Candói - Sanepar inicia vistorias técnicas em imóveis beneficiados pela rede de esgoto

A Sanepar iniciou nesta quarta-feira (09) o trabalho de Vistoria Técnica Ambiental (VTA) em imóveis de Candói, no Centro-Oeste, que passaram a contar com o serviço de coleta e tratamento de esgoto, liberado desde o último mês de novembro. As vistorias contemplam 137 imóveis, localizados nos bairros Sol Poente e Bayer.

O trabalho será feito por equipe de empresa contratada, com agentes identificados com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Treinados e fiscalizados pela Companhia, os agentes que farão as abordagens participaram de um curso de capacitação na terça-feira (08).

A gestora socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia, diz que as vistorias ocorrem para confirmar se a ligação à rede coletora foi realizada conforme determina o Código Sanitário Estadual, e se foi feita corretamente dentro das normas previamente orientadas à comunidade.

O objetivo da vistoria é evitar situações como a canalização da água da chuva na rede de esgoto, a instalação correta da caixa de gordura e as ligações das águas da cozinha, banheiro e lavanderia, além da desativação de fossas nos imóveis que já dispõe do serviço público de esgotamento sanitário.

“Para que o benefício do serviço de saneamento seja efetivo para a saúde das pessoas e para a proteção do meio ambiente, é fundamental que a interligação do imóvel ao sistema de esgoto seja feita de maneira correta. O esgoto coletado e tratado também promove a qualidade de vida e até mesmo a valorização dos imóveis”, afirma.

Na vistoria, os agentes aplicam corante nos vasos sanitários, pias, tanques, ralos e saída de máquinas de lavar roupa e louça, verificando se o esgoto com o corante chega corretamente à rede coletora. Se preferir, o cliente poderá ele próprio fazer o lançamento do corante nos pontos orientados pelos agentes.

A ampliação do sistema de esgoto de Candói integra os investimentos da Sanepar para a universalização do saneamento no Paraná. A cidade recebeu mais de R$ 2,5 milhões em investimentos na ampliação do sistema, que teve as obras concluídas no fim do ano passado. Foram instalados mais de 5,3 quilômetros de novas redes coletoras, 137 ligações prediais, elevatórias de esgoto, entre outros equipamentos.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – Além das orientações e vistorias técnicas ambientais, a equipe de Educação Socioambiental da Sanepar vem desenvolvendo um trabalho junto à comunidade de Candói. Em junho, foram ofertadas oficinas de Consumo Consciente de Água, oficinas de Paisagismo e Plantas Ornamentais e curso de Padrões Hidrossanitários para Água e Esgoto.

Para os próximos meses, estão programados cursos de Formação de Facilitadores em Saneamento, oficinas de Plantas Medicinais  e Comestíveis Não Convencionais (PANCS), oficinas de Sabão Ecológico, oficinas de Compostagem e de Horta Doméstica, e ainda a implantação de um Jardim de Água e Mel. Todas as atividades contam com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Candói.

 

 

 

 

Por - AEN

Candói - Serrarias Móveis Ilegais São Apreendidas em Ação da Polícia Ambiental

Em resposta a denúncias de crimes ambientais, equipes da Polícia Militar Ambiental realizaram fiscalizações e localizaram as serrarias operando ilegalmente em diferentes regiões do Estado.

Na localidade de Alto da Pedra, em Teixeira Soares, uma serraria móvel foi descoberta em funcionamento irregular. Em Candói, na localidade de Lajeadinho, outra serraria foi apreendida durante a operação. O responsável por esta última foi encaminhado para a lavratura de um termo circunstanciado, respondendo criminalmente por exercer atividade potencialmente poluidora sem autorização.

Ambos os infratores enfrentarão consequências legais por operar empreendimentos que causam impacto ambiental sem a licença necessária. No total, foram apreendidas duas serrarias móveis e lavrados autos de infração ambiental que somam R$ 2.400,00.

 

 

Candói - Motorista é Alvo de Disparos de Arma de Fogo

A Polícia Militar de Candói atendeu, no início da tarde deste sábado (24), uma ocorrência grave de ameaça e disparo de arma de fogo na BR-373. A ação aconteceu por volta das 12h44min e teve como vítima um homem de 61 anos, motorista de um caminhão Scania.

De acordo com o relato da vítima, ele trafegava pela rodovia quando percebeu que estava sendo seguido por três veículos: um Fiat Palio verde, um Chevrolet Astra Hatch bordô e um Chevrolet Celta prata. Em determinado momento, ouviu disparos de arma de fogo em direção ao caminhão que conduzia.

Ainda segundo o motorista, os ocupantes dos veículos seriam pessoas ligadas a uma suposta cobrança de dívida relacionada ao local onde ele trabalha. O motivo da cobrança seria um dano causado por ele a uma tampa de bueiro com o caminhão, em uma data anterior.

A equipe policial realizou patrulhamento na região em busca dos suspeitos, mas até o momento nenhum dos veículos foi localizado.

 

 

 

 

 

Por Portal Cantagalo

 

 

feed-image
SICREDI 02