Indústria do Paraná cresce acima da média em janeiro e tem alta de 3,9% em 12 meses

Enquanto a indústria nacional permaneceu estagnada em janeiro, no Paraná o setor registrou um crescimento de 0,7% no volume de produção em relação a dezembro de 2024, segundo dados divulgados nesta terça-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado também teve aumento de 0,7% no comparativo com janeiro de 2024.

Com o resultado, o Estado acumula alta de 3,9% nos últimos 12 meses analisados pelo órgão federal, o 5º melhor resultado entre todas as unidades da federação. De fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, o desempenho da indústria paranaense ficou acima, por exemplo, do estado de São Paulo, reconhecido pela força da sua indústria, e que acumula alta de 2,8% em 12 meses.

Também foi um resultado melhor do que o obtido por Minas Gerais (2%), Rio Grande do Sul (1,6%) e Rio de Janeiro (-0,6%), além de ser um ponto percentual maior do que a média nacional, que variou 2,9% no mesmo período.

Com foco total na indústria de transformação, o segmento que registra o maior crescimento nos últimos 12 meses é o voltado para a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, que aumentou em 27,1%. Também houve elevação acima dos dois dígitos nas indústrias que fabricam veículos automotores, reboques e carrocerias (14,5%), móveis (13,2%) e produtos de madeira (10,5%).

Dos 13 segmentos ativos no Paraná, 12 tiveram variações positivas no intervalo de 12 meses mais recente analisado pelo IBGE. Aparecem, na sequência, a fabricação de bebidas (8,9%), produtos de metal (7,2%), produtos químicos (4,2%), produtos de minerais não metálicos (3,7%), celulose e papel (2,7%), máquinas e equipamentos (1,1%) e produtos alimentícios (0,8%). Com uma redução de 2,4%, a fabricação de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis foi a única a registrar queda no período.

Em relação ao desempenho mensal de janeiro em relação a janeiro do ano passado, o crescimento mais acentuado ocorreu na fabricação de produtos minerais não metálicas (14,9%), veículos automotores (12%) e máquinas e equipamentos (9,8%). Essa variação positiva mesmo com o ajuste sazonal – quando as particularidades do setor em cada época do ano são levadas em consideração – aponta para uma perspectiva promissora para o ano de 2025.

No total, o Paraná acumula oito meses de variação mensal positiva neste quesito.

PESQUISA – Conduzida pelo IBGE, a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo relativos ao comportamento das indústrias extrativas e de transformação. Ela traz, mensalmente, índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional e para a região Nordeste. Os resultados completos da pesquisa podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.

 

 

 

 

 

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Aprovados por pais e alunos, colégios cívico-militares mudam realidade de comunidades do Paraná

De uma escola violenta a um ambiente acolhedor com excelentes indicadores de performance.

É assim que a comunidade de pais, alunos e moradores do bairro Tatuquara, em Curitiba, veem a mudança do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay ao longo dos últimos anos, desde que a escola adotou o modelo cívico-militar.

“No passado, a nossa escola chegou a ser notícia por ter muitos casos de violência e por estar frequentemente depredada. Mas tudo mudou de uns anos para cá, desde a mudança para o modelo cívico-militar. Hoje ela é um farol para a comunidade”, conta o diretor do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, Sandro Mira Júnior.

A unidade é um dos 312 colégios da rede estadual que funcionam há mais de um ano neste sistema, em que monitores militares atuam em parceria com a equipe pedagógica da escola valorizando o respeito e a cidadania. É o maior número do Brasil.

“Era muito diferente. Quando eu estudei aqui, praticamente não tinha aula e era muito violento. Hoje, pelo contrário, eu fico muito tranquila em deixar meu filho em um lugar que eu sei que é seguro e que tem compromisso com a educação dele”, diz Sandy Alvez de Paula, que estudou na escola até 2010 e que atualmente tem um filho matriculado no colégio.

Como consequência de um ambiente mais disciplinado, os alunos também têm um desempenho melhor que a média. Segundo dados da Secretaria de Educação, em 2023, a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas cívico-militares paranaenses foi de 5,43 nos anos finais do ensino fundamental e de 4,75 no ensino médio, com desempenho superior à rede estadual geral, que teve médias de 5,3 no ensino fundamental e de 4,63 no ensino médio.

“Até 2019, a gente nem tinha nota no Ideb, porque os alunos não apareciam para a avaliação. De 2021 para 2023, a gente não só conseguiu ter uma nota, como melhorou nossos índices, chegando à melhor nota da nossa região para o ensino médio e a segunda melhor no ensino fundamental”, diz o diretor Sandro Mira Júnior.

Desde 2021, o Paraná é o líder nacional do Ideb contando o desempenho de todas as escolas. Em 2023, o Estado seguiu na ponta e ainda conseguiu melhorar sua nota geral. Em parte, esta evolução se deu também por conta da melhora nas médias dos colégios cívico-militares, já que 64% escolas do modelo aumentaram a nota no ensino médio e 66% tiveram crescimento na avaliação no ensino fundamental.

"No Paraná temos escolas de todos os modelos, da tradicional à cívico-militar, da que conta com parceria da iniciativa privada na gestão ao ensino em tempo integral, além das escolas técnicas, indígenas e agrícolas. Os colégios do modelo cívico-militar são um grande acerto porque têm apresentado resultados expressivos e contam com muito engajamento das comunidades. É uma transformação", afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

"Além disso, no Paraná toda a rede conta com muita tecnologia, professores bem capacitados e em constante atualização e estruturas cada vez mais modernas, com laboratórios, internet de alta velocidade, chromebooks, Inteligência Artificial e aulas de programação, educação financeira e cooperativismo. Estamos consolidando a melhor educação do Brasil", complementa. 

 


FILA DE ESPERA – Por causa deste tipo de evolução no Ided, o Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, que tem 1,9 mil alunos, tem 350 crianças e adolescentes na fila de espera por uma matrícula. Antes de adotar o modelo cívico-militar, a escola tinha apenas 600 estudantes.

A aluna Gabrielly Aleixo, de 17 anos, está no 3º ano do ensino médio. Mesmo morando na região da escola, a família dela achava melhor que ela estudasse em um colégio a 10 quilômetros de casa para não ter que frequentar a escola que tinha má fama. Com a adoção do novo modelo, o colégio voltou a ser uma opção para a família. “Eu só vim para cá porque virou cívico-militar. Se isso não tivesse acontecido, eu ainda estaria em outra escola mais distante”, afirma.

Ao todo, os colégios cívico-militares do Paraná têm 191 mil estudantes matriculados, com uma fila de espera de quase 11 mil crianças e adolescentes. Os critérios para seleção são os mesmos das demais escolas da rede, em que são levados em conta a distância da casa do aluno até escola e se a criança tem irmãos estudando na escola de destino, entre outros.

“Todo mundo da região quer ir para a escola cívico-militar. Mesmo quem não estuda no colégio vê a diferença desde que chegou este modelo. Todo mundo da comunidade, e até de bairros vizinhos, quer que seus filhos estudem lá”, afirma a líder comunitária Vânia Maria Gregorovicz.

 

TRANSFORMAÇÃO – O modelo está em vigor no Paraná desde 2021. Para que a mudança aconteça, ela precisa ser referendada pela comunidade escolar em uma consulta pública em que pais, funcionários, professores e alunos maiores de 18 anos votam.

Ebanessa Sabim, mãe de um aluno do Colégio Estadual Cívico-Militar Primeiro Centenário, de Campo Largo, foi uma das que votou a favor da mudança. “Eu não tive dúvida nenhuma. E estou muito satisfeita, porque foi uma mudança radical para melhor. A escola tem um excelente trabalho em relação ao cumprimento de regras e disciplina, além de ser muito rigorosa para os estudos”, afirma.

Com a adesão ao modelo, as escolas passam a ter um policial militar da reserva atuando na parte disciplinar da instituição. Entre as funções destes profissionais estão a conscientização dos alunos sobre valores como ordem e respeito, além da organização as atividades cívicas da escola e das formaturas, que são eventos diários em que os alunos cantam hinos e hasteiam a bandeira do Brasil.

No programa dos colégios cívico-militares, os estudantes também são premiados com certificados e medalhas pelo desempenho escolar e disciplinar e recebem uniformes específicos.

Gisele Grossman é mãe de uma aluna do Colégio Primeiro Centenário que conquistou uma medalha por ter tirado nota máxima em todas as disciplinas ao longo de três trimestres seguidos. Ela disse que, no início, a filha ficou receosa com as mudanças, mas rapidamente se adaptou, a ponto de ser premiada. “Ela sempre foi estudiosa e dedicada. É muito bom ela estar em um ambiente que valoriza este comportamento”, diz a mãe.

Com a adoção do modelo cívico-militar em 2021, o Colégio Primeiro Centenário se transformou em um exemplo para a cidade de Campo Largo. “Nós temos pais que os filhos ainda estão nos primeiros anos do ensino fundamental que já querem tentar garantir vaga aqui. Quando abrem as matrículas, tem gente fazendo fila na porta da escola desde as 4 horas da madrugada”, conta a diretora Roselaine Lachovistz.

Com o sucesso, outras três escolas da cidade optaram pelo modelo quando uma nova consulta foi aberta, em 2023. Outra escola de Balsa Nova, município vizinho de Campo Largo, também optou pela mudança.

“É um orgulho ver que a nossa escola é um modelo para outras. Essa é uma conquista nossa também, do nosso esforço e da nossa disciplina. Nós temos um regimento aqui que determina tudo isso, mas não fica restrito aos corredores da escola. Isso se espelha também do portão da escola para fora”, afirma a aluna Millena Ramos, de 14 anos.

 

 

 

 

 

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Governo divulga pontuação dos projetos apresentados para o Compra Direta Paraná 2025

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, divulgou nesta segunda feira (17) a pontuação dos projetos apresentados para o programa Compra Direta do Paraná,  as organizações não classificadas e as inabitadas.

Por meio dele serão adquiridos 10 grupos de gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos, entre outros.

O Estado recebeu projetos de 202 organizações da agricultura familiar nesta edição. Dessas, 186 foram aprovadas para a próxima etapa. Caso haja discordância da pontuação publicada, da inabilitação ou da desclassificação, há a possibilidade da apresentação de recurso até a próxima quinta-feira (20/03), por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

É recomendável que neste período as organizações revisem seus projetos e sinalizem se houver interesse por desistências de municípios seja por dificuldade de logística, por extrapolar o valor por produtor ou por organização, fazendo-o pelo mesmo endereço eletrônico.

A classificação final deverá ser publicada na próxima semana, e irá considerar apenas as organizações que preencherem todos os requisitos do edital. Estima-se que a contratação e início do fornecimento ocorra em meados de abril.

 

 

 

 

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Estado entrega mais de 32 mil chromebooks para modernizar ensino da rede estadual

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (17) executivos da Google for Education para fazer a entrega de 32 mil chromebooks para as escolas da rede estadual de ensino.

A iniciativa, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura tecnológica da educação do Paraná, vai beneficiar cerca de 450 mil estudantes de mais de mil escolas estaduais.

Com investimento de mais de R$ 57 milhões, a distribuição dos equipamentos acontece em duas etapas. Na primeira fase, que foi na primeira quinzena de fevereiro, foram entregues 20 mil chromebooks para 717 escolas. A segunda fase está prevista para ocorrer até a segunda quinzena de abril, com a entrega de 12.195 unidades para 370 colégios.

“A tecnologia é uma grande aliada na educação, e esses computadores vão permitir que nossos alunos e professores tenham acesso a plataformas e ferramentas digitais que ampliam as possibilidades de aprendizado. Por medidas como esta que o Paraná conquistou o posto de melhor educação do Brasil”, afirmou o governador.

Os chromebooks são computadores portáteis que utilizam o sistema operacional do Google, e são projetados para facilitar o acesso a ferramentas educacionais digitais. Devido à sua praticidade e facilidade de uso, os equipamentos têm sido amplamente adotados em escolas.

Os critérios de distribuição priorizam escolas com menor proporção de equipamentos por aluno. “O Paraná é o Estado com maior número de hardwares por aluno. Essa média melhora ainda mais com esta entrega. A parceria com a Google permite que este investimento seja feito em equipamentos de qualidade, com bons sistemas operacionais e a um custo proporcionalmente baixo”, afirmou o secretário da Educação, Roni Miranda.

Os chromebooks serão utilizados para atividades pedagógicas, projetos interdisciplinares e acesso a plataformas educacionais, contribuindo para a melhoria do desempenho dos alunos e a integração de ferramentas digitais no cotidiano escolar.

Para o diretor global do Google for Education, Kevin Kells, a aquisição dos chromebook é mais uma medida que representa a transformação digital que tem sido realizada na educação do Estado. “É uma transformação, tanto para o aprendizado personalizado dos alunos, quanto para ajudar os professores a embarcarem nessa jornada de transformação digital. A gestão da mudança é uma parte fundamental disso, e garantir que os dispositivos corretos estejam disponíveis para a comunidade escolar é essencial”, afirmou.

TECNOLOGIA – A educação do Paraná utiliza ferramentas da Google desde a pandemia, quando foi necessário integrar soluções digitais ao sistema estadual de ensino. Atualmente, os alunos têm à disposição ferramentas de inteligência artificial para estudar redação, com feedbacks automatizados. O Estado também usa recursos da empresa para treinamento de professores.

“Nós vemos que o Governo do Paraná tem feito um trabalho muito focado na área da educação e conta com o nosso apoio para tentar dar o máximo de soluções individuais para os alunos. É uma gestão baseada em dados e informação que tem dado muitos resultados”, afirmou o Head do Google for Education para a América Latina, Rodrigo Pimentel.

O Estado ainda mantém parcerias com a Google Cloud para a concessão de licenças de cursos para qualificação de alunos da rede estadual e das universidades estaduais.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na entrega dos equipamentos o secretário do Planejamento, Guto Silva; o deputado estadual Hussein Bakri, líder do Governo; o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria da Educação, Cláudio Oliveira; e os executivos do Google for Education, Alessandro Leal, Marici Marchini e Alexandre Campos.

 

 

 

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Estado disponibiliza portal de consulta sobre os repasses de ISS aos municípios

Com ênfase na transparência e no acesso à informação, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) criou um painel exclusivo para consulta dos repasses do Imposto Sobre Serviço (ISS) aos municípios.

Com essa ferramenta, qualquer pessoa pode verificar os valores pagos pelo Estado do Paraná às prefeituras referentes ao ISS retido sobre serviços contratados pelo governo estadual.

O painel apresenta informações detalhadas sobre os repasses, incluindo órgão que emitiu o pagamento, unidade pagadora, documentos de empenho e liquidação, nota fiscal do serviço prestado, dados do fornecedor do serviço, identificação do município beneficiário e valores pagos de ISS.

Os dados são atualizados diariamente e refletem os registros realizados até o dia anterior à consulta. Vale lembrar que a data exibida no painel se refere ao momento em que o documento de pagamento foi emitido no sistema orçamentário do Estado (Siafic-PR), podendo haver diferenças em relação ao ingresso do recurso na conta bancária do município.

“Com essa iniciativa, a Fazenda reforça seu compromisso com a transparência e a facilidade no acesso à informação. Esse painel dos dados de pagamento de ISS vem alinhado a essa visão, permitindo de maneira fácil e intuitiva a consulta desses repasses aos municípios”, destaca Gisele Carloto, diretora de contabilidade da Sefa.

O painel é público e acessível a qualquer interessado, sem necessidade de login ou permissão especial. Basta acessar o Link.

COMO ACESSAR – Para acessar os dados, basta escolher o ano do pagamento, selecionar o mês correspondente e inserir o CNPJ do município. A tela será atualizada automaticamente com os 100 primeiros resultados referentes ao município consultado. Se houver mais registros, é possível fazer o download completo dos dados em diversos formatos, como Excel, PDF, RTF, TXT, CSV e XML.

FOCO NA TRANSPARÊNCIA – O lançamento da plataforma é mais uma ação da Sefa para tornar os dados contábeis do Paraná mais transparentes e acessíveis. É um esforço, inclusive, que já vem sendo reconhecido nacionalmente. Em 2024, o Estado recebeu a Capag A+ do Tesouro Nacional que classifica não apenas sua capacidade de pagamento e solvência fiscal, mas também em como todos os seus dados são apresentados.

 

 

 

 

Por - AEN

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