Uma aeronave de pequeno porte caiu em uma área rural de Marialva, no Norte do Paraná, na manhã desta segunda-feira (22). O local da queda também fica próximo aos distritos de Aquidabã e São Luiz.
Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma pessoa foi atendida no local. Não há confirmação se havia outros passageiros na aeronave.
A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, apurou que trata-se de um piloto agrícola. Ele relatou aos médicos que o avião sofreu uma pane e foi necessário tentar fazer o pouso forçado na plantação de milho.
O piloto foi encaminhado ao Hospital Bom Samaritano, de Maringá. De acordo com o Samu, ele não teve ferimentos graves.
Por - G1
No mês dedicado à campanha mundial “Junho Violeta”, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) intensifica as ações de conscientização e enfrentamento aos crimes contra a pessoa idosa no Paraná. A iniciativa busca alertar a sociedade sobre as diferentes formas de violência que atingem essa população, muitas vezes de maneira silenciosa e dentro do próprio ambiente familiar, fortalecendo o trabalho contínuo de prevenção e proteção realizado pelo Governo do Estado durante todo o ano.
Segundo o delegado Thiago Filgueiras, a violência contra a pessoa idosa nem sempre ocorre por meio de agressões físicas. “No cotidiano da delegacia, o Artigo 99 do Estatuto da Pessoa Idosa é um dos nossos principais instrumentos de intervenção contra a violência silenciosa. Muitas vezes, o que encontramos são situações de negligência, privação de cuidados indispensáveis ou condições degradantes que colocam em risco a integridade física e psicológica da vítima”, explica.
Embora a violência física seja a forma mais evidente de agressão, a negligência também representa uma grave violação dos direitos da pessoa idosa. O Estatuto da Pessoa Idosa prevê punições para quem deixa de oferecer cuidados básicos relacionados à alimentação, higiene, saúde e assistência necessária ao bem-estar da vítima.
O Artigo 99 do Estatuto da Pessoa Idosa estabelece como crime expor a integridade física ou psíquica do idoso a situações de perigo. A prática pode ocorrer por meio de condições desumanas ou degradantes de moradia, privação de cuidados essenciais ou exploração em atividades incompatíveis com suas condições físicas e mentais.
A pena varia conforme a gravidade do caso e pode resultar em detenção e multa. As punições são ampliadas quando a conduta provoca lesão corporal grave ou morte da vítima.
ALERTA – A identificação precoce é uma das principais formas de proteção. Familiares, vizinhos, profissionais da saúde e toda a comunidade podem contribuir ao observar sinais que indiquem possíveis situações de violência. Entre os sinais físicos estão hematomas em locais incomuns, queimaduras, lesões em diferentes estágios de cicatrização e quadros de desidratação.
Também devem ser observadas mudanças comportamentais, como isolamento repentino, medo excessivo de determinadas pessoas, apatia, tristeza constante ou choro sem motivo aparente.
Outro ponto de atenção é a violência patrimonial, caracterizada pelo controle indevido de recursos financeiros, benefícios ou bens da pessoa idosa por terceiros, restringindo sua autonomia e comprometendo sua qualidade de vida.
Muitas vezes, essa prática ocorre de forma disfarçada, sob o argumento de auxílio ou administração financeira. Em alguns casos, familiares assumem o controle do benefício ou aposentadoria da pessoa idosa e utilizam os recursos em benefício próprio.
Segundo o delegado Thiago Filgueiras, essa conduta configura crime. “A proteção especial conferida pela lei não deve ser encarada como um atestado de fragilidade ou incapacidade do idoso. Pelo contrário, trata-se de uma garantia de dignidade, respeito e segurança para quem já contribuiu durante toda a vida para a sociedade”, destaca.
DENÚNCIAS – Casos suspeitos ou confirmados de violência contra a pessoa idosa podem ser denunciados de forma anônima pelo telefone 181. Em situações de emergência ou flagrante, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo número 190.
Dependendo da natureza da ocorrência, a vítima ou seus familiares também podem procurar o Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos da Polícia Civil ou a delegacia mais próxima. O Junho Violeta reforça a responsabilidade coletiva na proteção da pessoa idosa e na garantia de um envelhecimento seguro, digno e respeitoso. A iniciativa destaca que o enfrentamento à violência contra essa população é um compromisso de toda a sociedade.
Por - AEN
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) já retirou de circulação 23,9 toneladas de drogas durante operações realizadas em junho, mês que ainda está em andamento.
As ações, concentradas principalmente na faixa de fronteira e na região Oeste do Estado, resultaram em um prejuízo estimado de R$ 78,3 milhões às organizações criminosas envolvidas com tráfico internacional, contrabando e descaminho.
O balanço parcial reúne resultados de diferentes unidades da corporação que atuam no enfrentamento aos crimes transfronteiriços, com operações preventivas, abordagens estratégicas e ações baseadas em levantamentos de inteligência para desarticular a atuação de grupos criminosos.
De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Saulo de Tarso Sanson, a atuação integrada das forças de segurança tem permitido respostas rápidas contra grupos criminosos que tentam utilizar a região de fronteira para movimentar ilícitos.
“Os resultados mostram que o Estado está preparado para esse tipo de situação. O trabalho integrado, aliado à inteligência policial, permite antecipar ações e atuar diretamente contra a estrutura das organizações criminosas”, afirmou. Ele ainda lembrou que em 2026 foram retiradas 156 toneladas de circulação em todo o Paraná.
APREENSÕES – Entre as principais ocorrências do período estão apreensões de 4,4 toneladas de maconha em Guaíra, 2,1 toneladas em Cidade Gaúcha e 1,6 tonelada localizada em um caminhão em Santa Tereza do Oeste.
Além das drogas, as equipes apreenderam armas, veículos, cigarros contrabandeados, eletrônicos e outros materiais ligados a crimes na região Oeste. Até o momento, a PMPR contabiliza 204 prisões, 33 armas de fogo apreendidas, quase 80 mil pacotes de cigarros retirados de circulação e 17 veículos utilizados em atividades criminosas apreendidos ou recuperados.
O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou o trabalho permanente realizado na região de fronteira e o uso de inteligência para interromper as rotas utilizadas pelo crime organizado. “A presença policial, somada ao uso de inteligência, permite identificar movimentações criminosas e impedir que cargas ilícitas avancem pelo Paraná. É um trabalho contínuo para reduzir a atuação dessas organizações”, disse.
Em Foz do Iguaçu, uma operação resultou na apreensão de uma carga de eletrônicos avaliada em R$ 7,93 milhões, uma das principais ocorrências envolvendo descaminho registradas no período.
EXPLOSIVOS – Em Itaipulândia, equipes do BPFron prenderam dois homens com seis unidades de emulsão explosiva, quatro espoletas e dois cordeletes. A apreensão ocorreu durante uma abordagem na região de fronteira e gerou um prejuízo estimado de R$ 92 mil ao crime. O Esquadrão Antibomba do BOPE foi acionado para garantir a segurança no local.
Segundo o tenente-coronel Eldison Martins do Prado, comandante do BPFRON, o material será analisado para verificar sua origem e possíveis conexões com crimes ocorridos na região.
“Esse tipo de apreensão demonstra a importância da atuação especializada na fronteira. O trabalho de inteligência permite identificar riscos e impedir que materiais de alto potencial ofensivo sejam utilizados por organizações criminosas”, afirmou.
SULMASSP – Os resultados alcançados coincidem com o início da sexta edição do Encontro dos Secretários de Estado da Segurança Pública (SulMaSSP), realizado em Foz do Iguaçu a partir desta segunda-feira (22).
Além das discussões estratégicas entre os gestores de segurança pública, o encontro também prevê o desencadeamento de operações integradas entre as forças de segurança dos estados participantes. As ações ocorrem de forma coordenada nas regiões de fronteira e divisas estaduais, ampliando o intercâmbio de informações e o combate às organizações criminosas que atuam além dos limites territoriais.
A iniciativa reúne representantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com foco no fortalecimento da cooperação operacional e das ações de inteligência voltadas ao enfrentamento do tráfico de drogas, contrabando, descaminho e outros crimes interestaduais e transnacionais.
Por - AEN
Na manhã desta segunda-feira (22), a primeira frente fria do inverno avançou pelo Sul do Brasil e começou a atravessar o Paraná, com chuva, trovoadas e rajadas de vento acima de 50 km/h principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado. A chuva atinge todas as regiões paranaenses nas próximas horas e, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), depois dela uma massa de ar polar chega ao Estado, causando forte declínio nas temperaturas ao longo da semana.
Entre as estações meteorológicas do Simepar, a de Laranjeiras do Sul registrou às 9h desta segunda-feira uma rajada de vento de 55,1 km/h. Nova Prata do Iguaçu, às 8h30, teve uma rajada da mesma velocidade, e também às 8h30 São Miguel do Iguaçu registrou rajada de 55,8 km/h.
“Com a evolução rápida da frente fria, o tempo muda também no Norte e no Leste do Estado, entre a tarde e noite. Portanto, no Norte Novo, Norte, Norte Pioneiro, região dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, teremos chuva ainda nesta segunda-feira”, ressalta Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil, aponta nesta segunda risco alto no Oeste e Sudoeste, e moderado nas outras regiões do Paraná, para chuva forte em curto espaço de tempo, intensas rajadas de vento, descargas elétricas atmosféricas e granizo localizado, que podem provocar queda de galhos, queda de árvores, alagamentos, destelhamentos e danos em plantações.
FRIO - Amanheceram com registro de temperaturas abaixo de 10°C nesta segunda as estações meteorológicas do Simepar que ficam em Cambará (9,4°C), Campo Mourão (9,4°C), Cândido de Abreu (8,7°C), Cerro Azul (9,4°C), Curitiba (6,8°C), Fazenda Rio Grande (6,4°C), Francisco Beltrão (8,9°C), General Carneiro (6,8°C), Guarapuava (9,5°C), Distrito de Entre Rios em Guarapuava (9,1°C), Guaraqueçaba (8,7°C), Irati (7,1°C), Jaguariaíva (4,5°C), Lapa (6,6°C), Londrina (9,4°C), Palmas (8,8°C), Pinhais (6°C), Ponta Grossa (5,5°C), Santo Antônio da Platina (9,5°C), Telêmaco Borba (6,4°C) e União da Vitória (8°C).
De acordo com o meteorologista, após a passagem da frente fria uma intensa massa de ar polar manterá uma ampla área de resfriamento nos próximos dias, atingindo os três estados do Sul do Brasil, bem como o Sudeste e Centro-Oeste do país. O resfriamento já começa na noite desta segunda-feira: algumas cidades, principalmente no Oeste e Sudoeste, onde a chuva começou primeiro, terão temperaturas mínimas invertidas, ou seja, as menores temperaturas do dia serão registradas à noite, e não no amanhecer.
“Na terça-feira o dia já amanhece gelado nas regiões paranaenses, mas ainda com dificuldade para ocorrência de geada, tanto pelo excesso de umidade como devido à ocorrência de vento. Mas a sensação térmica estará bem inferior aos valores nos termômetros, justamente por conta do vento”, explica Lizandro.
O frio ganha mais intensidade na quarta-feira (24), com possibilidade de recordes anuais de temperatura mínima, e temperaturas negativas na região Sul do Estado, assim como nas regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A geada começa a aparecer de forma mais ampla no Paraná, até mesmo em parte do Norte do Estado.
Gradativamente o frio vai perdendo força ao longo dos dias. “Na quinta-feira ainda amanhece gelado em muitas áreas do Paraná, mas já com menos intensidade do que na quarta. Da mesma forma, sexta-feira terá menos frio do que na quinta. A massa de ar polar aos poucos vai perdendo intensidade e deslocando seu centro mais intenso em direção ao Oceano Atlântico”, detalha Lizandro.
O Simepar já monitora o retorno das chuvas no próximo fim de semana, e a previsão do tempo para este período será atualizada nos próximos boletins.
Por - AEN
O Paraná alcançou a maior taxa de frequência escolar líquida do Brasil no ensino médio em 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação, divulgados sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede o percentual de estudantes que frequentam a etapa de ensino adequada para a própria idade, uma das principais referências para avaliar o acesso, a permanência e a progressão escolar.
No ensino médio, a taxa paranaense saltou de 78,7% em 2024 para 86,6% em 2025, crescimento de 7,9 pontos percentuais em apenas um ano. O resultado colocou o Estado na liderança do ranking nacional, superando a média brasileira, de 80,6%. Em 2024, o Paraná ocupava a sétima colocação entre as unidades da federação.
“Nosso objetivo é garantir que o estudante permaneça na escola, aprenda mais e tenha condições de construir um futuro melhor. Por isso investimos em alimentação escolar de qualidade, em escolas mais modernas e confortáveis, em tecnologia, material pedagógico e na melhoria dos ambientes de aprendizagem. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“Esse avanço acompanha outros resultados importantes da educação paranaense nos últimos anos. O Paraná assumiu a liderança nacional no IDEB após sair da sétima colocação, ampliou a oferta de ensino integral e investiu fortemente na modernização das escolas. São indicadores que mostram que estamos criando as condições necessárias para que os estudantes permaneçam na escola, aprendam mais e tenham mais oportunidades no futuro”, acrescentou.
ENSINO FUNDAMENTAL – O avanço também foi registrado nos anos finais do ensino fundamental, etapa que atende estudantes de 11 a 14 anos e que, no Paraná, tem a gestão do Governo do Estado nas escolas públicas.
Neste segmento, a taxa de frequência escolar líquida do Paraná passou de 88,5% para 90,7% entre 2024 e 2025, aumento de 2,2 pontos percentuais. Com o resultado, o Estado avançou da 14ª para a 8ª colocação nacional e ultrapassou a média brasileira, que ficou em 90,1%.
Os dados indicam que um número cada vez maior de estudantes está frequentando a série adequada para sua idade, reduzindo situações de atraso escolar e fortalecendo as condições para a aprendizagem ao longo da trajetória educacional.
PERMANÊNCIA ESCOLAR – A taxa de frequência escolar líquida mede o percentual de estudantes matriculados e frequentando a etapa de ensino adequada para a própria idade. Por isso, é considerada um dos principais indicadores da capacidade do sistema educacional de garantir acesso à escola, permanência dos alunos e progressão regular ao longo da educação básica.
Quando os estudantes frequentam as séries compatíveis com sua idade, aumentam as chances de aprendizagem adequada, conclusão dos estudos e continuidade da formação profissional e universitária. O indicador também está relacionado à redução da evasão escolar, da defasagem idade-série e do abandono dos estudos.
INCENTIVOS DO ESTADO – O avanço da frequência escolar ocorre em paralelo a uma série de políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado para melhorar as condições de permanência dos estudantes nas escolas.
Uma das iniciativas é o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentação escolar na rede estadual, garantindo três refeições por turno aos estudantes. Além do aumento da quantidade de refeições servidas, a iniciativa promoveu melhorias no valor nutricional dos cardápios, com ampliação da oferta de proteínas, inclusão de novos alimentos e acompanhamento permanente de nutricionistas responsáveis pela elaboração das refeições.
Desde 2019, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,8 bilhões na alimentação escolar, diversificando os cardápios e ampliando a qualidade nutricional das refeições oferecidas aos estudantes da rede estadual. A iniciativa contribui para a permanência dos alunos no ambiente escolar e reduz fatores associados à evasão e ao abandono.
Outra frente importante foi a expansão da educação em tempo integral, que saltou de 73 escolas para mais de 400 unidades em sete anos, ampliando significativamente o número de estudantes atendidos em todas as regiões do Estado. O modelo amplia a permanência dos alunos no ambiente escolar, com jornada estendida, reforço pedagógico e atividades complementares nas áreas de esporte, cultura, tecnologia e formação cidadã.
AMBIENTE ESCOLAR – Nos últimos anos, o Governo do Estado também ampliou investimentos em reformas e construção de escolas, substituição de estruturas antigas de madeira, climatização das salas de aula, modernização de laboratórios e aquisição de novos mobiliários. Somente entre 2019 e 2026, foram investidos R$ 525,7 milhões na compra de mais de 665 mil itens de mobiliário para as escolas estaduais, incluindo carteiras, cadeiras, mesas, armários, estantes e equipamentos utilizados em salas de aula, bibliotecas, laboratórios e espaços administrativos.
As ações também incluem a instalação de milhares de aparelhos de ar-condicionado, melhorias estruturais e a modernização dos ambientes de aprendizagem, tornando as escolas mais confortáveis e adequadas para estudantes e professores.
“Quando o aluno encontra uma escola segura, bem equipada e com estrutura adequada, ele permanece mais tempo estudando e consegue desenvolver melhor seu potencial. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, avaliou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Por - AEN
As Agências do Trabalhador e postos avançados da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná iniciam a semana com disponíveis em todas as regiões do Estado. As oportunidades contemplam diferentes níveis de escolaridade e qualificação profissional, incluindo vagas para trabalhadores da indústria, comércio e serviços, além de oportunidades para profissionais com formação técnica e superior e vagas de estágio. As candidaturas podem ser feitas presencialmente nas unidades ou pelo site das Agências do Trabalhador.
A função com maior número de oportunidades é a de alimentador de linha de produção, com 4.966 vagas abertas em todo o Paraná. Na sequência aparecem as vagas para abatedor (1.218), magarefe (profissional especializado no corte e preparação de carnes), com 933 vagas e operador de caixa com 574.
A Regional de Cascavel, no Oeste do Estado, concentra o maior volume de vagas nesta semana, com 3.750 oportunidades. Em seguida aparecem a Região Metropolitana de Curitiba, com 3.015 vagas, Campo Mourão, com 2.506, Foz do Iguaçu, com 1.929, Pato Branco, com 1.557, Maringá, com 1.037, Umuarama, com 917, Londrina, com 698, Paranaguá, com 375, Guarapuava, com 150, Ponta Grossa, com 59, e Jacarezinho, com 24 vagas.
Em Cascavel, os destaques são as funções de alimentador de linha de produção, com 1.462 vagas, abatedor (996), operador de caixa (187) e repositor de mercadorias (65). Já na Região Metropolitana de Curitiba, as principais oportunidades são para operador de telemarketing ativo e receptivo (300), auxiliar de logística (215), alimentador de linha de produção (195) e pedreiro (178). Em Campo Mourão, há forte demanda por alimentadores de linha de produção (750), magarefes (652) e abatedores (105).
Além das vagas operacionais, as Agências do Trabalhador também disponibilizam oportunidades para profissionais com formação técnica e superior em áreas como Farmácia, Enfermagem, Administração, Recursos Humanos, Engenharia, Meio Ambiente, Tecnologia da Informação, Logística e Contabilidade. Também há vagas de estágio para estudantes de Pedagogia, Educação Física, Administração, Marketing, Logística e Tecnologia da Informação.
Os interessados devem buscar orientação junto à unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar filas e aglomerações, recomenda-se o agendamento prévio do atendimento pelo site da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda.
Por- AEN

























