A adoção de hábitos de higiene e estar atento a eventuais sintomas podem representar uma grande ferramenta na prevenção de um dos problemas mais comuns na saúde pública: o câncer bucal.
No Paraná, a doença é a 6ª neoplasia mais comum entre homens e a 16ª entre mulheres, de acordo com dados da secretaria estadual da Saúde (Sesa). Em média, 306 casos de câncer bucal são registrados por ano.
O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção da doença no Paraná, iniciativa prevista na Lei Estadual nº 19.868/2019. “Para inúmeras doenças, prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais no cuidado e tratamento”, afirma o secretário estadual da Saúde, César Neves. “Isso é ainda mais especial para o câncer bucal, em que a detecção ocorre muitas vezes de maneira tardia. Quando identificada precocemente, essa doença tem altas chances de cura, além de permitir tratamentos menos invasivos e melhores resultados para o paciente”.
Hábitos como boa higiene bucal, evitar bebidas alcoólicas, não fumar e visitar regularmente o dentista são fundamentais para prevenir a doença. Além dos fatores comportamentais, a exposição solar excessiva sem proteção e a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) também estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer bucal.
Trabalhadores expostos ao sol, como agricultores e pescadores, devem tomar cuidados adicionais, como o uso de chapéus e protetor labial com filtro solar. Já a prevenção contra o HPV inclui a vacinação, disponível no SUS.
A rede pública de saúde oferece atendimento tanto preventivo quanto terapêutico. Entre os principais sintomas de câncer bucal estão o aparecimento de feridas na boca que persistam por mais de 15 dias, manchas brancas ou vermelhas, inchaço, dor na língua e dificuldade para mastigar ou engolir. Diante de qualquer desses indícios é recomendado a procura imediata do serviço de saúde mais próximo.
“É essencial se atentar aos sintomas iniciais para que a avaliação possa ser realizada por um profissional o quanto antes. Por isso, a conscientização é fundamental, uma vez que com a maior divulgação dessas informações, maior a possibilidade de o paciente buscar acesso à rede de saúde”, reforça a cirurgiã-dentista da Sesa, Carolina de Oliveira Azim Schiller.
RECURSOS – Desde 2019, o Governo do Estado destinou mais de R$ 72 milhões para a saúde bucal, resultando em cerca de 5,6 milhões de atendimentos odontológicos. Entre as principais destinações destes recursos estão a compra de 1.399 kits odontológicos, com cadeiras, mochos, amalgamadores e fotopolimerizadores, equipamentos fundamentais para equipar os consultórios das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios.
Por - AEN
Dois jovens que estavam desaparecidos desde a tarde de sábado (2), foram localizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) nesta segunda-feira (4), por volta de 15h15.
Um homem de 26 anos e outro de 25,se perderam enquanto percorriam uma trilha em Campina Grande do Sul, na região da Serra do Mar. Ambos foram encontrados debilitados, mas apenas com ferimentos leves, a cerca de 50 metros da última localização que haviam conseguido enviar para os familiares.
“As duas vítimas estão cansadas, mas bem, foram localizadas por uma equipe que descia um rio a 50 metros do último ponto que a gente tinha de localização deles”, relatou o capitão Eduardo Hunzicker, que estava no comando da operação. Os jovens foram encontrados por integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), junto com um grupo voluntário de corredores de montanha. Após passarem por uma rápida avaliação de saúde e serem hidratados, os dois iniciaram a descida até o posto de comando, em um trajeto que levaria ainda cerca de três horas.
O primeiro deles chegou na base às 18h19. Pelo relato dele, os dois amigos acabaram pegando equivocadamente uma trilha secundária, que levava para outro morro, quando tentaram voltar pelo caminho que haviam feito na tentativa de chegar ao Morro Caratuva. Assim que chegaram ao rio, deixaram a trilha e seguiram o fluxo de água por cerca de seis horas. “A gente só reparou que não estava na mesma trilha quando começou a ficar insano, com mato completamente fechado, tendo quase que fazer parkour para seguir andando. Nessa hora que eu falei: ‘a gente não veio por aqui’”, comentou.
A comida que eles tinham durou até a manhã desta segunda-feira. Água, após acabar o suprimento de 4,5 litros que tinham levado, eles acabaram tomando direto do rio. Durante a primeira noite, chegaram a se abrigar em uma caverna. Andaram durante boa parte do tempo em que ficaram perdidos, parando algumas horas para dormir, durante a madrugada, e para buscar abrigo quando a chuva engrossou.
Eles acabaram sendo encontrados porque decidiram, desde domingo, fazer o caminho inverso, subindo o rio que haviam descido um dia antes. O trajeto, no entanto, estava mais complicado e eles tiveram que fazer um desvio pela mata. “Por causa da chuva, o rio tinha mudado muito. Estava difícil de entender o caminho da volta, o cenário estava completamente diferente”, contou.
No posto de comando, ele encontrou o pai. “Só tenho a agradecer a toda equipe, que foi fantástica. Vocês têm uma equipe excepcional, que além de trabalhar muito bem, passa muita tranquilidade pra gente. Assim que vi o trabalho que eles estavam fazendo, como estavam se empenhando, deu uma tranquilidade grande de que a gente ia conseguir recuperar ele com vida”, falou o pai, que saiu de Florianópolis assim que soube do desaparecimento do filho.
O outro rapaz finalizou a descida às 18h45. Ele reforçou que os dois tomaram uma trilha errada em algum momento do percurso e demoraram para perceber. “Foi muito cansativo, tenso. Se a gente não tivesse tido a ajuda dos voluntários e bombeiros não sei se teríamos aguentado mais um ou dois dias”, resumiu. Eles passaram o domingo tentando retornar, até começar a escurecer. Recomeçaram nesta segunda, mas avançando pouco, em virtude do terreno e do cansaço.
Durante a tentativa de voltar ao ponto em que haviam enviado a localização para a família, no sábado, tiveram receio de estarem ficando ainda mais perdidos. “Nosso maior medo era: e se a gente não estiver subindo a cachoeira que a gente desceu? Era tudo ou nada”, disse. Só ao ouvirem o apito dos voluntários e dos bombeiros, perceberam que estavam salvos.
BUSCAS - As buscas terrestres haviam começado na noite de sábado, às 23h30, no Pico do Caratuva, que era o objetivo inicial programado pelos dois trilheiros. Os trabalhos seguiram no domingo, sem sucesso. Nesta segunda-feira, foram mobilizados 25 bombeiros de Curitiba, Colombo e Litoral, além de 8 voluntários, para ampliar a operação de busca. O grupo foi dividido em oito equipes para avançar, ao mesmo tempo, nas principais trilhas da região. Um drone com câmera termal também foi utilizado, assim que as condições climáticas permitiram, ajudando a restringir a área de interesse.
Os dois foram encontrados aproximadamente 40 horas depois do início da operação.
Por - AEN
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) abriu nesta segunda-feira (4) o prazo para rematrícula dos alunos que já estudam na rede estadual.
O processo é totalmente online. A novidade deste ano é que os alunos das redes municipais também podem fazer matrículas pela internet usando o mesmo sistema, já que a pasta abriu o acesso também para os municípios. Até o momento 78 municípios aderiram ao uso do sistema – 19,5% do total de 399 cidades paranaenses.
Na rede estadual, o prazo para rematrículas segue aberto até o dia 12. O processo pode ser realizado pela Área do Aluno. A expectativa da Secretaria é de que aproximadamente 1 milhão de estudantes confirmem suas matrículas para garantir a continuidade dos estudos em uma das 2.091 escolas do Estado. Na rede municipal, quando os pais ou responsável acessam o site e informam a escola e a série da criança, automaticamente já é direcionado para o município de residência.
“A ampliação do uso da Área do Aluno para matrícula e rematrícula representa um avanço significativo na governança educacional do Paraná, pois simplifica o processo e melhora a gestão de vagas”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. “Garantir a matrícula é assegurar o direito à educação de qualidade para todos os estudantes”.
A medida reforça a parceria do Estado com os municípios na área da educação. O trabalho de apoio da Seed-PR com as redes municipais se dá por meio do programa Educa Juntos, implantado em 2022, pelo qual o Estado oferece suporte aos municípios paranaenses por meio da distribuição de materiais didáticos, ferramentas de monitoramento escolar e avaliações diagnósticas, além de ações de formação continuada aos professores. Isso colaborou com o primeiro lugar do País na categoria Ensino Fundamental - Anos Iniciais no último Ideb.
NOVIDADES NA REDE ESTADUAL – Uma das principais novidades para 2025 é a possibilidade de o aluno que conclui o ensino fundamental em 2024 possa optar entre ensino regular e ensino médio concomitante com formação técnica. A rede estadual tem cerca de 300 cursos disponíveis nas escolas técnicas estaduais. Além disso, os pais poderão consultar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas, facilitando uma escolha mais consciente.
Fernanda Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados da Seed-PR, explica que os alunos que já estudam na rede têm vaga garantida e podem indicar até três escolas de preferência ao solicitar a rematrícula. “Os responsáveis receberão um e-mail informando se a vaga na escola indicada foi conquistada, proporcionando maior segurança no processo de matrícula”, afirmou.
PERÍODO DE MATRÍCULA INICIAL – Após o término do período de rematrículas, o sistema estará aberto para novas matrículas, a partir do dia 13 de novembro, e se estenderá até 29 de novembro. Estima-se que esse processo atenda alunos que irão ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio, além daqueles que estão mudando de escola ou vindo de outros estados ou da rede particular.
Para efetivação da matrícula, serão necessários documentos como RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Para os alunos em rematrícula, a documentação obrigatória deverá ser apresentada a partir de 2 de janeiro de 2025. O período letivo de 2025 está previsto para começar em 5 de fevereiro.
A Seed-PR orienta que, em caso de dificuldades, como a falta de acesso à internet, o procedimento pode ser realizado na escola estadual mais próxima. Para mais informações, os pais e responsáveis podem entrar em contato com o Núcleo Regional de Educação por meio dos canais de atendimento disponíveis.
A Secretaria reforça a importância de realizar o processo de matrícula ou rematrícula dentro do prazo estabelecido, garantindo assim a continuidade dos estudos e o acesso a uma educação pública de qualidade para todos os alunos do Paraná.
Confira como fazer a rematrícula e matrícula online
.
Por - AEN
O Governo do Paraná transferiu mais de R$ 1,07 bilhão aos municípios em outubro. Isso representa aumento de 15% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o repasse foi de R$ 937,9 milhões, segundo números da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).
Os recursos, provenientes de transferências constitucionais, fazem parte das receitas públicas correntes e poderão ser aplicados pelos municípios em áreas essenciais como saúde, educação, segurança pública e transporte.
A maior parte desses recursos são oriundos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), totalizando R$ 974,9 milhões. O tributo é a principal fonte de receita do Estado, representando cerca de 25% da arrecadação.
Além disso, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 contribuiu com R$ 91 milhões, o Fundo de Exportação com R$ 12 milhões, e os royalties do petróleo com R$ 752 mil.
LEGISLAÇÃO – As transferências de recursos são realizadas de acordo com o Índice de Participação dos Municípios (IPM), seguindo as normas constitucionais. Esses índices são calculados anualmente, considerando uma série de critérios estabelecidos pelas leis estaduais.
A região que mais recebeu repasses no último mês, a partir desses critérios, foi a Região Metropolitana de Curitiba, com um total de R$ 292,6 milhões. Em seguida, aparecem a região Oeste, com R$ 151,2 milhões, e o Noroeste, com R$ 124 milhões encaminhados.
Os valores destinados a cada um dos municípios, assim como seu detalhamento, podem ser acessados pelo Portal da Transparência.
Confira as 10 cidades que mais receberam repasses em outubro de 2024:
Curitiba (R$ 103,1 milhões)
Araucária (R$ 67,6 milhões)
São José dos Pinhais (R$ 38,4 milhões)
Londrina (R$ 28,1 milhões)
Maringá (R$ 26,2 milhões)
Ponta Grossa (R$ 25,7 milhões)
Cascavel (R$ 24 milhões)
Foz do Iguaçu (R$ 20,3 milhões)
Toledo (R$ 18 milhões)
Guarapuava (R$ 15,3 milhões)
Por - AEN
A Secretaria da Justiça e Cidadania, através do Procon-PR, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor e a Febraban, está oferecendo, até 30 de novembro, a possibilidade do consumidor negociar seus débitos pela internet, num mutirão online de renegociação de dívidas.
De acordo com Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania, poderão ser negociadas dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídos com bancos e instituições financeiras. Não poderão ser negociadas dívidas que tenham bens dados como garantia, tais como financiamento de veículos, motocicletas ou imóveis, por exemplo, ou contratos que estejam com as parcelas em dia.
A ação acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos CONSUMIDOR.GOV.BR ou diretamente com o banco no qual o consumidor tem conta ou a dívida.
"Além da negociação das dívidas, o consumidor terá acesso ainda a plataforma MEUBOLSOEMDIA.COM.BR, que oferece, de forma gratuita, conteúdos sobre educação financeira, tema tão relevante e necessário para ajudar as pessoas a sair do sufoco", complementa Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.
É importante que no relato, o consumidor informe o quanto pode pagar por mês na sua negociação. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado.
Participam do mutirão, as seguintes instituições:
BANCO DO BRASIL
Telefone: 4004-0001 / 0800 729 0001 | WhatsApp: (61) 4004-0001 #renegocie
Para negociar dívidas que estão sob gestão da Ativos S/A: Negocie seus débitos
Telefone: 0800-644-3030 | WhatsApp: (11) 97958-3125
BANCO CARREFOUR
Negocia Cartão Carrefour
Negocie Cartão Atacadão
BANCO BMG
Negociar pelo site do Banco BMG
Telefone: 0800 286 3636 | WhatsApp: 4002 7007
BANCO BV
Portal de Negociação: site do Banco BV
Telefones: 3003-1616 | 0800 701 8600
BANCO DAYCOVAL
Cartão Consignado | Empréstimo Consignado | Crédito em conta (crédito pessoal): 0300 111 0500
Veículos | Financiamento de Veículos
BANCO FIBRA
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
BANCO INTER
Telefone: 3003-4070 (capitais e regiões metropolitanas) | 0800 940 0007 (demais localidades)
BANCO MERCANTIL
Telefones: 0800 7070 398
Whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5508007070398
BANCO DO NORDESTE
0800-728 3030
Central de atendimento dos cartões de crédito do Banco do Nordeste:
Capitais e Região metropolitana: 3003 0145
Demais localidades: 0800 724 0145
BANCO ORIGINAL E PICPAY
BANCO PAN
Portal: renegocie.bancopan.com.br
WhatsApp: (11) 4002-7787
Central de renegociação: 0800 006 8782
BANCO SEMEAR
Portal de Negociação
Central de Relacionamento 24h: 0800 702 6700
WhatsApp: (31) 3516-8004
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
BANCO VOLKSWAGEN
Telefones: 4003-6636 | 0800 700 1936
WhatsApp: (11) 4003-6636
BANPARÁ
Telefone: (91) 3004-4444
Link: https://www.banpara.b.br/
BANRISUL
Portal de Solução de Dívidas
App Banrisul
WhatsApp: (51) 3215-1800
Em caso de dúvidas entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
BRADESCO
Cliente correntista negocie pelo portal ou:
WhatsApp: (11) 4858-5151
Central de renegociação: 4004-8810 / 0800 400 8810
Cartões de crédito Bradescard (Casas Bahia, C&A e outros parceiros), negocie pelo portal ou
WhatsApp: (11) 4858-5151
Central de cobrança de cartões: 4004-1203 / 0800 979 0203
Produtos Losango, negocie pelo portal (no ícone Negociação de Dívida) ou
WhatsApp: (11) 93000-0119
Bradesco Financiamentos de Veículos, negocie pelo portal
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Site da Caixa (créditos comerciais pessoas e empresas)
App Habitação Caixa (prestações habitacionais em atraso)
App Cartões Caixa (cartão de crédito)
App Caixa Tem (regularize suas dívidas)
CETELEM
Portal de Negociação
WhatsApp oficial: 0800 7041166
Telefone: (11) 4004 7990
C6BANK
Telefone: (11) 3003 6116 | 0800 660 6116
WhatsApp: (11) 2832 6088
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou acesse o aplicativo C6bank
DIGIMAIS
Capitais e regiões metropolitanas: (11) 4020-3300
Outras localidades: 0800 646 7676
INBURSA
Telefones: (11) 3030-4444 ou 0800 641 4444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
pagoufacil.com/whats | pagoufacil.com/site
ITAÚ
Correntistas: buscar a seção de renegociação no aplicativo ou internet banking do Itaú
WhatsApp: 4004-1144 (negociação de dívidas e dicas de Saúde Financeira)
Telefone: 4004-1144 (capitais e regiões metropolitanas) | 0800 722 5533 (demais locais) | 0800 722 1144 (demais locais)
NBCBANK
Telefone: 0800 022 1401
WhatsApp: (51) 9878-7949
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PARANÁ BANCO
https://negociacao.paranabanco.b.br/
Telefone: 0800 645 6090 - opção 05
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
SAFRA
Pessoas físicas
Central de Cartões: 55 (11) 4001-4460 Capital e Grande São Paulo | 0800 728 4460 Demais localidades. Atendimento 24h por dia, 7 dias por semana
Renegociação (empréstimo/ cheque especial e cartão)
WhatsApp 55 11 3175 9444 -Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
SANTANDER
Pessoa Física
(11) 4004-3535 capitais e regiões metropolitanas | 0800 702 3535 demais localidades | 0800 723 5007
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 6h às 22h | Sábados das 8h às 19h00 | Domingos das 9h às 16h
www.santander.com.br/renegociacao
SANTANDER FINANCIAMENTOS
(11) 4004-9090 capitais e regiões metropolitanas | 0800 722 9090 demais localidades
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 7h às 20h | Sábados das 9h às 14h00
WhatsApp: (11) 4004-9090
www.negociemais.santanderfinanciamentos.com.br
SENFF
Portal de negociação
WhatsApp: (41) 3313-1800
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
SICREDI
Canal de negociação: WhatsApp (51) 33584770
TRIBANCO
Portal de Auto-Negociação
Adicione nosso número e chame a Tati ou ligue
(11) 3003-3099 Capitais e regiões metropolitanas
0800 722 3099 Demais localidades
Não achou o nome do seu banco ou financeira na lista acima? Não se preocupe, você conseguirá negociar mesmo assim. Entre em contato com a Central de Atendimento de sua instituição e busque a melhor negociação para você.
Por - AEN
No ano em que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) completa 15 anos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chama a atenção da população masculina especialmente neste mês, quando acontece a campanha Novembro Azul. Em 2024, o Ministério da Saúde traz como eixo norteador a Saúde Sexual e Reprodutiva, na perspectiva do cuidado integral à saúde deste público.
A iniciativa visa expandir o conhecimento sobre as ações disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) em relação à saúde sexual e reprodutiva dos homens, tais como a disponibilização de testes rápidos para investigação de infecções sexualmente transmissíveis e o acesso ao planejamento familiar e reprodutivo.
“Ao trabalhar com os homens para desconstruir os padrões tradicionais de masculinidade e promover uma visão mais saudável e respeitosa da sexualidade, os profissionais de saúde podem contribuir para a construção de relações mais equitativas e satisfatórias para todos”, ressaltou Rejane Cristina Teixeira Tabuti, chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo da Sesa.
Mas, além deste assunto, a Sesa também reforça a importância da prevenção de doenças crônicas e o tabagismo, promovendo a saúde integral dos homens, tanto nas situações em que há sinais e sintomas visíveis quanto para ações preventivas, como vacinação, testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outras. No caso de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças respiratórias, é essencial o acompanhamento contínuo.
TESTAGEM – A testagem Infecções Sexualmente Transmissíveis pode ser feita em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). O SUS disponibiliza gratuitamente os testes para HIV, sífilis e hepatites B e C. O resultado fica pronto em, no máximo, 30 minutos.
Os diagnósticos de ISTs também podem ser realizados por meio de exames laboratoriais. Os testes rápidos têm uma taxa de acerto de mais de 95%. A pessoa que tiver o resultado positivo para alguma IST será encaminhada para testes complementares e tratamento.
ATENDIMENTOS – Um levantamento recente feito pela Sesa mostrou quais os atendimentos mais procurados pelos homens na Atenção Primária à Saúde (APS).
De acordo com o Sistema de informação da Atenção Básica (Sisab), que concentra os dados dos municípios da APS, de janeiro a setembro de 2024 foram realizados 1.401.554 atendimentos com a condição avaliada hipertensão arterial, 718.200 para diabetes, 529.799 para saúde mental e 143.804 para tabagismo. Na sequência estão os atendimentos nas situações de obesidade (62.031), alcoolismo (61.221) e saúde sexual e reprodutiva (27.787).
Existe uma alta mortalidade masculina relacionada às doenças crônicas. Doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes e câncer estão entre as principais causas, sendo o câncer de pulmão frequentemente associado ao tabagismo. Em 2023, no Paraná, na faixa etária de 20 a 59 anos, 55,7% das mortes foram de homens e 44,3% de mulheres.
Por -AEN