Pesquisa do Paraná desenvolve avião agrícola de pulverização não tripulado

Com o objetivo de alcançar avanços na tecnologia aeronáutica paranaense, foi lançado sexta-feira (25) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte.

O foco inicial das pesquisas é o avião agrícola de pulverização não tripulado. O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, de asa fixa pesando acima de uma tonelada). A longo prazo, espera-se realizar um voo autônomo desta aeronave. Os estudos terão investimento do Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, de R$ 2,7 milhões.

A proposta dos pesquisadores apresenta uma solução tecnológica inovadora para o sistema de controle de uma aeronave de asa fixa com propulsão a combustão, aplicada à pulverização agrícola, capaz de realizar um voo supervisionado, inclusive com auxílio de sistemas de apoio ao piloto remoto, baseados em câmeras e sistemas embarcados inteligentes integrados ao AgroVANT. Integram o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Aeronaves de Pequeno Porte, pesquisadores da UTFPR, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da IPE Aeronaves.

Segundo o pesquisador do Laboratório de Inovação e Tecnologia em Sistemas Embarcados e Energia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e articulador do NAPI Aeronaves, Douglas Renaux, o desenvolvimento do sistema de controle digital para uma aeronave não-tripulada, com massa superior a 1 tonelada, capaz de realizar voos autônomos é de elevada complexidade e uma iniciativa pioneira.

“Não se tem conhecimento de uma aeronave com este porte, para aplicação civil, atualmente em operação no mundo. Inicialmente ele vai ser pilotado remotamente, ou seja, vai ter uma pessoa no chão responsável pela pilotagem. Ao longo do tempo a gente quer ir aumentando o nível de autonomicidade da aeronave até que a gente possa ter uma aeronave 100% autônoma”, explica o pesquisador.

Desta forma, será possível programar a aeronave antecipadamente indicando de onde ela deve decolar, pra onde ela deve voar, como ela deve pulverizar e como ela deve retornar. “Esperamos um aumento enorme de efetividade, de eficiência, e também de segurança porque hoje a área de aviação agrícola é causadora de muitos acidentes. Tirando o piloto de dentro da aeronave vamos conseguir ganhos muito significativos”, ressalta Douglas Renaux.

BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE – No projeto os pesquisadores serão responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas aviônicos e os trabalhos com engenharia de materiais enquanto a empresa paranaense IPE Aeronaves,  atuando há 50 anos no mercado, participa com a aeronave que vem sendo desenvolvida há mais de dois anos pela empresa.

“Se formos avaliar a área pulverizada no Brasil, são mais de dois bilhões de hectares que tem que ser pulverizados, com uma grande necessidade de sistemas ou máquinas. Com essa tecnologia que nós estamos desenvolvendo e vamos oferecer ao agricultor, nós vemos isso como um mercado enorme a ser atingido, não só no Brasil como na América do Norte, e, futuramente, na África e até na Europa, pois não tem nada similar a isso no mundo”, afirma o sócio gerente da IPE Aeronaves e presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPETEC), João Carlos Boscardin.

Levantamentos da empresa mostram que, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, um piloto é vítima de acidente fatal a cada mês. “Fora outros acidentes com sequelas. Por ser uma atividade muito repetitiva, é muito fácil você poder tirar o piloto de dentro da aeronave reduzindo estes números”, destaca Boscardin.

Atualmente, as aeronaves sem piloto que fazem a pulverização agrícola são da categoria chamada multicópteros, com hélices voltadas para cima, como em um helicóptero. Precisam carregar o próprio peso através do esforço do motor, o que faz com que a autonomia e a eficiência deles sejam muito baixas. Só conseguem carregar alguns litros do produto, enquanto o projeto proposto possui uma aeronave de asa fixa, mais eficiente, com capacidade de voar com mais de uma tonelada.

“Enquanto os multicóprteros voam talvez a 20 km/h, a gente voa  a 150 km/h por hora. Então há um ganho significativo de eficiência, muito mais área pulverizada em muito menos tempo, muito menos consumo de combustível e de energia”, ressalta o articulador do NAPI Aeronaves Douglas Renaux.

“Temos a participação de universidades importantes e de uma empresa que tem uma importância grande no desenvolvimento de novas propostas para o Estado que é a IPE. Nessa parceria a eletrônica embarcada vai ser feita pelas universidades paranaenses. Então vejam a importância disso, a possibilidade de criarmos riqueza, renda e emprego de alto valor agregado com a produção de AgroVANT no estado Paraná”, enfatizou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

O reitor da UTFPR, Everton Ricardi Lozano da Silva, ressaltou a importância da estratégia dos NAPIs para o avanço da ciência e inovação no Paraná. “A UTFPR participa de maneira direta de mais de 20 NAPIs. E este é um NAPI estratégico por ser uma iniciativa inédita. Promete a entrega de uma solução de alto impacto para a sociedade e não só paranaense, mas em nível nacional e internacional. A expectativa é de que a gente consiga entregar para a sociedade um produto altamente sustentável e tecnológico”, disse o reitor.

Outro benefício fundamental da proposta é a capacidade de realizar pulverizações noturnas ou em condições de visibilidade reduzida, otimizando a utilização do tempo e respondendo às demandas sazonais da agricultura.

A eliminação das perdas de plantio nos pontos onde as máquinas agrícolas deixam rastros de pneus representa uma melhoria adicional na eficiência operacional, enquanto a ausência de compactação do solo, frequentemente causada pelo peso do maquinário agrícola, contribuirá para a preservação da qualidade do solo ao longo do tempo.

 

 

 

 

 

Por -AEN

Jovem é preso após furtar picanha de um supermercado

Um jovem de 26 anos acabou preso após furtar um quilo de picanha e um litro de Campari em um supermercado. A Polícia Militar (PM) registrou a ocorrência de furto no noite desse sábado (26) no Centro de Guarapuava. Um segurança do estabelecimento abordou o jovem na saída do supermercado ele percebeu que ele estava com os itens escondidos embaixo da blusa.

A equipe policial recebeu um chamado informando uma situação de furto em um supermercado. Quando os policiais chegaram ao local, o gerente do estabelecimento, de 31 anos, informou que o jovem furtou uma peça de picanha, que pesa 1,3 quilos e um litro de Campari. Além disso, ele relatou que um segurança do supermercado abordou o ladrão na saída e notou que ele estava com os itens escondidos embaixo da blusa.

Posteriormente, o gerente do estabelecimento informou que tinha as imagens das câmeras de segurança que comprovavam o fato. Além disso, afirmou que o jovem já havia furtado outros itens em datas anteriores. Diante dos fatos, a equipe policial encaminhou todas as partes envolvidas até a 14º SDP para procedimentos cabivéis.

 

 

 

 

 

Por Portal RSN

 

 

 Supermercado do mundo: Paraná exporta mais alimentos que países como Japão, Portugal e Coreia do Sul

Com uma agroindústria diversificada e reconhecida internacionalmente pela qualidade, o Paraná está se destacando no comércio exterior ao exportar mais alimentos e bebidas do que a maioria dos países do mundo. Se fosse um país, o Estado seria o 29º maior exportador de produtos alimentícios do planeta , à frente de países importantes como Indonésia, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Suíça, Grécia, Portugal, Japão e Egito.

As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e da plataforma TradeMap, com dados organizados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Os números, referentes a 2023, são os mais recentes disponíveis sobre o comércio exterior de alimentos no mundo.

O levantamento aponta que o Paraná exportou US$ 13,5 bilhões ao longo do ano em alimentos e bebidas. A Indonésia, que tem mais de 280 milhões de habitantes, por exemplo, exportou US$ 13 bilhões. Logo atrás do Paraná ainda estão África do Sul (US$ 12,1 bilhões), Singapura (US$ 11,5 bilhões) e Suécia (US$ 11,4 bilhões).

O Paraná ainda tem uma vantagem considerável na venda de alimentos e bebidas em relação a outros países como Grécia (US$ 8,2 bilhões), Portugal (US$ 8,1 bilhões), Japão (US$ 7,7 bilhões), Egito (US$ 7,6 bilhões), Malásia (US$ 7,6 bilhões) e Marrocos (US$ 7,3 bilhões).

O Estado ainda comercializa mais do que o dobro do que exportam Paquistão (US$ 6,6 bilhões), Colômbia (US$ 6,5 bilhões), Lituânia (US$ 6,4 bilhões), Bulgária (US$ 6,1 bilhões), Irã (US$ 5,7 bilhões) e Uruguai (US$ 5,4 bilhões), por exemplo.

Ao todo, as exportações de alimentos e bebidas movimentaram US$ 1,64 trilhão ao longo do ano de 2023. Os Estados Unidos ficaram na liderança global do ranking, com US$ 149,3 bilhões exportados, seguido pelo Brasil, com US$ 125 bilhões.

“Estes resultados refletem de forma muito direta as ações conjuntas das políticas públicas do Governo do Estado com o setor produtivo, como o agronegócio e a indústria, de maneira que os produtos do Paraná estão chegando aos seus destinos internacionais cada vez mais com valores agregados” afirmou o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado.

POTENCIALIDADES – A exportação de grãos, como milho e soja, representa mais de 44% das vendas de alimentos do Paraná. Ao todo, foram US$ 6 bilhões comercializados entre grãos e sementes com outros países. A força do Paraná nesta área é resultado da vocação do Estado para o agronegócio e do trabalho intenso das cooperativas locais, que figuram entre as maiores do mundo.

Com apoio do Estado, várias cooperativas têm investido para industrializar suas produções, visando o aumento de competitividade no mercado global. Resultado disso, o Valor Bruto da Produção (VBP) estadual de óleos e gorduras, por exemplo, dobrou desde 2019, saltando R$ 14,9 bilhões para R$ 30,5 bilhões.

Outro grupo de produtos importante na pauta de exportações do Paraná é o de carnes, com US$ 4,1 bilhões comercializados com outro país. O Estado, por exemplo, é o líder nacional na produção de frangos e o segundo maior produtor suínos. Nesta semana, o Estado abriu mais um mercado para exportação de carne suína, o Chile, cujo Ministério da Agricultura reconheceu o Estado como zona livre de febre aftosa sem facinação.

Considerando apenas a exportação de carnes de aves, carne suína, açúcar, soja e milho, que são os principais produtos vendidos pelo Estado, o Paraná seria o terceiro maior exportador do mundo, com US$ 11,4 bilhões, atrás apenas de Brasil (US$ 81,6 bilhões), Estados Unidos (US$ 50,6 bilhões). Logo atrás do Paraná, estariam Argentina (US$ 8,6 bilhões), Ucrânia (US$ 7,8 bilhões) e Espanha (US$ 7,4 bilhões), por exemplo.

ECONOMIA – Os números fazem parte de um cenário econômico dinâmico registrado pelo Paraná nos últimos anos. Desde 2019, o Estado tem se consolidado como um dos principais destinos de investimentos privados no Brasil, atraindo mais de R$ 300 bilhões em aportes destinados à instalação de novas fábricas, ampliações industriais e chegada de empresas de diversos setores. Esse movimento reflete a confiança do setor produtivo em um ambiente de negócios mais eficiente, moderno e competitivo.

Como resultado direto dessa transformação, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado praticamente dobrou em seis anos, passando de R$ 440 bilhões em 2018 para R$ 718,9 bilhões em 2024. Com esse salto, o Paraná alcançou a quarta posição entre as maiores economias do país, superando o Rio Grande do Sul.

O avanço econômico também se traduziu em resultados concretos para a população. Em 2024, o Estado registrou a menor taxa de desemprego de sua história, com apenas 3,3% de desocupação, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é inferior ao de países desenvolvidos como Alemanha (3,4%), Itália (5,8%), Canadá (6,5%) e França (7,6%).

 

 

 

 

 

 

POr - AEN

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