Paraná defende reforma tributária que promova competitividade, transparência e equilíbrio fiscal

O secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia Júnior, participou nesta quinta-feira (15) da instalação da Frente Parlamentar da Reforma Tributária na Assembleia Legislativa do Paraná.

O grupo, presidido pelo deputado estadual Evandro Araújo, busca trazer a discussão da reforma dos tributos sobre o consumo para o âmbito do Estado. A abertura dos trabalhos da frente parlamentar foi marcada por um seminário sobre a reforma, organizado pela Escola do Legislativo. 

“A iniciativa é importante pois proporciona mais um espaço de debate sobre a reforma, cujo esboço de proposta é promissor. Os estados estão analisando pontos essenciais, especialmente aqueles que dizem respeito ao pacto federativo e aos impactos sobre as contas públicas estaduais e sobre diferentes segmentos econômicos”, disse o secretário da Fazenda. 

A Secretaria da Fazenda colabora com as discussões sobre a reforma tributária em diversos fóruns e instâncias, inclusive por meio do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). 

“O Governo do Paraná contribui ativamente com propostas que proporcionem mais eficiência e transparência ao sistema, estimulem o desenvolvimento econômico e preservem a capacidade de investimento do estado”, afirmou Garcia Júnior. “O Paraná apoia uma reforma que devolva ao Brasil uma maior expressão de competitividade e proporcione às empresas um ambiente de negócios mais favorável.”

O evento na Assembleia Legislativa contou com a presença do deputado federal Reginaldo Lopes, coordenador do Grupo de Trabalho sobre a Reforma Tributária, e do secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, que participou de forma remota. 

Reginaldo Lopes destacou alguns pontos da reforma, tais como a eliminação do “efeito cascata” na cobrança dos tributos, a simplificação do sistema e a maior transparência ao consumidor. “Um imposto sobre o consumo cujo valor esteja explicitado nas notas fiscais irá promover a cidadania fiscal entre os brasileiros”, disse.

”A ideia central da reforma é passar de um sistema de tributos indiretos extremamente complexo para outro muito mais simples. O Brasil é hoje campeão em burocracia fiscal, então trabalhamos numa simplificação radical”, disse Appy. Para ele, a reforma trará redução de custos com regras mais homogêneas, menor insegurança jurídica e redução de distorções como a tributação sobre investimentos e exportações.

DIRETRIZES – No dia 6 de junho, o relatório com as diretrizes da reforma tributária foi apresentado pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, relator do tema na Câmara dos Deputados. O assunto deverá ocupar a agenda do Congresso Nacional pelas próximas semanas e a expectativa é de que a votação da reforma ocorra no início de julho. 

O imposto sobre valor agregado (IVA) dual, com uma alíquota padrão que substitua quatro tributos hoje existentes, foi definido como diretriz central da reforma. O IVA segue um padrão usado em 170 países, e o modelo proposto na reforma é chamado de “dual” porque será dividido em dois impostos, um de competência da União, unificando a contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins); e outro, de competência compartilhada entre estados, Distrito Federal e municípios, que substituirá o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS).

O formato dual foi defendido pela maioria dos estados, pois deverá preservar melhor a autonomia federativa não só para definir alíquotas do IBS subnacional, mas também nas atividades de arrecadação e fiscalização. 

“O Brasil pede uma reforma tributária no sentido mais amplo, que incluísse impostos sobre renda, mas a reforma sendo proposta dá um passo muito importante na questão de reformar tributos sobre bens e serviços”, acrescentou Renê Garcia. 

PRINCIPAIS PONTOS – Outros pontos de destaque do relatório de diretrizes da reforma são a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, voltado para a redução de desigualdades regionais; a substituição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pelo Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos e serviços prejudiciais à saúde e ao meio ambiente; e a manutenção dos regimes especiais do Simples Nacional e da Zona Franca de Manaus, estabelecidos na Constituição Federal.

Um sistema “puro” de incidência de tributos no destino também é um eixo central da proposta a ser votada no Congresso Nacional. Nele, extinguem-se alíquotas interestaduais e se permite distribuir de maneira mais equânime as receitas arrecadadas entre os entes federativos. Ele também inibe a concessão excessiva dos benefícios que resulta na chamada “guerra fiscal” entre os estados. 

PRESENÇAS – Também participaram da instalação do evento o deputado federal Zeca Dirceu e o advogado tributarista Daniel Godoy, que falaram sobre a perspectiva da tramitação na proposta no Congresso, e sobre os efeitos da reforma na sociedade civil, respectivamente. O presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Carlos Valter, e outros deputados estaduais também marcaram presença no evento.  

 

 

 

 

Por - AEN

 IDR-Paraná capacita 45 extensionistas para atuação em manejo de solos

Com participação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, terminou nesta quinta-feira (15), em Londrina, no Norte do Estado, um treinamento para atualização em manejo do solo ministrado por pesquisadores do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) para 45 extensionistas da própria instituição que atuam em todas as regiões do Estado no Programa Grãos Sustentáveis.

Durante três dias, pesquisadores e extensionistas debateram os avanços do conhecimento em física, química e biologia dos solos. Eles também trataram de aspectos práticos, como técnicas para coleta de amostras no campo para análises, procedimentos para aplicação de dejetos de animais com o objetivo de aproveitamento como fertilizantes e métodos de monitoramento de infiltração de água, dentre outros.

O secretário Norberto Ortigara elogiou a estratégia de definir protocolos como instrumento para ampliar a disseminação das boas práticas agronômicas. “Temos muito trabalho, muita orientação a fazer para propiciar mais resultados aos agricultores, aos municípios, ao Paraná e ao Brasil”, disse.

“O curso de atualização é parte de um esforço para o desenvolvimento de um protocolo técnico que oriente a atuação dos extensionistas nas regiões produtoras”, explicou o engenheiro-agrônomo Edivan José Possamai, coordenador estadual do Projeto Grãos Sustentáveis.

Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná, ressaltou a união de esforços entre a pesquisa e a extensão. “É um meio de dar qualidade para as entregas que fazemos aos agricultores e à sociedade paranaense”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Secretaria da Saúde realiza reunião técnica de atualização do programa Mais Médicos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), realizou nesta quinta-feira (15) uma reunião técnica de atualização do programa Mais Médicos no Paraná. Participaram cerca de 60 profissionais das 22 Regionais de Saúde e do Cosems.

O objetivo é revisar as mudanças com base na atualização das novas regras do Mais Médicos, conforme a Portaria Interministerial do Ministério da Saúde e Ministério da Educação nº 604, de 16 de maio de 2023. A carga horaria saiu de 40 para 44 horas semanais e o período do contrato que passou de 3 para 4 anos, por exemplo. Outros pontos dizem respeito à licença maternidade/paternidade, afastamento pelo INSS e possibilidade de abater a dívida do FIES em até 90%.

O secretário da Saúde, Beto Preto, participou da reunião e falou sobre a importância da iniciativa. “Essa reunião foi fundamental para alinharmos as expectativas com os técnicos das Regionais e do Cosems e, consequentemente, conseguirmos acolher estes profissionais de uma maneira mais efetiva”, disse.

Os aprovados no programa devem começar a se apresentar nos municípios a partir de sexta-feira (16), depois da divulgação do resultado oficial, que está marcada para esta quinta.

A Sesa também está preparando um acolhimento voltado diretamente para os profissionais. Serão 327 médicos neste novo ciclo do programa, atuando em 148 municípios. Além desses, participarão também do processo de acolhimento os profissionais que já atuam nos municípios pelos ciclos anteriores do Mais Médicos e os médicos que tiveram seus contratos renovados pelo programa, totalizando 538 profissionais.

 

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

feed-image
SICREDI 02