O Parque Nacional do Iguaçu registrou a melhor visitação no feriado de Carnaval dos últimos dois anos. Mais de 33,3 mil pessoas passaram pelo local entre sábado (18) e terça-feira (21). Veja visitação em outros feriados mais abaixo.
O local que abriga o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, está localizado em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Conheça mais sobre as quedas mais abaixo nesta reportagem.
O número representa um aumento de 41% nas visitações em relação ao feriado em 2022, quando 23.6 mil brasileiros e estrangeiros passaram pelo local.
63 nacionalidades visitam Cataratas do Iguaçu no feriado
Ao todo, visitantes de 68 nacionalidades visitaram o parque no feriadão. Os visitantes brasileiros somaram 23 mil e 5,6 mil de outros países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. 4,6 mil eram de outros países.
De acordo com o parque, a expectativa de visitação foi superada em comparação a 2021, com 13,9 mil visitantes, e em 2022 com 23,6 mil pessoas.
Para visitar o parque é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial, exclusivamente on-line, com escolha do dia e horário para o passeio. Os ingressos são limitados.
Visitantes no Carnaval de 2019-2023
- 2023 (18 a 21 de fevereiro)
- Visitação total: 33.381
- 2022 (26 de fevereiro a 1.º de março)
- Visitação total: 23.613
- 2021 (13 a 16 de fevereiro)
- Visitação total: 13.994
- 2020 (22 a 25 de fevereiro)
- Visitação total: 36.139
- 2019 (2 a 5 de março)
- Visitação total: 40.553
Como visitar?
Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é necessário adquirir o ingresso exclusivamente pelo site oficial do atrativo.
Na compra, o visitante deve escolher o dia e horário para o passeio. Os ingressos são limitados por dia e horário.
Cataratas do Iguaçu
Conforme o Parque Nacional do Iguaçu, são catalogados 275 saltos, o que dá às Cataratas o título de maior conjunto de quedas d'água do mundo. Além disso, elas são consideradas uma das Sete Maravilhas da Natureza.
Cerca de 70% das cachoeiras estão no lado argentino do parque, e os 30% restantes estão no lado brasileiro.
As Cataratas do Iguaçu foram eleitas em 2022 como a sétima principal atração turística do mundo pelo “Travelers’ Choice 2022 – Best of the Best”, do site de viagens TripAdvisor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/F/D/vu3OXBRCChSwN7KDyUEA/84-anos-do-parque-creditos-marcos-labanca-1-1-.jpg)
Aniversário das Cataratas do Iguaçu — Foto: Foto: Marcos Labanca
Por - G1
A Secretaria de Saúde do Estado e a direção do Hospital Universitário (HU) de Cascavel, no oeste do Paraná, anunciaram um mutirão de cirurgias de emergência para tentar amenizar a superlotação na instituição.
A superlotação no HU começou há cinco dias. De acordo com o Conselho de Saúde da cidade, na segunda-feira (20), 45 pessoas estavam internadas em dois espaços com capacidade para apenas 33.
César Augusto Nevez Luiz, secretário Estadual de Saúde, falou que foi determinado uma parceria com o HU da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
“Será um mutirão de cirurgia de traumas e emergência, principalmente advindos do carnaval. Esse mutirão começa hoje e vai até toda a semana, afim de que consigamos mitigar as filas em leitos hospitalares e unidades de pronto atendimento”, disse.
O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, falou que no momento não há possibilidade de expansão de leitos, apenas a partir da metade do ano, com a inauguração da nova ala materno infantil.
“Temos que entender que teve um hospital que foi desativado na cidade de Cascavel, o que dá uma sobrecarga. A abertura de leitos não é tão simples. Mesmo aquele paciente que está no corredor do hospital, está sendo atendido com tudo o que é necessário”
Upas sobrecarregadas
A situação também está refletindo nas Unidades de Ponto Atendimento (UPAs). Os locais estão sobrecarregados.
Na quinta-feira (17), conforme as autoridades, 89 pacientes estavam internados no HU da cidade e cerca de 100 pessoas aguardavam transferência para o hospital.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) disse que nenhum paciente está desassistido e que, em casos mais graves, todas as unidades do estado estão cientes da possibilidade de pedido de vaga zero - mecanismo que prevê acesso imediato a pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso.
Por - G1
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), efetivou a intensificação de cirurgias de urgência e emergência na região de Cascavel, buscando expandir o atendimento cirúrgico na unidade.
"Durante períodos de longas festividades, como no caso do Carnaval, costumeiramente registramos um aumento nestas filas, sobretudo na rede de urgência e emergência. Por isso, tomamos a decisão, ao lado do HUOP, de realizar estes mutirões, que permitem ampliar a capacidade de procedimentos e, ainda, desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA)", destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
Desde segunda-feira (20), o HUOP realizou 35 cirurgias de caráter emergencial, principalmente em ortopedia, cirurgia torácica e vascular. Apenas nesta terça-feira (21), foram feitos 15 procedimentos desses tipos.
Para o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, os números indicam um resultado não apenas positivo, mas promissor em relação a capacidade de atendimento da unidade.
"O HUOP é um hospital de importância fundamental para toda a região e nosso objetivo é solidificar sua posição como referência cada vez mais. Por isso, temos mantido amplo diálogo com o Governo do Estado, para que possamos somar forças e levar maior qualidade de vida a toda população", ressaltou.
Para além das cirurgias emergenciais, outro destaque para a região se dá pela ampliação de leitos, que deve ser efetivada nos próximos dias.
"A habilitação de novos leitos é uma ferramenta valiosa para garantir o atendimento cirúrgico a todos que precisem. Apenas no HUOP, contamos hoje com 296 leitos. Nossa expectativa é de expandir estes serviços em toda a Região Oeste, sobretudo para a realização das cirurgias eletivas", completou o secretário.
OPERA PARANÁ – Mesmo com a pandemia, o Estado do Paraná realizou mais de 1,5 milhão de cirurgias eletivas desde 2019. No último ano, o governo do Estado deu início ao maior programa de cirurgias eletivas da história, o Opera Paraná, com um aporte de R$ 150 milhões. A segunda fase do programa, prevista para ter início ainda neste ano, também receberá o mesmo investimento.
Por - AEN
Desde que a Receita Estadual iniciou a operação para o uso do aplicativo Nota Fiscal Fácil no Paraná, em março de 2022, já foram emitidas 15,8 mil notas fiscais por 380 produtores rurais do Estado.
A ferramenta tem como objetivo facilitar a vida dos contribuintes paranaenses que produzem e comercializam produtos primários.
Com o app é possível realizar a emissão simplificada da nota fiscal eletrônica pelo produtor rural, mesmo em regiões que não possuam sinal de internet. A maioria dos campos do aplicativo é preenchida automaticamente, graças ao cadastramento prévio de vários dados pela Receita Estadual.
A ferramenta foi desenvolvida no Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), que reúne as administrações tributárias dos 26 estados e do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul e Procergs (Companhia de Tecnologia da Informação do RS).
O aplicativo também possibilita a emissão de Documentos Fiscais para quem trabalha como Transportador Autônomo de Cargas (TAC) e para produtores da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras (FLV), nas operações de saídas internas.
Disponível para dispositivos móveis, o aplicativo pode ser encontrado nas lojas da Google e da Apple. Para usar, é preciso acessar a loja de aplicativos do celular e digitar “NFF APP”. Será necessário criar uma conta no “Login Cidadão” na plataforma “e-gov”, informando os dados. Esse cadastro é feito apenas uma vez e é similar ao realizado para acesso a carteira de habilitação digital (se já tiver, use a mesma senha). Após o cadastramento, é possível emitir os Documentos Fiscais direto no APP Nota Fiscal Fácil.
O app já está em uso nos estados do Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal.
Por - AEN
O Hospital Universitário (HU) de Cascavel, no oeste do Paraná, continua com registro de superlotação. De acordo com o Conselho de Saúde da cidade, 50 pessoas estão internadas em dois espaços com capacidade para apenas 33.
A situação também está refletindo nas Unidades de Ponto Atendimento (UPAs). Os locais estão sobrecarregados.
Na quinta-feira (17), conforme as autoridades, 89 pacientes estavam internados no HU da cidade e cerca de 100 pessoas aguardavam transferência para o hospital.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) disse que nenhum paciente está desassistido e que, em casos mais graves, todas as unidades do estado estão cientes da possibilidade de pedido de vaga zero - mecanismo que prevê acesso imediato a pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso.
Por - G1
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) estará recebendo doações em todo o Estado durante a semana de Carnaval.
Com funcionamento em horários distintos por conta das festividades, a rede reforçou a urgência para a doação de sangue, em especial do tipo O- e A-, que historicamente costumam ter maior demanda.
“Para além das comemorações, esta semana é uma ótima oportunidade para demonstrar compaixão com o próximo, especialmente quando este ato pode salvar até quatro vidas. O sangue é um elemento muito especial, considerando que não possui substituto. E por isso é sempre importante reforçar que toda doação é muito bem vinda”, comentou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
Para a diretora do Centro, Liana Andrade Labres de Souza, períodos de longas festividades tendem a aumentar a necessidade do uso de sangue armazenado e podem criar uma situação de desabastecimento caso a demanda não seja compatível com o número de doações.
“Este é um período em que notamos um fluxo de viagens e realizações turísticas acima da média, o que nos alerta para a possibilidade de maior demanda dos bancos de sangue. E essa é uma operação que somente pode ser efetiva quando munimos a população da consciência pela doação”, reforçou.
Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio), após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.
HEMEPAR – O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.
PARA DOAR – É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. Os doadores maiores de 59 anos devem, preferencialmente, permanecer em casa durante a pandemia. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
A doação pode ser agendada clicando aqui.
Confira a programação das principais unidades de coleta de sangue no Estado no feriado:
Apucarana – aberto todos os dias.
Paranaguá – fechado somente no dia 20.
Curitiba – Hemepar – aberto todos os dias.
Curitiba – Biobanco – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.
Ponta Grossa – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.
Irati – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.
Guarapuava – aberto todos os dias.
União da Vitória – aberto durante o período da tarde no dia 20. Fechado no dia 21.
Pato Branco – fechado somente no dia 21.
Francisco Beltrão – fechado somente no dia 21.
Foz do Iguaçu – fechado somente no dia 21.
Cascavel – aberto todos os dias.
Campo Mourão – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.
Umuarama – fechado somente no dia 21.
Cianorte – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.
Paranavaí – fechado somente no dia 20.
Maringá – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.
Londrina – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.
Cornélio Procópio – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.
Jacarezinho – fechado nos dias 20 e 21..
Toledo – fechado nos dias 20 e 21.
Telêmaco Borba – fechado nos dias 20 e 21
Por - AEN














-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)










