Rio Bonito - Equipe de Saúde Bucal realiza palestra e dá orientações de escovação e higienização bucal para os alunos da Apae

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, através da Coordenação de Saúde Bucal, tendo à frente o dentista Milton Saito, informa que no último dia 8 de agosto foi realizada, na Apae, uma palestra sobre higiene bucal aos alunos especiais.

 

Na oportunidade a dentista Dra. Taisiane Possamai e a auxiliar Jucélia Camilo, fizeram orientações de escovação e todos os alunos tiveram uma avaliação odontológica. Foram entregues 100 escovinhas e demais ítens do kit odontológico – fio e creme dental.

 

A iniciativa faz parte das atividades que a Coordenação de Saúde Bucal vem realizando durante o ano nas escolas da Rede Municipal e demais.

 

A equipe da Saúde Bucal agradece ao prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) e a secretária de Saúde, Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha) pelos esforços na condução administrativa e de recursos, onde é possível desenvolver esse tipo de projeto nas escolas junto à crianças e adolescentes.

 

 

 

Rio Bonito - Agentes Comunitários de Saúde participam de capacitação

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Rio Bonito do Iguaçu participaram de um curso de capacitação na tarde da última terça dia 13, na Associação Comercial e Empresarial (Acerbi). O encontro foi realizado em parceria entre profissionais da secretarias de Saúde.

 

A nutricionista Daniela Pilatti Riccio comentou a respeito da capacitação aos ACS, sobre o Agosto Dourado e Setembro Amarelo (combate ao suicídio) e orientações sobre o aleitamento materno.

 

“A gente chamou todos os ACS para estar conversando a respeito do Agosto Dourado e passar para eles um material sobre a questão do apoio, da proteção e do incentivo ao aleitamento materno. Aproveitando a oportunidade, também conversamos sobre o Setembro Amarelo, porque mês que vem teremos ações em conscientização ao suicídio e um encontro destinado aos jovens”, explica a nutricionista.

 

Sobre o tema suicídio, participou da reunião a psicóloga Katiussa Kloster, qual tratou sobre o tema junto aos ACS e também abordou várias questões a respeito.

 

Também o assistente Social Cleverson Ultchak participou do encontrou e aproveitou do momento do momento para falar dos programas, dos acompanhamentos e tirar dúvidas.

 

Segundo a nutricionista Daniela, por parte da Saúde, o pessoal da secretaria que precisava conversar com os agentes a respeito das mudanças no sistema que houve no SUS recentemente.

 

“Aproveitamos do fato de os ACS estarem reunidos e falamos sobre vários temas. Mas o enfoque mesmo foi para o Agosto Dourado, pedindo a colaboração eles e dando suporte para ajudar a manter no aleitamento materno até os seis meses de idade, instruindo as mães do município a fazer este aleitamento exclusivo”, conclui Daniela.

 

 

 

 

Rio Bonito - Prefeitura está recuperando estradas, pontes e bueiros no interior

A Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, através da Secretaria de Viação e Obras e também equipes da Secretaria de Agricultura, estão fazendo um intenso trabalho de recuperação de estradas, pontes e bueiros no interior do município.

 

As principais estradas estão sendo cascalhadas fora e também no porteira adentro na propriedades, bem nos locais onde se tem mais difícil acesso. É uma maneira de facilitar o escoamento da produção, principalmente a leiteira.

 

O Governo Municipal informa que têm várias equipes trabalhando em toda a área rural do município. É importante lembrar aos agricultores que, caso precisem de alguma demanda extra, procurem os maquinistas e o chefe das equipes quando eles estiverem passando próximos da sua propriedade e solicitem o serviço, ou procurem a Secretaria de Viação (Parque de Máquinas).

 

Nesta semana as máquinas estão trabalhando na região da comunidade Boa Esperança, Juriti e Centrão/Alta Floresta.

 

A partir da semana que vem as máquinas vão estar no Grupo 52. É importante aos agricultores que retirem ou desliguem as cercas elétricas para facilitar o trabalho.

 

 

 

Rio Bonito - Deputado Toninho Wandscheer libera recursos para trator e mais uma retroescavadeira

Cumprindo agenda em Curitiba nesta segunda dia 12, o prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) visitou o escritório político do deputado federal Toninho Wandscheer, onde conseguiu boas notícias para os agricultores de Rio Bonito do Iguaçu.

 

Durante a reunião, o prefeito acompanhado do vereador José Ferreira da Silva (Decão) e do chefe do Departamento de Esportes Marcos Trindade, recebeu a confirmação da chegada de um trator zero km para incluir na Patrulha Agrícola da comunidade Santo Antônio no Assentamento Ireno Alves dos Santos.

 

Também, segundo informa o prefeito, foi liberado através de emenda do deputado Toninho, mais uma retroescavadeira que será de uso do município.

 

Recentemente o deputado já tinha destinado recursos na área de saúde para a aquisição de um micro-ônibus para a realização de transporte sanitário.

 

Na foto, o prefeito Gaúcho acompanhado do ex-prefeito de Campo Largo Edson Basso (primeiro à esquerda), de Marcos Trindade, do deputado Toninho Wanscheer e do vereador Decão.

 

 

 

Rio Bonito - Readequação das estradas na região do Centro Novo e Paraíso

Nesta semana a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu com sua equipe está trabalhando na readequação e cascalhamento nas estradas na região das comunidades do Centro Novo e Paraíso.

 

Por determinação do prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), as equipes estão espalhadas em todo o município para atender as demandas da extensa malha viária rural.

 

 

 

 

Rio Bonito - Vigilância Epidemiologia e Sanitária alerta para doenças e realiza atividades de orientação

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu está sempre vigilante às doenças contagiosas que são transmitidas de pessoa para pessoa, através das secreções e fluídos corporais (sangue, saliva).

 

São doenças como a meningite, sarampo, gripe e outras causadas por vírus, bactérias, fungos e demais de relevância epidemiológica.

 

Por esse motivo estamos sempre realizando atividades que serão intensificadas ao longo dos próximos meses, como atividades educativas nas escolas, nas ESF Estratégias Saúde da Família (ESF), igrejas, rádio, jornal, redes sociais e o que for necessário para repassar informação à população sobre a prevenção, que é a melhor maneira de evitar o adoecimento.

 

Orientando quanto a prevenção simples de fácil acesso a toda a população, a vacinação está disponível em todas as quatro (4) unidades de saúde do município.

 

Vacinas como a VTV (vacina tríplice viral, caxumba, sarampo e rubéola), para idades de 12 meses até 49 anos; MENINGOCOCICA C (meningite) nas idades de 2 meses até 14 anos. Por isso procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa levando a carteirinha de vacina para um profissional de enfermagem conferir e ver a necessidade de estar realizando estas vacinas ou outras.

 

Lembramos ainda que a higiene pessoal como a lavagem das mãos ao tossir, espirar, antes e após ir ao banheiro, antes de comer e/ou tocar em alguma coisa é a melhor forma de evitar a contaminação e transmissão, destas doenças. O uso do álcool 70% em gel também ajuda a matar os germes, vírus, bactérias e outros, mais se tiver alguma sujidade o álcool não vai agir. Então o melhor é lavagem das mãos com água e bastante sabão.

 

Lembrando que mantendo abertas as janelas de casa, das salas de aula, dos veículos de transporte e de onde houver aglomeração de pessoas, os vírus, fungos, bactérias não sobrevivem por muito tempo em local bem arejado e limpo.

 

A vigilância está sempre atenta às doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti que transmite duas graves doenças: a dengue e a febre amarela.

 

Além da higiene do ambiente diminuindo a proliferação do mosquito, a única prevenção é a vacina da FA (febre amarela) aplicada nas idades de 9 meses a 59 anos, sendo esta uma vacina obrigatória.

 

 

 

Rio Bonito - Prefeito Ademir Fagundes entrega Patrulha Agrícola para a comunidade Cristo Rei

O prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) de Rio Bonito do Iguaçu acompanhado de autoridades, secretários e do vereador Decão entregou no último sábado, 3, uma Patrulha Agrícola para a comunidade Cristo Rei, a mais distante da sede do município.

 

Os itens entregues foram: Trator, Carreta Basculante, Pulverizador e Ensiladeira.

 

De acordo com o presidente da associação da comunidade Cristo Rei, Valdecir Dias, o “polaquinho”, o prefeito Gaúcho foi o único que atendeu o anseio sobre a patrulha.

 

“Quero agradecer do fundo do meu coração, em nome das famílias o prefeito Gaúcho e a administração municipal. Foi o único prefeito que atendeu nosso pedido”, comemora Valdecir.

 

A comunidade Cristo Rei aguardava por uma patrulha agrícola há 20 anos e esta e a primeira administração municipal que concedeu tal benefício, onde irá atender dezenas de famílias da região.

 

 

 

 

Rio Bonito - Programa Trator Solidário contempla mais dois produtores do município

O Instituto Emater em parceria com o Banco do Brasil, entregou no último dia 25 de julho, mais dois tratoresNew Holand TL 5.80 Cabinados adquiridos pelo Programa Trator Solidário do Governo do Paraná.

 

Desta vez foram contemplados os agricultores Antônio Baroni Neto da comunidade Alto Iguaçu e Rogério Luis Maldaner, da comunidade de Campo do Bugre. A entrega foi realizada na sede do município pelo extensionista da Emater Joelcio Vigolo, dirigentes da Agência do Banco do Brasil e representante da Concessionária Simex.

 

O Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários é gerenciado pela SEAB e executado pela Emater que faz a seleção dos beneficiários e a elaboração dos projetostécnicos.

 

O programa beneficia pequenos agricultores na compra de máquinas e implementos agrícolas com preços mais acessíveis e taxas de juros reduzidas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

Para participar do Programa o agricultor deve procurar o escritório da Emater em seu município para elaborar a pré-proposta que deve ser encaminhada ao agente financeiro e ao Comitê Gestor do Programa que então autoriza a elaboração dos projetos técnicos para compra dos equipamentos.

 

 

 

Rio Bonito - Saúde e Assistência Social promove programa de orientação às gestantes e mães de primeira viagem

No último mês de julho, as equipes da Saúde e da Assistência Social de rio Bonito do Iguaçu, em parceria, começaram a desenvolver um programa para ajudar as gestantes, futuras mamães e as que já são mamães, mas que enfrentam dificuldades em cuidar dos seus bebês e às vezes não tem apoio da mãe, sogra ou do próprio pai da criança.

 

“O objetivo principal é atender as mamães de primeira viagem ou aquelas com dois ou três filhos, mas que ainda tenham algumas dúvidas. A nossa iniciativa é oferecer informação, ajudar a tirar as dúvidas com cada área diferente. O público alvo é toda e qualquer gestante que tiver interesse”, explica a economista doméstica Marcia Ghisi, da Secretaria de Assistência Social.

 

“A gente pesou em fazer um ciclo de palestras com vários profissionais, médicos, dentistas, psicológicos, assistência social, fisioterapeuta, nutricionista e enfermeira”, complementa Márcia.

 

No projeto, o programa prevê promover a qualidade de vida para a gestante e sua família, através do acolhimento e apoio na gestação, facilitando o entendimento das transformações que se passam dentro e fora do corpo, envolvendo o emocional, o físico e o social. Tudo é visando oferecer as práticas que auxiliem na tarefa de ser mãe.