Laranjeiras do Sul - Autor de incêndio criminoso foge de julgamento

Fábio Ivoney Malek, de 42 anos, foi sentenciado pelo Tribunal do Júri a 61 anos de prisão por atear fogo na casa de uma mulher de 26 anos e seus quatro filhos no bairro Santo Antônio de Pádua, em Laranjeiras do Sul, no Paraná, no dia 15 de janeiro de 2016. A mãe e uma menina de 3 anos morreram carbonizadas; ele permanece foragido, segundo a Polícia Civil (PC-PR).

O julgamento ocorreu na terça-feira (3), dez anos após o crime. Fábio e um amigo de 16 anos trancaram o imóvel e colocaram fogo, motivados pela crença do réu de que a vítima causara o fim de seu relacionamento com uma amiga dela. Um menino de 9 anos acordou com as chamas, salvou as irmãs de 5 e 7 anos, e vizinhos chamaram o Corpo de Bombeiros – este último teve 30% do corpo queimado, enquanto os outros inalaram fumaça. O pai das crianças estava trabalhando.

O inquérito, concluído em 2018, incluiu depoimentos de ex-companheiras que sofreram tentativas de feminicídio por ele e ouviram sua confissão. "Inicialmente investigamos homicídio ou incêndio acidental, mas testemunhas confirmaram sua autoria", relatou o promotor Igor Rabel Corso. O Ministério Público (MP-PR) denunciou o suspeito, mas recursos dele e atrasos pela pandemia adiaram o júri.

Fábio cumpria pena por tentativa de feminicídio contra ex-companheira – inicialmente fechado, depois progressão de regime – e foi intimado, mas fugiu do julgamento. A defesa respeita a decisão e não recorrerá. A PC-PR busca localizá-lo.

 

 

Rio Bonito do Iguaçu - Projeto da nova Apae contou com ajuda da Unioeste

O Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou nesta semana a entrega do projeto arquitetônico de uma escola de educação especial para o município de Rio Bonito do Iguaçu e também de uma clínica de reabilitação física para a cidade de Catanduvas.

De acordo com André Novais, engenheiro civil responsável pelo projeto de Rio Bonito do Iguaçu, a escola atenderá alunos desde a primeira infância até a terceira idade, e além do atendimento pedagógico, com as aulas, também haverá uma ala SUS com especialidades como fonoaudiologia e fisioterapia.

A escola de Rio Bonito do Iguaçu será viabilizada através da adaptação de um projeto arquitetônico realizado pela equipe do Projetek para o município de Catanduvas, que assinou um acordo que autoriza a utilização deste projeto pelo município de Rio Bonito do Iguaçu. 

Segundo Giovanna Gava Oyamada, coordenadora do Projetek, esse acordo acelera o processo para que a construção do edifício se inicie o mais rápido possível. “Rio Bonito terá o projeto de uma edificação que atende as necessidades deles, e terão todos os projetos complementares necessários para fazerem o processo de licitação e utilização do recurso que eles dispõem para essa edificação. A concordância de Catanduvas em partilhar esse projeto permitiu que isso fosse desenvolvido de forma muito mais rápida do que se iniciássemos um projeto novo”, afirma.

O chefe do Departamento de Engenharia do município de Rio Bonito do Iguaçu, Amarildo Gomes, ressaltou a parceria e o trabalho com a Unioeste, através do Projetek. “Há um grande número de alunos de educação especial que eram atendidos no antigo prédio. Essa obra será muito importante para Rio Bonito porque vai além da beleza, tem também a questão social. Nosso agradecimento a toda a equipe do Projetek e ao município de Catanduvas que nos cedeu este projeto”, diz.

Geysler Rogis Flor Bertolini, diretor do campus de Cascavel da Unioeste, destaca o compromisso com a sociedade através do trabalho desenvolvido no Projetek. “Para nós é muito gratificante porque esse é o papel social da universidade, contribuir com a sociedade em suas diversas áreas. O Projetek, na sua função, está cumprindo esse dever”, complementa. 

APAES – O Governo do Estado tem obras de novas escolas de educação especial em 24 municípios de todas as regiões do Estado, com investimento de R$ 56 milhões. As obras são coordenadas pela Secretaria das Cidades.

O Paraná também mantém parceria com entidades filantrópicas que atendem aproximadamente 48 mil estudantes com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências com alta necessidade de suporte. O investimento nessa parceria soma R$ 540 milhões anuais, valor que garante a manutenção das instituições e a equiparação salarial dos profissionais que atuam nelas.

CLÍNICA EM CATANDUVAS – Os representantes do município de Catanduvas também se reuniram com a equipe do Projetek para a entrega do projeto para a construção de uma clínica de reabilitação física no município.

O projeto propõe a construção de um espaço para atendimentos de especialidades como fisioterapia e fonoaudiologia, além da viabilização de hidroginástica a partir da construção de uma piscina. Para o secretário municipal de Planejamento de Catanduvas, essa entrega do Projetek é muito importante, pois atualmente os pacientes que demandam tratamento com hidroginástica precisam se deslocar até Cascavel para receberem o atendimento.

 

 

 

 

Por AEN

 

 

Hashtag:
Catanduvas - Ex-companheiro é preso por ameaça durante evento

Na madrugada deste sábado (07), por volta da 1h10, durante um evento em Catanduvas, a Polícia Militar prendeu um homem por violência doméstica.

Acionada por telefone, a equipe atendeu uma mulher que relatou ameaças e xingamentos públicos do ex-companheiro, que se aproximou dela no local.

A vítima possui medida protetiva vigente contra ele e disse não se sentir mais segura em casa, ele já havia arrombado a porta da residência anteriormente. Policiais o localizaram durante buscas; ele feriu a mão esquerda ao tentar fugir.

O autor foi encaminhado para a delegacia, onde o caso entra em procedimentos legais.

 

 

Laranjeiras do Sul - Filho ameaça mãe e agride familiares

Na manhã de sexta-feira (06), por volta das 9h, a Polícia Militar registrou caso de violência doméstica em Laranjeiras do Sul.

Acionada via Copom por vias de fato contra familiares, a equipe ouviu a vítima, que relatou ameaças com palavras de baixo calão e agressões pelo filho contra familiares, que fugiu antes da chegada dos policiais.

Buscas na região não o localizaram no momento. À tarde, por volta das 13h, policiais apoiaram um oficial de Justiça no cumprimento de medida de afastamento do lar, notificando o autor no endereço.

A genitora manifestou interesse em representação formal contra o filho. Ambas as partes foram levadas à Delegacia de Polícia para providências legais.

 

 

Reserva do Iguaçu - Homem é preso por violência doméstica e armas ilegais

Na manhã de sexta-feira (06), por volta das 9h, uma mulher de 43 anos procurou o Destacamento da Polícia Militar de Reserva do Iguaçu para denunciar ameaças de morte, ofensas verbais e agressões físicas do convivente, também de 43 anos.

Ela relatou histórico de violência no relacionamento, comportamento agressivo e possessivo dele – agravado pelo consumo frequente de álcool –, e medo que a impedia de denunciar antes. A vítima também mencionou armas de fogo na residência.

Com autorização, policiais fizeram busca domiciliar e apreenderam carabina calibre .38, munições, pólvora, espoletas e carabina de pressão modificada para calibre .22, material irregular. O autor recebeu voz de prisão e, com os itens, foi levado à Delegacia de Polícia Civil para providências legais.

 

 

Pinhão - Homem ferido em briga de bar é preso por mandado

Na noite de sexta-feira (06), um homem de 35 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Pinhão com corte causado por arma branca.

A Companhia da Polícia Militar foi acionada por volta das 22h e ouviu o paciente, que atribuiu o ferimento a uma briga em um bar.

Consulta aos sistemas de segurança pública revelou um mandado judicial em aberto contra ele. Após atendimento médico, foi levado ao Destacamento da PM e depois ao sistema carcerário local, onde permanece à disposição da Justiça.

 

 

feed-image
SICREDI 02