Empresas farmacêuticas interessadas em produzir a vacina pentavalente têm até 7 de abril para enviar proposta, conforme edital de chamamento público 03/2021, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O imunizante dado em bebês protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e pneumonia/meningite.
As empresas podem participar de três fases: registro sanitário do produto em nome do Tecpar, fornecimento do produto pelo parceiro durante as etapas da transferência de tecnologia e transferência da informação técnica para a fabricação do produto.
DEMANDA – Atualmente, apenas seis empresas no mundo contam com a pré-qualificação na Organização Mundial da Saúde (OMS), processo que garante a qualidade, segurança e eficácia do insumo para a produção da pentavalente.
No entanto, das seis empresas pré-qualificadas na OMS, cinco são de países cujo mercado da saúde não é regulado e, portanto, não possuem registro em órgão regulatório equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O processo de chamamento público do Tecpar busca preencher essa lacuna regulatória no País, além de contribuir com a autonomia do parque industrial da saúde brasileiro.
PRODUÇÃO NACIONAL – O planejamento do Tecpar para a produção de vacinas, dentre elas a pentavalente, conta com o projeto, protocolado no Ministério da Saúde, para o desenvolvimento de uma planta multivacinas para atender o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A implantação poderá ser viabilizada pelo Ministério da Saúde, como forma de ampliar os fornecedores públicos de vacinas no País e dar mais autonomia no fornecimento.
PENTAVALENTE – A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo. A vacina foi introduzida no calendário básico do Brasil a partir de setembro de 2012, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de aumentar as coberturas vacinais com a combinação de vacinas em uma mesma aplicação.
As crianças devem tomar a vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade. A partir de 1 ano, o PNI recomenda que tomem reforços com a vacina tetravalente.
Por - AEN
Cascavel e outros 42 municípios da região Oeste do Paraná registraram, na última semana, significativa redução de atendimentos a casos de Covid-19.
Os números foram divulgados pelo Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná), nesta quarta-feira (23).
Em Cascavel, sede administrativa do consórcio, a redução foi de uma média de 24 casos diários de atendimentos (dados referentes a 25 de janeiro) para 5 casos (dados do dia 22 de fevereiro).
Na média regional, tendo como referência datas semelhantes do comparativo anterior, a redução foi de 45 ocorrências diárias (dados de 24 de janeiro) para 15 (dados de 22 de fevereiro).
Por - Assessoria
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta sexta-feira (25) o resultado final da licitação para reformar a ponte Ayrton Senna, no município de Guaíra, na região Oeste, uma ligação entre o Paraná e Mato Grosso do Sul.
Foi declarado vencedor o Consórcio Ponte Ayrton Senna, formado pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Eirelli e Legnet Engenharia Ltda, com o valor de R$ 18.204.093,77. Agora o processo segue para homologação do resultado da licitação e adjudicação da obra, seguido pelos trâmites internos para assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço. O prazo de execução é de 18 meses.
Está prevista a restauração, recuperação e reforço estrutural da ponte, bem como nova iluminação pública com luminárias LED, em uma extensão de 3,6 quilômetros. Também será executado um novo pavimento de concreto na rodovia de acesso à ponte no lado paranaense, em uma extensão de 1,1 quilômetro, a partir da Avenida Almirante Tamandaré. Também está prevista a execução de melhorias no sistema de drenagem e serviços de manutenção em todo o trecho contemplado durante a obra.
PONTE – O volume diário médio de tráfego na Ponte Ayrton Senna é de 15 mil veículos, dividido principalmente entre carros de passeio se deslocando à cidade paraguaia de Salto Del Guairá, e caminhões transportando a produção agrícola da região Centro Oeste e do Paraguai, rumo a Paranaguá ou Santa Catarina.
PARCERIA – A obra de recuperação da Ponte Ayrton Senna é objeto de convênio entre o Governo do Paraná, Itaipu Binacional e Governo Federal, sendo o DER/PR responsável pela licitação e execução da obra.
Convênios semelhantes já resultaram nas obras em andamento da nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai, nova rodovia perimetral leste de Foz do Iguaçu, pavimentação da Estrada Boiadeira entre Icaraíma e Umuarama, duplicação do Contorno Oeste de Cascavel e duplicação da BR-277 no mesmo município. Também em convênios semelhantes estão incluídas a licitação da pavimentação da estrada entre Ramilândia e Santa Helena e a futura licitação do Contorno de Guaíra.
Por - AEN
O descarte correto do lixo é o tema da nova campanha publicitária da Sanepar.
Por meio de mensagens em vídeos, áudios e material para as plataformas digitais, a Companhia de Saneamento do Paraná alerta para os problemas que o uso indevido da rede coletora de esgoto pode ocasionar. A campanha apresenta as situações mais corriqueiras com erros cotidianos que ainda são praticados e que podem gerar transtornos na vida das pessoas.
Ao descartar, por exemplo, fraldas ou absorventes diretamente no vaso sanitário, um dos primeiros problemas pode ocorrer já na tubulação de saída da rede de esgoto. A estrutura dos imóveis não é projetada e não pode receber esses materiais, o que gera entupimentos. O uso inadequado das redes, como o despejo de objetos, é a principal causa de obstruções e vazamentos, trazendo prejuízos para toda a população.
LIXO NÃO - A campanha alerta para a importância de não lançar lixo nem óleo de cozinha em pias e vasos sanitários. Para evitar obstruções, também é essencial que restos de comida, bitucas de cigarro, fio dental, fraldas, absorventes, preservativos e pedaços de pano não sejam descartados no vaso sanitário ou no ralo da pia. Essa prática entope a rede.
Algumas medidas simples evitam os transtornos e preservam a rede e o meio ambiente. Antes de lavar a louça, o indicado é limpar os restos de comida com uma esponja e jogá-los no lixo. O mesmo vale para o descarte de óleo de cozinha. Quando despejado nas tubulações, ele endurece nos canos e gruda outros resíduos que não deveriam estar lá. Com o tempo, o óleo de fritura provoca um “infarto” na rede coletora, e o esgoto volta para dentro de casa. O correto é guardar o óleo usado em garrafas PET e entregá-lo para reciclagem – o líquido pode ser transformado em biocombustível, sabão ou massa de vidraceiro, por exemplo.
O sistema de esgotamento sanitário da Sanepar tem 38,4 mil quilômetros de rede coletora, que atende 77,3% da população. Todo o esgoto coletado é 100% tratado nas 255 estações de tratamento da Sanepar.
Por - AEN
As repartições públicas estaduais terão escala especial de funcionamento no Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas.
Foi decretado ponto facultativo para os funcionários na segunda (28 de fevereiro), na terça (1º de março) e na quarta-feira (02) até as 14 horas. As medidas não abrangem os serviços essenciais, que não admitem paralisação, como hospitais e delegacias de polícia. O Decreto n.º 9539, que estabelece os dias de recesso e ponto facultativo do ano de 2022, foi publicado no Diário Oficial de 22 de novembro de 2021.
Confira abaixo o horário de funcionamento de órgãos públicos estaduais:
AGÊNCIAS DO TRABALHADOR - Curitiba: fecha nos dias do feriado e retorna quarta-feira (02), às 14h. As demais unidades do Paraná seguem os decretos estabelecidos pelas prefeituras de cada município.
BIBLIOTECA PÚBLICA – A Biblioteca Pública do Paraná abre no sábado (26), das 8h30 às 13h, fecha nos demais dias e retorna na quarta-feira (02), das 14h às 20h.
CEASA – As unidades da Ceasa do Paraná em Curitiba, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu fecham apenas na terça-feira (01). A unidade de Maringá abre normalmente, incluindo a terça-feira (01), das 5h30 às 12h. A administração central estará em ponto facultativo, com retorno a partir das 12 horas de quarta-feira.
COHAPAR – A sede e os escritórios regionais da Cohapar fecham para atendimento na segunda e terça-feira (28 e 01), com retorno a partir das 12h de quarta (02). Serviços e consultas continuam disponíveis pelo site cohapar.pr.gov.br Após o retorno ao expediente normal, é possível obter atendimento telefônico ou presencial, mediante agendamento prévio, em todos os postos da companhia.
COMPAGÁS – O atendimento presencial fica suspenso de segunda (28) a quarta (02). Nestas datas o cliente pode ter acesso à Central de Atendimento pelo 3004-3400 e à agência virtual pelo site compagas.com.br
COMEC – O transporte coletivo metropolitano da Região Metropolitana de Curitiba vai operar seguindo as tabelas: 26/02 - tabela de sábado, 27/02 - tabela de domingo; 28/02 - tabela de dias úteis; 01/03 - tabela de dias úteis, com cortes; 02/03 - tabela de dias úteis.
COPEL – As agências e postos de atendimento da Copel em todo o Estado estarão fechados na segunda-feira (28) e terça-feira (01). Na quarta (02), o retorno é a partir das 12h30, ou conforme o horário da agência local. O consumidor pode contatar a companhia pelo site copel.com ou ligar para 0800 51 00 116.
CULTURA – Uma ótima opção para aproveitar os dias livres em Curitiba é visitar os museus administrados pelo Estado. A maioria estará aberta quase todos os dias. Confira AQUI os horários de funcionamento e faça sua programação.
DETRAN – De segunda (28) a quarta (02) não abrirão a sede da autarquia, em Curitiba, e os postos de atendimento nas Ciretrans em todo o Estado. O funcionamento volta ao normal na quinta-feira (03), das 08 às 14h. Mesmo sem o atendimento presencial, o usuário pode fazer consultas, acessar serviços e agendar atendimento por meio do aplicativo Detran Inteligente ou do portal www.detran.pr.gov.br/.
HEMEPAR – Veja o horário de cada unidade:
Curitiba: abre normalmente dias 28, 01 e 02, das 7h30 às 18h.
Paranaguá: abre 28, 01 e 02, porém, dia 28 e 01 só para orientações, emissão de certificados e agendamentos. Não haverá médico.
Ponta Grossa: abre 28, 01 e 02, das 8h às 14h para coleta; após esse horário fica aberto, mas sem médico para coleta de sangue.
Irati: abre 28, 01 e 02, das 8h às 17h.
Guarapuava: abre todos os dias, com agendamento.
União da Vitória: fecha dia 28; abre 01 e 02, das 13h às 16h.
Pato Branco: fecha dia 01; abre 28 e 02, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Francisco Beltrão: abre todos os dias, das 8h às 17h, com coleta até as 12h.
Foz do Iguaçu: fecha dia 01; abre 28 e 02, das 8h as 12h e das 13h às 17h.
Cascavel: fecha dia 01; abre 28, das 7h às 13h; e 02, das 7h às 19h.
Campo Mourão: fecha dia 01 e abre dias 28 e 02.
Umuarama: abre todos os dias, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 15h30.
Cianorte: fechado 28 e 01; atendimento normal no dia 02.
Paranavaí: abre 28 e 01, das 7h às 11h e das 13h às 14h30; abre dia 02, das 7h30 às 11h.
Maringá: abre 28 e 02, das 7h às 18h30; fecha dia 01.
Apucarana: fecha dia 01; abre 28 e 02, das 8h às 16h.
Londrina: fecha dia 01 e 28; abre normalmente dia 02.
Cornélio Procópio: fecha dia 01; abre 28 e 02, das 7h30 às 11h30.
Jacarezinho: abre todos os dias, das 8h às 17h; mas sem médico na unidade.
Toledo: fecha dias 28 e 01; abre 02, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.
Telêmaco Borba: abre todos os dias, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Ivaiporã: sem coleta.
Biobanco: fecha 28 e 01; abre 02, das 13h às 17h30.
O endereço e telefone de todas as unidades podem ser conferidos na página do Hemepar.
HOSPITAIS DO ESTADO – Funcionarão normalmente todos os dias.
FOMENTO PARANÁ – O atendimento está suspenso na segunda-feira (28) e terça-feira (01), com retorno às 12h de quarta-feira (02).
FARMÁCIAS DO GOVERNO – Não haverá atendimento na maioria das regionais do Paraná na segunda-feira e terça-feira (28 e 01), com retorno às 14h de quarta-feira (02). As exceções são Cornélio Procópio, que abre normalmente todos os dias, e União da Vitória, fechada na segunda (28) e aberta, sem agendamento, nos dias 01 e 02 de março desde a manhã.
IPEM-PR – O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná fecha na segunda (28) e terça (01) e reabre na quarta-feira (02), a partir das 14 horas.
JUNTA COMERCIAL – Sem atendimento na segunda (28) e terça (01). Reabre na quarta-feira (02), a partir das 14 horas.
PARQUES ESTADUAIS – Ótima opção para quem procura o contato com a natureza, os 24 Parques Estaduais que podem ser visitados no Paraná ficarão abertos todos dias, das 8h às 17h, incluindo a terça-feira (01). O IAT informa que dois atrativos estão fechados por motivos de segurança, o que não impede a visitação a outros pontos dos mesmos parques, são eles: o Caminho do Itupava, no Parque Estadual da Baitaca, na Região Metropolitana de Curtiba, e a trilha que dá acesso à base do Parque Estadual Salto São Francisco, no Norte do Estado. Para saber mais detalhes, acesse a página do Instituto Água e Terra.
PROCON – Curitiba: fecha nos dias do feriado e retorna quarta-feira (02), às 14h. As demais unidades do Paraná seguem os decretos estabelecidos pelas prefeituras. O atendimento online será feito ininterruptamente pelo site do Procon e consumidor.gov.br
RECEITA ESTADUAL – As agências da Receita fecham de segunda (28) a quarta (02). Os contribuintes poderão realizar o atendimento nesses dias por telefone, através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC – Receita Estadual), das 7h às 19h, pelos números 3200-5009 (Curitiba e região) e 0800-041-1528 (demais localidades).
SANEPAR – O atendimento ao público fica fechado segunda (28) e terça (01) e retorna às 13h30 de quarta-feira (02). O cliente poderá utilizar normalmente os canais de relacionamento: 0800 200 0115, APP Sanepar Mobile e o atendimento virtual no site www.sanepar.com.br
POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS – Somente os setores administrativos estarão fechados e retornam na quarta-feira (02). Todos os serviços operacionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná estarão disponíveis para a população, com o policiamento preventivo, ostensivo e regular, atendimento ao trauma em emergência, entre outros, com reforço de efetivo durante todos os dias do Carnaval. Os serviços disponíveis no aplicativo 190 PR, o telefone 190 para a Polícia Militar e 193 para o Corpo de Bombeiros estarão disponíveis 24 horas por dia.
DEPARTAMENTO DE POLÍCIA PENAL – Apenas as atividades administrativas paralisam durante o feriado e retomam na quarta-feira (02). As penitenciárias e cadeias públicas de todo o Estado vão funcionar normalmente em regime plantão. No Litoral, as equipes foram reforçadas no Verão Paraná – Viva a Vida.
POLÍCIA CIVIL – As delegacias vão atender normalmente, em plantão, exceto as de área administrativa, que retornam na quarta-feira (02). Os Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (Ciacs), anexos ao 1º Distrito (Rua André de Barros, Centro – Curitiba) e ao 8º Distrito (Portão), que atendem durante a madrugada, também funcionarão no esquema de plantão durante o feriado. No Litoral, todas as delegacias estarão abertas.
POLÍCIA CIENTÍFICA – Os serviços de medicina legal e criminalística para atendimento a mortes violentas funcionará normalmente em regime de plantão ininterrupto. No Litoral e regiões de maior fluxo de pessoas está sendo reforçado o efetivo operacional nas unidades, em especial na Costa Leste, devido ao Verão Paraná – Viva a Vida.
Por - AEN
No ano em que está realizando o maior investimento em distribuição de energia de sua história, a Copel se prepara para atender a 5 milhões de unidades consumidoras.
A estimativa é que a marca seja alcançada até o final de novembro de 2022, momento em que a companhia já terá aplicado a maior parte do montante de R$ 1,634 bilhão, destinado à ampliação e modernização da rede elétrica do Paraná neste ano.
Atualmente, a Copel conta com 4,9 milhões de consumidores em 394 dos 399 municípios do Paraná e um de Santa Catarina (Porto União). Do total, 4 milhões são clientes residenciais urbanos, 70,6 mil são industriais, 422,5 mil comerciais, e 342,4 mil rurais. A lista é complementada com unidades consumidoras pertencentes ao poder público e à iluminação pública.
Com o crescimento estimado para o fim de 2022, se fosse a população de um território, o número de clientes da Copel seria maior do que o número habitantes de 15 estados brasileiros. Em comparação com outras nações, seria superior à população de países como Irlanda, Uruguai e Croácia.
“Os números da Copel ajudam a traduzir o que o investimento em energia tem representado ao longo de 67 anos de existência da empresa: infraestrutura de qualidade para o Paraná crescer”, ressalta o governador Carlos Massa Ratinho Júnior. "Olhando para o futuro, a atuação da Copel é essencial para proporcionar segurança energética ao Estado”, complementa.
CRESCIMENTO – Fundada em 1954, a Copel incorporou os primeiros clientes em 1956. Naquele ano, a empresa atendia, ao todo, a 3.734 unidades consumidoras. Ao longo das próximas décadas, trabalhou para ampliar o atendimento aos paranaenses.
Em alguns casos, assumiu o atendimento de empresas municipais de distribuição, como ocorreu em 1973, quando incorporou a Companhia Força e Luz do Paraná, que atendia Curitiba.
Em 1981, 25 anos após a ligação dos seus primeiros consumidores, a Copel chegou a 1 milhão de clientes. Desde então, adicionou, em média, um milhão de novos consumidores a cada dez anos: chegou a 2 milhões em 1991, 3 milhões em 2002 e 4 milhões em 2012.
Para obter esse crescimento, a empresa investiu em expansão e modernização da rede elétrica, provendo infraestrutura de qualidade que contribuiu para o desenvolvimento do Paraná.
Na esfera industrial, a companhia começou com 25 consumidores em 1956, chegou a mil clientes industriais em 1968, 10 mil em 1974 e 50 mil em 2004. Na área rural, o primeiro consumidor foi ligado em 1959. Dez anos depois, eram 562 clientes rurais e em 1985 já somavam mais de 100 mil unidades consumidoras no campo.
Grande parte do crescimento estava associada ao programa Clic Rural. O programa viabilizou 163 mil ligações em pouco mais de seis anos, alcançando mais da metade da população rural no Estado. Nas décadas de 1990 e 2000 seguiram-se outros programas, como o Força Rural e o Luz no Campo.
Levar energia a todos os paranaenses se tornou um dos grandes desafios da companhia no início do século 21. Em 2012, após a Copel concluir todas as fases do programa Luz para Todos, o Paraná conquistou a universalização do fornecimento de energia elétrica.
NOVOS DESAFIOS – Desde então, o principal desafio da Copel tem sido transformar a qualidade do fornecimento de energia a todos os paranaenses. Essa estratégia é sintetizada pelos programas Paraná Trifásico e Rede Elétrica Inteligente, iniciativas que vão absorver R$ 750 milhões em investimentos em 2022, 45% do total a ser investido em distribuição de energia no período.
“A Copel possui um histórico de programas eficientes, implementados para levar energia a todos os paranaenses, melhorar a qualidade de vida da população e garantir que produtores rurais, comércio e indústria contem com energia de qualidade para crescerem”, pontua o presidente da Copel, Daniel Slaviero. “Para nós é motivo de orgulho estar implementando, atualmente, dois dos programas mais transformadores da história da companhia.”
PARANÁ TRIFÁSICO - O Paraná Trifásico está promovendo a substituição de toda a espinha dorsal da rede rural por uma rede trifaseada. Além de garantir energia de mais qualidade e com maior segurança, o programa proporciona o acesso do produtor rural à rede trifásica a um custo muito inferior ao que hoje é pago.
A Copel está investindo R$ 2,7 bilhões para alcançar todos os cantos do Paraná. Mais de 25 mil quilômetros de cabos serão substituídos.
As novas linhas têm conexões inteligentes com a central de monitoramento da rede, chamados de religadores automáticos. Esses equipamentos têm capacidade para identificar problemas e “abrem temporariamente” para passagem de eventuais curtos-circuitos e evitar desligamentos, e religam a energia sem precisar de interferência humana.
INTELIGENTE - O Programa Rede Elétrica Inteligente (REI), por sua vez, é o maior do gênero no país e está substituindo os medidores atuais, analógicos, por medidores digitais inteligentes. Estes equipamentos se comunicam diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, facilitando o controle de toda a cadeia, desde a subestação até o consumidor final.
Esse investimento tecnológico não tem custo algum para o cliente e permite a leitura de consumo remota, assim como autonomia para o usuário monitorar o seu consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel para celular. Já foram instalados mais de 240 mil equipamentos inteligentes em 63 municípios do Estado. Até a metade do ano, a expectativa é chegar a 390 mil medidores em 73 localidades.
Por - AEN








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