Mais de 26,5 mil empresas tiveram suas inscrições estaduais canceladas apenas no primeiro semestre de 2024, segundo dados da Receita Estadual do Paraná. O número é quase três vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando houve 9.669 cancelamentos.
Esse aumento de 174% de um ano para o outro chama a atenção e serve como sinal de alerta para que o contribuinte fique atento às suas obrigações com o fisco estadual, principalmente na entrega de documentos e na atualização de seus dados com a Receita Estadual.
A inscrição estadual é o registro que toda empresa precisa ter para comercializar produtos físicos, sendo necessária para a contribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a emissão de notas fiscais. Por isso mesmo, sua regularização é mais do que fundamental para o funcionamento de qualquer estabelecimento.
Segundo a auditora fiscal e coordenadora do setor de Cadastro do ICMS da Receita Estadual, Silvia Guérios de Domenico, esse total tão expressivo de cancelamentos é algo atípico, mas não há uma explicação única que justifique essa disparada. Para ela, há uma série de fatores que levam a isso, como problemas na entrega de documentos obrigatórios. “A omissão de EFD ou sua entrega sem movimentação são as irregularidades mais comuns e que mais causam esse cancelamento”, explica.
A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é o conjunto de documentos fiscais e de outras informações de interesse do fisco que devem ser enviados mensalmente à Receita Estadual. Assim, deixar de enviar esse material ou mesmo enviá-lo sem movimentação por três meses consecutivos — ou três vezes em cinco meses — pode fazer com que a inscrição seja cancelada.
Além disso, o fim das atividades sem a paralisação temporária ou baixa da inscrição também está entre os motivos mais recorrentes de cancelamento, assim como a não localização do contribuinte em seu endereço cadastral. Isso sem falar, é claro, de envolvimento em atividades ilícitas, como adquirir, estocar ou revender produtos furtados ou roubados.
ATENÇÃO À COMUNICAÇÃO OFICIAL – Só que o cancelamento não é feito de uma hora para a outra. Como destaca Domenico, há todo um rito antes de uma inscrição estadual ser considerada inapta. A ideia é permitir que o contribuinte regularize a situação o quanto antes para evitar maiores dores de cabeça.
“Antes de a inscrição ser cancelada, há uma comunicação tanto por e-mail quanto pelo Diário Oficial informando que é preciso fazer essa regularização”, afirma a auditora. Nesses casos, a empresa entra em um estado de pré-cancelamento e recebe um prazo para resolver suas pendências. “É uma chance para normalizar a situação e minimizar a burocracia”.
No caso do pré-cancelamento, o processo de regularização vai depender do tipo de irregularidade identificada. Caso seja a falta das EDFs, por exemplo, basta entregar os documentos necessários; enquanto mudança de endereço exige abertura de protocolo em um processo um pouco mais demorado. “O importante é que, quando receber o email, o contribuinte busque entender o que aconteceu e regularize sua situação”, diz.
COMO REATIVAR – Para as empresas que já estão com sua inscrição cancelada e querem fazer a reativação, a solicitação pode ser feita diretamente pelo portal da Receita Estadual a partir do menu Alteração Cadastral > Situação Cadastral > Reativação. Com a abertura do protocolo e a regularização das pendências, a situação será analisada por um auditor, que vai avaliar se a empresa está apta a operar.
Por - AEN
“O problema é que esse é um processo que leva tempo e, enquanto isso, o contribuinte fica impedido de emitir nota fiscal, por exemplo”, destaca Domenico.
Os pais ou responsáveis pelos estudantes das mais de 2 mil escolas estaduais do Paraná devem atualizar, até 19 de agosto, os dados deles no cadastro escolar. A atualização é um procedimento obrigatório realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seed), e deve ser feita online, na área de acesso do aluno, ou na escola onde o aluno está matriculado.
A rede estadual de ensino do Paraná tem aproximadamente 1 milhão de alunos matriculados e, entre as informações que necessitam de confirmação, estão endereço de e-mail, CPF e telefone do responsável. Neste período, as secretarias de todas as escolas precisam revalidar as informações do estudante e dos pais, entregues no ato da matrícula para o ano letivo. A não atualização cadastral pode dificultar o processo de rematrícula para 2025.
Um exemplo é o caso de famílias que mudaram de bairro ou de cidade e que provavelmente não conseguirão matricular o filho em uma unidade escolar próxima da nova residência no próximo ano letivo. A medida também é fundamental para facilitar a comunicação entre as unidades de ensino e a comunidade escolar, já que os dados de contato também precisam ser confirmados.
Segundo o coordenador estratégico de Governança de Dados Educacionais da Seed, Flavio Faversani, é a partir da atualização cadastral que será preparada a matrícula para 2025. “Dentro desse prazo, os pais devem acessar a área do aluno ou ir na escola onde o filho está matriculado para solicitar a atualização cadastral”, afirmou.
“Nessa atualização, ele informará o endereço residencial e a unidade consumidora, que é um código que consta nas contas de luz e de água da residência. A partir destes dados, será feito um mapeamento para definir a escola mais próxima que a criança ou o adolescente vai estudar em 2025”, acrescentou o representante da Secretaria da Educação.
Por - AEN
As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná estão com a oferta de 18.843 vagas de emprego com carteira assinada.
A maior parte é para alimentador de linha de produção, na indústria, com 4.358 oportunidades. Na sequência, aparecem as de operador de caixa, com 858 vagas, repositor de mercadorias, com 745, e faxineiro, com 550.
A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.691). São 587 vagas para alimentador de linha de produção, 524 para operador de telemarketing ativo e receptivo, 382 para operador de caixa e 327 para repositor de mercadorias.
Na Capital, além das vagas tradicionais, a Agência do Trabalhador Central oferta 115 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de eletricista de instalação (curso técnico de eletricista), com 11 vagas, consultor de vendas (curso superior em gestão comercial, administração ou áreas afins), com 10 vagas, técnico de vendas (curso técnico ou superior em gestão comercial ou vendas), com 10 vagas, e técnico em segurança do trabalho (curso técnico na área), com seis vagas.
A região de Cascavel acumula 3.895 vagas. Os municípios do Oeste têm 887 oportunidades para alimentador de linha de produção, 406 para abatedor, 280 para magarefe e 130 para servente de obras.
As regiões de Londrina (2.899), Campo Mourão (1.587) e Foz do Iguaçu (1.159) têm mais de mil vagas cada. Em Londrina, no Norte do Paraná, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 806 vagas, operador de caixa, com 201, costureiro na confecção em série, com 127, e ajudante de motorista, com 119 oportunidades.
Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, os destaques são para alimentador de linha de produção (494), magarefe (211), trabalhador volante da agricultura (60) e pedreiro (54). Em Foz do Iguaçu, na fronteira, são ofertadas 519 vagas para alimentador de linha de produção, 76 para repositor de mercadorias, 60 para abatedor e 40 para operador de caixa.
Na região de Pato Branco, há 919 ofertas de emprego nas Agências do Trabalhador para as funções de alimentador de linha de produção (322 oportunidades), repositor de mercadorias (66), vendedor de comércio varejista (39) e faxineiro (37). Em Maringá 837 vagas, sendo a maior parte para alimentador de linha de produção (291) e trabalhador no cultivo de árvores frutíferas (76). Em Ponta Grossa, o destaque é pela busca por 46 vigias. Em Jacarezinho há 20 vagas para ajudante de motorista.
ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.
Confira o resumo das principais vagas no Interior e na Capital
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Por - AEN
Além de manter o abastecimento de água para 100% dos moradores das cidades, a Sanepar também quer garantir o acesso à água potável para pequenas comunidades rurais do Paraná.
Desde o início 2024, em parceria com os municípios, a empresa está atendendo 31 comunidades em todo o Estado, beneficiando quase 2 mil famílias que moram em áreas distantes dos centros urbanos.
Uma parte destas comunidades está localizada nas regiões Oeste e Sudoeste, onde a Sanepar, neste ano, firmou convênio com oito municípios. Eles serão atendidos com projetos, equipamentos de bombeamento e com tubulações que, se colocadas em linha reta, alcançam a extensão de 93,3 quilômetros. Os investimentos para atender estas comunidades são de mais de R$ 4,5 milhões, sendo em torno de R$ 1,6 milhão das prefeituras e R$ 2,9 milhões da Sanepar.
Nas comunidades de Pérola do Oeste, Dois Vizinhos, Cascavel, Pato Branco, São Jorge do Oeste, Ramilândia e Santo Antônio do Sudoeste a implantação está em andamento e devem receber o sistema de abastecimento de água até o ano que vem, beneficiando 348 famílias.
A Comunidade Estrada Malvina, em Jesuítas, é também um dos locais em que o saneamento será implantado neste segundo semestre. As 22 famílias aguardam o fim das obras para ter acesso a água potável de qualidade. O poço está perfurado e as tubulações já chegaram. A expectativa é de que as obras de assentamento da tubulação iniciem no próximo mês.
A chegada da água potável é aguardada com ansiedade. Márcia Cristina Toledo diz que no sítio onde mora a família é abastecida por mina d´água que em períodos de estiagem quase chega a secar. Ela também conta que nem em época de chuva a situação é melhor. “A gente passa apuro com a água, principalmente em época de seca. A gente acredita que vai melhorar bastante com uma água de qualidade para beber e cuidar das crianças”, comenta.
Andréia Oliveira Pereira também é moradora da Estrada Malvina e diz que no sítio em que mora a mina tem água suficiente para atender as necessidades da família e dos animais da criação. Mas, para ela, o problema é a qualidade para o consumo da família que, acredita, será solucionado com a instalação da rede de água. “Agora com o poço, acho que vai melhorar. Dá mais qualidade para todo mundo. Tem sítio aqui na Estrada que não tem água, então vai ter mais conforto tanto para eles, como para a gente também”, diz.
O Programa de Saneamento Rural é uma parceria entre as prefeituras, o Governo do Estado e a Sanepar. “Pela parceria, a Sanepar fornece estudo técnico, materiais hidráulicos, equipamentos eletromecânicos, treinamento, apoio técnico, e, em contrapartida, o município participa com a disponibilização do manancial de abastecimento, mão de obra e insumos de construção civil”, explica a gerente geral da Sanepar Rita Camana. A empresa também atua no treinamento e organização das comunidades para operar o sistema rural.
Por - AEN
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) celebra neste sábado (3) os 13 anos do Núcleo de Operações com Cães (NOC). Atuando em apoio às demais forças de segurança na detecção de ilícitos – como drogas, armas, munições e até explosivos – o grupo contabiliza, somente neste ano, o atendimento a 533 ocorrências, com a apreensão de 944 quilos de drogas e a localização de 73 armas.
Quinze cães estão em serviço no NOC atualmente, além de outros em treinamento. São seis unidades do Núcleo distribuídas entre Curitiba, Pato Branco, Cascavel, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu, todas equipadas com viaturas adaptadas para o transporte dos animais com conforto e segurança. Isso permite que eles prestem apoio a operações policiais em todo o Paraná, dando suporte a forças policiais municipais, estaduais e federais. Os cães especialmente treinados para essa missão participam de operações, cumprimentos de mandados de busca e apreensão e abordagens a veículos em rodovias.
O delegado da PCPR e chefe do NOC, Cristiano Quintas, destaca que o trabalho do Núcleo reflete na prisão de criminosos. “Os cães são preparados para levar os policiais à apreensão de ilícitos que são importantes para provar a materialidade dos crimes que são investigados”.
Ele acrescenta que a presença destes animais aumenta a eficácia nas ações porque eles têm a capacidade de localizar as drogas, armas e munições de forma muito mais rápida do que os humanos. “Isso evita que os agentes fiquem expostos por muito tempo em ambientes que são hostis, mas nos quais eles precisam estar para dar cumprimento a mandados judiciais de busca e apreensão ou de prisão, por exemplo”, explica o delegado.
TREINAMENTO – Os cães podem chegar de duas formas ao NOC. Quando ainda são filhotes, com 60 dias de vida, em média, tendo todo o seu treinamento feito pelo policial que o acompanhará na jornada de operações durante sua atividade. Porém, o mais comum é a aquisição de animais com um pouco mais de idade e que já possuam uma base de adestramento.
“Quando o cão chega ao NOC, mesmo que já seja adestrado, o seu treinamento passa a ser direcionado para a função de detecção que ele vai exercer. Eles são aprimorados e treinados constantemente durante todo o seu tempo de serviço”, explica Quintas.
O treinamento tem como base as situações reais encontradas pelos policiais no dia a dia, permitindo que os animais saibam como agir durante as operações. A PCPR garante o bem-estar dos cães com instalações adequadas nos canis, boa alimentação, cuidados veterinários e, também, carinho por parte dos seus condutores.
Os animais permanecem na ativa até os oito anos de vida. Quando chegam próximos a esta idade, os condutores reduzem a quantidade e a intensidade do trabalho, a fim de poupá-los de maiores esforços. Chegando a aposentadoria, podem permanecer no canil do núcleo ou passar por um processo de adoção. A prioridade é dada ao policial que o acompanhou durante toda a vida. Caso ele não possa levar o animal para casa, o NOC realiza um processo seletivo interno para a adoção, no próprio Núcleo. A terceira hipótese é a abertura de um processo seletivo destinado aos demais policiais da PCPR.
AÇÕESEDUCATIVAS - Outro importante foco do NOC são as ações educativas. Em junho, mês dedicado à prevenção ao uso de drogas, 5,1 mil pessoas participaram de eventos promovidos por todo o Paraná que contaram com demonstrações destes animais em ação.
O público tem a oportunidade de conhecer de perto os cães e ver como eles detectam as drogas. Além disso, eles despertam a atenção e o interesse das crianças e adolescentes para o tema do combate aos entorpecentes.
“Além das atividades de repressão ao crime, o Núcleo de Operações com Cães colabora na divulgação e na conscientização no que diz respeito aos malefícios relacionados ao uso de entorpecentes e o tráfico de drogas”, destaca o delegado da PCPR.
Por AEN/PR
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), vai realizar em 15 de agosto uma audiência pública sobre a contratação da manutenção e conservação rotineira e periódica do pavimento de aproximadamente 10 mil quilômetros de rodovias estaduais. A licitação será dividida em 40 lotes, contemplando todas as regiões do Paraná, um investimento de aproximadamente R$ 5,5 bilhões, com execução ao longo de três anos.
A audiência ocorrerá no auditório do DER/PR em Curitiba e será transmitida ao vivo pela internet, no canal oficial do DER/PR na plataforma Youtube, das 9h30 às 12h. Serão apresentados os detalhes do Programa de Manutenção e Conservação de Rodovias do Estado do Paraná (ProMAC), com cidadãos podendo tirar dúvidas, encaminhar sugestões e contribuir tanto durante o evento quanto nos dias seguintes, utilizando o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Os serviços do ProMAC incluem um conjunto de operações destinadas a reparar ou corrigir defeitos no pavimento, garantindo uma operação segura, econômica e confortável para todos os usuários.
Informações sobre a audiência pública e o programa estão disponíveis no portal do DER/PR, clicando no banner específico.
Serviço:
Audiência pública - contratação de serviços de manutenção e conservação de rodovias do DER/PR.
Dia: 15/08.
Horário: 9h3h às 12h.
Local: auditório do DER/PR com transmissão online pelo Youtube.
Por AEN/PR