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Mitos e verdades sobre suplementos vitamínicos e nutracêuticos


Publicado por: - 22/10/2017

A conscientização sobre a importância de se alimentar bem é crescente. Entretanto, em função da correria da vida moderna e do aumento do consumo de produtos industrializados, até mesmo as pessoas mais atentas têm dificuldade em consumir a quantidade diária necessária de frutas e verduras.

 

Para suprir essa carência, uma alternativa saudável é ter como aliados os suplementos vitamínicos e nutracêuticos – lembrando que durante cada fase da vida, a suplementação deve ter uma atenção diferenciada. 

 

Para tirar as dúvidas dos consumidores com relação ao consumo de suplementos vitamínicos e nutracêuticos, a farmacêutica da Liteé Farma do Brasil, Helaine de Lima, ressalta algumas informações sobre o assunto:

 

Suplementos e nutracêuticos engordam? Não. Um dos principais mitos que envolvem os suplementos vitamínicos é sobre o ganho de peso. É comum as pessoas associarem, erroneamente, a ingestão de nutracêuticos a alterações no peso, mas, de acordo com especialistas, trata-se de um mito. Os suplementos vitamínicos reúnem nutrientes e vitaminas sem valor energético e, por isso, não contribuem para o aumento de peso.

 

Posso tomar mais do que um suplemento por dia? Sim. Tanto suplementos vitamínicos como nutracêuticos seguem dosagens recomendadas pela ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária), ou seja, as cápsulas, comprimidos ou solúveis contêm uma quantidade segura de cada substância. É indicado, no entanto, que o consumidor consulte uma nutricionista antes de fazer a combinação de produtos, para verificar quais as reais necessidades e carências nutricionais do seu organismo. 

 

Propriedades das vitaminas 

 

Vitamina A 

 

Auxilia na prevenção da anemia e cegueira noturna, além de fortalecer os dentes e o sistema imunológico. 

 

Vitamina C 

 

Potente antioxidante. Suas propriedades melhoram a circulação do fluxo de oxigênio, fazendo dela uma ótima vitamina para cabelos e unhas. 

 

Vitamina D 

 

Regula a absorção intestinal de cálcio e fósforo e estimula a mineralização óssea. Os ossos podem ficar frágeis em decorrência da deficiência. 

 

Vitamina B9 

 

Também conhecida como ácido fólico, participa na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, no crescimento dos tecidos e na produção de energia. 

 

Vitamina B12 

 

Previne a anemia, beneficia as células do trato gastrointestinal, ajudando na digestão e absorção dos alimentos. 

 

Cálcio 

 

Importante para a saúde dos ossos e dos dentes e para o bom funcionamento dos músculos e dos nervos. Em caso de déficit, pode prejudicar o crescimento na criança. 

 

Ferro 

 

A carência do mineral pode alterar o crescimento e o desenvolvimento infantil, inclusive a capacidade de aprendizagem. 

 

Zinco 

 

Imprescindível para o sistema imunológico, saúde da pele, das unhas, do cabelo e para a cicatrização de feridas. Sua falta provoca atraso no crescimento na maturação sexual. 

 

Biotina (vitamina H ou B7) 

 

Essencial para saúde da pele, do cabelo e das unhas, pois atua no metabolismo de carboidratos, proteínas (principalmente a queratina) e gorduras. 

 

Fibras alimentares 

 

Aumentam a saciedade e colaboração para a redução da ingestão de alimentos. Atualmente, diversos tipos de fibras são comercializados em pó e cápsulas. 

 

Proteínas 

 

Voltadas para aumentar o aporte protéico e de massa muscular no organismo. 

 

Aminoácidos 

 

São precursores da proteína. Os mais consumidos são BCAA, glutamina e creatina. O BCAA é um composto formado por três aminoácidos – leucina, isoleucina e valida – que são captados e depositados no músculo e no tecido adiposo. As concentrações de glutamina após a atividade física intensa são reduzidas, por isso a sua suplementação colabora para a melhora do sistema imune. Já a creatina é mais usada em exercícios de repetição com a mesma carga. 

 

Termogênicos 

 

São indicados para aumento do gasto energético e da oxidação de gordura e entre os mais comuns, estão cafeína e chá verde. (Com Bonde)

 

 

 

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