A gestão do Governo do Paraná vem se consolidando como referência para a administração pública. Órgãos de controle municipais e estaduais têm buscado a Controladoria-Geral paranaense para obter informações sobre a implantação do Programa de Integridade e Compliance, em curso desde o início da gestão.
Desde 2019, a CGE faz parceria com órgãos estaduais e municipais para apoiá-los em ações e medidas de combate à corrupção. Já conheceram o trabalho desenvolvido pela administração estadual paranaense órgãos do governo federal, as controladorias estaduais de Mato Grosso e Santa Catarina e as controladorias municipais de Contagem (MG), Curitiba, Araucária, Maringá, Guarapuava e Mandaguaçu.
A Prefeitura de João Pessoa (PB), por exemplo, entrou em contato no ano passado e, este ano, firmou acordo de cooperação com a Controladoria-Geral do Paraná para implementar o programa de Integridade e Compliance.
Ainda no primeiro ano do governo Carlos Massa Ratinho Junior foi aprovada a lei que implanta o programa na administração pública estadual. “Somos o órgão central de controle do Governo do Estado e responsáveis pela implantação do programa. Temos conseguidos avanços em várias áreas, o que tem chamado atenção de outras gestões”, explicou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.
Ele citou a instituição do programa foi um grande avanço. “Esta iniciativa é reconhecida nacional e internacionalmente. Já tivemos várias visitas para conhecer as boas práticas do Governo do Paraná. Conhecer nossas metodologias, procedimentos e fluxos de trabalho”, acrescentou Siqueira.
COOPERAÇÃO – Uma das ferramentas criadas pela CGE-PR, o Controla Paraná, é um site interativo em que as prefeituras podem trocar ideias sobre as áreas de abrangência da CGE (Ouvidoria, Controle Interno e Social, Transparência, Compliance, Auditoria e Corregedoria).
As parcerias firmadas envolvem principalmente capacitações e troca de experiências. As áreas em que a CGE trabalha sofrem atualizações tecnológicas e legais, o que demanda capacitações frequentes dos servidores.
Antes mesmo da implantação do programa de Compliance, foram promovidos cursos para quem trabalha no setor e com o objetivo de desenvolver os Núcleos de Integridade e Compliance em todas as secretarias e outros órgãos da gestão estadual.
“A principal procura é por capacitação e treinamento, sobre os procedimentos adotados pela CGE. O conhecimento ainda é a chave da eficiência, por isso criamos a Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e mantemos nossos servidores e parceiros atualizados”, completou Siqueira.
Por - AEN
Cinco crianças foram atendidas em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) no último mês, antes do feriado de Carnaval.
As cirurgias aconteceram para a correção de anomalias no crânio, chamadas de cranioestenose, condição rara que causa pressão no cérebro e pode ocasionar déficit motor, crises convulsivas e sequelas a longo prazo. Até então, procedimentos dessa natureza em crianças do Oeste eram realizados apenas em Curitiba.
A cirurgia contou com uma técnica inovadora, com preparação em um molde 3D, e foi realizada pela primeira vez no Oeste do Paraná. Os procedimentos em todas as crianças foram um sucesso.
As crianças foram acompanhadas pelo Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais (Ceapac), da Unioeste. A cirurgia foi realizada em parceria com especialistas de outras instituições: a neurocirurgiã pediátrica Giselle Coelho e o cirurgião plástico Maurício Yoshida.
Uma cirurgia nesses moldes é estipulada para ser finalizada entre duas a quatro horas. Para que o resultado seja fiel ao esperado, o planejamento foi bastante realista com esse molde. “Utilizamos uma técnica bem diferente em razão da alta complexidade. Houve uma simulação em um molde 3D, que possibilita um planejamento da cirurgia ainda melhor, ganhando tempo de cirurgia, e, consequentemente, menos tempo dessa criança em transfusão de sangue e em recuperação em uma Unidade de Terapia Intensiva”, explicou Lázaro Lima, neurocirurgião do Huop.
Essa é uma técnica idealizada no Brasil e o Paraná é o terceiro estado do País a realizar uma cirurgia com a simulação. Além disso, todo o planejamento colabora durante o procedimento real e até mesmo o pós-operatório.
“Nós tivemos uma redução do tempo operatório porque já vamos com as medidas milimetricamente definidas para a cirurgia, redução do tempo de anestesia, redução da perda sanguínea, com consequente redução da internação, com melhor recuperação, não só funcional, mas também estética”, completou Giselle.
Para o procedimento, a equipe utilizou um modelo cirúrgico que beneficia o trabalho dos profissionais no planejamento da cirurgia. “Esse planejamento foi excelente para nós, cirurgiões mais experientes, e para os residentes que nos auxiliaram, pois eles puderam treinar a técnica antes da cirurgia real. Também foi interessante porque previmos algumas complicações, mudamos o acesso cirúrgico de acordo com a anatomia do paciente, isso muda o radicalmente o resultado da cirurgia”, disse Giselle.
O cirurgião Yoshida explicou a importância da equipe multidisciplinar no momento do procedimento. “Temos um olhar diferente do neurocirurgião, então a gente acaba juntando forças. Essas crianças especificamente tinham uma deformidade na forma do crânio, então o objetivo da cirurgia plástica foi modelar o osso de forma a ter um ganho maior na parte estética craniofacial pós-operatório”, explicou.
Thomas Lucca Leite Chaves foi uma das crianças beneficiadas. A mãe, Isabelle Carolina Leite Chaves, disse que ficou apreensiva, mas sabia que mudaria a vida de Thomas. “Fiquei aliviada e nervosa ao saber que chegou o momento do Thomas fazer a cirurgia, mas é para o bem dele”, disse.
CEAPAC – Segundo a coordenadora do Ceapac, Mariângela Baltazar, a cirurgia mostra a capacidade do centro para aplicar novas técnicas nos pacientes. “É uma condição raríssima, e essa é a importância do Ceapac, pois embora sejam raras, há uma frequência, por isso, a necessidade de fortalecer nossa equipe para que elas possam fazer as consultas, exames e todo o pré-operatório na nossa região. Pretendemos enriquecer nosso quadro de experiência dos nossos cirurgiões a fim de atender e melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes”, enfatizou.
Para a instituição, é um sonho realizado, segundo ela. Receber essa tecnologia, junto com profissionais de outras instituições, foi um privilégio para o ensino e para os pacientes. “É muito importante ter essa troca de experiência, esse aperfeiçoamento dos nossos cirurgiões em técnicas avançadas, e principalmente na condição acadêmica, na condição de ensino”, finalizou Mariângela.
O Ceapac nasceu no início dos anos 2000 e é parte integrante do Hospital Universitário, cujo atendimento ocorre no prédio da instituição. Hoje o serviço se dá na área ambulatorial das especialidades de Odontologia (Odontopediatria, Ortodontia, Clínica Geral, Cirurgia Bucomaxilo Facial, endodontia), Fonoaudiologia, Medicina (Pediatria, Cirurgia Plástica), Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social e Enfermagem.
Por - AEN
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, às 23h59 de quarta (2), a Operação Carnaval 2022 no Paraná.
Neste ano, durante os seis dias de operação, que teve início na sexta (25), foram quase cinco mil flagrantes de imprudência, 500 condutores ou passageiros estavam sem o cinto de segurança, além de 89 ocasiões em que crianças não utilizavam adequadamente um dispositivo de retenção, como a cadeirinha.
Ainda, foram registradas 715 ultrapassagens proibidas durante o feriado, representando quase cinco flagrantes por hora de operação. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário. Nesse feriado, cinco pessoas perderam a vida nesse tipo de acidente.
Foram fiscalizadas 18.710 pessoas e 18.293 veículos. 4.832 infrações foram registradas pelos policiais, nos cerca de quatro mil quilômetros de rodovias federais da circunscrição da PRF no Paraná. 367 veículos foram recolhidos aos pátios por diversas irregularidades e 19 foram recuperados.
Através das 64 ações educativas nos mais diversos locais do estado, a PRF conscientizou pessoalmente quase 1.749 pessoas durante o feriado. Através da campanha especifica desse carnaval veiculada nas redes sociais da instituição e pela mídia, milhares de outras pessoas foram atingidas.
Apesar disso, a PRF registrou 136 acidentes, 156 pessoas ficaram feridas e onze mortas nas rodovias federais do Paraná, de sexta à quarta. Em 2021, haviam sido registrados 118 acidentes, com 131 feridos e doze mortos. Os dados são preliminares e podem sofrer alterações.
Também, foram apreendidos mais de 598 quilos de maconha e 110 quilos de cocaína durante a operação. Além disso, 87 pessoas foram presas por diversos crimes.
Por - PRF
Cidadãos que necessitem dos serviços na área de infrações, como identificação de condutor, defesa de autuação, recursos de multa, defesa e recurso de suspensão do direito de dirigir e defesa de recursos de cassação da carteira nacional de habilitação (CNH), podem fazê-los diretamente por meio do portal do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
O efeito suspensivo é o que tira o efeito da eficácia da sentença expressa, ou seja, a condição da CNH do usuário é considerada normal até que seu recurso seja julgado.
“Muitos usuários ainda enviam seus recursos por meio postal, que tem toda a questão do tempo da correspondência chegar e ser protocolada aqui, o que faz com que o cidadão não tenha muito tempo de efeito suspensivo”, diz o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita. “Protocolando pelo portal, assim que é enviado, o efeito suspensivo já está valendo”, afirma.
O portal visa otimizar os serviços do Detran, dando maior comodidade e atendimento à população paranaense. Entre as vantagens destes serviços por meio do portal, em vez de utilizar o meio postal, estão a economia de deslocamento e gasto com os serviços de postagem; contribuição para a desburocratização do serviço público; e fortalecimento do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que tragam maior eficiência e segurança aos processos.
O serviço pode ser utilizado por pessoas físicas, jurídicas, locadoras, transportadoras, assessorias de trânsito, escritórios advocatícios, entre outros. Para seguir com os protocolos online, deve-se ficar atento aos documentos exigidos, lembrando que os arquivos devem estar salvos em extensão PDF.
DOCUMENTOS – Cada serviço requer uma documentação diferenciada, por isso o cidadão deve prestar atenção a cada uma delas. Os documentos devem estar salvos no computador, antes da abertura do processo, para facilitar o anexo na hora da abertura do protocolo.
Além disso, o portal também disponibiliza imagens dos documentos relacionados aos processos administrativos de suspensão e cassação da CNH, possibilitando em um único ambiente a consulta e emissão dos documentos.
Desta forma, os usuários não precisam mais se deslocar até uma unidade do Detran para solicitar cópia da imagem dos Avisos de Recebimento (AR); carta de notificação ou imposição dos processos de suspensão e cassação da CNH; protocolos e pareceres com resultado de defesa e recursos (se disponíveis em formato digital); e histórico de pontuação.
Por - AEN
O Procon/PR, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho, promove neste mês de março, entre os dias 7 e 31, um mutirão online de renegociação de dívidas. Participarão mais de 160 bancos e instituições financeiras.
A ação acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Procon-PR, Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Procons – Proconbrasil.
“A iniciativa é de extrema importância, ainda mais neste momento de pandemia, em que os consumidores estão em situação financeira bastante complicada em razão da perda de renda e do consequente endividamento”, destaca o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Levrepost.
De acordo a chefe do Procon/PR, Cláudia Silvano, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o órgão ou o seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. “Acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão”, afirma.
Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br – momento em que receberá um login e senha. Em seguida, deve fazer o relato do seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte das instituições participantes.
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno do credor.
Por - AEN
A Secretaria da Fazenda do Paraná alerta para possível golpe envolvendo o nome do programa Nota Paraná.
Consumidores têm recebido mensagens de texto pelo WhatsApp fazendo referência à suposta premiação do programa, contemplando com prêmios em dinheiro e em eletroeletrônicos. No entanto, o Nota Paraná não sorteia nenhum tipo de item, muito menos eletrodomésticos, como na mensagem que está sendo encaminhada.
Segundo a Resolução da Sefa nº 626/2015, em cada sorteio são distribuídos 68.052 prêmios em dinheiro, sendo 20.010 destinados exclusivamente para entidades de direito privado sem fins lucrativos, 40.042 exclusivamente para pessoas físicas e os outros 8.000 exclusivamente no âmbito do Paraná Pay.
Para os cidadãos cadastrados com o CPF são sorteados prêmios de R$ 10 a R$ 1 milhão. Já para as entidades sociais são prêmios de R$ 100 a R$ 20 mil. O programa Paraná Pay, vinculado ao Nota Paraná, distribui R$ 100 em vouchers que podem ser usados nos estabelecimentos do setor do turismo, gás de cozinha e de combustíveis.
Vale esclarecer que ao se tratar de prêmio com valor igual ou superior a R$ 20.000,00, o ganhador será notificado a comparecer pessoalmente, com o devido documento de identidade e sua entrega será efetuada, exclusivamente, em data e local a serem estabelecidos pela coordenação do programa. Quando o consumidor é contemplado com os prêmios maiores, a coordenação do Nota Paraná entra em contato por ligação através do número disponível no cadastro do programa.
Para verificar se possui bilhetes premiados, o consumidor deve acessar seu cadastro através aplicativo ou site do programa Nota Paraná e inserir seu CPF e senha. Não é encaminhada mensagem por WhatsApp ou outro aplicativo.
A Sefa ainda reforça para que os consumidores tenham um cuidado maior com a veracidade das informações recebidas e destaca que os meios oficiais de contato do programa são os seguintes: WhatsApp - (44) 99122-1756, ou telefones de Curitiba e Região (3200-5004) ou demais localidades: (0800-644-0934).
As redes sociais oficiais do programa e da Secretaria de Estado da Fazendo Paraná também são fonte de consulta oficial.
A Secretaria da Fazenda orienta que pessoas que já foram prejudicadas devem procurar orientação nos canais oficiais do programa e na Polícia Civil para registrar a ocorrência.
Por - AEN








-PortalCantu-20-11-2025_large.png)
_large.jpg)
_large.jpg)



-PortalCantu-20-11-2025_large.png)
-PortalCantu-20-11-2025_large.png)
-PortalCantu-20-11-2025_large.png)
-PortalCantu-20-11-2025_large.png)
-PortalCantu-20-11-2025_large.png)
-PortalCantu-20-11-2025_large.png)
-PortalCantu-20-11-2025_large.png)
-PortalCantu-20-11-2025_large.png)
-PortalCantu-20-11-2025_large.png)
-PortalCantu-20-11-2025_large.png)







