Porto Barreiro - Governo Municipal Realiza entrega oficial de Ambulância para Porto Santana

A Prefeita Marinez Crotti e o Vice-prefeito Ildo Lunelli estiveram na tarde desta quarta dia 19, no Distrito de Porto Santana onde realizaram a entrega oficial da nova Ambulância para a comunidade.

 

A equipe de governo foi recebida pelos moradores e profissionais da saúde daquele setor, onde contou com a presença da secretária Ednilce Rodacki (Saúde), Adriana Polezze Dalastra (Educação), Rafael Valan (Esportes), Vanete Maria da Rosa (Assistência Social), Solange Vargas (Assuntos Comunitários), Agnaldo Cassol (Agricultura) além dos vereadores Valdir do Santos Lima (Dico), Jorge Pereira Matoso e Marlene Maurina.

 

Em sua fala a secretária Ednilce lembrou que o início de sua trajetória na saúde foi marcada pelo incentivo e apoio da equipe daquele Distrito, onde iniciou seus trabalhos como Técnica em Enfermagem. “Muito eu aprendi aqui nessa comunidade e hoje está sendo uma honra para mim, estar à frente desta pasta entregando este veículo para os moradores daqui. Só tenho a agradecer a confiança de todos e a prefeita que não mede esforços para lutar em benefício de uma saúde cada vez melhor em nosso município”, completou.

 

Por outro lado, a prefeita Marinez Crotti lembrou que no início de sua gestão em 2013, com o então Vice-prefeito Gean dos Santos, essa unidade de saúde estava fechada, pois não oferecia condições plenas de atendimento, abandono total. “Em muitos momentos carregamos paciente em veículos de vizinhos para levar até a sede fazer os primeiros atendimentos. Hoje junto ao Vice-prefeito Ildo Lunelli continuamos o trabalho e podemos contar com uma estrutura organizada, equipe de trabalho capacitada e veículo de qualidade para o transporte de pacientes. Acreditamos que uma gestão séria se faz assim, pensando no bem de todos”, visualizou.

 

A nova ambulância é uma conquista através do Ministério da Saúde.

 

 

 

Nova Laranjeiras - Dia D de combate à dengue mobiliza população

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Setor de Endemias, juntamente com a Vigilância Sanitária, em parceria com todas as Secretarias do Município e Área Indígena, está promovendo nesta quinta dia 20, o Dia D, dia de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti.


A ideia é mobilizar famílias da Sede do Município no combate ao mosquito transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da Chikungunya.

 

Participam do evento Secretários e colaboradores de todas as Secretarias e uma equipe da Reserva Indígena também está prestando apoio nesta luta que é de todos.

 

Cerca de 95 Pessoas estarão limpando as Vias Públicas. Visitando as casas, orientando os moradores para limpar o seu quintal e recolher objetos que contenham larvas do mosquito Aedes Aegypti, ou que possam se tornar criadouros.

 

A Secretária de Saúde do município, Eroilda Alves de Oliveira (ROI), agradeceu a todos os colaboradores e explicou que a mobilização em Nova Laranjeiras deve seguir por tempo indeterminado, pois o Departamento de Endemias juntamente com a Vigilância Sanitária prestam um trabalho continuo, visando a eliminação do mosquito transmissor , pois estamos vivendo um momento de epidemia de dengue a nível nacional e cada um deve fazer a sua parte no combate ao mosquito. “Decidimos fazer não só um dia D, como acontece em todo o país e sim Diariamente nossos técnicos realizam um trabalho de combate”. Segundo Roi o dia D” é uma forma de reunir todos os participantes para que possamos juntos fazer a nossa parte na tentativa de eliminar o mosquito da dengue.

 

 

 

Laranjeiras - Macarronada em prol de Ana Julia, que nasceu com doença rara, será domingo

No próximo domingo será realizada uma macarronada em prol de Ana Julia de Souza, uma bebê moradora de Laranjeiras do Sul - PR, que nasceu com uma doença rara. O tratamento existe apenas na Rússia e os pais estão tentando conseguir as doses do remédio para ela. No entanto, o medicamento só foi utilizado em adultos até o momento e uma dose deverá ser desenvolvida e adaptada para ela.

 

Ana Julia já tem oito meses e agora que conseguiu ultrapassar quatro quilos e tem tido um quadro clínico mais estável. Mas, está em tratamento constante, com vários profissionais, para poder sobreviver. A família buscará também o Ministério Público e tentar um auxílio para que o remédio tenha um custo menor. A dose, custa R$ 90 mil.

 

COLABORE

 

No próximo domingo, uma macarronada será realizada no pavilhão da Igreja Matriz Santana, em Laranjeiras do Sul, para arrecadar recursos para à família. A tia da Ana Julia, a Cristiane Souza, conta um pouquinho da história da bebê que tem a doença Mastocitose Sistêmica Agressiva.

 

Durante a macarrona também estarão se apresentando artistas da região para animar a tarde.

 

E quem estiver disposto a ajudar a Ana Julia, pode participar da macarronada no próximo domingo. Os ingresos pra macarronada de estão sendo vendidos no restaurante Capeletti, na Casa Íris, com familiares da Ana Julia e também hoje serão disponibilizados na portaria da Rádio Educadora.

 

Se você tem condições de ajudar ainda mais, a família tem uma conta bancária para que possam ser realizados depósitos.

 

Banco Itaú

Ag. 3771

Cc 18409-4

Geise Dias (mãe da Ana julia)

 

 

(Com E103)

 

 

 

 

 

Candói - Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Projetos alerta sobre compra e venda de lotes irregulares

A Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Projetos, alerta a população do município de Candói, sobre a compra e venda de lotes irregulares. Antes de adquirir qualquer terreno em áreas urbanas, construir um imóvel ou calçadas, ampliar edificações, o interessado deve procurar a equipe técnica da Secretaria.

 

Em casos de construções irregulares, o responsável será notificado pela Prefeitura e terá um prazo de 10 dias para se regularizar. Caso não seja cumprido, o local poderá ser interditado.

 

Já na compra e venda de loteamentos irregulares, também será realizada a notificação, que será encaminhada ao Ministério Público para as providências cabíveis.

 

Outras informações na Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Projetos, localizada na avenida XV de Novembro, nº 2413 (ao lado do ginásio de esportes), pelo telefone (42) 3638-1774 ou no Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

 

 

Candói - Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: tema será discutido em audiência pública

A Prefeitura de Candói, por meio da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Projetos, realizará na próxima quinta dia 27, uma audiência pública sobre avaliação do cumprimento das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2019, referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

 

As secretarias de Planejamento, Urbanismo e Projetos, Assistência Social, Educação e Saúde vão apresentar uma prestação de contas das despesas, investimentos e ações. A audiência pública é baseada no art. 9º, § 4º da Lei Complementar 101/2000 de Responsabilidade Fiscal (LRF) que tem como objetivo mostrar a transparência dos gastos públicos e o equilíbrio orçamentário.

 

O evento será realizado na Câmara Municipal, localizada na avenida Alfredo Antonio Budel, nº 1067, bairro Pioneiros, às 14h. A Prefeitura convida toda a população para participar da prestação de contas.

 

 

 

Laranjeiras - Em três anos, Secretaria de Saúde realizou mais de 262 mil consultas

O trabalho humanizado e comprometido dos servidores da Saúde nas 4 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), nas 2 USFs (Unidades de Saúde da Família) e no Celeste (Centro de Saúde Leste), somaram em três anos (2017/2018/2019) o total de 262.685 consultas, entre atendimentos de atenção básica, de média e alta complexidade.

 

A maioria dos atendimentos ocorreu nas UBS, com mais de 186 mil consultas com clínico geral. A pediatria apareceu em segundo, e ultrapassou 17 mil atendimentos, seguida pela área da ginecologia e obstetrícia, com mais de 10 mil consultas. Para manter os laranjeirenses a par de todo esse trabalho, a Secretaria de Saúde fará uma prestação de contas sobre o 3º quadrimestre de 2019, no dia 28 de fevereiro, a partir das 14h30, na Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul. Outro número importante é em relação ao atendimento nos feriados e finais de semana. No período de 2017 a 2019, os Hospitais São Lucas e São José, realizaram 17.651 atendimentos.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, há ainda ajustes a se fazer, mas que o trabalho vem sendo realizado da melhor forma possível. “Quando conseguimos colocar todos os dados juntos, podemos visualizar a quantidade de atendimentos que são realizados. Todos os dias somos cobrados pelo que não é feito, mas é importante demonstrar o que é feito, para que realmente a medida seja justa. Há muitos gargalos, mas a ampliação dos atendimentos de saúde é fato, e as estatísticas demonstram isso”, adiantou o secretário.

 

CONFIRA O NÚMERO DE CONSULTAS


USF Carlos Felipe de Sio: 60.493 consultas
Celeste: 38.030 consultas
UBS Presidente Vargas: 25.269 consultas
UBS Monte Castelo: 19.658 consultas
UBS Cristo Rei: 17.769 consultas
UBS Jardim Iguaçu: 12.870 consultas
USF Água Verde: 12.540
Consultas com pediatras nas Unidades de Saúde: 17.583
Ginecologista e obstetrícia: 10.851
Oftalmologista (Assiscop): 3.793
Ortopedia (Assiscop): 10.684
Dermatologista (Assiscop): 606
Endócrino (Assiscop): 260
Pneumologista (Assiscop): 170
Psiquiatra (Caps e Carlos Felipe de Sio): 1.149
Oncologista (Carlos Felipe de Sio): 3.428
Contratualização Municipal (plantão São Lucas e São José): 17.651