Estado integrará Rede de Estudos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira

A Araucária - Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná foi convidada a fazer parte da Rede de Estudos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (AEB). A parceria se dá por meio do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Space. 

A ideia da rede surgiu a partir da necessidade de discussões sobre avanços científicos, tecnológicos e de gestão que desafiam o Programa Nacional de Atividades Espaciais.

O NAPI Space está ainda em processo de construção na Araucária. Esse novo novo arranjo é voltado a estimular serviços, produtos, aplicações e conectividade na área espacial, gerando novas oportunidades e negócios neste setor.

“Queremos aproximar as instituições parceiras. A Araucária, juntamente com o Instituto Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), OAB-PR e outras instituições têm contribuído bastante, principalmente agora com o Napi Space, nessa área”, destaca o diretor de Governança do Setor Espacial da AEB, Márcio Akira Harada.

“Há um potencial muito grande de gerar conhecimento para o setor. E a rede tem este objetivo de produzir e difundir conhecimento específico para o setor espacial, ao mesmo tempo que serve de ponte com a comunidade científica”, complementa.  

“Fazer parte desta rede de estudos é fomentar o que estamos chamando de new space. São produtos, serviços e aplicações que vão gerar novos negócios com esta área espacial. Até então só se focava em lançamento de foguetes e nanosatélites. A gente quer fomentar uma área nova de uso dos satélites existentes e trabalhar com o que há de mais moderno no mundo”, destaca a articuladora do Napi Space e assessora de relações institucionais da Araucária, Cristianne Cordeiro.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Com apoio do IAT, Operação Mata Atlântica em Pé aplica mais de R$ 28 milhões em multas

A sétima edição da Operação Mata Atlântica em Pé no Paraná, força-tarefa coordenada pelo Ministério Público com o apoio do Instituto Água e Terra (IAT), identificou uma área de 4.082,44 hectares de desmatamento ilegal no Estado, com a aplicação de R$ 28.560.200,00 em multas.

Todas as propriedades foram embargadas para qualquer finalidade de uso. O balanço dos dez dias da ação foi apresentado nesta sexta-feira (29).

O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Científica do Paraná também participaram das fiscalizações.

Somente os agentes do IAT aplicaram 291 Autos de Infração Ambiental (AIA) no período, no valor de R$ 21.560.200,00, em uma área correspondente a 1.548 hectares, concentrada em 16 municípios da região Centro-Sul – Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Espigão Alto do Iguaçu, Goioxim, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Prudentópolis, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Turvo e Virmond.

O maior número de ocorrências se deu em Prudentópolis, com 80 pontos de desmatamento. A maior área devastada em uma única propriedade foi verificada em Guarapuava, com a supressão de 51,22 hectares de Mata Atlântica. Também na cidade foi lavrado o AIA mais expressivo, no valor de R$ 616 mil.

“Infelizmente ainda temos muitos infratores que insistem em achar que não serão identificados e teimam em desmatar. Mas nós chagamos neles e punimos, como mostra o sucesso desta operação compartilhada com o Ministério Público e outros órgãos”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Até o momento, nos nove meses de 2023, o órgão ambiental emitiu 865 AIA, no valor total de R$ 48.243.800,00. “São iniciativas que temos feitos periodicamente para deixar muito claro que no Paraná o infrator será punido, que não adianta desmatar porque não vai ficar impune”, destacou.

A partir da detecção dos ilícitos ambientais, os responsáveis são autuados e podem responder judicialmente nas esferas cível e criminal, além de estarem sujeitos a sanções administrativas relacionadas aos registros das propriedades rurais. “Damos início agora ao processo de responsabilização administrativa desses infratores. O Ministério Público vai aguardar o recebimento de toda a documentação para tomar as devidas providências, tanto na esfera civil quanto criminal”, ressaltou o promotor Alexandre Gaio, coordenador nacional da operação.

NACIONAL – No País, considerando os 17 estados com remanescentes do bioma, a Operação Mata Atlântica em Pé identificou 15.439 hectares com supressão ilegal de vegetação nativa – em 2022 foram 11,9 mil. O trabalho resultou na aplicação de R$ 81.763.889,28 em multas até o momento – alguns estados ainda não contabilizaram o total.

FISCALIZAÇÃO – Com o apoio da tecnologia e dos esforços de fiscais do Instituto Água e Terra, o Paraná tem diminuído o desmatamento ilegal de sua vegetação nativa. Segundo o levantamento do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, o Paraná foi o estado que mais reduziu o desmatamento ilegal da Mata Atlântica no País nos primeiros cinco meses de 2023.

A área de vegetação suprimida passou de 1,8 mil hectares para 860 hectares no comparativo com o mesmo período de 2022, uma queda de 54%. Recentemente, o IAT aderiu ao programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), do governo federal, que vai permitir ao órgão ampliar a capacidade tecnológica de fiscalização ambiental no Paraná.

O convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Federal (PF), possibilitou o acesso à plataforma Rede MAIS, que oferece imagens diárias produzidas por mais de 180 satélites com resolução espacial de três metros, garantindo precisão e um detalhamento maior das regiões monitoradas.

O QUE É – A Operação Mata Atlântica em Pé ocorreu em 17 estados da Federação: Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Os trabalhos, coordenados regionalmente pelos Ministérios Públicos, focaram na identificação das áreas desmatadas, responsabilização dos causadores dos crimes ambientais e interrupção do avanço do homem nos locais de preservação permanente.

As ações tiveram início no dia 18 de setembro e seguiram até esta sexta-feira (29). Com base em denúncias pelo Disque Denúncia 181 e nas imagens de satélite, foi feito um planejamento pelas instituições envolvidas para que as equipes de fiscalização fossem in loco verificar os danos ambientais. Com a identificação dos pontos críticos, os profissionais abordaram as propriedades, constataram os crimes e notificaram os responsáveis, que foram autuados pelas práticas ilegais.

 

 

 

 

 

Por - AEN

Nova reunião estratégica entre Paraná e outros quatro estados reforça atuação contra o crime

Novas ações coordenadas e integradas para o combate ao crime organizado em fronteiras e divisas foram propostas durante a terceira edição do SULMaSSP, grupo que reúne os secretários da segurança pública do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

No encontro, realizado nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), em Campo Grande (MS), foi assinado um acordo para instituir grupos de estudo e nomear recursos humanos que farão análises e proposição de ações para a política pública da área da segurança.

No primeiro dia, o debate focou a promoção de ação integrada para desarticulação de organizações criminosas tanto na fronteira quanto nas cidades. Nesta sexta-feira foram discutidas soluções tecnológicas e combate de crimes cometidos no campo. “A reunião reforçou e aprimorou as estratégias traçadas nas edições anteriores do SULMaSSP, por meio de um balanço e avaliação das ações realizadas”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Ele explicou que o SULMaSSP, criado em março de 2023, surgiu da decisão dos cinco estados de integrar as áreas da inteligência e operacional para dar mais eficácia às ações. “As duas reuniões anteriores resultaram em operações bastante positivas. Os encontros vêm crescendo e criando força, a ponto de termos tratativas legislativas que foram sugeridas e já estão sendo debatidas em âmbito nacional”, disse.

Nesta terceira edição, a ênfase foi estabelecer uma integração sólida entre os estados. O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, afirmou que o combate ao crime organizado, a partir de investimentos e iniciativas como o SULMaspp, promove o progresso e contribui para o bem-estar social. “O Mato Grosso do Sul é um estado pujante, com índices de criminalidade em queda. Mas, quando nos alinhamos, este trabalho se torna mais fácil. É isso que estamos buscando”, disse.

PRIMEIRAS EDIÇÕES – Depois do primeiro encontro, em março de 2023, em Curitiba, já houve uma grande operação com pontos de bloqueios na divisa entre os estados, patrulhamento em rodovias, marítimo e aéreo, e abordagens a veículos e pessoas, identificação e monitoramento de possíveis infratores e ações de repressão qualificada.

As ações resultaram no cumprimento de 103 mandados judiciais, prisão de 127 pessoas, apreensão de 184 veículos, além 32 mil pessoas abordadas, 40 mil maços de cigarros contrabandeados apreendidos, 17 armas de fogo retiradas de circulação, a apreensão de 3.487 mil toneladas de entorpecentes.

Após se reunirem em julho deste ano na capital paulista, houve mais uma operação com um efetivo de 17 mil policiais dos cinco estados. Mais de 1.500 pessoas foram presas. Ela também resultou na apreensão de 11 toneladas de entorpecentes e na captura de 423 foragidos. Foram retiradas de circulação 185 armas de fogo e recuperados 145 veículos.

Leilão do Lote 2 garante pedágio 56% mais barato em relação ao antigo modelo

Com um desconto de 0,08% em relação ao valor da tarifa de referência estipulada em edital (R$ 0,11922), o Grupo EPR foi o vencedor do leilão do Lote 2 do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná, realizado nesta sexta-feira (29).

Com isso, a tarifa por quilômetro rodado será 56% menor do que o valor que seria cobrado caso o modelo do antigo Anel de Integração ainda estivesse em vigor (R$ 0,2543).

Um dos grandes destaques será na praça de Jacarezinho, que terá uma redução de 68% em relação ao que seria praticado na atual antiga concessão, pulando de R$ 32,30 para R$ 10,39.

A disputa aconteceu na sede da B3, a Bolsa de Valores, em São Paulo, com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do ministro dos Transportes, Renan Filho. Conforme previsto no edital publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a proposta foi enviada pela proponente em 25 de setembro junto com a documentação necessária para participação na sessão pública de apresentação. A homologação do resultado acontecerá no dia 10 de novembro e a assinatura do contrato com o grupo deve ocorrer até 26 de janeiro de 2024.

"Esse era o nosso compromisso com a população do Paraná, concessões com um preço justo e muita obra. Serão mais de R$ 10 bilhões de investimentos nos próximos anos", afirmou Ratinho Junior.

O Lote 2 tem uma extensão total de 605 quilômetros e receberá investimentos de R$ 10,8 bilhões em obras. As intervenções incluem a duplicação de 350 quilômetros, instalação de 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas – estruturas que permitem o deslocamento de animais silvestres sem o risco de atropelamento.

A concessão abrange as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro com cobertura integral ou parcial das rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Sete praças de pedágio serão instaladas nos trechos, sendo duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369) e uma em São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí (PR-151), Jaguariaíva (PR-151), Sengés (PR-151) e Quatiguá (PR-092).

No total, são cerca de 3 milhões de paranaenses impactados diretamente nos seguintes municípios: Andirá, Antonina, Arapoti, Bandeirantes, Cambará, Carambeí, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Jacarezinho, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatiguá, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Sengés, Siqueira Campos e Wenceslau Braz.

Os contratos preveem que as principais intervenções sejam executadas nos primeiros anos dos 30 de vigência do contrato. A concessionária contratada também deverá arcar com aproximadamente R$ 6,5 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem. A previsão da ANTT é gerar 110 mil empregos diretos.

PRINCIPAIS INTERVENÇÕES – Entre os principais investimentos, estão novas faixas adicionais ao longo dos 81 quilômetros da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, que já são duplicados, além de 23 quilômetros de ciclovias no mesmo trecho. Praticamente toda a extensão terá três pistas e acostamento nos dois sentidos da rodovia nos primeiros anos de contrato. A medida facilitará o escoamento da safra estadual, estimada em 60 milhões de toneladas para este ano, além de tornar as viagens dos turistas rumo ao Litoral mais rápidas e seguras.

Na região próxima ao Porto de Paranaguá, serão instaladas novas vias marginais, viadutos, trincheiras e ciclovias, melhorando o tráfego no perímetro urbano da cidade. A Avenida Ayrton Senna, principal via de acesso à cidade, receberá 8,1 quilômetros de vias marginais nos dois sentidos, além de quatro viadutos.

Também no Litoral, um trecho de aproximadamente 14 quilômetros da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná, será duplicado, conectando os dois pontos já duplicados da rodovia, que também dá acesso à cidade de Matinhos. A rodovia também vai ganhar 2,3 quilômetros de vias marginais e ciclovias, facilitando o tráfego na região do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A PR-092 será duplicada entre Jaguariaíva, nos Campos Gerais, e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro. O trecho, de 123 quilômetros, passa também pelos municípios de Arapoti, Wenceslau Braz, Siqueira Campos, Quatiguá e Joaquim Távora. Somado a outros 50 quilômetros de duplicação da BR-153, também no Norte Pioneiro, o trajeto receberá a instalação de 45 novos viadutos e 25 novas passarelas.

Também será duplicada a BR-369, entre Cornélio Procópio e o entrocamento com a mesma BR-153, na divisa com o estado de São Paulo. Neste trecho ainda serão implantados dois quilômetros de ciclovias, todos em Santa Mariana, e 9,9 quilômetros de vias marginais, em Andirá e Santa Mariana. 

Nos Campos Gerais, estão previstos mais de 71 quilômetros de novas duplicações entre Piraí do Sul e o perímetro urbano de Jaguariaíva, passando na sequência por Sengés e terminando na ponte que liga a PR-239 à SP-258, na divisa com o estado de São Paulo. Com isso, fica totalmente duplicada a ligação entre Ponta Grossa e São Paulo.

MODELO – A concessão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seguiu as mesmas regras do Lote 1, com os principais pontos defendidos pelo Governo do Paraná e o setor produtivo do Estado desde o início da tramitação do processo, aliando preço justo e disputa pela menor tarifa, garantia de obras e ampla concorrência. A elaboração do programa de concessões foi objeto de um amplo estudo técnico que envolveu a realização de diversas consultas públicas e milhares de colaborações de usuários, batendo o recorde de um processo deste tipo pela ANTT.

Outra vantagem do novo modelo é para os motoristas que costumam passar pelas praças de pedágio mais de uma vez ao mês. Um sistema chamado de Desconto de Usuários Frequente (DUF) garante um desconto percentual cumulativo e variável de acordo com a praça baseado em cálculos técnicos ao longo de um mesmo mês.

LOTE 1 – O leilão do Lote 1 aconteceu no dia 25 de agosto, tendo como vencedor o Grupo Pátria, que deverá investir R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. Os lotes 3, 4, 5 e 6 ainda estão em fase de análise, com expectativa pela liberação do 3 e 6 no começo de 2024. No total, serão 3,3 mil quilômetros de estradas concedidas à iniciativa privada, sendo 1,1 mil quilômetros destes de rodovias estaduais. Os investimentos devem ultrapassar R$ 50 bilhões durante as três décadas de contrato.

PRESENÇAS – Participaram do leilão o vice-governador Darci Piana, os secretários estaduais da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da Comunicação, Cleber Mata; da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; e do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Fernando Furiatti; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), Fernando Moraes; o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken; o gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr; o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; o deputado federal Pedro Lupion; os deputados estaduais Cobra Repórter e Moacyr Fadel; os prefeitos de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano; Jacarezinho, Marcelo José Bernardeli Palhares; Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto; e Paranaguá, Marcelo Roque; e o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

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