Humanização: Saúde leva cuidados paliativos ao domicilio dos pacientes

O cuidado paliativo, prestado por equipes multiprofissionais que trabalham na assistência do paciente e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, é uma principais vertentes da atenção primária e atenção especializada, para reforçar o atendimento humanizado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

No Paraná, de acordo com levantamento da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde, 3.958 pessoas receberam esse tipo de atendimento entre janeiro e maio deste ano, dentro da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Os dados foram extraídos do Sistema de Informação da Atenção Básica (Sisab), do Ministério da Saúde.

“Historicamente, no Paraná os cuidados paliativos são ofertados de forma predominante na área hospitalar, com foco na oncologia. Entretanto, é necessário avançar para a prática desse cuidado em outros níveis da Rede de Atenção da saúde pública, considerando que muitos usuários com doenças ameaçadoras da vida estão nos domicílios”, diz a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a maioria das pessoas vivendo o processo ativo de adoecimento está em casa, sendo a família a provedora de aproximadamente 85% dos cuidados em saúde. Estima-se que mais de 56 milhões de pessoas ao redor do mundo e 625 mil, somente no Brasil, tenham necessidade desse tipo de cuidado.

Do total de atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em cuidados paliativos, de janeiro a maio deste ano, 1.200 foram realizados na atenção primária (prestada nos municípios) e 2.758 na atenção especializada, que envolve atendimento domiciliar e ambulatorial. Esse cuidado integra profissionais de diversas áreas, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, médicos, psicólogos e fisioterapeutas. Em todo o ano de 2023 foram registrados 13.099 atendimentos em cuidados paliativos na atenção primária (4.150) e atenção especializada (8.949).

O Governo do Estado acompanha essa necessidade e tendência mundial de atendimento domiciliar. Nesse contexto, a Sesa instituiu, em outubro do ano passado, por meio da Resolução nº 1477/2023 , o Grupo Condutor, responsável pela elaboração e monitoramento do Plano Estadual de Cuidado Paliativo no Estado.

No início deste mês de junho, cerca de 100 profissionais das Regionais de Saúde se reuniram para aperfeiçoarem seus conhecimentos no tema, a fim de replicarem aos demais profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ambulatórios dos municípios. O encontro fez parte de mais uma etapa do PlanificaSUS, projeto estratégico de reorganização e metodologias do SUS.  

VISITAS - No Noroeste do Paraná, no município de Iguaraçu, de abrangência da 15ª Regional de Maringá, Luriko Tsukamoto, 86 anos, faz parte deste recorte, e recebe acompanhamento multiprofissional, feito pela equipe de saúde da família da unidade Copacabana. O atendimento domiciliar teve início em 2022. As visitas são realizadas, em média, uma vez por mês pelo médico e semanal ou quinzenal por equipe formada por técnica de enfermagem, enfermeira e fisioterapeuta, além do acompanhamento no município, com o geriatra. Ela tem hipertensão arterial e doença de Alzheimer.

EXPERIÊNCIA DOS HOSPITAIS - Esta humanização no cuidado com o paciente também é uma busca dos hospitais, que contam com equipes ou mesmo centros de cuidados paliativos. Em 2023 houve 7.488 atendimentos, em 18 unidades hospitalares, visando proporcionar uma experiência mais digna e confortável para os pacientes. A comissão de cuidados paliativos dos Hospitais Zona Norte e Sul de Londrina, no Norte do Estado, acompanhou 226 pacientes.

Aqueles elegíveis para cuidados paliativos são do próprio município ou referenciados da Macrorregião Norte. No total são 16 leitos exclusivos, das duas unidades hospitalares. Todos os pacientes internados recebem atendimento multiprofissional, contando com médico exclusivo, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e equipe de enfermagem.

“A enfermaria possui horário de visita ampliado, permitindo um número maior de visitantes por paciente. Isso visa humanizar o ambiente hospitalar, tornando-o mais acolhedor e impactando positivamente a experiência e o conforto dos pacientes”, disse Reilly Lopes, diretor-geral do Hospital Zona Norte.

Para o diretor-geral do Hospital Zona Sul, Geraldo Júnior Guilherme, trata-se de um trabalho maravilhoso, acolhedor e que envolve muitas pessoas. “Humanizamos a assistência em pacientes com pouca perspectiva terapêutica. Esse cuidado evita medidas invasivas e agressivas. A terminalidade da vida deve ser digna para todas as pessoas. É uma forma moderna de tratar e cuidar das pessoas”.

EFETIVIDADE - Em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde anunciou a implantação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, com a adesão de estados e municípios. A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e a Frente Paliativista têm mapeado diversos lugares que ofertam esses cuidados, mas a autodeclaração dos serviços ainda é incipiente.

“Essa política pública está em andamento no Paraná, assim como em todo o país. Estamos expandindo esse cuidado e capacitando os profissionais para identificarem quem são esses pacientes e quais são elegíveis. Nossa prioridade é sempre, valorizar a vida”, finaliza Maria Goretti.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Multas: proprietários de veículos do Paraná já podem indicar real infrator de forma online

Os proprietários de veículos do Paraná já podem fazer, de forma digital, a transferência de uma infração de trânsito à pessoa que, de fato, conduzia o veículo no momento do ocorrido.

A Indicação do Real Infrator Online é uma funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito (CDT) que resolve um antigo problema: até então, era necessário o proprietário comparecer ao posto de atendimento do Detran junto com o responsável pela multa para repassar os pontos incluídos na carteira de habilitação. 

Nesta terça-feira (25), o Detran Paraná formalizou a adesão à Indicação do Real Infrator Online junto ao Serpro, empresa que desenvolveu essa funcionalidade, assim como Carteira Digital de Trânsito. Apenas com a CDT, ou pelo Portal de Serviços da Senatran, é possível ao dono do automóvel informar, digitalmente, quem cometeu a infração para que este assuma os trâmites com o órgão de trânsito. 

"A verdadeira transformação digital se faz aplicando tecnologia para facilitar a vida das pessoas, simplificando os processos da gestão pública. Esta é uma funcionalidade que economiza tempo e ainda contribui para a legitimidade da multa, já que permite de forma ágil que a autuação seja respondida por quem, de fato, cometeu a infração”, explica o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, destaca que a adesão ao sistema faz parte da estratégia desenhada pelo órgão de trânsito para facilitar a vida do cidadão. “Esta é mais uma daquelas funcionalidades bastante esperadas pela população: a facilidade de receber a notificação de uma autuação e, ali mesmo, já indicar o real condutor infrator. O Detran-PR aderiu, testou e aprovou essa nova ferramenta”, diz.

REGRAS – A indicação do infrator pode ser feita em até 30 dias a contar da data de notificação da multa e só é permitida entre pessoas físicas. O proprietário do veículo e o real infrator devem possuir CNH digital e o indicado deve assinar o aceite de forma eletrônica. 

Essa funcionalidade já é utilizada, também, nos Detrans de Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Roraima e São Paulo. A relação completa dos órgãos atuadores pode ser conferida no Portal de Serviços da Senatran. Basta clicar no estado. 

Para fazer a transferência, é preciso informar o CPF do verdadeiro responsável pela multa. Após isso, o indicado recebe uma comunicação e, caso realize o aceite, ele assumirá, apenas para aquela infração, os pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

CDT – A Carteira Digital de Trânsito é o aplicativo da Senatran, desenvolvido pelo Serpro, que reúne a documentação de porte obrigatório no trânsito e diversos serviços de governo, como a carteira de habilitação (CNH) e o registro e licenciamento de veículos (CRLV). A CDT também disponibiliza a emissão de credencial de estacionamento para pessoas acima de 60 anos, o pagamento de multas com até 40% de desconto, a venda digital de veículos, a transferência de multas com a indicação do real infrator e avisos de recall e de vencimento da CNH, além de veicular campanhas de conscientização no trânsito.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

feed-image
SICREDI 02