O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) abriu nesta quarta-feira (13) um edital de concurso público para cargos de nível superior completo e de ensino médio.
Com vagas a serem preenchidas nas agências de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), o concurso será realizado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). O prazo para as inscrições vai até 10 de setembro.
Os cargos de nível superior, cujo salário inicial é R$ 10.142,62, são para a função de analista de projetos, com formação nas áreas de Administração, Agronomia, Contabilidade, Direito, Economia e Engenharia (Civil, Eletricista e Mecânica), e analista de sistema (Suporte e Administração de Banco de Dados). Também há vagas que exigem apenas ensino médio completo com salário inicial de R$ 4.036,74 para assistente administrativo.
No total, são 13 vagas para chamada imediata, além de formação de cadastro reserva, com carga semanal de 30 horas. O concurso está dividido, nas vagas de ensino superior, em Prova Teórico-Objetiva; Prova Discursiva para os candidatos classificados na Prova Teórico-Objetiva; e Prova de Títulos e de Experiência Profissional. A aplicação das provas da primeira fase está prevista para 26 de outubro.
Dúvidas podem ser encaminhadas por meio deste LINK ou pelos telefones (51) 3320-1043, para Porto Alegre, ou 0800 035 2000, para interior e outros estados.
O último concurso público realizado pelo BRDE foi em 2022. O banco oferece também convênio com plano de saúde e odontológico, auxílio-alimentação e participação nos resultados operacionais, entre outros benefícios. O resultado final está previsto para abril de 2026.
Acesse o Edital e confira todas as informações.
Por - AEN
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu quatro pessoas e cumpriu o sequestro judicial de R$ 3 milhões oriundos do tráfico de drogas. A operação foi deflagrada nesta quarta-feira (13), em Curitiba, Almirante Tamandaré, Guaratuba e na cidade de Joinville, em Santa Catarina.
Durante a ação, os policiais civis deram cumprimento a quatro mandados de prisão. Entre os capturados, um indivíduo também foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, pois foram encontradas 120 porções de substância análoga à cocaína em sua residência.
Foram cumpridos, ainda, seis ordens de buscas que resultaram na apreensão de objetos e documentos que servirão para a continuidade das investigações.
Os policiais civis também deram cumprimento ao sequestro de valores do líder do grupo criminoso investigado e a apreensão de um veículo de luxo que já estava com sequestro judicial decretado.
O líder da organização foi localizado e preso na cidade de Guaratuba, enquanto os demais mandados foram cumpridos nos municípios de Almirante Tamandaré, Curitiba e Joinville, sendo que nesta cidade a ação contou com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina.
“Durante as apurações, foram reunidos elementos que indicam que os investigados utilizavam um estabelecimento comercial como fachada para a distribuição de entorpecentes, mantendo intensa movimentação de valores incompatíveis com as rendas declaradas”, explicou o delegado João Paulo Martins.
A investigação realizada pela PCPR apontou transações que ultrapassaram R$ 1 milhão, bem como a aquisição de veículos e bens de alto valor logo após depósitos suspeitos
Com base nas provas colhidas, a Justiça decretou a prisão preventiva de cinco investigados, determinou buscas e apreensões em endereços vinculados ao grupo, autorizou a quebra de sigilo de dados de dispositivos eletrônicos apreendidos e ordenou o bloqueio judicial de valores e bens.
A ação desta quarta-feira visou interromper as atividades ilícitas e assegurar a responsabilização criminal dos envolvidos. Os quatro suspeitos foram encaminhados ao sistema penitenciário. A PCPR segue em diligências para capturar um quinto investigado que está foragido.
Por- AEN
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apresentou as principais iniciativas de combate às perdas de água e de melhoria da eficiência energética durante o 11º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em São Paulo.
O evento, que se encerra nesta quarta-feira (13), reúne especialistas e representantes de companhias de saneamento de todo o país para discutir desafios e soluções do setor. A participação da Sanepar destacou ações tecnológicas e operacionais voltadas à redução de desperdícios no sistema de abastecimento de água, além de estratégias para otimizar o consumo de energia nas operações da empresa.
O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, reforçou, na abertura do evento, a necessidade urgente de trabalhar para reduzir as perdas de água no País. “Com a aprovação do Marco Legal do Saneamento, as companhias de saneamento têm um desafio muito grande no intuito de buscar a universalização, que significa acesso à água tratada para 99% da população, acesso à coleta e tratamento de esgoto para 90%. Em se tratando de eficiência e eficácia operacional, o Marco estabelece que nós deveremos ter 25% de perdas no sistema distribuidor. E, isso requer um grande esforço, a Sanepar possui um dos menores índices do Brasil, com percentual de 34% e tem concentrado esforços com grande investimento para alcançar a meta do Marco Legal”, comentou.
No Brasil, o percentual de perdas gira em torno de 40%, de acordo com dados de 2023. “Nossas equipes estão sempre buscando conhecimento, soluções e subsídios junto a fornecedores de tecnologias, parcerias com empresas para desenvolvimento de projetos de inovação, investimento em startups no setor de saneamento, convênios com instituições de pesquisa e ensino. Enfim, a Sanepar está sempre de portas abertas e encontrando novos caminhos para a melhoria contínua e acelerada de seus processos”, destacOU Sérgio Wippel.
SOLUÇÕES INOVADORAS – O uso de sistemas para monitoramento de redes e tecnologias de detecção de vazamentos foi uma das ações de combate a perdas apresentadas pela Sanepar. “Um exemplo é o uso de um equipamento ultrassônico que grava o ruído da água. Os dados são analisados por um algoritmo que classifica o som, identificando prováveis vazamentos. Isso agiliza a localização de vazamentos e torna mais rápida a correção do problema, resultando em menor volume de água perdida”, contou o especialista da Sanepar, Marcelo Depexe.
Outra tecnologia que vem sendo aplicada é a inspeção não destrutiva de redes para atuação preventiva e corretiva, com o objetivo de mapear as condições de redes de água e dar a localização precisa de vazamentos, fissuras e outros problemas, principalmente em redes de maiores profundidades.
Outra iniciativa exitosa apresentada pela Sanepar é o Plano de Manutenção Preventiva de Adutoras (PMPA), implantado em 2016 de forma corporativa. O plano estabelece as responsabilidades de cada área da Companhia na realização de manutenções preventivas e corretivas em redes adutoras de água e em seus equipamentos, como válvulas, registros, ventosas, entre outros.
“No procedimento, há um método de priorização, que leva em conta fatores como idade das redes, material, diâmetro, importância da adutora na abrangência do sistema. Na compilação dessas informações, dividimos as adutoras em classes para realizar as manutenções a cada ano, a cada dois anos ou a cada três anos”, explicou o coordenador do Centro de Controle Operacional da Sanepar em Curitiba, Edymilson Luiz dos Santos.
A Sanepar já universalizou o acesso a água tratada, com atendimento à 100% da população urbana dos 344 municípios do Paraná e 1 de Santa Catarina, atendidos pela empresa. Para atender todos estes municípios, a malha de rede de distribuição de água da empresa ultrapassa 67 mil quilômetros.
Por - AEN
Com nova unidade cerealista e estrutura para insumos, cooperativa reforça presença no Mato Grosso do Sul e investe na parceria com produtores para impulsionar o desenvolvimento regional
Na última segunda-feira (11), a Primato Cooperativa Agroindustrial promoveu uma reunião de negócios em Laguna Carapã (MS), que reuniu diretoria, membros do conselho de administração, parceiros comerciais, produtores locais e o prefeito do município, Itamar Bilibio. O evento foi marcado por diálogo, troca de experiências e pela apresentação da cooperativa a um público considerado estratégico para o agronegócio regional.
O encontro também destacou a importância da nova unidade cerealista e da Casa do Produtor, cuja ampliação será inaugurada em dezembro de 2025. Na primeira etapa, a unidade terá capacidade para receber 330 mil sacas de milho e, na próxima safra, 660 mil sacas de soja.
Fundada em 1997 no oeste do Paraná, a Primato reúne atualmente mais de 11 mil cooperados distribuídos em mais de 330 municípios, atendidos por 51 unidades que oferecem soluções completas para o campo, da produção à comercialização, com qualidade, agilidade e foco em resultados. Além das unidades no Paraná, a cooperativa já atua no Mato Grosso do Sul, onde mantém, em Dourados, uma indústria de ração e uma multiplicadora de leitões.
Durante a reunião, a mensagem institucional foi clara: a chegada da Primato a Laguna Carapã significa mais oportunidades, desenvolvimento e solidez para o mercado agrícola local. “Estamos aqui porque acreditamos que grandes conquistas se constroem em parceria. E é com esse espírito cooperativista que queremos dizer: Laguna Carapã agora também faz parte do Universo Primato. Nosso propósito é produzir alimentos saudáveis, por meio da cooperação, inovação e sustentabilidade, gerando valor para os cooperados, colaboradores e para toda a sociedade. Isso só é possível porque contamos com uma equipe técnica preparada, pronta para atender, ouvir e apoiar o produtor em todas as etapas”, afirma o presidente da Primato, Anderson Léo Sabadin.
O gerente agrícola da unidade cerealista de Laguna Carapã, Dionei Antonio Hahn, destacou que a nova estrutura trará ganhos concretos para a logística e para o atendimento ao produtor. “A nova estrutura da Primato em Laguna proporcionará ao produtor mais agilidade no recebimento de grãos. É uma região com potencial produtivo muito grande e, quando temos uma safra boa, como a deste ano, registramos filas de até dois dias nas unidades de recebimento. A nova instalação permitirá maior fluxo, o que ajuda muito o produtor”, explicou.
Segundo Hahn, a unidade também oferecerá insumos agrícolas com condições diferenciadas, além de assistência técnica qualificada. “O produtor terá mais uma opção na hora de fechar suas compras.
A cooperativa oferece possibilidade de troca de insumos por grãos, com valorização interessante devido à industrialização que temos. Já estruturamos quatro agrônomos para atender todo o município e região. Essa assistência técnica é um ponto importante. Em cerca de 20 dias de operação, já recebemos quase 100 mil sacas de milho, o que mostra a confiança do produtor e a segurança que a Primato traz ao município”, ressaltou. Ládia Inês Kohler Kliemann, membro do conselho de administração da Primato e coordenadora do Comitê da Mulher Primato, reforçou que a instalação da unidade cerealista é estratégica para o futuro. “Um dos fatores mais estratégicos para a instalação em Laguna Carapã é a possibilidade de expansão na área de grãos. Há muita terra a ser produzida e a Primato enxergou essa necessidade. Pedimos que abracem a unidade e façam jus ao investimento que a cooperativa está realizando. Talvez, no futuro, possamos ter também produção de suínos, aves e tilápias, fortalecendo ainda mais a economia local”, salientou.
Ela também celebrou a participação feminina e familiar no evento: “Fiquei muito feliz em ver a presença das mulheres nessa reunião de negócios. Quando a mulher participa da propriedade, ela constrói junto uma estrutura mais firme e produtiva. Tivemos crianças presentes, que podem ser os sucessores do amanhã. Agradecemos a presença das famílias, pois acredito que esse é o caminho para o nosso futuro”.
O prefeito Itamar Bilibio também participou do evento, reforçando a importância de parcerias sólidas entre cooperativas e produtores para o desenvolvimento da região. A Primato, por sua vez, intensifica o compromisso de caminhar lado a lado com os agricultores, fortalecendo a produção, a rentabilidade e o cooperativismo em Laguna Carapã.
Por assessoria
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), oficializou nesta semana as autorizações para licitações em nove municípios, totalizando R$ 81.743.806,31 em investimentos. Os recursos, provenientes de transferências voluntárias, contemplam obras de pavimentação, iluminação pública, compra de equipamentos rodoviários e construção de abrigos de ônibus.
O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, ressaltou que a iniciativa é um compromisso do governador Ratinho Júnior com os municípios, sejam eles pequenos, médios ou grandes, com o objetivo de transformar todas as regiões do Estado.
“O Paraná não para. Há investimentos que vão da aquisição de equipamentos à implantação de abrigos de ônibus, mas o destaque fica para o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que nos orgulha pois tira a população da poeira e da lama. É o maior programa desse gênero na América do Sul, que além do asfalto, leva a calçada, o passeio, a iluminação de LED, uma transformação nos municípios”, diz.
Corbélia foi o maior contemplado nessa etapa, com R$ 37,4 milhões divididos em pavimentação em diversos bairros e construção de 19 abrigos de ônibus. “São obras que vão impactar diretamente a mobilidade e o conforto da população. É um investimento histórico para Corbélia,” comemorou o prefeito Thiago Stefanello.
O prefeito de Maria Helena, Marlon, celebrou a liberação de R$ 11 milhões destinados à pavimentação urbana total no município. “Hoje, com o apoio do Governo do Estado, conseguiremos finalizar 100% da pavimentação na área urbana de Maria Helena. Isso traz dignidade à população, melhora a infraestrutura e valoriza a cidade. É um avanço enorme para todos nós”, destacou.
O município de Cantagalo foi contemplado para pavimentação asfáltica em CBUQ nos bairros Jardim Santana e Vila Caçula, em mais de R$ 7 milhões, aporte que foi comemorado pelo prefeito João Konjunski.
Boa Vista da Aparecida, com mais de R$ 9,6 milhões, realizará pavimentação sobre pedras irregulares em cerca de 58 mil m². “É um marco para o desenvolvimento da cidade”, disse o prefeito Eduardo Henrichs.
Piên receberá R$ 4,8 milhões para pavimentação em diversas ruas, enquanto Laranjal contará com R$ 1,1 milhão para pavimentação e recape urbano. Os prefeitos Maicon Tiguera (Piên) e Maycon Lopes (Laranjal) participaram dos eventos de autorização das licitações.
Com R$ 4,2 milhões, Honório Serpa pavimentará a estrada vicinal no distrito do Pinho Fleck. “Essa obra é estratégica para o escoamento da produção e o acesso das comunidades rurais. Um avanço para o desenvolvimento local”, disse o prefeito Professor João.
Campina da Lagoa receberá R$ 1,1 milhão para aquisição de uma motoniveladora nova. O prefeito Padre Gianny destacou a importância do equipamento. “Com essa máquina vamos melhorar a manutenção das estradas rurais e garantir mais segurança no transporte. É um ganho significativo para nossa infraestrutura”.
Para Astorga, o investimento é voltado à iluminação LED. A prefeita Suzie Pucillo ressaltou a substituição das luminárias convencionais com investimento de R$ 4,3 milhões. “Essa modernização vai reduzir custos, melhorar a segurança e valorizar os espaços públicos. É um passo importante para tornar Astorga mais sustentável”.
PRESENÇAS – Também participaram dos eventos de autorização os deputados estaduais Alexandre Curi, Adão Litro, Ademar Traiano, Maria Victoria, Luiz Fernando Guerra, Gugu Bueno e Artagão Junior.
Por - AEN
Do total, R$ 20 milhões foram viabilizados pelo deputado Gugu Bueno
O município de Corbélia foi contemplado com um investimento de R$ 37 milhões para obras de pavimentação asfáltica, o maior da história da cidade. O recurso, já aprovado e com projetos entregues, permitirá a pavimentação de aproximadamente 20 quilômetros de vias urbanas, eliminando por completo as ruas sem pavimento no perímetro urbano. A obra entre no Programa Asfalto Novo, Vida Nova, idealizado pelo governador Ratinho Junior, que leva asfalto para todas as cidades do Paraná.
A liberação do recurso para Corbélia ocorreu em Curitiba, nesta terça-feira (12) com participação do deputado estadual Gugu Bueno, 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP); do secretário das Cidades, Guto Silva; do prefeito Thiago Stefanello, e do vice-prefeito, Sandro Huf.
Para o 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Gugu Bueno, a liberação do recurso é um marco para o município. “É um momento histórico para Corbélia. Hoje liberamos para o município um total de R$ 37 milhões em pavimentação, dos quais R$ 20 milhões foram viabilizados por meio do nosso mandato parlamentar. É uma grande satisfação poder ajudar o município, o prefeito Thiago Stefanello, do nosso vice-prefeito Sandro Huf, e de tantas lideranças comprometidas com o desenvolvimento local,” afirmou.
O secretário das Cidades, Guto Silva, reforçou a relevância da obra no contexto estadual. “É o maior volume de recursos já liberado de uma vez só para Corbélia. São R$ 37 milhões que tiram milhares de pessoas da poeira e da lama. É o programa Asfalto Novo, Vida Nova chegando com força total. Mérito da agilidade da equipe do prefeito Thiago, da força política do deputado Gugu Bueno e do compromisso do governador Ratinho Junior,” disse.
Gugu Bueno também reconhece o esforço técnico da administração municipal, destacando a agilidade na elaboração e entrega dos projetos. “O município de Corbélia foi um dos que mais rapidamente conseguiu providenciar os projetos. Eles já foram entregues, o convênio já está assinado. Não teremos uma quadra de rua em Corbélia sem asfalto. É, sem dúvida, um momento importante e marcante, e agradeço ao governador Ratinho Junior e ao secretário Guto Silva por possibilitarem essa grande conquista,” completou o 1º secretário.
O prefeito de Corbélia, Thiago Stefanello, também celebrou a conquista e confirmou que o processo já está em fase de licitação. “Isso vai ajudar muito a nossa população Aqui no dia de sol tem muito poeira e no dia de chuva tem muito barro e agora isso vai acabar”.
Como os projetos já estão prontos, a obra em breve irá para licitação. “Nós já entregamos o projeto, o projeto já foi aprovado, nós já assinamos o convênio e agora nós temos a autorização da licitação. Ainda em agosto vamos lançar o edital e conhecendo a empresa vencedora que já inicia as obras no mês de setembro, no mais tardar outubro. Corbélia será 100% pavimentada no perímetro urbano”, explica Stefanello.
Por - Assessoria








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