A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) uma operação para investigar crimes de fraude em licitações e corrupção nos municípios de Boa Vista da Aparecida e Três Barras do Paraná, no Oeste do Estado.
A ação, coordenada pela Divisão Estadual de Combate à Corrupção, cumpre três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a um ex-secretário municipal da gestão 2021-2024 e à sede de uma empresa supostamente envolvida no esquema. O nome do investigado não foi revelado pela polícia.
Segundo o delegado Rogerson Luiz Ribas Salgado, as investigações começaram no início de 2024, a partir de uma denúncia anônima recebida pela unidade em Cascavel. A denúncia indicava que um servidor público estaria utilizando o cargo para direcionar processos licitatórios, beneficiando empresas ligadas a ele e comprometendo a lisura dos certames.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos e arquivos de mídia que poderão contribuir com o avanço das apurações. De acordo com o delegado, os materiais recolhidos devem permitir a identificação de outros envolvidos e a responsabilização penal dos suspeitos.
A operação apura crimes como fraude à licitação, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Há indícios de que algumas das irregularidades estejam ligadas a licitações realizadas com recursos da Lei Paulo Gustavo, além de compras de móveis e outros materiais.
"Já temos boa documentação e, com o material apreendido hoje, acreditamos que será possível finalizar a investigação com robustez. São diversos elementos e provas que indicam a conduta delituosa", afirmou o delegado.
A Polícia Civil segue com as diligências para esclarecer o alcance do esquema e dimensionar o possível prejuízo aos cofres públicos.
Por - Catve
Três veículos se envolveram em acidente no início da noite de sábado (24) na PR-484, em Três Barras do Paraná, no Oeste do Estado. A batida ocorreu por volta das 18h30, no km 81 da rodovia, entre o entroncamento da PR-180, em Boa Vista da Aparecida, e a PR-471.
De acordo com informações do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Fiat Fiorino vermelho, Chevrolet Cruze e Fiat Uno estiveram envolvidos na colisão. O Fiat Uno trafegava em sentido contrário aos outros dois veículos.
O condutor do Fiat Fiorino, 57 anos, e o motorista do Fiat Uno, 20, sofreram ferimentos leves e foram atendidos pelo SAMU e encaminhados ao hospital municipal. O condutor do Chevrolet Cruze, 32, não apresentou ferimentos.
O trânsito ficou parcialmente interrompido até a remoção dos veículos. As circunstâncias do acidente estão sob investigação.
Por CATVE
Um confronto armado entre suspeitos e policiais militares terminou com um homem morto e outro preso na noite de domingo (18) em uma área de mata no município de Três Barras do Paraná, na região Oeste do Estado.
De acordo com informações apuradas, a equipe da Polícia Militar tentava abordar dois indivíduos, quando ambos fugiram e se esconderam em uma região de mata. Durante a tentativa de abordagem, houve troca de tiros. Um dos suspeitos de 27 anos, foi baleado e morreu no local.
O outro homem, de 26 anos, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cascavel. Com ele, foram encontradas pequenas porções de maconha e cocaína. Segundo a polícia, o detido deve responder por tráfico de drogas. Os entorpecentes foram embalados e permanecem sob custódia da unidade policial de Três Barras. A ocorrência segue sob investigação.
Por - Catve
Foi localizado o corpo do homem que se afogou no Rio Adelaide em Três Barras do Paraná, nesta manhã desta quinta-feira (15). Vítima foi identificada como João Luiz Hoffmann.
A vítima foi encontrada próximo ao local que aconteceu o naufrágio, na segunda-feira (12). O corpo será encaminhado à Polícia Científica para identificação.
"Aproximadamente às 9h50, uma equipe nossa encontrou a vítima. Ela estava flutuando no lago, bem próximo ao local que ocorreu o naufrágio", explicou o tenente do Corpo de Bombeiros Lucas Delai.
O tenente comentou sobre o tempo para localizar a vítima. Segundo ele, há vários fatores para que o corpo vá para a superfície. No leito a profundidade pode chegar a 30 metros.
"Depende muito do clima, da temperatura da água. Então tem vários fatores da biologia do próprio corpo da vítima. Vai alguns dias, de três a sete dias, dependendo se a água for muito fria. Nesse caso agora, ele submergiu na segunda-feira e flutuou após três dias."
Com relação ao uso do colete, Delai informou que não é possível afirmar o que aconteceu com o equipamento de segurança.
Neste momento, as equipes do Corpo de Bombeiros estão no local e aguardam a chegada da Polícia Civil e da Polícia Científica para os procedimentos pertinentes.
SOBRE O CASO
Os trabalhos começaram ainda na segunda-feira (12), quando uma embarcação com três pessoas afundou. Conforme informado, os três homens usavam o colete salva-vidas, no entanto, o que a vítima usava se soltou ao cair na água. Os irmãos conseguiram se salvar.
Desde então, buscas foram realizadas até a noite de quarta-feira (14). Durante todo o dia, as equipes de resgate atuaram na região indicada pelo sobrevivente, usando como referência o local aproximado onde o desaparecimento ocorreu.
Para tentar localizar a vítima, foi empregado um sonar de maior potência, já que a área de buscas é extensa, com profundidade superior a 23 metros e visibilidade muito baixa.
Apesar dos esforços, o homem foi localizado apenas nesta quinta-feira (15).
Por - Catve
Na tarde desta terça-feira (06/05), por volta das 17h, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Mato Grosso, nº 10, em Três Barras do Paraná, após o furto de uma bicicleta.
O dono da bicicleta viu um menor andando com ela na rua e chamou a polícia. Ao ser abordado, o adolescente disse que ganhou a bicicleta do pai. A equipe foi até a casa do homem, que negou ter dado o presente.
Com apoio de imagens de câmeras de segurança, os policiais confirmaram que o menor foi quem furtou a bicicleta. Ele confessou o crime e disse que mentiu por ter problemas com o pai.
Todos foram levados à Delegacia de Quedas do Iguaçu para as providências cabíveis.
Por - Catanduvas em Foco
Na noite desta terça-feira (15), por volta das 18h20, a Polícia Militar prendeu um homem em flagrante por conduzir veículo sob efeito de álcool, desobediência, dano e resistência à prisão no município de Três Barras do Paraná.
A equipe policial realizava patrulhamento pela rua das Margaridas quando se deparou com uma motocicleta que avançou a preferencial na rua Rio Branco, quase colidindo com a viatura. Diante da infração e do risco de acidente, os policiais deram ordem de parada utilizando sinais sonoros e luminosos.
O condutor, no entanto, ignorou completamente as ordens da polícia e fugiu em alta velocidade pelas ruas da cidade. Durante a fuga, o suspeito tentou se esconder em uma residência, mas foi rapidamente localizado e abordado pela equipe.
Segundo o boletim de ocorrência, o homem resistiu ativamente à prisão, sendo necessário o uso progressivo da força por parte dos policiais para contê-lo e algemá-lo com segurança. Após ser detido, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Quedas do Iguaçu para os devidos procedimentos legais.
As infrações registradas no boletim incluem: condução de veículo com capacidade psicomotora alterada por influência de álcool ou substância psicoativa, desobediência, dano e resistência à prisão.
A motocicleta utilizada na fuga também foi apreendida.
Por - Catanduvas em Foco