Governo abre inscrições para a edição 2023 do Selo Clima Paraná

O Selo Clima Paraná, prêmio pelo qual o Governo do Estado reconhece empresas e entidades que atuam alinhadas com a preservação de recursos naturais, abriu nesta segunda-feira (22) as inscrições para a edição 2023.

O prêmio, realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, é uma forma de reconhecer e valorizar as boas práticas das organizações paranaenses, sejam elas públicas ou privadas, que decidem voluntariamente medir, divulgar e reduzir sua pegada de carbono com fins de combater as mudanças climáticas.

“Ações como essa colaboram para que o Paraná continue reconhecido pelo Ranking de Competitividade entre os Estados como o mais sustentável em nível nacional”, afirma o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. “Esse prêmio vem reconhecer o que as organizações paranaenses fazem para que nosso Estado seja o mais sustentável do Brasil.”

Para o ano de 2023, manteve-se a ampliação do escopo do Selo Clima Paraná, que possibilitará o reconhecimento das organizações paranaenses comprometidas com o desenvolvimento sustentável e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, de modo a reafirmar, promover e divulgar os valores e compromissos firmados pelo Paraná em prol da sustentabilidade. Até 2021, o programa apenas pedia o registro público estadual de emissões de gases de efeito estufa.

Agora também são solicitadas as boas práticas das organizações que se inscrevem no Selo, principalmente as associadas à ESG (governança ambiental, social e corporativa). Dentro da declaração de boas práticas na planilha, para cada certificado, ação ou meta inscrita, a instituição indica uma grande área de atuação, denominada como dimensão, escolhendo entre: ambiental, social e governança e, ainda, deve relacionar essas ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

COMO SE INSCREVER – As organizações interessadas podem se inscrever no site Conexão Ambiental a partir desta segunda-feira e até 31 de julho de 2023.

A inscrição para requerimento do Selo Clima Paraná é realizada de forma voluntária e gratuita, por organizações ou municípios que tenham interesse em ter suas ações de sustentabilidade verificadas e reconhecidas.

Os candidatos devem escolher para concorrência dentro do Selo Clima Paraná entre as duas modalidades: Mercado Interno e Mercado Externo. O único custo a ser dispendido refere à Modalidade "Mercado Externo", onde são solicitados documentos obrigatórios como a Declaração de Verificação, emitida por parte independente e, desta forma, atribuindo maior credibilidade e reconhecimento do Selo. Essa verificação, como é realizada por uma organização privada, tende a ter um custo para sua emissão.

Mais informações podem ser acessadas diretamente no site do evento.

RECONHECIMENTO – Recentemente o Selo Clima Paraná foi finalista de um prêmio a nível nacional: o Prêmio ESG do Grupo Tribuna. O projeto concorreu em prêmio de votação popular com mais cinco projetos nacionais, tanto de empresas públicas como privadas, que apresentaram boas práticas ambientais, sociais e de governança.

O prêmio teve a participação de 51 projetos de todo o País, sendo 27 públicos e 24 privados, com o objetivo de valorizar empresas públicas e privadas que tenham iniciativas bem-sucedidas em um dos eixos desse movimento mundial.

 

 

 

 

 

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 Prefeitos e técnicos podem se inscrever em fórum estadual sobre nova Lei de Licitações

Gestores e técnicos municipais das áreas da contabilidade, jurídica e de compras poderão ampliar seus conhecimentos sobre a nova Lei de Licitações (Lei Federal 14.133, de 2021), que unifica a legislação sobre o assunto e entrou em vigor no dia 1º de abril de 2023, em âmbito estadual.

A Secretaria das Cidades (Secid), em parceria com a Casa Civil, Escola de Gestão do Paraná e Prefeitura de Curitiba, realiza nos dias 26 e 27 de junho o Fórum de Licitações, Contratação Direta e Contratos Administrativos.

As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (22), são gratuitas e podem ser feitas no site da Escola de Gestão do Paraná.

O evento acontece na Ópera de Arame, em Curitiba, e está aberto à participação de prefeitos e profissionais de setores responsáveis pela efetivação de contratos em instituições públicas ou que envolvam recursos públicos. Para o diretor-geral da Secid, Marcio Marcolino, o domínio do tema pelos prefeitos e técnicos é fundamental no trâmite de projetos de desenvolvimento urbano.

“Está na missão da Secid, além de liberar recursos, prestar apoio técnico aos municípios. Dessa forma, convidamos as equipes municipais a participarem do Fórum. O tema é de relevância para agilizar e viabilizar convênios de transferência de recursos para os municípios e contratos com executores de obras ou fornecedores de serviços”, afirmou.

A nova Lei de Licitações entrou em vigor em 2021, mas estados e municípios tiveram dois anos para promover os ajustes necessários, principalmente no que se refere à integração dos sistemas estaduais de Compras Públicas com o Portal Nacional de Contratações Públicas.

O Paraná concluiu esta etapa em 26 de março de 2023, ficando tecnicamente pronto para atender a nova lei a partir de 1º de abril. Além disso, o Estado foi o primeiro a regulamentar a lei em seu território, com o decreto 10.086/2022, assinado pelo governado Carlos Massa Ratinho Junior. 

PALESTRA – O principal palestrante do fórum será o representante da Procuradoria Consultiva Junto à Governadoria do Estado e consultor Jurídico da Casa Civil, Kunibert Kolbi Neto. A programação prevê a abordagem de todas as etapas necessárias em um processo de contratação, desde o âmbito da aplicação da nova lei até os meios para a resolução de eventuais controvérsias entre as partes.

Serão abordados temas como Extinção de Contrato; Nulidade de Contrato; Contratação Direta; Alienação de Bens da Administração Pública; Regras Específicas para Compras, Obras de Engenharia e Serviços em Geral; Elaboração de Edital e sua Divulgação; Análise Jurídica; e Habilitação.

 

 

 

 

 

 

 

 

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 Colégios estaduais começam a receber segunda remessa de carteiras do novo formato

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, já iniciou a entrega da segunda remessa de cadeiras e de mesas escolares em formato de trapézio — novo modelo que permite sua organização em diferentes formas, como círculos.

Os 30 mil novos conjuntos serão destinados a colégios estaduais que precisem substituir carteiras danificadas ou que tenham passado por um aumento de matrículas neste ano. Além disso, o mobiliário também será enviado às novas salas, construídas a partir de materiais ecológicos, que substituem as salas de madeira.

As entregas serão feitas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) até o segundo semestre deste ano, conforme a necessidade de cada instituição de ensino. A expectativa é atender quase 300 colégios em cerca de 150 municípios. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 9,2 milhões.

“Os novos conjuntos permitem mais interação entre os alunos, o que deixa a aula mais dinâmica, além de tornar o ambiente ainda mais agradável para todos”, diz o diretor-presidente do Instituto Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno.

Diretora do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Apucarana, no Vale do Ivaí, Lilian Borin, afirma que o novo modelo de carteira proporciona mais flexibilidade para alunos e professores. “Elas permitem diferentes arranjos da sala, facilitando a colaboração em grupos e atividades práticas, tornando o aprendizado mais interativo”.

Silmara Rosseto, professora no Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, em Cianorte, no Noroeste, também elogia o novo mobiliário. “Com a disposição fornecida pelas carteiras, os alunos podem atuar como parceiros do professor”, diz.

112,7 MIL CONJUNTOS – A primeira remessa de carteiras do novo modelo, composta por 32,7 mil conjuntos, foi entregue ao longo do primeiro trimestre deste ano para 392 escolas de 132 municípios. O investimento foi de R$ 10 milhões. Além disso, também houve, até o mês de abril, a entrega de 80 mil carteiras convencionais, que correspondem a  um investimento de R$ 26,6 milhões. Estas chegaram a cerca de 600 colégios, em mais de 100 municípios.

 

 

 

 

 

 

 

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 Agências do Trabalhador iniciam a semana com mais de 13 mil oportunidades de emprego

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 13.051 vagas de emprego com carteira assinada no Estado.

A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.200 oportunidades. Na sequência, estão as funções de magarefe, com 543 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 342, e repositor de mercadorias, com 147.

A Região Metropolitana de Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (2.510). Entre as principais, são ofertadas 218 vagas para operador de telemarketing ativo e receptivo, 141 para repositor de mercadorias, 124 para operador de telemarketing apenas respectivo e 105 para auxiliar de linha de produção.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 63 vagas para preenchimento urgente, com procura para fiscal de loja (35), carpinteiro (15), encanador industrial (7), eletrotécnico (5) e biomédico (1).

A região de Toledo aparece em seguida com 2.234 oportunidades. São ofertadas 692 vagas para auxiliar de linha de produção, 130 para abatedor de porcos, 20 para magarefe e 15 para safrista.

Nas demais regionais do Interior são destaques, em quantidade, Cascavel (1.424), Umuarama (790), Maringá (752), Pato Branco (682) e Foz do Iguaçu (682). Em Cascavel, as funções que lideram as ofertas são auxiliar de linha de produção, com 458 vagas, magarefe, com 218, servente de obras, com 77, e pedreiro, com 35 oportunidades.

Em Umuarama, os destaques são para auxiliar de linha de produção (425), costureiro (40), magarefe (40) e auxiliar de costura (17).

Em Maringá, há oferta de emprego para auxiliar de linha de produção, com 163 oportunidades, magarefe, com 155, trabalhador da cultura de cana-de-açúcar, com 50, e alimentador da linha de produção, com 26.

Na região de Foz do Iguaçu são 245 vagas para auxiliar de linha de produção, 103 para operador de caixa, 94 para repositor em supermercados e 22 para açougueiro.

Em Pato Branco há procura por profissionais para as vagas de auxiliar de linha de produção (146), operador de processo de produção (33), ajudante de pátio de sucata (30) e supervisor em seção de serviços gerais (30).

AGENDAMENTO – Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Confira as vagas por regionais.

 

 

 

 

 

 

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