Estado já aplicou R$ 1,7 bilhão em obras e melhorias nos municípios do Paraná em 2024

Desde o início de 2024, o Governo do Estado já liberou cerca de R$ 1,7 bilhão em obras e equipamentos para os municípios paranaenses, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid). Os repasses aconteceram entre janeiro e outubro em transferências diretas (fundo perdido) e financiamentos ofertados em parceria com a Fomento Paraná.

Os recursos beneficiaram 366 municípios com obras de pavimentação, construção de praças, quadras poliesportivas, pistas de skate, centros culturais, barracões industriais e aquisição de máquinas e equipamentos, entre outros investimentos.

“A Secid oferece um leque muito grande de obras para os municípios, como estruturas e equipamentos de mobilidade urbana, esporte, lazer e de cunho social”, explica a secretária estadual das Cidades, Camila Scucato, que enfatiza também a importância de que os investimentos estejam baseados em um planejamento municipal pensando no futuro dos municípios.

“Todas as ações que os prefeitos nos solicitam precisam ser norteadas pelo plano diretor do município, que é onde são definidas as prioridades de obras, o zoneamento urbano e para onde as cidades se expandirão”, comenta. “Por isso, as prefeituras precisam ter um planejamento vigente e aprovado pela Câmara de Vereadores para que possamos dar continuidade a estes investimentos em curto, médio e longo prazo”.

Do total investido nos dez primeiros meses do ano, mais da metade foi destinada para pavimentação de vias e projetos de urbanização, que somam R$ 963 milhões para 225 municípios de até 25 mil habitantes de todas as regiões do Estado. O grande destaque é para o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que transfere recursos para a pavimentação de 100% das vias urbanas e substituição de toda a iluminação pública por luminárias de LED.

MEU CAMPINHO – Na área de esporte e lazer, a principal linha de ação acontece por meio do programa Meu Campinho, que propicia às comunidades espaço para atividades físicas, socialização e confraternização. Os projetos incluem a ampliação de praças, instalação de quadras de futebol de grama sintética, parquinhos infantis e áreas de convivência.

Nos dez primeiros meses de 2024, o programa recebeu R$ 45,5 milhões, dinheiro suficiente para a construção de unidades do Meu Campinho em 85 cidades paranaenses apenas neste ano. Já são 250 municípios beneficiados desde o início do programa.

Santa Mariana, no Norte do Estado, receberá em breve duas novas unidades do Meu Campinho. Ambas estão com mais de 80% da obra concluída e totalizam R$ 434 mil de investimento para o município. Outra cidade beneficiada é Santa Mônica, na região Noroeste, cuja obra orçada em R$ 418 mil já ultrapassou os 40% de construção.

ECONOMIA – Também houve apoio direto ao desenvolvimento das economias locais e à geração de postos de trabalho com recursos destinados à implantação de Barracões Comerciais, Barracões Feira, Barracões Industriais, Centros de Atendimento ao Turista e Centros de Desenvolvimento Econômico. No primeiro semestre houve aporte de R$ 71,1 milhões em investimentos realizados em 99 municípios.

Entre os municípios que possuem novos barracões, estão Astorga, na região Norte, e Barbosa Ferraz, no Centro-Oeste, que receberam mais de R$ 1 milhão cada e possuem obras acima de 50% de conclusão. Já Bituruna, no Sul do Estado, recebeu autorização para a construção de um novo Centro de Convivência do Idoso, orçado em R$ 2,3 milhões.

VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS – A manutenção de vias urbanas e estradas vicinais, trabalhos que exigem equipamentos rodoviários, também recebeu suporte do Governo do Estado com a liberação de R$ 134,3 milhões para 122 municípios. O dinheiro foi empregado na aquisição de tratores, motoniveladoras, retro-escavadeiras, caminhões e caminhões para a coleta de lixo, entre outros.

Duas licitações recentes preveem o envio de uma motoniveladora de mais de R$ 1,1 milhão para Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, enquanto Rio Branco do Ivaí, na Região Metropolitana de Curitiba, receberá quase R$ 1 milhão para a compra de um caminhão com plataforma para carregamento de máquinas pesadas.

Outro destaque do período foi a aquisição de veículos para o transporte escolar, serviços de saúde e para a frota das prefeituras. O setor recebeu R$ 37,7 milhões. Com os recursos, 172 prefeituras puderam melhorar o atendimento à população, ao oferecer mais conforto, segurança e agilidade das ações. Roncador, na região Central do Estado, Santana do Itararé, no Norte Pioneiro, e Sabáudia, na região Norte, estão entre os municípios contemplados.

 Sanepar firma parceria para remover excesso de flúor natural em água de poços

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) assinou nesta semana um acordo de cooperação com as empresas Harbauer do Brasil e a Harbauer Berlin GmbH para a remoção do excesso de flúor encontrado em poços de águas subterrâneas.

Atualmente, a Companhia possui dezenas de poços inativos por excesso de flúor natural na água.

Segundo o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, a Harbauer possui um produto de tecnologia alemã que realiza a remoção seletiva do flúor natural por meio de absorção e que atua de modo diferente de outras soluções disponíveis no mercado nacional. O produto salvaguarda outros minerais essenciais para atingimento dos parâmetros de potabilidade da água exigidos pelo Ministério da Saúde.

“Essa cooperação é muito importante, especialmente neste momento em que precisamos valorizar as fontes de água. Faremos uma prova de conceito com esse material específico porque precisamos encontrar solução para tornar potável a água de alguns poços da Sanepar”, explica Risden.

A parceria não prevê repasse de recursos financeiros entre as partes e está focada em investigações experimentais nos poços da Companhia na cidade de Adrianópolis, durante oito meses. O meio filtrante a ser avaliado é a apatita, um material que pode ser regenerado e utilizado por longo prazo. A Sanepar realizará, ainda, estudos técnico-econômicos comparativos entre as soluções existentes no mercado e aquela ofertada pela Harbauer. 

“A Sanepar irá cooperar ofertando filtros, que já possuímos na operação de sistemas, um alcalinizante, já aplicado no processo de água, e acompanhamento técnico. A Harbauer irá cooperar com o material filtrante, a apatita, com o gás CO2, necessário no processo de ‘lavagem’ do material, e também fará acompanhamento técnico”, informa Risden.

Além de Anatalicio Risden Junior, participaram do ato de assinatura do acordo, os diretores da Sanepar Bihl Zanetti, Leura Conte, Fernando Guedes, Sergio Wippel, Abel Demetrius, Melissa Ferreira e Robson Augusto Pascoalini.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Com 5,2 milhões de clientes, Copel investe em digitalização de serviços e da rede elétrica

Ao completar sete décadas de atuação, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) acompanha o crescimento do Paraná, levando energia para indústrias, comércios, residências e propriedades rurais.

A empresa, que nasceu no começo da década de 1950, quando o Estado tinha aproximadamente dois milhões de habitantes, hoje garante infraestrutura de fornecimento de energia elétrica para uma população de mais de 11,5 milhões de pessoas e atua fortemente para impulsionar o crescimento de destaque na atividade econômica paranaense.

Para dar este suporte de qualidade, a Copel investe permanentemente em novas tecnologias e digitalização dos seus serviços.

Ao todo, a Copel tem 5,2 milhões de ligações de energia cada vez mais digitalizadas, seja na interface de interação com o cliente, seja na operação das redes elétricas. A companhia tem 100% das subestações automatizadas e 9 mil pontos de automação instalados ao longo de mais de 200 mil quilômetros de redes de distribuição.

A partir de 2021, a tecnologia da informação começou a ser oferecida para o cliente no nível individual de atendimento, com a instalação de medidores inteligentes em cada unidade consumidora. A modernização já conecta quase um milhão de imóveis diretamente com o centro de operações da empresa, dando agilidade aos serviços e reduzindo os desligamentos.

Na área de atendimento ao cliente, mais de 2 milhões de unidades consumidoras já optam por receber a conta de luz por meio digital, e 1,7 milhão utilizam o aplicativo da Copel para celulares. A digitalização ainda favorece a transparência e o acesso a informações e serviços. A página da Copel na internet recebeu este ano a visita de 23 milhões de usuários ativos.

Estes números são fruto da atenção da empresa à crescente demanda por facilidade na hora de solicitar atendimentos. Nos últimos anos a concessionária aprimorou seus canais digitais, como o aplicativo, o portal na internet e o atendimento via WhatsApp. A abertura de possibilidade de pagamento das contas de luz via pix e cartão de crédito é outra iniciativa que busca dar mais flexibilidade à interação com o cliente.

Em 2023, mais um passo foi dado em direção à modernização do atendimento, com a contratação de um novo sistema para a gestão das informações baseada em quatro grandes frentes: atendimento ao cliente em múltiplos canais; inteligência no cruzamento de informações sobre consumo; visão global das unidades consumidoras gerenciadas por um mesmo cliente; e faturamento e emissão de faturas impressas e digitais. Para o consumidor final, isto trará maior praticidade na hora de gerenciar múltiplas contas, e mais agilidade na identificação das informações pela Copel.  

O diretor-geral de Distribuição da Copel, Marco Antônio Villela, ressalta que os investimentos em tecnologia foram essenciais para esse avanço. "Nosso foco é oferecer uma experiência de atendimento que combine qualidade, rapidez e segurança. Os canais digitais garantem essa entrega e estão rapidamente transformando a experiência do cliente", afirma.

CANAIS TRADICIONAIS – A modernização, no entanto, não exclui a importância dos canais tradicionais. As lojas físicas da Copel e o atendimento telefônico continuam em operação, oferecendo suporte para os consumidores que preferem ou precisam desses serviços, garantindo soluções personalizadas de acordo com o perfil e as necessidades de cada cliente.

 

 

 

 

Por - AEN

 Projeto Óculos Amigo é vencedor de prêmio nacional de inovação no setor público

O projeto Óculos Amigo, do Governo do Estado, executado por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), foi eleito o vencedor na votação popular da 28ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A premiação foi entregue nesta quinta-feira (31), em Brasília, no encerramento da Semana Nacional de Inovação (Enap).

O concurso tem como objetivo reconhecer e valorizar servidores públicos federais, estaduais, distritais e municipais que atuaram de maneira inovadora para atender demandas da sociedade.

Idealizado em 2023 pela Secretaria da Inovação, em conjunto com as secretarias estaduais do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Educação (Seed), a ação visa promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência visual. O projeto concorreu na “Categoria 4 - Inovação para o Cuidado” ao lado de outras cinco iniciativas de outros estados.

O secretário da Inovação, Alex Canziani, agradeceu ao público pela escolha do projeto e disse que o prêmio reforça o posicionamento do Paraná como um dos estados mais inovadores do Brasil.

“Com grande satisfação, o Paraná conquistou o prêmio de voto popular na Semana Nacional de Inovação da Enap com o projeto Óculos Amigo. Entre mais de 400 iniciativas de órgãos do governo federal, estados e municípios de todo o Brasil, o Óculos Amigo foi escolhido como a melhor iniciativa pelo voto popular, trazendo um motivo de grande orgulho para o Estado”, ressaltou.

Desde a sua implementação, o Óculos Amigo beneficiou 147 alunos da rede pública de ensino no Paraná com cegueira total, por meio da entrega do Orcam MyEye 2.0, um dispositivo de tecnologia assistiva que utiliza inteligência artificial para fornecer informações em tempo real. Os dispositivos foram entregues para que os alunos possam usar não apenas em sala de aula, mas no dia a dia.

Além da Secretaria da Inovação, responsável pela aquisição e a supervisão do projeto, a Sedef viabilizou a compra dos equipamentos, por meio do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), que é administrado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-PR). Já a Secretaria da Educação teve participação ativa na implementação do recurso no ambiente escolar, e acompanhando o cotidiano e a evolução dos estudantes.

Além do troféu e certificado, os integrantes da equipe executora receberão certificados individuais de premiação e, sob demanda, aos parceiros, além de direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação do projeto.

Com um investimento de R$ 2,9 milhões, o projeto abrangeu 75 municípios paranaenses. O equipamento, que pode ler textos, reconhecer objetos, identificar cores e rostos, opera sem necessidade de conexão à internet, proporcionando maior autonomia aos alunos no ambiente escolar.

O diretor de Relações Institucionais da SEI, Diego de Oliveira Nogueira, explica a relevância do projeto para promover uma educação mais inclusiva e democrática aos alunos beneficiados. “O objetivo foi estabelecer uma oportunidade para os deficientes visuais da rede estadual de ensino terem uma melhoria na qualidade de ensino, utilizando não só o Braille, mas outras tecnologias assistivas que auxiliassem na leitura e no desempenho escolar”, complementou.

 

 

 

Por - AEN

feed-image
SICREDI 02