O sistema denominado Novo SHT, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria estadual da Saúde e referência nacional em controle dos bancos de sangue, recebeu uma série de melhorias no Paraná.
São dois novos módulos para modernizar a qualidade do monitoramento, como a identificação de bolsas de sangue de outros estados e novo acesso da Vigilância Sanitária na área do sangue. Ambos garantem mais segurança aos processos e ampliam a projeção nacional do sistema, que é o principal do Brasil.
Implantado em janeiro, a Retrovigilância possibilita serviços como abertura automática de processos de viragem sorológica, envio de avisos de abertura do processo aos responsáveis, abertura manual de processos de possível contaminação do receptor, gestão, controle e acompanhamento de processos, integração com o sistema e-Protocolo, que traz a possibilidade de vínculo para protocolos já existentes, além de acompanhamento, consulta e tramitação na plataforma.
Até então o processo de controle de doador com resultado positivo e que já havia doado outras vezes era manual. Por exemplo, se ele tiver doado cinco vezes e na sexta o resultado viesse positivo, existe uma investigação para encontrar os pacientes que receberam as bolsas e até mesmo no estoque de plasma, que pode ficar guardado por dois anos. Os processos eram longos e a Vigilância Sanitária só era comunicada ao final, com o dossiê de investigação de retrovigilância.
Agora tudo é feito em tempo real, com acompanhamento da Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde, podendo localizar outros serviços em que o doador (agora com sorologia positiva) possa ter efetivado a sua doação de sangue.
"Acontece poucas vezes, mas é primordial que tenhamos esse controle para garantir a segurança de todo o ciclo. Somos exemplo nacional no sistema de rastreabilidade de doação de sangue em seu ciclo completo, desde a coleta até a transfusão no paciente. Por isso, estes módulos vão nos ajudar a garantir ainda mais a eficácia e segurança na hemoterapia paranaense", disse a diretora do Hemepar, Liane Labres de Souza.
Em fevereiro foi implantado o módulo Bolsas Externas. Ele possibilita que bolsas de sangue coletadas fora do Paraná, sejam etiquetadas com o número SUS junto com o identificador do outro estado, permitindo o registro dos destinos dessas bolsas pelos serviços do Paraná. As bolsas coletadas no Estado têm rastreabilidade desde 1993, quando começou o controle em planilhas. Nos anos 2000 houve a transformação digital e melhorias constantes desde então.
"O Novo SHT junta todas as informações do doador: o serviço que coletou, o que foi feito do sangue, para qual hospital mandou e qual paciente recebeu. Começo, meio e fim. É um dos únicos do Brasil. Com a pandemia as doações diminuíram sensivelmente e vivemos uma nova realidade. Nós mandamos bolsas para São Paulo e Santa Catarina e recebemos doações do Ceará. E nesses do Ceará fizemos um serviço manual para não perder a rastreabilidade. Agora temos esse sistema de bolsas externas e ficou mais ágil. A rastreabilidade é absoluta", complementou Liana.
As inovações garantem mais segurança aos processos, o que pode salvar vidas, segundo o presidente da Celepar, Leandro Moura. “Esta iniciativa é uma das várias ações que ilustram a união entre tecnologia e saúde. Esse trabalho nos acompanha há décadas e sempre somos motivados a enfrentar novos desafios. E as equipes envolvidas nesse projeto ajudam a atingir uma das nossas metas, que é salvar vidas”, ressaltou.
HEMEPAR – O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde. É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.
Por - AEN
O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) abordou mais de 1,6 mil veículos, fez mais de 350 testes etilométricos e aplicou radares móveis nas estradas estaduais durante o feriado prolongado de Tiradentes.
A operação, que iniciou às 00h01 de quinta-feira (21) e encerrou-se às 23h59 de domingo (24) teve como focos o combate à embriaguez ao volante e o excesso de velocidade.
Em comparação com o mesmo feriado do ano passado (que caiu numa quarta-feira), o reforço no policiamento resultou no aumento em 115% de veículos abordados pelas equipes – de 781 para 1.677 veículos. Em 2022 foram removidos 26 veículos. Foram sete no feriado do ano anterior. A atuação coordenada do Batalhão resultou no aumento de 52% na produção de imagens de radar. No feriado de Tiradentes de 2021 foram 4.078 imagens e, neste ano, 6.212.
Nos mais de 12 mil quilômetros de estradas estaduais, o BPRv registrou 44 acidentes, com 38 feridos e oito óbitos. No mesmo período do ano passado houve 38 acidentes, 34 feridos e três mortes.
“Fizemos um trabalho intenso nas rodovias e, com certeza, imensurável, pois não se pode calcular quantas vidas foram salvas por meio da nossa atuação”, disse o comandante do BPRv, tenente-coronel Wellenton Selmer. “Tivemos um aumento nos acidentes, mas isso se deu por causa da flexibilização das medidas sanitárias, o que aumentou o fluxo de veículos nas estradas”.
A unidade também atuou com orientações aos motoristas, com campanhas educativas para conscientizar as pessoas a reduzirem a velocidade nas estradas. "O aumento no número de feridos ou de mortos normalmente é relacionado a acidentes graves e ocasionados por excesso de velocidade”, explicou Selmer. "Os motoristas também não devem, em hipótese alguma, dirigir sob efeito de álcool".
Por - AEN
Os principais parques e atrações turísticas do Paraná receberam mais de 85 mil visitantes durante os feriados prolongados de Páscoa, entre 15 e 17 de abril, e de Tiradentes, de 21 e 24 deste mês.
Foz do Iguaçu, na Região Oeste, foi o destino mais procurado. E na cidade das Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu, principal indicador de visitação na tríplice fronteira, recebeu 47.403 pessoas. O Marco das Três Fronteiras, com 14.275 turistas, e a Itaipu Binacional, com 14.174 turistas, também tiveram bom público.
Outros atrativos com destaque foram o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, com 4.005 pessoas nos dois períodos; o Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre Quatro Barras e Piraquara (2.673); Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis (1.197); Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi (1.073); e Parque Estadual Pico do Morumbi, em Morretes (848). No total, 85.648 turistas visitaram os diferentes pontos do Paraná.
“Os números demonstram o interesse da população em visitar nossos atrativos naturais. O Instituto Água e Terra (IAT) está constantemente buscando atender o interesse dos paranaenses em ofertar mais qualidade de vida e garantir um passeio seguro a quem procura os parques estaduais”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.
Em relação ao Parque Nacional do Iguaçu, o número é consideravelmente superior ao mesmo período do ano passado. O dia de Tiradentes, 21 de abril, caiu em uma quarta-feira, e o local recebeu 1.137 visitantes no dia. À época haviam restrições de circulação em razão da pandemia da Covid-19 que, com o avanço da vacinação, diminuiu consideravelmente nesta temporada. Foram 24.297 turistas durante a folga de Tiradentes e mais 23.106 no feriado de Páscoa.
De acordo com a prefeitura de Foz do Iguaçu, a rede hoteleira da cidade, com mais de 28 mil leitos em 180 hotéis, albergues e pousadas, a ocupação média ficou em 88,2% neste último recesso de abril.
EXCEÇÕES – Dos 24 Parques Estaduais abertos para visitação no Paraná, conforme a Portaria nº 313/2021 do IAT, apenas dois atrativos ficaram fechados durante o feriado de Tiradentes por motivos de segurança: o Caminho do Itupava, no Parque Estadual Serra da Baitaca, na Região Metropolitana de Curitiba; e a trilha que dá acesso à base do Parque Estadual Salto São Francisco da Boa Esperança, em Guarapuava, na região Central do Estado.
Por - AEN
A obra da nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu, na região Oeste do Estado, e Presidente Franco, atingiu 82% de execução em abril – o investimento até o momento é de R$ 194 milhões.
A nova ligação entre os países é resultado da parceria entre Governo do Paraná, governo federal e a Itaipu Binacional, responsável pelos recursos empregados. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) executa a obra, em ambas as margens.
No lado brasileiro foram posicionadas e concretadas as lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica 6.12 no vão central da ponte, bem como lançada a aduela metálica 6.13 e tensionado o 12º par de estais. E no canteiro estão sendo pré-montadas as aduelas 6.14 a 6.18.
No lado paraguaio foram concretadas as lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica 5.10, tensionado o 10º par de estais, e lançada a aduela metálica 5.11. No canteiro continuam em pré-montagem as aduelas 5.12 a 5.15. As aduelas são estruturas que compõem parte do tabuleiro da ponte (pista de rolamento), onde são concretadas lajes pré-moldadas.
Em ambos os lados estão em construção os guarda-rodas e bases do guarda-corpo na lateral da obra.
EXTENSÃO – A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.
O andamento da Ponte da Integração é detalhado mensalmente em informativo digital, disponível no portal do DER/PR e também enviado por e-mail para quem se inscrever nesta página. O informativo traz também as atividades desempenhadas pela gestão ambiental da obra.
PERIMETRAL – Na nova rodovia de acesso à Ponte da Integração Brasil-Paraguai continuam em andamento os serviços nos viadutos da Avenida General Meira, da via de acesso à Ponte Tancredo Neves e da Rodovia das Cataratas.
No local onde serão construídas as novas aduanas Brasil-Argentina e Brasil-Paraguai estão em andamento os serviços de terraplenagem. Até o momento foram investidos R$ 10,5 milhões na obra, que está 10,1% concluída.
Por - AEN
O Paraná é sede do Campeonato Brasileiro Escolar de Voleibol, que começou nesta segunda-feira (25) e segue até domingo, 1º de maio.
As partidas são disputadas em Foz do Iguaçu (Oeste) e contam com delegações dos 26 estados além do Distrito Federal, reunindo mais de 800 atletas e profissionais ligados à modalidade, de todo o país. A expectativa é de, além de incentivar o esporte, o evento também movimente o setor turístico de Foz e região.
O campeonato conta com o apoio do Governo do Estado, através da Superintendência Geral do Esporte, e da prefeitura de Foz do Iguaçu. A realização é da Confederação Brasileira do Desporto Escolar e a Federação do Desporto Escolar do Paraná.
O Campeonato tem novidade no que se refere às condições de competição. Os jogos são realizados no Centro de Convenções do Hotel Rafain, além das quadras esportivas do Ginásio Costa Cavalcanti, Ginásio Esportivo Ronaldo Schmidel Nunes e Associação Atlética Banco do Brasil, espaços reconhecidos na região por sua capacidade de público e infraestrutura considerada excelente.
A entrada para o público é gratuita. Os horários dos jogos serão divulgados com antecedência nas redes sociais da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Federação do Desporto Escolar (FDE-PR) E Superintendência do Esporte do Paraná. As competições são transmitidas pelo You Tube da CBDE.
COOPERAÇÃO - Clesio Prado, coordenador técnico da CBDE, atribui a importância do envolvimento das instituições na organização geral dos eventos. “A cooperação entre a CBDE, Federação do Desporto Escolar do Paraná, Superintendência do Esporte e secretaria do esporte de Foz do Iguaçu evidencia a importância desse evento, pois oportuniza o acesso à competições de grande porte tanto para os alunos atletas e professores quanto para a comunidade esportiva paranaense, que insere este evento ao calendário esportivo do Estado”, disse ele.
Para Robson Aguiar, vice-presidente da CBDE e Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF), o sucesso do evento se dá pela valorização esportiva no Paraná. " É muito importante percebermos o cuidado e a importância que o Governo do Estado e a prefeitura têm para sediar o campeonato. Afinal, receberemos delegações de todos os estados brasileiros, movimentando a cidade como um todo. Ver o poder público em cooperação com CBDE, Federação do Esporte Escolar do Paraná é sem dúvidas o melhor caminho para o andamento para o sucesso do evento”, afirma.
TURISMO – Além de fomentar o esporte, eventos como o Campeonato Brasileiro Escolar de Voleibol agem como indutores do turismo em Foz do Iguaçu e região, segundo o superintendente estadual do Esporte, Helio Wirbiski. “Campeonatos deste porte mobilizam pessoas de outras cidades e países. Como Foz do Iguaçu é uma cidade mundialmente reconhecida por seu potencial turístico, os visitantes serão bem recebidos e movimentarão a economia local, usufruindo dos serviços de hotelaria, restaurantes e atratividades da região”, diz Wirbiski
Durante o Campeonato, as delegações confirmadas terão a oportunidade de conhecer melhor Foz do Iguaçu. Os atletas poderão visitar os pontos turísticos da cidade, como o Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras, Itaipu Binacional.
O prefeito de Foz, Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, ressalta o apoio ao evento. “Foz do Iguaçu é uma cidade grande e bem estruturada, onde todos os setores estão preparados e dispostos a atender o visitante. Estamos animados e ansiosos para recebermos o campeonato”, relata.
Por - AEN
A concessão dos pátios veiculares do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR) deverá gerar uma economia de R$ 7,6 milhões ao Estado.
O edital de licitação foi publicado no dia 13 de abril e as propostas devem ser entregues no dia 22 de junho, das 9h às 12h, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A concessão será feita por meio de licitação, na modalidade concorrência. Ela selecionará as propostas mais vantajosas para a prestação dos serviços de implantação, operação, manutenção e gestão dos pátios veiculares integrados.
O edital integra o Programa de Parcerias do Governo do Estado e foi elaborado em parceria entre a Superintendência Geral de Parcerias do Paraná (SGPAR), Detran-PR e Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O estudo, o projeto e a consolidação deste modelo de concessão foram aprovados pelo Conselho de Parcerias do Paraná (CPAR) e pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). Todo o processo também foi precedido de uma consulta pública, audiências públicas e road shows, com a apresentação dos termos do edital, como contrato, objetivo e condições do processo de terceirização.
Para facilitar o entendimento, o Detran-PR preparou um guia para responder as perguntas mais frequentes sobre a concessão.
Quantos pátios são objetos desta concessão?
A licitação será realizada em dois lotes. São 16 pátios no lote 01 – cobertura dos municípios localizados nas mesorregiões Metropolitana de Curitiba e Centro Oriental e em parte das mesorregiões Sudeste e Norte Pioneiro. No lote 02 são 28 pátios – cobertura dos municípios localizados nas mesorregiões Centro-Sul, Centro-Ocidental, Noroeste, Norte Central, Oeste, Sudoeste e em parte do Sudeste e Norte Pioneiro. No total são 44 pátios fixos objetos da concessão.
Por que fazer a concessão?
Atualmente, os serviços de remoção, guarda, vistoria e liberação dos veículos removidos ou apreendidos são prestados pelo Detran e pela Polícia Militar. Existem 543 pátios veiculares no Estado. Esta situação exige alto efetivo de mão de obra, já que, para cada pátio, há um número mínimo de funcionários (segurança, atendimento, limpeza), além das despesas com os custos fixos mínimos associados à manutenção dos espaços.
Em decorrência disso, é necessário um grande número de serviços terceirizados que, somados ao problema da localização dos pátios atuais, muitas vezes em áreas urbanas, dificultam a logística, o tempo de remoção dos veículos e sua guarda. Alguns pátios estão localizados em terrenos alugados, representando alto valor de custo.
Todos esses fatores configuram patamar elevado de despesas para a administração pública estadual manter, operar e gerir. Como resultado, muitos apresentam problemas de conservação, manutenção, precariedade na execução dos serviços e atendimento ao público, sem infraestrutura mínima de proteção ambiental dos terrenos.
Também se constata em alguns pátios a conservação e guarda deficitárias dos veículos, além da estrutura de segurança precária, sem a vigília adequada.
Outro obstáculo enfrentado na prestação dos serviços é a falta de espaço, uma vez que há dificuldades de investimento pelo Poder Público na aquisição de novas áreas. Isso implica na má conservação dos veículos apreendidos e/ou removidos, pois a falta de espaço para a guarda gera a adoção de alternativas que, inevitavelmente, os deterioram e depreciam. A má conservação resulta em perda de arrecadação em leilões, devido à depreciação do valor do veículo ou, em outros casos, ações judiciais indenizatórias dos proprietários contra o Estado.
A empresa vencedora fará pátios novos?
Sim, as empresas serão responsáveis por implantar pátios fixos nos municípios previamente estabelecidos. Eles darão cobertura às operações de trânsito dos municípios do seu entorno.
Por quanto tempo valerá esta concessão?
A concessão será por um período de 20 anos.
Quais são as vantagens desta solução?
Em tópicos, vários:
- Reorganização administrativa por meio do remanejamento de pessoal, elevando a capacidade de atendimento aos usuários dos serviços.
- Aumento da capacidade de segurança viária em função da liberação dos policiais militares atualmente atuantes em pátios veiculares da PMPR.
- Readequação dos pátios veiculares da PMPR e do Detran-PR, que poderão atender outras demandas de espaço das respectivas entidades.
- Ampliação das ações de controle de zoonoses.
- Criação de um programa de longo prazo de educação e de fiscalização do trânsito.
- Geração de empregos diretos e indiretos.
- Apoio aos microempreendedores e pequenas empresas, considerando a possibilidade de terceirização dos Serviços de Remoção e a utilização de pátios intermediários nos Municípios mais distantes.
- Padronização do atendimento em todo o Estado do Paraná.
Qual o critério para a concessão?
Será declarada vencedora a participante que oferecer a menor tarifa para a guarda e remoção dos veículos, podendo arrematar um dos dois lotes ou ambos. As tarifas de remoção, guarda e renda de serviços de preparação do leilão apresentadas no edital são valores teto de referência. A empresa vencedora será a que apresentar as menores tarifas pelos serviços.
Quanto o Estado economizará adotando este modelo?
A previsão é de que o Estado economizará, por ano, R$ 7.606.000,00 com locação de imóvel, serviços de vigilância física e monitorada, limpeza e conservação, água/esgoto, telefonia e energia elétrica e controle de vetores.
Quais são as principais datas para acompanhar?
Recebimento das propostas: 22 de junho de 2022, entre 09h00 e 12h00.
Início da sessão pública: 22 de junho de 2022, às 14h00.
Mais informações estão na página especial da concessão, no site do Detran (confira AQUI).
Por - AEN








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