Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos que são recebidos no sistema diariamente.

Com essa atualização, a Jucepar espera proporcionar um serviço mais ágil e eficiente, facilitando o acesso a serviços essenciais para contadores e empreendedores, por exemplo, que são os públicos que mais utilizam o Empresa Fácil. O sistema promete reduzir os tempos de resposta e melhorar a experiência do usuário, tornando o processo de cadastro e arquivamento mais simples e direto.

O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, prevê que a implementação da IA no Sistema Fácil será um acelerador para reduzir ainda mais o tempo para abertura de empresas. “Essa implementação é um passo essencial para modernizarmos nossos serviços. Com essa tecnologia, esperamos agilizar processos e melhorar a satisfação dos usuários”, diz Rigoni.

Atualmente, a maioria dos processos é analisada manualmente por uma equipe da Jucepar. “Com o uso da IA esperamos reduzir o trabalho manual em pelo menos 50%. A ferramenta fará uma pré-análise e destacará os pontos críticos para revisão dos analistas, agilizando significativamente o processo”, explica o presidente da Jucepar.

O recurso humano do órgão ficará responsável pela curadoria do trabalho inicial realizado pela IA, não afetando a necessidade dos servidores para o desempenho de serviços.

O tempo de análise inicial de um processo dura em média 15 minutos. Com a IA, a expectativa é reduzir esse tempo para 2 minutos. “Hoje já somos a segunda Junta mais rápida do Brasil, com um tempo médio de 9 horas e 53 minutos para processamento. Nosso objetivo é reduzir esse tempo para 6 horas até o final da gestão”, afirma.

A fase de testes e treinamento da IA deverá ocorrer até o fim deste ano. A previsão é que a partir de 2025 ela já esteja disponível inclusive para uso do cidadão, exibindo as divergências encontradas antes mesmo dele protocolar o processo, assim como apresentando possíveis conflitos de informações ao analista do processo.

O diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), Christiano Puppi, destaca que a implementação da IA no serviço público estadual costuma gerar desafios, mas que a Jucepar está à frente. “O poder público, em todos os níveis, tem uma dificuldade maior de implementação da inteligência artificial. Mas, a Jucepar, sempre ligada àquilo que é de mais novo e àquilo que é de mais moderno, vendo a necessidade real do empresário que quer cada vez mais rápido que o seu processo seja aprovado aqui, começou a fazer os testes através dos analistas e vogais da Junta. Até janeiro do ano ela vai ser plenamente implementada”, diz.

A iniciativa da Jucepar faz parte de um esforço contínuo do governo paranaense para modernizar e automatizar processos, beneficiando desde a abertura de empresas até a alterações contratuais e registros de livros. Outra novidade é que nesta semana o Conselho de Administração da Jucepar aprovou, por unanimidade, o projeto de consolidação do Empresa Fácil nos municípios paranaenses, dando suporte para que rompam gargalos na etapa local do processo de abertura de novos empreendimentos. 

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Secretaria do Turismo do Paraná é selecionada em concurso da Embratur

A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) é uma das selecionadas pelo EmbraturLAB, o laboratório de Inovação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, para participar do Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que vai acontecer de maneira virtual, no próximo dia 26 de novembro.

A seleção busca valorizar e incentivar as iniciativas sustentáveis mais bem sucedidas para serem replicadas no setor turístico e incorporadas na promoção internacional do Brasil. Os três vencedores, a serem anunciados no dia 4 de dezembro, terão como prêmios destaques na promoção internacional através da Embratur.

Das 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas, as 10 escolhidas são: Secretaria do Turismo do Paraná (Setu); Instituto Municipal de Turismo de Curitiba; Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur; Secretaria do Turismo de Alagoas; Secretaria do Turismo do Rio Grande do Norte; Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Turismo de São Sebastião (SP); Secretaria de Turismo de São Paulo, Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (MA). 

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, a seleção mostra o grande destaque do turismo paranaense. "Além da Secretaria do Turismo, o Paraná conta também com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba na lista dos selecionados, mostrando como o setor tem se destacado em nível nacional e internacional", disse. "Estar nessa lista mostra como o turismo paranaense já é um mercado forte e competitivo, e isso passa também pelo trabalho do Governo do Estado, que tem dado uma atenção muito forte a esse setor, responsável pela geração de emprego, renda e qualidade de vida as pessoas", afirmou.

CONCURSO - No dia 26, os selecionados irão mostrar a viabilidade de suas propostas com foco em sustentabilidade nas cidades turísticas brasileiras à Coordenação ESG da Embratur e aos especialistas convidados. 

Segundo o assessor Paulo Albuquerque, os destinos terão que mostrar, em cinco minutos, o quanto estão preparados para receber visitantes de outros países. 

“Os destinos terão que mostrar que realmente estão preparados para receber os turistas internacionais, ou seja, se as experiências estão disponíveis em outros idiomas, se já recebem ou não turistas internacionais, como está a conectividade desses destinos brasileiros com os nossos mercados prioritários”, explicou ele.

“Além disso, também irão revelar como a secretaria do turismo chegou a esse relato, se o seu processo de governança está bem estabelecido e qual a proximidade das secretarias com as empresas ou organizações responsáveis pela realização dessas experiências. Cada destino terá cinco minutos para relatar essas experiências e outros cinco para responder às perguntas e respostas da banca”, complementou Albuquerque. 

CRITÉRIOS - O concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros avalia as seguintes categorias: 1 - Ambiental: Mudanças Climáticas, Poluição, Biodiversidade e Recursos Naturais, 2. Social: Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão, Saúde e Segurança e Impacto Comunitário.  3. Governança: Estrutura Corporativa, Gerenciamento de Riscos, Adesão ao Pacto Global da ONU ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações ou premiações. 

PRÊMIOS - O primeiro lugar do concurso receberá consultoria da Embratur para desenvolver uma estratégia ESG e criar um Comitê ESG, fortalecendo a governança regional. Também terá direito a uma campanha de marketing em 2025, alinhada à estratégia de mercado da Agência, ampliando a visibilidade do destino, e a participação como destaque em um episódio do minidocumentário ‘Turismo Transforma’, promovendo suas iniciativas. 

Como benefícios empresariais, todos os vencedores participarão da jornada de promoção da Embratur, aumentando a exposição das suas experiências turísticas, além de participarem como destaque no capítulo de Sustentabilidade das redes da Embratur (incluindo posts em plataformas como LinkedIn e Instagram).

Os vencedores também terão vídeos documentários produzidos sobre as jornadas ESG dos empreendimentos vencedores, aumentando a credibilidade e alcance, e possibilidade de serem escolhidos para implementar provas de conceito de startups do EmbraturLAB, testando inovações sustentáveis.

 
 
 
 
 
 
 
 
Por - AEN
 Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste.

A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

A tecnologia, que se complementa a outros sistemas de alerta já operados pela Defesa Civil, começou a ser testada em agosto, como projeto-piloto, nos municípios de Morretes, no Litoral, e União da Vitória, na região Sul, que têm histórico de tragédias climáticas. Da mesma forma, outras nove cidades das duas regiões brasileiras participaram dos testes de forma simultânea, gerenciados pela Defesa Civil Nacional.

A tecnologia foi desenvolvida pelo governo federal e permite o envio de alertas para os celulares utilizando a geolocalização do usuário. Diferente dos outros alertas, este aviso se sobrepõe aos aplicativos do celular e é enviado a todas as pessoas que estiverem no perímetro pré-determinado via sistema, sem exigir cadastro prévio. 

“O sistema vem para complementar as ações que já são feitas, os alertas que já são emitidos, de forma que nós vamos realmente chegar naquele momento nas pessoas que estão em uma área de risco, para para possam se preparar e sair de forma emergencial”, destacou o coronel Fernando. “É mais uma forma de evitar mortes e perdas patrimoniais e minimizar os danos causados por um desastre”.

“Como estamos iniciando um período em que há um histórico de chuvas severas no Sul e Sudeste, estamos ampliando a todos os municípios a cobertura dessa tecnologia de difusão massiva, que envia alertas para toda a população, independente de o celular estar cadastrado ou não”, explicou Braun.

O Defesa Civil Alerta tem a capacidade de comunicar avisos de desastres críticos, apresentando a mensagem em destaque na tela do celular, com um toque específico de sirene e alerta vibratório. Ele será usado, por exemplo, em casos de inundações severas, riscos de deslizamentos de terra e outras situações que coloquem a vida da população em risco.

“Essa ferramenta nova é uma camada adicional de envio de informações, mas ela é muito mais extensiva e abrange grande parte da população, que vai receber a mensagem quando tiver a necessidade de tomar uma ação imediata de salvar e proteger sua vida”, ressaltou o diretor do Cenad.

O sistema está sendo implementado em conjunto entre o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e as empresas de telefonia móvel. Ferramentas similares estão em uso em países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Chile.

PESQUISA – Uma pesquisa realizada pelo ministério após a etapa inicial indicou que 82% da população de Morretes recebeu o alerta, enquanto em União da Vitória o alcance foi de 60%. A ferramenta recebeu ajustes desde o início da implantação para melhorar desempenho e garantir um funcionamento adequado.

Vale ressaltar, porém, que ela não substitui outras formas de alertas, já que esses sistemas precisam ser complementares, visando alcançar cada vez mais pessoas. O Defesa Civil Alerta passa a ser mais uma ferramenta de comunicação com a população, além das mensagens por meio SMS, WhatsApp e Telegram, além de avisos que utilizam as ferramentas do Google, em especial o Google Maps, Wase e TVs por assinatura.

 

 

 

 

 

Por - AEN

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