O Chile reconheceu o Paraná como zona livre de febre aftosa sem vacinação, o que significa a autorização para importar carne suína de produtores paranaenses. O anúncio oficial deve ser feito entre esta terça-feira (22) e amanhã (23), no âmbito da visita da comitiva do presidente chileno Gabriel Boric ao Brasil.
A decisão foi antecipada pelo ministro da Agricultura chileno, Esteban Valenzuela.
“Reconhecemos que o Paraná está livre de febre aftosa e, portanto, poderemos receber carnes deste estado muito importante do sul do Brasil”, anunciou Valenzuela, nas redes sociais.
De acordo com o ministro chileno, a iniciativa é parte dos esforços para reforçar as relações comerciais entre os dois países, fortalecendo o comércio de produtos agropecuários. Ele informou ainda que as autoridades chilenas seguem negociando a compra de carne com representantes de outras unidades federativas brasileiras que atendam às exigências fitossanitárias impostas pelo Serviço Agrícola e Pecuário (SAG) do Chile.
O reconhecimento chileno é uma demanda antiga dos frigoríficos paranaenses, conforme o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, Luis Rua.
“Este é um pleito muito antigo do estado [Paraná] […] e, logo, logo, as empresas paranaenses deverão estar exportando carne suína para o Chile”, comentou Rua, classificando como “muito importante” o anúncio.
Em 2024, o estado foi o terceiro maior exportador de carne suína entre as unidades federativas livre de aftosa.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), no ano passado, as exportações de carne suína (considerando produtos in natura e processados) totalizaram 1,352 milhão de toneladas. O resultado, 10% superior ao de 2023, estabeleceu um novo recorde para o setor, que obteve cerca de US$ 3,03 bilhões com as vendas externas.
Do volume total de carne suína exportada, o Paraná respondeu com 185,5 mil toneladas, ficando atrás apenas de Santa Catarina (730,7 mil toneladas) e Rio Grande do Sul (289,9 mil toneladas).
Mel chileno
Em contrapartida à decisão do Chile, o Brasil abriu seu mercado para compra de mel chileno.
“Há uma grande notícia para nosso [chileno] setor apícola. O Brasil decidiu autorizar o ingresso [em território brasileiro] de nossas exportações de mel”, acrescentou Esteban Valenzuela.
Febre aftosa
Desde 2021, a Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa), principal autoridade mundial em saúde animal, reconhece o Paraná como um dos estados brasileiros livre de febre aftosa sem vacinação, ao lado de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso. Na ocasião, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) celebrou o fato apontando que o reconhecimento internacional "coloca o Paraná em um outro patamar, permitindo-o acessar mercados que pagam mais pelos produtos com essa chancela de qualidade."
Além disso, em maio de 2024, após o fim da última campanha nacional de imunização, ogoverno brasileiro anunciou que todo o rebanho nacional está livre da doença.
A autodeclaração nacional é uma etapa necessária para que a Omsa reconheça o status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação ao restante do território brasileiro.
Por - Agência Brasil
O prazo de pagamento da quarta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para donos de veículos com finais de placa 3 e 4 encerra nesta quarta-feira (23).
Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem fazer o pagamento da quarta cota do imposto ao longo desta semana, sem a incidência de juros. É crucial ficar atento às datas de vencimento, que variam de acordo com o final da placa do veículo. Em caso de atraso, a multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.
OPÇÕES DE PAGAMENTO – Assim como já ocorria em anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos Correios. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las para pagamento por meio dos canais oficiais. Como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.
Uma alternativa de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, a partir de mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado.
Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes. Neste caso, a Fazenda e a Receita chamam a atenção para as taxas cobradas pelas instituições operadoras. A tabela dos juros aplicados por cada uma delas está disponível AQUI.
ALERTA GOLPES – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é de que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que fornecem formas seguras de realizar os pagamentos.
Confira o calendário de pagamento da quarta parcela do imposto:
Placas 1 e 2: 22 de abril (vencido)
Placas 3 e 4: 23 de abril
Placas 5 e 6: 24 de abril
Placas 7 e 8: 25 de abril
Placas 9 e 0: 28 de abril
Por - AEN
Maior durabilidade e segurança, menos emissão de CO2 com redução na média das temperaturas urbanas, alto potencial de reciclagem e garantia do bem-estar animal.
Esses são alguns dos benefícios ambientais do programa de pavimentação de rodovias em concreto em execução pelo Governo do Paraná. Ao todo, são 13 diferentes trechos que somam cerca de 340 quilômetros entre projetos concluídos, em execução ou planejados, com investimento superior a R$ 1 bilhão.
Entre as estradas que foram pavimentadas por meio da concretagem, destaque para a PRC-280, que liga o Oeste e o Sudoeste do Estado, e a fase inicial da Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, ambas já concluídas. Outros exemplos em andamento são o Corredor Metropolitano de Curitiba e as ligações entre Guarapuava e Turvo e entre Matinhos e Pontal do Paraná.
Coordenadora do setor de Licenciamento e Empreendimentos Viários do Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Zilda Romanovski explica que a substituição da manta asfáltica por concreto otimiza a relação entre o meio ambiente e a urbanização. Cita, como exemplo, o impacto direto no clima. Segundo ela, a temperatura média de construções em asfalto gira em torno de 46ºC, reduzindo cerca de 10ºC nas intervenções em concreto.
“A claridade do concreto reflete mais luz solar, ao contrário do asfalto, que a retém. Isso faz com que a temperatura de uma pista em concreto, por exemplo, fique na casa dos 36ºC, ou seja, consideravelmente mais baixa do que os pisos em asfalto”, afirma a coordenadora. “Vale lembrar que a redução das temperaturas médias é um dos grandes objetivos do Paraná em tempos de mudanças climáticas. Por isso a utilização do concreto nas rodovias nos coloca vários passos à frente nessa caminhada pelo bem-estar ambiental”, complementa Zilda.
Essa diminuição é essencial para combater o fenômeno chamado “ilhas de calor”, concentrado em centros urbanos. “Com o resfriamento das vias o consumo de energia diminui, os riscos de incêndios florestais caem e a qualidade de vida da população melhora. Além disso, os animais silvestres que caminham pelas rodovias têm mais segurança e menos riscos de sofrer queimaduras”, diz a técnica.
Chefe do escritório regional do IAT em Toledo, Volnei Bisognin ressalta que o projeto está em sintonia direta com as diretrizes ambientais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). “O Brasil tem metas ousadas para a redução do CO₂, estabelecidas nos acordos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) de 2024. E, mais uma vez, o Paraná sai na frente ao priorizar o concreto em ligações rodoviárias importantes do Estado”, destaca ele.
“Ao contrário da massa asfáltica, o concreto não leva petróleo, que é um dos responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa, na sua composição. Assim, ecologicamente e economicamente, o concreto tem muito mais vantagens”, acrescenta Bisognin.
O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, afirma que a vantagem ambiental do piso de concreto é confirmado por um estudo elaborado pela autarquia. “Realizamos um estudo em parceria com a Votorantim, utilizando a PRC-280 entre Palmas e o Trevo Horizonta, em General Carneiro, com análise dos dados pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV, levando em consideração desde a extração da matéria-prima até a manutenção da pista, anos após sua conclusão, que comprovou a vantagem do pavimento rígido quanto às emissões de CO₂”, aponta. “A obra de restauração em concreto da PRC-280 utilizando a técnica whitetopping é pioneira no Paraná, combinando inovação e sustentabilidade. Além do conforto e segurança proporcionado pelo pavimento rígido de concreto, ao longo de sua vida útil ele resulta em uma emissão menor de gás carbônico em relação ao pavimento asfáltico”, conclui.
MAIS BENEFÍCIOS – Os benefícios, porém, vão além. A instalação otimizada e a produção do concreto consomem menos recursos não-renováveis que o asfalto. Além disso, ao não levar petróleo na combinação, reduz significativamente a emissão de gás carbônico, impactando na melhoria da qualidade de vida da população.
Já na parte da instalação, o concreto também requer uma escavação mínima, diminuindo os custos de movimentação do solo e a produção de resíduos. Além disso, uma grande vantagem desse tipo de pavimento é que é possível reciclar o concreto.
Um dos métodos da instalação é o chamado whitetopping, que consiste na aplicação de uma grossa camada de concreto por cima de uma manta asfáltica já existente. Essa técnica barateia a obra, além de torná-la ainda mais rápida e prática. O trecho entre General Carneiro e Palmas foi o primeiro do Paraná a ser revitalizado por meio da tecnologia, em março de 2023.
Lista de obras em concreto:
- Três lotes da revitalização da PRC-280 (General Carneiro a Pato Branco)
- Revitalização da ligação entre Goioerê e Quarto Centenário
- Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel
- Duplicação da ligação entre Guarapuava e Turvo (três lotes)
- Duplicação da ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná
- Pavimentação da ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais
- Revitalização da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira
- Corredor Metropolitano da Capital - Novo Contorno Sul de Curitiba
Por - AEN
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) localizou com auxílio de um óculos de visão noturna um adolescente de 14 anos que estava desaparecido há mais de 30 horas.
O garoto foi encontrado desorientado, sexta-feira (18), com fome e frio, às margens de uma rodovia na região de Terra Rica, no Noroeste do Estado.
A ação bem-sucedida contou com o uso de equipamentos de alta tecnologia, entre eles os óculos que permitiram aos policiais percorrer áreas com visibilidade reduzida e prosseguir com a busca mesmo durante a noite. O jovem, que é morador da cidade de Guairaçá, foi avistado durante uma varredura noturna e resgatado com segurança.
Segundo o delegado da PCPR José Júlio Bolzani Soares, a atuação dedicada da equipe, aliada aos recursos tecnológicos avançados, foi essencial para o rápido desfecho do caso. “Cada minuto era crucial. A utilização dos óculos de visão noturna possibilitaram ampliar significativamente nosso campo de busca mesmo durante a noite”, explica.
O adolescente foi entregue aos familiares, pois não apresentava ferimentos. A família, que já havia feito o boletim de ocorrência, agradeceu aos policiais pelo empenho e pela agilidade na localização do garoto.
A PCPR segue investigando as circunstâncias do desaparecimento garoto.
Por - AEN
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 110 acidentes, 119 pessoas feridas e sete mortes durante a Operação Semana Santa – Tiradentes 2025, realizada nas rodovias federais do Paraná entre os dias 17 e 21 de abril.
Entre os acidentes fatais, três envolveram atropelamentos de pedestres, registrados nas BRs 376 e 277, nos municípios de São José dos Pinhais, Mandaguaçu e Morretes, todos no período noturno. Os demais acidentes com morte foram provocados por colisões: duas frontais (em Quitandinha e Corbélia), uma lateral (Ibiporã) e uma com objeto estático sobre a pista (Morretes, à tarde).
A análise dos dados mostra que 42,8% das mortes ocorreram por atropelamento e 57,2% em colisões. A maioria das ocorrências aconteceu no período da noite e sob pista seca, embora um dos casos tenha ocorrido em curva e com pista molhada, na BR-369.
Além do atendimento a acidentes, a PRF intensificou as ações de fiscalização e combate a infrações. Durante os cinco dias de operação, foram 10.667 pessoas fiscalizadas e 8.374 veículos abordados. Os policiais realizaram 7.440 testes de etilômetro, resultando na prisão de quatro motoristas por embriaguez ao volante. No total, foram lavrados 5.225 autos de infração e 325 veículos foram recolhidos por irregularidades.
Outro destaque foi o uso de radares para coibir o excesso de velocidade, que resultou em 14.069 flagrantes de motoristas acima do limite permitido. Isso representa uma média de aproximadamente 1,95 por minuto — ou seja, quase dois motoristas multados por minuto por desrespeitarem os limites de velocidade.
As ocorrências com morte foram registradas nas seguintes rodovias:
Nº | Data | Rodovia | Município | Período do dia | Condição climática | Tipo de acidente | Causa presumível | Nº de Mortes |
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1 | 17/04/2025 | BR-277 | Morretes | Tarde | Pista seca | Colisão com objeto estático | Queda de árvore sobre a pista | 1 |
2 | 17/04/2025 | BR-376 | São José dos Pinhais | Noite | Pista seca | Atropelamento de pedestre | Pedestre na pista | 1 |
3 | 18/04/2025 | BR-369 | Corbélia | Tarde | Pista molhada | Colisão frontal | Chuva intensa | 1 |
4 | 21/04/2025 | BR-369 | Ibiporã | Noite | Pista seca | Colisão lateral | Falta de reação do condutor | 1 |
5 | 21/04/2025 | BR-376 | Mandaguaçu | Noite | Pista seca | Atropelamento de pedestre | Pedestre na pista | 1 |
6 | 21/04/2025 | BR-116 | Quitandinha | Noite | Pista seca | Colisão frontal | Colisão entre caminhão e motocicleta | 1 |
7 | 21/04/2025 | BR-277 | Morretes | Noite | Pista seca | Atropelamento de pedestre | Pedestre atingido por dois veículos | 1 |
Por - PRF
Os registros nas estradas estaduais durante o feriado de Páscoa e Tiradentes mostram o resultado da intensificação da ação da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
Houve 5.297 autos de infração de trânsito no período e 11.507 imagens de radar de veículos trafegando acima da velocidade permitida. As forças policiais flagraram 128 condutores embriagados, com sinais de embriaguez ou que se recusaram a fazer o teste de etilômetro – 12 foram presos pelo crime de embriaguez ao volante. Também houve apreensão de quase 3 toneladas de drogas.
A ação contou com policiais utilizando radares portáteis para coibir o excesso de velocidade, além de testes etilométricos durante as abordagens, com o objetivo de combater a embriaguez ao volante.
“Durante o feriado, houve reforço no policiamento, focado na segurança viária e segurança pública. Os resultados foram positivos, tanto no combate ao crime, com aproximadamente três toneladas de entorpecentes apreendidos, quanto nas fiscalizações nas rodovias paranaenses”, afirmou o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, tenente-coronel Gustavo Zancan.
Outras equipes especializadas da Polícia Militar, como o Canil e a Rotam, também foram empregadas estrategicamente ao longo do feriado, atuando em apoio às atividades de fiscalização.
Ao todo, a operação flagrou 585 pessoas por estarem sem cinto de segurança e 212 condutores sem habilitação ou com pendências relativas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também foram registrados 78 acidentes, 90 feridos e 6 óbitos.
OCORRÊNCIAS - Na PR-317, em Maringá, no domingo (20), uma motocicleta foi abordada e apreendida por ter 151 multas e R$ 32 mil em débitos. O condutor foi preso. Também no domingo (20), um carro foi flagrado a 177 km/h na PR-082, em Cidade Gaúcha. Já em Carambeí, um caminhoneiro foi preso por embriaguez após causar acidente de trânsito com o tombamento dos reboques do seu veículo.
Em relação ao combate aos crimes em rodovia, foram aprendidos 2.995,83 quilos de entorpecentes. Somente em Cianorte, em uma única ação, na quinta-feira (17), foram interceptadas 2,7 toneladas de maconha em um caminhão, um prejuízo estimado de R$ 7,6 milhões ao crime organizado.
Por - AEN