Estado promove congresso de formação continuada para professores de redes municipais

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) realiza a partir desta terça (19) e até quinta-feira (21), em Curitiba, o I Congresso dos Formadores em Ação Municípios.

O encontro é uma ação do Governo do Estado, em parceria com os municípios, com foco na melhoria da aprendizagem e da alfabetização dos estudantes da rede pública matriculados nos anos compreendidos entre a Educação Infantil e o 5º ano do Ensino Fundamental.

Cerca de 250 pessoas participam do encontro, que faz parte das ações do programa Educa Juntos, pelo qual o Governo do Estado tem uma série de ações para apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes nos primeiros anos de estudos. Entre essas ações está o Formadores em Ação, uma iniciativa de formação continuada para profissionais da rede estadual do ensino, que foi estendida aos professores das redes municipais. 

Com caráter de formação continuada, o congresso tem como objetivo ampliar as competências pedagógicas e formativas dos educadores, em alinhamento às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A programação inclui oficinas, troca de experiências e integração, favorecendo o desenvolvimento profissional e o fortalecimento do Programa Educa Juntos.

“Nossos meninos e meninas, matriculados nas escolas públicas, necessitam deste olhar mais próximo em termos educacionais. Por isso, iniciativas que complementam os conteúdos da educação básica, desde os primeiros anos na escola, fazem toda a diferença na garantia do aprendizado”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

FOCO NA ALFABETIZAÇÃO – Pilar do programa Educa Juntos, a distribuição dos materiais didáticos produzidos pelo Governo do Estado tem contribuído diretamente para o avanço da alfabetização das crianças paranaenses. Elaborados pelas equipes técnicas da Seed-PR, eles incluem cadernos de atividades, guias do professor e materiais de apoio ao estudante, todos alinhados ao currículo estadual.

“A padronização de materiais didáticos e metodologias é uma garantia de que todos os nossos alunos tenham acesso ao mesmo nível de conhecimento”, avalia a professora Andréa Campanha Cortez Vanso, que leciona em Londrina e Ibiporã, no Norte do Estado. “Isso é importante para que a qualidade da educação seja a mesma em todo o Estado”.

Voltados à alfabetização em Língua Portuguesa e ao letramento em Matemática, os recursos oferecem suporte ao trabalho dos professores e fortalecem a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. Desde o início de 2025, já foram distribuídos 2,25 milhões de exemplares aos 399 municípios do Paraná, totalizando um investimento que ultrapassa os R$ 14 milhões.

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – Outro eixo central do Educa Juntos é o acompanhamento contínuo da aprendizagem. Para isso, instrumentos como o Sistema de Avaliação da Educação Paranaense (SAEP), a Prova Paraná, Prova Paraná Mais e a avaliação de fluência leitora são aplicados nas redes municipais com suporte técnico da Seed-PR.

Os dados coletados geram relatórios detalhados por escola e por município, oferecendo um retrato fiel da realidade e auxiliando no planejamento de estratégias pedagógicas direcionadas.

Além do monitoramento, o programa também aposta na valorização das redes e escolas, reconhecendo iniciativas bem-sucedidas com premiações e incentivos financeiros. Essa política estimula a gestão baseada em evidências e reforça o compromisso com resultados efetivos na aprendizagem dos estudantes.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – O apoio prestado aos municípios representa outra iniciativa estratégica para o fortalecimento das políticas educacionais, garantindo que as ações de formação continuada cheguem de forma qualificada e estruturada às redes locais.

Esse suporte técnico-pedagógico assegura maior alinhamento entre as diretrizes estaduais e as práticas municipais, promovendo coerência curricular, atualização metodológica e ampliação do impacto sobre a aprendizagem dos estudantes. Somente na edição de 2025, aproximadamente 15 mil professores participaram das formações, refletindo o alcance da iniciativa.

Desde a criação do programa, o número acumulado de participantes já ultrapassa 54 mil profissionais da educação, o que evidencia sua relevância como política pública estruturante para o desenvolvimento da educação básica no Paraná.

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Estado reúne 900 pessoas para debater fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

Mais de 900 pessoas participam nesta terça e quarta-feira (19 e 20) do seminário que debate estratégias e ações voltadas ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) - que é o atendimento feito nos municípios.

Denominado “APS nos Territórios: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado”, o seminário é promovido pelo Ministério da Saúde e reúne no Expo Trade, em Pinhais, profissionais e gestores da saúde, além de representantes dos 399 municípios paranaenses.

São realizadas palestras, oficinas e atendimentos especializados para gestores, visando ampliar a resolutividade e a qualidade da atenção à saúde em todo o território.

"Este é um momento importante de diálogo e construção conjunta com o Ministério da Saúde e os representantes dos municípios do Paraná”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. “Nosso objetivo é fortalecer a Atenção Primária, garantindo mais proximidade com a população e qualidade no cuidado em saúde".

No encontro, são apresentados avanços expressivos no Paraná nas áreas de saúde digital, planificação da saúde, saúde bucal, boas práticas na saúde da família, dentre outros. Outro tema são mudanças promovidas pelo Ministério da Saúde no financiamento da Atenção Primária. "O cuidado em saúde acontece nos territórios", disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

"Por isso, é essencial que gestores e equipes compreendam as mudanças no financiamento da Atenção Primária, para registrar corretamente a produção nos sistemas nacionais. Esse processo garante mais recursos, fortalece a integração com os serviços especializados e consolida a Rede de Atenção à Saúde em todo o Paraná”, afirmou. 

O encontro integra uma série de eventos presenciais que estão sendo promovidos nos estados e no Distrito Federal. Durante o evento serão realizadas oficinas práticas sobre o uso de indicadores de qualidade da APS, que orientam ações mais resolutivas, humanizadas e integradas no cuidado à população.

A programação também servirá para troca de experiências e apresentação de boas práticas de diferentes regiões do País.

 

 

 

 

Por - AEN

 Dívida ativa junto ao DER-PR agora pode ser parcelada

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) oferece a partir de agora aos usuários a opção de parcelar sua Dívida Ativa junto ao órgão. O processo deve ser realizado por meio da página Consulta e Emissão de Certidões do DER/PR e utiliza o BB Pay do Banco do Brasil.

Multas e taxas que não foram pagas dentro do prazo são inscritas como dívidas ativas, que podem ser cobradas judicialmente e também impossibilitam o interessado de gerar certidões negativas de débito, entre outras consequências. Anteriormente, o usuário podia pagar somente o valor integral de cada dívida ou o saldo total de todas as dívidas pendentes.

“O parcelamento atende a uma demanda antiga dos contribuintes que buscam quitar a dívida ativa com o DER, e que já está disponível para todos os interessados, acessando nosso portal”, explica o diretor administrativo-financeiro do DER/PR, Mohamed Mudar Sheikh Kasem. “É uma oportunidade para que o contribuinte quite seus débitos com um impacto menor para suas finanças a curto prazo, e possa limpar seu nome na praça”.

Confira como utilizar o parcelamento de dívida ativa:

 - Basta acessar o portal www.der.pr.gov.br entrar na opção ‘Serviços’ na barra de menu e escolher a opção ‘CND – Consulta e Emissão de Certidões’

- Informar o CNPJ ou CPF ou a placa do veículo para mostrar o auto (ou autos) de infração e clicar em ‘Ok’ e logo após em ‘Visualizar’

- Havendo débitos, aparecerá a lista dos autos em Dívida Ativa

- Escolher um ou mais autos, clicar no botão ‘Parcelar com BB Pay’, entrar com seus dados para a negociação com o Banco do Brasil (quantidades de parcelas) e efetivar o parcelamento

- Com o parcelamento aprovado pelo Banco do Brasil, a Dívida Ativa será baixada em até 24 horas nas bases do Estado.

Acesse mais informações sobre dívida ativa AQUI.

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Estado e Senac lançam livro de receitas do curso para merendeiras da rede estadual

O Governo do Paraná, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançaram um livro de receitas que reúne preparações desenvolvidas durante o curso de formação das merendeiras da rede estadual de ensino. O livro está disponível no site e nas redes sociais do Fundepar.

A publicação é resultado das aulas práticas realizadas em julho, em 22 polos do Senac espalhados pelo Estado, com a participação de mais de 1,8 mil merendeiras. O cardápio contempla pratos que valorizam a criatividade, o aproveitamento integral dos alimentos e a adaptação às realidades das cozinhas escolares.

O livro é organizado em quatro categorias: bebidas, lanches, pratos salgados e pratos doces. São receitas práticas, nutritivas e visualmente atrativas, todas elaboradas com ingredientes disponíveis na alimentação escolar.

Entre os destaques estão o Sanduíche de Frango Crispy com Maionese de Cenoura, que combina proteína com vegetais frescos, e o Pão de Beterraba, que alia cor vibrante e nutrientes, incentivando o consumo de vegetais.

Há ainda preparações que ampliam o repertório das merendeiras, como o Quibe de Carne Moída com Berinjela, o Macarrão ao Molho Branco de Inhame com Tilápia Assada e a Torta de Quirera e Legumes – exemplos de pratos que exploram insumos regionais e oferecem variedade ao cardápio escolar.

Para Rosangela Mara Slomski Oliveira, coordenadora de Planejamento da Alimentação Escolar (CPAE) do Fundepar, o livro representa mais do que um compilado de receitas. “É um instrumento de padronização, inovação e inspiração. Estimula o uso criativo dos insumos, amplia o repertório das nossas merendeiras e contribui para tornar as refeições escolares mais atrativas e nutritivas”, diz

Segundo Angelo Marco Mortella, diretor do Departamento de Nutrição e Alimentação (DNA), também do Instituto, o material é também um registro histórico. “Essa publicação simboliza uma ação inédita de formação profissional que reforça o compromisso do Fundepar com a capacitação e valorização das equipes de alimentação escolar", afirma.

A expectativa é de que as merendeiras possam reproduzir e adaptar as preparações apresentadas, reforçando a ideia de que a alimentação escolar pode ser, ao mesmo tempo, saudável e saborosa.

MERENDA NA REDE – O Governo do Estado adquire por ano quase 50 mil toneladas (49 mil toneladas em 2024) de produtos para servir três refeições por turno aos alunos da rede estadual. Uma boa parte da merenda é abastecida pela agricultura familiar: são mais de 11 mil toneladas de todos os produtos, entre ovos, frutas, verduras, hortaliças, adquiridas de 20 mil famílias paranaenses.

 A utilização de orgânicos também ganha corpo todos os anos. Cerca de 1,4 mil famílias fornecem 2,7 mil toneladas de orgânicos, o que corresponde a 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.

 

 

 

 

 

Por - AEN

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