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Caminhada rápida é melhor para emagrecer que academia


Publicado por: - 28/12/2016

Segundo um estudo realizado no Reino Unido, a melhor forma de perder peso é simples e barata: fazer caminhadas.

 

A pesquisa foi realizada por cientistas da London School of Economics, que compararam pessoas que fizeram caminhadas rápidas com outras que se dedicaram a atividades na academia ou esportes como o futebol.

 

O resultado comprovou que caminhadas rápidas de pelo menos 30 minutos feitas com regularidade ajudam a manter o Índice de Massa Corporal (IMC) mais baixo e a cintura mais fina, sem gordurinhas localizadas na barriga. Os resultados foram mais evidentes nas mulheres, pessoas com mais de 50 anos ou com baixos rendimentos.

 

Fazer caminhadas é importante para melhorar o condicionamento cardiovascular e ainda ajuda a ter pernas mais torneadas. É uma atividade física de baixo impacto e uma arma poderosa para combate e prevenção de diversas doenças. Ela libera endorfinas que geram sensação de bem estar, além de auxiliar no controle dos níveis de pressão arterial.

 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), andar diariamente por 2km/h a 4km/h, um ritmo leve que faz a atividade durar em torno de 30 minutos, é suficiente para diminuir consideravelmente o risco de infarto, derrame ou desenvolver diabetes e hipertensão.

 

Além disso, o condicionamento físico que ganhamos com esse exercício ajuda na execução de diversas funções diárias e aumenta a disposição no dia a dia. A prática também propicia o fortalecimento muscular, o que ajuda na prevenção de torções, quedas e lesões.

 

 

Dicas para caminhadas

 

- Para começar, a distância percorrida deve ser de mais ou menos 1,5km percorridos em 15 minutos. Estabeleça uma frequência de no mínimo 3 vezes por semana, em dias intercalados.

 

- Durante o exercício, mantenha a postura com as costas eretas, os braços relaxados, e os movimentos sincronizados de vai e vém dos membros superiores.

 

- O alongamento torna a caminhada mais segura e eficiente, por reduzir o risco de lesões e cãibras e ajudar na agilidade do praticante. Deve ser feito sempre antes e depois da caminhada.

 

 

 

 

Por Camila Silva (Bolsa de Mulher)

 

 

 

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