A partir da próxima segunda-feira (21) a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) inicia a Missão Paraná, uma ação inédita que levará temporariamente a sede administrativa da Secretaria para municípios das regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do estado.
A iniciativa, que vai até domingo (27), tem como foco aproximar o Governo das lideranças locais, conhecer as realidades de cada município e construir, em conjunto, soluções que fortaleçam a segurança pública no Paraná.
O núcleo central da Missão será em Guaíra, no Oeste, e contará com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, diretores da pasta, comandantes das forças de segurança e equipe técnica da Sesp. A programação completa da missão ainda inclui a passagem por Paranavaí, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Cascavel, Toledo e Francisco Beltrão.
Ao longo da semana, estão previstas reuniões com associações municipais, Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), prefeitos, vereadores, deputados e representantes da sociedade civil. O encontro também será um espaço para ouvir demandas, sugestões e propostas da comunidade. Ao todo, a ação abrangerá mais de 85 municípios e atenderá diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas.
“Não se trata apenas de apresentar números ou relatar ações”, ressalta o secretário. “A Missão Paraná nasce da compreensão de que as cidades são diferentes, os desafios são diferentes — e, por isso, as soluções também precisam respeitar essas diferenças. Acreditamos que quem vive a realidade do território tem muito a contribuir com a construção de políticas públicas eficazes e duradouras. Por isso, mais do que um evento institucional, esta é uma oportunidade real de escuta e diálogo”, explica.
Durante os encontros, o secretário trará um panorama completo das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado nos últimos anos, com foco na modernização das forças de segurança, na integração das polícias e na atuação firme contra o crime em todas as regiões do Paraná. Também serão apresentados os dados mais recentes da segurança pública, com recorte especial para os resultados alcançados nas regiões envolvidas.
“Essa exposição é parte fundamental da Missão Paraná, que valoriza a transparência, a proximidade com os municípios e o diálogo aberto com as lideranças locais”, reforça Hudson.
A programação da Missão Paraná é voltada a lideranças locais, representantes de entidades e cidadãos interessados em contribuir com a segurança pública.
MULHERES E ÁREA RURAL – A programação da Missão Paraná inclui ações do Programa Mulher Segura, iniciativa da Sesp voltada à prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. O programa tem como objetivos conscientizar, orientar e prevenir a violência e capacitar agentes públicos para atuarem com mais eficácia em ocorrências. Durante a missão, serão promovidas palestras informativas e projetos de atuação local.
A Patrulha Rural Comunitária também será pauta ao longo da semana, reforçando a atenção especial da SESP às áreas rurais das regiões atendidas. Seu principal objetivo é fortalecer a parceria entre forças de segurança e produtores rurais, promovendo ações de prevenção, patrulhamento direcionado e resposta rápida a ocorrências.
Por - AEN
A partir desta sexta-feira (18) os clientes da Sanepar podem acessar o site da Companhia para pagar sua fatura com cartão de crédito.
Eles podem regularizar pendências parcelando o saldo em até 12 parcelas, podendo utilizar três cartões de crédito diferentes. O pagamento facilitado, em ambiente seguro, é mais uma modalidade oferecida pela Sanepar para os seus clientes.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, comemora mais esta inovação que visa atender as necessidades especialmente daqueles que queiram regularizar seus débitos junto à Companhia. “Esta nova modalidade permite o parcelamento das faturas, sem que o cliente precise sair de casa. A qualquer hora do dia, ele pode pagar a sua conta no nosso site, sem burocracia. Tudo de forma simples e segura”, afirma.
O diretor comercial Bihl Elerian Zanetti explica que o cliente deve entrar no site oficial da Sanepar, de onde será direcionado para a página de pagamentos . “Nesta página o cliente consegue facilmente visualizar aquilo que está vinculado ao seu CPF, faturas da casa onde mora, da casa da praia ou da casa que mantém alugada ainda na sua titularidade. É muito simples selecionar o que deseja e realizar o pagamento em até 12 vezes e utilizando até três cartões”, diz. “Com a plataforma damos mais flexibilidade e a oportunidade para o cliente ajustar seu orçamento familiar”.
O processo de pagamento é totalmente digital. A página exige apenas login e senha, a partir de cadastro na Central de Segurança do Governo do Paraná ou no Gov.br – plataformas dos governos estadual e federal que garantem a identificação do cidadão que acessa serviços digitais. A autenticação dupla dá maior segurança para o cliente. Com poucos cliques as faturas abertas são visualizadas. O cliente escolhe a referência e opta por pagamento à vista ou parcelado direto na nova plataforma online.
Na plataforma de pagamentos da Sanepar o cliente pode fazer toda a transação, reconhecendo um ambiente protegido, com dados criptografados e autenticados. O pagamento é processado pelo sistema e a quitação é dada na hora. “Tudo ocorre no digital, com autenticação e comprovantes na hora. É muito seguro, podemos garantir”, ressalta Bihl.
Inicialmente o pagamento com cartão de crédito está disponível apenas para pessoas físicas, ou seja, matrículas cadastradas no CPF. Num segundo momento, o serviço será estendido também para titularidades de pessoas jurídicas, com matrículas vinculadas ao CNPJ. Pessoas físicas e jurídicas têm hoje a facilidade do pagamento na modalidade pix, via WhatsApp (41) 99544-0115.
É importante que o cliente saiba que os pagamentos com cartão de crédito têm taxas cobradas pela administradora. Os encargos normalmente cobrados pela Sanepar referente a pagamentos em atraso, como juros e multa, serão lançados na próxima fatura.
Para acessar a plataforma para pagamento com cartão de crédito, o cliente deve clicar no banner “Cartão de Crédito” no site oficial da Sanepar.
Para mais informações sobre esta nova modalidade de pagamento, o cliente pode entrar em contato pelo telefone 0800 200 0115, pelo WhatsApp no (41) 99544-0115, ou, ainda, no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Por - AEN
O Paraná tem se consolidado como um dos principais motores da geração de emprego formal no Brasil há alguns anos.
Um dos destaques recentes do mercado de trabalho paranaense é o aumento significativo das contratações de pessoas com 50 anos ou mais. De acordo com o Boletim do Novo Caged, elaborado pelo Ministério do Trabalho, entre janeiro e maio de 2025 foram criadas 1.481 vagas formais para trabalhadores desta faixa etária no Estado, representando um crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2024, quando o saldo era de 1.256 vagas.
Em relação às novas contratações de 2025, a maioria dentro dessa faixa tem ensino médio completo. As áreas que mais empregaram trabalhadores com 50 anos ou mais foram produção de bens e serviços industriais, como indústria extrativa e da construção civil e transformação de metais. Também há registros em vendedores do comércio e professores do ensino médio.
Esse aumento reforça a valorização da maturidade profissional. Cada vez mais, empresas estão reconhecendo a importância da experiência e do conhecimento acumulado por esses trabalhadores, derrubando mitos sobre dificuldades de adaptação tecnológica. O Paraná desponta como um dos estados mais engajados nesse processo de inclusão etária.
Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, o avanço é resultado direto de políticas públicas bem direcionadas e da preocupação com essa faixa etária. "Estamos mostrando que o conhecimento acumulado ao longo da vida é um ativo precioso. Valorizar esses profissionais é também garantir mais produtividade e estabilidade para as empresas", destaca.
Esse movimento de inclusão etária acontece em um contexto de forte expansão econômica no Estado. Em maio de 2025, o Paraná registrou 6.866 novas vagas com carteira assinada, sendo o melhor resultado da região Sul. O saldo positivo decorre de 170.297 admissões e 163.431 desligamentos no mês. No acumulado do ano, o Paraná já soma 86.318 empregos formais, o terceiro melhor resultado do País, atrás apenas de São Paulo (314.166) e Minas Gerais (124.182).
O setor de serviços foi o setor que apresentou o melhor resultado no acumulado de janeiro a maio de 2025, com 43.585 novos postos. Na sequência vem a indústria (20.573), construção (10.239), comércio (9.715) e agropecuária (2.206).
A agropecuária foi o setor com maior crescimento proporcional, com um salto de 82% em comparação ao mesmo período de 2024. Esses dados demonstram a diversificação da base produtiva do estado, que consegue gerar empregos de forma equilibrada e abrangente.
Além disso, a atuação das agências do trabalhador tem contribuído para suprir as necessidades do mercado. Atualmente, existem 22.442 vagas abertas em todo o Paraná. Cargos como alimentador de linha de produção (6.435 vagas), abatedor (986), operador de caixa (699) e magarefe – cortador de carne (696) são os mais ofertados, com forte presença nas regiões de Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá. As vagas refletem tanto a expansão da indústria quanto a manutenção da atividade no comércio e nos serviços.
QUALIFICAÇÃO – Esse desempenho positivo não ocorre por acaso. As ações articuladas entre a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda e os demais entes públicos e privados têm sido fundamentais. A intermediação ativa de mão de obra e estímulo a políticas de diversidade contribuem para que grupos historicamente marginalizados como idosos, mulheres e jovens tenham vez e voz no mundo do trabalho.
O Projeto Qualifica Paraná, no ano passado, passou a oferecer bolsa-auxílio com um aporte de R$ 16 milhões do Tesouro Estadual e ofertou 8 mil vagas em 2024. Já em 2025, o investimento no projeto chega a R$ 30 milhões, ampliando ainda mais sua capilaridade e impacto em todo o Estado e até junho deste ano, mais de 3.500 alunos já se formaram em diferentes cursos do projeto em todo o Paraná – muitos desses no perfil de 50 anos ou mais.
Para Do Carmo, a combinação entre ações concretas de qualificação e abertura de vagas em setores estratégicos é fundamental para esse avanço. “A disposição empresarial em promover a diversidade está mudando o perfil do mercado de trabalho no estado. Com isso, a economia paranaense cresce, porque está mais inclusiva, mais representativa e melhor preparada para os desafios do presente e do futuro”, resume.
Por - AEN
Na próxima segunda-feira (21), às 10h, começam os lances do Leilão 04/2025, que disponibiliza 306 veículos, distribuídos em 286 lotes – 278 classificados como recuperáveis e 8 como sucatas de veículos.
Os interessados podem visitar os lotes a partir da próxima semana, e a entrega está prevista para setembro. As inscrições ficam abertas até 24 de julho, através do site www.simonleiloes.com.br.
A avaliação mínima total dos lotes para arremate no leilão é de R$ 2.104.073,16. Entre aqueles com menor preço, destacam-se os lotes de motocicletas recuperáveis 122, 125 e 127, com lances iniciais de R$ 711, e o lote de carros 50, com lance inicial de R$ 1.147,05. Entre os veículos disponíveis há os modelos Volkswagen Parati, micro-ônibus Renault Master, Toyota Bandeirante, Nissan Xterra, e GM Astra.
Para mais informações, interessados devem entrar em contato com o leiloeiro oficial por meio do site www.simonleiloes.com.br, do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou dos telefones (46) 3225-2268 / (46) 98419-2166.
No Estado, o órgão responsável por leilões é o Departamento de Gestão do Transporte Oficial (DETO), vinculado à Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SEAP).
LOCAIS E DATAS DE VISITAÇÃO DOS LOTES
Lotes 01 ao 40
Local: Pátio do IDR-PR (Rua Engenheiro Gastão Chaves, 162 - Santa Cândida, Curitiba)
Data: 21/07, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Lote 41
Local: Pátio do DER (Rua José Veríssimo, 457 - Bairro Alto, Curitiba)
Data: 21/07, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Lotes 42 ao 276
Local: Pátio da Polícia Civil (Rua Vanderlei Moreno, 14.000 - Borda do Campo, São José dos Pinhais)
Data: 22 e 23/07, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Lotes 277 ao 286
Local: Pátio do IDR-PR (Rua Lúcio Gurski, esquina com a Estr. Nossa Srª. Monte Claro - Jardim Guairacá, Campo Largo)
Data: 24/07, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
ENCERRAMENTO DOS LANCES
Lotes 01 ao 96: 28 de julho, às 10h
Lotes 97 ao 191: 29 de julho, às 10h
Lotes 192 ao 286: 30 de julho, às 10h
PRAZO DE PAGAMENTO
Lotes 01 ao 96: 29 de julho
Lotes 97 ao 191: 30 de julho
Lotes 192 ao 286: 31 de julho
PREVISÃO DE ENTREGA DOS LOTES
Lotes 01 ao 40
Local: Pátio do IDR-PR, Curitiba
Data: 01 e 02/09, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Lote 41
Local: Pátio do DER-PR, Curitiba
Data: 02/09, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Lotes 42 ao 276
Local: Pátio da Polícia Civil, São José dos Pinhais
Data: de 03 a 12/09, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Lotes 277 ao 286
Local: Pátio do IDR-PR, Campo Largo
Data: 15/09, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Por - AEN
A frente fria que passou pelo Paraná na quinta-feira (17) trouxe um volume baixo de chuva em algumas regiões do Oeste, Sudoeste e Sul do Estado, e logo depois dela uma massa de ar frio e seco chegou.
As temperaturas caíram gradativamente e nesta sexta (18) o amanhecer foi ainda mais gelado em praticamente todas as regiões paranaenses: 16 cidades registraram as temperaturas mínimas mais baixas do mês. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fim de semana segue assim: amanhecer gelado e predomínio de sol.
Na quinta feira (17) ocorreu temperatura mínima invertida, ou seja, as menores temperaturas do dia foram registradas a noite, e não no amanhecer, justamente por conta da chegada da massa de ar frio ao longo do dia. O declínio nas temperaturas foi de de cerca de 10°C ao longo do dia em algumas cidades, como por exemplo em Altônia, que foi de 22,5°C à 0h para 9,6°C às 22h; Santa Helena: de 20°C à 0h para 10,4°C às 22h; São Miguel do Iguaçu: de 21,2°C à 0h para 8,9°C às 22h. Ubiratã: de 18,4°C à 0h e as 22h para 8,5°C às 22h.
Nesta sexta-feira (18) o dia amanheceu com temperaturas abaixo de 10°C em praticamente todo o Estado, com exceção do Norte Pioneiro e do Litoral – que terão o mesmo resfriamento ainda ao longo do dia. As temperaturas mais baixas foram em Palotina (1,1°C), Ponta Grossa (3,1°C) e Palmas (3,4°C). Apenas no período entre as 6h e as 8h, na Capital, a temperatura caiu de 7,4°C para 6,9°C.
“Em média, o dia começou com temperaturas entre 5°C e 6°C medidas nos termômetros, mas o vento tem contribuído para deixar a sensação térmica num valor em torno de até 4°C abaixo desses valores. E mesmo ao longo da sexta-feira não esquenta muito. As temperaturas máximas não ultrapassam a casa de 20°C em grande parte do Paraná”, ressalta Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.
Apesar do resfriamento, nenhuma cidade registrou temperaturas mínimas mais baixas que as dos dias 24 e 25 de junho, quando praticamente todo o estado teve as menores temperaturas do ano até o momento. Ainda assim, 16 cidades tiveram o amanhecer mais frio do mês de julho: Altônia, Apucarana, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cianorte, Cornélio Procópio, Guaíra, Loanda, Londrina, Maringá, Palmital, Palotina, Paranavaí, Toledo, Ubiratã e Umuarama.
FIM DE SEMANA – No fim de semana a massa de ar frio segue sobre o Paraná, mantendo as temperaturas abaixo de 10°C no amanhecer. “O frio será mais concentrado entre o Centro-Sul, Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, principalmente no sábado. O risco de geadas não é muito alto, mas persiste pelo menos nessas áreas, com geada fraca e bem pontual em áreas abrigadas ao vento e fundos de vale”, explica Jacobsen.
A tarde o sol predomina e as temperaturas ficam mais agradáveis. No sábado (19) as temperaturas ficam entre 5°C e 18°C em Curitiba, entre 12°C e 20°C em Paranaguá, entre 9°C e 20°C em Foz do Iguaçu, entre 5°C e 20°C em Guarapuava, e entre 9°C e 25°C em Maringá.
“No domingo aumentam um pouco os valores de temperatura, mas a sensação de frio no amanhecer segue presente em boa parte do estado. Há possibilidade de formação de nevoeiros em mais pontos destas áreas onde faz mais frio, entre o Sul, Centro e Leste paranaenses. Não há previsão de chuva. Apenas aumenta um pouco a quantidade de nuvens entre a Serra do Mar e o Litoral”, ressalta Jacobsen.
Em Pinhais no domingo (20) a temperatura vai de 8°C a 19°C, em Palmas vai de 6°C a 20°C, em Pato Branco vai de 7°C a 21°C, em Cascavel vai de 10°C a 21°C, e em Londrina vai de 9°C a 23°C.
Na próxima semana as temperaturas continuam a subir e o destaque será a amplitude térmica, com temperaturas amenas ao amanhecer, e temperaturas mais elevadas a tarde.
UMIDADE RELATIVA DO AR – Após aproximadamente 20 dias sem chuva, algumas cidades paranaenses registraram a umidade relativa do ar baixa nas tardes ao longo dos últimos dias. Londrina chegou a 29,8% na quinta-feira (17), Loanda a 26% no sábado (12) e Altônia a 29% no domingo (13).
“O frio ameniza momentaneamente o quadro de baixa umidade relativa do ar, mas a falta de chuva mantém alto o risco para incêndios florestais, principalmente na região Norte do Paraná, e mantém baixa a qualidade do ar, já que há muito material particulado na atmosfera, como poeira e poluição”, lembra Jacobsen.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
Por - AEN
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), prendeu um homem e apreendeu uma carga de 25 mil pacotes de cigarros contrabandeados em Cascavel. A ação ocorreu no âmbito das operações Protetor de Divisas e Força Total Brasil XVII, e contou com o apoio do 19° Batalhão de Polícia Militar (19° BPM) e da Polícia Rodoviária Federal.
Equipes policiais receberam informações de que um caminhão estaria transitando pela rodovia estadual PR-467 sentido Cascavel e possivelmente sendo utilizado para transporte de ilícitos. Após identificarem o veículo, foi iniciada tentativa de abordagem, mas o condutor não obedeceu, sendo necessário um cerco para parar o caminhão.
Na busca veicular, os militares estaduais localizaram 25 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. O condutor relatou que teria pego o caminhão em um posto de combustíveis em Toledo e que o levaria até o estado de Minas Gerais.
Diante dos fatos, o caminhão e a carga foram entregues à Delegacia da Receita Federal de Cascavel, e o condutor foi preso e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Cascavel para as providências cabíveis. A apreensão corresponde a um prejuízo de quase R$ 2 milhões ao contrabando.
Por - AEN