Paraná aposta na informação para desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes

Os pilares e as metodologias para que as cidades se tornem destinos turísticos inteligentes são temas da edição de 2024 da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI). O evento acontece em Curitiba até esta terça-feira (19), com debates e apresentações para cerca de 600 participantes.

A feira reúne palestrantes nacionais e internacionais, com cases de sucesso relativos a destinos turísticos inteligentes. O evento é organizado pela empresa Cidades do Futuro, criada pelos membros do Instituto Cidades do Futuro da Argentina, entidade líder na implementação do modelo de destino em turismo inteligente na América. 

Na solenidade de abertura, realizada nesta segunda-feira (18), no Memorial da Cidade, o coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Secretaria estadual do Turismo (Setu), Yure Lobo, afirmou que ter uma base de informações mais precisas sobre o setor é fundamental para que as autoridades consigam se organizar e elaborar políticas públicas voltadas à melhoria das suas ofertas. Ele também apresentou o Sistema de Inteligência Turística (SiTU), plataforma lançada em 2023 que compila os principais indicadores estaduais do setor.

“Uma das premissas do turismo inteligente é o uso de informações e dados para gerar conhecimento e decisões relacionadas à atividade. Quando organizamos o sistemas de informações e as disponibilizamos de forma fácil, isso permite que os gestores consigam se basear em evidências e tomar decisões mais eficientes”, disse.

O encontro terá a participação de profissionais e empresas do setor, empreendedores inovadores, instituições, estudantes e organizações não-governamentais do Brasil e do Exterior. Os debates recaem sobre as melhores práticas para o planejamento urbano e a qualidade de vida.

Para conquistar o selo de cidade com turismo inteligente do Ministério do Turismo, é preciso que as cidades cumpram ao menos 80% dos 105 requisitos previstos em nove pilares: governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, promoção e marketing, segurança, mobilidade e transporte e criatividade. Além da Capital, o Paraná possui outros dois destinos em busca do título de destino turístico inteligente: Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.

FIDI – A última edição da feira aconteceu em 2020, de maneira online devido a pandemia da Covid-19. Curitiba sedia a edição deste ano por ser referência nacional e internacional em planejamento urbano e qualidade de vida.

“O que queremos é que Curitiba faça a diferença para todo o Brasil. Tudo o que conquistamos queremos compartilhar com todos os brasileiros e é por isso que fizemos questão de proporcionar esse congresso para todas as comunidades turísticas do País”, disse o prefeito Rafael Greca.

A FIDI 2024 teve início neste domingo (17), com um tour dos participantes pelos principais destinos de Curitiba: Jardim Botânico, Mercado Municipal, Museu Oscar Niemeyer, memorial Paranista e Memorial de Curitiba.

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Delegados de Amazonas e Distrito Federal conhecem sistema de flagrantes do Paraná

A Polícia Civil do Paraná apresentou o funcionamento das Centrais Regionais de Flagrantes para as polícias civis do Amazonas e do Distrito Federal, em reuniões realizadas em Curitiba.

Os visitantes puderam trocar informações sobre a dinâmica do sistema durante o procedimento de flagrante apresentado pelas forças de segurança e também visitar as unidades da PCPR para compreender o funcionamento.

A PCPR é uma referência nacional neste serviço. As 13 Centrais Regionais de Flagrantes foram implementadas em 2023 a fim de padronizar a metodologia de atendimento e os procedimentos feitos pela polícia judiciária. O sistema funciona 24 horas e é operados por autoridades policiais plantonistas e seus agentes, designados a partir de escalas. A dinâmica utiliza videoconferência para atendimento de casos flagranciais apresentados no plantão pela Polícia Militar ou guardas municipais, como brigas, roubos e tráfico de drogas.

O objetivo deste sistema é otimizar o uso do efetivo policial, diminuir o tempo de resposta e aprimorar a entrega dos trabalhos de polícia judiciária com o uso da tecnologia, que antes eram trabalhados de maneira isolada nas delegacias dos municípios.

De acordo com o delegado-geral, Silvio Jacob Rockembach, as visitas serviram para apresentar as boas práticas e métodos utilizados pela PCPR. “Mostramos as estratégias adotadas para melhorar o atendimento, dar mais agilidade às investigações, um sistema que tem dado certo”, explicou. “É importante essa troca de informação, para que as outras polícias possam levar o que temos de bom, mas também para aprendermos com as experiências e, no final, quem ganha é a população, que recebe um serviço cada vez melhor”.

O delegado-geral do Amazonas, Bruno Fraga, disse que a troca de conhecimento serviu para observarem o trabalho das centrais. "Fizemos uma visita técnica para ver de perto o trabalho das centrais que é desenvolvido aqui, como a metodologia trouxe resultados para a população do Paraná”, afirmou. “Isso permite que a Polícia Civil faça um trabalho investigativo ainda melhor, ainda mais eficiente. Tenho certeza que todo o trabalho do Paraná vai ser levado como referência".

Para a delegada da Corregedoria da Polícia Civil do Distrito Federal, Débora de Albuquerque Couto, a integração entre as polícias estaduais é muito importante. “O intercâmbio de conhecimento é muito importante para termos novas ideias, aprendermos com outras polícias”, disse.

SEM INTERRUPÇÃO – O sistema adotado nas Centrais Regionais de Flagrantes permite que o atendimento aconteça sem interrupção dos demais trabalho, principalmente o de investigação. Antes, um escrivão ou investigador interrompia o trabalho diário para receber o novo flagrante. Agora, isso só ocorre se esses profissionais forem plantonistas da central. Dessa maneira, os demais servidores envolvidos em outros inquéritos não precisam se dividir entre a continuidade das diligências e a abertura do novo inquérito.

Os novos procedimentos são frutos de dois anos de planejamento e mapeamento do trabalho da PCPR no Paraná e trazem uma série de vantagens: divide de forma equânime o serviço entre os policiais, restringindo a necessidade de quadro ocioso de servidores plantonistas espalhados por todo o Estado; padroniza o atendimento ao público e demais forças de segurança; e proporciona mais tempo aos delegados, escrivães e investigadores para se debruçarem sobre as atividades de investigação policial, em especial dos casos mais complexos.

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Com atracação de porta-contêiner chinês, Paranaguá estreia nova rota marítima

Com a atracação do porta-contêiner chinês Cosco Shipping Brazil, o Porto de Paranaguá estreou, nesta segunda-feira (18), mais uma rota marítima de comércio direto com o mercado asiático.

O itinerário, chamado “rota ESA”, liga a costa leste da América do Sul diretamente com o extremo oriente asiático, fortalecendo as relações comerciais do Paraná com o mercado chinês.

O evento de lançamento do trajeto aconteceu no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), contou com a presença do vice-governador Darci Piana e também integra as celebrações do aniversário de 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China.

“O Porto de Paranaguá entrar em uma rota como esta, de ligação direta com a China, é um importante sinal da relevância do Paraná no comércio global e da confiança crescente que o mercado tem no Estado. Somos um dos principais produtores de alimentos do mundo e temos uma economia que cresce acima da média brasileira, o que é reconhecido por nossos parceiros comerciais”, afirmou Piana.

Além de Paranaguá, o navio vai passar por outros portos da costa brasileira. O trajeto também contempla portos argentinos e uruguaios para, depois, seguir para China e Singapura. 

A embarcação, que foi batizada em homenagem ao Brasil, foi inaugurada em novembro de 2023. Ela tem 336 metros de comprimento e 51 metros de largura, com capacidade de 14,1 mil TEUs (unidade de medida que equivale a 20 pés de contêiner).

“Uma porção muito relevante das nossas movimentações passa pela China. Não temos como falar de logística sem falar neste importante parceiro comercial, que é o nosso principal cliente. Fortalecer esta relação é muito importante para que tenhamos cada vez mais rotas definidas com o mercado chinês”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

DIFERENCIAIS – Um importante destaque do Cosco Shipping Brazil é a presença de 2,1 mil plugs para contêiners refrigerados, usados para a movimentação de cargas congeladas. O Paraná é líder brasileiro na produção de carne de frango e segundo maior produtor de suínos, tendo na China um importante destino destas proteínas. O TCP, onde o navio atracou, é líder de mercado no segmento de carnes e congelados, com a maior estrutura para contêineres refrigerados da América Latina. O terminal oferece 3.624 tomadas para a conexão de refrigerados.

“Esta rota amplia significativamente a capacidade de movimentação de contêineres refrigerados entre o Brasil e a China, reforçando uma troca comercial fundamental para os dois mercados. O Paraná tem uma agricultura sólida, com investimentos em infraestrutura que servem bem a este comércio”, afirmou o diretor da Cosco Shipping, Zhu Bixin.

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O evento de lançamento do trajeto aconteceu no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e contou com a presença do vice-governador Darci Piana. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN


CAPACIDADE – A atracação reforça a presença do Porto de Paranaguá na rota dos grandes navios. Em janeiro, um navio de 366 metros atracou no terminal, estabelecendo um novo recorde de tamanho de embarcação recebida por Paranaguá. 

A chegada de navios de grande porte é resultado dos esforços da empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina para a ampliação do calado, com obras de derrocagem e serviços de dragagem.

Investimentos como estes permitiram, por exemplo, que a Portos do Paraná batesse o recorde histórico de movimentação em 2023, com mais de 65 milhões de toneladas movimentadas, com 12% de aumento em relação ao ano anterior. Foram 42,7 milhões de toneladas exportadas e 22,6 milhões de toneladas importadas.

 

 

 

 

 

Por - AEN

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