A beleza das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (Oeste), uma das Sete Maravilhas da Natureza, será o palco da abertura do Rally dos Sertões, o maior rally do mundo em trechos cronometrados.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior acompanhou nesta quarta-feira (25) o lançamento da competição no Estado, que pela primeira vez na história sedia a largada, marcada para o dia 26 de agosto.
Por meio da Superintendência Geral do Esporte, o Governo do Estado é parceiro do evento, que entra para o calendário dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná. Na rota paranaense, além de partir de Foz do Iguaçu, passará também por Umuarama, no Noroeste, seguindo então para Presidente Prudente (SP).
“O Brasil tem mais de 5 mil cidades, que brigam para trazer um evento como esse, que tem uma grande importância no calendário automobilístico mundial e atrai a imprensa do mundo inteiro. Para nós é muito importante ter essa oportunidade, porque um dos nossos objetivos é promover os atrativos turísticos do Paraná”, afirmou Ratinho Junior.
“Estamos saindo do enfrentamento da pandemia, depois de dois anos. Foz do Iguaçu tem uma retomada forte no setor, que é a grande vocação da cidade. Além disso, passa por Umuarama, mostrando as belezas do Noroeste”, disse.
O governador também destacou os investimentos em infraestrutura em Foz, que preparam a cidade para receber grandes eventos e o volume alto de turistas. “Conseguimos tirar do papel a ampliação da pista do aeroporto, que se tornou uma das maiores do Sul do País, a segunda ponte com o Paraguai e agora vamos duplicar a Rodovia das Cataratas”, disse.
MAIOR DA HISTÓRIA — A edição de 2022, que homenageia o Bicentenário da Independência do Brasil, também será a maior da história do Rally dos Sertões. Tradicionalmente, o Sertões tem oito dias de duração, mas a edição de 30 anos terá praticamente o dobro de dias para os competidores cruzarem o País.
Eles vão percorrer, em 15 dias, 7.216 quilômetros, dos quais 4.811 quilômetros são de trechos especiais, passando por oito estados das cinco regiões brasileiras. A chegada está programada para o dia 10 de setembro, em Salinópolis (PA).
As inscrições ainda estão abertas e a organização espera a participação de cerca de 300 pilotos das quatro modalidades dos Sertões: carros, motocicletas, quadriciclos e UTV. Eles passarão por cidades do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará.
Além disso, a previsão é agrupar até 3 mil pessoas, incluindo a equipe técnica, e movimentar de R$ 800 mil a R$ 1 milhão por dia nas cidades participantes. “Em 2022, os Sertões deixam de ser o maior rally das Américas e passam a ser o maior rally do mundo. E um dos objetivos é mostrar o Brasil e divulgar suas belezas internacionalmente”, afirmou o CEO da competição, Joaquim Monteiro.
“O Sertões chegou em Foz do Iguaçu em 2015, então nada mais honroso do que fazer esta edição especial de 2022, no Bicentenário da Independência e quando completamos 30 anos, em lugar que tenha essa grandeza como as Cataratas”, salientou Monteiro. “Será uma edição épica, para desafiar as máquinas e os seres humanos que vão cruzar o País, passando pelas cinco regiões para mostrar um Brasil que poucos brasileiros conhecem”.
Com a maior extensão em três décadas de disputa, a Dunas Race, organizadora do rally, criou duas provas à parte para quem não puder fazer o percurso completo: Sertões Sul e Sertões Norte. O primeiro, de 26 de agosto a 3 de setembro, com um prólogo e sete etapas e término em Palmas. A capital do Tocantins é de onde parte o segundo trajeto, também com sete etapas.
PROMOÇÃO DO TURISMO – O superintendente-geral do Esporte, Hélio Wirbinski, destacou que os eventos esportivos são grandes indutores do turismo. “Estamos trazendo para cá 3 mil pessoas, 300 competidores, hotéis lotados e o fomento da economia de Foz do Iguaçu e Umuarama. Assim estamos agindo no esporte do Paraná, trazendo grandes eventos para as nossas cidades”, salientou.
Além da competição automobilística, o Rally dos Sertões serve como uma vitrine de promoção do turismo brasileiro. Dentro dessa proposta, as Cataratas do Iguaçu são um dos quatro “tesouros” desta edição, ao lado da região do Jalapão, em Tocantins, dos Cânions de Viana, no Piauí, e a Ilha do Bananal, também em Tocantins.
Esta é a segunda vez que Foz do Iguaçu entra no roteiro da competição. Em 2015, a chegada da prova foi no lado brasileiro da Usina de Itaipu. Na palavra dos organizadores, Foz vai brindar a caravana com imagens únicas e atrativos que fazem dela um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo. As Cataratas do Iguaçu impressionam pela beleza e volume de água, o que transformou o conjunto de 275 cachoeiras em Patrimônio Natural da Humanidade.
A cidade localizada a 640 quilômetros de Curitiba ainda abriga a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do planeta em geração de energia. Por se tratar do local de início do desafio, competidores e equipes terão a chance de conhecer tudo de perto, mesmo com a correria dos preparativos.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, ressaltou que será um importante momento para a retomada do turismo pós-pandemia. “Este evento é grande conquista para o Paraná e para as cidades por onde vai passar. O fato de sair de Foz representa um atrativo a mais que teremos no mês de agosto, tanto para a divulgação do nosso destino internacionalmente, como na movimentação da economia”, afirmou.
PRESENÇAS – Acompanharam o lançamento o secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi; o prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel; a diretora de Operações do Rally dos Sertões, Eleonora Guedes; o diretor de Inovação da Superintendência Geral do Esporte, Tiago Campos; e o deputado estadual Guto Silva.
Por - AEN
A velocidade de informações das redes sociais e como isso afeta a realidade das pessoas foi um dos principais pontos da live do escritor e empreendedor Lucas Lima, nesta quarta-feira (25), no projeto BRDE Cenários, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. A live está disponível no canal oficial do YouTube do BRDE.
Um dos fundadores da Profissas - Escola de Habilidades Humanas e Diversidade, Lucas Lima falou sobre nova economia e o profissional do futuro. “Houve um processo de transição da sociedade, em que cada um adota seu cenário perfeito e de eficiência, com novos dinheiros, como a criptomeda, formatos de trabalho e acesso à informação. Isso dá a sensação de multitarefa e, ao mesmo tempo, de estar perdendo algo”, disse. "Nos dias de hoje, ter clareza é mais importante do que ter certeza”.
Ele destacou como devem ser utilizados filtros, humanos e mentais, para chegar a um resultado mais claro nos processos diários. “Precisamos ser mais adaptáveis, mudando o curso da carreira, em vez do modelo mental de que nos acostumamos, sempre guiados por mapas, que nos dão uma perspectiva estática de mundo. Hoje as carreiras não são mais lineares e sim plurais”, analisou.
Esta foi a sétima edição do BRDE Cenários, projeto que traz temas ligados à economia, novos negócios, tendências de mercado, entre outros assuntos conectados com o banco e a atualidade. O projeto é realizado desde julho de 2021. Todas as edições estão disponíveis no mesmo canal.
Por - AEN
O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou nesta quarta-feira (25) três importantes obras rodoviárias em Cascavel, no Oeste do Paraná.
A primeira aconteceu na modernização de um dos principais entroncamentos rodoviários do Paraná, o Trevo Cataratas, que já atingiu a marca de 80% de conclusão, sendo resultado do acordo de leniência da antiga concessionária que operava na cidade com o Ministério Público Federal (MPF). As outras visitas foram nas duplicações da BR-277 e do Contorno Oeste, frutos da parceria institucional com a Itaipu Binacional.
“São obras fantásticas. O Trevo Cataratas é um problema de 35 anos que tiramos do papel, que já está com 80% de conclusão, e faz parte de um pacote de obras milionário. É uma alegria ver alguns dos sonhos de Cascavel se tornando realidade”, declarou o governador. “Cascavel é a mola propulsora do desenvolvimento econômico do Paraná, e representa o Oeste, que é uma força agrícola. Essa região precisa de investimentos que gerem mais empregos”.
Essas três obras ajudam a reconfigurar o trânsito rodoviário da cidade, em franca expansão, e se somam a investimentos em outros modais. Há pouco mais de um ano foi inaugurado o novo aeroporto da cidade, com investimento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, e a Nova Ferroeste vai transformar a cidade em um grande centro de distribuição para o Porto de Paranaguá, favorecendo o agronegócio de todo o Oeste.
O prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos, destacou o impacto das obras para Cascavel e região. “Essas três intervenções viabilizadas por essa gestão vão mudar a realidade da nossa cidade. Hoje estamos vendo a dimensão do impacto que a cidade vai ter no futuro”, ressaltou.
TREVO CATARATAS – No Trevo Cataratas, estão em fase final de execução dois viadutos e nove quilômetros de pavimentação de novas vias, reorganizando o tráfego de veículos e substituindo inteiramente o trevo antigo, que tinha histórico de acidentes frequentes.
A estrutura dos novos viadutos está quase concluída, com as vigas longarinas já lançadas e os trabalhos concentrados na execução do tabuleiro das obras de arte especiais. Também estão avançando os serviços de pavimentação da nova pista da BR-277, com a base e sub-base quase finalizadas, e segmentos já sendo executados com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
No restante do canteiro central, estão em andamento os serviços de terraplenagem, execução de dispositivos do sistema de drenagem, de contenção, instalação de novos postes e enleivamento de taludes.
O trevo conecta quatro vias: a BR-369, que leva a Maringá; a BR-277, que liga Guarapuava e Foz do Iguaçu; a PRC-467, em direção a Toledo; e a Avenida Brasil, principal via de acesso a Cascavel. O fluxo do trevo é estimado em 45 mil veículos por dia. A readequação do complexo rodoviário permitirá que estas rodovias que convergem não sofram interferências entre si, tornando o trecho fluido e sem a necessidade de semáforos, o que tornava o trânsito mais complexo.
Para facilitar o fluxo, o projeto executivo redesenhou o entroncamento com novas alças, ramos e vias. A obra também contempla dois quilômetros de bueiros para soluções de drenagem e uma caixa de retenção de produtos perigosos para proteger o escoamento de águas, em caso de acidente, além de ciclovias. Ela é fiscalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A previsão de entrega é até o fim do ano.
BR-277 – A duplicação da BR-277 vai melhorar o acesso ao Show Rural, um dos maiores eventos do agronegócio do Brasil, e à Ferroeste, que tem um terminal na cidade. A obra prevê duplicação da rodovia entre o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a estação ferroviária, em uma extensão de 5,81 quilômetros, e inclui a execução de uma nova via marginal direita, incluindo uma agulha de acesso para a BR-277. Atualmente está cerca de 30% concluído.
A execução da marginal no local foi priorizada justamente para trazer mais segurança aos visitantes do Show Rural e demais usuários da rodovia, ajudando no escoamento do tráfego adicional gerado durante a semana do evento. Foram atendidas, também, solicitações da PRF, como a ampliação de desvios provisórios para passagem de dois veículos simultaneamente. A duplicação da BR-277 integra o convênio entre o Governo do Estado e a Itaipu Binacional, representando um investimento de R$ 48 milhões.
CONTORNO OESTE – A obra de duplicação do Contorno Oeste (BR-163) atingiu 40% de execução. A nova pista terá extensão de 14,28 quilômetros em pavimento rígido de concreto, uma nova ponte, um novo viaduto e uma via de acesso à Avenida Brasil, com extensão de 4,79 quilômetros. A duplicação recebe investimento de R$ 67 milhões.
A obra acontece a cerca de 500 metros do viaduto no entroncamento com a BR-277 e segue até o viaduto de entroncamento com a BR-467. Neste ponto será realizado o encaixe das novas pistas com a passagem inferior e o ramo de acesso, sem alterações na estrutura do viaduto. A nova via está em construção no lado esquerdo da pista existente, sendo separadas por um canteiro central de 10 metros. A duplicação será em pavimento rígido de concreto, com duas pistas de 3,6 metros cada, acostamento externo de 2,5 metros e acostamento interno de 1 metro.
Atualmente está em andamento a terraplenagem da plataforma da pista, com segmentos já recebendo as placas de concreto da pavimentação, com 22 centímetros de espessura. Estão em andamento, ainda, as implantações de novos dispositivos de drenagem e obras de arte correntes para lidar com água da chuva e água subterrânea, como bueiros, caixas coletoras, descidas d’água e drenos longitudinais. O contorno terá dois novos retornos em nível, no canteiro central.
A duplicação terá ainda duas obras de arte especiais: uma nova ponte sobre o Rio das Antas, paralela à existente, e um viaduto no entroncamento do contorno com o novo acesso à Avenida Brasil.
Por - AEN
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a partir das 13h desta quarta-feira (25 de maio) o tráfego de veículos da BR-277 será desviado para as vias marginais na altura do km 343, em Guarapuava, na região Centro-Sul.
A medida é necessária para a execução das obras da nova trincheira. Condutores no sentido Cascavel deverão acessar o desvio próximo à entrada do Parque das Araucárias e seguir pela Rua Alzino Carazai, retornando à BR-277, um pouco antes da passarela. N
o sentido Curitiba, o desvio será para a Rua Jorges Alves Ribeiro, começando na altura do posto de combustíveis Guairacá II, com o retorno realizado já pela laje da estrutura da trincheira sobre a Rua Campo Grande.
O trecho contará com sinalização provisória orientando os condutores quanto às mudanças, garantindo a segurança de usuários e funcionários. Os serviços têm prazo de execução de 120 dias.
OBRA
A nova trincheira da Avenida João Fortkamp está incluída na obra de duplicação da BR-277 em Guarapuava, que prevê serviços em ambos sentidos da rodovia, do quilômetro 345,2 ao quilômetro 349,1.
Haverá duas pistas de rolamento com 7,20 metros de largura em cada sentido (duas faixas de tráfego com 3,60 metros), com faixas de segurança de 60 centímetros ao centro, onde serão implantadas barreiras de concreto New Jersey, e acostamentos externos de 2,50 metros. A via central terá velocidade máxima de 80 km/h. Serão implantadas, ainda, uma via marginal direita e uma marginal esquerda, com velocidade máxima de 40 km/h.
A obra contempla também uma nova trincheira na Avenida Professor Pedro Carli; a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466 e, ainda, a adequação de suas alças de acesso; três pontes no km 345,5; uma trincheira para acesso ao aeroporto municipal; uma passarela no km 349,3 e outra no km 345; e a implantação de iluminação pública em uma extensão de 12,2 quilômetros.
Por - G+ Notícias
Como forma de fomentar o turismo regional e diversificar as atividades neste setor, o Governo do Estado promove o I Encontro Paranaense sobre Rotas Cicloturísticas – CicloParaná.
O evento ocorre no dia 3 de junho, das 8h30 às 18 horas, de forma presencial e online, no auditório da Celepar, em Curitiba. A ação integra as celebrações do Dia Mundial da Bicicleta. As inscrições podem ser feitas neste endereço, onde também é possível conferir a programação completa.
De acordo com levantamento feito em 2020 pela Secretaria estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes, 50 municípios paranaenses contam com algum caminho que une turismo, bicicleta e meio ambiente. Por isso, explicou a diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, o objetivo da ação é reunir pessoas interessadas no tema como forma de disseminar as boas práticas relativas ao planejamento e gestão de rotas cicloturísticas.
Além disso, a intenção é também sensibilizar e orientar os atores locais e regionais sobre a relação da atividade com o desenvolvimento local. “Reunimos diferentes parceiros e várias instituições com foco em organizar um pouco melhor o setor, ajudar os municípios a criarem rotas e roteiros”, disse.
Entre os temas que serão debatidos durante o encontro, destaque para a viabilidade técnica, governança, envolvimento da comunidade, sinalização, infraestrutura, experiências e cases de sucesso.
PROPOSTAS – O evento servirá, também, para o lançamento de diferentes propostas. Entre elas estão o Manual de Planejamento de Rotas Cicloturísticas, desenvolvido pelo Paraná Projetos; da Plataforma App CicloParaná, suporte virtual para os praticantes da atividade; e da logomarca da Rota Caiçara de Cicloturismo, que vai passar pelos sete municípios litorâneos do Estado (Programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná-UFPR).
O encontro, reforçou Isabella Tioqueta, busca a disseminação de conteúdo técnico, disponibilizando informações que possam subsidiar futuros estudos e projetos técnicos sobre a atividade, além da orientação e sensibilização para o desenvolvimento do cicloturismo nos municípios.
“É mais um suporte para a retomada do turismo após o longo período de restrição social em razão da pandemia da Covid-19. E já ficou claro que neste momento as pessoas estão optando por aquele turismo que reúne aventura e meio ambiente, o ecoturismo, em que o Paraná é muito forte”, explicou Isabella. “É a chance também de as pessoas conhecerem melhor o Estado, um incentivo ao turismo regional, de deslocamentos curtos”.
BENEFÍCIOS – Pedalar auxilia na diminuição da emissão de gases poluentes, na melhoria da qualidade de vida com o estímulo e promoção de atividades ecológicas, turísticas e de lazer com a bicicleta, além da promoção do desenvolvimento sustentável. Em março de 2020 passou a vigorar a Lei Estadual nº 20.146, de março de 2020, que instituiu a “Política de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao Uso da Bicicleta”, introduzindo, ainda, alterações na Lei nº 18.780, de 2016.
Os objetivos foram ampliados e reformulados, passando a constar, dentre eles, a melhoria da qualidade de vida da população, com estímulo a atividades ecológicas, turísticas e de lazer com a bicicleta; o apoio à cooperação entre municípios para a junção de rotas intermunicipais, visando o turismo e o lazer; e a promoção do desenvolvimento sustentável com a mitigação dos custos ambientais.
O evento é uma realização do Detran-PR/Casa Civil, Paraná Projetos/Secretaria de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes (SEPL), Ciclovida/UFPR, Paraná Turismo/Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Celepar, Câmara Técnica de Saúde, Esporte e Cicloturismo/Conciclo.
Serviço:
I Encontro Paranaense sobre Rotas Cicloturísticas – CicloParaná
Data: 03/06 - Dia Mundial da Bicicleta
Local: Auditório da Celepar, na Rua Mateus Leme, 1561 Bom Retiro - Curitiba
Formato: Híbrido (presencial e online)
Horário: das 8h30 às 18h
Por - AEN
O Nota Paraná, programa vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda, foi criado para incentivar o consumidor a exigir o documento fiscal no momento das compras e, assim, receber parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido pelos estabelecimentos.
Mesmo não cadastradas, cerca de 900 mil pessoas que pediram CPF na nota acumularam valores, mas para utilizá-los precisam fazer o cadastro no site Nota Paraná. O prazo para transferir os créditos para uma conta bancária é de 12 meses. Vencido esse período os recursos voltam para o Estado.
Os valores a serem resgatados, entre 5 milhões de consumidores cadastrados e não cadastrados, superam R$ 150 milhões. É preciso ter saldo mínimo de R$ 25,00 para utilização.
O consumidor cadastrado, além de concorrer aos sorteios mensais do programa – que distribuem prêmios de R$ 10, R$ 10 mil, R$ 200 mil e o prêmio máximo, de R$ 1 milhão – pode consultar pendências relativas ao IPVA.
“O cadastro utilizado no programa é o mesmo do sistema da Receita Estadual usado para acesso ao portal do IPVA. Por meio do mesmo CPF e senha cadastrados é possível fazer as solicitações, como isenção e restituição do imposto e de outras funcionalidades disponíveis”, comenta Marta Gambini, coordenadora do programa.
Os créditos do Nota Paraná podem ser depositados em conta de bancos do Sistema Financeiro Nacional, desde que não seja Bolsa Família, Cartão Cidadão, Conta Fácil, Conta Benefício e Conta Salário. Além da transferência para uma conta bancária, também há a opção de usar os créditos para abatimento de parte do IPVA do exercício seguinte.
Para acumular créditos basta pedir ao estabelecimento comercial que registre o CPF ou CNPJ no documento fiscal. O cadastro é aberto a todas as pessoas que possuem CPF e a entidades de direito privado sem fins lucrativos que atuem nas áreas de assistência social, cultural, defesa e proteção animal, desportiva e saúde.
Contribuintes de outros estados que adquirirem produtos no Paraná também podem fazer o cadastro, utilizar os valores disponíveis e concorrer aos sorteios mensais.
MAIS CHANCES DE GANHAR – No caso dos prêmios, toda primeira compra no mês gera um bilhete para os sorteios mensais, independentemente do valor gasto. Depois, cada R$ 200 em notas fiscais dá direito a um novo bilhete, com validade apenas para o sorteio do seu respectivo período. Há, ainda, o bilhete em dobro: nas compras de combustíveis e gás de cozinha, a cada R$ 200 em notas fiscais geradas o contribuinte tem direito a dois bilhetes, aumentando suas chances de ganhar.
Desde a sua criação em 2016, o programa Nota Paraná já devolveu aos contribuintes mais de R$ 2,5 bilhões em recursos liberados entre prêmios e créditos. O montante vem de acordo com o faturamento de cada empresa paranaense que recolhe o ICMS.
Por - AEN








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