Com a ajuda de sensores infravermelhos, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) encontrou e resgatou uma mulher que estava desaparecida em Guaíra, na região Oeste do Paraná, na segunda-feira (17).

A tecnologia, instalada no helicóptero Falcão 13, identifica pessoas, objetos ou animais a partir das diferenças de calor entre eles e o ambiente, auxiliando em buscas em áreas de difícil visibilidade a olho nu.

A mulher, que tem deficiência intelectual e visual, estava desaparecida desde a manhã de domingo (16), quando saiu de casa para colher milho e não retornou mais para casa.

Com a dificuldade de encontrar a mulher nas buscas em terra, que estavam sendo feitas pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Batalhão da Polícia de Fronteira (BPFron), o helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Áreas (BPMOA) fez uma varredura na região com a câmera infravermelha. Mesmo à distância, os policiais conseguiram identificar, por meio das imagens térmicas, a presença da vítima agachada em um matagal.

As imagens destacaram o calor corporal da mulher, mesmo estando encoberto, em contraste com a temperatura do restante do ambiente. A partir das imagens, bombeiros foram deslocados ao local para resgatar e amparar a vítima, que foi socorrida.

PROJETO FALCÃO – As aeronaves do Projeto Falcão são equipadas com vários sistemas de última geração que ajudam as forças de segurança do Paraná em resgates, perseguições e operações policiais.

Um deles é o sistema MX-10, que fornece as imagens térmicas em alta resolução e zoom óptico, que permite identificar alvos a 15 quilômetros de distância, dependendo das condições climáticas e do tamanho do objeto. Estes sensores são projetados especificamente para serem usados em aviões, helicópteros ou veículos aéreos não tripulados (VANTs).

Além disso, as aeronaves também contam com óculos de visão noturna (OVN) e farol de busca de alta performance, que ajudam na busca a alvos ou no apoio a equipes em terra em terrenos com baixa luminosidade e em áreas de difícil visibilidade.

Os helicópteros são equipados ainda com alto-falante externo, específico para operações em aeronave e com sirene inclusa. O equipamento possibilita ouvir com perfeição as informações repassadas, além de rádio policial homologado para utilização em aeronaves para comunicação com as equipes policiais.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 

 
 Estão abertas as inscrições para curso gratuito de internet segura para idosos

Estão abertas as inscrições para a nova edição do curso de tecnologia para idosos realizado pela Celepar, em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Desta vez, o tema é “Uso seguro e consciente da Internet”. Os participantes aprenderão como se proteger dos crimes virtuais mais comuns e a navegar na web com segurança. A atividade é gratuita, mediante inscrição, e acontece no dia 27 de junho, das 13h30 às 17h, no plenário da Alep, em Curitiba.

Para se inscrever, é preciso enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (41) 9 9124-2342 até o dia 26 de junho, às 17h. Há 50 vagas destinadas a pessoas que tenham 60 anos ou mais.

O curso será ministrado por colaboradores da Celepar, com participação do delegado Emmanoel David, titular da Delegacia de Estelionatos da Polícia Civil em Curitiba. 

Ataide Prestes, um dos colaboradores da Celepar que conduzirá as atividades, cita alguns dos assuntos que serão abordados no workshop. “Vamos explicar, por exemplo, a importância de não repassar dados pessoais em aplicativos de mensagem e de desconfiar de ofertas milagrosas, conteúdos que pedem urgência e contato de pessoas solicitando pix”, diz.

Ele ressalta que ensinar pessoas idosas a usarem a internet com segurança é essencial para promover sua inclusão digital. “A internet oferece inúmeras vantagens, como manter contato com pessoas, acessar informações e serviços, além do entretenimento. Porém, sem um conhecimento adequado sobre segurança digital, os idosos podem se tornar alvos fáceis de fraudes”, diz. “Por isso é tão importante capacitá-los para navegar na internet de forma consciente.”

Rose Traiano, presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Alep, destaca que o curso será realizado durante o Junho Violeta, mês de combate à violência contra a pessoa idosa. “Gostaria de lembrar que crimes virtuais também são uma forma de violência”, alerta. “É importante que os idosos se inscrevam e participem do workshop”.

A Celepar já realizou treinamentos em tecnologia para mais de 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013. 

Serviço:

Data: 27 de junho

Horário: das 13h30 às 17h

Local: Assembleia Legislativa do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico, Curitiba

Inscrições: até as 17h do dia 26/06 por mensagem de WhatsApp para o número (41) 9 9124-2342

Atividade gratuita

Vagas: 50

Público: pessoas de 60 anos ou mais

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Governador apresenta projetos em infraestrutura e ações para prevenção a eventos climáticos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou, nesta terça-feira (18), os projetos de infraestrutura em andamento no Paraná e as principais ações do Governo do Estado para a prevenção contra grandes eventos climáticos durante a conferência regional Infra Sul GRI 2024, realizada em Curitiba.

O evento reuniu empresários e investidores das áreas de infraestrutura, construção e mercado imobiliário para discutir investimentos que visam a adaptação climática.

De acordo com o governador, além ter o maior plano de concessões rodoviárias do Brasil, o Paraná também tem investido em pesquisa e em sistemas de alerta para desenvolver respostas à emergência climática, reforçando o planejamento de longo prazo desenvolvido pelo Estado em diversas frentes. “Nós somos guiados por um pensamento de futuro. Estamos capacitando o Paraná pensando nas próximas décadas. Isso passa pela nossa infraestrutura, mas também pela forma como encaramos o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, afirmou Ratinho Junior.

Entre as iniciativas apresentadas, estão a criação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Emergência Climática, da Fundação Araucária, com mais de 50 pesquisadores das universidades estaduais dedicados à avaliação de cenários e possibilidades envolvendo sustentabilidade ambiental e eventos climáticos.

“Aliado a este trabalho de pesquisa, estamos investindo cerca de R$ 90 milhões em novos radares e centros meteorológicos espalhados pelo Paraná para termos cada vez mais informações e sistemas de alerta para a população”, explicou o governador.

URBANISMO – O painel também destacou o pioneirismo paranaense no desenvolvimento de soluções urbanísticas para que as cidades consigam resistir a grandes tempestades, por exemplo.

“Curitiba é um exemplo, com seus parques, que são projetados para receber grandes volumes de água, além da normalidade, quando os rios aumentam muito seus níveis. Nós estamos levando essa ideia para o restante do Paraná, com a revitalização de áreas e criação de maciços florestais”, disse Ratinho Junior.

O programa de implantação de parques urbanos já instalou 31 complexos ambientais urbanos e tem outros 34 parques em construção ou licitação em áreas sujeitas a ações erosivas ou em regiões de fundo de vale. Os investimentos são de quase R$ 80 milhões.

O governador também apresentou os programas de reflorestamento, com distribuição de mais de 9,5 milhões de mudas de árvores nativas, e de repeixamento de rios, com mais de 10 milhões de peixes nativos distribuídos em 16 bacias hidrográficas do Estado, promovendo o equilíbrio da fauna e da flora do Paraná.

INFRAESTRUTURA – De acordo com o governador, os projetos de longo prazo também passam por um planejamento em infraestrutura que trabalhe em harmonia com o desenvolvimento sustentável e que consiga integrar as diferentes regiões do Estado.

Os investimentos, segundo Ratinho Junior, refletem a boa interlocução com a iniciativa privada, por meio de um plano de grandes concessões, e do entendimento do papel do Estado em outros investimentos.

“Pensando no desenvolvimento do Estado como um todo, nós temos o maior programa de concessões rodoviárias do Brasil, com 3,3 mil quilômetros de rodovias e mais de R$ 50 bilhões em investimentos. Isso está integrado também com investimentos nos aeroportos de São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Londrina, com mais de R$ 1,6 bilhão em obras de reestruturação, além de investimentos privados no Porto de Paranaguá e nas ferrovias, a exemplo da nova Ferroeste”, destacou ele.

“Paralelo a isso, nós conduzimos grandes obras em estradas estaduais e contornos urbanos, tirando do papel investimentos que eram aguardados há décadas e que vão impactar no desenvolvimento regional nos próximos anos”, disse Ratinho Junior.

Apenas em relação aos contornos, o Governo do Paraná investe R$ 870 milhões em 100 km de novos contornos rodoviários.

PRESENÇAS - Também estiveram presentes na conferência o secretário de Planejamento, Guto Silva; e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; e da Ferroeste, André Gonçalves; o vice-presidente regional da Aegea Saneamento, Leandro Marin; o diretor de Investimentos da Maersk Group, Leonardo Levy; e o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.

 

 

 

 

 

Por - AEN

feed-image
SICREDI 02