A Polícia Civil do Paraná (PCPR) possibilita de forma online a inclusão do símbolo de deficiência intelectual na carteira de identidade dos portadores de Síndrome de Down.
O serviço, disponibilizado a partir desta semana, é acessível a todas as pessoas que já tenham o documento emitido no Paraná e pode ser acessado no site da PCPR.
O símbolo de deficiências intelectuais é destinado a qualquer condição que se enquadre nessa designação. A inclusão facilita o acesso preferencial e o RG pode ser usado como comprovação oficial, dispensando a necessidade de apresentação de laudos e exames em situações em que são exigidos.
Símbolos de deficiência auditiva, visual e física também podem ser inseridos na carteira de identidade sem que o cidadão tenha de ir presencialmente a um posto de identificação.
“O serviço garante agilidade no atendimento de pessoas com deficiência e evita deslocamentos desnecessários, trazendo acessibilidade e agilidade ao serviço”, destaca o delegado da PCPR e diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto.
COMO FAZER – Antes de iniciar o processo pelo site da Polícia Civil é importante ter todas as imagens dos documentos necessários no celular ou computador para anexá-las quando o sistema pedir. Isso facilita o processo e garante êxito ao procedimento.
O cidadão deve ter em mãos os documentos que comprovem a deficiência ou deficiências, que serão objeto de inclusão na carteira de identidade.
As imagens precisam estar em formato .jpeg e com tamanho máximo de cinco megabytes. Para facilitar, o usuário poderá fazer uma fotografia do documento, sem precisar digitalizá-lo. Ao final da solicitação, o cidadão receberá um SMS no celular cadastrado para confirmação do pedido.
Outros dados como observações de saúde sobre doenças e tipagem sanguínea também podem ser incluídos no documento do RG, caso o cidadão entenda necessário.
Por - AEN
Dados do Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná) apontam que é contínua e consistente a redução de ocorrências covid-19 nos 43 municípios de sua área de abrangência.
No dia 10 de março, por exemplo, foram registrados pelo sistema cinco ocorrências, número quase quatro vezes menor do registado um mês antes, 27 ao todo. Em janeiro, a média neste período foi de 10 registros.
Em Cascavel, foram contabilizados três casos diários entre os dias 14 e 15 de março. Em fevereiro, a média neste período era de 10 casos diários. Em 26 de janeiro, pico dos casos de 2022, o consórcio chegou a contabilizar o atendimento de 24 ocorrências em Cascavel em um só dia.
Por - Assessoria
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) entregou nesta sexta-feira (18) o Certificado Life para o Grupo Boticário, concedido em reconhecimento às ações de conservação da Fundação Grupo Boticário, em especial na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, no Litoral.
O Tecpar certifica empresas que quantificam os impactos de suas atividades no meio ambiente e executam ações voltadas para a conservação da biodiversidade. O reconhecimento é feito por meio da Certificação Life, sendo o Instituto o único organismo de certificação brasileiro acreditado para conceder essa certificação.
O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que por meio da Certificação Life, o Instituto contribui para incentivar ações concretas de conservação da biodiversidade. “O certificado é um diferencial competitivo importante, porque comunica ao mercado o compromisso com a sustentabilidade e utilização racional dos recursos. Com a área de certificação, o Tecpar é parceiro do setor produtivo brasileiro”.
GRUPO BOTICÁRIO – Em 2021, o Grupo Boticário passou por processo de auditoria para ser reavaliado para a Certificação Life. O resultado considerou a organização apta para a certificação, pois cumpriu com todos os requisitos e indicadores essenciais aplicáveis. Nesta auditoria, além das ações de conservação da biodiversidade, também foram verificadas as ações de sustentabilidade na fábrica em São José do Pinhais, na Grande Curitiba, com o cálculo do seu índice de impacto à biodiversidade.
VOLUNTÁRIO – A Certificação Life reconhece organizações que promovem ações voluntárias e efetivas de conservação da biodiversidade, contribuindo para a manutenção de áreas naturais, processos ecológicos e a perenidade de serviços ecossistêmicos. A proposta é avaliar os impactos à biodiversidade por parte da organização, seguida da mitigação ou compensação destes impactos, por meio de uma série de ações concretas para a conservação da biodiversidade.
Desde 2012, o Tecpar é o único organismo de certificação brasileiro acreditado pelo Instituto Life para este tipo de avaliação. O sistema é adaptável a todos os países e sua realidade ambiental e a todos os setores da economia.
METODOLOGIA – Lorena Dambiski, gerente do Tecpar Certificação, explica que a Certificação Life se baseia em uma metodologia consistente com requisitos técnicos que abrangem tanto a gestão ambiental corporativa como as ações efetivas de conservação da biodiversidade.
“A gestão ambiental e os impactos da organização à biodiversidade da organização são avaliados por meio de um sistema de pontuação. O objetivo é propor um mínimo em ações de conservação que deverão ser realizadas para obter a certificação”, diz Lorena.
Todas as ações adotadas pela empresa para redução de impactos ambientais são registradas em um sistema informatizado. Para o cálculo de impacto, são levados em conta aspectos como geração de resíduos, emissão de gases do efeito estufa, consumo de água, utilização de energia e ocupação da área. A Certificação Life tem como hierarquia de gestão de impacto os seguintes passos: evitar, reduzir, mitigar, recuperar e compensar.
Após a implantação de todas as diretrizes estabelecidas para a obtenção da certificação, a equipe técnica do Tecpar Certificação vai à empresa solicitante para a auditoria. Se todos os critérios foram atendidos, a certificação é concedida.
Além do Grupo Boticário, outras quatro organizações brasileiras também possuem o Certificado Life concedido pelo Tecpar. São elas a Itaipu Binacional, C-Pack Creative Packaging; Posigraf, e a Gaia, Silva, Gaede & Associados.
Empresas interessadas em obter a Certificação Life podem entrar em contato com o Tecpar, que é um organismo certificador independente, para processo de auditoria. A certificação tem validade de cinco anos com auditorias anuais de acompanhamento.
Por - AEN
É só cair na estrada para perceber que o Paraná está em obras por todos os lados, de Norte a Sul, Leste a Oeste.
Atualmente, o Estado tem oito novos contornos rodoviários em construção, totalizando um investimento de cerca de R$ 543,4 milhões, viabilizado com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Tesouro Estadual, ou por meio de acordos judiciais com concessionária de pedágio. As obras devem ser entregues entre este ano e 2023.
Estão em execução os contornos Norte de Castro; Sul de Wenceslau Braz; Oeste de Marechal Cândido Rondon; de Jandaia do Sul; de Peabiru; de Arapongas; de Palotina; e Noroeste de Francisco Beltrão. Além disso, há uma duplicação de contorno em andamento, em Cascavel, com investimento adicional de R$ 67 milhões, recursos viabilizados pela Itaipu Binacional.
“Graças a um planejamento que fizemos na alocação de recursos e na elaboração de projetos, o Paraná inteiro está em obras”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. "E esse contornos são importantes para levar desenvolvimento e empresas para essas cidades, além de destravar gargalos urbanos históricos. Um contorno é uma implantação, é rodovia nova, com asfalto de qualidade e durabilidade".
Segundo ele, o número elevado de obras em rodovias do Estado se dá em razão de um compromisso da gestão em resolver gargalos logísticos que perduravam há muito tempo, além de garantir mais segurança para os condutores que trafegam nas rodovias paranaenses. “Com a conclusão dessas obras, vamos melhorar a trafegabilidade e escoamento da rica produção paranaense, além de trazer mais segurança aos motoristas”, disse. "Nosso compromisso é com entregar aquilo que estava travado e já colocamos em andamento novidades, como o Contorno de Castro".
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirma que o Paraná conta hoje com um dos maiores projetos de infraestrutura do País. “Temos um volume expressivo de obras em rodovias importantes, temos projetos históricos que eram aguardados há décadas e que atendem todas as regiões do Paraná”, disse. “Estamos com o cronograma em dia e, em alguns casos, antecipando a entrega para que a população possa usufruir o quanto antes”.
"Além da nova concessão, que será a maior do País, com 3,3 mil quilômetros, estamos investindo em contornos com recursos próprios e ajudamos a viabilizar a inclusão de alguns em acordos de leniência", arrematou.
CASTRO – Com início da construção em fevereiro de 2021, o Contorno Norte de Castro fará a ligação entre as rodovias PR-151 e PR-090, com a implantação da pavimentação de 15,62 quilômetros de rodovia Classe I, e duas obras de arte especiais, sendo uma ponte sobre o Rio Iapó com 320m de extensão e um viaduto de 27m na interseção com a PR-151. Haverá também duas interseções em nível, uma com a estrada municipal que liga a Castrolanda, e outra com a PR-090.
O investimento na obra foi de R$ 78,9 milhões e, até o momento, a execução está com cerca de 17% de seu andamento concluído.
Ainda em fase inicial, estão em andamento as etapas de terraplenagem e drenagem, e a construção da Ponte sobre o Rio Iapó, com implantação de suas fundações, e a confecção das vigas pré-moldadas e pré-lajes. As próximas etapas são a pavimentação com sub-base e base nos segmentos já terraplanados; dar início na interseção com a PR-151, além de dar sequência nos dispositivos de drenagem ao longo da obra.
Este corredor rodoviário será implantado com o objetivo de ligar os dois distritos industriais do município, acelerando o desenvolvimento da região, já que vai contribuir para o escoamento das safras; além de desviar do perímetro urbano do município de Castro o tráfego pesado de longa distância que se mistura ao tráfego local, o que há muito tempo causa lentidão e riscos para a população.
WENCESLAU BRAZ – O Contorno Sul de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, terá 3 quilômetros de extensão e fará a ligação entre as rodovias PR-092 e PR-422. O novo trecho facilitará o acesso aos municípios de Santana de Itararé e São José da Boa Vista. O custo para a implantação foi de R$ 9,7 milhões e a obra teve início em março de 2021.
O contorno terá um viaduto de 30 metros sobre a Rede Ferroviária, que já está em fase final de conclusão, e uma interseção em nível com a PR-422. Atualmente, a obra tem 45,61% das etapas concluídas.
No momento, a fase em execução é a de pavimentação com a implantação de sub-base e base nos trechos já terraplanados. As próximas etapas são a execução da cortina de contenção do aterro das cabeceiras do viaduto, execução de sub-base e base na interseção com a PR-422, e colocação de capa asfáltica nos 1700 metros iniciais da obra.
A construção do contorno é uma reivindicação antiga da população local, já que possibilitará um desvio do tráfego pesado de caminhões do perímetro urbano do município de Wenceslau Braz, trazendo mais segurança para a população e praticidade e agilidade para os usuários da rodovia.
Na obra, também foi prevista a preservação do Casarão Maluf, patrimônio histórico local. Será feito o monitoramento arqueológico do espaço, que será cercado dentro dos padrões exigidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
MARECHAL CÂNDIDO RONDON – O Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon terá extensão de 6 quilômetros, ligando a PRC-467 e a BR-163, com duas trincheiras nos entroncamentos com estas rodovias. O orçamento para a obra é de R$ 20,8 milhões.
Atualmente, a obra tem 6,6% das etapas concluídas e está na fase de terraplenagem e limpeza do terreno em uma área próxima à interseção com a PR-467. Ao final desta etapa, serão iniciados os serviços de pavimentação e outros.
A implantação da nova rodovia trará uma série de benefícios à região, já que será uma alternativa de tráfego ao fluxo pesado que vem do Mato Grosso do Sul para Foz do Iguaçu, desviando o tráfego do perímetro urbano. Além disso, a obra acarretará em melhorias para o escoamento da produção rural, trazendo agilidade e economia no transporte de produtos agropecuários produzidos na região.
Por - AEN
A Secretaria de Estado da Saúde formalizou nesta quinta-feira (17) o repasse de mais de R$ 10,3 milhões para a finalização da construção da ala materno-infantil do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel. A obra já recebeu outros R$ 8,5 milhões para a construção.
Em 2021, com a destinação de R$ 1,6 milhão por meio de indicações parlamentares e do Tesouro do Estado, aconteceu a retomada da obra que estava paralisada há quase quatro anos.
“Essa obra tem um papel importante para o complexo do Hospital Universitário e hoje autorizamos a movimentação de crédito orçamentário para a retomada e finalização da obra em dois ou três anos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou essa continuidade justamente pela importância no atendimento materno infantil no Oeste”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A nova maternidade vai contar com uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatal com 29 leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal com 18 leitos, Centro Obstétrico com três leitos e três berços para parto normal, dois leitos e dois berços para parto cesariano, um leito de curetagem, quatro leitos de recuperação, sete berços para recém-nascidos e 21 leitos para trabalho de parto.
Terá, ainda, quatro leitos e quatro berços método canguru, 33 leitos e 33 berços de maternidade e dois leitos e dois berços de isolamento. Ao todo, serão 63 leitos adultos e 86 berços.
“Teremos ainda um segundo momento nesta maternidade que será o investimento em mobiliário, equipamentos e todo o enxoval que envolve este trabalho tão importante para a população”, acrescentou o secretário.
OBRA – A construção aumentará o número de atendimentos e a qualidade no serviço obstétrico realizado no hospital, reforçando a assistência e o acompanhamento às gestações de baixo, médio e alto risco.
No ano passado, o hospital registrou 3.804 partos realizados no Centro Obstétrico, numa média de 317 partos por mês. Agora, com a nova unidade, o número de atendimentos deve quase dobrar, chegando a 7,2 mil no ano, em uma média de 600 ocorrências mensais.
“Este é um momento que nos enche de expectativa, esperança e alegria por poder continuar essa obra extraordinária da maternidade, que é uma grande conquista para a população de Cascavel e região”, afirmou o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.
A obra possui 5 mil metros quadrados e beneficiará pelo menos meio milhão de habitantes dos municípios de abrangência da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, além de servir como referência em toda a Macrorregião Oeste, que é composta por aproximadamente 1,9 milhão de pessoas.
O reitor do HU, Alexandre Webber, falou sobre a parceria. “Agradeço pelo trabalho de liderança dos prefeitos e a sensibilidade do governador. Há dois anos já houve um avanço muito grande com a retomada da obra e é muito bom ter parceiros neste processo de transformação da vida das pessoas”, complementou.
“Agradeço o empenho do Governo do Estado em resolver essa situação, uma obra de 2015 que por muitos problemas ficou paralisada e foi retomada agora”, disse o diretor do HUOP, Rafael Muniz.
HOSPITAL – O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) possui atualmente 279 leitos, ambulatórios de especialidades, centro cirúrgico, centro obstétrico, UTI adulto, pediátrica, neonatal, pronto-socorro, diagnóstico por imagem, radiologia e banco de leite humano. Ao todo são mais de 21,6 mil metros quadrados.
PRESENÇAS – Participaram do evento os deputado estaduais Gugu Bueno e Adelino Ribeiro; a diretora da 10ª Regional de Saúde, Lilimar Mori; além de diretores e colaboradores do hospital, e prefeitos e vereadores da região.
Por - AEN
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) disponibilizou o número 0800-400-0404 para o atendimento de usuários das rodovias federais e estaduais do antigo Anel de Integração em casos de acidentes, pane, quedas de carga, animais na pista, materiais na pista, buraco no pavimento, entre outros.
Desde a última segunda-feira (14), quando o número foi divulgado oficialmente, já são 1.150 atendimentos. O tempo médio para atendimento é de 36 minutos.
O 0800-400-0404 é válido para todas as regiões do Estado e completamente gratuito para o usuário. As chamadas são recebidas pelo Centro de Operações Integradas (COI) do DER/PR, que conta com uma equipe treinada que se reveza para prestar o apoio necessário, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em feriados.
O alcance do 0800 é “basicamente onde havia pedágio”, resume o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “O mesmo atendimento que era prestado pelas concessionárias de pedágio é prestado pelo Governo do Estado de forma gratuita”, destacou.
Com 36 minutos, em média, os usuários estão sendo atendidos com mais agilidade do que o esperado. O edital previa que, no caso de guinchos leves, 80% dos atendimentos devia ser realizado em até 40 minutos, e 100% dos atendimentos em no máximo 60 minutos. E, no caso de guincho pesado e outros incidentes, 80% dos atendimentos em até 80 minutos, e 100% dos atendimentos em no máximo 120 minutos.
“O tempo é considerado suficiente para atender toda a malha rodoviária. Muitas vezes o primeiro atendimento com o veículo de inspeção vai chegar antes, para dar o suporte inicial ao usuário, mas para a chegada do guincho leve para que retire o veículo da pista temos esta previsão de 40 minutos. Ele retira o veículo da pista e leva para o ponto mais seguro para o motorista”, explicou Furiatti.
Entre os 1.150 atendimentos, os mais procurados são: pane mecânica (216), materiais diversos fora da pista (60), acidentes sem vítima (57), ressolagem de pneus na pista (54), obstáculos na pista (49), pneu furado/danificado (48), buraco no pavimento (45), acidente com vítima (33), pane elétrica (29), sinalização danificada (28) e pane seca (20). As rodovias são inspecionadas constantemente por veículos que fazem a varredura para retirada de objetos ou obstáculos, como restos de pneu.
A maioria dos atendimentos foram realizados em rodovias federais: BR-277 (702), BR-376 (182) e BR-369 (159), sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
“Estamos dando um suporte ao governo federal nestas rodovias federais, que têm um alto fluxo de veículos. As ligações que caem no 0800 e são relativas aos trechos federais serão redirecionadas para a Polícia Rodoviária Federal e o DNIT, quando necessário. Mas a manutenção delas é responsabilidade do DNIT”, acrescentou Furiatti.
Neste momento o serviço está disponível nas rodovias dos antigos lote 2 (Viapar), lote 3 (EcoCataratas), lote 5 (Rodonorte) e lote 6 (Ecovia). No caso dos lotes 1 e 4, as concessionárias de pedágio permanecem realizando os atendimentos com suas próprias centrais, graças a acordos judiciais firmados com o DER/PR.
Conforme o DER/PR, independente do lote em que esteja trafegando, o usuário pode ligar para o 0800-400-0404, pois será redirecionado para o número da concessionária ou para o atendimento mais indicado.
Por - AEN








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