona a rotina de uma agência de cooperativa de crédito. O Programa “Olhar para o Futuro” é desenvolvido há 5 anos pela Cresol “Vale das Águas” em parceria com escolas municipais de vários municípios qual abrange as agências cooperadas.

 

“Este é um programa do cooperativismo solidário e através da cooperativa Cresol em convênio com escolas municipais do campo e da cidade, através do apoio da Secretaria municipal de Educação, tudo ocorre bem e foi bem aderido pelas diretoras e alunos das escolas”, explica Zenilda Deleira. Além dos 17 alunos que receberam os diplomas neste ano, no próximo dia 11 de dezembro será a vez de 67 alunos das três turmas do 5º ano do Cerbi serem agraciados com a certificação. “O programa desenvolve o cooperativismo na escola onde alunos do 5º ano passaram o ano todo fazendo atividades e montaram um projeto do viveiro”, diz Edson Rodrigo, coordenador de marketing.

 

“Precisamos de um meio ambiente mais compacto com menos veneno e esse tipo de conscientização que estamos construindo com essas crianças. Todo esse trabalho também promove que no futuro eles não precisem sair do campo, deixar suas raízes e morar na cidade para tentar uma vida melhor. Hoje temos tecnologia que ajuda na agricultura de forma sustentável”, reitera. Edson Rodrigo ainda agradece o apoio que a Prefeitura Municipal cede ao projeto. “O prefeito Ademir Fagundes é um grande parceiro e sempre colocou a Secretaria Municipal de Educação à disposição do projeto nas escolas”.