Rio Bonito do Iguaçu - Primeiras casas das vítimas do tornado começam a ser construídas semana que vem

As primeiras casas pré-moldadas que serão custeadas pelo Governo do Estado em Rio Bonito do Iguaçu para repôr residências destruídas pelo tornado do início de novembro vão começar a sair do papel na próxima semana.

Oito terrenos já passaram pelas fases de limpeza e nivelamento do solo e foram liberados pela prefeitura para que a Tecverde – empresa contratada para o serviço – possa começar a executar as obras. A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) é a responsável por gerenciar toda a operação.

O cronograma aprovado em reunião nesta sexta-feira (28) com a presença da Cohapar, da Tecverde e da Prefeitura prevê que a primeira família a ser atendida seja a de Marilda Risse, esposa de Claudino Paulino Risse, uma das sete vítimas do desastre climático. O governador Carlos Massa Ratinho Junior já havia prometido a ela, por meio de ligação telefônica semana passada, que a casa de Marilda seria a número 1 a ser montada. Nos dias posteriores, de maneira gradativa, a produção se estenderá aos outros sete lotes com aval municipal.

As residências serão construídas usando o sistema wood frame, que reduz bastante o tempo de execução. As casas possuem sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço, com tamanhos que variam entre 45 m², 48 m² e 50 m². A atividade será desenvolvida em etapas.

A primeira fase da obra é a fundação rasa, que já recebe embutidas as instalações elétricas, hidráulicas e de gás. A partir daí transcorre o tempo de cura do concreto, cuja duração pode variar entre três dias a uma semana, de acordo com vários fatores, sendo um deles o tipo do solo. O passo seguinte é a montagem das paredes, que também chegam prontas, com esquadrias e instalações. Na sequência, entram o telhado e os acabamentos finais: cerâmica, pintura, louças e metais.

O investimento do Governo do Estado para entregar as 320 moradias anunciadas para as famílias atingidas é de R$ 44 milhões. Aqueles que perderam suas casas, mas que têm terreno apropriado, terão as novas edificações montadas ali mesmo. Já para aqueles que não possuem área própria, o novo lar ficará em terreno doado pela prefeitura.

A ordem de entrega das casas vem sendo definida com base no cadastramento feito pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Ela também foi responsável pelo levantamento de campo, em que foram vistoriadas cerca de 1,5 mil edificações, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (Ibape-PR). O contrato com a Tecverde impõe prazo de 180 dias para a construção de todas as 320 casas.

 

 

 

POr - AEN

Guaraniaçu realiza XIV Conferência Municipal de Saúde e discute avanços e desafios do SUS

Guaraniaçu realiza nesta quinta-feira (27), nas dependências do Centro de Convivência do Idoso João Badotti, a XIV Conferência Municipal de Saúde, um dos principais espaços de participação social para definição de políticas públicas no setor.

O encontro, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Governo Municipal, reuniu representantes do poder público, profissionais da área e a comunidade para debater melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “O SUS: Avanços e os Desafios da Saúde com a Participação Popular”, a conferência teve como objetivo levantar propostas e demandas da população. Após aprovadas por delegados, com a observação da plenária, observadores e segmentos organizados, as sugestões serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional, contribuindo para o planejamento e aprimoramento do SUS em todo o país.

Realizadas a cada quatro anos em todas as esferas — municipal, estadual e federal — as conferências de saúde são fundamentais para nortear políticas públicas. É por meio desse processo participativo que se busca melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde, hospitais, centros de referência e demais serviços oferecidos à população.

O evento contou com a presença do Prefeito Ronaldo Cazella (MDB); dos Vereadores Valtair França, Daniel Magalhães e Sandra Mioranza; do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Rodrigo Raul da Silva; e do Secretário Municipal de Saúde Volnei Antônio Dall’Agnolo.

A palestra principal foi ministrada pelo enfermeiro Eder Luiz dos Santos, Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Unioeste de Cascavel. O profissional, que possui diversas especializações nas áreas de Educação e Saúde, além de atuar na Atenção Primária na 10ª Regional de Saúde do Paraná, trouxe reflexões sobre os desafios do SUS e a importância da participação social na construção de políticas públicas eficazes.

A conferência reafirmou o compromisso de Guaraniaçu com a ampliação do diálogo entre gestores, trabalhadores e usuários, buscando fortalecer o SUS e garantir serviços de qualidade à população.

 

 

 

 

Por Assessoria de Comunicação

Guaraniaçu, 27 de novembro de 2025

feed-image
SICREDI 02