Com Celepar Cid@des, prefeituras podem acessar ferramentas tecnológicas

Soluções tecnológicas para modernizar, otimizar e aprimorar as gestões municipais. Esse é o foco do projeto Celepar Cid@des, que disponibiliza às prefeituras diversas ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela Companhia em conjunto com secretarias estaduais e autarquias.

O cardápio abrange a instalação de wi-fi em áreas públicas e instituições municipais, a disponibilização da Chamada Inteligente (controle da frequência de estudantes por meio de reconhecimento facial) e o cadastro na plataforma Paraná Negócios, que possibilita a conexão entre municípios e indústrias com o intuito de atrair novos investimentos para as cidades.

Outro destaque do projeto é o desenvolvimento de um portal para o município, com integração das áreas de compras, transparência e ouvidoria, com o Sistema Integrado de Gestão de Ouvidoria (SIGO), ampliando as formas de controle social.

Os municípios também podem utilizar o GIT Mobi, solução que possibilita a lavratura de autos de infração pelo agente de trânsito por meio de um smartphone. Outra ferramenta otimiza os trâmites na área da saúde: o GSUS (Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS) ajuda a organizar o dia a dia de unidades de assistência de saúde, como hospitais e clínicas, que operam segundo as regras do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Queremos levar a experiência de quase 60 anos atendendo o Governo do Paraná para os municípios”, diz André Telles, diretor de Mercado da Celepar. “São produtos já consolidados que auxiliam a prefeitura a se tornar mais eficiente e ter mais agilidade com produtos que correspondam ao que hoje há de mais moderno em termos de tecnologia para administração pública”.

CHAMADA INTELIGENTE – Implantada em 1,7 mil colégios da rede estadual de ensino e em uma escola em Lisboa (Portugal), a Chamada Inteligente, desenvolvida em parceria com o Secretaria de Estado da Educação, é uma solução que utiliza reconhecimento facial para registrar a frequência dos estudantes, agilizando o processo de chamada nas salas de aula.

Basta o professor tirar de uma a quatro fotos da turma para que o sistema reconheça os estudantes nas imagens, comparando as fotos às imagens cadastradas de cada aluno, e registre a presença automaticamente.

As fotos do cadastro biométrico e do registro da frequência não ficam armazenadas no dispositivo. As imagens são enviadas ao servidor da Celepar, criptografadas, e não podem ser acessadas diretamente, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

PARANÁ NEGÓCIOS – Lançada em 2023, a plataforma Paraná Negócios promove a conexão entre municípios e empresas. Com ela, as indústrias e comércios podem buscar a cidade que melhor atende suas necessidades, analisando informações como capacidade logística, terrenos disponíveis, incentivos fiscais, mão de obra especializada, fornecedores e consumidores em potencial.

Já os municípios podem encontrar empresas que estão chegando ao Estado e utilizar a plataforma como uma vitrine, apresentando sua estrutura e benefícios para atrair novos investimentos. O Paraná Negócios e sua coordenação são de responsabilidade da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital. No total, 66 municípios receberão licenças de acesso ao portal após treinamento e assinatura do termo de cooperação ao longo deste ano.

GIT MOBI – O GIT Mobi - O Talonário Eletrônico possibilita que os agentes de trânsito lavrem autos de infração com um smartphone. Também é possível consultar informações de veículos e condutores, além de registrar imagens, consultar e imprimir autos de infração e obter a assinatura do condutor. A impressão ocorre quando há impressora com conexão bluetooth no local, ou o auto é enviado para o cidadão por SMS ou por e-mail.

GSUS – O GSUS é uma solução para gestão de unidades públicas e privadas de assistência de saúde (como hospitais, prontos-socorros, clínicas ambulatoriais, laboratórios, farmácias, centros de diagnóstico e centrais de regulação). O sistema pode operar de forma integrada ao complexo de regulação, possibilitando a estruturação de programação, regulação de acesso, auditoria e faturamento.

OUVIDORIA – O Sistema Integrado de Gestão de Ouvidoria (SIGO) permite o cadastro de manifestações pelos cidadãos e o acompanhamento, por parte da ouvidoria, dos trâmites e providências em relação às sugestões, críticas, dúvidas e outras questões registradas. Com a solução, é possível acompanhar o andamento dos casos, controlar prazos, além de gerir e fornecer informações. O sistema também gera indicadores sobre os atendimentos, com o intuito de monitorar o desempenho dos serviços prestados ao cidadão.

SERVIÇO – Os municípios interessados em aderir a um ou mais programas devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para obter mais informações sobre o processo de contratação. 

 

 

 

 

Por - AEN

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