Paraná é o primeiro estado da força-tarefa brasileira a entrar em operação na Venezuela

A equipe de bombeiros paranaenses integrante da força-tarefa brasileira enviada à Venezuela foi a primeira a iniciar os trabalhos em campo na manhã deste sábado (27), em La Guaira, região de Vargas, uma das áreas mais afetadas pelo terremoto que atingiu o país na quarta-feira (24). Os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), acompanhados de dois cães de busca, realizam o reconhecimento das estruturas atingidas, avaliando a estabilidade das edificações e localizando e sinalizando possíveis vítimas sob os escombros para orientar as operações de resgate.

O cenário encontrado pelos bombeiros é de destruição e grande comoção. Segundo relatos enviados pela equipe, milhares de pessoas permanecem nas ruas em busca de familiares e pedindo ajuda enquanto as equipes de resgate avançam entre edificações danificadas. Os trabalhos seguem de forma ininterrupta.

 

CHEGADA À VENEZUELA

A equipe brasileira desembarcou em Caracas na noite de sexta-feira (26), após uma escala para reabastecimento em Boa Vista (RR). Logo na chegada, os bombeiros passaram pelo Centro de Recepção e Partida (RDC), estrutura utilizada nas missões internacionais coordenadas pelo Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), que agiliza a entrada das equipes estrangeiras, dos cães de busca e dos equipamentos especializados, além de coordenar a distribuição das primeiras áreas de atuação.

Durante a madrugada, os bombeiros montaram a base operacional, incluindo acampamento e toda a estrutura logística necessária para garantir a autonomia da missão. Nas primeiras horas da manhã, a equipe do Paraná foi a primeira da força-tarefa brasileira a ser deslocada para o campo, iniciando os trabalhos na região de La Guaira.

 

MISSÃO INTERNACIONAL

A mobilização do Paraná teve início poucas horas após o terremoto que atingiu a Venezuela. Na noite de quinta (25), o CBMPR enviou dez bombeiros militares, dois cães de busca e cerca de quatro toneladas de equipamentos especializados. A equipe partiu em dois grupos, com embarques realizados no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, e em Guarapuava, seguindo para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, onde se reuniu aos demais integrantes da missão brasileira.

Nesta sexta (26), a força-tarefa embarcou em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino à Venezuela. A missão reúne bombeiros militares do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, além de equipes de apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e profissionais da área da saúde, totalizando 44 integrantes.

Os bombeiros paranaenses integram o BRA-01, equipe brasileira especializada em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), formada pelos Corpos de Bombeiros Militares do Paraná, São Paulo e Minas Gerais e em processo de certificação internacional junto ao INSARAG, órgão vinculado a ONU. 

A preparação para esse padrão internacional é reforçada por treinamentos permanentes da Força-Tarefa de Resposta a Desastres do CBMPR, que inclui também exercícios conjuntos com outros Estados.

O comando do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, em Curitiba, segue acompanhando a missão e a atuação da equipe brasileira conforme avançam as operações de busca e resgate.

 

 

 

 

 

Por AEN

 

 

Governador sanciona lei que autoriza captação de US$ 50 milhões para micro e pequenas empresas

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na quinta-feira (25) a Lei Estadual nº 23.292 , decretada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que autoriza a contratação de operação de crédito externo de até US$ 50 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com garantia da União.

O objetivo desta captação internacional é financiar o Projeto Paraná Empreendedor - Promoção do Desenvolvimento Sustentável do Paraná por meio da ampliação do crédito produtivo às micro, pequenas e médias empresas no contexto pós-pandêmico, o que deve ampliar a capacidade operacional da Fomento Paraná.

“O projeto permite ampliar a capacidade operacional da Fomento Paraná de ofertar crédito aos empreendimentos de micro, pequeno e médio porte, fortalecendo a atividade empreendedora, o que impulsiona a geração de emprego e renda em todas as regiões do Estado”, afirma o diretor-presidente da instituição financeira estadual, Claudio Stabile.

Com os novos recursos também serão fortalecidas as ações voltadas à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao incentivo ao empreendedorismo feminino, por meio do Programa Banco da Mulher Paranaense.

 

COMO VAI FUNCIONAR

Os recursos serão integralizados ao capital da Fomento Paraná e destinados principalmente ao financiamento de projetos de investimento para empresas de micro, pequeno e médio porte. O programa contempla tanto linhas de microcrédito, de até R$ 20 mil quanto financiamentos de maior porte para expansão e modernização dos negócios.

O projeto prevê ainda investimentos em modernização tecnológica da instituição financeira estadual, incluindo melhorias nos processos de análise e concessão de crédito, gestão de risco e controle de clientes, a partir de um diagnóstico realizado por consultoria contratada pelo próprio BID.

A Fomento Paraná recebeu no início de maio uma missão técnica do BID para análise do projeto. As secretarias estaduais da Fazenda e do Planejamento acompanham o processo de estruturação da operação de crédito, tendo em vista que o financiamento será contratado pelo Governo do Estado com garantia da União.

 

 

 

 

Por AEN

 

 

Bombeiros do Paraná embarcam para missão de busca e resgate na Venezuela após terremoto

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) enviou nesta quinta-feira (25) dez bombeiros militares, dois cães de busca e cerca de 4 toneladas de equipamentos para integrar a missão brasileira de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) na Venezuela, país atingido por um terremoto severo na quarta-feira (24). A equipe paranaense faz parte do BRA-01, força-tarefa nacional especializada em busca e resgate urbano, formada também por bombeiros de São Paulo e Minas Gerais e que está em processo de certificação junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Os bombeiros embarcaram em dois grupos, partindo de Curitiba e Guarapuava com destino a São Paulo, onde se unem aos demais integrantes da missão. O voo para a Venezuela está previsto para decolar na sexta-feira (26), em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, a missão reúne 36 bombeiros militares, além de cães de busca e equipamentos especializados para atuação em estruturas colapsadas.

“Fomos acionados a pedido do governo venezuelano. Os bombeiros do Paraná têm um histórico de resgate em situações complexas, nesse tipo de tragédia, e eu, de imediato, autorizei a ida desses bombeiros. São 10 profissionais de alto treinamento nesse tipo de desastre, com dois cães farejadores, mais equipamentos, para ajudar nos resgates, se Deus quiser, de sobreviventes”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Saulo de Tarso Sanson, a mobilização demonstra o nível de preparo alcançado pelas forças de segurança do Estado para atuar em cenários de alta complexidade.

“O Paraná investe continuamente na capacitação, na modernização dos equipamentos e na integração entre suas forças de segurança. O envio dessa equipe demonstra a confiança na capacidade técnica dos nossos bombeiros militares e reafirma o compromisso do Estado em contribuir com operações que têm como principal objetivo salvar vidas, onde quer que elas aconteçam”, afirma.

“A participação na missão internacional é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo CBMPR para fortalecer sua capacidade de resposta a grandes desastres”, ressalta o comandante-geral do CBMPR, Antonio Geraldo Hiller Lino.

O Paraná integra, ao lado de São Paulo e Minas Gerais, o BRA-01, equipe brasileira especializada em busca e resgate urbano em processo de classificação internacional segundo os padrões do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (Insarag), rede vinculada à Organização das Nações Unidas que estabelece protocolos para atuação em desastres de grande magnitude.

Além da preparação voltada à certificação internacional, o CBMPR mantém uma estrutura permanente de pronta resposta por meio da Força-Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD) composta por 120 bombeiros militares distribuídos pelos cinco comandos regionais. A equipe é preparada para atuar em enchentes, deslizamentos, estruturas colapsadas e incêndios florestais, podendo ser mobilizada em poucas horas para qualquer região do Estado ou do país.

“Temos uma força-tarefa estruturada, com militares distribuídos em todas as regiões do Estado, treinados para atuar em cenários de alta complexidade. Essa preparação envolve técnica, logística e integração com outros órgãos, sempre com foco na segurança das equipes e na eficiência do atendimento à população. Agora colocamos essa estrutura a serviço de uma missão internacional que exige exatamente esse nível de preparo”, afirma o subcomandante-geral do CBMPR e comandante da força-tarefa paranaense, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto.

A preparação dos bombeiros paranaenses também vem sendo fortalecida por uma série de exercícios conjuntos realizados com os Corpos de Bombeiros Militares de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul dentro do grupo nacional de Resposta em Ações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (Respad). Neste ano, as corporações iniciaram um ciclo de três grandes simulados voltados ao atendimento coordenado de ocorrências de alta complexidade, reproduzindo cenários de enchentes, estruturas colapsadas e incêndios florestais.

“O aprimoramento constante da interoperabilidade entre as corporações é fundamental para que possamos atuar de forma integrada quando um grande desastre exige o emprego de equipes de diferentes estados. Cada treinamento amplia nossa capacidade operacional e fortalece a resposta conjunta em situações críticas”, destaca o tenente-coronel Ícaro Gabriel Greinert, que embarca para Venezuela como líder da equipe paranaense.

Bombeiros do Paraná embarcam para missão de busca e resgate na Venezuela após terremoto

Foto: Geraldo Bubniak/AEN


OPERAÇÕES DE GRANDE PORTE – A experiência da corporação em operações de grande porte também contribui para essa capacidade de mobilização. Nos últimos anos, a força-tarefa paranaense atuou em ocorrências como a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, nas enchentes do Rio Grande do Sul, em operações de combate a incêndios florestais na Amazônia e no Mato Grosso do Sul, além de diversas outras missões de apoio em diferentes regiões do país.

A mobilização para a Venezuela representa mais um emprego dessa estrutura especializada, construída para responder com rapidez, técnica e integração aos cenários mais desafiadores de busca e salvamento, reforçando a contribuição do Paraná para a capacidade nacional de resposta a desastres.

 

 

 

 

Por - AEN

Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (25) o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses. Os recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde e estão programados para serem depositados já nesta sexta-feira (26).

O investimento integra uma estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços de média complexidade ambulatorial, reduzindo gargalos no atendimento e acelerando diagnósticos e encaminhamentos em todas as regiões do Paraná.

Os recursos poderão ser utilizados para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS. A distribuição foi definida pelo critério per capita, com valor de R$ 17 por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os municípios serão contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos. Os repasses foram estabelecidos pela Resolução nº 746/2026 , em que consta o valor para cada cidade.

Ratinho Junior afirmou que o investimento foi estruturado para ajudar os municípios a ampliar a oferta de consultas, exames e atendimentos especializados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para custear esses serviços.

"É um anúncio de parceria e colaboração com os 399 municípios do Paraná. Estamos fazendo um investimento de mais de R$ 200 milhões na área da saúde para média complexidade, atendimentos, contratação de equipes e exames, fruto dessa necessidade de apoio aos municípios. Muitos, em especial os pequenos, têm sofrido com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios, que vem do governo federal, e esse investimento ajuda a dar suporte ao custeio da saúde”, detalhou o governador.

Segundo Ratinho Junior, o critério de distribuição garante que todos os municípios sejam contemplados de forma proporcional à população. "É uma divisão per capita, não pela importância do prefeito ou pelo partido. Estamos colocando R$ 17 por habitante em cada município. Isso vai dar uma alavancada importante e colaborar neste momento de diminuição dos repasses”, acrescentou.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios deverão priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. A medida busca agilizar o atendimento e reduzir filas em uma das áreas de maior demanda do sistema público de saúde.

Segundo o secretário estadual da Saúde, César Neves, o aporte amplia a capacidade de resposta dos municípios e fortalece a regionalização da assistência especializada.

“Esse recurso sai do Fundo Estadual de Saúde e vai direto para os fundos municipais. Os prefeitos já vão poder dispor desse reforço. Vale lembrar que, até os anos 2000, o governo federal respondia por cerca de R$ 60 de cada R$ 100 investidos em média e alta complexidade. Hoje esse percentual caiu para R$ 38. Esse aporte do Estado ajuda a dar mais celeridade às filas, ampliando as consultas especializadas e reforçando a rede de atendimento”, destacou.-

Foto: Jonathan Campos/AEN


REFORÇO NO ATENDIMENTO – Entre os maiores repasses estão Curitiba, que receberá R$ 31,1 milhões, Londrina (R$ 9,9 milhões), Maringá (R$ 7,3 milhões), Ponta Grossa (R$ 6,4 milhões), Cascavel (R$ 6,3 milhões) e Foz do Iguaçu (R$ 5,1 milhões).

Outras cidades de médio porte também receberão aportes expressivos, como Guarapuava (R$ 3,2 milhões); Fazenda Rio Grande (R$ 2,8 milhões); Araucária (R$ 2,8 milhões); Paranaguá (R$ 2,6 milhões); Campo Largo (R$ 2,5 milhões); Apucarana (R$ 2,3 milhões); e Pinhais (R$ 2,2 milhões).

Os recursos também chegarão aos municípios de menor porte. Jardim Olinda receberá R$ 22,9 mil, Nova Aliança do Ivaí R$ 22,5 mil, Esperança Nova R$ 31,5 mil e Guaporema R$ 37,6 mil, seguindo o critério populacional estabelecido pela resolução.

Para o prefeito de Campo do Tenente, Weverton Willian Vizentin, o reforço financeiro ajuda os municípios de pequeno porte a manter e ampliar os serviços de saúde. “Os municípios pequenos têm enfrentado dificuldades, principalmente com o custeio da saúde. Esse recurso chega em boa hora porque poderá ser utilizado para exames, pagamento de médicos e outros serviços, permitindo atender a população com mais qualidade e reduzir a espera por atendimento”, disse.

O prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, disse que o repasse representa um reforço importante para as cidades de pequeno porte, que dependem de recursos extras para ampliar a oferta de serviços de saúde. “Para os municípios pequenos, que não têm muita renda e dependem do apoio do Estado, esse recurso é de grande importância. Vai fazer a diferença para ampliar o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

De acordo com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o recurso chega em uma boa hora. “Como o repasse é feito pelo critério per capita, o dinheiro entra amanhã e, na segunda-feira, já começamos a investir em consultas de especialidades cardiológicas, oftalmológicas, ortopédicas e neurológicas, além de operações. Tudo isso começa a ser realizado na nossa rede municipal de saúde”, reforçou.

-

Foto: Jonathan Campos/AEN


FORTALECIMENTO DA REDE – O repasse faz parte da política estadual de fortalecimento da média complexidade ambulatorial e poderá ser executado pelos municípios diretamente na rede própria, por meio de prestadores contratados ou em parceria com consórcios intermunicipais de saúde. Os recursos não poderão ser utilizados para despesas administrativas, pagamento de pessoal ou investimentos em obras e equipamentos.

PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade no Palácio Iguaçu os secretários de Estado Norberto Ortigara (Fazenda), João Carlos Ortega (Casa Civil), Roni Miranda (Educação), Cleber Mata (Comunicação) e Fernando Giacobo (Cidades); o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o líder do governo na Assembleia, o deputado estadual Hussein Bakri; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Adão Litro, Artagão Júnior, Marcelo Rangel, Maria Victoria, Thiago Bührer, Alisson Wandscheer, Cantora Mara Lima, Adão litro, Artagão Júnior, Moacyr Fadel e Ney Leprevost; os deputados federais Sandro Alex e Santin Roveda; prefeitos de todas as regiões e demais autoridades.

 

 

 

 

 

Por - AEN

Estado nomeia 917 professores aprovados em concurso para a rede estadual

O Governo do Paraná publicou nesta quinta-feira (25) o Decreto nº 14.142, que nomeia 917 professores para o Quadro Próprio do Magistério (QPM). Os novos docentes foram aprovados no concurso público regido pelo Edital nº 011/2023 e passam a integrar a rede estadual de ensino.

Os aprovados tomarão posse entre os dias 8 e 10 de julho, conforme cronograma organizado pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs). Em seguida, entre 14 e 22 de julho, participarão da distribuição de aulas e, no dia 23 de julho, iniciarão oficialmente as atividades nas escolas estaduais.

"A chegada desses novos professores representa mais um passo no fortalecimento da educação pública do Paraná. Estamos ampliando nosso quadro efetivo com profissionais concursados, garantindo mais estabilidade para as escolas e melhores condições para que nossos estudantes tenham um ensino de excelência. Valorizar quem ensina é investir diretamente no futuro dos nossos jovens", afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

As vagas contemplam diferentes componentes curriculares e estão distribuídas pelos 32 Núcleos Regionais de Educação, conforme a necessidade da rede estadual. Para tomar posse, os candidatos deverão apresentar a documentação prevista no edital, além dos documentos exigidos para o ingresso no serviço público estadual. Também será necessário apresentar o comprovante de abertura de conta corrente no Banco do Brasil, instituição responsável pelo pagamento dos servidores estaduais.

“Essas nomeações qualificam cada vez mais o serviço público do Estado, para que o Paraná continue sendo referência em gestão. Trazer esses novos profissionais garante que a população tenha acesso a uma educação da maior qualidade”, diz a secretária da Administração e da Previdência em exercício, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske.

As orientações sobre datas, horários e locais para a posse serão divulgadas pelos respectivos Núcleos Regionais de Educação. Os candidatos devem acompanhar as informações junto ao NRE ao qual foram vinculados.

Conforme estabelece o decreto, os candidatos nomeados deverão participar, obrigatoriamente, do concurso de remoção, etapa que definirá o município e/ou o estabelecimento de ensino onde terão lotação definitiva. 

Serviço

Posse: de 8 a 10 de julho de 2026.

Distribuição de aulas: de 14 a 22 de julho de 2026.

Início do exercício: 23 de julho de 2026.

As informações sobre convocação, horários e procedimentos estão disponíveis nos canais oficiais dos Núcleos Regionais de Educação.

 

 

 

 

Por - AEN

feed-image
SICREDI 02