A ampliação do sistema de esgoto de Candói, no Centro-Oeste, integra os investimentos da Sanepar para a universalização do saneamento no Paraná.
A cidade já recebeu mais de R$ 2,5 milhões em investimentos na expansão do sistema para atender os moradores do loteamentos Bayer e Sol Poente. Foram instalados mais de 5,3 quilômetros de novas redes coletoras, 137 ligações prediais, elevatórias de esgoto, entre outros equipamentos.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, explica que, com a meta de universalizar o saneamento no Estado, a Companhia continua a promover obras estruturantes que vão permitir a continuidade de expansão dos sistemas de esgotamento sanitário. “A Sanepar está realizando investimentos em todo o Paraná para acelerar o cumprimento das exigências do Marco Legal do Saneamento, de atingir 90% de cobertura de esgoto”, disse.
Morador do Loteamento Bayer, Eziquiel Smolak foi um dos beneficiados pela obra de ampliação da rede coletora de esgoto, recém-concluída em Candói. Ele ressalta que o serviço de esgoto prestado à comunidade ficou muito bom, eliminando muitos problemas. “Todo mundo está feliz, fizeram reunião e ensinaram como fazer os encanamentos, tudo feito pela Sanepar, que atendeu uma reivindicação antiga de nós moradores. Só temos que agradecer, estamos muito contentes”, disse.
O morador Alceni José da Silva também reforça a importância do acesso à rede de esgoto. “Agradeço à Sanepar pelo trabalho, trazendo dignidade aqui pra nossa comunidade, que antes sofria com as fossas convencionais”, afirmou.
MAIS INVESTIMENTOS – Em Candói, que hoje conta com 68% de cobertura pela rede de esgoto, os investimentos continuam visando melhorar a infraestrutura do sistema para que a expansão dos serviços possa ter continuidade. A previsão é que, ainda este ano, seja iniciada a obra que vai ampliar a Estação de Tratamento de Esgoto de Candói, a ETE Areial, com licitação já em fase de homologação. Também está sendo licitada a elaboração de projeto para a futura implantação de sistema de esgotamento sanitário no distrito de Lagoa Seca.
FORMAÇÃO – No início deste mês, a Sanepar promoveu ainda atividades com a comunidade de Candói, em parceria com as secretarias municipais da Saúde e da Educação. Participaram de curso de formação mais de 40 Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, com o objetivo de auxiliar na disseminação das informações sobre a importância do saneamento. Eles também realizaram visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Já a comunidade da Escola Municipal Professora Tereza Stavny da Silva participou de uma oficina de horta comunitária, também em setembro.
por - AEN
O Projeto Talentos de Jesus, uma parceria entre o Futebol Clube Cascavel e a Secretaria de Esportes de Campo Bonito, realizou a entrega de agasalhos para as 120 crianças inscritas, que participam dos treinos ativamente.
Essa iniciativa vai muito além do esporte: ela representa oportunidade, disciplina, saúde e desenvolvimento para nossas crianças e adolescentes. Cada treino é um momento de aprendizado, convivência e crescimento, que fortalece valores como respeito, amizade e trabalho em equipe. Ainda neste ano, o projeto fará também a entrega de chuteiras e doces para os participantes.
O Governo Municipal segue apoiando e valorizando parcerias que transformam vidas, acreditando que investir nas crianças é investir em um futuro melhor para todos.
Por - Assessoria
Na última sexta-feira, 12 de setembro, nosso município marcou presença no Seminário de Práticas com Foco na Alfabetização - SEMPRE. O evento, que reuniu municípios do NRE Cascavel, promoveu um importante regime de colaboração entre Estado e Municípios.
Fomos representados pela Secretária de Educação Cristiane Grzybowski Ripplinger, pelo coordenador pedagógico e articulador do Renalfa, Daniel Zampieri Loureiro, pela diretora Solange Cristina da Cruz Slompo e pelas professoras Gislaine Domingues e Marilde Cristina Baroni da Escola Municipal Lauro Luiz.
Elas puderam apresentar e compartilhar uma prática de alfabetização que desenvolveram em sala de aula com seus alunos.
É através da colaboração e da troca de experiências que fortalecemos a educação em nossa cidade. Parabéns a todos os envolvidos!
Por - Assessoria
Na segunda-feira (15), a equipe da Polícia Militar deslocou-se para averiguar uma situação de atropelamento por composição ferroviária.
No local, em contato com o maquinista, este relatou que trafegava com a locomotiva no trajeto entre Guarapuava e Cascavel quando, nas proximidades de Goioxim, avistou um corpo sobre os trilhos, aparentemente já atropelado por outro trem que havia passado anteriormente.
Apesar da tentativa de frear, a composição só conseguiu parar após ter passado pelo corpo.
Foram acionados os órgãos competentes, comparecendo ao local equipe da Polícia Científica, IML e Polícia Civil. Até o momento, não foi possível realizar a identificação da vítima.
Na segunda-feira (15), a equipe da Polícia Militar foi acionada via COPOM para atendimento a um acidente de trânsito ocorrido em frente a um estabelecimento de ensino infantil.
No local, o solicitante relatou que seu veículo estava devidamente estacionado quando foi atingido na traseira por outro automóvel. Ambos os veículos apresentaram danos, o condutor do veículo causador do acidente apresentava sinais visíveis de embriaguez, como fala alterada, comportamento arrogante e odor etílico.
Ele foi submetido ao teste do etilômetro, que aferiu o valor de 0,63 mg/L, configurando o crime previsto no Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Durante consulta no sistema, foi constatado que ambos os veículos estavam devidamente licenciados; contudo, nenhum dos condutores possuía Carteira Nacional de Habilitação.
Foram confeccionadas as notificações pertinentes. Os veículos foram liberados a condutores habilitados. O condutor embriagado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. Onde posteriormente foi confeccionado o boletim de acidente de trânsito.
Nesta segunda-feira (15), por volta das 18h30, ocorreu uma colisão frontal no km 388 da BR-158, no sentido ao município de Marquinho, na divisa com Laranjeiras do Sul.
O acidente envolveu uma motocicleta e um automóvel. O condutor da motocicleta morreu no local. Houve princípio de incêndio após o impacto; o Corpo de Bombeiros realizou a contenção das chamas.
O motorista do automóvel não teve ferimentos, mas apresentou sinais de embriaguez e foi detido após teste etilométrico apontar resultado acima do permitido.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil e da Polícia Científica foram acionadas e permanecem no local para os procedimentos periciais e para apurar as circunstâncias da ocorrência.
Por - PRF