O movimento nas estradas gerado pelo período de férias e festas de fim de ano reflete nas estradas com o aumento do número de acidentes.
Além do impacto na vida das pessoas e famílias atingidas, eles também ampliam a necessidade de sangue nas unidades hospitalares para atender os feridos. Além da maior demanda por sangue, o Hemepar enfrenta uma queda em doações de até 30% nesta época, reduzindo os estoques.
O Hemepar atende 384 hospitais no Paraná e 96,6% dos leitos SUS do Estado. Todos os dias são enviados 700 hemocomponentes para os hospitais, que dependem do material para os atendimentos. O quantitativo neste começo do mês de dezembro ainda está estável, mas a proximidade das festividades já preocupa. As maiores necessidades são sempre para O positivo e O negativo.
O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, lembra que, além das vítimas de acidentes, pacientes em tratamento de câncer e pessoas com doenças hematológicas crônicas, como a anemia falciforme e talassemias, podem ser impactadas pelas baixas nos estoques. Muitas delas precisam da transfusão de sangue a cada 20 dias, e a falta pode interromper tratamentos vitais.
“Além da necessidade de sangue para grandes procedimentos cirúrgicos e atender pessoas feridas, milhares de pessoas no Paraná precisam de transfusões regularmente para viver. A doação de sangue também garante o suporte para quem não pode interromper uma transfusão mesmo durante feriados”, disse.
A importância da doação vai além dos hospitais, pois parte do sangue coletado é fracionado em hemácias, plaquetas e plasma, que ajudam pessoas e também na produção de medicamentos. No entanto, elas têm prazos de validade curtos e precisam de reposição constante.
O número de doações no Paraná é considerado bastante significativo por todo ano e cresce anualmente. Em 2025, de janeiro até o início do mês de dezembro, foram de 232.039 doadores de sangue no Estado.
“O paranaense sempre foi muito solidário. Nossa comunidade se ajuda, como vimos recentemente após o tornado em Rio Bonito, que destruiu a cidade. Agora é a hora de reforçar essa solidariedade para que o sangue não acabe e todos possam ser atendidos”, afirmou Beto Preto.
QUEM PODE DOAR – Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). O sangue retirado de um doador é reposto rapidamente pelo organismo e não causa nenhum prejuízo à sua saúde.
Em algumas cidades, é preciso agendar a doação de sangue. Em outras, a doação é feita por ordem de chegada.
Veja onde doar sangue:
Curitiba
Hemocentro Coordenador - Hemepar Curitiba – 2ª Regional de Saúde
Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV
Atendimento ao doador: com prioridade por agendamento da doação via internet e também sem agendamento com senha entregue até as 17h, conforme a capacidade técnica do serviço.
Horário de coleta: Segunda a sábado, das 7h30 às 18h
Hemonúcleo - Biobanco do Hospital de Clínicas da UFPR - 2ª Regional de Saúde
Rua: Agostinho de Leão Junior, 108, Alto da Glória (Anexo ao Hospital de Clínicas)
*Atendimento ao doador:* com prioridade por agendamento da doação via internet e também atendimento sem agendamento por ordem de chegada, conforme a capacidade técnica do serviço
Horário de coleta: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Sábado: das 7h30 às 12h30
Apucarana
Hemonúcleo de Apucarana – 16ª Regional de Saúde
Rua Antônio Ostrensk, 3, Centro
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação via internet ou pelo telefone (43) 3420-4200 ou WhatsApp (43) 3420-4213
Horário de coleta: Segunda-feira, das 8h às 10h e das 12h às 18h30
Terça-feira: coleta externa. Não atende no local
Quarta-feira: das 8h30 às 11h e das 13h às 16h
Quinta-feira: das 8h30 às 11h
Sexta-feira: das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h
Campo Mourão
Hemonúcleo de Campo Mourão – 11ª Regional de Saúde
Rua Mamborê, 1500, Centro
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação via internet ou pelo WhatsApp (44) 99878 3811
Horário de coleta: Segunda a Sexta-feira, das 8h30 às 10h30 e das 13h às 15h30
Cascavel
Hemocentro Regional de Cascavel – 10ª Regional de Saúde
Rua Avaetés, 370, Santo Onofre
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação via internet ou pelo telefone (45) 3226-4549
Horário de coleta: Segunda a sábado, das 7h30 às 18h30
Cianorte
Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Cianorte – 13ª Regional de Saúde
Av. Santa Catarina, 423, Centro, Zona 1
Horário de coleta: Segunda a quinta-Feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h
Sexta-feira: das 7h30 às 11h
Cornélio Procópio
Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) Cornélio Procópio – 18ª Regional de Saúde
Rua Justino Marques Bonfim, 27 - Bairro Vitor Dantas
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação pelo telefone (43) 3520-3503 ou WhatsApp (43) 98864-5917,e também atendimento sem agendamento por ordem de chegada, conforme a capacidade técnica do serviço
Horário de coleta: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h50
Foz do Iguaçu
Hemonúcleo de Foz do Iguaçu – 9ª Regional de Saúde
Avenida Gramado, 364, Vila A
Horário de coleta: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Sábado, das 7h30 às 12h
Francisco Beltrão
Hemonúcleo de Francisco Beltrão – 8ª Regional de Saúde
Rua Marília, 1327 - Bairro Entre Rios
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação via internet ou pelo telefone (46) 3211-3650
Horário de coleta: Segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 15h30.
Guarapuava
Hemocentro Regional (HR) de Guarapuava – 5ª Regional de Saúde
Rua Afonso Botelho, 134
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento pelo WhatsApp (42) 98878-6311
Horário de coleta: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 13h30
Irati
Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Irati – 4ª Regional de Saúde
Rua Coronel Gracia, 761, Centro
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação via internet ou pelo WhatsApp (42) 3422-6240
Horário de coleta: Segunda, Quarta e sexta-feira: das 13h às 15h30
Terça e quinta-feira: das 8h às 10h30
Jacarezinho
Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) Jacarezinho – 19ª Regional de Saúde
Rua Coronel Cecílio Rocha, 425, Centro
Atendimento ao doador: por ordem de chegada
Horário de coleta: Segunda a quinta-feira, das 13h às 16h30
Sexta-feira: das 8h às 11:30
Londrina
Hemocentro Regional (HR) de Londrina – 17ª Regional de Saúde
Rua Claudio Donizeti Cavalliere, 156, Jardim Aruba. Anexo ao Hospital Universitário
Atendimento ao doador: de segunda a sexta-feira atendimento por ordem de chegada (não é necessário agendamento). Aos sábados, necessário agendamento da doação via internet ou pelo WhatsApp (43) 99115-3927
Segunda a sexta feira: das 8h às 18h
Sábado: das 8h às 17h (necessário agendamento)
Maringá
Hemocentro Regional (HR) de Maringá – 15ª Regional de Saúde
Avenida Mandacaru, 1600, Jardim Laranjeiras (ao lado do Hospital Universitário)
Atendimento ao doador: por ordem de chegada sem agendar. Pode ser realizado agendamento da doação via internet para reservar horário
Horário de coleta:
Segunda a sexta das 7h às 18h
Sábado das 7h às 12h15
Paranaguá
Unidade de Coleta e Transfusão (Uct) de Paranaguá – 1ª Regional de Saúde
Av. Gabriel de Lara, 481, Alto São Sebastião
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação via internet ou pelo telefone (41) 3420-6662 ou pelo WhatsApp (41) 3420-6663
Horário de coleta: Segunda-feira: das 13h às 16h
Terça a quinta-feira: das 8h às 11h e das 13h às 16h
Sexta-feira: das 8h às 12h
Paranavaí
Hemonúcleo (HN) de Paranavaí – 14ª Regional de Saúde
Rua Rua Rio Grande do Sul, 2490, Centro
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação via internet ou pelos telefones (44) 3421-3588 - (44) 3421-3592 ou WhatsApp (44) 98817-1128
Horário de coleta: Segunda, terça, quinta e sexta-feira: das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30
Quarta-feira: das 7h30 às 11h
Pato Branco
Hemonúcleo de Pato Branco – 7ª Regional de Saúde
Rua Paraná, 1633, Centro
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação via internet ou pelo WhatsApp (46) 99136-3940
Horário de coleta: Segunda a sexta-feira: das 8h às 11h15 e das 13h às 16h15
Ponta Grossa
Hemonúcleo (HN) de Ponta Grossa – 3ª Regional de Saúde
Rua General Osório, 427, Centro
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento via internet e também sem agendamento com senha entregue conforme a capacidade técnica do serviço
Horário de coleta: Segunda a sexta-feira: das 8h às 11h e das 13h às 16h
Telêmaco Borba
Unidade de Coleta r Transfusão (UCT) de Telêmaco Borba – 21ª Regional de Saúde
Av. Avenida Marechal Floriano Peixoto, 250, Alto das Oliveiras
Horários de coleta: segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Atendimento ao doador: por ordem de chegada
Horário de coleta: Segunda a sexta-feira: das 8h às 11h e das 13h às 16h
Toledo
Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Toledo – 20ª Regional de Saúde
Rua Eugênio Gustavo Keller, 1612 - Jardim Coopagro. Esquina com Rua Anne Russ
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação via internet ou pelo telefone (45) 3379-1993 ou pelo WhatsApp (45) 98821-3171
Horário de coleta: Segunda-feira: das 7h30 às 10h30 e das 13h às 14h30
Terça-feira: das 8h às 10h30 e das 13h às 15h
Quarta-feira: das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h
Quinta e Sexta-feira: das 8h às 10h30 e das 13h às 15h
Umuarama
Hemonúcleo (HN) de Umuarama – 12ª Regional de Saúde
Avenida Manaus, 4444, Centro Cívico
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação via internet ou pelo telefone (44) 3621-8307
Horário de coleta: Segunda a sexta-feira: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h
União da Vitória
Hemonúcleo (HN) de União da Vitória – 6ª Regional de Saúde
Rua Castro Alves, 26, Centro
Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação via internet ou de agendamento pelos telefones (42) 3522-1365 ou (42) 3522-1793
Horário de coleta: Segunda a sexta-feira: das 13h às 16h
POr - AEN
Ao total Sicredi Grandes Lagos PR/SP irá repassar R$ 21 milhões, arrecadados em todo Brasil
Nesta terça-feira (9), a Sicredi Grandes Lagos PR/SP realizou coletiva de imprensa na agência de Rio Bonito do Iguaçu para apresentar os novos encaminhamentos e investimentos destinados à reconstrução do município e ao apoio às comunidades afetadas pelo tornado ocorrido em novembro.
Além dos mais de R$ 2,2 milhões já repassados às entidades locais para a retomada de suas atividades, a cooperativa anunciou novas medidas de impacto direto na recuperação econômica e social das famílias e empresas atingidas.
R$ 9,5 milhões serão creditados diretamente na conta dos associados
A Sicredi Grandes Lagos PR/SP confirmou que R$ 9,5 milhões serão distribuídos como crédito em conta para aproximadamente 700 associados impactados de Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro e Virmond, conforme levantamento individual de perdas.
O valor será creditado no dia 19 de dezembro, proporcionando alívio financeiro e condições reais de retomada para associados pessoas físicas e empresários.
Doações via PIX seguem até 15 de dezembro
A cooperativa informou ainda que as doações via PIX continuam abertas até 15 de dezembro, totalizando até o momento R$ 3,4 milhões arrecadados, com destaque para a participação de todo País, sendo 97% das doações feitas por associados Sicredi, onde a Fundação Sicredi irá dobrar as doações de pessoas físicas, o valor desta dobra também será superior a R$ 3 milhões, sendo o destino destas doações serão trabalhadas pelo Sicredi e Fundação a partir do dia 19 conforme normas da Fundação Sicredi R$ 33 milhões disponibilizados em linhas de crédito subsidiadas
A Sicredi Grandes Lagos PR/SP também colocou à disposição R$ 33 milhões em linhas de crédito com taxas subsidiadas, carência estendida e condições especiais para associados afetados.
As linhas contemplam:
• reconstrução de moradias;
• recuperação de estruturas produtivas;
• recomposição de estoques;
• reposição de maquinário e equipamentos essenciais.
A medida visa garantir liquidez e capacidade de reorganização financeira em um momento crítico para dezenas de famílias e empreendedores.
Ações anteriores seguem impactando a comunidade
Somados a esses novos aportes, permanecem em andamento:
• apoio total a colaboradores e familiares afetados;
• mobilização voluntária de mais de 200 colaboradores na primeira semana pós-tornado;
• repasse de mais de R$ 2,2 milhões a entidades do município;
• iniciativas de reconstrução habitacional pelo programa interno “Juntos por um Lar”.
Compromisso institucional e visão cooperativista
Segundo o Presidente Orlando Muffato, “nosso compromisso é estar ao lado das pessoas, especialmente nos momentos mais difíceis. Todos esses recursos representam cuidado, proximidade e a força do cooperativismo na prática. Cada ação anunciada hoje reforça que ninguém está sozinho: seguimos reconstruindo a região juntos, com responsabilidade e esperança.”
“Essas decisões são resultado de um trabalho técnico consistente, baseado em planejamento, análise de dados e priorização das necessidades mais urgentes. Os recursos anunciados demonstram nossa capacidade de gestão e a eficiência das equipes em atender de forma estratégica e coordenada todas as demandas da comunidade,” finalizou o Diretor Executivo Jardiel Cherpinski.
Por - Assessoria
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT) publicaram uma normativa em conjunto que busca agilizar o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Paraná.
O procedimento, coordenado no Estado pelo IAT, pelo Instituto Nacional de Processamento De Embalagens Vazias (InpEV) e pelas 17 associações de revendedores de agrotóxicos estaduais, é essencial para garantir que o descarte do material seja feito de forma apropriada, apenas por canais autorizados e licenciados pelo órgão ambiental.
A Resolução Conjunta reforça a necessidade de capacitação obrigatória dos funcionários responsáveis pelo processo, com a possibilidade de execução de parte do treinamento de forma online. Além disso, o processo é agora ministrado pelos gestores das unidades de recebimento e supervisionado pelo IAT, sem a necessidade de o órgão ambiental estar presencialmente no local.
“A capacitação é extremamente importante para estarmos sempre com equipes qualificadas para garantir que o sistema funcione de forma apropriada. Anteriormente, o IAT e as associações tinham que marcar as datas dos treinamentos em conjunto, o que era mais demorado. Agora, o próprio InpEV ou as associações podem marcar o treinamento, enquanto a parte do IAT pode ser feita de forma online, sem necessidade de estarmos presencialmente no local”, explica o engenheiro agrônomo da Divisão de Resíduos Sólidos do IAT, Rui Mueller.
As capacitações são marcadas conforme a necessidade dos postos de recebimento e costumam reunir participantes de várias regiões do Estado. O treinamento é composto por uma etapa teórica, onde são abordados aspectos técnicos das embalagens e do sistema de recebimento, e uma etapa prática, em que os participantes trabalham o manuseio das embalagens e o preenchimento dos recibos com informações do material recebido. Para concluir o processo, é feito um teste de aptidão, e os funcionários que adquirem uma nota apropriada recebem um certificado emitido pelo IAT.
RECEBIMENTO – No Paraná, o recebimento das embalagens pode ser feito em uma série de espaços autorizados, seguindo os critérios da Resolução CONAMA nº 465/2014 e do processo de licenciamento ambiental do IAT.
Ao todo, existem aproximadamente 50 postos de recebimento fixos no Estado, além de vários espaços itinerantes, que fazem um tratamento prévio dos resíduos recebidos pelos agricultores. As embalagens são então encaminhadas para uma de 12 centrais de recebimento, que fazem um preparo para diminuir o volume do material e facilitar o transporte para a destinação final. Cerca de 90% dos resíduos são transferidos para recicladoras licenciadas de todo o País, enquanto o restante é incinerado.
Além da necessidade de adequação dos locais, o processo de recebimento também envolve a conscientização direta dos agricultores usuários de agrotóxicos sobre a importância e as formas corretas da devolução do material. Mueller aponta que no caso de as embalagens não serem descartadas de forma apropriada, ou serem encaminhadas para algum ponto de coleta não autorizado, o próprio agricultor pode ser responsabilizado. Seguindo os critérios da Portaria IAT nº 492/2025, a multa para a entrega irregular de embalagens de agrotóxicos é de R$ 5 mil, com um acréscimo de R$ 100 por embalagem fora dos padrões exigidos.
“Hoje, graças a uma série de ações, temos um número muito pequeno de agricultores que fazem o descarte de forma errada. As associações também fazem uma capacitação específica para os revendedores, para que os agricultores sejam informados no momento da compra sobre os critérios adequados para a devolução das embalagens. Além disso, as ações de fiscalização do IAT também contribuem para esse processo”, complementa o engenheiro agrônomo.
Por - AEN
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) publicou nesta terça-feira (09) o calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026.
O principal destaque para o próximo ano é justamente a redução de 45,7% no valor do tributo para a maior parte dos motoristas. Com isso, a alíquota passa a ser de 1,9% do valor venal dos veículos — o que coloca o Paraná como um dos menores IPVAs do Brasil.
Os prazos para o pagamento da parcela única ou da primeira cota foram fixados entre 9 e 15 de janeiro de 2026, a depender do número final da placa do veículo. As guias de pagamento poderão ser emitidas a partir de janeiro.
Assim como aconteceu nos últimos anos, quem optar pelo pagamento do imposto à vista terá um desconto de 6% do valor total — o que pode fazer com que a redução em comparação com o IPVA 2025 chegue a quase 50%.
Dessa forma, um carro popular avaliado em R$ 50 mil e que pagou R$ 1.750 de IPVA em 2025, por exemplo, pagará somente R$ 950 em 2026 graças à nova alíquota de 1,9%. Com o pagamento à vista, o valor total fica ainda menor: apenas R$ 893. De acordo com a Receita Estadual, mais de 68% dos veículos paranaenses estão dentro dessa faixa de valor.
Para quem optar pelo parcelamento poderá pagar o tributo em cinco quotas iguais, divididas entre janeiro e maio — neste caso, sem o desconto de 6%. De acordo com o calendário, os vencimentos estão todos agendados para a segunda semana de cada mês. A escolha das datas se deu justamente para evitar que coincidissem com os feriados de Carnaval, Páscoa e Tiradentes.
A Receita Estadual estima arrecadar R$ 4,6 bilhões com o IPVA 2026, com o tributo incidindo sobre uma frota de aproximadamente 4,1 milhões de veículos no Paraná.
A nova alíquota de 1,9% é válida para automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores.
NORMAS – A alíquota de 1,9% do IPVA 2026 incide sobre o valor venal de automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores.
Além disso, as motocicletas de até 170 cilindradas continuam isentas do imposto, mantendo a política adotada no IPVA 2025. Já ônibus, caminhões, veículos de aluguel ou movidos a gás natural veicular (GNV) são tributados em 1%. Atualmente, cerca de 36 mil veículos leves já utilizam GNV no Paraná. A conversão deve ser feita exclusivamente em oficinas credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No site da Compagas é possível conferir a lista de oficinas aptas a realizar a conversão.
IPVA – O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação tributária do Paraná, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). O Estado destina 50% do valor arrecadado com o imposto para custear os gastos públicos, como educação, saúde, segurança e transporte dos municípios.
Confira o calendário de vencimento do IPVA 2026:
FINAL DE PLACA - prazo de pagamento da quota única com desconto de 6%
1 e 2 - 09/01/2026
3 e 4 - 12/01/2026
5 e 6 - 13/01/2026
7 e 8 - 14/01/2026
9 e 0 - 15/01/2026
FINAL DE PLACA - cinco parcelas
1 e 2 - 09/01, 09/02, 09/03, 09/04, 11/05
3 e 4 - 12/01, 10/02, 10/03, 10/04, 12/05
5 e 6 - 13/01, 11/02/ 11/03, 13/04, 13/05
7 e 8 - 14/01, 12/02, 12/03, 14/04, 14/05
9 e 0 - 15/01, 13/02, 13/03, 15/04, 15/05
POr - AEN
Os trabalhos de limpeza realizados por aproximadamente 100 custodiados – boa parte integrante do Programa Mãos Amigas e parte de outros programas da Polícia Penal do Paraná – foram encerrados em Rio Bonito do Iguaçu, cidade do Centro-Sul paranaense atingida por um tornado em 07 de novembro.
A iniciativa foi executada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e Secretaria da Segurança Pública e consistiu na realização de serviços de manutenção, conservação e pequenos reparos, executados por pessoas privadas de liberdade do sistema penal do Estado. Os apenados atuaram em atividades como pintura, jardinagem, limpeza, reparos elétricos e hidráulicos, entre outras demandas estruturais.
Em Rio Bonito do Iguaçu, foram 30 dias de trabalho para a limpeza e organização de espaços públicos, além das ruas da cidade. A ação mobilizou o trabalho prisional de detentos e policiais penais vindos de Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa e Cascavel. Entre as equipes em atuação estiveram pintores, eletricistas, marceneiros e auxiliares de serviços gerais que trabalharam diretamente na recuperação de espaços que foram desde escolas e órgãos públicos, como a prefeitura, até o Batalhão da Polícia Militar e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.
Na área educacional, as frentes de serviço se concentram principalmente nos colégios estaduais Ludovica Safraider, Ireno Alves dos Santos, e na sede da Apae, que também sofreu danos estruturais. Os recursos do programa Mãos Amigas foram aplicados em reparos prioritários e ações de limpeza. Foram R$ 75 mil por meio do Fundo Rotativo do Fundepar, sendo R$ 50 mil destinados ao Colégio Ireno Alves e R$ 25 mil ao Colégio Ludovica Safraider.
De acordo com a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, Adriane Schio de Almeida, o imediato atendimento viabilizado pelo programa foi fundamental para as ações subsequentes. “Já na segunda-feira seguinte à passagem do tornado, as equipes estavam trabalhando, retirando os escombros, e fazendo a limpeza dos espaços para que outras frentes pudessem ser acionadas, como a reconstrução dos espaços”, relembra.
“A participação das pessoas privadas de liberdade mostra que a política pública pode ir além da recuperação material: é oportunidade de ressocialização, de reconstrução e de contribuição real com a sociedade”, diz o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
“A execução penal vai muito além do encarceramento. Ela é um compromisso com a segurança pública e com toda a sociedade. O Mãos Amigas, assim como outros programas da Polícia Penal que fizeram parte desta iniciativa, mostram que avançamos para uma atuação que integra segurança, reinserção social e valorização humana", destaca a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Ananda Chalegre.
"Cada etapa realizada em Rio Bonito do Iguaçu demonstra que uma instituição moderna e preparada é aquela que promove oportunidades e capacita as pessoas privadas de liberdade para que sua mão de obra retorne em benefício direto à comunidade”, complementa.
PRÓXIMAS ETAPAS – Após o término da limpeza, o Governo do Estado agora se mobiliza para as obras que incluem serviços comuns de engenharia, como recomposição de coberturas, recuperação estrutural, redes elétricas e hidráulicas, substituição de esquadrias, pintura e demais ações indispensáveis para restabelecer as condições adequadas de funcionamento dos espaços públicos atingidos.
Os serviços serão executados por empresas especializadas, contratadas mediante processo licitatório. Nas instituições de ensino, a conclusão dos serviços está prevista para ocorrer até o início do ano letivo de 2026, marcado para o dia 05 de fevereiro. O investimento inicial previsto é de até R$ 16 milhões.
QUALIFICAÇÃO – Tendo em vista capacitar ainda mais pessoas privadas de liberdade para a execução dos serviços, o Fundepar, em cooperação técnica com a Polícia Penal e apoio técnico do Paranaeducação, inicia em dezembro uma série de cursos de capacitação em dez Núcleos Regionais de Educação (NREs). As aulas serão viabilizadas em parceria com o Sesi-PR.
“Estava prevista, desde o início de 2025, a capacitação desta mão de obra, pois todo ano aperfeiçoamos o programa. Assim como em outras situações nas quais o Mãos Amigas esteve presente, na reconstrução de Rio Bonito, o atendimento rápido só foi possível graças a esta preparação”, observa o chefe de Programas e Projetos Especiais do Fundepar e gerente estadual do Programa Mãos Amigas, Claus Giovani Andrade Marchiori.
A capacitação inclui aulas para a realização de trabalhos em altura, operação de motossera, motopoda, roçadeiras e técnicas de segurança em máquinas e equipamentos. Os cursos serão realizados entre dezembro de 2025 e o início de 2026. “Assim seguimos preparados para atender os colégios tanto na manutenção, quanto em emergências”, conclui Claus.
MÃOS AMIGAS – O programa de Governo do Estado, instituído pela Lei Estadual 21.815/2023 e regulamentado pelo Decreto 9.044/2025, é executado pelo Fundepar, em cooperação técnica com a Polícia Penal e apoio técnico do Paranaeducação. Consiste na execução de serviços de manutenção, conservação e reparos de unidades escolares por meio da mão de obra de presos do sistema penal do Estado do Paraná
Confira o status das obras que contaram com ajudo dos presos em Rio Bonito do Iguaçu:
01. CMEI Dona Laura
Atividades: limpeza, retirada de entulhos e colocação do telhado.
Concluída.
02. Câmara Municipal de Vereadores
Atividades: limpeza e retirada de entulhos, com isolamento da área e colocação de tapumes.
Concluída.
03. Unidade Básica de Saúde - UBS (anexo ao lado da Câmara Municipal)
Atividades: limpeza e retirada de entulhos.
Concluída.
04. Centro de Eventos Municipal
Atividades: retirada de entulhos e limpeza.
Concluída.
05. Delegacia de Polícia Civil
Atividades: colocação do telhado e limpeza.
Concluída.
06. CMEI Pedacinho do Céu
Atividades: limpeza e retirada de entulhos.
Concluída.
07. UBS da Comunidade Arapongas
Atividades: colocação de goivas e limpeza.
Concluída.
08. Paróquia Santo Antônio de Pádua
Atividades: limpeza.
Concluída.
09. Escola Municipal do Campo Chico Mendes
Atividades: recuperação de cobertura.
Em andamento.
10. Apae
Atividades: limpeza e retirada de entulhos.
Concluída.
11. Centro Comunitário Arapongas
Atividades: recuperação da cobertura.
Concluída.
12. Destacamento da Polícia Militar
Atividade: retirada de entulhos, reconstrução do telhado e limpeza.
Concluído.
13. Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos
Atividade: limpeza, corte de árvores, desentupimento das calhas, recuperação da cobertura (troca de telhas), restabelecimento de água.
Em reparos com demolição de uma parte.
14. Colégio Estadual Ludovica Safraider
Atividade: retirada dos entulhos, retirada e organização dos mobiliários, limpeza, concerto em partes do telhado, com demolição de uma parte da Escola.
Em reparos com demolição de uma parte.
POr - AEN
O Governo do Estado enviou nesta segunda-feira (8) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que autoriza a Fazenda Pública a adquirir até R$ 150 milhões em créditos tributários próprios habilitados no Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados (Siscred), em poder dessas empresas, com deságio de 30%, e estabelece a redução da alíquota interna de 19,5% para 12% para os produtos da indústria madeireira.
O projeto objetiva socorrer o setor madeireiro diante do tarifaço dos EUA, a fim de mitigar os impactos das tarifas norte-americanas, estimular a atividade econômica do setor e preservar empregos no Estado. "O Paraná é o principal Estado do País em produção de madeira. Somente esse setor representa 40% das exportações paranaenses para os Estados Unidos, sendo o produto líder da nossa balança comercial com os norte-americanos”, ressaltou o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara.
A ideia, conforme explica Ortigara, é turbinar as medidas que já foram adotadas em agosto, à época da confirmação da taxação americana. “Uma das primeiras ações que tomamos em resposta ao tarifaço foi a possibilidade de as empresas comercializarem esses créditos tributários no mercado – e isso já está valendo. O que estudamos agora é permitir que o Estado possa fazer a compra desses valores com deságio para ampliar essa ajuda”, explica o secretário.
De maneira geral o comércio com os EUA já foi impactado. Os principais destinos das exportações paranaenses ao longo de 2025 (janeiro a outubro) foram China, com 23,3% de participação, Argentina (8,2%), EUA (5,4%) e México (4%). A variação com os EUA foi 17,6% menor em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, a balança comercial continua superavitária com a articulação de empresas do Paraná com outros países. As vendas para a Índia cresceram 39,2% e para a Argentina, 69%.
APOIO AO SETOR PRODUTIVO – Nos últimos meses, para apoiar empresas afetadas pelo tarifaço, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Fazenda, também liberou R$ 300 milhões em créditos de ICMS homologados para auxiliar empresas impactadas. Este valor está sendo liberado via Siscred. Há um teto de R$ 10 milhões apenas para empresas que exportam menos de 10% do seu faturamento total para os EUA.
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) também liberou R$ 200 milhões para empresas e cooperativas paranaenses exportadoras para financiamento de capital de giro, com prazo de 5 anos, sendo um ano de carência, e taxa de juros de IPCA + 4%, menor do que a maioria das linhas de crédito disponíveis.
COMITÊ DE CRISE – Outra ação foi a criação de um comitê de crise para dar mais celeridade tanto às respostas do poder público quanto para facilitar a comunicação das empresas com a Secretaria da Fazenda. A ideia é estreitar cada vez mais as relações entre Governo e empresas.
Um dos primeiros efeitos práticos surgido do comitê foi uma mudança na forma com que as auditorias são realizadas pela Receita Estadual. O órgão conta com um grupo exclusivo de auditores fiscais que ficarão responsáveis pela análise de pedidos de liberação de créditos tributários – medida que torna o processo muito mais agilizado.
Por - AEN






























