Os turistas internacionais injetaram aproximadamente R$ 5,8 bilhões na economia paranaense ao longo do ano passado.
É o que apontam cálculos feitos pela Secretaria do Turismo com base em dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Banco Central do Brasil (Bacen). Quando comparado com o ano de 2023, o resultado apresenta um crescimento de 26% nos gastos de viajantes estrangeiros no Estado, que segundo estimativas foram de R$ 4,6 bilhões.
O gasto médio de cada viajante internacional também registrou crescimento por conta da variação cambial. A estimativa é que cada turista estrangeiro gastou um ticket médio de US$ 1,1 mil em 2024. O valor teve um crescimento de 12% quando comparado com 2023, quando o ticket médio por turista estrangeiro foi de US$ 1 mil. O cálculo envolve gasto total de turistas internacionais no Brasil, total de turistas estrangeiros que visitaram o País, total de turistas estrangeiros que visitaram o Paraná e cotação do dólar no dia 28 de janeiro de 2025, que era de R$ 5,91.
“Isso mostra como o turismo é um setor importante que, quando bem trabalhado, pode se tornar um pilar sólido da economia”, disse Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo. "Por meio destes cálculos, temos uma noção de quanto dinheiro foi injetado no Paraná, comprovando que nossas ações de fomento, a promoção internacional por meio de feiras, as diversas capacitações com o trade e o olhar dedicado do Governo do Estado ao setor, tem surtido efeito”.
Em âmbito nacional, os turistas estrangeiros gastaram em 2024 cerca de US$ 7,3 bilhões no Brasil, o que convertido em real vira R$ 43,3 bilhões. Segundo a pasta federal, trata-se do maior valor registrado nos últimos 15 anos, superando, inclusive, o período da Copa do Mundo de 2014, quando os turistas estrangeiros gastaram US$ 6,914 bilhões.
O diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do setor no Estado, Irapuan Cortes, afirma que o foco para 2025 é aprimorar ainda mais a captação de turistas estrangeiros.
“Esse grande valor que estima-se ter sido gasto no Paraná é apenas mais uma prova de como apostar na captação de viajantes internacionais é efetiva ao Estado, gerando arrecadação financeira, aquecendo os nosso comércios e serviços locais, gerando uma grande movimentação na economia. Para este ano, o propósito do Viaje Paraná é seguir avançando em ações efetivas de promoção do turismo paranaense, sobretudo, em público, turistas e agências de viagens estrangeiras”, afirmou.
CRESCIMENTO DO SETOR – O turismo brasileiro alcançou um faturamento recorde impulsionado pelos gastos de turistas estrangeiros. Segundo dados do Banco Central, os US$ 7,3 bilhões representam um crescimento de 6,28% em relação ao ano anterior, quando o setor do turismo arrecadou US$ 6,907 bilhões.
Segundo o Ministério do Turismo, o avanço expressivo está diretamente relacionado ao aumento do número de visitantes internacionais, que atingiu 6,65 milhões em 2024, um crescimento de 12,6% em comparação com 2023 – tendo o Paraná como o terceiro maior portão de entrada de viajantes internacionais no País.
Dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Polícia Federal no começo de janeiro apontam que o Estado recebeu 894.536 turistas estrangeiros ao longo do ano passado, um aumento de 13,2% em relação a 2023, que registrou 791.504 turistas.
Com o resultado, o Paraná foi o terceiro principal portão de entrada de turistas estrangeiros no País. O estado ficou atrás apenas de São Paulo (2.207.015) e Rio de Janeiro (1.513.235) em número de chegadas internacionais. Rio Grande do Sul (879.412), em quarto lugar, e Santa Catarina (415.751), na quinta posição, completam o top cinco.
Por - AEN
Com o início do ano letivo marcado para o próximo dia 5 de fevereiro, as empresas do Programa Parceiro da Escola já estão em campo realizando melhorias estruturais e organizacionais em 82 colégios de 34 municípios do Estado.
A iniciativa, que visa melhorar a gestão administrativa e a infraestrutura das escolas mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional, é um novo modelo para a educação paranaense.
Os contratos com as empresas parceiras foram assinados na primeira quinzena de janeiro, conforme previsto no Edital n° 017/2024. Entre as ações prioritárias realizadas estão a pintura das escolas, reparos estruturais, jardinagem, dedetização e manutenção de equipamentos como ventiladores e condicionadores de ar. Também está em andamento a contratação de funcionários administrativos e de limpeza, garantindo o pleno funcionamento das instituições.
São três grupos educacionais. O Apogeu é responsável pela gestão de 15 colégios estaduais nas regiões de Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Guarapuava. A Tom Educação faz a gestão de 31 unidades com apoio do grupo Positivo e Rede Decisão. As unidades ficam nas regiões Norte, Oeste, Campos Gerais, RMC e Curitiba. As outras 34 escolas da rede estadual ficarão sob a responsabilidade do Grupo Salta, nas regiões Oeste, Noroeste, Curitiba e RMC.
“Estamos garantindo que todas essas unidades atendidas estejam plenamente preparadas para receber os alunos e professores no início do ano letivo”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “O modelo já demonstrou seu potencial em projetos-piloto e agora será ampliado para beneficiar ainda mais estudantes e comunidades. Estamos confiantes de que esta parceria com o setor privado trará resultados significativos para nossas escolas e para o aprendizado dos alunos”.
No Colégio Estadual São Braz, em Curitiba, o diretor Josemi Lima de Almeida relata o avanço das melhorias. “Já contratamos agentes de limpeza e administrativos. Também realizamos corte de grama, limpeza de calhas e dedetização. Estamos com todo o gás para receber os alunos em fevereiro”, destacou.
Outro exemplo é o Colégio Estadual João Mazzarotto, localizado no bairro Capão Raso, também em Curitiba. A diretora Viviane Nazarko comemorou o progresso rápido. “A empresa parceira liberou verba na última sexta-feira e, no domingo, já iniciamos os reparos nas paredes e a pintura. Estamos criando placas de identificação padrão. As melhorias dão uma nova vida à escola”, afirmou. Além disso, a unidade está se preparando para o segundo ano do programa Paraná Integral.
PROGRAMA – O programa Parceiro da Escola foi criado por lei estadual e a seleção das escolas ocorreu em dezembro de 2024. A atuação das empresas ocorre nas áreas de limpeza, segurança, fornecimento de materiais e suporte administrativo. Países líderes em educação, como Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido e Espanha, adotam parcerias na administração escolar, modelo que agora começa a ser aplicado em escala maior no Paraná. Desde 2023, o projeto-piloto ocorre no Colégio Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Anita Canet, em São José dos Pinhais.
As unidades do Parceiro da Escola estão localizadas em Andirá, Cambé, Campo Magro, Curitiba, Londrina, Matelândia, Nova Aurora, Palmeira, Assis Chateaubriand, Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Cascavel, Castro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.
Por - AEN
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), concluiu agora em janeiro os serviços de conservação e manutenção da PR-459 entre Pinhão e Reserva do Iguaçu, na região Centro-Sul.
O trecho de 57,71 quilômetros recebeu serviços de remendos profundos, para recuperar danos na capa asfáltica e base da pista; fresagem e reperfilagem para retirar e substituir a camada mais superior do pavimento, já desgastada, por uma nova camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ); e nova sinalização horizontal, com pintura de linhas de no eixo e bordos.
As melhorias garantem segurança e trafegabilidade para moradores de áreas rurais se deslocarem rumo à sede dos seus municípios, o transporte entre as cidades e também o tráfego de longa distância, incluindo o escoamento da safra produzida localmente.
Os serviços são feitos por meio de contrato de conservação do pavimento do Escritório Regional Centro Oeste da Superintendência Regional Campos Gerais do DER/PR. Ao todo são 376,73 quilômetros de rodovias atendidos nas regiões Centro-Sul e Centro, um investimento de R$ 66.330.649,64.
São beneficiados os municípios de Campina do Simão, Candói, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu.
Por - AEN
A carga de maconha foi apreendida durante uma abordagem no km 602 da BR-277, em Cascavel, no início da tarde desta quarta-feira (29).
Durante patrulhamento a equipe da Polícia Rodoviária Federal abordou o motorista do Fiat Uno e na inspeção no carro encontrou fardos de maconha no banco traseiro, assoalho e porta-malas, totalizando 125 kg.
O condutor, de 34 anos, informou que transportava a droga de Foz do Iguaçu para Itajaí/SC.
O motorista foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O veículo, a droga e o suspeito foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Cascavel.
Por - Catve
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a concessionária EPR Litoral Pioneiro assinaram, nesta quarta-feira (29), contrato de financiamento de R$ 6,38 bilhões para investimentos em rodovias no Paraná. O ato ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). São R$ 829 milhões em financiamento direto do BNDES e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures, que são títulos de crédito de renda fixa emitidos pelo banco com o objetivo de captar recursos no mercado financeiro.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que o banco financiou 85% de todos os investimentos em estradas do Brasil, principal modal logístico do país. Segundo ele, em 2024, foram aprovados R$ 23 bilhões para o transporte rodoviário, volume recorde nos 72 anos do banco.
“Não há financiamento de longo prazo para essa infraestrutura tão desafiadora, é um problema central de produtividade, de eficiência, de redução de gases de efeito estufa, de redução do custo de manutenção da frota dos caminhões, dos equipamentos, automóveis, se a gente não melhorar essa infraestrutura”, disse na cerimônia.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, também comentou sobre o volume de investimentos privados no país. “Já leiloamos quatro [lotes] e, esse ano, nós faremos os dois últimos leilões do estado do Paraná. O estado, com isso, vai captar o maior volume de investimento para o desenvolvimento de rodovias da sua história: R$ 60 bilhões serão investidos para modernizar a infraestrutura, garantir mais segurança para as pessoas. O Brasil está na mínima de desemprego porque está na máxima de investimento privado”, disse.
“Rodovia precisa de investimentos vultosos para garantir fluxo, velocidade média superior e por consequência mais capacidade de exportação. Então, esses investimentos eles vão ajudar muito a capacidade do Paraná exportar sua própria produção e a produção de estados vizinhos”, acrescentou.
Obras
Com os novos recursos, a EPR Litoral Pioneiro vai duplicar 350 quilômetros de rodovias federais e estaduais, além de construir 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais. Também será criado um acesso ao Porto do Paranaguá, importante via de escoamento da produção agrícola do centro-sul do país.
Nos 30 anos de concessão à EPR Litoral Pioneiro, os investimentos estão estimados em R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões em manutenção das estradas. O segmento inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais e atende 27 cidades paranaenses, incluindo a capital Curitiba.
A malha concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. A tarifa de pedágio média, segundo comunicado da Presidência, é 31% inferior em relação à praticada nas concessões anteriores.
Por - Agência Brasil
Segurança, lazer e planejamento. Mais do que um alívio nas contas de começo de ano, a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas, motonetas e ciclomotores de até 170 cilindradas é também qualidade de vida para os motociclistas paranaenses — principalmente àqueles que têm o veículo como seu ganha-pão.
“Essa medida foi extraordinária”, resume o entregador Victor Emanuel, de 24 anos, ao falar sobre a decisão do Governo do Paraná, por meio da Receita Estadual, de ampliar a isenção que, até então, era válida apenas para motos de até 125 cc com mais de 10 anos de idade.
Motofretista há quatro anos, ele conta que a novidade veio em boa hora e permitiu que ele planejasse muito melhor suas finanças. “Esse dinheiro serviu para antecipar o financiamento da moto”, revela o jovem, que pagava cerca de R$ 570 de IPVA de sua moto de 160 cc. “Assim que vi a notícia, ainda no ano passado, fiz as contas e me preparei para pagar uma prestação a mais. E isso vai me dar um alívio e tanto”.
Já para quem está com o veículo quitado, o dinheiro extra vindo da isenção foi usado para outros fins. O também entregador Junior Mendes, de 21 anos, disse que aproveitou que não precisaria se preocupar com o IPVA de sua moto para viajar com a família. “Eu pagava pouco mais de R$ 600 e, neste ano, pude usar esse dinheiro para passar uns dias na praia com a mulher e o filho, além de alguns outros gastos do dia a dia”, afirma. “Como autônomo, é a gente que faz o nosso salário, então a isenção ajudou bastante”.
De acordo com dados da Receita Estadual, 770.196 motocicletas, motonetas e ciclomotores estão isentas do IPVA 2025 em todo o Paraná graças à nova regra. E, embora todos os proprietários de motos até 170 cilindradas tenham sido beneficiados com a medida, o próprio governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a isenção visava justamente valorizar e fortalecer os entregadores. “São profissionais que geram emprego e renda, ajudando o nosso Estado a crescer”, afirma.
Para o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a isenção é também uma ação importante para a economia do Estado. “A isenção para as motos foi uma medida muito importante para manter a renda na mão do cidadão”, diz. “Graças à ação do Governo do Paraná, as famílias viram o dinheiro sobrar, podendo usá-lo com alimentação, lazer ou com uma viagem — ou seja, movimentando ainda mais a economia do Estado”.
SEGURANÇA NO TRÂNSITO – Só que a isenção do IPVA para motocicletas também traz outro grande benefício para o Estado para além da movimentação da economia e a melhoria na qualidade de vida do cidadão. Para além dessas conquistas, a medida também pode trazer um impacto bastante positivo na segurança do trânsito.
Como explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos, Motonetas, Motocicletas e Similares de Curitiba e Região Metropolitana (Sintramotos), Cacá Pereira, muitos profissionais aproveitaram o benefício estadual para fazer manutenção em suas motos, garantindo mais segurança para quem passa a maior parte do seu dia sobre duas rodas.
Segundo ele, a ampla maioria dos entregadores utiliza sua própria motocicleta para trabalhar e que a alta rodagem desgasta demais o veículo, exigindo manutenção recorrente — um custo que acaba pesando demais no bolso, principalmente dos autônomos. “São profissionais que passam mais de 12 horas expostos, em cima de uma moto, então essa manutenção é essencial para a segurança”, afirma Pereira.
Por isso, a isenção do imposto foi tão comemorada pela categoria. Conforme conta o presidente da Sintramotos, muitos entregadores destinaram o dinheiro que iria para o IPVA em melhorias para suas motos, como na troca de pneus ou na chamada relação (sistema de transmissão secundária do veículo, que transmite a força do motor para a roda traseira). “A isenção do IPVA para essas motocicletas promove não só qualidade de vida, mas também segurança para o trabalhador e para toda a população”, conclui.
Por - AEN








-PortalCantu-25-12-2025_large.png)
-PortalCantu-25-12-2025_large.png)
-PortalCantu-25-12-2025_large.png)
-PortalCantu-25-12-2025_large.png)


-PortalCantu-25-12-2025_large.png)
-PortalCantu-25-12-2025_large.png)
-PortalCantu-25-12-2025_large.png)
-PortalCantu-25-12-2025_large.png)









_large.jpg)
_large.jpg)
_large.jpg)
_large.jpg)