Rio Bonito - Endemias promove palestras da Semana de Combate à Dengue para a alunos da Escola Vanderlei das Neves

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, tendo como responsável o agente João Paulo Kailer, coordenador de Campo de Combate à Endemias, vem realizando entre os dias 30 de novembro a 7 de dezembro, palestras na Escola Municipal Vanderlei das Neves relacionadas a Semana de Combate à Dengue.

 

O alerta está sendo feito junto a população, principalmente os mais jovens para repassar aos seu pais, devido o crescimento da quantidade de mosquitos aedes aegypt, pois foram encontradas várias amostras de larvas positivas, onde o índice de infestação é de 1,5%. O recomendado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1% para que não haja ocorrência de epidemia de dengue.

 

Todo esse trabalho junto aos alunos e também a toda a população é para melhor prevenir e orientar como fazer o descarte correto de lixo, tirar água acumulada de recipientes e demais outras atitudes, afim de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue.

 

Agradecimentos a Secretaria de Educação por permitir esse trabalho e a Secretaria de Saúde pelo apoio.

 

 

 

 

Rio Bonito - Saúde do Homem realizada na UAPSF do Centro, atendeu mais de 400 pacientes

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, através das equipes do NASF e demais profissionais, na semana passada, entre os dias 25 a 29 de novembro, realizou a última etapa do Programa Saúde do Homem – Novembro Azul – na UAPSF Antiga Clínica da Mulher, no centro da cidade.

 

Foram atendidos 425 pacientes, sendo coletados 398 exames de PSA, que verifica infecções. Houve avaliações físicas, atendimento com fonoaudióloga, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, orientação odontológica.

 

Foi Realizado testes rápidos para detecção de doenças como sífilis, HIV, Hepatite B e C e testes para colesterol (HGT), totalizando 1118 testes rápidos. Também realizados pré-consultas com cálculo do IMC, consultas médicas e atualização ou confecção do cartão SUS.

 

A UBS da UAPSF é comandada pela enfermeira chefe Ana Carla Bedin. Ela destacou também os atendimentos médicos e dos profissionais da enfermagem da Secretaria de Saúde que fizeram atendimentos na UBS durante toda a semana.

 

A Secretaria de Saúde agradece a todos os profissionais das diversas áreas envolvidos neste belíssimo trabalho desenvolvido de prevenção à saúde do homem.

 

Lembrando que esta é uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, tendo à frente a secretária Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha) e com respaldo do Governo Municipal através do prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho).

 

 

 

 

 

Rio Bonito - Prefeito Ademir Fagundes conquista mais R$ 200 mil do Estado para recape asfáltico

O prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) de Rio Bonito do Iguaçu, cumprindo agenda nesta segunda-feira, 2, em Curitiba, no Palácio Iguaçu recebeu das mãos do deputado e Chefe da Casa Civil Guto Silva – viabilizado pelo mesmo - emenda no valor de R$ 200 mil para recapeamento asfáltico no município.

 

Os recursos vem através do Governo do Paraná por meio do Programa Paraná Mais Cidades.

 

 

 

Rio Bonito - Construção de bueiros e colocação de manilhas nas comunidades Paraíso e Centro Novo

O projeto de construção de bueiros e desaguadores, além da colocação de manilhas nas estradas principais e também em entradas de propriedades, está sendo feito pela equipe da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu.

 

A obras estão sendo executadas atendendo várias comunidades. Neste início de semana os trabalhos estão concentrados na estrada principal nas comunidades Paraíso e Centro Novo.

 

Governo Municipal parabeniza a todos os funcionários envolvidos neste trabalho.

 

 

 

 

Rio Bonito - Saúde promove neste sábado, 30, o Dia “D” de vacinação contra o Sarampo

Considerando o surto de sarampo no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, por meio do setor de Vigilância em Saúde, informa sobre a segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo 2019.

 

A realização desta fase é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão do sarampo e terá o publico alvo os adultos de 20 a 29 anos não vacinados anteriormente ou que estejam com o esquema incompleto.

 

A campanha já esta sendo realizada do dia 18/11/2019 até 30/11/2019, sendo dia 30/11/2019 o dia “D” de mobilização nacional.

 

No dia “D” 30/11/2019 todas as unidade de saúde do município estarão com as portas abertas. No período das 08h30min ás 11h30min das 13h00min às 16h00min.

 

Portanto solicitamos a população que verifique sua carteirinha de vacina e na duvida ou não tem carteirinha procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa para estar colocando em dia suas vacinas.

 

Salientamos que neste dia é disponibilizado todas as vacinas do calendário nacional.

 

Sarampo é uma doença altamente contagiosa onde um individuo, infectado pode contaminar 18 pessoas ao seu redor, e a dificuldade de conter essa contaminação se dá porque é um vírus muito pequeno e leve que facilmente é levado pelo vento e permanece no ar em locais abertos e fechados.

 

Sintomas febre acima de 38,5cº, tosse, coriza, conjuntivite, exantemas;

 

Orientamos que caso algum indivíduo apresentar um destes sintomas depois de viajar para locais em surto ou entrou em contato com pessoas doente pelo sarampo, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

 

 

 

 

Rio Bonito - Campanha Saúde do Homem e Novembro Azul continua atendendo no UASF

A Campanha do Novembro Azul “Saúde do Homem” continua a todo vapor em Rio Bonito do Iguaçu. A Secretaria Municipal de Saúde nesta semana atende os pacientes homens na UAPSF, antiga Clínica da Mulher. São centenas de homens recebendo orientações, exames, testes rápidos e diversos tipos de diagnóstico.

 

Homem: A busca pela prevenção é essencial para preservar a sua saúde.

 

 

 

Rio Bonito - Cidade já começa a se preparar para o Natal 2019

O espírito de Natal 2019 começa a tomar conta de Rio Bonito do Iguaçu com os preparativos da Praça feita pela equipe da Prefeitura.

 

Os canteiros da Avenida Dom Pedro II estão ficando ornamentados e nos próximos dias as iluminações natalinas darão o brilho especial, além, obviamente a Casinha do Papai Noel para alegrar nossas crianças.

 

O Governo Municipal em nome do prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) e todo seu secretariado parabeniza a todos os funcionários envolvidos neste belíssimo trabalho!