Guaraniaçu realiza XIV Conferência Municipal de Saúde e discute avanços e desafios do SUS

Guaraniaçu realiza nesta quinta-feira (27), nas dependências do Centro de Convivência do Idoso João Badotti, a XIV Conferência Municipal de Saúde, um dos principais espaços de participação social para definição de políticas públicas no setor.

O encontro, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Governo Municipal, reuniu representantes do poder público, profissionais da área e a comunidade para debater melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “O SUS: Avanços e os Desafios da Saúde com a Participação Popular”, a conferência teve como objetivo levantar propostas e demandas da população. Após aprovadas por delegados, com a observação da plenária, observadores e segmentos organizados, as sugestões serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional, contribuindo para o planejamento e aprimoramento do SUS em todo o país.

Realizadas a cada quatro anos em todas as esferas — municipal, estadual e federal — as conferências de saúde são fundamentais para nortear políticas públicas. É por meio desse processo participativo que se busca melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde, hospitais, centros de referência e demais serviços oferecidos à população.

O evento contou com a presença do Prefeito Ronaldo Cazella (MDB); dos Vereadores Valtair França, Daniel Magalhães e Sandra Mioranza; do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Rodrigo Raul da Silva; e do Secretário Municipal de Saúde Volnei Antônio Dall’Agnolo.

A palestra principal foi ministrada pelo enfermeiro Eder Luiz dos Santos, Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Unioeste de Cascavel. O profissional, que possui diversas especializações nas áreas de Educação e Saúde, além de atuar na Atenção Primária na 10ª Regional de Saúde do Paraná, trouxe reflexões sobre os desafios do SUS e a importância da participação social na construção de políticas públicas eficazes.

A conferência reafirmou o compromisso de Guaraniaçu com a ampliação do diálogo entre gestores, trabalhadores e usuários, buscando fortalecer o SUS e garantir serviços de qualidade à população.

 

 

 

 

Por Assessoria de Comunicação

Guaraniaçu, 27 de novembro de 2025

Guaraniaçu - Escola Municipal Jean Piaget realiza a 2ª Amostra de Atividades Pedagógicas

Nesta quinta-feira (27), está acontecendo na Escola Municipal Jean Piaget no Bairro Jardim Real, a 2ª Amostra de Atividades Pedagógicas.

O evento celebra o talento e a dedicação dos estudantes e professores na realização das atividades. A programação contou com apresentações culturais e salas temáticas que exibiram trabalhos desenvolvidos em aula, incluindo atividades de robótica, inglês, dança, teatro, aprofundamento de língua portuguesa e matemática, além de jogos e recreação.

A abertura oficial contou com a presença da Coordenadora Pedagógica responsável pelo Ensino Integral, Méury Dhayana Somariva do Nascimentos, da Secretária Municipal de Educação, Soelany Corso Pozzan, do Vice-Prefeito Carlos Roberto Ferreira “Carlão do Guaporé”, da vereadora Katia Moraes, que prestigiaram e apoiaram o evento.

A amostra reforça o compromisso da Escola Municipal Jean Piaget com uma educação integral, criativa e transformadora.

O vice-prefeito Carlão do Guaporé, representando o prefeito Ronaldo Cazella que por sua vez, estava presente no mesmo horário, na abertura da XIV Conferência Municipal de Saúde, realizada no Centro de Convivência do Idoso, agradeceu o convite da diretora da Escola Municipal Jean Piaget, Adenilce Michelon Moraes, para participar do evento e em seu nome, parabenizou alunos e professores pelos projetos apresentados.

 

 

 

Por Assessoria de Comunicação

Guaraniaçu, 27 de novembro de 2025

feed-image
SICREDI 02