Os programas e cursos de pós-graduação das sete universidades estaduais do Paraná avançaram no conceito de qualidade, de acordo com os novos resultados da Avaliação Quadrienal organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (Capes). Ao todo, 13 cursos avaliados em relação ao período de 2017 a 2020 tiveram desempenho considerado de alto padrão internacional.
As comissões responsáveis pela avaliação emitem pareceres e notas (conceitos) expressos numa escala de 1 a 7. Em comparação com a última avaliação, realizada em 2017, os cursos e programas das universidades estaduais paranaenses conquistaram melhor eficiência. Quatro cursos foram classificados com conceito 7, que equivale a excelência acadêmica e padrão internacional, três a mais do que na edição anterior. Sete programas haviam conquistado nota 6 e agora nove conquistaram a mesma nota.
Os conceitos 7 e 6 expressam excelência internacional; 5 e 4 são considerados muito bom e bom; 3 é regular; e 2 e 1 implicam no descredenciamento dos cursos.
“O resultado desta avaliação da Capes evidencia o crescimento da maturidade acadêmica das universidades estaduais. É um processo histórico e a dedicação faz com que as instituições possam continuar crescendo em qualidade”, avalia o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, que destaca o compromisso governamental com a qualidade do ensino e da pesquisa científica..
NOTA MÁXIMA - A Universidade Estadual de Londrina (UEL) teve três cursos com nota máxima. Os programas de pós-graduação em Ciência Animal e em Patologia Experimental passaram a contar com o conceito 7, e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática manteve a nota 7 da edição anterior.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistou o conceito máximo pela primeira vez com o programa de pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA).
O número de programas com conceito muito bom também subiu de 25 para 39. Foram 80 cursos com nota 4, 19 a mais em comparação com a avaliação anterior. Com classificação 3, o número diminuiu de 44 para 35. Em 2017, três cursos tiveram a nota 2. Nenhuma universidade estadual do Paraná teve programas avaliados com notas 1 ou 2 na atual pesquisa.
MAIS ALUNOS - O número de programas de pós-graduação das universidades estaduais paranaenses aumentou de 139 para 167 no período avaliado, com 9 mil alunos em cursos de mestrado e doutorado.
A pesquisa da Capes abrange 4.512 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todo o Brasil. Em nível nacional, a avaliação registrou o crescimento de 37% no número de programas considerados no nível de excelência acadêmica, passando de 490 para 671.
INICIATIVAS – As instituições de ensino superior paranaenses receberam o aporte de R$ 11 bilhões nos últimos quatro anos. “O bom desempenho das universidades é resultado das políticas de investimento. Foi ampliado o financiamento dos programas de pós-graduação, o que repercute positivamente na produção científica e tecnológica do Paraná”, explica o secretário Aldo Bona.
Outra ação que contribui para o incentivo à pesquisa foi o reajuste de 25% das bolsas para pesquisadores, professores, estudantes e profissionais recém-formados. O Paraná possui uma rede de instituições estaduais de ensino superior com sete universidades, cerca de 95 mil estudantes e 7.685 professores.
CLASSIFICAÇÃO – A classificação da Capes é feita por meio de comissões formadas por 1.808 consultores especialistas, que avaliam os programas de pós-graduação com base em informações anuais públicas e transparentes, registradas pelas pró-reitorias de pós-graduação na plataforma do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os critérios e indicadores utilizados contemplam a qualidade da produção científica, a qualificação de professores e a inserção social dos programas de pós-graduação.
A avaliação dos programas é importante para o direcionamento de políticas de financiamento, como a distribuição de bolsas e verbas de custeio, e para os estudantes, na escolha dos cursos de mestrado e doutorado.
Por - AEN
As Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento nessa área começam o ano com a oferta de 6.508 vagas de emprego com carteira assinada.
A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 1.457 oportunidades. Além da chance de começar o ano com novo emprego, procurar um desses locais é uma oportunidade para atualização do currículo, conseguir uma nova entrevista de emprego e se apresentar aos segmentos da economia.
O volume mais significativo está na Região Metropolitana de Curitiba (1.801), com 327 vagas para operador de telemarketing ativo e receptivo e 213 para auxiliar de linha de produção. Também há 150 vagas para operador de telemarketing receptivo e 61 para auxiliar de cozinha.
Na sequência, aparece a regional de Toledo, com 1.210 vagas. Auxiliar de linha de produção é o segmento com mais postos de trabalho abertos – são 284. Depois aparecem abatedor de aves, com 100 postos, auxiliar de limpeza, com 95, e operador de processo de produção, com 50.
Cascavel (1.054), Apucarana (565) e Cianorte (325) também tem muitas vagas. Em Cascavel, as funções que lideram são auxiliar de linha de produção, com 281 empregos disponíveis, magarefe, com 200, operador de movimentação e armazenamento de carga, com 50, e atendente de lanchonete, com 43 vagas. Em Apucarana, os destaques são para auxiliar de linha de produção, com 44 postos formais, costureiro à máquina na confecção em série, com 30, vendedor interno, com 30, e auxiliar de cozinha, com 15.
Em Cianorte auxiliar de produção de gorduras vegetais comestíveis (50), magarefe (50), oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (17), e auxiliar de linha de produção (8) são as principais vagas.
Há, ainda, 316 oportunidades em Maringá, sendo 146 para auxiliar de linha de produção e 129 para magarefe. São 229 vagas na região de Pato Branco, 96 delas para auxiliar de linha de produção; 176 nos arredores de Umuarama; e 149 ofertas de emprego em Foz do Iguaçu.
As unidades vinculadas às prefeituras do Paraná também estão com diferentes tipos de vagas de emprego abertas.
ATENDIMENTO – Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.
Confira
a tabela com as principais vagas disponíveis.
Por - AEN
O Paraná fechou o ano passado com saldo positivo de 147.316 novos estabelecimentos regularizados na Junta Comercial.
Só em dezembro, o Estado ganhou mais de 13,7 mil novas empresas. Entre janeiro e dezembro, foram abertos 266.074 empreendimentos e houve a extinção de outros 118.758. O Estado tem, atualmente, 1,57 milhão de empresas ativas, entre sedes e filiais.
Do total de empresas abertas em 2022, a maioria corresponde a MEIs, com 75,13%; outras 21,59% são LTDA e 2,72% têm como Natureza Jurídica Empresário. Os outros segmentos aparecem com percentual de abertura abaixo de 1%: Eireli (0,12%), S/A fechada (0,23%), S/A aberta (0,06%), Cooperativa (0,09%) e Consórcio (0,04%).
Em dezembro, o Paraná também foi o quarto estado mais ágil na abertura de empresas do País, com média de 16 horas, para a análise de 3.345 processos. O Estado ficou atrás de Sergipe, Espírito Santo e Bahia, que juntam bem menos processos – no Sergipe foram apenas 312. O tempo está bem abaixo da média nacional, de 1 dia e 7 horas. No Paraná, desde março todos o registros foram efetivados em menos de um dia.
O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o período na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos realizam e na efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Não são considerados os trâmites de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para funcionamento do negócio.
Confira o relatório de
e o no mesmo período.
Por - AEN
Estudantes que perderam o prazo de matrículas (em novembro de 2022) ainda podem ingressar em colégios da rede estadual de ensino neste ano letivo de 2023. Tanto alunos que já eram de colégios estaduais quanto os que vêm de fora da rede têm a oportunidade de garantir suas vagas.
Para estudantes de outros estados ou de escolas particulares, é preciso que o responsável acesse a Área do Aluno e preencha o cadastro. Então, será possível a confirmação de vaga de forma online. Os responsáveis que não tiverem acesso à internet podem ir a um colégio da rede estadual.
Para os estudantes que haviam pleiteado uma vaga em escolas de sua preferência, não conseguiram e também não confirmaram a matrícula na instituição de ensino que havia sido indicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) até 20 de dezembro, é preciso que o responsável entre em contato diretamente com o colégio indicado para verificar a disponibilidade de vaga.
Alunos que desejam ingressar na EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou em cursos técnicos também devem entrar em contato diretamente com as instituições de ensino que ofertam as modalidades. As listas de escolas de cada município podem ser consultadas nas páginas da EJA e da Educação Profissional.
ANO LETIVO – Em 2023, as aulas começarão no dia 6 de fevereiro. De acordo com o calendário escolar, haverá recesso para os estudantes entre 7 e 23 de julho. Depois, no segundo semestre, as aulas acabam em 20 de dezembro.
Nos colégios da rede estadual, o ano letivo é dividido em três trimestres. O primeiro, 6 de fevereiro a 3 de maio. O segundo, de 4 de maio a 25 de agosto. Já o terceiro, será de 29 de agosto a 20 de dezembro.
Por - AEN
O DER/PR informa que a Estrada da Graciosa (PR-410) foi atingida por um novo deslizamento de terra na altura do km 11+600 na noite desta terça-feira (03). Fortes chuvas atingiram a região desde o fim da tarde de ontem.
O problema aconteceu dentro do trecho que está parcialmente bloqueado após as 18h, o que ajudou a garantir a segurança do usuário.
Com isto, a rodovia permanece bloqueada entre o km 6 e o km 16 nesta quarta-feira (04) para realização da limpeza da pista e retirada de material vegetal. A previsão é de liberação ainda nesta quarta.
Após a limpeza do local, será retomada a operação pare e siga na altura do km 7, onde está sendo realizada obra de recuperação de aterro.
CHUVAS – A continuidade das chuvas e alterações na situação da encosta podem levar a novos bloqueios na rodovia, visando garantir a segurança de todos.
O DER/PR recomenda aos usuários que evitem utilizar a rodovia enquanto persistir a chuva na serra, com riscos de novos deslizamentos de terra.
Por - AEN
Os candidatos que realizaram o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) de 2022 já podem solicitar a certificação ou certificados de proficiência nos colégios da rede estadual credenciados.
O resultado foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no último dia 22 e está disponível na página do participante (AQUI).
Aqueles que obtiveram pontuação acima de 100 nas áreas de conhecimento e acima de 5,0 na prova de redação podem solicitar a certificação da etapa de ensino para a qual prestaram o exame – de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.
Quem não alcançou a nota em todas as áreas pode solicitar a declaração de proficiência, caso tenha obtido a pontuação necessária em uma, duas ou três áreas do conhecimento. Na área de Linguagens, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, é necessário ter obtido pontuação acima de 5,0 também na prova de redação, além de pontuação acima de 100 na prova objetiva da área.
COMO FAZER – Os participantes que selecionaram a Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed-PR) como entidade certificadora devem se dirigir a uma das instituições credenciadas para solicitar a emissão da certificação ou da declaração de proficiência, levando consigo a impressão da tela com as notas obtidas (presentes na página do participante), bem como RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou de casamento.
Para consultar as entidades certificadoras credenciadas pela Seed-PR basta acessar a página do participante ou este LINK. É importante que o candidato entre em contato com a instituição certificadora para verificar o horário de atendimento. Em caso de dúvidas relacionadas ao acesso à página do participante, entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 61 61 61.
ENCEEJA – O Encceja é uma prova do governo federal que avalia as competências, as habilidades e os saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada.
É possível obter o certificado de uma só vez, caso alcance a nota mínima nas quatro áreas do conhecimento avaliadas e na redação na mesma edição do Encceja. Quem não alcança a nota em todas as áreas pode solicitar a declaração parcial de proficiência. Quando todas forem conquistadas é possível obter o certificado.
O exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência é responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam termo de adesão ao Encceja.
Por - AEN