Paraná em Ação em Laranjeiras do Sul registra quase 8 mil atendimentos

A feira Paraná em Ação, promovida pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, passou por Laranjeiras do Sul, no Centro-Oeste, e ofereceu diversos serviços gratuitos à população como confecção da nova carteira de identidade, carteira do autista, serviços de migração, cadastro habitacional, teste de DNA e divórcio consensual. Foram registrados 7.958 de quinta a sábado (11 a 13).

José Adão Rodrigues, de 56 anos, autônomo, foi uma das pessoas beneficiadas. “Eu vim aqui para fazer o divórcio, fui bem atendido. Antes eu não tive essa oportunidade, hoje eu tenho essa possibilidade e agradeço muito”, acrescenta.

Julcemar de Barros, de 62 anos, comerciante, foi emitir a certidão de casamento e a identidade. “O Paraná em Ação é uma coisa muito boa, porque a gente, às vezes, não tira o tempo para fazer as coisas. E outra, teria que pagar, e hoje eu fiz tudo de graça. Para mim é muito bom”.

“O Paraná em Ação saiu de Laranjeiras do Sul com um resultado muito positivo. Foram quase 8 mil atendimentos. A população procurou bastante por documentação, assistência social e jurídica, as tarifas solidárias de água e luz. Teve agricultura, exposição, cultura, educação”, disse Ricardo Albanus de Lima, coordenador do programa pela Seju.

Os serviços mais procurados pela população foram os atendimentos da Polícia Civil (PCPR), que somaram 820 registros, incluindo boletins de ocorrência, orientações e distribuição de materiais informativos. Em seguida, destacou-se a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), por meio do PCPR na Comunidade, com 664 atendimentos. A Seju também teve grande alcance, conversando com 565 pessoas sobre ato infracional na adolescência e desmistificando a ideia de impunidade entre jovens.

Na sequência, o Detran-PR contabilizou 520 atendimentos, entre serviços relacionados à CNH, consultas veiculares e ações de educação no trânsito, enquanto a Assistência Social realizou 397 atendimentos. Outros serviços bastante demandados foram relacionados ao Nota Paraná, com 176 atendimentos, as orientações a mulheres no Ônibus Lilás sobre violência, com 125 registros, e o encaminhamento a vagas de emprego pela Agência do Trabalhador, com 121.

A Defensoria Pública prestou 50 atendimentos jurídicos, incluindo divórcios e exames de DNA. Houve também a emissão de carteiras para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, que somou 19 atendimentos. A população também contou com serviços e orientações de órgãos como a Cohapar, Copel, Sanepar, Agência do Migrante, Polícia Militar, Sala do Empreendedor e Creas, ampliando o acesso a políticas públicas e serviços essenciais.

 
 
 
 
 
 
Por - AEN
Quedas do Iguaçu - Sanepar e Prefeitura inauguram nova Estação de Tratamento de Esgoto

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura de Quedas do Iguaçu oficializaram neste sábado (13) a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Campo Novo, no bairro São Cristóvão. O evento marcou a entrega da nova estrutura, que substitui o sistema anterior, consolidando um avanço para a saúde pública e o meio ambiente do município. Para construir a nova estação, foram investidos cerca de R$ 17,4 milhões.

O novo módulo tem impacto direto na eficiência do tratamento de esgoto da cidade e impulsiona o alcance das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento.

“Esta estação já está preparada para atender a universalização do saneamento do município, que vai acontecer nos próximos anos, chegando a até 90% da população atendida com esgotamento sanitário. Além disso, com a sua nova tecnologia, o tratamento emite menos odores, trazendo mais conforto e segurança para toda a população ao redor da estação”, disse a superintendente Operacional da Sanepar na região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos.

O prefeito Rafael Moura afirmou que esta importante obra da Sanepar amplia a capacidade de tratamento de esgoto, fortalece o saneamento básico e prepara a cidade para o futuro. “O maior investimento em saúde é no bem-estar da população, e aqui temos mais de  R$ 17 milhões investidos em saúde pública. O saneamento básico é fundamental para um município que quer evoluir, se desenvolver e trazer mais dignidade para a sua população”.

 

INFRAESTRUTURA

A nova unidade funciona em formato modular e tem capacidade para tratar 40 litros de esgoto por segundo. O processo conta com sistema de tratamento preliminar mecanizado, estação elevatória, tratamento principal feito por reatores biológicos e decantadores de alta taxa - que conferem maior eficiência ao processo -, além de um sistema com centrífugas para o desaguamento do lodo, entre outros itens.

Toda essa estrutura conta com um novo transformador de energia de alta potência, com novos quadros de comando, infraestrutura e instalações elétricas integradas. O grande diferencial operacional fica por conta do moderno sistema de automação, que permite tanto a operação automática local via Interface Homem-Máquina (IHM), quanto a supervisão remota realizada por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) da Sanepar em Guarapuava.

 

MAIS INVESTIMENTOS

Os investimentos da Sanepar em Quedas do Iguaçu continuam. A Companhia anunciou em Curitiba, nesta semana, novos investimentos para o sistema de esgotamento sanitário da cidade. Mais R$ 3,19 milhões serão destinados para a expansão do atendimento, por meio de quase 11 quilômetros de redes coletoras, que devem atender 1,7 mil moradores dos bairros Alto Recreio e Primavera.

O sistema de abastecimento de água de Quedas do Iguaçu também terá sua infraestrutura renovada. A Companhia já está trabalhando na preparação do processo licitatório de obras que incluem uma nova captação de água e ampliações do tratamento, reservação e distribuição de água para a cidade.

 

PRESENÇAS

A solenidade de inauguração da ETE Campo Novo contou com a presença da superintendente da Sanepar na região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos; do gerente Regional da Companhia, Carlos Alberto Gonçalves; do prefeito e da vice-prefeita de Quedas do Iguaçu, Rafael Moura e Marlene Revers; do presidente da Câmara Municipal, vereador Rodolfo Revers; e do deputado Estadual Gugu Bueno. Também prestigiaram o ato secretários municipais, vereadores e lideranças locais.

 

 

 

 

 

Por AEN