Estado apresenta programas e discute parcerias com gestores do turismo da região Oeste

Com o objetivo de destacar o potencial do Oeste do Paraná e contribuir para o seu desenvolvimento, a Secretaria estadual do Turismo (Setu) promove nesta quinta e sexta-feira (17e 18) visitas técnicas a locais estratégicos da região para debater com administradores locais ações de melhoria para atrair mais turistas brasileiros e principalmente estrangeiros, em razão da proximidade com Argentina e Paraguai.

Nesta quinta-feira, a equipe fez visitas técnicas nas praias artificiais do reservatório de Itaipu, em Santa Terezinha do Itaipu e São Miguel do Iguaçu, onde um dos temas foi o potencial do turismo náutico do Oeste, com águas doces limpas e cristalina.

São Miguel do Iguaçu conta com o balneário turístico Ipiranga, que tem estrutura para camping, espaço para banho, piscina natural e atracadouro. Em Itaipulândia, o balneário Jacutinga conta com um Parque Aquático e é a principal atração da cidade. O parque vai receber R$ 20 milhões em investimentos privados. Outro foco da visita envolveu o andamento do projeto executivo da construção do novo Santuário Nossa Senhora Aparecida. Após aporte de R$ 30 milhões da iniciativa privada, esse será o segundo maior santuário de Aparecida do Brasil. 

“Turismo acontece de maneira efetiva quando conseguimos transformar a movimentação de pessoas em renda e emprego para os paranaenses. E ele chega junto e de mãos dadas com a infraestrutura. Por isso estamos visitando esses espaços, nos colocando à disposição de administradores para fortalecer a rede de apoio do Estado e das Instâncias de Governança das Regiões Turísticas”, destacou o secretário do Turismo, Marcio Nunes. 

Ele também visitou os balneários de Santa Helena (incluindo a Capela Cristo Rei) e o município de Entre Rios do Oeste. Em todos os lugares, Nunes apresentou as três novas leis do setor. Elas aumentam as possibilidades de convênios com prefeituras e outras entidades para viabilizar investimentos.

FEIRAS E EVENTOS – Outra parada foi na Visit Iguassu, entidade sem fins lucrativos de Foz do Iguaçu que ajuda a potencializar a cidade com feiras e tours nacionais e internacionais. A instituição é mantida pelos associados, que são ligados ao turismo local, com mais de 120 empresas de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai). A ideia é que o Viaje Paraná, órgão de promoção ao turismo, vinculado à Secretaria, esteja mais próximo da associação e de entidades similares de outras cidades.

Somente no ano passado, o Paraná levou técnicos para 25 exposições, feiras e festivais, com o objetivo de promover atrativos turísticos junto a brasileiros e estrangeiros. O Estado também é conhecido pelo turismo de grandes eventos, principalmente em Curitiba e Foz do Iguaçu.

 

 

 

 

 

 

 

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 Governo inicia testes para levar conexão de internet via satélite a áreas rurais do Paraná

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), iniciou testes com equipamentos para conexão de internet via satélite para auxiliar no atendimento de áreas rurais com baixa conectividade.

Inicialmente, os testes ocorrem em dois locais urbanos para avaliar a funcionalidade do equipamento. Trata-se de uma ação conjunta com a Telecomunicações Brasileiras S.A. – Telebras, vinculada ao Ministério das Comunicações, que fornece soluções de conexão.

O aparelho que compõe a solução de Terminais Transportáveis Telebras por Satélite - (T3SAT) foi instalado no quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, nesta quinta-feira (18). Na sexta-feira (19), as atividades ocorrerão na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. O objetivo também é promover capacitação de policiais do setor de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade para manuseio e uso do equipamento, aproveitando a capilaridade da corporação para auxiliar na expansão.

Nas próximas semanas os testes se intensificarão através de uma operação com drones da PM na região rural de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, e com uma unidade fixa na Ilha de Medeiros, em Guaraqueçaba, no Litoral, em uma ação conjunta com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). Estão programados mais testes em áreas rurais entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, inclusive em regiões de serra ou de campo, para manuseio do equipamento e análise de resposta.

O T3SAT é utilizado para levar internet para as Terras Indígenas Yanomami nos estados do Amazonas e Roraima. O equipamento tem uma antena e possibilita uma conexão com taxa de transmissão de download de 20 Mbps e de upload de 2 Mbps. Em caso de falta de energia, o dispositivo tem bateria com duração de até oito horas. O modem também possui Wi-Fi embarcado para conexão de aparelhos celulares e computadores.

Os testes são realizados com drones conectados a essa rede para mensurar impacto da velocidade da internet e alcance da conectividade. O objetivo é entender as demandas específicas, que englobam desde o pequeno produtor rural até as empresas com tecnologias mais avançadas em seu maquinário, que necessitam de conectividade maior para a produção.

“Iniciamos nesta semana os testes com equipamentos para conexão de internet via satélite para suprir a necessidade de áreas onde a conexão por fibra óptica, banda larga e dados móveis é mais difícil. Com o início na área urbana e expansão para regiões rurais vamos entender melhor as diferenças e mapear as possibilidades de avanços”, explicou o secretário da Inovação, Marcelo Rangel.

“Essa avaliação de cobertura do sinal em áreas específicas foi escolhida a partir de um mapa de calor de conectividade. Além disso, a estratégia satelital busca gerar dados públicos para fortalecer estudos em outras regiões”, complementou o diretor de Ecossistemas de Inovação da SEI, Giles Balbinotti.

O major Eduil Nascimento Junior, da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM, afirma que a internet nas áreas rurais vai ajudar também as forças de segurança, que executam os trabalhos de Patrulha Rural. “Nós temos um aplicativo da PM que registra boletins de ocorrência, mas nas áreas rurais ainda temos dificuldade de cobertura. É um projeto fantástico para levar internet mais longe”, complementou.

CONEXÃO NO CAMPO – O projeto-piloto integra o Plano de Conectividade Rural do Paraná, uma ação liderada pela SEI e desenvolvida em conjunto com 17 órgãos públicos, entre secretarias estaduais, estatais e institutos, 15 players do setor privado, como operadoras e empresas de tecnologia, e mais seis entidades representantes da sociedade civil. O objetivo é entender as necessidades específicas de conectividade em áreas de difícil acesso e desenvolver soluções eficazes que supram as demandas dessas comunidades.

No ano passado, a SEI iniciou o processo de estudos e mapeamento para ampliação da conectividade em áreas rurais e remotas de baixo acesso à internet. Foram promovidos mais de 40 encontros e reuniões com os setores envolvidos, finalizados com um workshop validação de estudos e propostas.

 

 

 

 

 

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 Confira todos os detalhes do concurso público de 253 vagas do Governo do Paraná

O Governo do Paraná anunciou um novo concurso para o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) com oferta inicial de 253 vagas em diversas áreas de atuação, com salários variando entre R$ 4.231,60 e R$ 7.616,88, além de um auxílio alimentação de R$ 634,74. É o primeiro concurso para a categoria, que foi reorganizada em fevereiro de 2023, desde 2020.

Os aprovados no certame irão compor a equipe de profissionais que atuam em diferentes secretarias e autarquias do Governo do Paraná, tornando-se servidores do Poder Executivo. Além das informações detalhadas disponíveis no portal oficial do Concurso Público (AQUI), a Agência Estadual de Notícias montou um FAQ para ajudar interessados com prazos, formação exigida, o que vai cair na prova objetiva, entre outras questões.

INSCRIÇÕES E PRAZOS

O período de inscrições para o concurso terá início em 5 de fevereiro e se estenderá até 7 de março. Os interessados devem ficar atentos aos valores das taxas de inscrição, que variam de R$ 90 a R$ 130, dependendo do cargo pretendido. Para aqueles que desejam solicitar a isenção da taxa, como doadores de sangue e cadastrados no CadÚnico, o prazo é de 5 a 9 de fevereiro. Todo o processo deve ser realizado no site do Instituto AOCP, responsável pelo certame.

VAGAS DISPONÍVEIS

Das 253 vagas oferecidas, 203 são destinadas a candidatos com formação de nível superior, chamados de Agentes Profissionais, abrangendo as seguintes áreas: Assistente Social (48 vagas), Administrador (45 vagas), Contador (42 vagas), Psicólogo (14 vagas), Economista (11 vagas), Comunicador Social (8 vagas), Engenheiro Civil (7 vagas), Estatístico (5 vagas), Médico (3 vagas), Engenheiro Mecânico (2 vagas), Bibliotecário (2 vagas), Engenheiro de Segurança do Trabalho (2 vagas), Analista de Procuradoria (2 vagas), Terapeuta Ocupacional (3 vagas), Nutricionista (2 vagas) Engenheiro Ambiental (1 vaga), Engenheiro Cartógrafo (1 vaga), Engenheiro de Pesca (1 vaga), Engenheiro Eletricista (1 vaga), Pedagogo (1 vaga) e Desenhista Industrial Gráfico (1 vaga)

Um destaque é a inclusão da carreira de Profissional de Tecnologia da Informação, uma novidade para o Estado, dentro da política de digitalização dos processos. O certame está com uma vaga aberta para a função.

As 50 vagas restantes são para nível médio/técnico, ou Agentes de Execução, contemplando as seguintes áreas: Enfermagem (24 vagas), Técnico de Manejo e Meio Ambiente (9 vagas), Laboratório (6 vagas), Segurança do Trabalho (5 vagas), Fiscal Metrológico (4 vagas) e   Fiscal de Meio Ambiente (2 vagas).

RESERVA DE VAGAS

Ao candidato afrodescendente, amparado pela Lei Estadual nº 14.274/2003, será reservada 10% das vagas, dentro do prazo de validade do concurso, devendo o candidato observar, no ato da inscrição, as condições especiais previstas neste item, como o preenchimento de uma declaração. O candidato que se inscrever como afrodescendente concorrerá, além das vagas reservadas por força de lei, também à totalidade das vagas de ampla concorrência.

À pessoa com deficiência, amparada pela Constituição Estadual e pela Lei Estadual nº 18.419/2015, fica reservado o percentual de 5% das vagas nos cargos/funções/áreas autorizadas e ofertadas. O candidato deverá proceder da seguinte forma: informar se possui deficiência; selecionar o tipo de deficiência; informar o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID; informar se necessita de condições especiais para a realização da prova; e declarar que está ciente das atribuições do cargo para o qual pretende se inscrever.

O QUE CADA FUNÇÃO EXIGE

AGENTE PROFISSIONAL

Administrador: planejar, organizar, controlar, supervisionar auditar e assessorar as organizações do Poder Executivo nas áreas de recursos humanos, materiais, serviços, patrimônio, informações, financeira e tecnológica, entre outras.

Analista de Procuradoria: realizar pesquisas e estudos de legislação, doutrina e jurisprudência; diligenciar e realizar serviços junto aos órgãos do Poder Judiciário estadual e federal; minutar manifestações judiciais, sob conferência e assinatura exclusiva do procurador do Estado; redigir, digitar, imprimir, arquivar e protocolizar expedientes de trabalho, entre outras.

Assistente Social: planejar, coordenar, supervisionar, auditar, avaliar e executar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional; prestar orientação e atendimento à indivíduos, famílias e grupos, com vistas à garantia dos direitos sociais; entre outras.

Bibliotecário: administrar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação do Poder Executivo; organizar, dirigir e executar trabalhos técnicos relativos às atividades biblioteconômicas, desenvolvendo sistema de catalogação, classificação, referência e conservação do acervo bibliográfico, para armazenar e recuperar informações e colocá-las à disposição dos usuários, seja em bibliotecas ou em centros de documentação; entre outras.

Comunicador Social: pesquisar, recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas; expor, analisar e comentar acontecimentos; transmitir informações e ocorrências cotidianas a leitores de jornais e revistas, ouvintes de rádio e telespectadores; realizar seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público; entre outras.

Contador: orientar e assistir as organizações do Poder Executivo nos trabalhos inerentes à contabilidade, observando as exigências legais e administrativas; realizar supervisão e auditoria contábil; elaborar, executar, acompanhar programas, projetos e pesquisas na área; entre outras.

Desenhista Industrial Gráfico: planejar, criar, elaborar, implantar e avaliar projetos de identidade e de comunicação visual; analisar solicitações de desenhos; testar tecnologias associadas ao design gráfico, avaliando sua aplicabilidade; editorar textos e imagens; produção e gravação de audiovisuais, edição e animação de vídeos e áudios, diagramação de material para disponibilização impressa ou digital; entre outras.

Economista: analisar, projetar e programar o ambiente econômico; elaborar, executar, acompanhar e avaliar programas, projetos e pesquisas na área econômica de mercado e viabilidade econômica do Poder Executivo; panejar e realizar estudos e projeções de natureza econômica e financeira; emitir diagnósticos e informações; ciar e atualizar banco de dados; entre outras.

Engenheiro Ambiental: elaborar, coordenar, dirigir, supervisionar, planejar, orientar, auditar, avaliar, executar e fiscalizar serviços, programas e projetos públicos de Engenharia Ambiental; fiscalizar estudos, obras e serviços na área ambiental; auditar, elaborar, manter e acompanhar programas e processos de meio ambiente; pesquisar novas tecnologias e avaliar as tecnologias disponíveis; trabalhar, segundo normas técnicas, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental; entre outras.

Engenheiro Cartógrafo: elaborar, coordenar, dirigir, supervisionar, auditar, avaliar, executar e fiscalizar programas e projetos na área de Engenharia Cartográfica; gerenciar projetos e obras de agrimensura e cartografia; implementar projetos geométricos; ralizar atividades em topografia, geodésia e batimetria, levantando e calculando pontos topográficos e geodésicos; entre outras.

Engenheiro Civil: elaborar, executar, dirigir e fiscalizar projetos públicos de engenharia civil relativos a rodovias, portos, aeroportos, prédios, vias férreas, sistemas de água e esgoto e outros; preparar planos e métodos de trabalho; possibilitar e orientar a construção, manutenção e reparo de obras públicas; assegurar a execução das obras dentro de padrões e exigências técnicas; entre outras.

Engenheiro de Pesca: planejar, elaborar, dirigir, coordenar, supervisionar, orientar, auditar, avaliar, executar e fiscalizar programas e projetos públicos na área da Engenharia de Pesca; planejar, orientar e fiscalizar técnicas de reprodução, criação e manutenção de estoques pesqueiros; planejar, coordenar, fiscalizar e executar atividades pesqueiras; promover a extensão rural, orientando produtores nos vários aspectos das atividades pesqueiras; entre outras.

Engenheiro de Segurança no Trabalho: elaborar, coordenar, dirigir, supervisionar, planejar, orientar, auditar, avaliar, executar e fiscalizar programas e projetos públicos na área da Engenharia de Segurança do Trabalho, desenvolvendo estudos e estabelecendo métodos e técnicas para prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais; coordenar equipes e gerenciar atividades de segurança do trabalho; estudar as condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos; verificar a qualidade de equipamentos de segurança; executar campanhas educativas e treinamentos na área de segurança do trabalho; entre outras.

Engenheiro Eletricista: planejar, elaborar, dirigir, coordenar, supervisionar, orientar, auditar, avaliar, executar e fiscalizar serviços, programas e projetos públicos na área de Engenharia Elétrica; planejar, projetar e desenvolver sistemas e equipamentos elétricos; instalar, configurar e inspecionar sistemas e equipamentos elétricos; realizar manutenção de sistemas e equipamentos elétricos; entre outras.

Engenheiro Mecânico: elaborar, desenvolver, executar e dirigir planos e projetos de engenharia mecânica, componentes, ferramentas e materiais, preparando especificações, cálculos, desenhos, técnicas de execução, recursos necessários e outros requisitos, para possibilitar a construção, montagem, funcionamento, manutenção e reparo de instalações industriais e mecânicas, e de máquinas em geral, elevadores, veículos e equipamentos mecânicos e eletro mecânicos, sistemas de produção de transmissão e de utilização do calor, e de sistemas de refrigeração e de ar-condicionado; entre outras.

Estatístico: planejar, elaborar, dirigir e controlar pesquisas e análises estatísticas do Poder Público; efetuar levantamentos e controles estatísticos; elaborar e estabelecer planos amostrais; proceder à elaboração, análise e avaliação de relatórios técnicos e outros documentos; entre outras.

Médico: realizar consultas, exames e atendimentos médicos, emitindo diagnósticos, prescrevendo medicamentos e realizando outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva, terapêutica e de emergência, para promover a saúde do indivíduo ou de grupos; planejar, coordenar, supervisionar, auditar, avaliar e executar planos, programas e projetos de serviços de saúde, nas diferentes áreas de atuação profissional; efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; entre outras.

Nutricionista: planejar, coordenar, supervisionar, auditar, avaliar e executar planos, programas e projetos de nutrição; realizar consultas e avaliação nutricional de indivíduos ou grupos; orientar o aproveitamento de recursos dietéticos; controlar a estocagem, preparação, conservação e distribuição dos alimentos, visando a racionalidade e economicidade dos regimes alimentares; entre outras.

Pedagogo: planejar, elaborar, coordenar, supervisionar, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos referentes às atividades pedagógicas; promover pesquisas, estudos pedagógicos, traçando metas, criando ou modificando processos educativos, estabelecendo e implementando normas e monitorando o seu cumprimento, para assegurar a educação integral; entre outras.

Profissional de Tecnologia da Informação: planejar, elaborar e executar estudos técnicos, termos de referência, contratos, planos, políticas, mapas de processos de negócios e outros projetos de escopo da Tecnologia da Informação - TI; pesquisar, definir e realizar testes em tecnologias existentes ou a serem adotadas pelo Órgão/Entidade; apoiar na gestão de contratos firmados com fornecedores de TI, sendo a interface de demandas entre o contratado e o Órgão/Entidade; entre outras.

Psicólogo: estudar, pesquisar, avaliar e intervir no desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos e grupos, com a finalidade de análise, tratamento e orientação de indivíduos, grupos e instituições, utilizando técnicas e instrumentos validados pelo Conselho da Categoria, adequados a cada caso; realizar ações conjuntas e integradas, sustentadas pelo princípio da intersetoriedade, com profissionais que atuam nas políticas públicas ou em Organizações da Sociedade Civil, encaminhando o público-alvo aos serviços de saúde mental ou da política de assistência social; entre outras.

Terapeuta Ocupacional: prestar atendimento de terapia ocupacional em indivíduos com vistas ao tratamento, desenvolvimento e reabilitação; atender indivíduos portadores de dificuldades físicas e/ou psicossociais, utilizando técnicas e procedimentos específicos de terapia ocupacional, para obter a recuperação e integração social do indivíduo; orientar pacientes, familiares, cuidadores e responsáveis; entre outras.

CONCURSO
Comunicador social é uma das funções do concurso público. Foto: Gilson Abreu/AEN


AGENTE DE EXECUÇÃO

Fiscal de Meio Ambiente: orientar e fiscalizar as atividades e obras para prevenção/preservação ambiental, por meio de incursões, vistorias, inspeções e análises técnicas de locais, atividades, obras, projetos e processos, visando o cumprimento da legislação ambiental, bem como outorga de direito de uso de recursos hídricos; investigar a implementação de leis e posturas sobre a defesa do patrimônio florestal, coordenando ou executando os trabalhos de inspeção das atividades da indústria extrativa para proteger o patrimônio público no que concerne à defesa de parques, praças e outros logradouros públicos; entre outras.

Técnico de Manejo e Meio Ambiente: executar, sob supervisão, atividades de defesa sanitária animal e vegetal; atividades de inspeção, inclusive na fiscalização do trânsito de animais, vegetais e de produtos agropecuários e nas exposições e feiras agropecuárias; colaborar na divulgação de campanhas de vacinação na área de saúde animal; prestar assistência técnica, orientando sobre o plantio, adubação, cultura, colheita e beneficiamento de espécies vegetais; entre outras.

Fiscal Metrológico: fiscalizar instrumentos de medição, medidas materializadas, produtos, marcas de conformidade e serviços, conforme legislação; fiscalizar o transporte de cargas perigosas, de produtos com certificação compulsória, produtos têxteis e produtos regulamentados; realizar inspeção de avaliação de ônibus escolares ou outros tipos de veículos quanto à regulamentação do Inmetro; entre outras.

Técnico de Enfermagem: participar da elaboração do plano de assistência de enfermagem e do desenvolvimento e execução de programas educativos; participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar; preparar e administrar medicações e tratamentos aos pacientes internos segundo prescrições médicas e sob supervisão de enfermeiro; entre outras.

Técnico de Laboratório: planejar o trabalho do laboratório e preparar vidrarias e materiais similares; manipular e preparar soluções químicas reagentes, meios de cultura e outros, selecionando aparelhagens, instrumentos e materiais; controlar o estoque de materiais do laboratório; coletar material empregando técnicas e instrumentação adequadas, para proceder testes, análises, experiências, exames e outros trabalhos de laboratório; realizar amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas; entre outras.

Técnico de Segurança do Trabalho: participar da elaboração, implementação e acompanhamento de políticas, programas e projetos públicos de saúde e segurança do trabalho; inspecionar equipamentos, maquinários e métodos de trabalho, para identificar e prevenir riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais; entre outras.

FORMAÇÃO

Um ponto importante é sobre a formação exigida para o desempenho da função. Conforme estabelecido no edital, o documento comprobatório para ingressar, por exemplo, nas funções de Ensino Superior, é o diploma de graduação, sendo essencial que os candidatos estejam atentos aos requisitos específicos de cada função, estabelecidos no Perfil Profissiográfico, que é uma espécie de conjunto de características que se espera para uma função. Os documentos devem ser apresentados depois que o candidato for nomeado e convocado pela Secretaria da Administração para assinar o termo de posse. O perfil para cada vaga pode ser conferido AQUI.

LOCAL DE ATUAÇÃO

O edital do concurso apresenta em detalhes a distribuição de vagas pelo Estado, que foi dividido em cinco grandes áreas com municípios que compõem cada uma delas. Dessa forma, é importante que o candidato tenha a ciência que ao se inscrever para uma vaga de determinada área de abrangência pode ser chamado para atuar em qualquer um dos municípios que compõem aquela área. 

Áreas dos Agentes Profissionais

Área 1: Curitiba e Região Metropolitana, Guarapuava, Irati, Paranaguá, Piraí do Sul, Ponta Grossa, São Mateus do Sul e União da Vitória.

Área 2: Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Ibaiti, Ibiporã, Ivaiporã, Jacarezinho, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pitanga, Rolândia, Santo Antônio da Platina, Telêmaco Borba e Wenceslau Braz.

Área 3: Assis Chateaubriand, Cascavel, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Laranjeiras do Sul, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco, Toledo e Umuarama.

Áreas dos Agentes de Execução

Área 4: Curitiba.

Área 5: Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina e Toledo.

PROVA

A prova objetiva está programada para o dia 14 de abril e será realizada em seis cidades: Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina e Umuarama. 

Esta etapa tem caráter eliminatório e classificatório e será composta de 50 questões de múltipla escolha: Língua Portuguesa (8), Raciocínio Lógico (5), Legislação (7 questões), Conhecimentos Específicos para o cargo/função escolhido (30).

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de pontos. Serão aprovados na Prova Prática os candidatos que obtiverem no mínimo 50% do total de pontos, não podendo zerar em nenhuma das áreas de conhecimento. 

O gabarito preliminar e o Caderno de Questões da Prova Objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da prova.

As regras gerais são as mesmas de qualquer concurso ou vestibular: proibição de utilização de eletrônicos, de uso de chapéus/bonés/óculos escuros, de porte de armas e cuidado com a Folha de Respostas.

AVALIAÇÃO MÉDICA

Depois da prova, de caráter classificatório e eliminatório, a próxima etapa é uma avaliação médica. Nesse momento será considerado apto o candidato que não apresentar quaisquer alterações patológicas que o contraindiquem ao desempenho das atribuições do cargo.

RESULTADO FINAL

A classificação final dos candidatos, após decididos os recursos, será publicada, mediante edital específico, no Diário Oficial do Estado – Suplemento de Concursos Públicos e no site do Instituto AOCP.

NOMEAÇÃO E VALIDADE

A previsão é que as nomeações ocorram ainda em 2024, embora as datas exatas dependam do andamento de cada etapa, incluindo análises e recursos. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois, permitindo a convocação de mais candidatos dentro desse período. Para acompanhar todas as novidades e informações sobre o as etapas do concurso, os interessados devem ficar atentos às atualizações na Agência Estadual de Notícias no site oficial do certame.

MAIS DÚVIDAS?

Em caso de outras dúvidas, como assistência durante a realização da prova ou documentação necessárias, o candidato deve ler atentamente o edital ou entrar em contato com o Instituto AOCP através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou de segunda a sexta-feira (exceto feriados) pelo telefone (44) 3013-4900.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Homem simula a própria morte e acaba preso por porte ilegal de arma

Um homem simulou suicídio para tentar chamar a atenção da ex-esposa, mas o plano deu errado e ele acabou preso pela Polícia Militar por porte ilegal de arma.

O caso aconteceu em Prudentópolis, quando a equipe recebeu uma denúncia de uma mulher. Ela disse que o ex-marido enviou um áudio se despedindo e dizendo que iria se matar. Logo depois, ele se trancou no quarto e a mulher disse que ouviu um estouro, e suspeitou ser um disparo de arma de fogo.

No local, os policiais conversaram com a mulher que informou que o ex-marido estava dentro da casa, mas ela não queria entrar por medo de ele estar com uma arma de fogo. Então, a polícia entrou na residência com a autorização da mulher e ao chegar no quarto, a porta estava aberta. Em seguida, a PM visualizou o homem deitado na cama.

A equipe deu voz de abordagem e o homem relatou que teria estourado uma bombinha para assustar a ex-mulher. Em busca pessoal, não havia ilícitos, porém atrás da cabeceira da cama tinha algumas sacolas plásticas. Dentro delas, havia um revólver calibre 38 da marca Rossi, com um tiro deflagrado.

Além disso, a polícia encontrou quatro cápsulas e 10 munições intactas. Diante do questionamento sobre a documentação da arma, ele disse que não tinha. Por isso, ele recebeu voz de prisão e acabou conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Prudentópolis para medidas cabíveis.

 

 

 

 

 

 

Por - RSN

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