A Carreta Saúde da Mulher, iniciativa do Governo do Paraná executada por meio da Secretaria da Saúde, encerrou a 10ª parada em Nova Laranjeiras com 1.624 atendimentos, sendo 439 consultas médicas, 547 ultrassonografias, 160 exames citopatológicos (Papanicolau) e 478 mamografias. A ação também contemplou mulheres de Laranjeiras do Sul, Marquinho, Laranjal, Palmital, Virmond, Guaraniaçu, Quedas do Iguaçu, incluindo a Aldeia Rio das Cobras, a maior terra indígena do Paraná.
Especificamente para as mulheres da aldeia indígena Rio das Cobras, a ação ofertou 40 mamografias, 31 ultrassonografias e exames citopatológicos (Papanicolau), além de orientações de promoção de saúde e autocuidado. O território é a maior terra indígena do Paraná e está localizado entre Nova Laranjeiras e Espigão Alto do Iguaçu, com 19 mil hectares de área, e ocupada por mais de 3 mil indígenas das etnias Guarani e Kaingang, segundo o Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi) do Ministério da Saúde.
Os serviços oferecidos na Carreta Saúde da Mulher incluem mamografia bilateral para rastreamento (mulheres de 40 a 74 anos) e diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico (Papanicolau, para mulheres de 25 a 64 anos), ultrassonografias de mamas, transvaginal e de tireoide, e orientações de promoção de saúde e autocuidado.
Os resultados dos exames de ultrassom são entregues na hora, e os demais possuem prazos reduzidos (até cinco dias para mamografia e 15 dias para citopatologia), garantindo agilidade no diagnóstico e no início de um eventual tratamento.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância da iniciativa para a saúde das mulheres paranaenses. "Trabalhamos para descentralizar os atendimentos, levando ações para perto da população, oferecendo um serviço de diagnóstico mais rápido e próximo das pessoas", declarou.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, complementa que a ação é fundamental para alcançar quem mais precisa. Ela enfatiza que a Carreta Saúde da Mulher é a materialização do cuidado e do olhar do Estado para as mulheres, levando o diagnóstico precoce para as diversas regiões do Paraná.
"A ação da Secretaria de Saúde tem como objetivo atender as mulheres que, por um motivo ou outro, não têm tempo ou não conseguem chegar às unidades de saúde, garantindo que a prevenção e o diagnóstico precoce sejam acessíveis a todas", explicou a diretora.
MAIS ATENDIMENTOS – A Carreta Saúde da Mulher está na 11ª parada, em Palmas, na região Sudoeste. A unidade móvel fica no Parque de Exposições Pé Vermelho (Rua José Joaquim Bahls, 1.608, Alto da Glória) e atenderá também as mulheres do município e de Coronel Vivida, Coronel Domingos Soares e Clevelândia, até sábado (29).
PARANÁ ROSA – A Carreta Saúde da Mulher é um dos pilares do programa Paraná Rosa 2025, uma campanha permanente do Governo do Estado que visa ampliar o cuidado e a conscientização sobre a saúde da mulher, com foco na prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
Neste ano, também será promovida a 1ª Corrida da Vigilância em Saúde em Curitiba. O evento é gratuito, acontece no dia 14 de dezembro (domingo) e marca o encerramento das ações do Paraná Rosa 2025. Com 5 mil vagas, a prova será em Curitiba, com largada na Avenida Dário Lopes, em frente às bilheterias do Estádio Durival Britto e Silva - Vila Capanema, no bairro Rebouças. A Sesa estima que as inscrições abram no dia 28 de novembro, por meio de plataforma on-line que será divulgada posteriormente.
As ações do Paraná Rosa também incluem a distribuição de 150 mil exemplares da Cartilha Saúde da Mulher nas 22 Regionais de Saúde do Paraná com materiais informativos sobre prevenção, autocuidado e direitos da mulher.
Outra ação foi a exibição do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman, que mostra a rotina de uma professora e influenciadora digital ao descobrir o câncer de mama. Ele foi exibido em 41 cidades, em parceria com o Sesc-PR e a Secretaria da Cultura, durante o mês de outubro.
Por - AEN
A Administração Municipal de Guaraniaçu, por meio da Secretaria de Educação, comunica que as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado 2025, destinado à contratação de Professores Temporários e Monitores Escolares, foi prorrogado para até o dia 25 de novembro de 2025.
Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pela internet, a partir das 8h do dia 24 de outubro de 2025 até as 23h do dia 25 de novembro de 2025. A inscrição será formalizada por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição, que deverá conter, em anexo, um arquivo em formato PDF com o documento de identificação do candidato onde conste o CPF.
A Secretaria de Educação alerta que o envio do arquivo com o CPF é obrigatório. As inscrições que não apresentarem o documento anexo não serão aceitas nem formalizadas.
Os editais completos, com informações sobre critérios de seleção, requisitos e a própria ficha de inscrição, estão disponíveis no site oficial da Prefeitura Municipal de Guaraniaçu, no endereço eletrônico https://guaraniacu.atende.net/
Por Assessoria de Comunicação
Guaraniaçu, 24 de novembro de 2025
Na noite deste sábado (22), por volta das 20h20min, a equipe de Polícia Militar de Catanduvas foi acionada para prestar atendimento em uma ocorrência de violência doméstica, em uma residência na Rua Eurides Rodrigues de Lima, no bairro Alto Alegre em Catanduvas.
Chegando ao local, os policiais conversaram com a vítima, uma mulher que relatou ter sido agredida pelo companheiro.
Imediatamente, o autor dos fatos foi detido pelos crimes de violência doméstica, desobediência e resistência à prisão, e encaminhado para a Central de Flagrantes em Cascavel, onde serão tomadas as medidas cabíveis ao caso.
Por - Catanduvas em Foco
Na tarde de domingo (23), por volta das 16h20, a equipe a Polícia Militar foi acionada ao destacamento, informando que um indivíduo teria dado entrada no pronto atendimento com um ferimento na cabeça proveniente de um acidente de trânsito com um automóvel.
Segundo informações obtidas no local, o paciente, de 31 anos, conduzia o veículo, o qual colidiu contra um poste. Como o paciente foi encaminhado para Laranjeiras do Sul para dar sequência aos atendimentos, não foi possível obter maiores informações sobre o condutor e as causas do acidente.
O veículo teve os débitos quitados no local e foi liberado para a proprietária. Diante dos fatos, foram lavradas as notificações pertinentes e o veículo foi liberado e transportado por guincho particular obtido pela proprietária.
No domingo (23), por volta das 18h, a equipe da Polícia Militar foi acionada via COPOM para atender a uma ocorrência de violência doméstica.
No local, a solicitante relatou que foi até a residência do seu ex-marido para cobrar a pensão alimentícia da filha do casal, que estava em atraso há vários meses. Após breve conversa, o ex-marido investiu fisicamente contra a solicitante, agredindo-a com socos e chutes, momento em que ela saiu correndo até sua residência e acionou a PM.
A equipe deslocou-se até a casa do denunciado, porém não o localizou. A vítima foi orientada.
Um caso de violência doméstica terminou com a prisão de um homem de 39 anos após ele agredir a esposa, destruir objetos pessoais dela e tentar agredir um policial militar na noite deste sábado (22), na Vila Rocha, em Cantagalo. A situação, inicialmente controlada com orientações à vítima, escalou quando o agressor se recusou a deixar a residência e reagiu violentamente à autoridade policial.
O episódio começou por volta das 22h, quando a PM foi acionada por um vizinho que relatou gritos, quebra de objetos e a mulher sendo empurrada para dentro de casa. No local, os policiais encontraram a vítima, de 52 anos, que contou que o marido havia passado o dia bebendo e, ao voltar para casa, exigiu que ela o acompanhasse a um velório. Diante da recusa da mulher, que justificou não querer ir com ele embriagado, o homem destruiu uma caixa térmica, uma garrafa térmica e uma cuia de chimarrão pertencentes à vítima, além de tê-la segurado pelo braço com força para obrigá-la a sair.
A vítima foi orientada sobre os procedimentos legais e manifestou desejo de romper o relacionamento. Ela propôs que o agressor passasse a noite na casa do pai e retornasse apenas no dia seguinte para buscar seus pertences, evitando assim a ida à delegacia. No entanto, quando o pai chegou para buscá-lo, o homem se recusou a sair do imóvel.
Diante da negativa e do potencial risco à integridade da mulher, os policiais informaram que o conduziriam à delegacia. No momento da ação, o agressor tentou desferir um soco em um dos PMs, que conseguiu se esquivar. O homem fugiu correndo pela rua, mas foi rapidamente alcançado e contido pela equipe.
Tanto a vítima quanto o agressor foram encaminhados à 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul para os procedimentos cabíveis. A mulher recebeu orientações completas sobre as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha.







-PortalCantu-23-11-2025.png)

















